Vous êtes sur la page 1sur 15

INSTRUES:

1 - Voc receber do fiscal um caderno de questes, um caderno de respostas e um carto de respostas. 2 - O caderno de questes contm o tema da redao, as 40 questes objetivas e as 5 questes discursivas da sua disciplina especfica. Verifique se o caderno no contm rasuras ou falhas na paginao. 3 - Verifique se seu nome, nmero de inscrio e nmero do documento de identidade esto corretos. 4 - Voc dispe de cinco horas para fazer a prova, inclusive a marcao do carto de respostas. Faa-a com tranqilidade, mas controle o seu tempo. 5 - Utilize caneta preta ou azul para a marcao do carto de respostas e para responder s questes discursivas. 6 - Cada questo objetiva apresenta cinco alternativas de respostas sendo apenas uma delas a correta. A questo com mais de uma alternativa assinalada receber pontuao zero. 7 - Voc no pode usar calculadora ou qualquer equipamento eletrnico. Por favor, desligue o seu celular. 8 - Aps o incio das provas, voc dever permanecer na sala por, no mnimo, noventa minutos. 9 - Aps o trmino da prova, entregue ao fiscal o carto de respostas assinado e o caderno de respostas. 10 - Caso necessite algum esclarecimento solicite a presena do chefe de local.

2004-2

REDAO
H vrios tipos de correspondncia: cartas, bilhetes, telegramas e, mais recentemente, e-mails. Embora a sociedade se modernize, cada vez mais, a carta, como um dos meios de expresso mais antigos, tem seu uso intensificado, valorizado e conservado. Abaixo voc tem trs cartas, publicadas na Revista Megazine, de 25/05/2004, em que jovens opinam sobre um tema polmico e atual. Leia-as com ateno! CARTA I Sou a favor do sistema de cotas para estudantes do ensino gratuito nas faculdades pblicas. Estudei a vida toda em escola particular, porm agora no ltimo ano estou freqentando uma escola do estado. Senti, alm do desnvel de ensino e falta de condies (onde eu estudo, os alunos so obrigados a ter aulas enquanto os funcionrios pintam, quebram piso da escola), um desinteresse por parte de alguns professores em relao a suas aulas e seus alunos. Eles faltam e no cobram muito dos alunos. Este ano, pude ter certeza de que a desigualdade no Brasil abismal e que esses alunos que por sua vida toda estudaram nessas condies no tm (...) chances de vencer os de colgio pago (...).
Arthur Gabriel Campos Guimares cursa o 3. Ano do ensino mdio do Colgio Estadual Infante Dom Henrique RJ

CARTA II Essa luta dos negros para ter cotas no faz sentido! Se o que eles querem igualdade, como ter cotas? Uma Universidade seleciona seus alunos por intelecto e seus estudos e no pela cor de sua pele. Os negros tm que entrar na faculdade porque eles so to inteligentes e capazes quanto os brancos e no porque so a minoria. Quem entrar em universidade atravs de cotas vai sentir uma discriminao no mercado de trabalho porque no entraram l por puro mrito e sim porque j tinham uma vaga reservada. Se o Brasil uma mistura de cores e raas, como definir a cor de algum, como separar e priorizar uma parte dos estudantes pela cor da pele? (...) Inteligncia no est guardada debaixo da pele de ningum.
Cecilia Madeira, 17 anos, vestibulanda do Colgio MV1 Icara RJ

CARTA III O assunto cotas inesgotvel. uma fonte de opinies diferentes que nos leva a discutir mais e mais. Mas algo que nunca vi ser levantado foi a discriminao, o ponto de partida, o que deu origem a essa lei. A inteno era boa, mas ao chegar universidade o jovem que passou por causa das cotas deve ser muito discriminado! Deve ouvir frase do tipo: Ele s est aqui por causa da cota para negros. ridculo, eu sei. Mas realidade. Gera mais dio, inveja, despeito e preconceito. Sou contra! E pode nem haver jovens merecedores no balaio das cotas. (...) Todos devem entrar do mesmo modo, fazendo uma prova (...). O que importa so profissionais competentes, interessados e apaixonados pelo que fazem. (...)
Marina Vale, 15 anos MG

Com base na leitura das cartas acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo, de 25 a 35 linhas, em que voc responda a seguinte questo: Reserva de vagas para alguns ou Educao de qualidade para todos?

OBSERVAES: 1. Atribua um ttulo a seu texto. 2. O texto deve ser escrito respeitando a norma culta da lngua. 3. O texto no deve ser escrito em forma de poema ou narrativa.

