Vous êtes sur la page 1sur 18

Leis para ces e outros animais vigentes para Florianpolis.

Se voc tem dvidas se o seu co ao passear precisa ou no usar focinheira, quais os locais so permitidos voc levar o seu co, quais as punies para quem prtica maus tratos a ces e outros animais, clique aqui e veja o que diz a lei vigente para a cidade de Florianpolis sobre estes e outros assuntos.

LEI COMPLEMENTAR N 094/01

DISPE SOBRE O CONTROLE E PROTEO DE POPULAOES ANIMAIS. BEM COMO A PREVENO DE ZOONOZES, NO MUNICPIO DE FLORIANPOLIS E D OUTRAS PROVIDNCIAS.

Fao saber a todos os habitantes do municpio de Florianpolis, que a Cmara de Vereadores aprovou e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

Art. 1 As aes do poder pblico objetivando o controle das populaes animais, a preveno e o controle das zoonoses no Municpio de Florianpolis, sero reguladas por esta lei.

Art. 2 A Secretaria Municipal de Sade a responsvel em mbito municipal pela execuo das aes mencionadas no artigo anterior.

Art. 3 Para efeito desta lei, entendese por:

I. ZOONOSE: Infeco ou doena infecciosa transmissvel naturalmente entre animais vertebrados e o homem, e viceversa;

II. AUTORIDADE SANITRIA: Mdico Veterinrio e/ou outros a serem credenciados a treinados especificamente para a funo de controle animal;

III. RGO SANITRIO RESPONSVEL: Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Sade;

IV. ANIMAIS DE ESTIMAO: Os de valor afetivo, passveis de conviver com o homem;

V. ANIMAIS DE INTERESSE ECONMICO: As espcies domsticas, criadas, utilizadas ou destinadas a produo econmica;

VI. ANIMAIS UNGULADOS: Os mamferos com os dedos ou ps revestidos por cascos;

VII. ANIMAIS SOLTOS: Todo e qualquer animal errante, encontrado sem nenhum processo de conteno;

VIII. ANIMAIS APREENDIDOS: Todo e qualquer animal capturado por servidores credenciados pelo Municpio, compreendendo desde o instante da captura, transporte, alojamentos nas dependncias dos alojamento municipal de animais a destinao final;

IX. ALOJAMENTOS MUNICIPAIS DE ANIMAIS: As dependncias apropriadas do Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Sade, para alojamento a manuteno dos animais apreendidos;

X. CAES MORDEDORES VICIOSOS: Os causadores de mordeduras a pessoas e/ou outros animais, em logradouros pblicos;

XI. MAUS TRATOS: Toda e qualquer ao voltada contra os animais, a que implique em crueldade, especialmente na ausncia de abrigo, cuidados veterinrios, alimentao necessria, excesso de peso de carga; tortura, uso de animais feridos, submisso a experincias pseudocientificas e o que mais dispe o Decreto Federal n 24.645, de 10 de Julho de 1.934, a Declarao Universal dos Direitos dos Animais de 27 de Janeiro de 1978, a Lei de Crimes Ambientais 9605 de Fevereiro de 1998 e o Art. 225 do Captulo VI de Meio Ambiente da Constituio Federal;

XII. CONDIES INADEQUADAS: A manuteno de animais em contato direto ou indireto, com outros animais agressivos e/ou portadores de doenas infecciosas ou zoonoses, ou ainda, em alojamentos de dimenses inapropriadas a sua espcie ou porte, ou aqueles que permitam a proliferao de animais sinantrpicos;

XIII.

ANIMAIS SELVAGENS: Os pertencentes s espcies no domsticas;

XIV.

FAUNA EXTICA: Animais de espcies estrangeiras;

XV. ANIMAIS SINANTRPICOS: As espcies que, indesejavelmente, convivem com o homem, tais como os roedores, as baratas, as moscas, os pernilongos, as pulgas e outros;

XVI.

COLEES LQUIDAS: Qualquer quantidade de gua parada;

XVII. ZONA RURAL: Compreende imveis situados no permetro rural ou no campo, definido pelo Plano Diretor do Municpio;

XVIII. ZONA URBANA: Compreende imveis situados no permetro urbano, definido no Plano Diretor do Municpio;

XIX. RESPONSVEL PELOS ALOJAMENTOS MUNICIPAIS: Mdico Veterinrio registrado no CRMV/SC Conselho Regional de Medicina Veterinria de Santa Catarina, credenciado para a funo de controle animal;

XX. CES PERIGOSOS: Aqueles das raas pastor alemo, rotwelller, dobermann, pitbull, fila brasileiro, dogue, mastim, cane corso, dogo argentino, cimarron, e outros que possam se mostrar perigosos;

XXI. FORUM DE CONTROLE DE ZOONOSES E BEM ESTAR ANIMAL: reunio de entidades com objetivo de discutir as questes relacionadas ao controle de zoonoses e do bem estar dos animais do Municpio.

