Vous êtes sur la page 1sur 9

INTRODUO

O processo txtil de produo de tecidos dividido em fiao (transformao da fibra em fio), tecelagem (transformao dos fios tintos ou crus, em tecidos) e beneficiamento (os tecidos so tratados para adquirirem as caractersticas de toque, impermeabilidade, estabilidade dimensional, etc.).

Figura 1. Fluxograma dos beneficiamentos.

DESENGOMAGEM: remover a goma aplicada anteriormente para tecelagem. MERCERIZAO: objetiva proporcionar ao material celulsico brilho acentuado, maior afinidade aos corantes, toque mais macio, maior resistncia mecnica, maior absoro e encolhimento. realizada exclusivamente em tecidos de algodo. STONE-WASH: confere aspecto de desbotado aos artigos de Denin. ALVEJAMENTO: eliminar as ceras e graxas, substncias solveis e eliminar a pigmentao amarelada das fibras a fim de preparar o substrato txtil para os tratamentos subseqentes, como tingimento ou estampagem. TINGIMENTO: a adio de cor e aumentar o valor do produto. ACABAMENTO: visa melhorar a aparncia, brilho, toque, caimento, resistncia, estabilidade, etc. Segundo a EUB (European Federation of Biotechnology) define-se biotecnologia como a utilizao de microorganismos e clulas animais e vegetais para sintetizar e modificar produtos. No caso da indstria txtil, a biotecnologia se aplica na utilizao de enzimas no processo de beneficiamento, melhorando a qualidade do produto final devido reduo na agressividade do tratamento aplicado fibra, reduzindo a carga poluente e volume do efluente gerado permitindo sua reciclagem. A figura 2 apresenta uma esquema da utilizao da biotecnologia em processos industriais. Com relao ao tratamento de efluentes txteis, os processos biotecnolgicos podem ser divididos em: biolgicos e enzimticos. O tratamento biolgico consiste de uma combinao de etapas aerbias e anaerbias para o efluente ter sua toxidade reduzida. Os tratamentos enzimticos so, na sua maioria, especficos degradao de corantes e outras substncias qumicas provenientes do processamento (ex: H2O2 do

alvejamento).

Figura 2. Esquema da utilizao da biotecnologia em processos industriais.

ENZIMAS

As enzimas so substncias naturais envolvidas em todos os processos bioqumicos que ocorrem nas clulas vivas. So protenas e servem para catalisar reaes bioqumicas. A atividade cataltica depende da integridade da sua conformao protica nativa. Para atuarem corretamente, as enzimas precisam de certas condies especficas. So ativas numa faixa estreita de pH e so sensveis a mudanas de acidez ou alcalinidade em seu meio ambiente. Comparadas a reaes qumicas, agem muitas vezes sob condies relativamente brandas em termos de temperatura (temperatura ambiente ou temperatura do corpo, por exemplo) e de acidez (valores de pH prximos ao ponto neutro). As extremozimas constituem uma exceo a essa regra, j que essas enzimas, produzidas por bactrias extremfilas, so ativas sob circunstncias extremas presentes em ambientes extremos, como giseres, mares polares frios e lagos altamente salinos. APLICAES DE ENZIMAS NA INDSTRIA TXTIL

A indstria txtil utiliza enzimas nas fases de fiao, tingimento e acabamento dos tecidos. Estas enzimas objetivam: a limpeza de superfcie do material e reduo das pilosidades; melhoramento de caractersticas de toque (maciez), produz uma melhor tica da superfcie. Em muitos processos as enzimas podem substituir substncias qumicas sintticas e contribuir para processos de produo ou gerar benefcios para o meio ambiente, por meio da biodegradabilidade e pelo menor consumo de energia. Elas so mais especficas em sua ao do que as substncias qumicas sintticas. Os processos que empregam enzimas, portanto, produzem menos subprodutos residuais, propiciando a obteno de produtos de melhor qualidade e diminuindo a probabilidade de poluio.

Figura 3. Enzimas utilizadas nas etapas de beneficiamento do algodo.