2004-2

QUESTES OBJETIVAS
LNGUA PORT. E LIT. BRASILEIRA
TEXTO I A VOZ QUE ESCREVE Numa agncia dos Correios, uma vez mais, reparei que no havia muito movimento. Disse ao funcionrio que me atendia: Isto aqui est meio vazio: ser porque acabou a correria do Natal ou ser o efeito e-mail? Os Correios esto se transformando num posto para se despachar tudo, menos carta. Carta esse gnero antiqssimo de comunicao escrita segue hoje pelo e-mail. Por a vo at mesmo as cartas de amor, que antes iam em papel perfumado, colorido, com desenhada caligrafia. No caderno de informtica dO GLOBO, Srgio Abranches explica como podemos dispensar o teclado e ditar nossos textos diretamente para o computador. Ou seja: ainda ontem aprendamos caligrafia e, embora meus ininteligveis garranchos, confesso que sou do tempo em que na escola primria havia um caderno de caligrafia. Eu, Dom Pedro II e outros. Vi, l no Museu Mariano Procpio, em Juiz de Fora, os cadernos de caligrafia do nosso imperador-menino. Poder ditar para o computador um texto coisa fabulosa, mesmo que ele no entenda tudo claramente. Um dia o computador vai se desasnar de vez e entender tudo. Cada descoberta, cada nova tecnologia nos obriga a reorganizar o passado, a rever nossa biografia e a nos potencializarmos para o presente e o futuro. Apesar de adorar o gestual da caligrafia, apesar de ser do tempo em que o tec-tec do teclado era uma mecnica melodia acompanhando o texto, se tiver que abandonar o quase silencioso e macio teclado do computador para falar nele (e com ele) o meu texto, o farei, como dizia meu professor Gotardelo intimoratamente. Mas porque cada nova tecnologia nos obriga a reorganizar o passado, antes de escrever esta crnica comecei a folhear vrios livros sobre a histria da escrita. A oralidade, j antes que dela se apoderasse o computador, tinha uma tradio em nossa cultura. Scrates, Buda e Cristo nunca escreveram seus textos. E, no entanto, quantos livros escritos a partir do que falaram. isto: a oralidade pode levar escrita. H uma ociosa e esdrxula pendenga entre a cultura visual, a cultura escrita e a cultura oral. Tolice. Cultura que cultura, no exclui, soma. O computador no matar o livro, o incremento da voz no extirpar a escrita.
(Afonso Romano de SantAnna. Jornal O Globo (com adaptaes) 02/02/2000)

01- Nos trs primeiros pargrafos de A voz que escreve, o cronista apresenta a idia de que hbitos e costumes mudam em conseqncia do avano tecnolgico. Em que outros pargrafos do texto se percebe essa mesma relao? (A) no quarto e sexto pargrafos; (B) no quinto e sexto pargrafos; (C) no quarto e quinto pargrafos; (D) no quinto e stimo pargrafos; (E) no stimo e oitavo pargrafos.

02- Pode-se dizer que, no terceiro pargrafo, a expresso adverbial ainda ontem, alm do sentido literal, acrescenta um outro significado ao Texto I, pois sugere: (A) distncia temporal bem marcada; (B) saudosismo e rejeio ao presente; (C) esquecimento rpido do passado; (D) presentificao do futuro; (E) aproximao passado / presente.

03- O Texto I apresenta o seguinte trecho em discurso direto: Disse ao funcionrio que me atendia: Isto aqui est meio vazio: ser porque acabou a correria do Natal ou ser o efeito e-mail?

Passando esse trecho para o discurso indireto, obtm-se como resposta correta: (A) Disse ao funcionrio que me atendia que aquilo ali estava meio vazio. Perguntei se seria porque acabara a correria do Natal ou se seria o efeito e-mail. (B) Disse ao funcionrio que me atendia que isto aqui estava meio vazio: porque acabou a correria do Natal ou o efeito e-mail? (C) Disse ao funcionrio que me atendia que aquilo ali estivera meio vazio: ser por que acabara a correria do Natal ou era o efeito e-mail? (D) Disse ao funcionrio que me atendia se isto aqui est vazio porque acabou a correria do Natal ou j o efeito e-mail. (E) Disse ao funcionrio que me atendia por que ser que aqui est vazio: porque acabou o Natal ou foi o efeito e-mail?

2004-2
TEXTO II CARTA H muito tempo, sim, que no te escrevo. Ficaram velhas todas as notcias. Eu mesmo envelheci: Olha, em relevo, estes sinais em mim, no das carcias (to leves) que fazias no meu rosto: so golpes, so espinhos, so lembranas da vida a teu menino, que ao sol-posto perde a sabedoria das crianas. A falta que me fazes no tanto hora de dormir, quando dizias Deus te abenoe, e a noite abria em sonho. quando, ao despertar, revejo a um canto a noite acumulada de meus dias, e sinto que estou vivo e que no sonho.
(In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Carlos Drummond de Andrade poesia e prosa. 5. ed., Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983. p. 391.)

HISTRIA
06- Do Brasil, a novidade era o sucesso da Aliana Nacional Libertadora (ANL), lanada em ato no Teatro Joo Caetano, em 30 de maro de 1935. Claramente orientada pelo Partido Comunista do Brasil, pretendia formar uma grande frente popular contra o fascismo, o imperialismo e latifndio, sob a consigna Po, Terra e Liberdade. (....) Era um projeto novo e revolucionrio, que conquistou vastos setores de opinio
( Castro, Moacyr Werneck de. Europa 1935. Rio de Janeiro: Record,2000)

O conflito poltico que melhor representa a polarizao ideolgica entre foras de direita e esquerda, durante os anos 30, : (A) a guerra do Vietn; (B) a diviso da Iugoslvia; (C) a Revoluo Cubana; (D) a Guerra Civil Espanhola; (E) a Guerra do Golfo.

04- Considerando o movimento literrio no qual se situa a obra de Carlos Drummond de Andrade, podese afirmar que o poema Carta: (A) pertence ao Romantismo, porque funde passado e presente na memria do eu-lrico; (B) pertence segunda fase do Modernismo, na qual os poetas retomaram o uso da rima e da mtrica em seus textos; (C) um modelo de texto parnasiano, j que foi escrito em forma de soneto e todas as suas rimas so ricas; (D) encontra-se entre os melhores textos realistas, uma vez que retrata um perfil de mulher; (E) insere-se na poesia poltica e de participao social, temtica comum no perodo do Modernismo. 05- A carta uma forma de expresso do dilogo humano e, no Texto II, isso se evidencia por meio de uma conversa entre duas pessoas que, no momento, esto distantes. O verso que melhor ilustra esse dilogo : (A) Ficaram velhas todas as notcias; (B) H muito tempo, sim, que no te escrevo; (C) a noite acumulada de meus dias; (D) perde a sabedoria das crianas; (E) e sinto que estou vivo e que no sonho.