Art. 4 Constituem objetivos bsicos das aes de preveno e controle de zoonoses:

I Prevenir, reduzir e eliminar a morbidade e a mortalidade, bem como os sofrimentos dos animais, causados por doenas e maus tratos;

II Preservar a sade da populao, protegendoa contra zoonoses e agresses de animais mediante o emprego de conhecimentos especializados e experincias em Sade Pblica.

Art. 5 Constituem objetivos bsicos das aes de controle das populaes animais:

I Prevenir, reduzir e eliminar a mortalidade desnecessria e as causas de sofrimento dos animais;

II Preservar a sade e o bem estar da populao humana.

Art. 6 Fica criado o "Frum de Controle de Zoonoses e Bem Estar Animal" que ter a atribuio de discutir e orientar a Secretaria Municipal de Sade nas questes relativas ao controle de zoonoses e bem estar animal. O Forum ser regulamentado por Decreto do Poder Executivo.

Art. 7 proibida a permanncia, manuteno e trnsito dos animais nos logradouros pblicos ou locais de livre acesso ao pblico.

Pargrafo nico - Excetuamse da proibio prevista neste artigo:

I O estabelecimento legal e adequadamente instalado para criao, manuteno, venda, exposio, competio, tratamento e internao de animais e os abatedouros, quando licenciados pelo rgo competente.

II A permanncia e o trnsito de animais em logradouros pblicos quando:

a) Se tratar de ces ou gatos vacinados, com registro atualizado e contendo coleira com plaqueta de identificao, conduzidos com guia pelo proprietrio ou responsvel, com idade a fora fsica suficientes para controlar os movimentos do animal; Os ces perigosos devem utilizar a focinheira;

b) Se tratar de animais de trao, providos dos necessrios equipamentos a meios de conteno e conduzidos pelo proprietrio ou responsvel, com idade que possa assumir as responsabilidades legais, e com fora fsica e habilidade para controlar os movimentos do animal;

c) Se tratar de cesguias, de pessoas deficientes visuais;

d) Se tratar de animais utilizados pela Polcia Militar, Corpo de Bombeiros ou outra corporao de utilidade pblica.

Art. 8 expressamente proibida a presena de ces, gatos ou outros animais em praias a qualquer ttulo.

Art. 9 Ser apreendido todo e qualquer animal:

I Encontrado em desobedincia ao estabelecido nos artigos 7 e 8 desta Lei;

II Suspeito de raiva ou outras zoonoses;

III Submetido a maus tratos por seu proprietrio ou preposto deste;

IV Mantido em condies inadequadas de vida ou alojamento;

V Cuja criao ou uso esteja em desacordo com a legislao vigente;

VI Mordedor vicioso, condio esta constatada pela Autoridade Sanitria ou comprovada mediante dois ou mais boletins de ocorrncia policial.

Pargrafo nico Os animais que forem apreendidos, em desobedincia ao estabelecido nesta lei, sero:

a) Enviados ao Centro de Vigilncia Ambiental para triagem que ser feita obrigatoriamente por Mdico Veterinrio;

b) Mantidos em canil pblico, com todas as condies de alojamento, alimentao e cuidados veterinrios, disposio de seus proprietrios por 10 dias;

c) Animais com doenas ou leses fsicas graves e irreversveis, agressivos, bem como sanitariamente comprometidos de forma a tornar invivel sua sobrevivncia saudvel, podero sofrer processo de eutansia de imediato, devendo o Mdico Veterinrio emitir laudo tcnico consubstanciando a deciso.

Art. 10 O Municpio de Florianpolis no responde por indenizao nos casos de:

I Dano ou bito de animal apreendido;

II Eventuais danos materiais ou pessoais causados pelo animal, durante o ato de sua apreenso.

Art. 11 Os animais apreendidos, podero ter a seguinte destinao, a critrio do rgo Sanitrio responsvel:

I Regaste

II Leilo em hasta pblica

III Doao

IV Abate, para animais enquadrados nos itens 5 e 6 do Art. 3.

1 Como medida de controle populacional, os animais enquadrados no item III, sero castrados antes de serem entregues aos adotantes;

2 Qualquer outra destinao a ser dada aos animais apreendidos, no mencionada neste artigo, ser decidida colegiadamente pelo Forum de que trata o Art. 6 desta Lei.

