Vous êtes sur la page 1sur 17

REIKI III

A REALIZAO

REIKI III

[A REALIZAO]

Maria Nascimento Cunha

APR-001437-PT

REIKI III

[A REALIZAO]

Introduo O Reiki um sistema simples, mas profundo, de cura energtica natural por meio da imposio das mos. Codificado por Mikao Usui e reconhecido, desde 1962, pela Organizao Mundial de Sade, como prtica teraputica que contribui para o bem estar da humanidade, o Reiki tambm considerado um excelente caminho para o desenvolvimento pessoal e espiritual. Reiki uma palavra japonesa, em que as slaba rei significa universal e ki significa energia ou fora vital, que pertence ao cosmos e, portanto, est presente em tudo. O Reiki pode, portanto, ser definido como "a arte e a cincia da ativao e da aplicao da energia vital universal, promovendo o completo equilbrio energtico, prevenindo disfunes e possibilitando as condies necessrias para um completo bem estar". Fsica, mental, emocional e espiritualmente, o Reiki uma tcnica muito especial, que reintegra o ser sua harmonia vibracional, equilibrando os sistemas energticos e trazendo uma autoconscientizao. Insere-se harmoniosamente em qualquer tipo de estilo de vida, ajudando a desenvolver qualidades pessoais, talentos e aspiraes, aproximando as pessoas do poder ilimitado de sua prpria fora. A pessoa que aplica o Reiki canaliza a energia pelo seu corpo e atravs das suas mos. Por ser uma fora inteligente, essa energia vai para a rea em que existe problema no paciente, e no somente para o local onde o aplicador coloca as mos, atuando em todos os nveis do indivduo: espiritual, mental, emocional e fsico, sendo um mtodo totalmente natural e holstico. O Reiki uma cincia energtica que se situa acima de qualquer dogma ou sistema de crena e trabalha independente de qualquer sistema religioso, tendo, por essncia, o amor. Desse modo, assim que o aplicador coloca as mos no paciente, seu corao deve se abrir, ligando-o pessoa num nvel alm da personalidade,

Maria Nascimento Cunha

APR-001437-PT

REIKI III

[A REALIZAO]

com uma energia agradvel, quente e vibrante, que se espalha pelo seu corpo e vai, atravs de suas mos, para o corpo do paciente. O Reiki uma energia no polarizada, sempre segura, de fcil aplicao, e, uma vez ativado, permanece energizando o sistema orgnico que recebeu a aplicao, atuando na causa e na origem dos problemas, podendo ser associado a outros tipos de prticas, tratamentos ou terapias, como medicamentos, quimioterapia, cirurgias, homeopatia, florais, acupuntura, psicoterapia, fisioterapia, yoga, etc.

O curso de Reiki, oferecido em trs nveis, tem, como objetivo geral, fazer com que as pessoas interessadas numa vida mais equilibrada possam conhecer esta tcnica e saber como entrar em harmonia com esta energia vital universal, tornando-se instrumentos canalizadores e disseminadores dos efeitos positivos que o Reiki propicia. O PRIMEIRO NVEL o principal, durante o qual a pessoa recebe Reiki para toda a vida, aprendendo, atravs de uma tcnica especfica de imposio das mos, a ativar a energia vital em si mesmo e nos outros, a fim de dissolver as causas de tenses, bloqueios e doenas. A energia despertada e ativada por essa tcnica ser absorvida onde for mais necessria naquele exato momento, seja no corpo, nas emoes, nos sentimentos, no intelecto, na criatividade, na intuio, etc.