07- A liberdade consiste no estado feliz, no estado livre do abatimento; a liberdade a doura da vida, o descanso do homem com igual paralelo de uns para outros, finalmente a liberdade o repouso e a bemaventurana do mundo. A Frana est cada vez mais exaltada, (....) as naes do mundo todas tm seus olhos fixos na Frana, a liberdade agradvel para todos; tempo, povo; povo, o tempo chegado para vs defenderdes a vossa liberdade; o dia da nossa revoluo, da nossa liberdade e de nossa felicidade est para chegar; animai-vos, que sereis felizes para sempre.
(Panfleto manuscrito da Conjurao Baiana, 1798).

A partir do documento acima, a opo que melhor representa as idias que fundamentam a Conjurao Baiana, : (A) o modelo absolutista monrquico que preserva os direitos polticos do cidado; (B) a idia comunista, presente na Revoluo Francesa, se tornou o modelo ideal; (C) o anarquismo expresso no iderio da liberdade; (D) o iderio liberal presente na Revoluo Francesa; (E) o autoritarismo poltico que se traduziu na Revoluo Francesa.

2004-2
08- Garantido pelo direito de propriedade, o latifndio herdado da escravido se manteve no Brasil capitalista. Enquanto em todos os pases capitalistas desenvolvidos ocorreram reformas agrrias mais ou menos radicais, mediante as quais a propriedade fundiria pde assumir formas adequadas ao capitalismo, nenhuma reforma agrria teve lugar em nosso pas
( Gorender, J. Brasil em preto e branco: o passado escravista que no passou. SP: Ed. SENAC S P, 2000)

em escala mundial, durante o perodo conhecido por Guerra Fria.


(Ferraz, F. C. A. In Dicionrio do pensamento crtico da direita. RJ: Mauad,2000)

No Brasil, a Doutrina de Segurana Nacional foi estabelecida como diretriz poltica: (A) no segundo governo Vargas; (B) na redemocratizao dos anos 80; (C) no regime militar durante os anos 60 e 70; (D) no Estado Novo; (E) no Governo Juscelino Kubitschek.

A permanncia de injustias sociais no campo tem gerado ao longo da Repblica brasileira perodos de tenso poltica. A conjuntura poltica em que se desenvolveram movimentos sociais rurais em favor da reforma agrria : (A) o perodo que antecedeu ao golpe militar de 1964 foi marcado por uma intensificao das lutas no campo sob a liderana das Ligas Camponesas; (B) o fim da ditadura militar nos anos 80 foi marcado pela ascenso do movimento campons sob a liderana da Confederao Geral dos Trabalhadores; (C) o Estado Novo (1937 1945), perodo em que o movimento anarquista exerceu grande influncia na organizao dos trabalhadores rurais; (D) o perodo aps o fim do Estado Novo, em que o movimento campons se rearticulou no Movimento dos Trabalhadores sem Terra; (E) a Repblica Oligrquica (1889-1930), as Ligas Camponesas promoveram grandes mobilizaes populares em favor da reforma agrria. 09- Nada h de mais nocivo a uma Nao que os agitadores polticos. A poltica continuava a prejudicar as atividades do Presidente (....) Horrorizado pela demagogia crescente do Poder Legislativo e verificando os maus rumos da campanha de sucesso presidencial, em 1937, a 10 de novembro, Getlio Vargas outorgou ao povo brasileiro uma nova Constituio, criando, nesse dia predestinado, o Estado Novo.
(Getlio Vargas para crianas - Cartilha editada pelo DIP)

GEOGRAFIA
11- At a dcada de 1940, a agricultura representava mais de 50% do PIB brasileiro e empregava cerca de 70% da populao ativa do pas. Nos dias atuais, no passa de 11% do PIB e gera apenas cerca de 20% dos empregos. Essas mudanas na estrutura econmica do Brasil, so explicadas pelo seguinte conjunto de fatores: (A) o processo de industrializao do pas e a reduo dos ndices de natalidade a partir dos anos 80; (B) o menor valor agregado dos produtos agrcolas e o processo de mecanizao da agricultura; (C) a maior valorizao dos produtos industrializados e servios no mercado interno e externo e do processo de urbanizao ocorrido no pas; (D) a passagem de uma economia agro-exportadora para urbano-industrial e o processo de automao da atividade industrial; (E) a prioridade da agricultura de exportao e a formao de poderosos complexos agro-industriais. 12- As caractersticas dos modelos de produo do capitalismo fordista e ps- fordista so respectivamente. (A) Estado neoliberal com sindicatos fortes / Estado interventor com sindicatos enfraquecidos; (B) trabalhadores qualificados com direitos trabalhistas reduzidos / trabalhadores especializados com salrios ascendentes; (C) produo em massa com grande durabilidade dos produtos / sistema de produo diversificado e obsolecncia prematura dos produtos; (D) desconcentrao da produo pela busca de vantagens comparativas / concentrao da produo industrial nas cidades mdias devido proximidade dos mercados consumidores; (E) forte terceirizao da produo ocupando menor espao fsico / produo verticalizada em grandes unidades produtivas.

