Vous êtes sur la page 1sur 16

Eixo Temtico: Inovao e Sustentabilidade em Diversos Setores

A REUTILIZAO DE TUBOS DE PAPELO COMO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS The reuse of cardboard tubes as the basis for product design

BASE PARA O

Resumo: Tendo em vista a produo crescente e constante de lixo, este projeto (fruto do trabalho de concluso de curso em Desenho Industrial habilitao Projeto de Produto na Universidade Federal de Santa Maria) tem como objetivo aplicar os conhecimentos de Desenho Industrial no desenvolvimento de um produto a partir da reutilizao de resduos industriais. Alm da reviso terica sobre reutilizao e design, foi realizada uma pesquisa em indstrias do municpio de Santa Maria RS, visando identificar materiais que pudessem ser utilizados neste trabalho, definindo-se como resduo a ser trabalhado os tubos de papelo. A seguir, o material foi submetidos a testes, reconhecendo caractersticas que melhor se adequassem a um projeto de produto. Com os resultados, concluiu-se que uma estante para livros seria um bom produto a ser desenvolvido, e apropriado s particularidades do material. Foram realizadas, ento, anlises e pesquisas que auxiliaram na definio dos requisitos de projeto e do conceito do produto. Desenvolveram-se alternativas de soluo por meio de desenhos e modelagens volumtricas, at a escolha daquela mais condizente com as necessidades e requisitos definidos. Finalmente, apresentam-se as configuraes finais e o modelo funcional, com todas as caractersticas formais do produto projetado. Palavras-chave: design, projeto de produto, reutilizao, estante para livros. Abstract: Noting the growing and constant production of garbage, this project (result of the graduation project in Product Design course, at Federal University of Santa Maria) has as purpose to apply the knowledge of Product Design in development of a product based on industrial waste reuse. Therefore, besides the theoric research about reuse and design, a study was made in industries of Santa Maria city, aiming to identify possible materials to use in this project, chosing cardboard tubes as the material to be studied. Before that, the material were submited to tests, recognizing characteristics that fits better in a product project. With the results, was discovered that a bookshelf would be a good product to be designed, and appropriaded for the residues properties. Many analysis and researches was made, who support the definition of the project requirements and the product concept. Were developed alternatives through sketches and volumetric modeling, until the choise that most fits with the needs and requirements defined. Finally, are presented the final configuration, the technical specifications and the handmade production of a functional mockup, with all the formal characteristics of the designed product. Keywords: design, product design, reuse, bookshelf.

1. Introduo Imagine quo menor seria a quantidade de resduos produzida se fosse reutilizado, somente mais uma vez, cada coisa que vai para o lixo. Reutilizar uma forma de evitar que v para o lixo aquilo que no lixo. ser criativo, inovador, usar um produto de vrias maneiras. Para Kazazian (2005), alguns produtos j so concebidos na perspectiva de duas utilizaes sucessivas e diferentes como o caso do copo de extrato de tomate. a imaginao do usurio que pode modificar a funo de um produto e lhe dar outro destino. Pode-se dizer que a reutilizao a segunda vida de um produto, muitas vezes dando-lhe outra funo, significado, e at aparncia. O uso de um objeto pode apresentar algum outro tipo de possibilidade alm da funo habitual para a qual foi feito (CAMPANA, 2009, p. 86). De acordo com a descrio de Fuad-Luke (2004), reutilizao o uso do material sem que seu estado original seja alterado (em outras palavras: no h reprocessamento envolvido). o mesmo pensamento seguido por Larica (2003), que define esse termo como sendo o reaproveitamento direto de um componente ou do produto. Este autor explora mais o assunto, expondo duas maneiras de reutilizao: aquela que acontece nas funes originais maximizao do uso de produtos de alta qualidade, que foram projetados com facilidade para desmontagem e imediata substituio de seus componentes, visando um melhor aproveitamento da sua vida funcional; e aquela com nova aplicao funcional envolve a adoo de um uso alternativo para o produto, com uma nova vida funcional programada.
Eu tenho uma teoria, que est mais para uma esperana. Eu acredito que um dos futuros do design de produto a reutilizao de materiais. Afinal, j temos coisas o suficiente no mundo, porque ao invs de criarmos mais materiais ou explorarmos mais matrias-primas, no reutilizamos objetos j existentes. [...] Agora pensem. Imagine se houvesse formas de produzir novos produtos que reutilizassem objetos j existentes? Que houvesse uma conversao entre as diversas empresas que permitisse uma produo mais consciente e sustentvel? ABC Design, 2009.