Maria Nascimento Cunha

APR-001437-PT

REIKI III

[A REALIZAO]

O SEGUNDO NVEL o que tem aplicaes avanadas para aqueles que desejam conhecer melhor o Reiki, pois, nele, o foco a cura mental, com repercusso no corpo fsico e etrico, assim como a cura a distncia. Aqui o Reiki trabalhar diretamente no plano causal. O TERCEIRO NIVEL capacita o reikiano para o uso de uma energia especial, que leva ao autocrescimento, autotransformao e a ser mestre de si mesmo. Essa graduao inclui um nvel de ativao de energia de alta potncia, tambm para balanceamento energtico, cura, integrao e iluminao. O 3 Nvel de uso pessoal, para multides e para trabalhar o planeta. Esta graduao est delineada principalmente para aqueles que desejam se aprofundar mais na tcnica da energia csmica.

Maria Nascimento Cunha

APR-001437-PT

REIKI III

[A REALIZAO]

1. Simbolos do Reiki nvel III 1.1. Dai koo myo

Conhecido como a pessoa como corao Mahayana de doao ou Templo da Luz Branca. A pessoa que deseja a aluminao alheia h-de alcan-la. Ela entende que a base da compreenso e todas as coisas uma grande unificao (unio, conscincia em Deus).Quando ela se ilumina, liberta-se da reencarnao e do sofrimento. No budismo, essa a nica cura real.

A definio dada pelo Reiki significa a cura da alma ou esprito. Uma vez conhecido o Dai Ko Myo no Mestrado, use-o em todas as curas.

Transmita o Dai Ko Myo a distncia, e sinta que ele se desloca rapidamente do chakra do corao do terapeuta para o da pessoa que recebe. Frequentemente, este o nico smbolo usado numa cura; entretanto, na cura a distncia, sempre o uso junto com o Hon Sha Ze Sho Nen. O objetivo do Dai Ko Myo a cura da alma. Cada um dos smbolos do Reiki concentra-se num dos corpos vibracionais. O Cho Ku Rei apresenta ressonncia mais forte com o nvel do corpo fsico, o Sei He Ki, com o corpo emocional, o Hon Sha Ze Sho Nen, com o corpo mental; o Dai Ko Myo trabalha no nvel do corpo espiritual. Essa forma de cura extremamente eficaz. Ela combate as razes da doena. Os nveis do corpo espiritual trazem em si o projeto do qual o corpo fsico derivado. Nesse nvel, a cura causa alteraes profundas, comumente descritas como

Maria Nascimento Cunha

APR-001437-PT

REIKI III

[A REALIZAO]

"miraculosas". Terapeutas Reiki vem, como se fossem, verdadeiros "milagres" em todas as sesses, e o Dai Ko Myo usado frequentemente. As mudanas na vida ocorrem aqui. Assim como acontece com os outros smbolos, enviar o Da Ko Myo nas curas diretas, quando sua intuio lhe disser para utiliz-lo. Na cura a distncia, frequentemente se usa os cinco smbolos. Como primeiro recurso, use o Da Ko Myo; ento, envie o Hon Sha Ze Sho Nen. Em seguida, adicione o Cho Ku Rei, ento o Sei He Ki e, finalmente, repita o Dai Ko Myo. O Raku s deve ser usado quando houver suspeita de obsessores astrais, ou mesmo assim, apenas para garantir que as energias deletrias iro se dissolver. O Dai Ko Myo ao ser enviado, esse smbolo assume a cor dourada fulgurante. A transmisso no esttica, mas se move, gira e vibra. Essa a energia de cura mais poderosa disponvel no planeta Terra, e certamente a mais positiva. O Dai Ko Myo apresenta outros usos. Visualize os quatro smbolos para purificar e energizar os cristais, para program-los, pedindo que se purifiquem a si mesmos. Para fazer isso, segure o cristal ou pedra preciosa entre as palmas das mos, enviando energia Reiki. Primeiramente, visualize o Dai Ko Myo e, ento, o Sei He Ki para purificar a pedra de todas as dores e energias negativas absorvidas. Em seguida, envie o Cho Ku Rei para programar o cristal, afirmando um objetivo como a cura, por exemplo. Se a pedra for usada para a cura, adicione o Hon Sha Ze Sho Nen. Por ltimo, visualize o Dai Ko Myo novamente, pedindo que a pedra se purifique a si mesma a partir da. Isso significa que a pedra trabalhar no sentido de purificar-se; por outro lado, bom que voc a limpe frequentemente. Faa o teste com o pndulo. Ao preparar elixires (remdios) de pedras ou flores, adicione o Dai Ko Myo e o Cho Ku Rei gua e s flores (ou pedras) durante a infuso. Use-o tambm para aumentar o poder dos remdios, das tinturas de ervas, dos remdios homeopticos,