Art. 12 As entidades do Forum, de que trata o Art. 6, tero acesso s dependncias dos alojamentos municipais de animais, com expressa autorizao e acompanhamento do responsvel pelas instalaes.

Art. 13 Os atos danosos causados pelos animais so da inteira responsabilidade de seus proprietrios, mesmo quando apreendidos pela Vigilncia Sanitria.

Pargrafo nico Quando o dano ocorrer sob a guarda de preposto, estenderse a este a responsabilidade a que alude o caput deste artigo .

Art. 14 de responsabilidade dos proprietrios, a manuteno dos animais em perfeitas condies de alojamento, alimentao, sade e bemestar, bem como as providncias pertinentes a remoo dos dejetos por eles deixados nas vias pblicas.

Art. 15 proibido abandonar animais em qualquer rea pblica ou privada.

Art. 16 O proprietrio obrigado a permitir, sempre que necessrio, o acesso da Autoridade Sanitria, quando no exerccio de suas funes, s dependncias do alojamento do animal para constatar maus tratos e/ou sua manuteno inadequada, suspeita de doenas, bem como acatar as determinaes dele emanadas.

Art. 17 O proprietrio, o detentor da posse ou o responsvel por animais acometidos ou suspeitos de estarem acometidos de zoonoses, dever submetlos observao, isolamento e cuidados, na forma determinada pela Vigilncia Sanitria do Municpio.

Art. 18 Todo proprietrio de animal obrigado a vacinar seu co ou gato contra a raiva a leptospirose, observando o perodo de imunidade, de acordo com a vacina utilizada.

Pargrafo nico A vacina antirbica ser fornecida pelo municpio queles proprietrios de animais isentos da taxa de registro previsto no Pargrafo nico do Art. 21, 5 incisos "b" e "c" desta Lei.

Art. 19 Em caso de morte do animal, cabe ao proprietrio dar destinao adequada ao cadver, ou seu encaminhamento no servio municipal competente.

Art. 20 Os animais das espcies canina a felina, devero ser registrados, anualmente sendo que:

1 O registro de animais ser regulamentado por decreto do Poder Executivo do Municpio.

2 Todos os proprietrio de ces e gatos so obrigados a registrlos na Prefeitura Municipal, pagando a taxa de 15 UFIRs, por animal, na Secretaria Municipal de Sade / Fundo Municipal de Sade. Esse registro ser renovado a cada doze meses, com pagamento somente no primeiro registro.

3 Por ocasio do registro e renovao do mesmo, o proprietrio dever apresentar o atestado de vacina antirbica a de leptospirose de seu animal atualizado.

4 Fica obrigado o Poder Executivo a destinar 50% (cinqenta por cento) da taxa de registro para desenvolvimento de programas de controle de natalidade, campanhas educativas, vacinao em massa e assistncia animais de rua e das camadas carentes da populao, sendo que a destinao dos recursos ser administrada pelo Forum de Controle de Zooonoses e Bem Estar Animal.

5 Estaro isentos da taxa de registro os proprietrios de animais:

a) Castrados, comprovado atravs de declarao do mdico veterinrio responsvel;

b) Comprovadamente de baixa renda;

c) Que comprovarem ter adotado o animal posteriormente instituio do sistema de registro, de entidade de Proteo aos Animais ou do prprio Canil Municipal.

Art. 21 Ao muncipe cabe a adoo de medidas necessrias para a manuteno de suas propriedades limpas a isentas de animais da fauna sinantrpica.

Art. 22 proibido o acmulo de lixo, materiais inservveis ou outros que propiciem a instalao a proliferao de roedores a outros animais sinantrpicos.

Art. 23 Os estabelecimentos que estoquem ou comercializem pneumticos e plantas so obrigados a mantlos permanentemente livres de colees lquidas, de forma a evitar a proliferao de mosquitos.

Art. 24 Nas obras de construo civil obrigatria a drenagem permanente de colees lquidas, originadas ou no pelas chuvas, de forma a impedir a proliferao de mosquitos.

Art. 25 proibida a criao e a manuteno de animais de espcie suna e ungulados, em zona urbana.

Art. 26 proibido no Municpio de Florianpolis, salvo as excees previstas nesta lei e as situaes excepcionais, a juzo do rgo Sanitrio responsvel, a criao, manuteno e alojamento de animais selvagens da fauna extica.

Pargrafo nico So adotadas as disposies pertinentes, contidas na Lei Federal n 5197, de 03 de janeiro de 1967, no que tange fauna brasileira.

