Vous êtes sur la page 1sur 17

revista bimestral da embaixada de angola em moambique - n.

3 - maro/abril 2011

Luanda em plena expanso imobiliria

Se eu pudesse, estaria sempre a viajar


Maria Eugnia da Cruz

O africano est sempre na moda


Beatriz Costa

ficha tcnica

PROPRIEDADE E EDIO Embaixada de Angola em Moambique Av. Kenneth Kaunda, 783 Maputo - Moambique DIRECO Embaixador Garcia Bires ADIDO DE IMPRENSA Eduardo Sousa DIRECO EDITORIAL Helga Nunes COLABORAO Eurico Vasques Lecticia Munguambe Nina Temba Teresa Pereira Tholedo Mundau Sara Grosso FOTOGRAFIAS Amndio Vilanculos Lus Muianga Quintiliano dos Santos ANGOP Embaixada de Angola em Moambique gettyimages google.com DESIGN GRFICO Rui Batista PAGINAO Benjamim Mapande PUBLICIDADE PUBLICAR Rua da S, Hotel Rovuma, 3 andar Maputo - Moambique IMPRESSO Brinrodd Press TIRAGEM 5.000 ex.

sumrio

TV Cabo lana preos ZAP em Angola e Moambique

08

12 14 17

22
Angola lidera crescimento mundial em 2012 Economia angolana deve crescer 7% em 2011

Angola comemorou nove anos de paz

Luanda ser a 2 mais rica cidade de frica

09

23

Cooperao Angola - Moambique: J h frutos a vista

Sonangol e BP Angola recebem navios de grande porte para produo e descarga do petrleo

10

S Miranda considera positivas relaes entre Angola e Nigria

28 27

Embaixada de Angola promete apoio comitiva dos jogos Africanos

Malha rodoviria interliga oito capitais de provncias

11

Demografia em Angola e Luanda

18

O africano est sempre na moda

EMBAIXADA DA REPBLICA DE ANGOLA NA REPBLICA DE MOAMBIQUE AVENIDA KENNETH KAUNDA, 783, MAPUTO TEL: (+258) 21 493139 / 21 493691 . FAX: (+258) 21 493930 / (+258) 21 493928 email: embangola.maputo@tvcabo.co.mz site: embaixadadeangolaemmoz.com No passado dia 21 de Abril de 1961, precisamente h 50 anos, na pacata cidade de Casablanca, no Reino de Marrocos, sob o olhar pan-africano de Sua Majestade, o Rei Mohamed V, um dos activos lderes do grupo de pases progressistas da primeira dcada dos anos sessenta, perodo das independncias das ex-colnias predominantemente francesas, os dirigentes da FRELIMO, MPLA, MLSTP E O PAIGC, fundavam a Conferncia das Organizaes Nacionalistas das Colnias Portuguesas, CONCP. A CONCP tinha como objectivo imediato o de coordenar a actividade poltica e diplomtica dos movimentos que representavam os mais nobres ideais e interesses dos povos de Moambique, Angola, S.Tom e Prncipe e os da Guin-Bissau e Cabo Verde. Sucessora da Frente Revolucionria Africana para a Independncia Nacional das Colnias Portuguesas (FRAIN), a CONCP cedo se tornou em porta-voz das lutas que se processavam em crculos fechados e envolta em teorias desde as principais cidades e qui aldeias das colnias, at no corao da prpria metrpole. Tendo esse movimento atravs das foras progressistas da poca participado em vrias actividades polticas e diplomticas, passou a ser uma realidade que nenhuma fora poltica administrativa a podia subestimar e, por vias disso, questionar a sua existncia e razo de ser. O impacto que o 4 de Fevereiro de 1961 produziu no sistema colonial portugus e a sua imediata repercusso em frica, na sia, nas Amricas e em alguns crculos europeus, com maior destaque nos pases nrdicos, assim como no seio dos movimentos que conduziam as lutas libertadoras, foi imediato. A aco dos patriotas que na manh do 4 de Fevereiro levantaram as armas para a reconquista da liberdade e identidade de todos os angolanos, se tornou em acelerador e na entrega incondicional dos demais povos que se encontravam sob a dominao colonial-fascista. Cinquenta anos depois, a CONCP cumpriu com o seu dever histrico. Nossos pases esto livres. Os PALOP, sucessores da CONCP, tornaram-se no novo instrumento e esto incumbidos no somente de prosseguir a coeso dos novos pases, mas acima de tudo de ser um instrumento que dever levar para outros patamares os destinos dos nossos povos e dos pases que compem esta grande famlia. Ao comemorarmos o quinquagsimo aniversrio da fundao da CONCP, num mundo hoje globalizado, novos desafios esto espreita e cada vez mais outros concorrentes de todos e vrios quadrantes surgiro. Estejamos pois aptos para sermos membros activos e efectivos dessa globalizao e acima de tudo empreendedores para a construo de pases genuinamente nossos, humanos e onde cada cidado seja especial e tenha a mesma voz, a mesma razo. Na criao da CONCP o Senhor Adelino Gwambe representou a UDENAMO, MANU e UNAMO. A FRELIMO foi fundada em 1962.

nota de abertura

Garcia Bires

Embaixador de Angola em Moambique

Tendo esse movimento atravs das foras progressistas da poca participado em vrias actividades polticas e diplomticas, passou a ser uma realidade que nenhuma fora poltica administrativa a podia subestimar e, por vias disso, questionar a sua existncia e razo de ser.

MARo.ABRIL.2011

MARo.ABRIL.2011

TELECOMUNICAES

FORMAO

DESENVOLVIMENTO

INVESTIMENTOS

TVCabo lana pacotes Zap em Angola e Moambique


A TvCabo, operador pioneiro em Angola e Moambique na distribuio simultnea de televiso e de internet por cabo, iniciou em Abril a comercializao dos pacotes de televiso da ZAP, anuncia em comunicado a empresa detida pela ZON Multimdia. A nova oferta ser distribuda atravs dos pacotes ZAP MINI, ZAP MAX e ZAP PREMIUM, coincidindo com o lanamento de uma nova imagem e uma nova assinatura naqueles mercados: "TVCABO Tem Tudo a Ver". A mais recente oferta da TVCABO naqueles dois pases de expresso portuguesa vai permitir aos clientes o acesso a mais canais, com preos desde 1.450 AKZ, em Angola, e desde 550 MT, em Moambique, detalha a nota da operadora.

Luanda ser a 2 mais rica cidade da frica Subsariana


uanda ser a 4 cidade mais populosa e a 2 mais rica da frica subsariana em 2025. Segundo um relatrio do Mckinsey Global Institute (MGI), datado de Maro, que considera o desenvolvimento social e econmico entre 2007 e 2025. As cidades angolanas esto includas no top 600 entre duas mil que foram analisadas pelo MGI. Este ranking representa cerca de 60% do crescimento previsto para o PIB global. Entre 2007 e 2025, Luanda vai crescer e transformar-se numa das principais cidades da regio. Em termos de populao, ser a 4 da frica Subsariana, prevendo-se um crescimento superior a 51%. Em termos de PIB total, a capital de Angola melhora a posio, ocupando o 2 lugar do ranking, avanando quase 80%. Quando considerado o PIB per capita, desce para o 5, embora seja uma das cidades que mais cresce neste item. O forte crescimento faz supor o apareci-

mento da classe mdia na capital. Huambo A nica rea urbana que ascende ao pdio das cidades do futuro o Huambo, segundo o MGI, mas em lugares mais modestos no ranking da frica Subsariana, embora o crescimento da populao entre 2007 e 2015 coloque o Huambo na fasquia das cidades pequenas, o aumento da riqueza assinalvel: O PIB total cresce 84%, enquanto o PIB per capita avana 68%. Na frica Subsariana, 15 cidades entram no Top 600 entre as 143 analisadas. Alm de Angola, frica do Sul, Ghana, Nigria, Qunia, Sudo, RDC, so os pases representados no ranking. Nas cidades, o peloto da frente inclui ainda Abadam, Abuja, Accra, Cape Town, Cartum, Durban, East London, Johannesburg, Lagos, Luanda, Nairobi, Pretoria e Kinshasa.

destaque

Brasileira GrowUp capacita profissionais em Angola


GrowUp, empresa brasileira de consultoria em gesto com sede em Porto Alegre, esteve frente de uma srie de capacitaes realizadas junto a um grupo de 35 profissionais da angolana DGM Sistemas. A empresa desenvolve projectos de infraestrutura de gesto para o governo angolano e contratou a GrowUp com o objetivo de qualificar seus funcionrios nas reas de negociao e administrao de conflitos e comunicao. As capacitaes realizadas ocorreram na capital do pas, Luanda. O curso de comunicao foi ministrado pela fonoaudiloga Dbora Brum, e o mdulo de negociao e administrao de conflitos foi conduzido por Antonio Kleber. Segundo Clarice Carneiro, scia da GrowUp, o nvel de satisfao dos dois treinamentos foi de 100%, identificado atravs de uma pesquisa de satisfao aplicada imediatamente aps a concluso de cada mdulo realizado. A GrowUp Cincia em Gesto especializada na implantao de produtos
DR. google

Angola vai elevar para 1 milho de dlares o valor mnimo para investimento estrangeiro
A proposta de lei contempla um conjunto de benefcios que visam tornar o pas atractivo, sobretudo para os grandes investidores. A proposta da nova Lei de Bases de Investimento Privado em apreciao pela Assembleia Nacional angolana prev que o valor mnimo para investimento estrangeiro no pas seja de 1 milho de dlares. Segundo o deputado Srgio dos Santos, do Grupo Parlamentar do MPLA, o pas precisa de investimentos que tenham significado para o seu desenvolvimento e "no tanto aquele pequeno investimento que pode ser perifrico". A proposta de lei contempla um conjunto de benefcios que visam tornar o pas atractivo, sobretudo para os grandes investidores. A proposta de Lei de Bases de Investimento Privado, apresentada pelo governo angolano ao Parlamento, prev a reduo da burocracia no processo de constituio de empresas, acesso a financiamentos e a organizao empresarial. O governo angolano est igualmente a preparar nova legislao para incentivar a constituio de micros, pequenas e mdias empresas.
MARo.ABRIL.2011 9

destaque

DR. google

de gesto. Fundada em 1996, a GrowUp vem facilitando processos de optimizao de gesto, atravs da aplicao de metodologias, em conjunto com os gestores dos clientes, utilizando ferramentas que geram resultados mensurveis. Est presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e So Paulo.