Redig, no ano de 1977, define design como o equacionamento simultneo de fatores ergonmicos, perceptivos, antropolgicos, tecnolgicos, econmicos e ecolgicos no projeto dos elementos e estruturas fsicas necessrias vida, ao bem estar e/ou cultura do homem (p. 32). Segundo a definio do ICSID 1 (International Council os Societies of Industrial Design Conselho Internacional de Sociedades de Design Industrial), design uma atividade criativa cujo objetivo estabelecer as qualidades multifacetadas dos objetos, processos, servios e seus sistemas em todos os ciclos de vida. Portanto [...] design o fator crucial de mudanas culturais e econmicas (traduo nossa, 2010). Ainda segundo ICSID (2010), algumas das tarefas do design so:
Reforar a sustentabilidade global e a proteo ambiental (tica global) Dar benefcios e liberdade para toda comunidade humana, individual e coletiva Apoiar a diversidade cultural, apesar da globalizao do mundo (tica cultural) (traduo nossa, grifo nosso).

Organizao internacional que protege e promove os interesses dos profissionais de design, fundada em 1957.

Como se pode ver, o aspecto ambiental j era considerado um fator a ser relevado no projeto de produtos h muito tempo (o fator ecolgico citado em 1977), e inserido como uma atividade pertinente ao design pelo seu rgo mximo. Porm, parece que agora mais do que nunca este assunto est sendo aprofundado; o foco est no desenvolvimento de produtos que respeitem o meio ambiente e causem o mnimo de impacto ambiental. A reutilizao, como proposta de reduo da quantidade de lixo, no novidade. Muitos profissionais, inclusive, trabalham dessa forma h muito tempo geralmente em parceria com comunidades carentes e ONGs. Registros da proposta de conciliar reutilizao com design so relativamente mais recentes. A preocupao com os aspectos relacionados ao meio ambiente dentro da esfera do design teve seu incio por volta de 1970, com a criao do Greenpeace 2 (em 1971) e com a publicao do livro Design for the Real World, de Victor Papanek. Papanek foi um dos primeiros a pesquisar sobre este assunto e propor produtos criados unindo esses dois conceitos, por volta de 1990. Em seu livro Arquitetura e Design: ecologia e tica, de 1995, descreve sua experincia de reutilizao de resduos industriais. Segundo ele, a preocupao com a ecologia aponta desde j para uma nova orientao do design: o aproveitamento das partes desperdiadas na fabricao. A seguir, um trecho onde ele narra seu trabalho, seguido dos produtos resultantes (Fig. 1).
Quando na Polnia vi os magnficos artigos de couro de cor clara, procurei saber junto aos albardeiros que os cosiam mo qual o destino das aparas. Informaram-me que eram deitadas fora por serem demasiados pequena sequer para uma carteira. Das conversas com os pequenos fabricantes na Polnia, resultou que inventei um pisa-livros para as pessoas que gostam de ler enquanto comem [...] Continuaram, porm, a sobrar bocadinhos mais pequenos da pea de couro. Poderiam ser aproveitados para revestir os cabos de talheres, satisfazendo as necessidades especficas de pessoas com as mos deformadas pela artrite ou outras doenas deformadoras; proporcionaria trabalho e, por conseguinte, independncia e autoestima s pessoas com dificuldades de aprendizagem [...] O design inovador poderia resolver este desafio ecolgico desperdiar menos e, simultaneamente, tratar de trs problemas diferentes de desempenho e psicologia (PAPANEK, 1995, p. 65).

