Vous êtes sur la page 1sur 27

14/08/2012

14/08/2012

14/08/2012

14/08/2012

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA

14/08/2012

SISTEMA MUSCULAR

ESTUDO DO TECIDO MUSCULAR ESQUELTICO

- HISTOLOGIA -

As fibras colgenas e elsticas, nervos e vasos sanguneos so encontrado entre os feixes de fibras musculares

14/08/2012

COMO A MICROSCOPICAMENTE A FIBRA MUSCULAR?

As fibras musculares so as maiores clulas do corpo

A quantificao dos msculos esquelticos gera em torno de 40 a 50% da MC (Johnson, Kluebe, 1991) e possui as funes de: -locomoo; -respirao; -sustentao postural; -produo de calor.

67,1% de MM

O sarcoplasma contm: -Mioglobina; -Gordura; -Glicognio; -Fosfocreatina (PC); -ATP -Organelas celulares; -Centenas de filamentos proticos enroscados (miofilamentos).

Cada fibra muscular contm um milho de miofibrilas ou mais que ocupam quase todo o volume intracelular deixando pouco espao para citosol e organelas

CLULA MUSCULAR OU FIBRA MUSCULAR

14/08/2012

miofilamentos

Diferentes tipo de miosina ocorrem em diversos tipos de msculos, e esto relacionada a velocidade da contrao muscular

ESTUDO DO TECIDO MUSCULAR


Sarcmero (unidade funcional) Pontes cruzadas

Protenas contrateis

Tropomiosina e troponina Actina Miosina Titina Linha Z

Resumo da histologia muscular

14/08/2012

TECIDO MUSCULAR ESQUELTICO E A MICROLESO TECIDUAL

BREVE ENTENDIMENTO SOBRE

AVM

Atravs de anlises microscpicas revelou-se que as seguintes estruturas do sarcmero e fibra muscular so danificadas lesadas com treinamento intenso: -Linhas Z; -Miofilamentos proteicos de actina, miosina, troponina, tropomiosina, titina, etc. -Tbulos T, e Restculo Sarcoplasmtico (interferindo no metabolismo normal do clcio durante a contrao muscular); -Danificao de tecidos conjuntivos (endomsio, epimsio, perimsio, fcia e tendes);

14/08/2012

MICROLESO MUSCULAR
Formas laboratoriais de deteco do dano muscular so utilizadas pela excreo urinria de mioglobina (Abraham, 1977; 1979) e enzima creatina cinase (CK) e Hidroxiprolina (HPO). A mioglobina liberada do msculo para o sistema vascular durante a leso muscular sendo processada pelo rim e excretado pela urina. J as concentraes de CK ocorrem enquanto o dano muscular esta sendo resolvido (Newham, 1988). A HPO um marcador de produto de interrupo de tecido conjuntivo e indicador do metabolismo de colgeno (Abraham, 1977, 1979; sutton, 1984).

ABORDAGEM PRTICA

DOR MUSCULAR TARDIA (24- horas) (24- 72 horas)


Consequncias: -Limita ADM, -Diminuio da potncia muscular;

TECIDO MUSCULAR ESQUELTICO MICROLESO TECIDUAL E AVM

14/08/2012

TECIDO MUSCULAR ESQUELTICO MICROLESO TECIDUAL E AVM Corte transversal de um segmento corporal

DESTREINADO

TREINADO

ESTUDO DA MECNICA DE CONTRAO MUSCULAR

PROCESSO DE CONTRAO MUSCULAR


Vesculas externas armazenam grande quantidade de Ca++
2 1

Tbulos transversos possuem relao com a transmisso (conduo) do impulso nervoso para profundidade das miofibrilas.

Sistema de rede de tbulos e vesculas circundando a miofibrila = Retculo Sarcoplasmtico


4

A ACh na sinapse da juno neuromuscular faz com que esta molcula ligue-se aos canais receptores que esto na extremidade da placa motora

10

14/08/2012

5 Os canais receptores de ACh permitem que tanto Na++ quanto K+ atravessem o sarcolema. O influxo de Na++ excede o efluxo de K+ porque a fora eletroqumica direcionadora maior no Na++. A adio de uma carga eltrica positiva a fibra despolariza a membrana criando um potencial de ao na fibra muscular

Os tbulos T apesar de associados funcionalmente ao Retculo Sarcoplasmtico, esto separados deles anatomicamente. Representam extenses ou invaginaes da membrana celular (sarcolema).

O potencial de ao conduzido ao longo da superfcie da fibra muscular e em direo aos tbulos t pela abertura dos canais de Ca++ voltagem-dependentes.