A empresa desenvolve projectos de infraestrutura de gesto para o governo angolano e contratou a GrowUp com o objetivo de qualificar seus funcionrios nas reas de negociao e administrao de conflitos e comunicao.

MARo.ABRIL.2011

DR. google

ENERGIA

VIAS DE COMUNICAO

Sonangol e BP Angola recebem navios de grande porte para produo e descarga de petrleo
empresa estatal angolana de petrleos Sonangol juntamente com a britnica BP Exploration (Angola) e seus parceiros do Bloco 31 receberam dois dos maiores navios de produo, armazenamento e descarga de petrleo (FPSO), em guas ultra-profundas. A cerimnia de entrega dos navios teve lugar em Singapura, nos estaleiros da Jurong Shipyard - subsidiria da Sembcorp Marines, empresa que fez a converso do Fpso para a Modec, empresa subcontratada pela BP e seus parceiros, todas associadas da Sonangol. A produo do projecto Psvm, que composto pelo conjunto dos campos Pluto, Saturno, Vnus e Marte, ser efectuada por um navio de produo, armazenamento e descarga (FPSO do Ingls Floating Production Storage and Offload vessel). Projectado para trabalhar por mais de 20 anos, o navio possui uma dimenso de 355 metros de comprimento, 57 de largura, um peso de 20 mil toneladas e 22,2 metros de calado. O FPSO alberga 120 pessoas a bordo e tem uma capacidade de produo de 150 mil barris, sendo capaz de armazenar um milho e 800 mil barris de petrleo e processar 245 milhes de metros cbicos de gs por dia. O FPSO equipado com uma das maiores torres externas j construdas no sector de petrleo, parte da qual

contm um mecanismo de encaixe projectado por um engenheiro angolano, Kimi de Sousa. Muitas das componentes do projecto foram fabricadas em Angola. Este apenas um exemplo da integrao dos quadros angolanos e da participao de companhias angolanas na indstria. O acto de baptismo decorreu em Singapura, no estaleiro martimo da empresa Jurong Shipyard e foi testemunhado por vrias individualidades, entre elas a destacar o vice-ministro dos Petrleos, Anbal Silva, em representao do ministro dos Petrleos, Botelho de Vasconcelos, o embaixador de Angola na Singapura, Flvio Fonseca, responsveis da Sonangol, BP e seus parceiros empreiteiros do projecto. O Fpso Psvm foi construdo segundo elevados padres de segurana, qualidade e excelncia tcnica, demonstrados pela Jurong, Modec, BP, bem como os estaleiros de fabricao em Angola e em outras partes do mundo, tendo atingido um desempenho louvvel de segurana no trabalho que resultou em 8,1 milhes de horas-homem sem acidentes humanos. Aps alguns acertos finais, o Fpso navegar para o campo Psvm, localizado a cerca de 400 quilmetros a nordeste de Luanda, onde permanecer por cerca de 20 anos. O FPSO ir navegar por motores prprios para Angola, sendo o primeiro a faz-lo no offshore angolano.

SoNANGoL j explora no Iraque


A Sonangol iniciou a sua actividade no Iraque, comeando a respectiva perfurao. A actividade angolana comeou nos campos campos de Najma (Najmah) e Qaiyara (Qaiyarah) na regio setentrional de Ninewa, no Iraque, de acordo com o jornal angolano O Pas. A Sonangol ganhou um concurso pblico lanado pelo governo iraquiano em 2009 para a atribuio de concesses petrolferas. A petrolfera angolana tem o objectivo de produo de 120 mil barris por dia no campo de Qaiyarah, enquanto em Najma, que possui reservas de 858 milhes de barris, a meta de produo fixada de 110 mil barris dirios. Devido ao conflito armado no pas e ao embargo imposto em 1990, o Iraque no desenvolve a explorao petrolfera h vrios anos.

Malha rodoviria interliga oito capitais de provncia

Programa de Reabilitao de Infraestruturas Rodovirias, nos ltimos nove anos, permitiu a interligao de oito capitais de provincia por estradas asfaltadas, facto que reduz o tempo e custo de transporte de pessoas e bens. Estas grandes vias, durante o conflito armado, estiveram impossibilitadas de beneficiar de manuteno, da a deteriorao gradual e consequente destruio da maior parte da sua estrutura. Agora, nesta nova era de paz no pas, o governo est engajado num ambicioso programa de restabelecer a rede fundamental de estradas, ligando todas as capitais de provncia s regies produtoras e os principais plos industriais e comerciais, como passo fundamental da estratgia para a recuperao da produo e do crescimento socioeconmico de Angola. Como consequncia, a gesto do processo de recuperao da malha rodoviria est a cargo do INEA e GNR, que as consignaram a vrias empreiteiras. Estas empreiteiras tm trabalhado, nestes ltimos nove anos, mais de seis mil e 200 quilmetros de estradas reabilitadas em todo territrio nacional. No geral, esto mobilizados em todo o pas mais de 54 empresas construtoras, sendo 29 nacionais e 25 estrangeiras. Alm destas esto ainda engajadas mais de 22 empresas fiscalizadoras, 14 das quais nacionais. De acordo com um documento do INEA, at ao ano de 2004, mais de 70 por cento da rede de estradas de Angola encontrava-se em avanado estado de degradao. ESTRADAS Nesse sentido, em 2005, primeiro ano do programa, foram lanadas as obras de reabilitao dos troos Kifangondo/Caxito/Uge/Negage,Lucala/ Cacuso, Alto Dondo desvio da Munenga, Huambo/Cala, Quirima/Sautar/, Lombe/Kota, desvio da Matala/Matala, Lobito Benguela, entre outros. Neste quadro, com os recursos disponibilizados de 2005 e 2006, foram recuperados mais de quatro mil quil-

Angola

metros de estrada, sendo 60 por cento do projecto assegurado com recursos do tesouro nacional e 40 por cento com financiamento externo. Ainda neste perodo foram montadas 60 unidades de pontes metlicas provisrias e 20 unidades de pontes definitivas. A partir de 2009, nota-se uma quebra nos resultados. Ao ritmo de 2008/2009, esperava-se atingir o acumulado de 13,000 quilmetros de estradas reabilitadas no final de 2011. Falando propriamente de 2011, reala-se a concluso dos troos Quibala/ Waku kungo, Kifangondo/Caxito/Uige/ Negaje, Luanda/Sumbe/Benguela, Huambo/Bi, Luanda/Ndalatando/Malange, Namibe/Hula. Sobre pontes, um levantamento recente aponta que em diversas regies do pas foram instaladas, nos ltimos anos mais de 400 pontes nos principais eixos rodovirios nacionais. PONTES Entre as pontes j concludas esto tambm as dos rios Catumbela, Dande, Keve, Lucala um, Kwanza, Calombuto, Calonga, Kunhunguembua, Lufefela, Kwanza (Cangandala) e ainda passagens superiores dos Caminhos de Ferro de Luanda, nas provncias do Bengo, Kwanzas Norte e Sul, Benguela, Hula, Huambo e Luanda. Enquadram-se ainda neste grupo as pontes sobre os rios Bero, Giral, Cavaco, Coporolo, Cubal da Hanha, Cunene, entre outras. No domnio das pontes, das cerca de 1500 existentes ao nvel da rede fundamental de estradas, aproximadamente 500 delas encontravam-se parcial ou totalmente destrudas em 2004. Para o perodo subsequente (2011/2013) prev-se a reabilitao de um adicional de 7.500 quilmetros da rede fundamental e complementar, incluindo 1.400 pontes de diverso porte. Este ano ser implementado um programa de conservao e manuteno de estradas e pontes, tendo o Ministrio do Urbanismo e Construo, atravs do Instituto de Estradas de Angola (INEA), efectuado a pr-qualificao das empresas.
MARo.ABRIL.2011 11

Angola

10

DR.

MARo.ABRIL.2011

DR.