Figura 1 - "Pisa-livros", artefato para manter os livros abertos, feito com retalhos de couro, e cabos de talheres, feitos com as aparas do produto anterior. Fonte: Papanek (1995, p. 65).

2 O Greenpeace uma organizao global e independente que atua para defender o ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos (GREENPEACE, 2010).

Atualmente, percebe-se um crescimento nesta rea, tanto na parte de pesquisa como de aes e planos empresariais. Acredita-se que esta uma tendncia muito forte por vrios motivos, dentre os quais a carncia de matrias-primas e a abundncia dos resduos. Cada vez mais empresas e designers voltam seu trabalho exclusivamente para projetos ecologicamente corretos. Muitos deles, inclusive, trabalham especificamente com reutilizao de materiais. Abaixo se v uma amostra de produtos desenvolvidos por designers de vrias partes do mundo, fabricados com resduos (Fig. 2).

Figura 1 - Produtos desenvolvidos a partir de resduos. Fonte: Google Imagens (2010g).

Um produto feito de material rejeitado (proveniente de resduos e sobras), no s agrega valor ambiental pelo fato de estar retirando do ambiente algo que s aumentaria a degradao como tambm simblico, j que o usurio ir reconhecer que est contribuindo e fazendo sua parte na preservao da natureza. Somando-se a isso o valor do design, est criada uma pea promissora e valiosa.
Uma tendncia que tomou um grande impulso nos ltimos anos, no mundo todo, a de pessoas comuns preocupadas em consumir produtos e servios que respeitam o meio ambiente. No se trata de ativistas, no necessariamente integram qualquer ONG ambiental, mas so pessoas que buscam ter um comportamento ecologicamente correto, tanto na sua vida domstica e profissional quanto no seu modo de consumir (KAKUTA; RIBEIRO, 2007, p. 117).

2. Projetando com reutilizao O principal objetivo do projetista de produto encontrar solues para as diversas necessidades, sejam elas referentes esttica, ao transporte, acessibilidade, ao ambiente. Neste trabalho, busca-se uma alternativa para diminuir a quantidade de resduos industriais de Santa Maria RS. Assim, depois de considerados e estudados alguns conceitos importantes sobre reutilizao e design, inicia-se a parte do projeto prtico relatado a seguir. 2.1.1. Pesquisa dos resduos A partir do momento no qual se definiu o tema deste trabalho, iniciou-se alm da reviso terica e de fundamentao a pesquisa em algumas indstrias na cidade de Santa Maria, para que fosse possvel reconhecer um recorte do estado da arte dos resduos e, de certa forma, analisar quais deles poderiam ser caracterizados como passveis de uso. Assim, o primeiro passo foi pesquisar indstrias de diversas reas e segmentos e seus resduos. Nesta tarefa, contou-se com a ajuda do setor de Desenvolvimento Econmico da Prefeitura Municipal, que gentilmente disponibilizou uma lista de vrias indstrias do municpio para esta pesquisa. Aps entrar em contato com as que foram consideradas mais relevantes (em funo do tipo de resduo que poderia ser encontrado, e da disponibilidade desta em participar), foi marcada a data da visita, na qual foi aplicado um questionrio (a fim de obter mais informaes sobre os resduos, desde quantidade at destino final) e foram feitas fotografias, como forma de registro. Desta forma, dentre as dez empresas que se dispuseram a fazer parte deste projeto (Bir de Impresses do Centro de Artes e Letras da UFSM, Gama Gassen, Sulgraf Camisetas, Sul Acrlicos, TCS Indstria Metalrgica, Vidraaria Camobi, Incorpore Malhas, Esquadrias Foletto, Detalha e Roni Malhas), foram reconhecidos resduos utilizveis em sete delas.

Figura 3 Alguns dos resduos recolhidos.