7As membranas dos tbulos t contm receptores sensveis a voltagem (diidropiridina DHP). Quando uma onda de despolarizao alcana este receptor, sua conformao muda, abrindo os canais de Ca++ no retculo sarcoplamtico. O Ca++ armazenado ento difundi-se no citosol iniciando a contrao.

Em relaxamento muscular as concentraes de Ca++ citoslico so normalmente baixas mas aps um potencial de ao so cerca de 100 vezes maior

11

14/08/2012

TEORIA DO DESLIZAMENTO DOS FILAMENTOS PARA CONTRAO MUSCULAR

1) REPOUSO: Actina e miosina no interagem, uma molcula de ATP est ligada a extremidade da ponte cruzada, Ca++ est armazenado nas vesculas do Retculo Sarcoplasmtico. Sem Ca++ a troponina e tropomiosina (protenas regulatrias) inibem a ligao entre ponte cruzada da miosina e filamento de actina pois encobrem parte do stio ativo desta (actina e miosina no acopladas);

TEORIA DO DESLIZAMENTO DOS FILAMENTOS PARA CONTRAO MUSCULAR

2) EXCITAO-ACOPLAGEM: Liberao da acetilcolina, gerao do impulso nervoso (potencial de ao) no sarcolema. Tubulos T propagam o impulso por toda a fibra liberando Ca++ das vesculas. O Ca++ liga-se a troponina alterando a conformao da tropomiosina e alterada de posio o que libera os stios ativos de actina para completo contato fsico com as pontes cruzadas da miosina. ATP carregado na ponte cruzada (complexo actomiosina constitudo)

TEORIA DO DESLIZAMENTO DOS FILAMENTOS PARA CONTRAO MUSCULAR

3) CONTRAO: A formao actomiosina ativa um componente enzimtico do filamento de miosina (miosina ATPase). Formao de ADP+Pi e liberao de energia, e translocao da ponte cruzada para um prximo ngulo (atravs de energia potencial acumulada entre a molcula de miosina e o eixo longo do filamento de miosina), deslizamento e gerao de tenso muscular.

12

14/08/2012

TEORIA DO DESLIZAMENTO DOS FILAMENTOS PARA CONTRAO MUSCULAR

4) REPOUSO: para desfazer a ligao actomiosnica recarregando as pontes cruzadas de miosina com novo ATP as concentraes de Ca++ citoslico devem diminuir p/ que este desligue-se da troponina. Ento se desfaz a ligao e com uma nova quebra de ATP a ponte cruzada de miosina mais uma vez movimentada e o ciclo pode ser repetido mais uma vez. Tanto na conexo quanto na desconexo da cabea da miosina sobre o stio ativo da actina e feito com gasto energtico.

TEORIA DO DESLIZAMENTO DOS FILAMENTOS PARA CONTRAO MUSCULAR

5) RELAXAMENTO: Quando cessa o fluxo do impulso nervoso o Ca++ separa-se da troponina e passa ser bombeado ativamente (bomba de clcio) para a vesculas do Retculo Sarcoplasmtico (Ca++ ATPase). A atividade da m-ATPase da miosina tambm desativada e cessa todo e qualquer fracionamento de ATP. Os filamentos do sarcmero deslizam de volta as suas posies originais com ajuda do tecido conjuntivo elstico. Na contrao isomtrica quanto maior o grau de tenso gerada as pontes cruzadas so recicladas mais rapidamente (Kerrick et al., 1991).

RESUMO ESQUEMTICO
Para que o relaxamento ocorra as concentraes de Ca++ no citosol devem diminuir para que o Ca++ desliguedesligue-se da troponina. troponina. Se Ca++ o complexo troponinatroponina-tropomiosina retorna a sua posio desligada. (Silverthron, (Silverthron, 2003, 256)

13

14/08/2012

ELEMENTOS DE GRADUAO DA FORA MUSCULAR

COMO NS GRADUAMOS A NOSSA FORA MUSUCULAR?


TRABALHO EXPERIMENTAL O1 -Aluno em frente a turma realiza flexo dos dois cotovelos simulando o exerccio rosca de bceps; -Realiza o mesmo processo anterior porm com alguns livros; -Realiza os mesmos processos anteriores porm com vrios livros.

