Vous êtes sur la page 1sur 8

DIREITO FINANCEIRO

Definio de Direito Financeiro:

O Direito Financeiro formado pelo conjunto de normas tendentes a regular uma parcela da atividade financeira do Estado. Uma outra parte normatizada pelo Direito Tributrio, e por fim, uma terceira parte no mbito do Direito Econmico. o ramo do direito pblico composto pelo plexo de normas que disciplinam uma parcela da atividade financeira do Estado, no caso os campos da despesa pblica, receita pblica e oramento pblico. O Direito Financeiro o conjunto de normas que regulam a atividade financeira do Estado. Para Luiz Emydio F. da Rosa Jr. direito financeiro o ramo do direito pblico que estuda o ordenamento jurdico das finanas do Estado e as relaes jurdicas decorrentes de sua atividade financeira e que se estabeleceram entre o Estado e o particular.

Objeto: consiste no estudo da atividade financeira do Estado e, conseqentemente, no das relaes jurdicas advindas desta atividade.

Relao com outras disciplinas:

Constitucional: a norma jurdica que d fundamento a todo o ordenamento jurdico a Constituio. Ela dita alguns princpios do Direito Financeiro;

Administrativo: por intermdio dele que o Estado atende s inmeras e crescentes necessidades pblicas. um irmo gmeo do Direito Financeiro;

Penal: o principal ramo do direito que impe uma conduta, da qual, se violada, decorre uma sano. O direito penal tutela a receita pblica, quando probe, pela sano, a prtica de vrias espcies de crimes;

Civil: serve de esteio a vrios ramos do direito, irradiando seus princpios e institutos, que so aproveitados pela maioria das estruturas legislativas do pas;

Comercial: o relacionamento grande pois atravs deste que so determinadas as formas de instituio de sociedade mercantis e dos livros comerciais;

Tributrio: regula uma das atividades financeiras do Estado: a receita pblica advinda da arrecadao dos tributos. Importante compreender que o Direito Financeiro normatiza com privatividade o campo da destinao das receitas tributrias e tudo o mais no tocante ao oramento pblico, enquanto ao Direito Tributrio compete dispor com privatividade sobre os planos do nascimento, existncia e extino da relao jurdica tributria.

Diviso: O direito financeiro pode ser dividido em: Direito Financeiro Constitucional compreende a srie de normas constitucionais em matria financeira, tais como as referentes competncia principal da unio para legislar sobre as normas gerais de Direito Financeiro;

Direito Administrativo Financeiro compreende o princpio da gesto exercida pelo Estado em torno da parte financeira;

Direito Financeiro Penal compreende a parte punitiva indispensvel coibio da fraude fiscal.

Fontes: Para Ricardo Lobo Torres, o conjunto de normas, preceitos e princpios que compem o ordenamento positivo das finanas pblicas. Fontes materiais: exprimem os fatos financeiros que, por si s considerados, nada significam para o direito financeiro.

Fonte formal: a lei, que a regra social obrigatria, de carter permanente e geral, emanada do poder competente.

Fontes principais: delas emana o direito:

1. Normas constitucionais: Sistema de repartio das receitas tributrias (art. 162 a 175); sistema de emprstimos pblicos (art. 163); sistema monetrio (art. 164); sistema dos oramentos (art. 165 a 169) e sistema de fiscalizao contbil, financeira e oramentria (arts. 70 a 75). 2. Emendas Constituio (art. 60);

3. 4. 5. 6. 7.
8.

Leis complementares (art. 69); Resolues do Senado (art. 155, par. 2, IV); Leis ordinrias (art. 59, III e 61); Tratados e convenes internacionais (art. 98 CTN); Leis Delegadas (arts. 59, IV e 68); Medidas provisrias (art. 62); Decretos legislativos (art. 59, VI e 49). Fontes secundrias: elas no criam direitos e so subordinadas lei. Decretos regulamentares (art. 99 CTN); Atos normativos (art. 100, I do CTN); Decises administrativas (art. 100, II, CTN); Decises judiciais. Jurisprudncias; Prticas reiteradas (art. 100, III, CTN); Convnios (art. 100, IV, CTN).

9. 1. 2. 3. 4. 5. 6.

ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO

Conceito de atividade financeira do Estado:

Necessidades pblicas: A misso primordial do Estado assegurar ao homem os meios necessrios para que ele possa viver com dignidade. Esta procura de meios para satisfazer s necessidades pblicas denominada atividade financeira do Estado. Necessidades, por sua vez, so o conjunto de bens e servios para a satisfao do homem, que podem ser individuais, coletivas e pblicas.