PRESIDNCIA

Angola comemorou nove anos de paz


ssinalou-se a 4 de Abril o nono aniversrio da assinatura do Memorando de Entendimento Complementar ao Protocolo de Lusaka, entre o governo angolano e a Unita - acto que mudou o curso da Histria da Repblica de Angola. O acordo, realizado em 2002 no Palcio dos Congressos, em Luanda, e assistido pelo Presidente da Repblica de Angola, Jos Eduardo dos Santos, e por representantes da comunidade nacional e internacional, simbolizou o fim de um longo perodo de guerra, que deixou milhares de deslocados, mutilados e rfos. A partir da assinatura do documento, o 4 de Abril foi institudo como feriado nacional e passou a ser, entre os angolanos, uma referncia histrica importante na luta do povo, por marcar uma viragem decisiva no processo poltico e no desenvolvimento de Angola. A data constitui, igualmente, uma das maiores conquistas do povo angolano aps a Independncia Nacional, a 11 de Novembro de 1975. Actualmente, o pas vive um ambiente de paz justa e definitiva, um momento particularmente importante na sua histria, nunca antes experimentado pelo povo angolano, mesmo num passado longnquo, bem como desde o nascimento de Angola como um Estado independente e soberano. Justa porque a paz alcanada no foi uma imposio de foras externas, mas o resultado de esforos dos angolanos, que entenderam que havia a necessidade da cessao das hostilidades e de encetarem o processo de concluso das tarefas remanescentes do Protocolo de Lusaka, tendo em vista o estabeleci-

mento da paz e a consequente reconciliao e reconstruo do pas. Pela primeira vez um protocolo visando a paz foi assinado, em territrio nacional, sem qualquer mediao externa. Esta paz corresponde aos interesses mais legtimos do povo angolano. definitiva porque a paz conquistada est e deve ser consolidada no dia-a-dia dos angolanos, atravs de aces e atitudes prticas, devendo todos contribuir para que este processo seja irreversvel. vontade dos angolanos que sejam removidos todos os factores do passado, de modo a se construir uma ptria unida, solidria e madura, orientada pelos valores da unidade nacional, da democracia, liberdade, justia social e pelo respeito dos direitos humanos. Conquistada a paz, novos desafios se colocam ao povo angolano, pois torna-se necessrio continuar a envidar esforos para a sua consolidao, atravs do desenvolvimento de um conjunto de aces, que visem combater a fome e a pobreza. Devese tambm promover a tolerncia e o respeito pela diferena de opinies e filiao partidria, bem como incentivar o sentimento patritico da populao, sobretudo nas crianas e jovens, e fortalecer as instituies do Estado Democrtico de Direito como premissa indispensvel para encetar, com firmeza, novos passos rumo ao crescimento harmonioso do pas. Citando o Presidente da Repblica, Jos Eduardo dos Santos, quem ama verdadeiramente a Paz tem de saber perdoar, reconciliar-se com o seu prximo, contribuindo assim para uma unio verdadeira e slida dos angolanos, sem prejuzo para as divergncias que uns e outros possam expressar.

Jos Eduardo dos Santos: quem ama verdadeiramente a Paz tem de saber perdoar, reconciliar-se com o seu prximo, contribuindo assim para uma unio verdadeira e slida dos angolanos, sem prejuzo para as divergncias que uns e outros possam expressar

Angola

Angola

Se a 4 de Abril de 2002 os angolanos deram um exemplo ao Mundo, nos dias 5 e 6 de Setembro de 2008 confirmaram esta maturidade, elegendo com civismo, num clima de paz, harmonia e fraternidade, sem recurso violncia verbal ou fsica, os deputados ao Parlamento. Hoje, Angola est a conquistar o seu lugar no topo do contexto das naes africanas, quer a nvel poltico e econmico, quer desportivo. Em Janeiro de 2010, o pas realizou o Campeonato Africano das Naes (CAN-2010 Orange), que serviu para demonstrar ao mundo que Angola uma terra de paz e de democracia.

12

MARo.ABRIL.2011

MARo.ABRIL.2011

13

Cooperao Angola Moambique: J h frutos vista


as vsperas do trmino da sua misso em Moambique, o embaixador de Angola em Moambique, Joo Garcia Bires, aponta como maior ganho, a criao de um espao que ir permitir um futuro slido na cooperao entre os dois pases. Quando convidado a fazer um balano, dentre vrios xitos, Garcia Bires verifica que j est desbravado um caminho para a cooperao entre os dois pases. Dentro de dez ou quinze anos poder-se- colher frutos dos alicerces j existentes. O contacto que o diplomata efectuou com vrias provncias em Moambique permitiu o descortinar de aspectos comuns com os da sua terra natal, facto que ajudou em parte no desempenho da sua misso. O maior nmero de Portos nos dois pases uma das vrias vantagens comuns que futuramente iro marcar diferena. Entretanto, a maior das vantagens a paz. Mais do que nunca, Angola e Moambique possuem hoje os melhores caminhos para alicerarem a cooperao bilateral devido ao ambiente que se vive. Garcia Bires, aponta os dois pases como dos poucos a nvel da regio que possuem gua e terra, o que lhes confere a vantagem de serem as portas de entrada na rea do comrcio. O desafio que se coloca fazer o melhor uso da vantagem das comunicaes martimas para que haja o respectivo reflexo na economia. Actualmente, visvel o esforo do Executivo angolano que continua a trabalhar no sentido de preparar as condies para entrar em peso na zona de comrcio livre. Por outro lado, a implementao dos objectivos consubstanciados no Programa de reconstruo angolana que visam o relanamento da economia e fortalecimento do empresariado local iro trazer cada vez maior dinmica na poltica externa angolana. A aco tem como um dos maiores enfoques a regio da SADC, particularmente Moambique. Durante a palestra que Garcia Bires

Garcia Bires Embaixador de Angola em Moambique 14 MARo.ABRIL.2011

orientou, no contexto do 25 aniversrio do Instituto Superior de Relaes Internacionais (ISRI), ficou notria a vontade de cooperao entre os dois pases, segundo a leitura dos acadmicos. Entretanto, alguns aspectos devero ser ultrapassados. Em parte, a palestra visava tambm o encurtamento de distncias entre os dois estados. Angola e Moambique podem estar prximos na medida em que j h voos directos Maputo Luanda. Entretanto, a distncia pode ser maior se no conhecermos a realidade cultural um do outro, segundo observou Patrcio Jos, Director do ISRI. As duas economias dos PALOPS que mais crescem a nvel mundial, segundo o Banco Mundial, Angola (6.5 por cento) e Moambique (5.5) exigem cada vez mais um redobrar de esforos por parte dos seus acadmicos. Surpreendente, como Garcia Bires qualifica a ansiedade que os estudantes do ISRI demonstraram em aprofundar os seus conhecimentos sobre o trajecto histrico de Angola. O mais gratificante para Bires o facto de ter orientado uma palestra no ISRI no fim da sua misso em Moambique. Calha bem, na medida em que, os estudantes da diplomacia podero usar os dados nas suas teses, assegurou. Durante a palestra no ISRI, Garcia Bires, explicou todo o processo conducente solidificao da independncia de Angola at ao actual quadro constitucional. O instrumento estabelece uma plataforma da poltica externa do Pas. A dissertao do embaixador foi sistematizada de modo a orientar a formao dos estudantes. Depois da palestra, Bires espera que os estudantes de diplomacia se empenhem cada vez mais e conservem a responsabilidade porque o futuro diplomtico corresponde ao futuro da segurana de um pas. Por sua vez, Patrcio Jos, Reitor do ISRI, faz lembrar que Joaquim Chissano tambm j orientou uma palestra no ISRI. O dirigente assegura que mais figuras diplomticas iro visitar aquela instituio de ensino de modo a abrirem o horizonte diplomtico dos estudantes.

embaixada

Cooperao Parlamentar tambm ganha msculo

embaixada

DR

cooperao entre Moambique e Angola a nvel parlamentar vem crescendo a olhos vistos nos ltimos anos. Os parlamentos dos dois Pases rubricaram, em 2010, um acordo de cooperao de dois anos para o reforo da capacidade institucional das assembleias e respectivos deputados. Esto contemplados no referido programa de cooperao, que termina no presente ano, o reforo das capacidades institucionais nas reas da actividade legislativa, representativa, fiscalizadora e diplomacia parlamentar. No mbito do programa, os parlamentos de Moambique e Angola propem-se disponibilizar informaes e documentao necessrias durante os intercmbios de experincias de depu-

tados dos dois pases, a realizar-se futuramente. As aces de troca de experincias, a serem suportadas pelos dois parlamentos compreendem visitas de estudo, jornadas parlamentares alusivas aos dois Estados e concertao no domnio parlamentar. Durante o ms de Setembro de 2010, teve lugar a VIII Sesso da Comisso Bilateral Moambicano - Angolana para a Cooperao Econmica, TcnicoCientfica e Cultural. O evento foi realizado na sequncia do Acordo Geral de Cooperao Econmica, Cientfica, Tcnica e Cultural entre o Governo da Repblica de Angola e o Governo da Repblica de Moambique, assinado em Luanda, ao 5 de Setembro de 1978.