Dos questionrios, extraram-se as seguintes informaes que so comuns a grande parte dos locais pesquisados: Para a indstria que descarta o resduo, no vale a pena (economicamente) reutilizar ou reciclar internamente. Seria um custo grande com esse processo, sem um retorno compensatrio. A doao tida como a melhor soluo. Manter o resduo estocado na indstria, at encontrar algum destino, faz com que se perca espao que poderia estar sendo utilizado de outra maneira. Aps alguns testes iniciais com os resduos recolhidos (madeira, acrlico, tubos e cones de papelo), definiu-se como material a ser trabalhado os tubos de papelo. Essa deciso foi baseada nas boas caractersticas apresentadas pelo material durante os testes realizados (resistncia vertical e horizontal, possibilidade de corte, lixamento, pintura e colagem Fig. 4) e tambm pela grande quantidade do resduo, proveniente da empresa Sulgraf Camisetas.

Figura 4 Alguns testes realizados com os tubos de papelo.

Atuante no segmento de confeco, a atividade central a fabricao de camisetas para universitrios. A produo residual total (retalhos de tecido, quadros, papis, tubos de papelo e sacos) de cerca de 100 quilos por ms. 2.1.2. Definio do produto a ser projetado Depois de reconhecidas as caractersticas do material, dentre as quais a resistncia foi a mais explcita, iniciou-se uma busca por produtos que necessitam desta caracterstica. A inteno de desenvolver um produto funcional, e no prioritariamente esttico, foi uma norteadora dessa busca. Realizada uma pesquisa de possveis produtos (que pudessem unir as caractersticas do material com o apreo pessoal pelo trabalho) enxergou-se na estante para livros um bom produto. A estante um dos mveis mais funcionais e prticos da casa. De variados tamanhos e formas, ela est presente em todos os espaos, cumprindo mltiplas funes. No h como negar a importncia de uma estante bem planejada (CASA ABRIL, 2010). 2.1.3. Definio do pblico-alvo O pblico-alvo deste produto segmentado pelo estilo de vida; pessoas que so adeptas e/ou simpatizem com o estilo de vida ecologicamente correto e apreciem produtos com esse carter. Alm disso, so pessoas que gostam de manter contato com a natureza, personalizar seu espao e seus produtos, tem o hbito da leitura e boa convivncia social. Desta forma, a fim de facilitar a visualizao de comportamento e atitudes do pblicoalvo, utilizou-se o recurso de construo de painel de estilo de vida do usurio (Fig. 5).

Figura 5 - Painel do estilo de vida do usurio. Fonte: Google Imagens (2010b).

A definio do pblico-alvo uma importante atividade dentro do projeto, pois ela conduz o processo do projeto para aquele determinado tipo de usurio. Deve ser esclarecido que o perfil acima descrito refere-se ao pblico para qual o produto est sendo projetado e pensado, mas no necessariamente apenas essas pessoas iro utiliz-lo. 2.1.4. Definio e hierarquizao das restries e requisitos de projeto A fim de reconhecer as preferncias do pblico-alvo, foram utilizadas ferramentas como entrevista e diferencial semntico. Os resultados foram compilados em um quadro (Quadro 1) que apresenta os requisitos do projeto. Estes foram divididos em: requisitos morfolgicos, de produo e funcionais, e separados em obrigatrios ou desejveis. Desta forma, o esforo pode ser concentrado em atender as necessidades reais do produto, e, havendo a possibilidade, satisfazer os requisitos desejveis.
Quadro 1 - Requisitos da estante a ser projetada. Obrigatrios Formato geomtrico, discreto e simples Monocromtica, podendo ser uma cor vibrante Estrutura estvel e resistente Esteticamente agradvel Tamanho ergonomicamente adequado Que ocupe pouco espao no ambiente no qual esteja inserida Utilizar os tubos de papelo como principal matria do produto Aproveitamento mximo dos materiais utilizados Uso da menor quantidade de materiais diferentes Tamanhos padronizados que facilitem o corte das peas Formato que propicie a correta armazenagem dos livros Possibilidade de ser adaptado s necessidades do usurio Desejveis Fazer com que o usurio perceba que o produto feito de resduo, mas no a primeira vista Esttica atemporal, que se adeque a diversos ambientes

