Vous êtes sur la page 1sur 6

28/09/2009

Organizaes de Padronizao de Redes


O que so padres de redes? Quem estabelece os padres?

Os padres ditam desde o formato de mensagens, passando pela intensidade de um sinal eltrico, at as dimenses que um determinado conector ou interface devem ter. Esta padronizao permite, por exemplo, que voc possa adquirir uma placa de rede que, independentemente do fabricante, poder ser montada em seu equipamento e os demais componentes de hardware e software presentes podero interagir com ele.

Professor Lo Matos

As Organizaes de Padronizao so associaes compostas por representantes dos fabricantes, de universidades, centros de pesquisa e governos. Organizaes de Padronizao Industrial, Comercial ou Profissional: Electronic Industries Association (EIA); International Eletrotechnical Commission (IEC); Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Organizaes de Padronizao Internacionais: International Organization for Standardization (ISO); International Telecommunications Union (ITU).

Os Modelos de Referncia
Visando reduzir a complexidade e facilitar a interoperabilidade, os softwares de comunicao so altamente estruturados. O processo de comunicao dividido em camadas, onde cada camada prov servios para a camada superior. Na comunicao entre duas mquinas, cada nvel troca informaes com o mesmo nvel na outra mquina. Desse modo, uma camada pode ser completamente alterada, desde que respeitadas as interfaces.

28/09/2009

Existem atualmente dois modelos de referncia que tratam dessa organizao da comunicao em camadas: Modelo de Referncia Open Systems Interconnection/International Organization Standardization (OSI/ISO); E o Modelo de Referncia Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP).

Modelo OSI/ISO
Este modelo apresenta um conjunto detalhado de definies e codificaes para organizar a arquitetura da rede em camadas. Cada camada agrupa funes e servios similares. Eventuais ajustes ou modernizaes em uma camada no afetam as demais, se respeitadas as interfaces entre elas. So sete as camadas deste modelo. Em geral, as camadas inferiores oferecem servios s superiores.

Modelo OSI/ISO

28/09/2009

Camada Fsica
Trata da transmisso efetiva dos bits pela rede. Os dados so enviados pela rede como uma seqncia de bits composta de vrios 0 (zero) e 1 (um). Assim, essa Camada deve garantir que um bit 0, enviado, deve ser recebido como um bit 0 e um bit 1, enviado, deve ser recebido como um bit 1. No se preocupa com a leitura de informaes e nem com erros ocorridos durante a transmisso.

Camada de Enlace
A funo principal da Camada de Enlace tornar livre de erros a transmisso efetuada pela Camada Fsica. Para isso, divide o fluxo de bits em unidades chamadas quadros. Cada quadro possui centenas ou milhares de bits. funo dessa Camada efetuar um controle de fluxo, evitando que o transmissor envie mais do que o receptor pode processar. Pode ainda reenviar um quadro inutilizado por erros de transmisso, ou um quadro perdido; deve tambm possuir mecanismos para detectar o recebimento de quadros repetidos.

Camada de Rede
A Camada de Rede trata de duas funes importantes: endereamento e roteamento. A primeira diz respeito identificao dos endereos de origem e destino dos dados a transmitir. A segunda est relacionada a escolhas associadas determinao do melhor caminho a ser percorrido pela informao (rotas). Nesta camada, o fluxo de dados dividido em unidades denominadas pacotes.

Importante!
Em situaes em que as mquinas esto conectadas diretamente por meio de uma ligao ponto-a-ponto, no h a necessidade de uma Camada de Rede, uma vez que a Camada de Enlace pode executar as tarefas necessrias manuteno do enlace (link).

28/09/2009

Camada de Transporte
Para prover a comunicao fim-a-fim confivel, a Camada de Transporte da origem se comunica com a do destino, o que no acontece nas camadas inferiores (Fsica, de Enlace e de Rede), nas quais a comunicao se d entre mquinas adjacentes. A Camada de Transporte da origem recebe os dados da Camada de Sesso, dividindo-os em unidades menores, denominadas segmentos. Ento os encaminha, via camadas inferiores, Camada de Transporte do destino, que libera os dados para a Camada de Sesso na ordem em que foram enviados pela Camada da origem.

