Vous êtes sur la page 1sur 12

1

1 MORFOLOGIA DO CAULE

rgos so estruturas que realizam funes diferentes para a sobrevivncia dos seres vivos. Dentre os principais rgos vegetais temos o Caule, que por sua vez, faz a ligao da raiz com as outras partes da planta: folhas, flores e frutos. O caule tambm sustenta todas estas outras partes da planta. Pelo caule ocorre ainda a circulao da seiva bruta (gua e sais minerais) e da seiva elaborada (glicose). Em alguns casos, o caule tambm pode ter clorofila e realizar fotossntese. Segundo Raul Maia (2003) o caule desenvolve-se em sentido oposto acelerao da gravidade, portanto para cima; pode ser axial (um eixo apenas) ou ramificado (vrios eixos de desenvolvimento). Apresenta uma zona meristemtica apical, denominada gema apical, e zonas meristemticas secundrias, denominadas gemas laterais. Geralmente uma gema apical inibe o desenvolvimento das gemas laterais.

2 ESTRUTURAS DO CAULE

Sua estrutura externa composta por n, entren, gemas terminais e laterais. Assim como as razes, os caules se formam acima do solo (areos), embaixo da terra (subterrneos) e na gua. A seguir as estruturas externas do caule:

2.1 GEMAS

So regies meristemticas protegidas por primrdios foliares ou por escamas localizadas em diversos pontos do caule. As gemas costumam ser denominadas gemas terminais, quando ocorrem no pice caulinar ou gemas laterais, quando ocorrem e, axilas de folhas. Outra maneira de se classificar as gemas quanto sua atividade meristemtica. Denominamos gemas ativas aquelas que esto em atividade e inativas aquelas que no esto. Durante o crescimento da planta, as gemas localizadas abaixo do pice, quase sempre, so gemas inativas, mas mantm potencialidade de desenvolvimento, podendo entrar em atividade, de acordo com a necessidade do vegetal.

2.2 NS

So regies do caule onde ocorre a insero das folhas. Nestas regies ocorrem tambm gemas axilares.

2.3 ENTRENS

So regies localizadas entre dois ns consecutivos.

2.4 FOLHAS

So expanses laterais do caule. Correspondem principal caracterstica deste rgo, j que no ocorrem razes.

3 CLASSIFICAO DOS CAULES

Existem diversos critrios nos quais se pode basear a classificao dos caules. Assim, eles podem ser classificados quanto forma, quanto ao ambiente onde se desenvolvem e quanto funo principal que desempenham.

3.1 QUANTO FORMA

De acordo com a forma que apresentam, os caules podem ser classificados em dois grandes grupos, cilndricos e prismticos.

3.1.1 CAULES CINLNDRICOS

Constituem o tipo mais comum de caule. Sua seco transversal aproximadamente circular. Apresentam caule cilndrico o cip-cabeludo, Mikania hirsutissima DC, o guaco, Mikania glomerata Sprengel e a jurubeba, Solanum paniculatum L.

3.1.2 CAULES PRISMTICOS

A seo transversal de muitas plantas assume contorno obtuso-poligonal. Assim, espcies vegetais pertencentes famlia Cyperaceae apresentam seo caulinar obtuso-triangular, como to bem serve de exemplo a tiririca de jardim, Cyperus rotundus L. As partes subterrneas deste vegetal so brancas, friveis, resinosas aromticas e de sabor amargo. So considerados como possuidoras de atividades diurticas, diaforticas, adstringentes e vermfugas. Outro bom exemplo Cyperus sesquiflorus (Torrey) Mattf ET Kunk. O rizoma e as folhas deste vegetal so aromticos, carminativos, antiespasmdicos e excitantes. Possuem leo essencial que lembra o da erva-cidreira. As plantas pertencentes famlia Labiatae apresentam caules obtusoquandrangulares. Como exemplo importante temos: a erva de maca, Leonorus sibicures L.; a hortel-pimenta, Mentha piperita L., empregada como colagoga, colertica, carminativa; a erva-tosto, Glecoma hederacea L., utilizada como expectorante nas afeces das vias respiratrias. A aruca, Calea pinnatifida Banks ET Steudel, planta pertencente famlia Compositae Gaertner, apresenta caule obtuso-hexagonal. vegetal amargo, eupptico, tnico e amebicida.

