Vous êtes sur la page 1sur 4

Orqudeas Epfitas

Orqudeas epfitas, que no enraizam no solo, mas se fixam a troncos e outras estruturas, representam hoje mais de 90% de todas as espcies de orqudeas. Algumas podem ainda ser terrestres, ou mesmo rupculas (de crescimento em cima de pedras). Gostam, de maneira geral, de luz e regas moderadas. O primeiro passo para cultivar uma orqudea com sucesso a identificao correta do gnero ou espcie e o conhecimento de seu habitat de origem, para saber de suas necessidades naturais em seu meio. A partir destas informaes, o cultivo de orqudeas ornamentais (como a Cattleya e a Phalaenopsis) , ao contrrio do que se pensa, uma tarefa relativamente fcil, se respeitadas as regas semanais, os critrios de exposio de luz (na maioria dos casos, luminosidade de 50%, a chamada meia-sombra e nunca sol direto) e a adubao peridica com substratos ricos e apropriados a cada fase de desenvolvimento da planta. Orqudeas podem ser cultivadas em vasos, placas de xaxim ou fibra de cco e ainda em madeira ou mesmo em rvores, terra ou pedra, dependendo da espcie. Podem florir, em sua maioria, uma vez ao ano, quando tratadas de maneira correta. Mudas podem ser nutridas com uma colher de ch de farinha de osso a cada ms nas beiradas do vaso, acelerando assim seu crescimento. Em sua maioria, orqudeas no toleram gua em demasia mas geralmente gostam da presena de substrato rico e mido. Por este motivo, os vasos jamais devem ficar sobre pratinhos que retm gua, sob pena de encharcar as razes e matar a planta. fundamental o arejamento das razes, da o uso de pedaos de xaxim ou fibra de coco como substrato, e no o p deste. Dois anos o tempo mdio de vida til do substrato, o qual deve ser substitudo aps esse perodo. O p de xaxim normalmente usado apenas quinzenalmente sobre o substrato (salpicar uma colher de sopa). H ainda outros substratos como a fibra de coco prensada (coxim), o esfagno, etc. Para uma boa drenagem 1/3 do vaso deve ser preenchido com caco cermico. Por este motivo tambm comum o uso de vasos de barro com furos nas laterais e vasos de plstico transparentes, que facilitam o contato da luz com o rizoma e acentuam o arejamento deste. A drenagem pode ser feita mantendo o vaso ou placa de xaxim pendurado por arames e pendendo numa inclinao de 45 graus. De maneira geral, plantas penduradas esto mais protegidas de doenas e pragas. Uma planta florida pode permanecer dentro de casa, perto de uma janela com boa fonte de luz, sempre evitando o sol direto. Durante esse perodo, deve-se molhar o substrato, dependendo da umidade ambiente, mas com rega bem moderada e jamais molhando as flores.

Aps o fim da florao, pode-se fazer a retirada manual das flores secas e podar a haste com tesoura esterilizada em fogo.

Como cuidar de orqudeas de modo geral


Evitar de plant-la direto na terra, em geral o acumulo excessivo de lquido acaba por matar a planta. Poucas espcies de orqudeas sobrevivem diretamente sobre a terra, em geral elas adoecem e morrem nessas condies. Em floriculturas geralmente so vendidos madeiras ou xaxins adequados para quem no possui outra rvore em casa para utilizar de hospedeira. A orqudea uma planta extremamente resistente, podendo ficar dias sem hospedeiro durante um transplante, porm sempre aconselhvel minimizar agresses para que a muda que voc estiver transplantando recupere-se o mais rpido possvel. Aplique um pouco de adubo orgnico de p de osso prximo s razes da planta quando ela estiver ainda em fase de crescimento, isso agilizar seu crescimento diminuindo o tempo at a primeira florao. Lembre-se de manter a planta regada, porm sem encharc-la e as razes arejadas para no criar fungos. Crie as orqudeas em lugares de boa iluminao, porm sem sol direto, principalmente durante as horas por volta do meio dia. O sol excessivo e forte queima suas flores e folhas enfraquecendo a planta, porm necessria uma boa luminosidade para estimular o crescimento e florao.

Onde deixar a sua orqudea


O principal fator que determina seu bom florescimento e desenvolvimento a luminosidade do local onde ela deixada.