Servios pblicos: As necessidades pblicas so satisfeitas por meio de servios de interesse geral, que so denominados pblicos. Os servios pblicos so o conjunto de atividades pelas quais o Estado realiza seus fins: defesa, ordem, bem estar e progresso social. Principais caractersticas: Seletividade; Universalidade; Coercibilidade; No-reciprocidade.

Podemos ter servios pblicos: Diretos so aqueles que o Estado assume todos os nus de seu empreendimento, atravs de uma de suas reparties administrativas; Indiretos so aquele em que o Estado presta por meio de outras entidades de direito pblico, ou mesmo de direito privado. Autarquias, concessionrias, etc. A CF refere-se a servios pblicos em vrios de seus dispositivos (art. 21, X, XI, XII, XIII, XV, XXII, XXIII), ora para expressar o sentido de organizao de recursos materiais e pessoais necessrios atuao estatal, ora para significar unidades para obteno de meios financeiros e tcnicos para o desempenho das atribuies do poder pblico. O art. 175 prescreve, ainda, que cabe ao poder pblico a prestao de servios pblicos, na forma da lei, diretamente ou sob o regime de concesso ou permisso, sempre por meio de licitao. Para Celso Antonio Bandeira de Mello, servio pblico significa prestao de utilidade ou comodidade material fruvel diretamente pelos administrados, prestado pelo Estado ou por quem faa as suas vezes, sob o regime de direito pblico.

Momentos Constitutivos da atividade financeira do Estado: a) b) c) A obteno de recursos; A gesto desses recursos; A aplicao dos mesmos recursos.

Para Aliomar Baleeiro: a atividade financeira do Estado consiste em obter, gerir e despender o dinheiro indispensvel s necessidades, cuja satisfao o Estado assumiu ou cometeu quelas outras pessoas jurdicas de direito pblico.

Conceituao:

A atividade financeira do Estado estudada pela cincia das finanas e regulada por um conjunto de normas e princpios jurdicos denominado Direito Financeiro. A finalidade do Estado a realizao do bem comum, entendido como sendo um ideal que promove o bem-estar e conduz a um modelo de sociedade, que permite o pleno desenvolvimento das potencialidades humanas, ao mesmo tempo em que estimula a compreenso e a prtica de valores espirituais. O Estado desenvolve inmeras atividades, cada qual objetivando tutelar determinada necessidade pblica. Sendo a necessidade de natureza essencial, cabe ao Estado sua realizao de forma direita e exclusiva, isto porque, tais atividades representam os interesses primrios do Estado, sendo indelegveis em funo da indisponibilidade do interesse pblico. Ex.: concernente segurana pblica, prestao jurisdicional, etc. Outras representam os interesses secundrios do Estado, e so chamadas de atividades complementares do Estado, podendo ser desenvolvidas diretamente pelo poder pblico, como pelas concessionrias de servios pblicos, normalmente constitudas de empresas estatais. Para o desenvolvimento destas atividades estatais o Estado se vale do regime da despesa pblica, que consiste no pagamento em dinheiro dos bens e servios necessrios realizao do bem comum.

Da a atividade financeira do Estado que visa busca do dinheiro e a sua aplicao para a consecuo das necessidades pblicas primrias, que so aquelas de interesse geral, satisfeitas exclusivamente pelo processo do servio pblico. Para Alberto Deodato, a atividade financeira do Estado a procura de meios para satisfazer as necessidades pblicas. Aliomar Baleeiro ensina que a atividade financeira consiste em obter, criar, gerir e despender o dinheiro indispensvel s necessidades, cuja satisfao o Estado assumiu ou cometeu queloutras pessoas de direito pblico. Sendo assim, conceitua-se a atividade financeira do Estado como sendo a atuao estatal voltada para obter, gerir e aplicar, os recursos financeiros necessrios consecuo das finalidades do Estado que, em ltima anlise, se resumem na realizao do bem comum.

