Vous êtes sur la page 1sur 3

Dados da Aula O que o aluno poder aprender com esta aula

Nesta aula o aluno poder compreender o que significa a amizade, e qual a sua importncia s pessoas. Alm disso, estas aulas podem ser profcuas, ainda, para se trabalhar a escrita, a oralidade, a crtica e a sociabilidade dos alunos.

Durao das atividades


Aproximadamente 100 minutos; (2) aulas. Que os alunos j estejam alfabetizados.

Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno Estratgias e recursos da aula
As estratgias utilizadas sero: - Aula interativa; - Sala de vdeo. Motivao Sugerimos que o professor inicie a aula perguntando aos alunos se sabem dizer o que AMIZADE, o que entendem por isto etc.. Dentro desta investigao, poder indag-los se eles tm amigos. Aps escutar os alunos o professor dever dizer que a aula abordar este assunto pela importncia que tem em nossa vida. O professor poder colocar: vocs saberiam me dizer qual a importncia da amizade para a vida de uma pessoa? Aps ouvir os alunos, em seguida, sugerimos que o professor apresente o recurso, o qual consiste de um vdeo, intitulado amizade ... (Fig. 1) de 3 minutos e 4 segundos, disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=zFtRSy9D5-w&feature=related .Acesso em 26 Nov. 2009.

Figura 1- Imagem do vdeo -"Amizade ..." Aps a apresentao do vdeo o professor discutir com os alunos a opinio destes quanto aos aspectos tratados no mesmo. Para tanto o professor pode empregar as seguintes perguntas: Que assunto o vdeo trata? Segundo o vdeo, o que amizade? Qual a importncia dos amigos? O que ser um amigo? A amizade pode acabar? Por qu? ATIVIDADE 1 Aps o debate inicial sobre a temtica da aula, os alunos sero convidados a se organizarem em duplas, na sala de aula. Eles sero esclarecidos pelo professor que participaro de uma dinmica na qual um deles ter de guiar o outro. Isto , eles escolhero quem estar com os olhos vendados e quem ser o guia (Fig 2). Feito isso, o professor colocar uma venda nos olhos de um dos componentes da dupla. Assim, o colega sem venda ter de guiar o que est com venda da sala de aula at o ptio da escola (pode ser outro local, desde que seja espaoso). Para tanto, ele poder dar as mos e dizer aonde este deve ir. As duplas podem seguir por trajetos diferentes.

Figura 2- Atividade de guiar o colega http://lh3.ggpht.com/_4Zjsi_hEXvI/SeS8H2FneLI/AAAAAAAACiE/epkF9z_5FX4/abril%20de%202009%20006_thumb.jpg .Acesso em 3 Dez. 2009. O professor dever dar um tempo de cerca de 5 minutos para que haja a vivncia necessria desta situao. Depois, o professor solicitar para que os alunos mudem, ou seja, quem guia ser guiado, sendo que tero o mesmo tempo para vivenciar esta situao.

O professor dever sinalizar quando a atividade dever parar. Assim, as duplas voltaro sala de aula, e devero formar um crculo, a fim de compartilharem com os colegas a experincia de ser guia e de ser guiado. Cada dupla dever expor a sensao desta experincia. Assim que todos se manifestarem, o professor dever questionar se esta atividade pode ser aplicada nossa vida. Se em nossas relaes de amizade por vezes confiamos tanto numa pessoa e no ficamos preocupados se vamos cair ou nos ferir. Dever aproveitar para dizer que h amigos que confiamos tanto, at mesmo de olhos fechados, que isso no algo ruim, porm, para confiarmos em algum temos de conhecer a pessoa. ATIVIDADE 2 Como continuidade da atividade, o professor dever mostrar para os alunos outro vdeo, intitulado O valor de um amigo- Ana Paula Valado- as fontes do amor (F ig. 3), disponvel em:http://www.youtube.com/watch?v=f5nTQy7vljM . Acesso em 26 Nov. 2009. A relevncia do professor apresentar este vdeo que ele trata especificamente a questo da importncia do amigo, trazendo elementos distintos envolvidos na relao da amizade: fidelidade, companheirismo, lealdade, dedicao, entre outros.