A partir do documento acima podemos afirmar que o Estado Novo um regime poltico fundamentado: (A) no respeito democracia representativa; (B) em uma concepo autoritria de poder; (C) no liberalismo poltico; (D) nos princpios do marxismo; (E) na defesa dos valores monrquicos. 10- Doutrina da Segurana Nacional: Conjunto de idias e princpios desenvolvidos e aplicados por governos nacionais e instituies militares e diplomticas dos pases do Bloco Ocidental , sob hegemonia dos Estados Unidos, com a finalidade de combater o irrompimento e expanso do socialismo,

2004-2
13- Leia as informaes a seguir sobre as regies brasileiras. I- A primeira regio do Brasil a ser ocupada e explorada economicamente; sua populao apresenta os piores indicadores sociais do pas. II- A regio que apresenta a maior concentrao industrial e de populao urbana do pas; possui uma agricultura modernizada e diversificada, com grande explorao da fora de trabalho. III- A maior das regies brasileiras e a de menor densidade demogrfica; sua economia baseada na agropecuria e no extrativismo vegetal e mineral que provocam graves danos natureza. Essas informaes referem-se respectivamente s regies: (A) Nordeste, Sudeste e Norte; (B) Sul, Sudeste e Centro-Oeste; (C) Sudeste, Nordeste e Norte; (D) Nordeste, Sul e Centro-Oeste; (E) Sudeste, Centro-Oeste e Norte. 14- Em 1850, a parcela da populao que vivia em cidades era de 1,7%. Para a maioria esmagadora da populao, o mundo era rural. Mais do que todos, o sculo XX foi a era da urbanizao. Na virada do sculo XX para o XXI, mais de 50% da populao mundial j vive em cidades. Considere as caractersticas abaixo: 1- isolamento geogrfico; 2- exposio a relaes sociais mais intensas; 3- comunidade social homognea; 4- acesso a maior quantidade de informaes; 5- mobilidade social; 6- pequena diversidade do mercado de trabalho; 7- contatos diretos com outros territrios; 8- maior acesso a bens e servios A vida urbana moderna marcada pelas seguintes caractersticas: (A) 1, 2, 5 e 6; (B) 2, 4, 5 e 8; (C) 1, 3, 4 e 7; (D) 3, 6, 7 e 8; (E) 2, 5, 6 e 8. 15- A fome e a desnutrio constituem um dos problemas mais antigos conhecidos pelo homem. Considere sobre este problema os seguintes aspectos: I- A fome e a desnutrio, na atualidade, nada tm a ver com a produo e a disponibilidade de alimentos. II- A fome est intimamente ligada ao crescimento populacional e aos problemas ambientais. III- A fome e a desnutrio esto relacionadas distribuio e ao uso da terra e m distribuio de renda. IV- Os grupos mais sujeitos fome e desnutrio so formados por famlias de camponeses que vivem no campo ou que migraram para as cidades. Assinale os aspectos corretos: (A) somente I, II e III; (B) somente II e IV; (C) somente I, III e IV; (D) somente I e III; (E) somente II, III e IV.

MATEMTICA
16- O chamado risco Brasil um termo usado em Economia que refere-se a uma forma de se medir, atravs de pontos, se muito ou pouco arriscado investir no Brasil. Os pontos so as referncias para se medir o risco em relao aos ttulos do tesouro americano.
(extrado de www.financenter.com.br)

A figura a seguir mostra a variao do risco Brasil, em pontos, no perodo de junho de 2003 a maio de 2004.

799

827 772 702 750 696 587 495 522 539 452

562

jun jul ago set out nov dez jan fev mar abr mai 2003 2004
(extrado da revista Veja de 12 de maio de 2004)

2004-2
Definimos a variao do risco Brasil em um determinado perodo (rB ) como a diferena entre o valor (em pontos) no final do perodo (Vf ) e o valor (em pontos) no incio do perodo (Vi) , isto , rB = Vf - Vi. Considerando o grfico, pode-se afirmar que: (A) a maior variao mensal do risco Brasil ocorreu no perodo de julho de 2003 a agosto de 2003; (B) a variao do risco Brasil de abril de 2004 a maio de 2004 foi maior que o triplo da variao de julho de 2003 a agosto de 2003; (C) a variao do risco Brasil de junho de 2003 a julho de 2003 foi maior do que a variao de setembro de 2003 a outubro de 2003; (D) a variao do risco Brasil de dezembro de 2003 a janeiro de 2004 foi praticamente igual a de janeiro de 2004 a fevereiro de 2004; (E) a variao do risco Brasil de outubro de 2003 a dezembro de 2003 foi nula. 17- Para quaisquer dois nmeros reais positivos x e y , pode-se afirmar que: (a) (b) (c) (d) (e) 19- Um recm criado plo de Educao a Distncia oferece oito disciplinas para o curso de Licenciatura em Matemtica: M1, M2, M3, M4, M5, M6, M7 e M8. Um tutor dever escolher duas dessas disciplinas para dar atendimento. Como no tem preferncia por nenhuma delas, resolve fazer a escolha de forma aleatria, isto , far o sorteio dos nomes de duas delas. A probabilidade de que as disciplinas M1 e M3 sejam as disciplinas sorteadas : (A) 1

(B) 18 (C) 1 28 (D) 156 (E) 1 64

x+ y = x + y x y = x y
1 1 1 = + x+ y x y

20- O desenho de um lago foi feito em escala 1:1000 (isto , 1cm no desenho corresponde a 1000cm na realidade) em um papel quadriculado conforme figura a seguir:

1 cm 1 cm

( x + y) = x + y
2 2

( x y )2 = x y

18- Trs irmos, Huguinho, Zezinho e Luizinho, possuem juntos 420 reais. Huguinho, porm, possui a menor quantia dos trs. Para que todos fiquem com a mesma quantia, Huguinho receber 20 reais de cada um de seus irmos. Pode-se afirmar que, antes de receber os 20 reais de cada irmo, Huguinho possua: (A) 100 reais; (B) 120 reais; (C) 140 reais; (D) 160 reais; (E) 180 reais.