DR

MARo.ABRIL.2011

15

Angola vai apoiar rgos de comunicao social da Guin-Bissau


Ajuda institucional aos rgos de comunicao social da Guin-Bissau incluir assistncia tcnica, formao de quadros e cobertura de eventos.
governo angolano vai conceder ajuda institucional aos rgos de comunicao social da Guin-Bissau, nos domnios da assistncia tcnica, formao de quadros e cobertura de eventos. Esta inteno vem expressa num processo verbal assinado em Bissau, entre as ministras da Comunicao Social da Guin-Bissau, Maria Adiatu Djal Nandingna, e de Angola, Carolina Cerqueira, no termo da visita que esta ltima efectuou quele pas lusofono de 19 a 23 de Maro. De acordo com o processo verbal, as partes reconhecem a necessidade de formalizao de um protocolo de cooperao entre as agncias noticiosas de Angola (ANGOP) e da Guin-Bissau (ANG), sobretudo no que diz respeito ao intercmbio de notcias. Prev-se ainda protocolos de cooperao e aces de formao profissional, apetrechamento e assistncia tcnica, visitas de estudo e estgios sobre gesto e modernizao, arquivo e publicidade a nvel de todos os rgos, nomeadamente televiso, rdio e jornal. Neste sentido, as ministras decidiram, numa primeira fase, arrancar com a assistncia tcnica aos rgos de comunicao pblicos da Guin-Bissau e, na segunda etapa, apoiar tecnicamente o Governo guineense para assistir os meios privados. Para o efeito, comprometeram-se estudar mecanismos que possibilitem a formao contnua de jornalistas guineenses dos rgos pblicos e privados no CEFOJOR, em Angola ou em Bissau, atravs de programao de mdulos de capacitao e seminrios, bem como a formao de formadores. Segundo o documento, as duas delegaes concluram que a cooperao bilateral tem decorrido de forma regular, particularmente aps a visita a Angola, no ano findo, da ministra da Comunicao Social da Guin-Bissau, Maria
16 MARo.ABRIL.2011

Nigria Angola

cooperao

Adiatu Djal Nandingna. Lembra ainda que, a deslocao da governante resultou na ida a Bissau, de tcnicos da comunicao social angolana, a qual permitiu retomar as emisses da televiso da Guin-Bissau, que se encontravam paralisadas h mais de seis meses. Nesta base, as duas responsveis regozijaram-se pelo clima de cordialidade que caracterizou as discusses sectoriais, e concordaram em manter contactos permanentes, atravs de visitas peridicas recprocas, tendo realado a importncia da comunicao social no processo da consolidao da paz e tranquilidade social. Decidiram manter consultas regulares relativamente sua participao na Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP), bem como concertaes entre os ministros responsveis pela comunicao social da comunidade lusfona. Decidiram igualmente trabalhar em conjunto para viabilizar a instalao de uma rdio comunitria ao servio da Misso Militar Angolana na GuinBissau (Missang). Maria Nandingna, tambm ministra da Presidncia do Conselho de Ministros, da Comunicao Social, dos Assuntos Parlamentares e Porta-voz do Governo guineense, convidou a sua homloga para efectuar uma visita de trabalho a Guin-Bissau, em data a acordar, para passar em revista todos os assuntos ligados ao sector de comunicao social. Carolina Cerqueira integrou uma delegao chefiada pelo ministro da Defesa Nacional, Cndido Pereira VanDnem, que segunda-feira procedeu ao lanamento oficial da Misso Militar Angolana na Guin-Bissau (Missang), que vai ajudar nas aces da reforma do sector da defesa e segurana guineense, nos prximos dois anos

cooperao

A delegao de estudantes do curso de Comando e Estado Maior das Foras Armadas da Nigria encontrouse em Angola com o objectivo de constatar a experincia e os desafios das foras armadas nacionais na gesto de desastres e calamidades, no sentido de comparla experincia do seu pas.

S Miranda considera positivas relaes entre Angola e Nigria


s relaes de cooperao no ramo militar entre as repblicas de Angola e da Nigria foram consideradas como sendo positivas pelo segundo comandante do Estado Maior do Exrcito angolano, general Gouveia S Miranda. O general fez esta afirmao em declaraes imprensa no final de um encontro que manteve com o chefe da delegao de estudantes do curso de Comando e Estado Maior das Foras Armadas da Nigria, brigadeiro general

Fergus D. Bobay. A alta patente militar angolana referiu ainda que o resultado da troca de experincia entre os dois pases tem sido positivo. Realou igualmente a importncia de estar-se informado da forma como os dois pases esto a preparar os seus quadros neste domnio. A delegao de estudantes do curso de Comando e Estado Maior das Foras Armadas da Nigria encontrou-se em Angola com o objectivo de constatar a experincia e os desafios das foras armadas nacionais na gesto de desastres

e calamidades, no sentido de comparla experincia do seu pas. A mesma tem ainda como objectivo permitir aos estudantes descobrir reas de cooperao bilateral e multilateral em frica, bem como fortalecer as relaes j existentes entre Angola e a Nigria. O colgio uma instituio internacional de formao militar, que seleccionou neste ano um total de 10 pases para serem visitados por 10 grupos (Angola, Benin, Camares, Etipia, Ghana, Lesoto, Nger, Ruanda, Senegal e frica do Sul.
MARo.ABRIL.2011 17

DR

SECTOR IMObILIRIO

SECTOR IMObILIRIO

Demografia em Angola e Luanda


om base em vrios estudos e inquritos, realizados nos ltimos anos, foi possvel elaborar um modelo de projeco demogrfica de Luanda (capital de Angola) que reflecte o perodo entre 2000 e 2025. O modelo considerou que a taxa de fecundidade se mantm constante at ao ano 2025 sendo seguida de um decrscimo moderado da mortalidade sendo o ndice de migraes constante. Quanto a Angola no seu conjunto, foram utilizados dados fornecidos e projectados pelas Naes Unidas relativos ao mesmo perodo. Em suma, e segundo os dados do Relatrio de Mercado Imobilirio, realizado pela consultora Abacus em associao com Savills, estima-se que em 2025, Luanda tenha uma populao com cerca de 14,7 milhes de habitantes, o que sig-

Mercado residencial
mercado residencial angolano, especificamente o mercado da Grande Luanda encontra-se bastante activo mas enfrenta hoje um enorme desafio. Partindo de um estgio em que qualquer produto (independentemente da sua qualidade) era vendido quase sempre em planta - passou-se para uma etapa na qual os compradores exigem ver e sentir o produto final. Para essa mudana de paradigma contribuiu muito a no entrega de alguns produtos. Ou seja, houve promoes que no terminaram, uma enorme desiluso das reas compradas em planta, invariavelmente consideradas pequenas, que traduz uma falta de maturidade da procura. O modelo de negcio da promoo imobiliria residencial, ir, pois, mudar. Se os promotores, por regra, financiavam os seus projectos com recurso a vendas em planta e em capital bancrio, provavelmente passaro a assistir a uma

grande plano

nifica que 54% da populao angolana estar a viver naquela cidade. Os restantes 46% da populao estaro distribudos um pouco por todo o territrio nacional, que contar com 27 milhes

de habitantes. A necessidade de alterao da estrutura de Luanda , pois, uma evidncia, pois s dessa forma ser possvel que a cidade sustente o crescimento previsto da sua populao.

Mercado imobilirio existente


sector imobilirio angolano continua a centrar-se quase exclusivamente na cidade de Luanda. Encontrase actualmente em fase ascendente de crescimento sendo um mercado com pouca maturidade e que tem inerentes vrias caractersticas. Em 2010, foi introduzida uma nova experincia (que se perspectiva continuar em 2011) e que precisamente um controlado aumento da oferta em alguns segmentos, o que tem influenciado as ideias dominantes do mercado. As caractersticas essenciais do sector imobilirio so: Manuteno de uma excessiva dependncia governamental; Concorrncia diminuta, que conduz a aumentos das margens de lucro e a situaes de monoplio (apesar de, em determinados segmentos se ter vindo a assistir a um aumento da oferta em consequncia do aumento da concorrncia); Custos associados transaco de propriedade so elevados, tal como o capital inicial para a aquisio de activos imobilirios; Poucos terrenos com escritura colonial registada (de posse plena); Insegurana jurdica na transmisso da propriedade, especialmente terra;
18 MARo.ABRIL.2011
DR

banca muito mais selectiva nos seus financiamentos, e apoiada cada vez mais em consultores externos aquando das decises de financiamento/investimento que lhes so propostas. A reduo das vendas em planta j uma realidade e tambm por isso a comercializao e o marketing dos produtos tero, cada vez mais, uma maior expresso e importncia no mercado imobilirio angolano. Em paralelo com outros mercados internacionais, a nova realidade descrita ir naturalmente seleccionar os intervenientes do mercado, afectando tambm o comportamento da procura e a sua deciso. Esta ser, tambm por isso, cada vez mais exigente no tipo de produto (desde os acabamentos s reas) e na forma de aquisio desse produto. Outra grande mudana que ir afectar transversalmente o mercado imobilirio angolano incluindo promotores, banca, consultores e todos os seus restantes agentes relaciona-se com a mu-

dana da poltica de contratao da rea empresarial. Em nossa opinio, a procura mudou radicalmente passando do cliente individual para o empresarial. Internacionalmente, mais de 95% das empresas multinacionais, tm uma filosofia no patrimonialista, o que significa que preferem o arrendamento compra, mesmo em mercados onde o pay-back se situe entre 5 a 7 anos (como o caso de Angola). Assim, no afectam os seus balanos com activos fora da sua actividade e canalizam meios, entre outras consequncias. Na nossa opinio, neste ponto que se ir registar uma mudana forte, ou seja, a grande procura vai passar do modelo de compra directa para arrendamento, conduzindo necessidade de introduzir a figura do Investidor Institucional para preencher as necessidades do Promotor (vender) e dos Clientes (arrendar).