Figura 3- Imagem do vdeo O valor de um amigo- Ana Paula Valado- as fontes do amor Sugerimos que o professor entregue aos alunos a letra desta msica, a qual est disponvel em: http://letras.azmusica.com.br/A/letras_ana_paula_valadao_2322/letras_otras_1592/letra_o_valor_de_um_amigo_15177 14.html Acesso em 26 Nov. 2009. Letra da musica: O valor de um amigo Autoria: Ana Paula Valado Qual o valor de um amigo? Escudo do meu corao Quem j provou fidelidade? Aliana mais forte que o sangue Pois escolhe me amar por quem sou Seu olhar me diz sempre a verdade Para mim voc mais chegado que um irmo Amigo voc para mim mais precioso que o ouro No mundo de tanto interesse Sua amizade pura por mim como esconderijo Refugio secreto Amigo, tesouro de raro valor Quem pode encontrar Quem pode pagar Pra ter um amigo No d pra medir Nem pra mensurar Qual o valor de um amigo Os alunos devero ler esta msica, e baseado nela e nos seus conhecimentos, devero elaborar, ainda em duplas, um texto que poder ser em formato de msica, poema, entre outros, sobre a importncia da amizade. Assim que eles elaborarem seus textos, o professor solicitar que eles apresentem oralmente o mesmo. Ao final, o professor poder fazer os comentrios que achar pertinente, sendo o foco da aula ressaltar com os alunos a importncia da amizade na vivncia em sociedade. ATIVIDADE 3 Buscando a reflexo dos alunos sobre este tema, eles sero solicitados a formarem um crculo. Cada um deles receber um poema designado Poema do amigo aprendiz de autoria de Fernando Pessoa, como segue abaixo. Este poema est disponvel em: http://coisaegente.blogspot.com/2009/08/poema-do-amigo-aprendiz.html .Acesso em 26 Nov. 2009. Poema do amigo aprendiz Autoria: Fernando Pessoa

Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos. Nem to longe e nem to perto. Na medida mais precisa que eu puder. Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida Da maneira mais discreta que eu souber. Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar. Sem forar tua vontade. Sem falar, quando for hora de calar. E sem calar, quando for hora de falar. Nem ausente, nem presente por demais. Simplesmente, calmamente, ser-te paz. bonito ser amigo, mas confesso to difcil aprender! por isso eu te suplico pacincia. Vou encher este teu rosto de lembranas, D-me tempo, de acertar nossas distncias... O professor solicitar que os alunos leiam este poema em voz alta. Cada um deles ler uma frase at que ele se finalize. Ao trmino desta leitura perguntar o que eles entenderam do poema. Feito isso, o professor desenvolver a seguinte dinmica de grupo: O professor pegar um novelo de l e amarrar a ponta deste novelo nos dedos de sua mo. Pedir para os alunos p restarem ateno par a o que ele far. Ele vai se apresentar dizer de onde vem, o que f az, se gosta de fazer amigos, qual a importncia dos amigos sua vida, entre outros, e jogar o novelo para uma pessoa que est sentada sua frente. Esta pessoa dever apanhar o novelo, e aps enrolar a linha em seus dedos dever repetir o procedimento do professor, isto , dizer quem , de onde vem, se gosta de fazer amigos, entre outros. Alm disso, dever dizer uma qualidade da pessoa que lhe entregou o novelo. Este aluno tambm dever jogar o novelo para outra pessoa. A atividade termina assim que todas as pessoas tiverem se apresentado, portanto, no final haver no interior do crculo uma teia de fios (Fig. 4), a qual est unindo as pessoas.

Figura 4- Teia da amizade http://colegaseamigosparasempre.blogspot.com/2009/09/teia-da-amizade.html .Acesso em 26 Nov. 2009. O professor dever aproveitar para pedir para os alunos observarem esta teia, e dizer como se sentem, e o que ela significa para eles, e o que aconteceria se algum soltasse um dos fios. O objetivo da atividade mostrar que a teia da amizade une as pessoas, tal como na vida, em que os amigos e as relaes afetivas que estabelecemos nos une e contribuem para aprimorarmos a pessoa que somos. Ao final, dever problematizar que a amizade um sentimento que se d entre as pessoas, independentemente de etnias, classe social, profisso, entre outros.

Avaliao

A avaliao dever recair sobre o envolvimento dos alunos em todo o processo da aula, comeando pelo debate, se estendendo explorao dos vdeos e do poema. O professor dever avaliar no s a apropriao do contedo referente amizade, mas, sobretudo, a escrita, a oralidade, a criatividade a participao nas atividades que sero propostas.

Vous aimerez peut-être aussi