A luz ideal
As orqudeas em geral exigem um local em meia-sombra. Deixar sob a copa de rvores uma boa opo, mas nem sempre possvel. Em grandes cultivos de orqudeas, so utilizados sombrites ou ripados, que geram um bom resultado. A luminosidade ideal de 70% de sombra.

O sol da manh
Nas nossas casas, elas podem ser mantidas em locais onde bate sol direto em algum perodo do dia, de preferncia, com o sol da manh (Mas no necessariamente), podendo ser sob os beirais do telhado. Varandas e sacadas costumam serem bons locais para deixar as orqudeas. "Resista tentao de deix-las dentro de casa por longos perodos, somente durante sua florao, se preferir." Com a orqudea no seu devido local, devemos saber quais cuidados devemos tomar. Leia o prximo tpico para saber quais so esses cuidados.

Cuidando das orqudeas


O modo mais fcil de matar uma orqudea molhando-a demais. Suas razes ficam sem oxignio e morrem, e os fungos se proliferam de forma descontrolada. As regas costumam ser necessrias de 2 a 3 vezes por semana, dependendo do clima na poca. No siga risca regras do tipo "um copo de gua a cada 2 dias", pois isso no funciona bem! O melhor jeito testarmos enfiando o dedo no substrato. Cave levemente e sinta a umidade a cada 2 dias. Se ainda estiver mido, no regue, espere at secar. Regue at que a gua comece a escorrer por baixo do vaso. Para elas, melhor a falta ao excesso de gua. Devemos reg-las de preferncia no incio da manh ou final da tarde, evite regar noite para no deixar as folhas molhadas durante toda noite. Para saber mais leia nosso artigo Como regar as orqudeas.

Devo adubar minha orqudea?


Claro, ela precisa de nutrientes para crescer. O prprio xaxim ou fibra de coco fornecedor natural de vrios nutrientes. Mas cuidado: O exagero de adubo pior do que a falta. Se for colocar adubos no vaso, prefira os orgnicos ou as misturas, pois so mais seguros e eficientes.Podemos adubar colocando um pouco de adubo em um canto do vaso, na quantidade recomendada. No coloque o adubo prximo ao bulbo, pois ele pode "queim-lo". Esse adubo ir dissolver-se aos poucos, liberando nutrientes a cada irrigao. Os melhores para isso so os orgnicos, como a torta de mamona e a farinha de osso, mas podemos tambm usar misturas, como o "Bokashi", que pode ser encontrado em casas especializadas. Este o nosso preferido entre os editores do Site Cultivando. Essas adubaes podem ter intervalos de 3 meses ou mais. Para saber mais, leia nosso artigo Como adubar as orqudeas. A adubao foliar pode ser feita a cada 15 dias ou mais, com misturas prprias de adubo mineral, dissolvidos em gua e aplicados com borrifadores comuns. Procure em casas especializadas, h diversas formulaes, busque mais informaes na embalagem dos produtos. Cada adubo exige quantidades diferentes, portanto informe-se sobre a dose e forma de aplicao do adubo que voc comprar. Isso geralmente est escrito na embalagem.

Pragas e doenas
Poucas so as doenas que podem atacar as orqudeas, mas caso ataquem, pouco pode ser feito. Entretanto, existem formas de evitar o aparecimento de doenas nas plantas. Alguns insetos podem se tornar problemas, sendo os principais os pulges e as cochonilhas. Os pulges podem ser facilmente eliminados borrifando-se uma mistura de gua e detergente, ou mesmo inseticidas domsticos base de gua, como o "SBP". J as cochonilhas devem ser removidas manualmente, sob a torneira, raspando-se as folhas com uma escova macia (pode ser uma escova dental).

Quando renovar o vaso?


Quando a planta estiver excessivamente ramificada, ou com as razes muito grandes para o vaso, devemos efetuar a diviso da planta, ou pass-las a um vaso maior, pois suas razes j no possuiro mais espao para seu bom desenvolvimento. Lembre-se que muitas orqudeas criam razes fora do vaso mesmo que no esteja faltando espao, o que normal. Outro critrio trocarmos o vaso quando o substrato comear a drenar mal a gua, o que indica um excesso de razes. Se mesmo assim a sua orqudea no estiver florescendo, recomendamos o artigo O que fazer quando as orqudeas no florescem? Podemos trocar nossa orqudea de vaso seguindo o nosso passo a passo Como plantar orqudeas. Agora, voc est pronto para comear seu prprio cultivo de orqudeas, sem maiores dificuldades.

Vous aimerez peut-être aussi