Requisitos morfolgicos

Proposta de subprodutos desenvolvidos com os resduos da produo

Requisitos de produo

Uso simples e intuitivo

Requisitos funcionais

2.1.5. Definio do conceito Para definir o conceito a ser seguido, buscaram-se os termos mais citados pelo pblicoalvo na entrevista e no diferencial semntico. So eles: geomtrico, discreto, simples e monocromtico. Assim, montou-se um painel semntico (Figura 6) que rene imagens referenciais variadas que iro auxiliar na gerao de alternativas.

Figura 2 - Painel semntico. Fonte: Google Imagens (2010a, 2010d, 2010f).

Aps feita a observao deste painel, foram extrados os seguintes temas: Minimalismo Escola Bauhaus Modularidade Estilo retr Repetio Tema escolhido: Modularidade Modularidade definida por: um padro que se repete; atravs da unio de mdulos, formando estruturas homogneas. Assim, podemos definir mdulos, para este trabalho, por peas iguais que se encaixam ou se completam de alguma forma.
O termo modularidade adotado para descrever o uso de unidades comuns com o fim de criar uma variedade de produtos [...] O desenvolvimento de produtos modulares uma tcnica atualmente muito utilizada desde produtos simples, como brinquedos e mveis, at os mais complexos, como automveis e avies (BACK et al., 2008, p. 538).

Este tema foi o escolhido pois acredita-se que intrnseco a ele est o carter de versatilidade e personalizao, caractersticas buscadas pelo pblico-alvo e reconhecidas atravs do questionrio. Sendo o mvel modulvel, o usurio pode escolher qual arranjo melhor lhe convm, de acordo com suas necessidades. Ainda segundo Back et al. (2008), a diversidade de requisitos dos consumidores resulta em grande variedade de produtos e em uma produo complexa, o que leva, com frequncia, as empresas a ofertarem produtos especialmente projetados para uma necessidade especfica. Objetivando ofertar

produtos para uma ampla faixa de necessidades, de forma mais racional e econmica, empregado o conceito de projeto para a modularidade. A fim de facilitar a gerao de alternativas, e tambm de visualizar alguns produtos existentes que representam a caracterstica de modularidade, confeccionou-se um painel de expresso do produto (Fig. 7):

Figura 7 - Painel de expresso de modularidade. Fonte: Google Imagens (2010c).

Atravs deste painel, reconheceu-se uma das principais caractersticas da modularidade: a simplicidade formal. Outro ponto visualizado que a maioria dos produtos presentes no painel de expresso de modularidade (exceto os com carter ldico) funcionam por si s: ou seja, eles so modulares, mas desenvolvem bem sua funo se utilizados sozinhos.
Para aumentar a pluralidade de oferta, podemos multiplicar as combinaes entre os objetos, tornando-os modulveis [...] O potencial de transformao do objeto deve permitir que o usurio utilize sua prpria criatividade, eventualmente graas a uma concepo baseada no do it yourself (DIY), isto , monte sozinho. [...] Permite que o industrial reduza os custos de produo e logstica: ficando a montagem por conta do usurio, reduzem-se o volume das embalagens e o estoque, assim como o transporte (KAZAZIAN, 2005, p. 46).

2.1.6. Gerao de alternativas Com os painis (semntico, de expresso de modularidade e de pblico-alvo) impressos, iniciou-se a gerao de alternativas (Fig. 8).

Figura 8 Incio da gerao de alternativas.