O lago est representado pela regio sombreada. Com base nas informaes acima pode-se concluir que o valor da rea da superfcie do lago : (A) menor do que 400 m2; (B) maior do que 400 m2 e menor do que 900 m2; (C) maior do que 900 m2 e menor do que 3000 m2; (D) maior do que 3000 m2 e menor do que 7000 m2; (E) maior do que 7000 m2.

2004-2

BIOLOGIA
Use o texto a seguir para responder as questes 21 e 22. Tanto a boca quanto o estmago produzem enzimas digestivas. A amilase salivar, que digere o amido, faz parte da saliva, cujo pH neutro. J a pepsina, que digere protenas, faz parte do suco gstrico, cujo pH cido e produzido no estmago. 21- Em qual dos grficos se representa corretamente a atividade da pepsina e da amilase em funo do pH.
Atividade enzimtica 12 10 8 6 4 2 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 pH
Amilase Pepsina

23- Os anticorpos so produzidos pelos linfcitos B em resposta presena de substncias estranhas (antgenos) ao organismo nos tecidos. Tanto as vacinas quanto os soros se baseiam nos anticorpos para proteger o organismo contra doenas ou substncias potencialmente danosas. Sobre os soros e as vacinas correto afirmar que: (A) os soros contm antgenos que induzem a formao de anticorpos pelo organismo; (B) as vacinas contm anticorpos que combatem antgenos especficos que invadem o organismo; (C) os soros contm anticorpos inativados que combatem antgenos especficos; (D) as vacinas contm antgenos que induzem a formao de anticorpos pelo organismo; (E) o uso das vacinas indicado quando o indivduo j teve contato com o antgeno. 24- Grupos de clulas musculares foram mantidas em dois tubos de ensaio separados. Um tubo foi fechado, impedindo a entrada de ar, e outro foi mantido aberto. Em seguida mediu-se a produo de gs carbnico (CO 2) e lactato (cido ltico) em cada tubo. Os resultados dessas medidas esto na tabela a seguir. Frao 1 2 Produo de CO2 Sim No Produo de Lactato No Sim

(a)

(A)

Atividade enzimtica

12 10 8 6 4 2 0

(b)
Amilase Pepsina

(B)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 pH
Atividade enzimtica 10 8
Pepsina

( c)
Amilase

6 4 2 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 pH

(C)

Com base nos resultados possvel afirmar que:


(d)

Atividade enzimtica

12 10 8 6 4 2 0

(D)

Amilase Pepsina

(A) O tubo 1 estava fechado e por isso ocorreu fermentao. (B) O tubo 2 estava aberto e por isso ocorreu fermentao. (C) O tubo 1 estava aberto e por isso ocorreu fermentao. (D) O tubo 2 estava aberto e por isso ocorreu respirao aerbica. (E) O tubo 2 estava fechado e por isso ocorreu fermentao. 25- As leis ambientais nem sempre so cumpridas. Muitas indstrias necessitam de gua de boa qualidade para seus processos industriais. A gua captada nos rios e nos mesmos rios so despejados os efluentes (gua depois de utilizada) que em geral contm muitas substncias poluentes. Das medidas abaixo qual seria mais eficiente para evitar a poluio dos rios. (A) multar em R$ 5.000,00 a indstria que lanar no rio poluentes que diminuam a biodiversidade; (B) obrigar as indstrias a captar a gua depois do ponto de lanamento dos efluentes; (C) divulgar nos meios de comunicao que os efluentes industriais poluem o rio, causando perda de biodiversidade; (D) negar s indstrias poluidoras o certificado de qualidade ambiental que pode melhoras as vendas; (E) pedir populao que no compre os produtos das indstrias que poluem os rios.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 pH
9 8 7 6 5 4 3 2 1 0

(e)
Pepsina Amilase

(E)

Atividade enzimtica

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 pH

22- Em um tubo de ensaio contendo pepsina e protenas, mantido em condies adequadas de temperatura e pH por 60 minutos, podemos esperar um aumento na concentrao de: (A) nucleotdeos; (B) monossacardeos; (C) aminocidos; (D) protenas; (E) amido.

2004-2

FSICA
26- Considere dois carros, A e B, que se movem ao longo de uma estrada longa e retilnea e que no instante t = 0 s esto emparelhados nessa estrada. O grfico desenhado abaixo mostra como variam os mdulos das velocidades dos carros com o tempo para 0 t t2. Note que nessa figura est marcado o instante t1, que corresponde nica interseo dos grficos.

A razo v/v entre as velocidades finais do bloco sob atrito e em queda livre, igual a: (A) 0,18; (B) 0,36; (C) 0,6; (D) 0,64; (E) 0,8. 28- Quatro lmpadas, duas delas idnticas e de resistncia eltrica 2R e as outras duas tambm idnticas, mas de resistncia eltrica R, esto ligadas a uma bateria ideal que mantm em seus terminais uma diferena de potencial constante. O esquema desenhado abaixo indica o modo como foram feitas as ligaes desse circuito.