grande plano

Custos dos materiais de construo excessivamente caros; Falta de terrenos no centro da Cidade, o que tem potenciado o segmento da recuperao/ reconstruo urbana (com cada vez mais exemplos na cidade); Falta de ordenamento do territrio; Falta de Plano Director para a Cidade objectivo e claro; Necessidade de infraestruturas bsicas; Nmero elevado de construes anrquicas (apesar de cada vez mais reduzidas). As caractersticas do mercado tm vindo a manter-se. Contudo, foi introduzido um novo dado dominante, que tem influenciado o mercado: na rea imobiliria de Angola todos so especialistas de mercado. Trata-se de um dado introduzido por alguns dos agentes do prprio mercado como por entidades terceiras e marginais actividade imobiliria. Por essa razo, o mercado imobilirio angolano caracterizado pela ideia - definitivamente errada no conjunto, mas certa em parte - de que h excesso de oferta imobiliria e dos produtos serem caros. Nessa anlise no esto consideradas as localizaes, o tipo de produto ou mesmo o subsegmento em causa (es-

critrios/comrcio/logstica/industrial). A promoo imobiliria em Angola/ Luanda pode demorar no menos de 4 a 6 anos, desde o momento da posse da terra at produo final do produto imobilirio. Assim, o segmento imobilirio um dos mais difceis da actividade econmica e um dos que representam maiores riscos porque as alteraes verificadas nos ltimos dois anos podem ter uma influncia determinante no resultado final, sendo que estas, dificilmente estaro preparadas para eventuais alteraes de fundo (como as que se verificaram). E precisamente isto que hoje se passa com alguns produtos no mercado. Muito se tem falado sobre as dificuldades no escoamento de determinados produtos. um facto que o ritmo a que assistamos - em especial no que respeita o segmento de topo do mercado residencial - decresceu. Mas esse decrscimo deve-se ao tipo de investidor/ comprador para esse produto em concreto, por ser muito sensvel a alteraes econmicas. Este relatrio ir analisar os vrios subsegmentos do mercado imobilirio e diferencia-los, bem como detalhar as respectivas manutenes da procura.

MARo.ABRIL.2011

19

SECTOR IMObILIRIO
O mercado residencial caracterizase por: Escassez de oferta residencial para venda e principalmente para o arrendamento no que respeita o segmento mdio e mdio alto em Luanda Cidade; Continuao da diferenciao entre os vrios segmentos do mercado; Lentido na concretizao de alguns dos projectos residenciais para o segmento mdio; Realizada uma anlise da oferta versus procura, podemos delimitar Luanda em vrias zonas: Centro de Luanda/Luanda Velha Ingombotas e Marginal, uma das zonas com maior desenvolvimento, com construo de edifcios de dimenso significativa a nvel residencial e escritrios; As zonas mais procuradas, as denominadas zonas nobres so Miramar, Bairro Azul, Alvalade, Cruzeiro, Vila Alice, Cidade Alta e Baixa da Luanda. A destacar ainda outras zonas de forte procura: a Maianga e Maculusso. Entre os empreendimentos a serem entregues em 2011 nas localizaes referidas destaca-se o edifcio Moncada Prestige, do Grupo Lena, o edifcio Solar de Alvalade, o edifcio Platinium, o empreendimento Comandante Gika (Bairro de Alvalade) e o Rei Katiavala. Talatona / Luanda Sul A procura de habitao centra-se nos condomnios construdos para habitao que apostam nos segmentos alto e mdio alto. De entre os vrios empreendimentos salientam-se os Terraos do Atlntico, o Condomnio Imbondeiro, o Condomnio Kyanda, as Residncias de Talatona, etc. Camama Zona dirigida essencialmente ao segmento mdio, com valores inferiores zona de Talatona. uma zona de crescimento de projectos com escala. Benfica Zona de possvel expanso onde a distribuio dos terrenos efectuada de forma ordenada. De mencionar que existem projectados alguns empreendimentos que podero influenciar decisivamente a envolvente como o Projecto da Escom e Mota-Engil, no Largo do Patriota. Viana Cada vez mais a afirmarse como a zona industrial preferencial dada a proximidade de Luanda. Tem assistido a uma expanso ao nvel residencial e de entre os empreendimentos residenciais destacam-se as Vilas de Luanda da Imporfrica junto Filda e estao de comboios de Viana. Zona Norte - De franca expanso e beneficiando do fecho da via expresso at rotunda do Roque, da sada do mercado do Roque Santeiro, local onde surgir um projecto do segmento alto. Estas facilidades colocam a zona norte a poucos quilmetros e minutos do centro de Luanda. Destaca-se o condomnio fechado Ocean Village como o empreendimento de referncia da zona.

SECTOR IMObILIRIO

grande plano

grande plano

DR

Quintiliano dos Santos

... neste ponto que se ir registar uma mudana forte, ou seja, a grande procura vai passar do modelo de compra directa para arrendamento, conduzindo necessidade de introduzir a figura do Investidor Institucional para preencher as necessidades do Promotor (vender) e dos Clientes (arrendar).
20 MARo.ABRIL.2011

Valores praticados de venda e arrendamento


o que se refere ao cada vez mais importante mercado de arrendamento residencial, Luanda caracteriza-se, actualmente, por uma clara falta de oferta de espaos adequados aos Business Plan das organizaes. Hoje em dia j no bastam os investidores particulares. Como j referimos, ser necessrio passar a existirem Investidores Institucionais que alavanquem com escala este emergente subsegmento. Ainda com forte actividade, existe o mercado de Guest-Houses, que, para muitas organizaes, principalmente as de escala reduzida, pretende ser o con-

junto de escritrio e parte da rea residencial com todos os servios includos. Outra caracterstica deste segmento prende-se com a exigncia dos proprietrios no recebimento das rendas com cerca de 12 meses de avano apesar de serem nmeros que tm vindo a diminuir. J nos produtos usados, comum o inquilino ficar responsvel pelo pagamento das obras de adaptao e remodelao, deduzindo-se na renda os investimentos realizados. Nestes casos, os proprietrios pretendem curtos prazos de arrendamento para que, findo o prazo, possam colocar o activo no mercado por valores mais elevados.

Como j referimos, ser necessrio passar a existirem Investidores Institucionais que alavanquem com escala este emergente subsegmento.

MARo.ABRIL.2011

21

Angola lidera crescimento mundial em 2012


ngola apresentar um dos maiores ndices de crescimento mundiais no prximo ano (10,5%), sendo apenas superada pela economia iraquiana (12,6%) de acordo com o relatrio anual, World Economic Outlook, do Fundo Monetrio Internacional (FMI), divulgado esta semana. Angola crescer muito acima da mdia estimada para a economia mundial em 2012 (4,5%). O FMI rev em alta as estimativas para a evoluo da economia nacional em relao s suas previses de Outubro de 2010. Assim, a taxa de crescimento estimada para o PIB em 2011 passa de 17,1% para 7,8% e, no que respeita a 2012, a previso de crescimento de 16.3% formulada em Outubro elevada agora para 10,5%. O crescimento estimado para este ano (7,8%), traduz uma recuperao muito significativa em relao aos 1,6% de crescimento do PIB registados pela economia angolana, de acordo com o FMI, em 2010. balana Corrente melhora Tambm a balana corrente regista uma evoluo muito positiva, passando de uma posio deficitria de 1,8% do PIB em 2010 para um excedente correspondente a 6,2% do PIB este ano e de 9,5% no prximo. Tendo presente as estimativas divulgadas pelo Fundo, em Outubro de 2010, constata-se uma melhoria muito sensvel da posio angolana, j que, na altura, as previses apontavam para um saldo da balana corrente, em percentagem do PIB, de 1,3% em 2011 e de 3,3% no prximo. J a inflao, de acordo com as previses do Fundo, continua a constituir um dos maiores quebra-cabeas da poltica econmica, passando, em termos mdios, de 14,5% em 2010 para 14,6% este ano e descendo para 12,4% em 2012. Neste captulo, as perspectivas pioram em relao s projeces de Outubro ltimo, as quais apontavam para 13,3% em 2010, 11,3% em 2011 e 10,9%
22 MARo.ABRIL.2011