Fins da Atividade Financeira:

A finalidade ltima do Estado a realizao do bem comum, e para isso o Estado precisa prover e aplicar os recursos financeiros. Sendo assim, os fins da atividade financeira coincidem com as prprias finalidades da atuao estatal destinada satisfao das necessidades coletivas, que so inmeras e das mais variadas espcies. Ex.: construes de edifcios pblicos, monumentos comemorativos, cemitrios, estdios, aerdromos, hospitais, pontes, praas e viadutos; aberturas de ruas, avenidas, estradas vicinais e rodovias; manuteno dos servios de transportes e comunicaes; preservao e conservao de monumentos histricos e artsticos integrados em conjuntos urbanos; defesas interna e externa; prestao jurisdicional; assistncia social; previdncia social; sade e higiene; educao e cultura, dentre muitos outros. Estas necessidades coletivas sero escolhidas pelo poder poltico que as encampar como necessidades pblicas, inserindo-as no ordenamento jurdico, disciplinando-as a nveis constitucional e legal. Desta forma, tudo aquilo que incumbe ao Estado prestar em decorrncia de uma norma jurdica, de natureza constitucional ou legal, configura necessidade pblica, que no se confunde com necessidade coletiva. Necessidade pblica aquela de interesse geral, satisfeita sob o regime de direito pblico, presidido pelo princpio da estrita legalidade. Interesses particulares ou coletivos so satisfeitos pelo regime de direito privado, informado pelo princpio da autonomia da vontade.

Quanto maior a gama de necessidades pblicas, maior ser a intensidade da atividade financeira do Estado. Pode-se dizer que, entre ns, atualmente, a atividade financeira do Estado est vinculada satisfao de trs necessidades pblicas bsicas, inseridas na ordem jurdicoconstitucional: a prestao de servios pblicos, o exerccio regular do poder de polcia e a interveno no domnio econmico.

Poder de Polcia:

Atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo do interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. (art. 78 do CTN). considera-se regular o exerccio do poder de polcia quando desempenhado pelo rgo competente nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionria, sem abuso ou desvio de poder (art. 78, par. nico, CTN).

Poder de polcia o poder de regulamentao de que est investido o Estado. discricionrio, mas tem por limite a lei. a atividade inerente do poder pblico que objetiva, no interesse geral, intervir na propriedade e na liberdade dos indivduos, impondo-lhes comportamentos comissivos ou omissivos. Existe manifestao deste poder na nossa CF (arts. 145, II, 170, 174, 182, 192, 193, etc). O poder de polcia espcie do poder da Administrao Pblica, fundado no princpio da prevalncia do interesse pblico sobre o interesse privado. Trata-se de polcia administrativa, que objetiva a manuteno da ordem pblica em geral, atuando preventivamente, de modo a evitar possveis infraes legais. (polcia sanitria, polcia rodoviria, polcia de trnsito, polcia de edificaes, polcia martima, area e de fronteiras, polcia de comunicaes, etc.). Esfera Estadual: polcia civil (art. 144, par. 4 CF); Esfera Federal: polcia federal (art. 144, par. 1, IV, CF).

Interveno no domnio econmico:

A CF/88 consagra como princpio fundamental a livre iniciativa (art. 1, IV), sendo certo que esse princpio reafirmado no captulo especfico que cuida dos princpios gerais da atividade econmica constantes do art. 170. O princpio da livre iniciativa no absoluto sofrendo restries. Do conceito de livre iniciativa pressupe a prevalncia de propriedade privada na qual se assentam a liberdade de empresa, a liberdade de contratao e a liberdade de lucro. Estes so marcos mnimos que embasam o regime econmico privado, que sofre interferncias do Estado por meio de trs instrumentos bsicos: poder normativo, poder de polcia e assuno direta da atividade econmica. O Estado intervm na atividade econmica por meio do seu poder normativo, elaborando leis de combate ao abuso do poder econmico, de proteo ao consumidor, etc. Outras vezes o Estado estimula ou desestimula determinada atividade econmica pelo exerccio do seu poder de polcia. Por meio de mecanismo administrativo, o poder pblico fomenta atividade econmica. Por fim, cumpre ao Estado intervir diretamente na economia, isto , explorar a atividade econmica em carter excepcional. O intervencionismo econmico deve buscar a formulao de uma ordem econmica justa, baseada na valorizao do trabalho e na livre iniciativa, de sorte a propiciar, na medida do possvel, uma existncia digna a todos, que dever ser preocupao permanente do poder pblico. Esse intervencionismo econmico pressupe a existncia de uma infra-estrutura condizentes com as intricadas questes que surgem, s vezes, repetidamente, como resultados de situaes conjunturais na rbita interna ou internacional. preciso mobilizar recursos materiais e de pessoal especializado para captar, analisar e interpretar a conjuntura econmica do momento, projetando seus reflexos a curto, mdio e longo prazos, a fim de municiar os rgos decisrios da rea competente com os dados certos, seguros e fundamentados na realidade. Pressupe a existncia de rgos especializados assistindo, permanentemente, a formulao e a execuo da poltica governamental, bem como reprimindo a prtica de dominao de mercados com a eliminao total ou parcial da concorrncia. Ex.: CADE.

Vous aimerez peut-être aussi