3.1 CELULASES As celulases so capazes de tornar os tecidos mais lisos e macios, degradando as fibras da superfcie (fibras soltas e microfibrilas), estas fibras so compostas basicamente de celulose, constituindo um material no biodegradvel, tornando-se assim problema para o tratamento efluentes normalmente empregado. Tambm so usadas para produzir a aparncia stonewashed nos jeans. Tradicionalmente esta aparncia nos tecidos Denim conferida por um processo que utiliza pedra-pomes para desbotar a cor localmente (por atrito). Este processo apresenta inmeras desvantagens, pois causa o desgaste rpido e rotura das mquinas de lavar, das centrfugas e das secadeira devido aos fragmentos de pedras; provocam excessiva abraso, piorando a qualidade do artigo; causam problemas ambientais (gerao de efluentes no biodegradveis). A vantagem na utilizao de celulases no processo de desbote do jeans (biostoning) em relao ao processo convencional consiste num melhor toque (pois no causa grande degradao da fibra como com a pedra-pomes), aspecto de desbotado mais uniforme e menor resistncia flexo. As celulases podem ser utilizadas juntamente com as pedras ou em substituio a elas. O procedimento geral para aplicao de celulases consiste em: - introduo dos artigos de celulose na mquina; - ajuste das condies do banho de tratamento para celulases neutras (pH entre 5,5 e 8,0 e temperatura de 50 a 60C); - adio da enzima e controle das condies reacionais (tempo, temperatura, pH e agitao mecnica); - interrupo da atuao da enzima (adio de carbonato de sdio e/ou aumento de temperatura at 80C durante 10 minutos); - lavagem final com detergente. Outro processo desbotamento em tecido de algodo utilizando celulase o processo Sandozol T (Clariant), tambm chamado processo vagabundo, que consiste na aplicao de um cationizante (4 a 6% sobre o peso do material) em tecidos ou peas confeccionadas de fibras celulsicas (tecido plano ou malha tubular) com a finalidade de aumentar a afinidade das fibras pelos corantes com carga negativa. O tingimento com corantes sulfurosos que tm muito pouca afinidade pela fibra no cationizada superficial e deixa o interior das fibras brancas. Neste caso a estonagem produz um contraste entre as zonas atacadas pelas celulases e as camadas internas das fibras, que no foram tingidas. O principal problema que ocorre com a utilizao das celulases a redeposio do ndigo removido no fio branco ou no fio tingido de Denim. Este efeito chamado backstaining e diminui o contraste desejado entre a trama branca e o fio de urdume azul, sendo perceptvel no lado avesso do tecido. Este efeito no observado com a utilizao de pedra-pomes, pois as partculas de algodo liberadas pelas pedras so, em

geral, maiores e no se redepositam na superfcie das fibras. Os principais fatores do backstaining so: - adsoro de ndigo s celulases adsorvidas em celulose; - origem e concentrao das celulases; - afinidade do ndigo insolvel na sua forma oxidada com o algodo. Para minimizar o efeito do backstaining deve-se escolher celulases que adsorvam pouco em celulose ou que possuam baixa afinidade pelo ndigo (celulases neutras), aplicar auxiliares que evitem a redeposio na fibra durante o processo enzimtico e realizar lavagem posterior com auxiliar ou detergente apropriado e forte agitao mecnica. A Genencor International Inc. patenteou um processo que aplica pequenas concentraes de proteases em conjunto com celulases para reduzir o backstaining atravs da degradao de celulases e outras protenas. Outro problema apresentado pelo uso de celulases o baixo desbotamento, que causado principalmente por pH desajustado (a atividade enzimtica varia muito com o pH), por superaquecimento (desnaturao) ou por baixa temperatura (atividade s atinge o mximo na temperatura tima). Tambm ocorre a perda de resistncia e at a ruptura do tecido causada principalmente pelo tempo excessivo de tratamento, pela quantidade excessiva de celulases e pelo pH desajustado (aumenta a agressividade do tratamento).

3.2 AMILASES Usa-se a amilase bacteriana (Bacillus subtilis e Bacillus lichenformis) estvel ao calor para eliminar a goma dos produtos txteis. O processo de desengomagem convencional pode ser realizado por hidrlise cida onde os produtos txteis so tratados com cido, lcalis ou agentes oxidantes, ou por decomposio do amido por autofermentao onde so embebidos em gua durante vrios dias para que os microorganismos de ocorrncia natural pudessem decompor a goma do tecido. Existe ainda a desengomagem de hidrlise do amido por digesto enzimtica, atualmente empregada. Os outros mtodos se encontram em desuso, devido difcil operacionalizao. Para evitar a desnaturao da enzima deve-se primeiro adicionar a gua, aquecer at atingir a temperatura tima (20 a 100C), corrigir para o pH timo (neutro) e ento adicionar a enzima. Com relao dependncia com a temperatura, distingue-se a amilase em 3 grupos: - temperatura tima 60 a 70C: utiliza-se a desengomagem em um banho de longa durao (2 a 6 horas).

- temperatura tima 80C: lavagem de choque em mquinas de lavagem contnua por alguns minutos. - temperatura tima 100C: tratamentos com vapor por 1 a 2 minutos.