No decorrer da evoluo dos desenhos, avaliou-se o desenvolvimento de um produto multifuncional, alm de modular. Ou seja, um mdulo que agregue outra funo alm da de estante. Segundo a revista Bravo! j na dcada de 1940 e especialmente nos anos do ps-guerra, vrios designers preocuparam-se em congregar em um nico objeto vrias funes. Joe Colombo projetou uma cadeira multifuncional, a Multichair, e o norteamericano F. Kiesler j havia pensado numa cadeira que era tambm mesa ou armrio. Assim, decidiu-se seguir com essa ideia. O primeiro passo tomado foi a confeco de um painel de expresso de multifuncionalidade (Fig. 9), visando reconhecer o que j foi criado com este conceito e tambm para facilitar o desenvolvimento de alternativas.

Figura 9 - Painel de expresso de multifuncionalidade. Fonte: Google Imagens (2010e).

Pela observao do painel anterior, foram reconhecidas algumas caractersticas gerais a grande parte dos produtos multifuncionais: Formalmente, so produtos de linhas simples. A mudana de funo ocorre pela simples troca de posio do objeto; ora de p, ora deitado, atua de formas diferentes. Os produtos no possuem lados definidos. No se pode precisar que face a lateral, ou a superior, j que estas variam de acordo com a funo que est sendo exercida. Assim, continuou-se o processo de gerao de alternativas. O desenho evoluiu at surgir uma alternativa que, aparentemente, apresentava uma boa soluo, tanto formal quanto funcional: o mdulo pode ser usado como estante, mesinha ou banqueta. Esta no possui um ponto frgil, ocupa pouco material que no seja resduo (placas laterais) e, dependendo de suas dimenses, pode funcionar como outros produtos. Desta forma, a alternativa foi testada em escala 1:6, com auxlio de um boneco calunga, para determinar suas dimenses aproximadas.

Figura 10 Alternativa escolhida.

2.1.7. Maquetes e modelos A gerao pode ocorrer tambm de forma tridimensional, atravs de maquetes e modelos, que facilitam uma viso real da volumetria do produto. Assim, atravs da confeco de uma maquete da alternativa anterior, foi sentida a necessidade de um suporte lateral para facilitar a pega (sendo o conceito modularidade, pressupe-se que o produto ser movimentado e trocado de lugar). Tambm se percebeu que a posio banqueta estava muito alta (o boneco no encostava os ps no cho Fig. 11).

Figura 113 - Teste volumtrico em escala 1:6.

Para a pega, chegou-se a uma figura alongada, com as pontas terminando em uma forma arredondada desenho este que faz referncia ao formato cilndrico do tubo, e que no foge visualmente do restante dos elementos formais. Para testar a funcionalidade da alternativa, confeccionou-se um modelo volumtrico (Fig. 12).

Figura 12 - Testes da pega alongada.

Observando-se as fotos anteriores, conclui-se que este formato de pega mais apropriado: favorece que o usurio tenha uma grande rea de ala para movimentar o mdulo da maneira que lhe convir e no apresenta incmodos na posio de banqueta (por ser posicionada na borda da chapa, e no centralizada). 2.1.8. Configurao geral O produto desenvolvido configura-se em um mdulo multifuncional com as seguintes dimenses: 44 cm de altura, 36.5 cm de profundidade e 44 cm de comprimento, possuindo um recorte lateral que funciona como ala, com medidas de 5 cm de largura por 26 cm de comprimento. Todas as arestas do produto so arredondadas, para que o manuseio seja mais suave, e o produto possa ser facilmente carregado e transportado (inclusive em bagageiros de carro, devido ao seu tamanho). Em relao aos materiais utilizados, o tubo de papelo atua como principal, sendo que so utilizados 11 em cada mdulo, cortados no comprimento de 41 cm. Esta medida foi reconhecida por dois motivos principais: o primeiro de ordem ergonmica, respeitandose as medidas antropomtricas adequadas para um assento (j que o mdulo pode ser uma banqueta); o segundo tem relao com a disponibilidade do resduo utilizado, que na maioria das vezes possui partes amassadas ou estragadas, que so descartadas, restando ento pedaos de tamanho menor.