Gradao (controle) da fora muscular Nmero de unidades motoras recrutamento Nmero de fibras inervadas por unidade motora espacial somao temporal sincronizao

Gradao da fora

14

14/08/2012

Gradao (controle) da fora muscular RECRUTAMENTO


a) Um msculo pode apresentar uma unidade motora possuindo de apenas 25 a 500 fibras, com mdia de 200 fibras, cada fibra produz 5g de tenso; tenso; b) A tenso mnima por unidade motora (UM) = 1UM x 25 x 5g, ou seja, 125g (1/8 de 1kg) e a maior tenso = 1UM x 500 fibras 125g x 5g, ou seja, 2500g (2,5kg). Portanto, dependendo apenas do 2500g kg). tamanho de uma (01) UM, e no do recrutamento de outras 01) UM, a fora pode ser graduada de 0,125g (1/8 de 1kg) at 125g 2,5kg. kg. c) Quanto maior o nmero de UM recrutadas, partindo da premissa que todas possuam o mesmo nmero de fibras musculares por clula nervosa, maior poder ser a tenso gerada na contrao de um msculo. msculo.

Gradao (controle) da fora muscular SOMAO


Quando um segundo estmulo aplicado a uma UM antes de se relaxar completamente do espasmo prvio, diz-se que os dois dizmovimentos (contraes) se somam produzindo uma maior tenso muscular podendo ser de 3 a 4 vezes maior que aquela produzida em uma nica contrao (Foss e Keteyian, 2000, p.131). Keteyian, 2000, 131)

ADAPTAO CRNICA NEURAL Estmulo chegando ao mesmo corpo celular proveniente de:

Vrias terminaes pr-sinpticas prIgual

somao espacial
nica terminao pr-sinaptica prporm descargas sucessivas Igual

somao temporal

15

14/08/2012

Gradao (controle) da fora muscular SOMAO TEMPORAL


DADO FISIOLGICO A simples e nica contrao no representa a fora mxima que a fibra muscular pode desenvolver. A fora (tenso) pode ser aumentada pelo incremento da freqncia com que os potenciais de ao estimulam a fibra. Um potencial de ao muscular tpico dura em torno de 1 a 3 mseg, enquanto que a contrao muscular em si pode levar 100 mseg. Se potenciais de ao repetidos so separados por intervalos longos de tempo as fibras relaxaro completamente entre os estmulos. Se o intervalo de tempo entre os estmulos for pequeno, a fibra no ter relaxada completamente no momento que ocorre o segundo estmulo resultando em uma contrao mais forte. (Silverthorn, 2003).

ADAPTAO CRNICA NEURAL Gradao (controle) da fora muscular SINCRONIZAO


Na contrao mxima todas as UM de um msculo esto contradas, porm nas contraes submximas no. O grau de no. sincronizao das UM durante exerccios em vrias intensidades esto sendo estudadas em humanos no TRP, parece que o treinamento faz aumentar esta sincronizao (Milner-Brow et Milneral. 1975) al., 1975).

Aplicao

Na aula de EF escolar atividades que exijam deslocamentos corporais intensos acabam acionando recrutamento, recrutamento, somao, sincronizao e inibio de antagonistas.
Melhora na produo de fora/potncia

16

14/08/2012

Aplicao

Alunos iniciantes nos esportes coletivos ao iniciarem a aprendizagem o movimento irregular (tremido) deve-se devea ineficincia do SNC em realizar um recrutamento adequado associado a um desajuste na sincronizao do estmulo. Alm disso, a inibio antagnica no ocorre de forma eficiente.
Melhora na coordenao de execuo do movimento

Aplicao

Em academias de ginstica exerccios como voador frontal e leg press com quilagem baixa e excuo de movimentos tremidos devido a falta de inibio tremidos antagnica. antagnica.

A melhora na coordenao de execuo do movimento tem relao com inibio de antagonistas?


TRABALHO EXPERIMENTAL O2 -Aluno em frente a turma circunduo alternada de ombro junto com professor; -Aluno realiza o passo de ginstica aerbica com o profesor; -Uso de dois alunos um menino e uma menina.

17

14/08/2012

EFEITO DO COMPRIMENTO DA FIBRA MUSCULAR SOBRE A CAPACIDADE DE PRODUZIR TENSO

o comprimento de repouso normal dos msculos esquelticos assegura que os sarcmeros dentro das fibras musculars individuais possuam um comprimento timo quando comeam uma contrao (Silverthorn, 2003, p. 362)

Comprimento do sarcmero interfere no nvel de tenso gerada na fibra muscular

18

14/08/2012

Msculo Trceps do Brao (Trceps Braquial) Basicamente participa do movimento de extenso do cotovelo porm a poro denominada de cabea longa do trceps um extensor importante da articulao do ombro.

ROSCA TRCEPS POLIA ALTA

BILATERAL

UNILATERAL

ROSCA TRCEPS POLIA ALTA


BILATERAL UNILATERAL

19

14/08/2012

HIERARQUIA NO RECRUTAMENTO DE FIBRAS MUSCULARES

Seqncia de recrutamento de fibras musculares para produzir tenso em funo da intensidade do esforo
As fibras do tipo I (CL) tem um limiar de excitao mais baixo e por isso disparam antes dos motoneurnios maiores das fibras do tipo II (CRb).

