Vous êtes sur la page 1sur 2

VIDA DE PROFESSOR

Jay Parini1
1. Jay Parini professor de lngua inglesa no Middlebury College, em Vermont, nos Estados Unidos

UMA VOZ QUE ENSINA


Retire essa mscara de ouro abrasador Com olhos de esmeralda. Oh no, meu querido, porque voc se atreve a descobrir se os coraes so rebeldes e sbios, E todavia no so frios. Nada encontraria seno o que h para encontrar, Amor ou falsidade. Foi a mscara que capturou o seu esprito, E ento fez o seu corao bater, No o que estava atrs dela. Mas, a no ser que voc seja minha inimiga, Eu devo inquirir. Oh, no, meu querido, deixe tudo como est; O que importa seno que nada haja a no ser fogo Dentro de voc, dentro de mim? W.B.Yeats, A Mscara

Ningum simplesmente entra numa sala de aula e comea a ensinar sem alguma reflexo sobre como deve se apresentar, assim como ningum se pe a escrever um poema, um ensaio ou um romance sem considerar a voz por trs das palavras, o seu tom e textura, e as tradies da escrita dentro de um gnero em particular. A voz tudo na literatura, tocando no esprito do escritor, o ouvido do leitor; a procura pela autenticidade dessa voz o trabalho do escritor de sua vida inteira. O que eu quero sugerir aqui que professores, assim como escritores, tambm precisam inventar e cultivar uma voz, uma que sirva s suas necessidades pessoais tanto quanto matria com que est lidando, uma que parea autntica. Ela tambm deve levar em considerao a natureza dos estudantes a quem est sendo dirigida, seus antecedentes na matria e sua disposio como uma classe, que nem sempre fcil estimar. Toma um bom tempo, tanto quanto experimentao, para encontrar esta voz, seja ensinando seja escrevendo. Em sua maior parte, a inveno de uma persona de professor um ato razoavelmente consciente. Professores que no esto conscientes de seu eu-professsor podem dar sorte; ou seja, podem adotar ou adaptar alguma coisa familiar uma postura, uma voz que realmente funcione na sala j de incio. Sorte, totalmente aleatria, s vezes acontece. No entanto, a maioria dos professores bem-sucedidos que conheci eram profundamente conscientes de que o modo como se apresentavam envolve, ou envolveu em certo momento, o domnio de uma mscara.

Essa apropriao de uma mscara, ou persona (palavra que vem do latim, implicando que uma voz algo descoberto por soar atravs de uma mscara, com em per/sona), no um processo fcil. Envolve artifcios, e a arte de ensinar no menos complicada do que qualquer outra. No algo natural, isto , encontrada na natureza. Um professor iniciante ter de experimentar um sem-nmero de mscaras antes de encontrar a que se adapte a ele, que parea apropriada, que funcione para organizar e incorporar uma voz de quem ensina. Na maioria dos casos, um professor ter um armrio abarrotado de mscaras para experimentar procura de uma que lhe caia bem. Deve acabar com a noo tola de que uma mscara no autntica, de que h algo vergonhoso em no ser voc mesmo. Autenticidade , em ltima instncia, uma construo, algo inventado tem muito a ver com um determinado conjunto de roupas que parecer autntico, ou no, conforme o contexto. A noo do verdadeiro eu romntica, e absolutamente falsa. No existe tal coisa. Sempre admirei o poema de Pablo Neruda que comea dizendo: Tenho muitos eus. verdade. Um bigrafo, como Virginia Woolf certa vez observou, tem sorte quando consegue estabelecer meia dzia de eus numa biografia. Na verdade, h milhares de eus em cada ser humano.Eis que se misturam e alteram-se, sofrem mutaes, vinculam-se, fragmentam-se, renem-se de novo uma infinidade de vezes por dia. Esta a realidade da identidade de todos ns. Um professor iniciante deve enfrentar essa realidade desde o comeo, descartando a idia de que h um profundo e verdadeiro eu que tenha uma existncia independente, que pode ser alcanado nas profundezas do corao, que pode ser exposto facilmente, sem medo, com confiana em suas caractersticas. H sabedoria no poema citado como minha epgrafe, A Mascara, de Yeats, um poeta que refletiu profundamente sobre mscaras, desenvolvendo uma complexa doutrina que incluiu uma percepo da mscara como anti-eu. Ele considerou a identidade de uma pessoa como uma dialtica que envolvia uma constante negociao entre o eu e o anti-eu. Em sua elegante embora de alguma maneira arcana formao, essa dialtica assume a apropriao de vrios eus antitticos: um processo delicado no qual os eus (personae; mscaras) so testados, depois, descartados ou abarcados por outros eus. Estes eus existem ao longo de um continuun que inclui a viso da prpria pessoa sobre seus eus e os dos outros. No justo, como Robert Browning certa vez sugeriu, que tenhamos dois lados da alma, um para encarar o mundo e outro para apresentar em particular ao bem-amado. Essa doutrina, pelo menos em Yeats, assume que a pessoa tambm encara o bem-amado com uma mscara, que no h nenhuma personificao de voz sem o uso de uma mscara, e que a voz que emerge pode tanto ser ntima ou pblica, porm deve de alguma maneira soar atravs da figura da mscara. E estas mscaras so muitas. Referncia: PARINI, J. A arte de ensinar. So Paulo: Editora Civilizao Brasileira, 2007 p.79-82.

Vous aimerez peut-être aussi