B A

2R
0 t1 t2 t
A respeito dos movimentos dos carros para 0 t t2 correto afirmar que: (A) no instante t0 os mdulos das velocidades dos carros so iguais, mas eles se movem em sentidos opostos; (B) no instante t1 os carros voltam a ficar emparelhados na estrada; (C) no instante t1 os mdulos das velocidades dos carros so iguais, mas ambos possuem uma acelerao nula; (D) embora no instante t1 os mdulos das velocidades dos carros sejam iguais, a distncia percorrida pelo carro A, no intervalo [0, t1] maior do que a percorrida pelo carro B, nesse mesmo intervalo; (E) os carros esto em movimento no-uniforme, os mdulos de suas aceleraes decrescem desde o instante inicial at o instante t1 e crescem a partir de t1. 27- Um bloco, em queda livre de uma certa altura, atinge uma velocidade de mdulo v ao chegar ao cho. Agora, considere que ele cai da mesma altura roando duas tbuas verticais, conforme indicado na figura, e atinge uma velocidade de mdulo v ao chegar ao cho. Cada uma das duas tbuas exerce sobre o bloco uma fora de atrito vertical f, de mdulo dado por |f| = 0,18P, sendo P o peso do bloco.

2R

Com as quatro lmpadas acesas a corrente que sai pelo terminal positivo da bateria vale io. Podemos afirmar, ento, que: (A) se queimar apenas uma das lmpadas, a corrente no circuito ser nula; (B) se queimarem apenas duas lmpadas, de resistncias diferentes, a corrente no circuito ser nula; (C) se queimar apenas uma das lmpadas, de resistncia 2R, a corrente no circuito ser 3io; (D) se queimar apenas uma das lmpadas, de resistncia R, a corrente que passa pela outra lmpada de resistncia R ser (1/2)io; (E) se queimarem apenas duas lmpadas de resistncias diferentes, a corrente no circuito ser (1/2)io.

2004-2
29- Um estudante introduziu um tubo aberto nos dois extremos pela tampa de uma garrafa de gua mineral gasosa. A tampa est bem fechada e o furo na tampa, por onde o tubo passa, muito bem vedado, de modo que a nica passagem do interior para o exterior da garrafa seja pelo tubo. Num dado instante, o estudante observa que a altura da coluna de gua no tubo, medida a partir da superfcie da gua dentro da garrafa, permanece constante e mede 20cm. O estudante sabe que a densidade da gua na coluna 1,0 x 103 kg/m3.

QUMICA
31- O cloreto de sdio (sal de cozinha) quando slido puro no conduz corrente eltrica. Entretanto, quando esse sal dissolvido em gua, forma-se uma soluo condutora de eletricidade. Isso acontece porque na gua, o sal se dissocia produzindo os ons sdio e cloreto. A equao que melhor representa a referida dissociao : A) NaCl Na+ + ClB) NaCl Na- + Cl+ C) NaCl2 Na+ + 2ClD) NaCl3 Na+ + 3ClE) Na2Cl3 2Na- + 3Cl+ 32- Nos processos de combusto da biomassa formam-se vrios gases. Dentre eles, o que se forma em maior quantidade : (A) oxignio; (B) hidrognio; (C) oznio; (D) nitrognio; (E) gs carbnico. 33- Pesquisas recentemente publicadas constatam que o aquecimento da terra provocado pelo efeito estufa est derretendo geleiras na Sua. A mudana de estado que a gua sofre, nesse processo, chama-se: (A) condensao; (B) fuso; (C) sublimao; (D) ebulio; (E) evaporao. 34- Assinale o produto que no derivado do petrleo: (A) gasolina; (B) leo diesel; (C) querosene; (D) gs butano; (E) lcool etlico. 35- Os tomos so partculas eletricamente neutras porque o nmero de: (A) prtons igual ao de nutrons; (B) nutrons igual ao de eltrons; (C) prtons igual ao de eltrons; (D) prtons a soma do no de nutrons com o de eltrons; (E) nutrons a soma do no de prtons com o de eltrons.

20cm

O estudante calculou corretamente a diferena entre a presso na superfcie da gua dentro da garrafa e a presso atmosfrica, encontrando o valor: (A) 2,0 x 103 N/m2; (B) 1,0 x 105 N/m2; (C) 2,0 x 10 N/m2; (D) 1,0 x 106 N/m2; (E) 2,0 x 104 N/m2. 30- A figura desenhada abaixo mostra trs pequenos barcos idnticos A, B e C, enfrentando ondas harmnicas. No instante considerado na figura, o barco B est subindo e a distncia entre os barcos A e C, ambos em topos da onda, de 80 metros. Verifica-se, ainda, que, em suas oscilaes verticais, cada barco execute uma oscilao completa em 8,0 segundos. O sentido de propagao dessa onda e a sua velocidade de propagao so, respectivamente,

A B
(A) para a direita e 10 m/s; (B) para a esquerda e 5,0 m/s; (C) para a direita e 2,5 m/s; (D) para a esquerda e 10 m/s; (E) para a direita e 5,0 m/s.