Maria Nascimento Cunha

APR-001437-PT

REIKI III

[A REALIZAO]

etc. Como os outros smbolos, o Dai Ko Myo deve ser memorizado. O aluno tem de ser capaz de desenh-lo precisamente, com todas as linhas na seqncia correta. mais simples usar o Dai Ko Myo na verso original.

1.1.1.

Dai koo myo tradicional

1.1.2.

Dai koo myo moderno

Maria Nascimento Cunha

APR-001437-PT

REIKI III

[A REALIZAO]

1.2.

Raku

O Raku simboliza o Vajra (smbolo de pureza) do Budismo Vajrayana, tambm conhecido como o caminho de diamante no Tibet. Vajra uma palavra do snscrito, sendo o seu equivalente em tibetano dorje e simboliza a imutabilidade da verdadeira natureza da realidade. usado nos rituais tntricos, na mo direita, simbolizando o princpio masculino do mtodo (upaya), que preconiza o bem de todos os seres como caminho para a iluminao. Nestes rituais usada tambm uma campainha, segurada na mo esquerda, simbolizando o princpio feminino da sabedoria (prajna). Gestos especficos de ambas as mos, simbolizam a unificao do mtodo e da sabedoria. No Reiki, o Raku (normalmente) somente utilizado nas iniciaes, onde, tem duas funes: 1 - Fixao da energia no iniciado. (Nas prticas tibetanas designam-no como: "O Raio de Luz que mantm o Fogo"). 2 - Para religar as pessoas a Terra. (Nos casos em que o desenraizamento proporciona um deslocamento da realidade). Existem, contudo terapeutas que o usam para ajudar os seus clientes a serem mais fortes animicamente e mais independentes, harmonizando atravs do Raku, ligaes doentias. Estas so geralmente pessoas que apresentam sintomas de estagnao, preguia ou ento, esto completamente bloqueadas em todos os aspectos das suas vidas.

Maria Nascimento Cunha

APR-001437-PT

REIKI III

[A REALIZAO]

Para sentir um pouco da energia do Raku, olhe para o smbolo durante alguns instantes respirando fundo. Traga sua mente algo que deseje muito para a sua vida, por exemplo, ser mais amoroso, ser mais compassivo, ser mais tolerante, ser mais calmo, ou outro atributo que lhe devolva o seu estado natural de harmonia interior. Depois feche os seus olhos e veja uma imagem sua, a fazer algo, num futuro muito prximo, onde esse atributo que escolheu esteja presente nos seus atos, atitudes, comportamentos, palavras, gestos, olhar. Depois, veja o Raku a "selar" essa imagem, esse desejo. Lembre-se, o Raku o "Raio de Luz que mantm o fogo". Que assim seja, para o seu bem supremo. Depois, respire fundo novamente e abra os seus olhos devagar.

1.3.

Antahkarana

Antakarana significa caminho, ponte, fio condutor atravs do qual a nossa mente inteligente nos leva a nveis mais altos de conscincia e de percepo. O Antakarana um antigo smbolo lemuriano de cura e meditao usado por alguns mestres no Tibete e na China. Possui um grande poder energtico. Na sua presena, o fluxo de energia nos chakras constante. Representa a conexo activa entre o corpo fsico e a alma, representando a capacidade restauradora e conservadora do organismo.