3.2 QUANTO AO PORTE E A QUANTIDADE DE TECIDOS LIGNIFICADOS

Uma das primeiras classificaes dos vegetais tinha como base este carter. Mais precisamente Teofrastus, na antiguidade, dividiu os vegetais em ervas, arbustos e rvores. Hoje ainda vlido classificar os caules de acordo com o porte em herbceo, arbustivo e arbreo.

3.2.1 HERBCEO

Caule contendo pouco material lignificado, geralmente de colorao esverdeada e dotado de flexibilidade. Exemplo: cordo de frade Leonotis nepaetifolium (L.) R Br, utilizado como tnico, bquico, expectorante, antiasmtico e febrfugo.

3.2.2 ARBUSTIVO

Caules lenhosos ramificados frequentemente divididos desde a base, no ultrapassando muito trs metros de altura. O anil, Indigofora suffruticosa Mill, usado como antiespasmdico, sedativo e estomquico, e o caf Coffea arbica L., cujas folhas e as sementes so empregadas como tnicas, diurticas, so exemplos deste tipo de caule.

3.2.3 ARBREO

Caules

geralmente

bastante

lignificados,

alcanando

dimenses

considerveis entre trs e muitos metros de altura. A parte basal destes caules geralmente indivisa, formando o tronco, ocorrendo em sua parte superior divises que vo originar a copa. Como exemplo temos o ip roxo, Tabebuia avellanedae Lorente ex Grisebash. O limite entre caule arbustivo e arbreo nem sempre bem ntido, no que diz respeito ao porte destes vegetais.

3.3 QUANTO AO AMBIENTE ONDE SE DESENVOLVEM

Quanto ao ambiente onde se desenvolvem os caules podem ser classificados em: areos, terrestres e aquticos.

3.3.1 CAULES AREOS

Os caules areos podem ser agrupados nas seguintes categorias: caules erectos, caules trepadores e caules rastejantes. Caules Areos Erectos: Dentro desta categoria so includos: o tronco, o estipe, o colmo e a haste. Tronco: o caule caracterstico das rvores e dos arbustos. Apresenta-se ramificado e sua partes so bastantes lignificadas. Ocorres especialmente entre as dicotiledneas e as gimnospermas. O tipo de ramificao caulinar decorrente do desenvolvimento de brotos auxiliares pode ser dividido em dois grupos, a saber: monopodial e simpodial. Esta

diviso feita segundo a relao que existe entre o eixo principal e os eixos secundrios, geralmente laterais. A ramificao monopodial caracteriza-se pela predominncia do eixo primrio, isto , o eixo principal. resultado do desenvolvimento de uma nica gema apical. resultado do desenvolvimento de uma nica gema apical. Os pinheiros e as araucrias pertencentes s gimnospermas so exemplo deste tipo de ramificao. A ramificao simpodial apresenta o eixo principal formado pelo

desenvolvimento de diversas gemas. O eixo primrio para logo de crescer, sendo substitudo por eixo secundrio e este por eixo tercirio e assim por diante. Nas dicotiledneas este tipo de ramificao responsvel pela formao da copa das rvores. Estipe: Tipo de caule cilndrico, geralmente sem ramificaes, que apresenta uma roseta de folhas terminais. o caule caracterstico da famlia Palmae. A ramificao lateral limita-se ao eixo da inflorescncia. Colmo: Caule cilndrico de dimetro aproximadamente constante,

apresentando regio de ns e entrens bem visveis. Este tipo de caule no se ramifica. De acordo com a presena de medula na regio do entren, os colmos podem ser divididos em colmos cheios e colmos ocos. O caule da cana de acar corresponde a colmo cheio, ao passo que o caule dos bambus colmo oco. Haste: Caule frgil, geralmente de cor verde, ramificado, caracterstico de plantas de porte herbceo. Possui certa flexibilidade devida, geralmente, presena de tecido colenquimtico bem desenvolvido. Caules Areos Trepadores: So caules que pela sua fragilidade, ou melhor, pela sua deficincia em tecidos de sustentao, no conseguem manter-se eretos, necessitando de suporte para seu desenvolvimento. Os caules trepadores podem ser de dois tipos, a saber: caules volveis e caules escandentes. Os caules volveis no apresentam rgo de fixao. Eles simplesmente se enrolam no suporte. Conforme o enrolamento se procede da direita para a esquerda, ou da esquerda para a direita, eles recebem o nome, respectivamente, de dextroso e sinistrorso. Os caules escandentes caracterizam-se pela presena de rgos de fixao, os quais podem ser gavinhas ou razes adventcias. As gavinhas podem ser de

