Vous êtes sur la page 1sur 3

COMISSO DE FINANAS E TRIBUTAO

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR No 176, DE 2012

Acrescenta dispositivos Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964, que estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. Autor: Deputado ESPERIDIO AMIN Relator: Deputado GUILHERME CAMPOS

I - RELATRIO

O Projeto em epgrafe acrescenta artigo Lei n 4.320, de 1964, no Captulo III Da Despesa -, Ttulo I Da Lei do Oramento. Referido artigo seria acrescido Subseo que trata das transferncias de capital, que veda a concesso de auxlio para investimentos que se devam incorporar ao patrimnio das empresas privadas de fins lucrativos. Nos termos do que prope o Autor, as transferncias financeiras entre os entes teriam carter obrigatrio, com exceo dos casos de insuficincia de receita. Os entes beneficirios deveriam incluir essas transferncias nas respectivas leis oramentrias, cabendo Unio estabelecer regras gerais. Na impossibilidade de utilizao desses recursos, seria possvel realocar as dotaes correspondentes, mediante crditos adicionais, aos mesmos entes beneficirios. Eventual supervit financeiro seria includo em crdito com a mesma finalidade, para o exerccio subsequente. A fiscalizao seria de competncia dos respectivos rgos de controle interno e externo.

Em sua Justificao, o Autor considera absolutamente inapropriada a sistemtica vigente, em que as transferncias de um ente para os demais tem carter voluntrio. A atual concentrao de recursos no mbito da Unio e, em parte, dos Estados, transformou os Municpios em meros pedintes, no obstante as suas mltiplas funes e responsabilidades, o que decorre do prprio sistema tributrio e dos critrios de repartio dos recursos. As transferncias, como hoje se operam, acabam condicionadas a muitas exigncias, alm de um controle estrito por parte do ente transferidor, favorecendo o aparecimento de intermedirios, o que acaba onerando o custo de realizao dos projetos financiados com as transferncias. Por outro lado, as transferncias, ainda que obrigatrias, ficariam condicionadas efetiva arrecadao, revertendo aos beneficirios em caso de recuperao. A matria, sujeita apreciao do Plenrio, deve ser examinada nesta Comisso sob os aspectos de compatibilidade e adequao oramentria e financeira, e do mrito, seguindo, posteriormente, para o exame da Comisso de Constituio e Justia e de Cidadania.

II - VOTO DO RELATOR

Nos termos do art. 32, X, h, c/c o art. 53, II, ambos do Regimento interno da Cmara dos Deputados, cabe a esta Comisso, alm do mrito, o exame dos aspectos financeiros e oramentrios pblicos de quaisquer proposies que importem aumento ou diminuio da receita ou da despesa pblica, quanto sua compatibilidade ou adequao com o plano plurianual, a lei de diretrizes oramentrias e o oramento anual. A matria tratada na presente Proposio no tem repercusso direta nos oramentos da Unio, eis que se reveste de carter essencialmente normativo ao considerar como obrigatrias as transferncias financeiras da Unio para os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, bem como dos Estados para os Municpios, a qualquer ttulo, sem impacto oramentrio ou financeiro pblicos. Quanto ao mrito, o Projeto apropriado, medida que ameniza o carter discricionrio, quase arbitrrio, da efetivao das transferncias ditas voluntrias, muitas vezes contingenciadas, inscritas em

Restos a Pagar e at canceladas, por razes muitas vezes obscuras, comprometendo a programao dos entes beneficirios. Por outro lado, foram adotadas as precaues necessrias, em caso de frustrao na arrecadao, e posterior recuperao. Explicita-se, tambm, a possibilidade de realocao oramentria, quando os recursos no puderem ser utilizados no mesmo ou em outro exerccio. Diante do exposto, somos pela no implicao da matria em aumento ou diminuio da receita ou da despesa pblicas, no cabendo a esta Comisso pronunciar-se quanto sua adequao oramentria e financeira pblica, e, quanto ao mrito, voto pela aprovao do Projeto de Lei Complementar n 176, de 2012.

Sala da Comisso, em

de outubro de 2012.

Deputado GUILHERME CAMPOS Relator

2012_18695

Vous aimerez peut-être aussi