QUAL O TIPO DE FIBRA MUSCULAR SOLICITADA?

20

14/08/2012

QUAL O TIPO DE FIBRA MUSCULAR SOLICITADA?

Aplicao

As aulas de EF escolar devem apresentar atividades de baixa intensidade (fibras vermelhas), moderada intensidade (vermelhas + rosadas) e alta intensidade (vermelhas + rosadas + brancas).

E na academia?

21

14/08/2012

As adaptaes aerbias crnicas ocorrem devido ao

FENMENO DA SUPERCOMPENSAO

Muscular

+9% +5%

100%

Glicognio
S

TEMPO (dias da semana)

Adaptaes Orgnicas Crnicas Neuromusculares em funo da especificidade da exposio a estimulao de treino

Adaptaes Orgnicas Crnicas Neuromusculares em funo a exposio a estimulao de treino


Todo o APARELHO LOCOMOTOR Estimulado Pelo Trabalho Neuromuscular Gerando as Respectivas Adaptaes

muscular

tendneo

articular sseo

ligamentar

neural

22

14/08/2012

Adaptaes Orgnico-funcionais Crnicas Produzidas pelo Treinamento Neuromuscular SISTEMA MUSCULAR Fortalecimento muscular contribui para evitar acometimento e/ou desenvolvimento de desvios posturais. posturais. o

msculos

Adaptaes Orgnico-funcionais Crnicas Produzidas pelo Treinamento neuromuscular SISTEMA MUSCULAR Adaptao do msculo cardaco ao treinamento de fora

Adaptaes Orgnico-funcionais Crnicas Produzidas pelo Treinamento neuromuscular SISTEMA MUSCULAR

Indivduos que desejem melhorar a esttica corporal,

23

14/08/2012

Adaptaes Orgnico-funcionais Crnicas Produzidas pelo Treinamento Neuromuscular SISTEMA NEURAL

Adaptaes Orgnico-funcionais Crnicas Produzidas pelo Treinamento Neuromuscular SISTEMA SSEO ossos

Aumento da densidade mineral ssea por elevao da agregao de clcio ao sistema

Adaptaes Orgnico-funcionais Crnicas Produzidas pelo Treinamento Neuromuscular SISTEMA LIGAMENTAR

Aumento da capacidade de suportar tenso nos ligamentos de vrias articulaes corporais

24

14/08/2012

Adaptaes Orgnico-funcionais Crnicas Produzidas pelo Treinamento Neuromuscular SISTEMA ARTICULAR

Aumento da espessura da cartilagem de hialina nas superfcies articulares maior rea de contato entre segmentos sseos o que, em tese, aumentaria a capacidade de suportar impacto nas articulaes

Adaptaes Orgnico-funcionais Crnicas Produzidas pelo Treinamento Neuromuscular SISTEMA TENDNEO

tendes

O endomsio, perimsio e epimsio se endomsio, fundem formando os tendes, estes adaptamadaptam-se ao trabalho de fora por aumento do contedo de colgeno

25

14/08/2012

Adaptaes Orgnico-funcionais Crnicas Produzidas pelo Treinamento Neuromuscular APARELHO LOCOMOTOR

A autonomia do idoso pode ser melhorada com trabalho adequado de estimulao de fora contribuindo para o condicionamento do aparelho locomotor e melhorando o desempenho em atividades como: a marcha, tomar banho, levantar de uma cadeira, subir escadas, abrir uma janela, transportar objetos com as mos ou braos, etc.

Defender a idia: VIDA ATIVA FISICAMENTE

Adaptaes Orgnico-funcionais Crnicas Produzidas pelo Treinamento Neuromuscular APARELHO LOCOMOTOR

A evoluo da aptido fsica neuromuscular da criana a permite participar de atividades recreativasrecreativas-desportivas mais intensas na escola alm de propiciar o seu completo desenvolvimento de crescimento sseo e funcional motor.

26

14/08/2012

Objetivos do desenvolvimento da aptido fsica relacionada a sade na escola:


1. Desenvolver a aptido fsica dos escolares; Desenvolvera escolares; 2. Manter a aptido fsica dos escolares; escolares; 3. Desenvolver o gosto pela prtica do exerccio fsico; Desenvolvero fsico; 4. Propiciar conhecimento bsico sobre a prtica de exerccio fsico; fsico; 5. Apresentar uma vasta gama de modalidades de exerccios fsicos (ginsticas, lutas, esportes, corridas, natao, etc.). etc.

27

Vous aimerez peut-être aussi