Foram utilizados cerca de 70% dos tubos recolhidos. De cada um, de cerca de 2 m, um pedao de 60 cm tinha que ser descartado pelos motivos descritos anteriormente. Esse valor representa um timo aproveitamento, j que esses 70% utilizados na produo deste mdulo tiveram seu destino de lixo comum desviado para um reuso mais nobre. Alm disso, feito com apenas dois materiais (tubos de papelo e MDF), facilmente separados no caso de uma futura reciclagem. A maioria do material utilizado proveniente de reutilizao (gasto zero). Para visualizar a configurao do produto como um todo, foi feito um modelo volumtrico utilizando-se os tubos. Este modelo tambm serviu para verificar questes como tamanho, resistncia, uso e adequao da pega (Figura 13).

Figura 13 - Configurao geral do mdulo.

Assim, com o desenho definido, foram confeccionados prottipos de quatro mdulos, para que fosse possvel visualizar o produto em uso, em suas diversas funes e possibilidades de montagens. Os mdulos so unidos com o auxlio de uma pea de juno simples, confeccionada com retalhos de MDF. 2.1.9. Ambientaes As ambientaes destinam-se a expor o produto em situaes reais de uso. Neste caso, optou-se pelo cenrio de um ambiente domstico e familiar, a fim de observar de que maneiras o mdulo desenvolvido (batizado de Mobina, pela unio dos termos mdulo com bobina) pode ser conjugado com o restante da decorao.

Figura 14 esquerda, Mobina sendo usada como mesa lateral; direita, estante e mesa lateral..

Figura 15 Diferentes configuraes de estante: simples, dupla e em L.

Figura 16 esquerda, estante e caixa organizadora; direira, caixa no contexto infantil.

Figura 17 esquerda, banqueta e estante; no centro, estante fechada e caixa; direita, mesinha e estante.

Retomando os requisitos de projeto, pode-se concluir que foram atingidos em sua maioria. O produto desenvolvido formalmente simples e funcional; sua qualidade de versatilidade propicia que mude de funo de acordo com a necessidade do usurio, podendo atuar como estante, caixa, banqueta, mesa de apoio, mesa de centro e outras combinaes que forem propostas, atravs da montagem dos mdulos. Seu tamanho est ergonomicamente adequado para ser utilizado como banqueta, fator que no prejudicou seu tamanho na funo de estante, potencializando inclusive sua estabilidade. Em relao esttica, acredita-se que um bom resultado foi alcanado. Os traos so limpos e sem floreios, o que favorece o carter atemporal que era almejado. Na funo de estante, a rea interna de aproveitamento foi pensada para acompanhar a maioria dos tamanhos de livros encontrados. O comprimento tambm correspondeu s necessidades dos usurios, que disseram preferir uma estante que ocupe pouco espao no ambiente no qual esteja inserida. Como banqueta, o corte da ala no interfere no conforto e nem diminui a resistncia do mvel ao sentar. Utilizada como caixa e como estante, a nica restrio a objetos pequenos, que podem cair por entre os vos das bobinas. Este foi pensado por dois motivos: primeiro, para reduzir a quantidade de material utilizado; e segundo para permitir uma boa ventilao aos livros e demais produtos guardados. Sendo a bobina de papelo, preferiu-se aumentar sua durabilidade (e a proteo do produto) atravs da pintura com tinta esmalte (a base de gua) do que us-la ao natural. No h informaes precisas quanto durabilidade, mas acredita-se que se os mdulos no forem utilizados indevidamente (em reas midas, por exemplo) sua vida til seja extensa. Para encerrar, espera-se que a conscincia ecolgica cresa exponencialmente, e cada vez mais surjam produtos que respeitem o meio ambiente e as diversas formas de vida e apresentem as caractersticas e qualidades necessrias a contemplar os seis pontos citados por Redig, considerados simultaneamente necessrios caracterizao do design: forma, funo, economia, homem, indstria e ambiente. 3. Referncias Bibliogrficas ABC DESIGN. Re-utilize. 2009. Disponvel em: <http://abcdesign.com.br/design-deproduto/re-utilize/>. Acesso em: 13 abr. 2010.