10

2004-2
Ateno: Responda as questes 36 a 40 ( Lngua Estrangeira ) segundo a opo feita no ato de inscrio. Text II READ TEXT II AND ANSWER QUESTIONS 38, 39 and 40: Study Tips for Successful Distance Learning Schedule Set aside a regularly time for study. If you have not been involved in academic pursuits recently, you may find that your career, family, hobbies, and social and civic commitments leave little time for studying. To help you fit studying into your schedule, keep a record for a week of how you spend your time, and then decide what you are willing to give up. Schedule your studies for a time when you are mentally fresh and able to devote at least one hour to your work. Think of the hour as reserved time. If you miss too many study periods, revise your schedule. Where to Study You will find it easier to focus in an appropriate environment for study. Find a place that is free from distractions. You might consider work - before or after hours and on your lunch hour - a public library, or a separate room in your house. Reading Skills You must comprehend and retain what you read for real learning to take place. Reading skills can be developed by concentrating on what you read and by taking frequent pauses to organize and review the material in your mind. At the end of a study session, review everything you have read, making special notes of important points.
http://www.petersons.com/distancelearning/code/article/study.asp

INGLS
LEIA O TEXTO I E RESPONDA AS QUESTES 36 e 37: A revista TIME, numa edio especial, lista algumas pessoas que influenciaram o mundo. Leia o que dito sobre duas delas e responda s perguntas que se seguem. Texto I Jong-Wook Lee He never had a grand sense of mission to save the world, as he puts it. Instead, he was motivated by a fascination with population - size health problems infectious diseases that claim not handfuls of victims but tens of thousands if left untreated. What lured this Korean-born physician from working with leprosy patients in Hawai to heading up the immunization program at the World Health Organization (WHO) and led to his being appointed the agencys top executive last year was the notion that as devastating as these diseases could be, they could also be stopped. What I learned from my career in public health is the importance of action, he says. But when there are 192 member states to answer to, action is not always easy. Bjorn Lomborg He just might be the Martin Luther of the environmental movement. A statistician from the University of Aarthus in Denmark, Bjorn Lomborg examined the state of the world, using reputable sources and long series of data in his book The Skeptical Environmentalist, and found a surprising thing: by most measures the planet is getting healthier - less pollution, more forests, more food per head. He exposed the often misleading and selective use of scientific evidence by environmental pressure groups, urged us to be optimistic rather than despairing about environmental problems, and set out what should be the true priorities of environmental action. He thinks global warming is happening but that it would be better and cheaper to adapt to it rather than cut carbon emissions.
(Time, April 26, 2004: p. 83-4)

38- The text was written to: (A) advertise; (B) suggest; (C) criticize; (D) celebrate; (E) contradict. 39- The opposite of little in leave little time for studying... is: (A) many; (B) big; (C) much; (D) large; (E) small. 40- The underlined expression in what you read for real learning to take place... means: (A) understand; (B) find; (C) answer; (D) happen; (E) replace.

36- O principal interesse de Jong-Wook Lee o (a): (A) trabalho com leprosos; (B) salvao do mundo; (C) fascinao pelo Hava; (D) erradicao de doenas; (E) estudo da populao. 37- Bjorn Lomborg se destaca por suas idias sobre: (A) livros cientficos; (B) prioridades governamentais; (C) preconceitos raciais; (D) estatsticas econmicas; (E) estudos ambientais.

11

2004-2

ESPANHOL
EL DARDO EN LA PALABRA La queja del profesorado es unnime en todos los niveles, desde el bsico hasta el superior, acerca de la incompetencia lingstica de los escolares. Cunde el desaliento entre todos; me escriben o me hablan a veces antiguos alumnos, ahora profesores, y a todos respondo que el lamento no sirve, que no hay que cargar las culpas al nvel educativo anterior, y que hay que empezar. Alguna vez, y en algn punto, habr que empezar. No podra servir tambin el milenario para plantear de otro modo la enseanza del idioma, y para que el pueblo adquiriera la certidumbre de que en ello se juega buena parte de su futuro?
(Fernando Lzaro Carreter)

QUESTES DISCURSIVAS
LNGUA PORTUGUESA
TEXTO I Marta, amiga querida Quando o dia amanhece, vejo o sol entrar por debaixo da porta. Hoje, junto com sua luz chegou uma carta. Trouxe notcias de Maria, que me pedia um favor: ajudar a fazer dormir palavras que h muito nos machucam. Ao levar as palavras para o sono, descobri outras que estavam acordando. Abri as pginas do dicionrio. Elas voaram cu adentro: Paz, Esperana e Respeito. Penso que muito em breve ns vamos ler estas palavras no rosto de cada um. Com a amizade de sempre, Marcos
(In: QUEIRS, B. C. Correspondncia. 4a ed., BH: Miguilim, 1990.)

36- Afirmao correta sobre o contedo do texto : (A) protesto pelo desnimo que toma conta dos professores; (B) estmulo para os que desejam comear no magistrio; (C) condenao dos mtodos inadequados de ensino; (D) reclamao contra o ensino das classes inferiores; (E) incentivo a que se comece um trabalho srio no ensino. 37- A palavra nivel o que se denomina um heterotnico, ou seja, uma palavra que apresenta acentuao tnica distinta em espanhol, em relao lngua portuguesa. Todas as palavras abaixo esto no mesmo caso, exceto: (A) democracia; (B) cerebro; (C) polica; (D) pantano; (E) economa. 38- A forma verbal que tem o infinitivo correspondente indicado erradamente : (A) hay hacer; (B) sirve servir; (C) escriben escribir; (D) juega jugar; (E) adquiriera adquirir. 39- ...me escriben o me hablan a veces antiguos alumnos, ahora profesores,...; o comentrio correto sobre esse segmento do texto : (A) professores e antigos alunos procuram o autor do texto; (B) o autor do texto (ou foi) professor de lngua espanhola; (C) o autor do texto j escreveu errado muitas vezes; (D) o autor do texto trabalha para o Ministrio de Educao; (E) os professores de hoje foram pssimos alunos antes. 40- ...desde el bsico hasta el superior,...; a palavra sublinhada tem, como melhor traduo: (A) para; (B) em direo a; (C) com; (D) at; (E) a fim de.