Economia angolana deve crescer 7% em 2011


os ltimos 18 a 20 meses, e aps alguns anos de euforia, a economia angolana deparou-se com a necessidade de realizar alguma conteno, situao a que no estava habituada por estar em total contra-ciclo se comparada com as elevadas taxas de crescimento registadas em perodos anteriores. Em 2006, por exemplo, a economia angolana chegou a registar um crescimento acima dos 18%. Apesar da crise mundial e de esta no lhe ter sido imune, Angola apresenta-se hoje como pas de francas oportunidades de crescimento, facto atestado na confiana depositada pelo Fundo Monetrio Internacional (FMI) e na injeco estimada de um montante aproximado de USD 883 milhes, em linha com o cumprimento e a implementao de programas objectivos traados em sectores no petrolferos. O FMI previu para 2010 um crescimento da economia angolana nos 2,5%, sendo as perspectivas para 2011 na ordem dos 7,1%. Por seu lado, o Banco Esprito Santo (BES) estimou para Angola um crescimento de 4,3% (2010) e para 2011 apontou para um crescimento na ordem dos 7,3%. Tambm o Banco Portugus de Investimento (BPI) apontou para 5% de crescimento em 2010 e 7,5% em 2011. Os dados referidos so muito positivos e so ainda reforados pela forte previso de crescimento dos sectores no petrolferos, que tambm contribuiro para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Angola. A mdia de inflao estimada no ano de 2010 de 13,5% e em 2011 so esperados valores abaixo dos 13%. Os principais bens para a acelerao dos preos tm sido os produtos alimentares e as bebidas, bem como os combustveis (2010). Positivo, mas ainda com poucos resultados prticos na economia de Angola foi a reduo da taxa de juro de redesconto para 25%, por parte do Banco Nacional de Angola (BNA). Importante mencionar ainda que no Doing Business ndice elaborado pelo Banco Mundial

economia

em 2012. Angola ir crescer claramente acima da mdia da economia mundial (4,5% em 2012) e mesmo acima da taxa de crescimento prevista para os mercados emergentes (6,5%). Crescer, de acordo com as previses do FMI, tambm muito acima da mdia da frica Subsariana (5,5% em 2011 e 5,9% em 2012) e dos pases africanos exportadores de petrleo (6,9% em 2011 e 7% em 2012). Em 2011, o crescimento angolano s ser superado pelo do Gana (13,7%), sendo que Angola o pas africano que mais crescer no prximo ano e, abstraindo do caso do Iraque, que tem as suas especificidades em termos de crescimento sustentvel, a economia angolana ser mesmo a que mais crescer no planeta em 2012. Para o FMI a posio externa do pas positiva, pois visto como um credor lquido e a variao do preo das commodities ter um impacto globalmente muito positivo na balana comercial nacional. Na verdade, os efeitos negativos decorrentes da evoluo dos preos dos produtos alimentares so sobejamente compensados pelos produzidos pela elevao do preo do petrleo. O FMI estima que a procura mundial de petrleo atinja, este ano, os 89,4 milhes de barris diariamente (mbd), valor que compara com os 87,9 mbd consumidos em 2010 e os 85 mbd consumidos em 2009. Recuperao mundial abranda No seu conjunto a economia mundial vai crescer 4,4% este ano, registando assim uma ligeira desacelerao em relao aos 5% registados em 2010. Tanto as designadas economias avanadas como as emergentes reflectem o abrandamento da recuperao internacional, com as primeiras a reduzir a sua taxa de crescimento de 3% em 2010 para 2,4% em 2011 e as segundas a cair dos 7,3% alcanados em 2010 para os 6,5% estimados para 2011.

O FMI rev em alta as estimativas para a evoluo da economia nacional em relao s suas previses de Outubro de 2010. Assim, a taxa de crescimento estimada para o PIB em 2011 passa de 17,1% para 7,8% e, no que respeita a 2012, a previso de crescimento de 16.3% formulada em Outubro elevada agora para 10,5%.
No prximo ano, a economia global dever melhorar ligeiramente o seu desempenho, alcanando um crescimento de 4,5%. De destacar que, entre o grupo dos BRIC, apenas a Rssia e a frica do Sul aumentam o seu ritmo de crescimento. A China, que crescera 10,3% em 2010, dever aumentar o seu produto em 9,6% este ano e em 9,5% em 2012. A ndia desacelera do seu crescimento de 10,4% de 2010 para 8,2% este ano e 7,8% no prximo. Tambm o Brasil regista uma quebra: se em 2010 a economia brasileira cresceu 7,5%, estimase que se quedar pelos 4,5% este ano e 4,1% no prximo. Pelo contrrio, a Rssia, que cresceu 4% em 2010, crescer 4,8% este ano, abrandando o ritmo de evoluo da sua economia em 2012 (4,5%). J a frica de Sul, o pas nefito dos BRIC, recupera este ano do modesto crescimento que verificou em 2010 (apenas 2,8%). Assim, em 2010, crescer 3,5% e em 2011 3,8%. O maior problema da economia sul-africana a elevada taxa de desemprego: atingiu 24,8% da populao activa em 2010 e baixar para 24,4% este ano e 23,7% no prximo.

Crescimento do PIB em Angola

25% 20% 15% 10% 5% 0%


2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

economia

Fonte: BES, FMI

Taxa de Inflao

300% 250% 200% 150% 100% 50% 0%


2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Fonte: BES, FMI; EIU (Jan. 2010), Country report.

que reflecte a facilidade na realizao de negcios de vrias economias analisadas posiciona Angola em 164 lugar (anos 2010 e 2011), o que reflecte uma ligeira melhoria face ao ano transacto. Dos vrios itens analisados, destaca-se positivamente a facilidade na obteno de crdito e pela negativa, refere-se o sub-ndice relativo a comear um negcio e ainda a obteno de licenas de construo.
Doing Business

Os principais parceiros de Angola so, em termos de importao, os Estados Unidos da Amrica (EUA), a Coreia do Sul e Portugal. Nas exportaes, os principais mercados so tambm os EUA e ainda a China, Frana e o Chile. A economia chinesa tem tido um papel fundamental em Angola, especialmente pelas linhas de crdito abertas, que se tm revelado fundamentais para as obras estruturantes a realizar no pas.

2008 Comear Negcios/Business start-up (Ranking) N de procedimentos/Number of steps Durao (Dias)/Duration (Days) 12

2009 170 170 8

2010 169 169 8

2011 164 164 8

Obteno de Licenas de Construo/Obtaining a Construction Licence N de procedimentos/Number of steps Durao (Dias)/Duration (Days) Custo (% PNB per capita)/Cost (% of income capita) 14 337 1,109.7 12 328 831.1 12 328 597.7 12 328 694.3

Fonte: BES, FMI; EIU (Jan. 2010), Country report.

MARo.ABRIL.2011

23

Se eu pudesse, estaria sempre a viajar


Maria Eugnia da Cruz uma angolana nascida em Benguela, que frequentou a universidade em Portugal e que, depois de casar com Mrio Machungo, veio viver para Moambique onde dedicou a sua vida profissional ao sector da Educao. Entre tantas mudanas ocorridas na sua vida, sente-se naturalmente um pouco desenrazada, mas, ao mesmo tempo, ainda mantm alguns elos com a terra que a viu nascer. J no vai a Angola h cerca de 13 anos se pudesse estaria sempre a viajar.

A ligao aqui em Moambique , e sempre foi, muito mais prxima da frica do Sul. Ns, os angolanos, estvamos mais ligados a Portugal, ou chamada Metrpole

Figura

aria Eugnia da Cruz, natural de Benguela, conheceu o ento estudante de Economia, Mrio Machungo, que era natural de Maxixe (Inhambane), quando ainda frequentava o curso de Lnguas na Universidade Clssica de Lisboa. Remontam a esses tempos as atribulaes vividas por tantos outros jovens de origem africana, que frequentavam a famosa Casa dos Estudantes do Imprio durante a poca colonial. Um stio no s histrico como emblemtico, pelos imensos testemunhos de um perodo que antecedeu e envolveu a Revoluo e Independncia das ex-colnias. Ficaram gravadas na sua memria o enfrentar de um certo choque cultural. Um choque que afectava, segundo a mesma, mais os moambicanos do que os angolanos. A ligao aqui em Moambique , e sempre foi, muito mais prxima da frica do Sul. Ns, os angolanos, estvamos mais ligados a Portugal, ou chamada Metrpole, justifica Maria Eugnia, acrescentando que a ligao dos angolanos a Portugal era muito mais prxima, at em termos de alimentao. No meu tempo, em Angola, no havia tantos produtos provenientes da frica do Sul. Mas aqui no. Eu acho que foi esse o choque. Uma terra diferente. Estaes e clima diferentes. Enfim tudo isso a acrescentar a um ambiente distinto aquando das datas festivas. De acordo com a ex-professora, era extremamente aborrecido passar o Natal, o Fim de Ano, o Aniversrio e outras pocas festivas distante do lar. De modo que, nessas alturas, procurava-se compensar a ausncia dos amigos e da famlia, no aconchego dos estudantes.
MARo.ABRIL.2011