BACK, Nelson et al. Projeto integrado de produtos: planejamento, concepo e modelagem. So Paulo: Manole, 2008. BRAVO! 100 objetos essenciais do design mundial. So Paulo: ed. Abril, dez. 2008. Edio CAMPANA, Fernando e Humberto. Cartas a um jovem designer: do manual indstria, a transfuso dos Campana. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. CASA ABRIL. 8 estantes superprticas. 2009. Formato JPEG. Disponvel em: <http://casa.abril.com.br/materias/casas/8-estantes-superpraticas-427448.shtml>. Acesso em: 14 out. 2010. FUAD-LUKE, Alastair. The eco-design handbook: a complete sourcebook for the home and office. London: Thames & Hudson, 2004 (new edition). GOOGLE IMAGENS. Formas geomtricas. 2010a. Disponvel em: http://www.google.com .br/images?um=1&hl=ptbr&biw=1024&bih=677&tbs=isch:1&sa=1&q=formas+geom%C3% A9tricas&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=>. Acesso em: 03 jul. 2010. ______. Hbito da leitura. 2010b. Disponvel em: http://www.google.com.br/images?hl=ptbr&biw=1024&bih=677&gbv=2&tbs=isch:1&sa=1&q=h%C3%A1bito+da+leitura&aq=f&aq i=&aql=&oq=&gs_rfai=>. Acesso em: 03 jul. 2010. ______. Modularidade. 2010c. Disponvel em: <http://www.google.com.br /images?hl=ptr&source=imghp&biw=1024&bih=677&q=modularidade&gbv=2&aq=f&aqi= &aql=&oq=&gs_rfai=>. Acesso em: 03 jul. 2010. ______. Monocromtico. 2010d. Disponvel em: <http://www.google.com.br /images?um=1&hl=ptbr&biw=1024&bih=677&tbs=isch:1&sa=1&q=monocrom%C3%A1tic o&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=>. Acesso em: 03 jul. 2010. ______. Multifuncionalidade. 2010e. Disponvel em: <http://www.google.com.br /images?hl=ptbr&biw=1024&bih=677&gbv=2&tbs=isch:1&sa=1&q=multifuncionalidade&a q=f&aqi=g10&aql=&oq=&gs_rfai=>. Acesso em: 03 jul. 2010. ______. Simplicidade. 2010f. Disponvel em: <http://www.google.com.br/i mages?um=1&hl=ptbr&biw=1024&bih=677&tbs=isch:1&sa=1&q=simplicidade&aq=f&aqi= &aql=&oq=&gs_rfai=>. Acesso em: 03 jul. 2010. ______. Produtos design e reutilizao. 2010g. Disponvel em: <http://www.google.com.br/imghp>. Acesso em: 03 abr. 2010. GREENPEACE. Misso e valores. 2010. Disponvel em: <http://www.greenpeace.org/ brasil/pt/quemsomos/Missao-e-Valores-/>. Acesso em: 17 jun. 2010. ICSID. Definition of design. 2010. Disponvel em: <http://www.icsid.org/about/about/articles31.htm>. Acesso em: 14 ago. 2010. KAKUTA, Susana Maria; RIBEIRO, Julio. Trends Brasil: tendncias de negcios para micro e pequenas empresas. Porto Alegre: Sebrae/RS, 2007. KAZAZIAN, Thierry (organiz.) Haver a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentvel. 2. ed. Traduo de Eric Roland Rene Heneault. So Paulo: Senac, 2005. LARICA, Neville Jordan. Design de transportes: arte em funo da mobilidade. Rio de Janeiro: 2AB, 2003. PAPANEK, Victor. Arquitetura e design: ecologia e tica. Lisboa: Edies 70, 1995. REDIG, Joaquim. Sobre Desenho Industrial. Rio de Janeiro: ESDI, 1977.

Vous aimerez peut-être aussi