Camada de Sesso
Objetiva fornecer meios que permitam melhor controle sobre a informao enviada, sobretudo em situaes com que a Camada de Transporte no consegue lidar. Sua Maior funo a sincronizao. A Camada de Sesso permite que a transferncia dos dados seja reiniciada de um ponto de referncia imediatamente anterior falha. Esse ponto de referncia denominado ponto de sincronizao. A origem e o destino periodicamente trocam informaes estabelecendo pontos de referncia lgicos. Quando ocorre uma falha, a transferncia poder se dar a partir do ltimo ponto de referncia.

Camada de Apresentao
A Camada de Apresentao oferece servios relacionados sintaxe (formato) e semntica (significado) das informaes, ao contrrio das camadas inferiores que, normalmente, se preocupam somente com a movimentao de bits entre as mquinas. A Camada de Apresentao compreende a sintaxe do sistema local e do sistema de transferncia, e permite que computadores utilizando diferentes cdigos possam se comunicar adequadamente. Por exemplo: caso um deles se utilize de Unicode e o outro de ASCII.

Camada de Aplicao
A Camada de Aplicao prov padres para que aplicativos possam comunicar-se adequadamente, independentemente do fabricante do sistema em que so executados.

28/09/2009

O Modelo TCP/IP
O surgimento do Modelo de Referncia TCP/IP deu-se de maneira bem diferente do OSI/ISO. Com o advento da Internet, a utilizao de diferentes tecnologias de transmisso por rdio e satlite, vrios problemas afloraram. Resolveu-se ento criar uma arquitetura de referncia, a qual posteriormente foi denominada TCP/IP, em razo de dois de seus principais protocolos: o Transmission Control Protocol (TCP) e o Internet Protocol (IP).

Camada de Transporte
Tem por finalidade estabelecer uma conversao entre a origem e o destino final. Dois protocolos: Transmission Control Protocol (TCP) Protocolo de Controle de Transmisso; e User Datagram Protocol (UDP) Protocolo de Datagrama de Usurio.

28/09/2009

O TCP um protocolo orientado conexo, onde os dados so entregues sem erros e na mesma ordem em que foram enviados. o TCP do TCP/IP. Prov transmisso confivel de dados por meio da deteco e correo de erros nas extremidades. Garante a no duplicao de dados. Todos os dados enviados so confirmados. utilizado em aplicaes interativas ou que no possuam mecanismo prprio de controle de entrega.

O UDP um protocolo no orientado conexo. No confivel, utilizado para suportar trfego de aplicaes que no necessitam de controle de fluxo ou de seqncia. Geralmente essas aplicaes necessitam mais de agilidade do que de uma entrega precisa, sobretudo para as do tipo consulta e resposta e que transmitem pequenas quantidades de dados. O controle do envio e recebimento dessas mensagens usualmente feito pelas prprias aplicaes.

Camada de Rede
A escolha pelo TCP ou UDP se d em funo do protocolo da Camada de Aplicao, que demanda um servio, orientado conexo ou no. Entre os protocolos que se utilizam do TCP esto o HTTP, FTP e SMTP, enquanto entre os que se utilizam do UDP esto o NFS, DNS e SNMP.
A Camada de Rede, tambm denominada de InterRede ou Internet, a responsvel pela transmisso de dados, sem conexo e no confivel (modo datagrama). Assim como a mesma camada no modelo OSI, efetua duas importantes funes: endereamento e roteamento. Na origem, recebe os dados da Camada de Transporte, agrupando-os em pacotes. Adiciona ainda um cabealho com que possui, entre outras informaes, o endereo da mquina de origem e de destino das informaes.

Vous aimerez peut-être aussi