Amndio Vilanculos

Ou seja, o esprito de proteco abraava os estudantes das universidades e dos institutos, de cursos e anos distintos, independentemente da sua provenincia geogrfica. Na Casa dos Estudantes do Imprio convivamos todos juntos, fossemos de Cabo Verde, Moambique, Angola ou de So Tom. E na altura, no havia divises. Todos nos entendamos, garante Maria Eugnia com os olhos distantes e postos no Passado. Da intensa poca acadmica, Maria Eugnia guarda bons e maus momentos. Recorda com um travo amargo uma experincia pela qual passou graas sua companheira de quarto e que dizia respeito a um suposto envio de bombas para Luanda. Um episdio triste e doloroso do qual no gosta nada de falar. Mas relembra igualmente peripcias relacionadas com festas e passeios na praia e no campo, que partilhava com os seus amigos de antanho. O seu ba de afectos encerra num interior entreaberto as viagens que fez pela Europa quando ainda era estudante. E se Maria Eugnia pudesse, ainda hoje estaria sempre a viajar. Mas retornando ao Passado. Quando os cinco anos da sua licenciatura acabaram, Maria Eugnia formou-se e foi a 30 de Abril de 1970 que desposou Mrio Machungo, na capital portuguesa. Ao mesmo tempo, Machungo licenciou-se em Economia no Instituto Superior de Cincias Econmicas e Financeiras (ISCEF) da Universidade Tcnica de Lisboa, em 1969. E diante da eminncia de Machungo rumar para Moambique, a sua esposa solicitou ao ento Ministrio

figura

Amndio Vilanculos

do Ultramar um lugar como professora em Loureno Marques. Tivemos de nos casar, pois s assim eu teria direito passagem e s regalias do Banco, confessou com um sorriso tmido nos lbios. Era uma vez em Moambique A vida do casal na capital de Moambique comeou mais precisamente no Hotel Tivoli, sendo que somente mais tarde, e apesar das dificuldades da altura, que ambos conseguiram encontrar uma casa a seu gosto. Foi uma coisa verdadeiramente pica porque, naqueles tempos, arranjar casa era complicado. A no ser que fossemos morar para a Matola ou para os subrbios. Quase que no se alugavam casas na Capital. Ento, fomos morar na actual Av. Eduardo Mondlane para um prdio novo, relembra. Entre 1970 e 1974, paralelamente

com o cargo de economista no Banco de Fomento Nacional, Mrio Machungo leccionou no Instituto Comercial e na Faculdade de Economia da Universidade de Loureno Marques, onde assumiu o cargo de director da Faculdade. Maria Eugnia comeou a sua carreira profissional na rea da Educao, em Moambique, dando aulas de Portugus e Ingls no antigo Liceu Antnio Enes (actual Escola Francisco Manyanga), deixando para trs as opes que o Ministrio do Ultramar lhe deixava no sentido de ir leccionar para Timor ou para a Ilha de Moambique. Mas, ficar longe do marido era uma questo posta de parte, como tal Maria Eugnia respondeu negativamente e dedicou-se ao ensino na ento Loureno Marques. Eu disse que no queria ir para Timor nem para a Ilha de Moambique e ento disseram-me para ficar c (em Maputo). Primeiro, estive como eventual e depois passaram-me para
MARo.ABRIL.2011 25

24

Gostos & Preferncias


O que gosta de fazer nos seus tempos livres? Gosto de fazer jardinagem, que um bom exerccio. Quais so os escritores da sua eleio? Ea de Queirs, Mia Couto e o autor angolano Pepetela. Qual foi o pas que mais gostou de visitar at hoje? Turquia, Cuba, Cabo Verde e Zimbabwe, onde passei umas lindas frias no princpio da governao de Robert Mugabe. E quando estive em Angola, fiz uma longa viagem at Benguela, Luanda e Hula. E quais so os locais de referncia para si em Moambique? Gostei muito da vila de Manica: o clima l era muito agradvel. Mas tambm gostei de Cabo Delgado. Durante trs anos vivi na Zambzia, e amos muitas vezes a Nampula e Inhambane. Tambm conhecemos as ilhas das Quirimbas, Bazaruto e Santa Carolina.

o ensino tcnico e colocaram-me, por imperativos de servio, na Escola Comercial, explica. Mais tarde, viria a trabalhar para o Ministrio da Educao (tendo participado na Avaliao do Desempenho dos Alunos e na Comisso dos Exames, bem como na rea da Planificao) e depois foi para a Universidade Pedaggica. Estive em Inglaterra para tirar mais algumas especializaes. Estudei um pouco mais o Ingls e a Didctica e passei para a Universidade Pedaggica onde existia o curso de Formao de Professores. A par e passo, a carreira poltica de Mrio Machungo iniciou-se em 1974, quando foi nomeado ministro da Coordenao Econmica do Governo de Transio. Entre 1974 e 1986, assumiu diversas pastas na qualidade de ministro, nomeadamente as da Indstria e Comrcio, Indstria e Energia e Agricultura e Plano. Em 1983, foi nomeado Governador da provncia da Zambzia, cargo que acumulou com o de ministro do Plano. Em 1986, foi nomeado Primeiro Ministro, cargo que acumulou com a pasta do Plano. E ao longo de todo esse tempo, Maria Eugnia esteve ligada ao sector da Educao, tendo leccionado at 1987. Laos que a unem a Angola A ex-professora sempre conseguiu conciliar a sua actividade profissional com a sua vivncia familiar. Teve duas filhas. A filha mais velha nasceu no tempo colonial, em 1971, e faz 40 anos este ano e a mais nova nasceu em 1976. A ligao a Angola desvaneceu-se com o grassar do tempo, fosse em relao a Benguela (local onde nasceu) ou a Luanda, cidade para a qual se mudou com a famlia aos sete anos de idade. Seu pai era tcnico de Rdio e trabalhou na famosa Casa Americana e viajava bastas vezes pelo pas devido aos rdio-clubes e s estaes de rdio que existiam nas provncias e exigiam a sua presena. Nessa poca, Maria Eugnia era uma mida muito sossegada. Um sossego e serenidade que ainda hoje imperam na sua personalidade envolta numa simpatia deveras contagiante. Dizem que eu olhava muito, mas que no falava. Eu gostava muito de observar e um hbito que me ficou, refere, acrescentando ao mesmo tempo

Na Casa dos Estudantes do Imprio convivamos todos juntos, fossemos de Cabo Verde, Moambique, Angola ou de So Tom. E na altura, no havia divises. Todos nos entendamos

O africano est sempre na moda


experincia de j ter palmilhado o mundo e bebido a inspirao de diferentes culturas estimulou mltiplas ambies em Beatriz Costa, uma empreendedora angolana que reside agora em Moambique. A sua ligao Moda um facto indesmentvel. Desde a sua forma de vestir s jias que usa, passando pela decorao da sua loja, o mote implcito passa por um mood de recorte africano, sem dvida vivo, handcrafted, pleno de cor e odor. O seu Bazart est localizado em pleno corao da cidade de Maputo, e bate ritmos musicais a paredes meias com a famosa Casa de Ferro. A Loja da Beatriz abre diariamente as portas e janelas duma autntica casa de sonho, com requintes arquitectnicos coloniais, onde a cultura francomoambicana useira e vezeira pela proximidade com o incontornvel Centro Cultural. Ir ao Bazart um acto de puro prazer. O espao no grande mas sobretudo cozy e tem o predicado de juntar o que de melhor os estilistas moambicanos fazem, juntando obras de outros que se expressam alm fronteiras. Na anlise do percurso da empreendedora, sobressai a leitura de que afinal o africano est sempre na moda. S o africano que no sabe que tudo o que frica est na moda, destaca Beatriz Costa, cujo maior desafio criar um intercmbio que ligue os PALOPS atravs da moda. Para o efeito, a angolana visitou recentemente a sua terra natal no sentido de pesquisar o que por l se faz. A bem dizer, Beatriz sonha replicar em Angola o que conseguiu fazer em Moambique. E Cabo Verde ser a sua
Amndio Vilanculos

comunidade

que sente saudades da sua famlia e de outras coisas. Recordo-me muito de cenas da minha infncia. De stios, de cheiros, de histrias. Mas fiquei um pouco desenrazada de alguns stios. Primeiro desenraizei e fui viver para Portugal. Depois vim para aqui, mas nunca me enrazei assim muito. Tudo porque houve uma grande mudana e, s vezes, fico como espectadora dos meus stios, mas tenho saudades Fao parte do filme, mas ao mesmo tempo fico de fora a olhar. Alis, a ex-docente cultiva um certo desapego em relao a alguns prazeres, como a dana e cozinha, mas em contrapartida no resiste em dedicar-se arte da decorao, da jardinagem e das viagens, sendo que as viagens assumemse mesmo como a sua maior paixo. Se Maria Eugnia pudesse estaria sempre a viajar pelo Mundo, no sentido de conhecer outras culturas. Gostaria de viajar com o marido, com quem adora dar longos passeios. Isto, quando o mesmo no se encontra ocupado com as suas diversas actividades profissionais, uma vez que Mrio Machungo - que outrora participou, ao lado de Joaquim Chissano, no desenrolar das negociaes que conduziram assinatura dos Acordos de Paz, em 1992 presidente do Conselho de Administrao do Millenium BIM - Banco Internacional de Moambique, desde 1995. No que diz respeito a viajar para e por Angola, Maria Eugnia afirma que j no vai sua terra natal h cerca de 13 anos, mas que partilha muitos bons momentos com amigos angolanos que, volta e meia, vm a Maputo. Uma ligao por amizade que a mantm unida sua terra.

figura opinio

Amndio Vilanculos

prxima meta. Alis, a empresria espera que a moda moambicana possa vir a ser exportada para aquele arquiplago, gerando um intercmbio cultural frutuoso. A forte interveno do artesanato na moda africana e na moambicana, de um modo particular, um dado que Beatriz Costa joga para o tabuleiro dos seus projectos. As prateleiras, os armrios, os cabides e as cestas do Bazart exibem imensos objectos de artesanato e vesturio feito de tecidos locais. E este mosaico vivo promete, muito em breve, projectar-se em outros pases do continente.