origem caulinar e foliar. Em ambos, quando este rgo entra em contato com o suporte, enrolam-se nele. Caules Rastejantes: Os caules rastejantes podem ser de dois tipos: estolho e sarmento. Estolho: So caules que crescem paralelamente superfcie da terra, e que emitem razes adventcias e ramos em ns consecutivos, em ns alternados ou em ns espordicos. A partir de cada um desses ns especiais que emitem razes, pode se desenvolver uma nova planta. O morangueiro Fragaria vesca L., representa um exemplo deste tipo de caule. Sarmento: So caules rastejantes que apresentam apenas um ponto de fixao no solo. Como exemplo deste tipo de caule, podemos citar o caule da aboboreira, Cucurbita pepo L.

3.3.2 CAULES SUBTERRNEOS

Os caules subterrneos constituem uma forma pouco comum de caule, adaptados quase sempre funo de armazenas reservas. Eles se diferenciam das razes pela presena de folhas modificadas, denominadas escamas ou catafilos. A presena de gemas tambm caracterstica neste tipo de rgo. Os caules subterrneos podem ser de trs tipos, a saber: rizomas, tubrculos e bulbos. Rizomas: Correspondem ao tipo de caule, geralmente subterrneo, cujo aspecto se assemelha ao das razes. Possuem forma geralmente cilndrica e crescimento horizontal, localizando-se prximos da superfcie da terra. So estruturas caractersticas dos rizomas os ns, entrens, gemas e folhas modificadas. Os rizomas desenvolvem razes adventcias. Muitos rizomas apresentam

importncia farmacutica. Os rizomas podem ser classificados em definidos ou indefinidos, de conformidade com os ramos areos que originam. Os rizomas definidos so mais frequentes. Os ramos areos, neste caso, originam-se de gemas terminais, o que caracteriza, nestes tipos de rgos subterrneos, ramificao simpodial. Nos rizomas indefinidos, os ramos areos se originam de gemas laterais, sendo o tipo de ramificao pertencente ao grupo das monopodiais: os rizomas crescem geralmente

na posio horizontal, podendo, entretanto, com menos frequncia, crescer verticalmente e em posio inclinada. Tubrculos: so formados, geralmente, na extremidade de caules

subterrneos, extremidades estas que passam a acumular reservas e se dilatam adquirindo aspecto arredondado. Este tipo de rgo subterrneo se diferencia dos rizomas por apresentar crescimento limitado, assumindo, frequentemente, forma globosa e pela ausncia de razes. Diferem das razes tuberosas pela presena de gemas bem evidentes. Algumas vezes os tubrculos caulinares so derivados do hipoctilo adjacente a esta regio, por acmulo de substncias de reserva. Bulbos: so rgos subterrneos de natureza complexa. Habitualmente so includos para estudo junto com o caule subterrneo, embora apresentam apenas uma pequena poro de tecido caulinar, denominado prato, leco ou disco. Presas ao prato, ou disco, encontram-se folhas modificadas, conhecidas por catafilas ou escamas. Estas folhas envolvem a regio do prato, podendo ou no, acumular substncias de reserva. Na maioria dos casos, fazendo parte do conjunto, uma nica gema terminal visvel, podendo se ver, ocasionalmente, gemas laterais. Na regio basal do prato, observa-se com frequncia o desenvolvimento de razes adventcias. Os bulbos podem ser classificados em trs categorias, tais so: tunicados, escamosos e slidos ou cheios. Bulbos tunicados apresentam catafilos suculentos, dispostos de maneira concntrica. Estes catafilos so formados por bainhas de folhas que no se desenvolveram. Neste tipo de bulbos as substncias de reserva se acumulam de preferncia nos catafilos, os quais se dispem de tal maneira que os localizados mais externamente recobrem aqueles que se dispem mais internamente. A regio do prato pouco desenvolvida e apresenta em sua regio basal, razes adventcias. Os bulbos escamosos apresentam catafilos dispostos de maneira imbricada. Estes catafilos so constitudos de folhas inteiras que acumulam reservas. Os catafilos com localizao mais externa recobrem parcialmente os de localizao mais interna, lembrando o conjunto de escamas de peixe; da o nome de bulbo escamoso. Os bulbos slidos caracterizam-se pela regio do prato, ou disco, bem desenvolvida, local onde as reservas so acumuladas. Os catafilos so, neste caso,

membranosos e poucos numerosos, e se dispem de maneira a envolver o prato onde so observadas razes adventcias. Os bulbos slidos, algumas vezes, so denominados cormo.