3.3 PEROXIDASES Os resduos de perxido de hidrognio utilizados na etapa de alvejamento em contato com pigmentos sensveis oxidao podem sofrer pequenas alteraes na tonalidade (quantidades de 15ppm de perxido residual causam reduo na cor). No processo convencional, os resduos de perxido de hidrognio so removidos atravs de vrios enxges ou da adio de um redutor inorgnico. No entanto, estes causam grande carga de sais nos efluentes. Neste caso, pode-se utilizar as peroxidases para reduzir o perxido de hidrognio. Alm disso, os produtos (efluentes) desta reao no causam problemas ecolgicos, como a elevada carga de sais, e a quantidade de enzimas usada muito menor que a quantidade de agente redutor inorgnico. As peroxidases tambm podem ser utilizadas aps o tingimento, para a reduo de corantes residuais.

3.4 CATALASES A catalase decompe o perxido de hidrognio residual aps o alvejamento das fibras de algodo, assim como a peroxidase. A remoo do perxido se faz necessria para que as fibras possam ser tingidas. O emprego dessa enzima favorece a queda do consumo de produtos qumicos, de energia e de gua. Aps o alvejamento, seguido de enxge e aplicao de um cido orgnico (cido actico), a catalase aplicada em um banho novo ou no incio do prprio banho de tingimento por aproximadamente 10 minutos, de 20 a 50C, com intervalo de pH de 6,0 a 10,0. EFLUENTES TXTEIS

O processo de beneficiamento txtil gera emisses de poluentes slidos, gasosos e lquidos. As emisses de poluentes lquidos causam a maior contaminao e modificao do ambiente e dependem do tipo de fibras processadas e dos produtos qumicos empregados. Outros fatores que determinam a quantidade e a qualidade do efluente so as operaes realizadas e a tecnologia aplicada em sua execuo. A indstria txtil uma das maiores produtoras de efluentes lquidos, sendo que estes geralmente so coloridos, mesmo contendo pequenas quantidades de corantes. Os efluentes lquidos da indstria txtil so txicos e geralmente no biodegradveis e tambm resistentes destruio por mtodos de tratamento fsico-qumico. A no biodegradabilidade dos efluentes txteis se deve ao alto contedo de corantes (10 a 15% dos corantes no fixados so enviados ao rio), surfactantes e aditivos que

geralmente so compostos orgnicos de estruturas complexas. Os valores mdios e parmetros caractersticos dos efluentes destinados ao tratamento de efluentes biolgico e fsico-qumico, das indstrias txteis so dados na tabela abaixo. Tabela - Caractersticas dos despejos do processamento do algodo. Processo Composio DBO (mg/l) pH Consumo de gua (L/kg) Engomagem Amidos naturais, PVA e carboximetilcelulose (CMC) 620-2500 7-9 0,5-7,8 Desengomagem Glicose da hidrlise do amido, PVA solvel e CMC solvel 200-5200 6-8 2,5-20,8 Cozimento Ceras, pectinas, lcoois, gomas, leos e graxas, detergente e NaOH 100-2900 10-13 2,5-42,6

Mercerizao NaOH 50-800 5,5-14 16,7-309,0 Alvejamento Agentes oxidantes: hipoclorito de sdio, H2O2 100-1700 8,5-12 2,5-124,5 Tingimento e Estamparia Corantes e auxiliares de tingimento 60-600 6-12 41,8-250,6 Acabamento Amidos, resinas, surfactantes, etc. 20-500 6-8 12,5

4.1 PROCESSOS DE TRATAMENTO BIOLGICOS E ENZIMTICOS Os processo de tratamento fsico-qumico (coagulao, flotao, sedimentao) apresentam elevada eficincia na remoo de material particulado. No entanto, se mostram deficientes na remoo de cor e compostos orgnicos