Maria Nascimento Cunha

APR-001437-PT

REIKI III

[A REALIZAO]

Este smbolo sagrado foi mantido escondido por milhares de anos e praticado por uns poucos que comprovaram seus efeitos. Agora chegou o tempo de divulgar esse conhecimento para que todos possam beneficiar-se de seus eflvios. um smbolo multidimensional O quadrado exterior a dimenso fsica (material), o crculo interno a dimenso da alma, onde se localiza o ponto de conexo espiritual de trs setes [7 x 3=21], formando uma lmina giratria (sentido horrio), que redirecciona a energia vital, se expandem no corpo fsico e transfere para as criaes materiais. Noutra outra perspectiva, a figura central do Antakarana apresenta-se como um hexgono composto de seis tringulos equiltero, unidos em trs losangos (que em cores primrias e secundrias revelam duas das quatro faces de trs pirmides, formando ao todo 12 faces) [6+3+12=21]

E, noutra perspectiva ainda, aparece como um cubo tridimensional, smbolo do mundo material criado pela alma para manifestao do Eu Superior. A energia se move das trs dimenses visveis para outras, acima, imperceptveis ao olho humano. Marcado pelos nmeros trs e seis nos seus aspectos visveis e permitindo vrias recodificaes, tornou-se um smbolo especial de cura, de manuteno da sade e de amplificao dos efeitos de meditao, de trabalhos mgicos, de limpeza de energia menos boas negativa de objectos rituais, de harmonizao de ambientes etc. Como cada pessoa a sua prpria perspectiva, o Antahkarana pode ser reproduzido e usado conforme a intuio de cada um, observando-se a sua

Maria Nascimento Cunha

APR-001437-PT

REIKI III

[A REALIZAO]

composio original. No Tibete e na China, usado nas duas formas: Antahkarana Yin e Yang. A forma Yang mais recomendada para meditao e actividades tranquilas e Yin para as actividades que denotam esforo. Os Antahkarana prestam-se facilmente experimentao, de modo que pode ser orientado para novos usos. Algumas pessoas tm silcado os desenhos em camisas, outras na carteira, outros nos sapatos (para ajud-los a correr mais rpido e saltar mais alto). Pode ser gravado em papel adesivo e aplicado sobre um chakra ou sobre uma rea que precisa de cura e de reforo imediato. E pode at ser usado como jia (se feito em prata ou ouro).

O universo cheio de surpresas e mistrios e ns devemos confiar somente na luz para, corajosamente, explorar a nossa verdadeira natureza. Assim, algo de valor incalculvel ser revelado. O Antahkarana um smbolo que d liberdade a todos. A pessoa pode beneficiar-se muito ao explorar ou testar a sua utilizao.

1.4.

Hexagrama

De um modo primitivo, por hexagrama, podemos compreender como a reunio de seis letras ou caracteres; j que a palavra tem origem no grego e significa seis

Maria Nascimento Cunha

APR-001437-PT

REIKI III

[A REALIZAO]

linhas ou seis caracteres (hex = seis; gramma = linha). Portanto, uma seqncia de seis sinais grficos (letras ou figuras geomtricas, por exemplo) pode ser considerada um hexagrama. Assim, na filosofia oriental denominada I Ching, o hexagrama possui uma representao linear. Porm, dentro da maioria das escolas esotricas ocidentais, o hexagrama usualmente assume a forma de uma estrela de seis pontas e conhecido tambm por Estrela de Davi, Selo de Salomo, entre outros. esta verso que carrega inmeros significados ao longo da histria e figura tanto como smbolo maior do Estado de Israel como na simbologia ocultista. Mesmo havendo distines interpretativas entre o hexagrama com as linhas entre-laadas e o hexagrama com os tringulos sobrepostos, as definies confundem-se e ampliam ainda mais as hipteses das origens, significados e aplicaes.