Art. 27 Somente ser permitida a exibio artstica ou circense de animais, aps a concesso de licena e laudo especfico, emitido pelo rgo Sanitrio responsvel.

Pargrafo nico A licena e o laudo mencionado neste artigo sero concedidos com prvia vistoria tcnica da Autoridade Sanitria, em que sero examinadas as condies de alojamento e manuteno dos animais.

Art. 28 Qualquer animal que esteja evidenciando sintomatologia clnica de raiva, constatada por Mdico Veterinrio, dever ser prontamente isolado e/ou sacrificado a seu crebro encaminhado a um laboratrio oficial, para exame.

Art. 29 No so permitidas, em residncia particular, a criao, ou alojamento de animais que por sua espcie, nmero ou manuteno causem risco sade e segurana da comunidade.

Art. 30 Os estabelecimentos de comercializao de animais vivos, com fins no alimentcios, ficam sujeitos obteno de laudo emitido pelo rgo Sanitrio responsvel, renovado anualmente.

Art. 31 proibido o uso de animais feridos, enfraquecidos ou doentes, em veculos de trao animal.

Pargrafo nico obrigatrio o use de sistema de frenagem, acionado especialmente quando de descidas de ladeiras, nos veculos de que trata este artigo.

Art. 32 Os servios de educao do Municpio, assessorados pelo Forum de Controle de Zooonoses e Bem Estar Animal, so obrigados a:

I Promover, periodicamente, campanhas para esclarecimento dos proprietrios de animais, dos meios corretos de manuteno e posse responsvel dos mesmos, dos mecanismos para controle de sua reproduo, bem como da divulgao detalhada dos dispositivos desta Lei, principalmente durante o perodo de adaptao.

II Promover nas escolas municipais campanhas voltadas para estimular nos alunos, noes de amor e respeito aos animais e ao meio ambiente como um todo.

Art. 33 Verificada a infrao a qualquer dispositivo desta lei, a Autoridade Sanitria, independente de outras sanes cabveis decorrentes da legislao federal a estadual, poder aplicar as seguintes penalidades:

I Advertncia;

II Multa;

III Apreenso do animal;

IV Interdio total, ou parcial, temporria ou permanente, de locais ou estabelecimentos.

Art. 34 As infraes de natureza sanitria sero apuradas em processo administrativo prprio e classificamse em:

I Leves: Aquelas em que o infrator seja beneficiado por circunstncias atenuantes;

II Graves: Aquelas em que for verificada uma circunstncia agravante;

III Gravssimas: Aquelas em que for constatada a existncia de duas ou mais circunstncias agravantes.

1 A pena de multa consiste no pagamento dos seguintes valores pecunirios:

I Nas infraes leves: de 5 UFIRs a 20 UFIRs;

II Nas infraes graves: de 20 UFIRs a 100 UFIRs;

III Nas infraes gravssimas: de 50 UFIRs a 500 UFIRs.

2 Para efeito do disposto neste artigo, o Poder Executivo caracterizar as infraes de acordo com a sua gravidade.

3 Na reincidncia, a multa sempre ser, aplicada em dobro.

4 A pena de multa no excluir, conforme a natureza e a gravidade da infrao, a aplicao de qualquer outra das penalidades previstas no artigo 34.

5 Independente do disposto no pargrafo anterior, a reiterao de infraes de mesma natureza tambm autorizar, conforme o caso, a definitiva apreenso de animais, a interdio de locais ou estabelecimentos, ou a cassao de alvar de licena de funcionamento.

Art. 35 Os Fiscais de Vigilncia Sanitria so competentes para aplicao das penalidades de que tratam os artigos 34 e 35.

Pargrafo nico O desrespeito ou desacato a Autoridade Sanitria, ou ainda, a obstaculizao ao exerccio de suas funes, sujeitaro o infrator a penalidade de multa, sem prejuzo das demais sanes cabveis.

Art. 36 Sem prejuzo das penalidades previstas no artigo 34, o proprietrio do animal apreendido ficar sujeito ao pagamento de despesas de transporte, alimentao, assistncia veterinria e outras.

Art. 37 O Poder Executivo, dentro de 90 (noventa) dias, regulamentar a execuo desta Lei.

Art. 38 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao, revogandose a Lei CMF n 424/2000.

DOE 27/12/2001

Florianpolis, aos 18 de dezembro de 2001.

ANGELA REGINA HEINZEN AMIN HELOU

PREFEITA MUNICIPAL

Vous aimerez peut-être aussi