dissolvidos. Obtm-se uma eficincia maior com os processos de adsoro em carvo ativado, contudo a adsoro de corantes de carter catinico limitada devido superfcie qumica do carvo ser positiva. importante salientar que os processos acima citados requerem a disposio final das fases slidas. Em funo deste inconveniente, existe uma certa predileo pela utilizao de processos que realmente possam degradar as espcies de interesse. Dentro do contexto dos processos destrutivos, cabe aos processos biolgicos um lugar de destaque, principalmente em funo da relativa facilidade encontrada na implementao de sistemas que operem em grande escala. Geralmente o processo biolgico mais utilizado o sistema de lodos ativados devido ao baixo tempo de residncia (4 a 8 horas) e rea reduzida. Infelizmente, o processo apresenta o grande inconveniente de ser bastante susceptvel composio do efluente (cargas de choque), alm de produzir um grande volume de lodo. Em geral, na indstria txtil os processos de tratamento esto fundamentados na operao de sistemas fsico-qumicos de precipitao-coagulao, seguidos de tratamento biolgico via sistema de lodos ativados. O sistema apresenta uma eficincia relativamente alta, permitindo a remoo de aproximadamente 80% da carga de corantes. Infelizmente, o problema relacionado com o acmulo de lodo torna-se crtico, uma vez que o teor de corantes adsorvido bastante elevado, impedindo qualquer possibilidade de reaproveitamento. Por todos estes motivos, so estudadas novas alternativas que utilizam microorganismos capazes de degradar de maneira eficiente um grande nmero de poluentes a um baixo custo operacional para o adequado tratamento de efluentes txteis. Na prtica, sabe-se que isto muito difcil principalmente em funo da diversidade, concentrao e composio de espcies qumicas presentes em cada efluente. Um exemplo o Bacillus subtillis foi adaptado em meio de cultura artificial com a finalidade de biodegradar corantes do tipo "azo" sob condies anxicas e constatouse que, sob estas condies, estas bactrias, que no tm capacidade fermentativa, utilizam o nitrato ou nitrito como aceptor final de eltrons, possibilitando a oxidao biolgica de corantes "azo. Partindo desta hiptese, poder ocorrer o mesmo em sistemas de tratamento biolgico por lodos ativados que possuem tanque anxico. Este fato foi observado na remoo de cor neste tipo de tanque na empresa Santista Txtil S/A - Unidade de Americana, demonstrando a possibilidade de microrganismos estarem agindo na remoo de cor. A utilizao de bactrias, como Pseudomonas sp e Sphingomonas sp, tem sido reportadas na degradao de corantes. Estes microrganismos so particularmente teis para degradao de azocorantes, pois tem a capacidade de realizar a clivagem redutiva nas ligaes azo deste tipo de composto, fato este que geralmente est associado enzima azoredutase. Os fungos de decomposio branca, como Phanerochaete chrysosporium, Pleorotus ostreatus, Trametes versicolor, Trametes hirsuta, Coriolus versicolor, Pycnoporus sanguineus, Pycnoporus cinnabarinus, Phlebia tremellosa, Neurospora crassa e Geotrichum candidum, so conhecidos por degradar vrios tipos de corantes txteis. Estes fungos possuem a capacidade de mineralizar, alm da lignina, pelo menos parcialmente e em alguns casos completamente, uma variedade de poluentes

resistentes degradao. Esta caracterstica se deve ao das peroxidases e lacases (uma fenol oxidase dependente de cobre que tem a capacidade de catalisar reaes de desmetilao, que um inicial e importante passo em processos de biodegradao de cadeias polimricas, com subseqente decomposio de macromolculas de lignina pelo rompimento de anis aromticos e ligaes Ca - Cb em estruturas fenlicas) produzidas por eles. Em processos de oxidao de muitos compostos (principalmente de compostos fenlicos) a lacase apresenta uma grande especificidade para um grande nmero de compostos xenobiticos e efluentes industriais. Outros fungos produzem enzimas que agem sobre compostos recalcitrantes especficos aumentando sua biodegradabilidade ou removendo-os por precipitao, como a enzima tirosinase, obtida atravs de cogumelos Agaricus bispora. A tirosinase atua sobre grupamentos fenlicos presentes na estrutura dos corantes e catalisa duas reaes distintas: a o-hidroxilao de monofenis a catecis e a desidrogenao dos catecis a o-quinonas. Como as quinonas so instveis em soluo aquosa, sofrem polimerizao no-enzimtica atravs de reaes oxidativas nucleoflicas. O produto desta polimerizao possui colorao escura e dependendo do substrato empregado na reao, precipita aps algumas horas. Outra alternativa recente para o tratamento de efluentes e compostos resistentes degradao refere-se ao uso de agentes quelantes naturais, produzidos por alguns fungos e bactrias. Estes compostos, denominados siderforos, apresentam uma alta afinidade por metais, principalmente ferro, formando complexos de alta estabilidade. A funo biolgica dos siderforos seqestrar ferro em ambientes com deficincia deste. Existem basicamente dois tipos de siderforos caracterizados at o momento, o do tipo catecolato e o do tipo hidroxamato. A presena do tipo catecolato foi detectada em vrios fungos lignolticos o que no foi to freqentemente observado com o tipo hydroxamato. Estudos recentes mostram resultados muito interessantes com alguns fungos e bactrias produtoras destes compostos, demonstrando uma atividade mimtica de fenoloxidase, o que permitiu a descolorao de efluentes e a degradao de compostos de difcil degradao.

Vous aimerez peut-être aussi