3.3.3 CAULES AQUTICOS

Os caules aquticos so bem menos frequentes. Neles, o tecido epidrmico no revestido por cutcula, o que possibilita a estes caules absorver substncias solveis na gua ambiental. Estes caules so pobres em tecidos mecnicos de sustentao, e apresentam aernquima bem desenvolvido, o que lhes garante reserva de ar indispensvel ao seu desenvolvimento.

4 DROGAS VEGETAIS E CAULES COM IMPORTNCIA FARMACUTICA

O caule est presente em uma srie de drogas constitudas pelo vegetal inteiro, pelas sumidades floridas e pelas partes areas do vegetal. Constituem exemplos desse tipo de drogas: absinto, acarioba, adnis, agrio, agrio do par, grama, alecrim, alecrim-bravo, cip-azougue, cip-cabeludo, cordo de frade mido, cordo de frade, fumaria e gervo-roxo. Como exemplos de caules com importncia farmacuticas temos: GALANGA Alpnia officinarum Hance Famlia: Zingiberaceae Componentes principais: leo essencial cotendo cineol, eugenol e pineno, e flavonoides contendo galangina e caempferina. Usos teraputicos: estimulante das funes digestivas, carminativo, aromtico e antiodontlgico. GENGIBRE Zingiber officinale Roscoe Famlia: Zingiberaceae Componentes principais: leo essencial constitudo principalmente por dcanfeno, felandreno, zingibereno, cineol, citral, borneol, gingerol e resina. Usos teraputicos: estimulante digestivo e carminativo.

VERATRO Veratrum viride Aiton Famlia: Liliaceae Componentes principais: alcaloides contendo cevadina, veratridina, jervina, pseudojervina, cido jrvico e resina. Usos teraputicos: depressor cardiorrespiratrio, vasomotor, hipotensor, sedante. Inseticida. FETO-MACHO Dryopteris filix-mas (L.) Schott Famlia: Polypodiaceae Componentes principais: substncias derivadas do floroglucinol, tais como: cido filcico, aspidinol, cido flavaspdico, albaspidina, filicinil-butanona, cido filicnico, filmarona e aspidina. Usos teraputicos: anti-helmntico.

10

FIGURAS

Figura 1. Estruturas de Caules. Fonte: professoraedilenesoraia.blogspot.com

Figura 2: Caule Cilndrico. Fonte: amorpeloverde.atspace.com

Figura 3: Exemplos de caules areos. Fonte: www.mundoeducacao.com.br

11

Figura 4: Caules areos- Troncos. Fonte: amorpeloverde.atspace.com.

Figura 5: Caules rastejantes ou estolhos. Fonte: amorpeloverde.atspace.com.

Figura 6: Exemplo de Caule subterrneo rizomas. Fonte: amorpeloverde.atspace.com.

Figura 7: Caule Subterrneo- tubrculos. Batatinha. Fonte: amorpeloverde.atspace.com.

Figura 8: Alho. Exemplo de Caule Bulbo. Fonte: amorpeloverde.atspace.com.

Figura 9: Caules aquticos. Fonte: amorpeloverde.atspace.com.

12

BIBLIOGRAFIA

CAULEAs funes do Caule. Disponvel em <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Morfofisiologia_vegetal/morfovegetal3.php >. Acessado em 13 de Maio de 2012.

MAIA, Raul. Educar: programa de estudo e pesquisa. So Paulo: Difuso Cultural do Livro, 2003.

VIDAL; W. N.; VIDAL, M. R. R.Botnica Organografia; quadros sinticos ilustrados de fanergamos. Viosa: UFV, 124 p. 2000.

Vous aimerez peut-être aussi