Alm de ser um smbolo que representa uma nao, ter sido considerado um "smbolo de desonra" no Terceiro Reich, e utilizado por instituies independentes ao longo da histria, o hexagrama tambm traz um forte apelo ocultista. Segundo a obra de Albert G. Mackey sobre a maonaria, The Symbolism of Freemasonry os dois tringulos entrelaados representam a unio das foras ativa e passiva na natureza, os plos feminino e masculino, yoni e linga (representaes dos genitais no hindusmo). Sendo o tringulo voltado para baixo o smbolo do princpio feminino e o tringulo voltado para cima representando o princpio masculino. Portanto, nesta interpretao, o hexagrama possui um simbolismo sexual.

Maria Nascimento Cunha

APR-001437-PT

REIKI III

[A REALIZAO]

O hexagrama tambm foi adotado na Maonaria do Arco Real e, neste caso, segundo o autor maom Wes Cook, o smbolo representa equilbrio e harmonia. H tambm uma interpretao na qual o tringulo voltado para baixo representa o cu e o segundo tringulo simboliza a terra; de forma que um interfira no outro. Supe-se tambm que as seis pontas representariam o domnio celeste sobre os quatro ventos, sobre o que est em cima e sobre o que est em baixo na terra. Na Cabala judaica, o hexagrama faz aluso s sete emanaes divinas (sefirot) inferiores. Cada um dos tringulos que formam os lados da estrela representam uma emanao e o centro dos tringulos maiores sobrepostos, representam a emanao denominada Malchut. O filsofo Franz Rosenzweig atribui um outro significado. Rosenzweig afirmou que um dos tringulos seria a representao da base de "focos", que caracterizam o pensamento do mundo (Deus), o homem e o mundo. O outro representaria a posio do judasmo nestes assuntos, referindo-se aos trs fundamentos principais da religio: a Criao (a relao entre Deus e o mundo), a revelao (relao entre Deus e o homem) e a redeno (a relao entre o homem e o mundo). Numa outra interpretao, provavelmente de base alqumica, os tringulos componentes representam a gua e o fogo, e a juno destes elementos, normalmente associados figuras de animais. H ainda suposies menos plausveis associando o hexagrama ritos "satnicos", ou como um poderoso instrumento para evocaes e conjuraes malignas em crculos de magia negra; ou associ-lo pegada de um suposto demnio conhecido por Trud. Ainda, pode-se encontrar o nmero 666 ao se consi-derar as duas faces de cada um dos seis tringulos externos, no sentido horrio e anti-horrio (6 e 6), e as seis linhas que compem o hexgono interno (666). De qualquer forma, dentro dos crculos ocultistas, o hexagrama geralmente visto com alguma palavra ou smbolo gravado em seu centro para ser aplicado numa situao especfica, como potencializar um ritual ou evocar alguma divindade.

Maria Nascimento Cunha

APR-001437-PT

REIKI III

[A REALIZAO]

4. Bibliografia Manual de Reiki, Walter Lubeck, Ed. Pergaminho Reiki Para Todos, Energia Vital em Aco , Roberto King e Oriel Abarca, Ed. Nova Era Reiki Tradicional para o Mundo Moderno , Amy Z. Rowland, Ed. Pensamento Mos de Luz, Barbara Ann Brennan, Ed. Pensamento Reiki, un pont entre deux mondes, Paulette Gagnon, Nathalie Lachance, Abdr Deladurantaye, ditions Marie-Lakshmi Inc.

Maria Nascimento Cunha

APR-001437-PT

REIKI III

[A REALIZAO]

Reiki, Energia y Curacin, Giancarlo Tarozzi, EDAF A Arte da Cura Espiritual, Joel S. Goldsmith, Editora Vozes Cuidar do Ser, Jean-Yves Leloup, Editora Vozes Os Terapeutas do Deserto, Jean-Yves Leloup e Leonardo Boff, Ed. Vozes

Maria Nascimento Cunha

APR-001437-PT

REIKI III

[A REALIZAO]

Grata
Maria Nascimento Cunha 918414933

maria14276@gmail.com

Maria Nascimento Cunha

APR-001437-PT

Vous aimerez peut-être aussi