Alis, o Bazart j est a prever apresentar o portfolio digital dos seus produtos Made in Africa dentro em breve na Internet. A expectativa que o website venha a facilitar a comercializao dos produtos moambicanos. preciso colocar Moambique fora de Moambique, defende Beatriz Costa. A empreendedora verifica com algum desconforto o facto de grandes lojas como a de Indaba, na frica do Sul, comercializarem artefactos de todos os pases da frica Austral, com a excepo dos produtos de Moambique.

Confunde-se Angola com Luanda


Beatriz Costa cumpriu na sua vida um itinerrio algo intrigante. Investiu anos em terra brasilis, Portugal, Suia, Estados Unidos da Amrica e, actualmente, reside em Moambique. Apesar das voltas que j deu ao Globo, uma coisa certa, no deixou nunca que o seu esprito mwangol se apagasse. Angola est dentro de mim o meu bero, afirma com uma voz segura, de quem sabe perfeitamente que o trilho que deve seguir. No entanto, a empresria verifica com pouco entusiasmo que muita gente confunde Angola com a cidade de Luanda, como se a capital fosse identificativa de toda uma nao. Angola um pas rico e esse facto que possibilita um enorme fluxo de pessoas a convergir para l. Segundo a mesma, a motivao deste fluxo justamente o dinheiro e o que se julga poder adquirir com ele. Ento, na ptica das pessoas que escalam o pas, ir para Angola significa ir para Luanda. Da que as restantes provncias ainda no estejam a ser exploradas de forma expressiva.

26

MARo.ABRIL.2011

MARo.ABRIL.2011

27

Embaixada de Angola promete apoio comitiva dos Jogos Africanos


Ministrio da Juventude e Desportos vai contar com a embaixada de Angola em Moambique durante a participao do pas nos Jogos Pan-africanos de Setembro prximo, em Maputo. A confirmao do embaixador angolano, Garcia Bires, quando falava aos jornalistas no final de um encontro com a delegao nacional que participou na reunio do Comit Organizador dos Jogos (COJA). No encontro, realizado na sala de reunies da embaixada, o director nacional dos desportos, Raimundo Ricardo, explicou ao diplomata as aces extras-desportivas inseridas no programa, destacando-se as actividades

ONU divulga alerta sobre risco de expanso da tuberculose multiresistente


O Brasil integra o grupo dos 22 pases em desenvolvimento que concentram 80% dos casos mundiais da doena.
Organizao das Naes Unidas (ONU) advertiu a comunidade internacional que necessrio ampliar os esforos para diagnosticar e tratar cerca de 2 milhes de pessoas no mundo que, de 2011 a 2015, podero ter tuberculose multirresistente a tratamentos convencionais, chamada de MDR-TB, na sigla em ingls para Multi-Drug-Resistant. A tuberculose MDR no responde aos medicamentos usados no tratamento convencional da doena e, se no for controlada a tempo, aumenta o risco de propagao, segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS) e o Fundo Global de Luta contra a Sida, Tuberculose e Malria. Em 2008, 440 mil casos de tuberculose multirresistente foram registados e 150 mil pessoas morreram. Na vspera do Dia Mundial da Tuberculose, a ONU apelou para os lderes mundiais que re-

desporto

culturais. A Misso Cultural dos Jogos Panafricanos pretende divulgar a imagem de Angola durante os jogos por via de uma Casa de Angola na cidade de Maputo, onde vo ser realizados espectculos musicais, exposio de pintura e visualizao de vdeos. Alm de Raimundo Ricardo, participaram na reunio do Comit Organizador dos Jogos, o chefe de misso e o seu adjunto, Antnio da Luz e Mrio Rosa, o presidente do Comit Paralmpico Angolano, Leonel da Rocha Pinto, que participou igualmente na condio de presidente do Comit Paralmpico Africano.

dobrem os esforos para diagnosticar e tratar a doena. Muitos pases fizeram progressos. Mas, apesar da escala de esforos, o mundo precisa de fazer muito mais para cuidar dos pacientes com MDRTB, afirmou a directora-geral da OMS, Margaret Chan. No podemos permitir que a MDR-TB se espalhe sem controle. O director-executivo do Fundo Global de Luta contra a SIDA, Tuberculose e Malria, Michel Kazatchkine, afirmou que a tuberculose multirresistente uma ameaa para todos os pases. Segundo ele, preciso fazer um esforo extraordinrio para resolver o problema. Em 2009, 9,4 milhes de pessoas foram diagnosticadas com tuberculose e 1,7 milhes morreram, incluindo 380 mil pessoas que eram portadoras do vrus HIV. O Brasil integra o grupo

dos 22 pases em desenvolvimento que concentram 80% dos casos mundiais da doena. Por ano, so notificados cerca de 72 mil casos e de 5 mil mortes por tuberculose.

sade

Muitos pases fizeram progressos. Mas, apesar da escala de esforos, o mundo precisa de fazer muito mais para cuidar dos pacientes com MDR-TB, afirmou a directora-geral da OMS, Margaret Chan. No podemos permitir que a MDR-TB se espalhe sem controle.

28

DR. google

MARo.ABRIL.2011
DR

MARo.ABRIL.2011

29

Henrique Artes encanta Brasil


Documentrio De Angola Contra Costa comea a ser filmado em Luanda
Um documentrio intitulado De Angola Contra Costa, que pretende reconstituir a viagem realizada pelos exploradores Hermenegildo Capelo e Roberto Ivans, vai ser rodado em Luanda, a partir desta sexta-feira. O produtor portugus Jos Borges

grupo angolano de teatro, Henrique Artes encantou o Brasil com a exibio do espectculo Hotel Komarca, durante o Festival de Teatro Lusfono (FESTLUSO), que teve lugar no estado de Piau. Devido ao sucesso alcanado, o grupo apontado como um forte candidato

a participar do Festluso e do Festival de Teatro de Lngua Portuguesa (FESTLIP) no Rio de Janeiro na edio deste ano. O espectculo Hotel Komarca, cuja temtica a vida dos reclusos nas cadeias angolanas teve muita aceitao no exigente pblico brasileiro na medida em que os sul-americanos se debatem tambm com muitos problemas relativos mesma problemtica. Os sonhos enterrados, o desabafo, ou ainda as frustraes vividas pelos personagens (reclusos) so alguns dos elementos que prendem o espectador no enredo existente em Hotel Komarca, colocando-o num constante suspense em relao ao desenlace. O tema deixaria, em qualquer encenador, a tentao de fazer o pblico viver uma compaixo pelos personagens. Entretanto, Flvio Ferro, encenador da pea surpreende por explorar um facto dramtico (estar encarcerado) mas de forma cmica. O facto oferece uma espcie de humanidade entre os personagens para com a audincia. O FESTLUSO contou ainda com a participao do grupo moambicano Lareira, que exibiu a Cavaqueira do Poste e o Grupo de Teatro do Centro Cultural Portugus do Mindelo (Cabo Verde) com a pea Os Amantes. O grupo Henrique Artes conta ainda com uma participao na V Amostra Latina de Teatro realizada em Abril de 2010, em So Paulo, Brasil. O colectivo Henrique Artes foi fundado em 2000 e no seu palmars j foi distinguido, em 2004, como vencedor do Prmio de Teatro da Cidade de Luanda.

cultura

DR.

DR.

salientou que as filmagens tero como pano de fundo uma recriao terrestre entre Angola e Moambique, que deu lugar ao Mapa Cor-de-rosa, apresentado na conferncia de Berlim em 1887. Segundo Jos Borges, encontra-se j em Luanda uma equipa de cineastas e produtores portugueses, que esto a recolher mais dados, prevendo, com profissionais nacionais, recolher informaes no mbito da investigao nas provncias do Namibe, Hula, Bi e Moxico, depois de Moambique. A obra comea na provncia do Na-

mibe vai ainda ser rodada na Zmbia e tem o seu final em Moambique, onde vamos mostrar as diferentes relaes comerciais entre Angola e Moambique, e as transformaes e importncia que estes pases tiveram nas suas regies, explicou. O produtor sublinhou que o projecto vai mostrar as transformaes profundas, avanos e desenvolvimento que Angola teve nos ltimos nove anos de paz. Referiu ainda que o documentrio, que vai ser rodado em dois meses, conta com o apoio da TPA e ser consumido essencialmente nas redes de televiso de pases da CPLP.

30

MARo.ABRIL.2011

MARo.ABRIL.2011

31

32

MARo.ABRIL.2011

Vous aimerez peut-être aussi