TEXTO II Menino que mora num planeta azul feito a cauda de um cometa quer se corresponder com algum de outra galxia. Neste planeta onde o menino mora as coisas no vo to bem assim: o azul est ficando desbotado e os homens brincam de guerra. s apertar um boto que o planeta Terra vai pelos ares... Ento o menino procura com urgncia algum de outra galxia para trocarem selos, figurinhas e esperanas.
(In: MURRAY R. Classificados poticos. 5. ed., BH: Miguilim, 1990.) ,

QUESTO 01 No Texto I, Maria pede a ajuda de Marcos para adormecer palavras que os machucam: a) Retire do Texto II um verso que se associe a essa idia. b) Os Textos I e II so literrios, mas guardam semelhanas, em sua forma, com textos no-literrios muito comuns no nosso cotidiano. Quais so, respectivamente, esses tipos de textos? QUESTO 02 No Texto I, usam-se elementos caractersticos da estrutura de uma carta que no se usam no Texto II: a) Identifique, no Texto I, dois desses elementos. b) Em um desses elementos, h um vocbulo que faz a individualizao do outro, sendo, por isso, chamado de aposto. Transcreva-o.

12

2004-2
TEXTO III Habitante de outra galxia aceita corresponder-se com o menino do planeta azul. O mundo deste habitante todo feito de vento e cheira a jasmim. No h fome nem h guerra, e nas tardes perfumadas as pessoas passeiam de mos dadas e costumam rir toa. Nesta galxia ningum faz a morte, ela acontece naturalmente, como o sono depois da festa. Os habitantes no mentem e por isso os seus olhos brilham como riachos. O habitante da outra galxia aceita trocar selos e figurinhas e pede ao menino que encha os bolsos de esperanas, e no s os bolsos, mas tambm as mos, e os cabelos, a voz, o corao, que a doena do planeta azul ainda tem soluo.
(In: MURRAY, R. Classificados poticos. 5. ed., BH: Miguilim, 1990. p. 42)

MATEMTICA
QUESTO 01 Considere os nmeros M = a) (1 MN ): N 2 b)
N 1 M ( N 1) 2

1 1 eN= . 2 3

Determine a frao irredutvel correspondente a:

QUESTO 02 Um comerciante decidiu fabricar camisetas e vendlas ao preo de R$15,00 a unidade. O lucro na venda de cada camiseta foi igual a 25% do preo de custo. Determine: a) o preo de custo de cada camiseta; b) em valores percentuais, o maior desconto possvel que o comerciante poderia ter dado sobre o preo de venda de modo a no ter prejuzo com a venda de cada camiseta. QUESTO 03 Na sala de tutoria de um determinado plo do CEDERJ h 17 mesas e 40 alunos presentes. Sabe-se que todas as mesas esto ocupadas com dois ou com trs alunos. Determine o nmero de mesas ocupadas com trs alunos. QUESTO 04 Seja r a reta que passa pelos pontos Q(50,0) e R(0,100). Considere o retngulo OMNP y de lados paralelos aos eixos coordenados, com o vrtice O localizado na origem do R sistema de coordenadas, o vrtice M localizado na parte N P positiva do eixo x, o vrtice P localizado na parte positiva do reta r eixo y e o vrtice N localizado O M Q x no primeiro quadrante e sobre a reta r. Observe a figura ao lado: a) Encontre a equao da reta r. b) Considere L o comprimento do segmento OM e determine a expresso da rea do retngulo OMNP em funo de L. c) Calcule a rea do maior retngulo OMNP que pode ser inscrito no tringulo OQR.

QUESTO 03 O Texto III constitui uma resposta ao Texto II. Comparando os dois, pode-se afirmar que, em II, a viso de mundo negativa e, que em III, positiva: a) Retire do Texto III um verso em que aparea essa viso positiva de mundo. b) H, no Texto III, substantivos de valor negativo como fome, guerra e morte. Transcreva os de valor positivo. QUESTO 04 A temtica dos Textos I e III pode ser traduzida em uma nica palavra: a) Que palavra essa? b) Que palavra(s) serve(m) para traduzir a doena do planeta azul? QUESTO 05 O Texto I faz parte de um livro denominado Correspondncia. Os Textos II e III foram copiados de um livro intitulado Classificados poticos: a) Aponte duas caractersticas que comprovem no serem os textos II e III, de fato, anncios classificados. b) Em termos de pessoa do discurso, o que diferencia o Texto I dos Textos II e III? Comprove sua resposta com um exemplo retirado de cada um dos textos.

13

2004-2
QUESTO 05 Observou-se que o nmero de roedores de determinada populao duplica a cada ms. Considere P(t) o nmero de roedores presentes nesta populao aps t meses, contados a partir do instante t = 0. Sabe-se que inicialmente havia 5 roedores na populao, isto , P(0) = 5. Determine: a) o nmero de roedores presentes na populao aps 8 meses, contados a partir do instante t = 0; b) a expresso de P(t) para todo t (t 0); c) o intervalo de tempo t , em meses, em que a variao da populao P = P (t + t ) P (t ) igual a 3P(t ) . QUESTO 02 Uma haste rgida de comprimento l = 2,0m e massa desprezvel est em repouso, suspensa na horizontal por dois fios ideais idnticos, presos em seus extremos, como ilustra a figura. Os fios que a mantm pendurada suportam, no mximo, uma tenso de 20N cada um; eles de rompem caso a tenso exceda esse valor. Pendura-se na haste um pequeno bloco de massa 2,5kg por meio de um outro fio ideal, mas que bem resistente e no se rompe. Seja d a distncia entre o ponto de suspenso do bloco e o extremo mais prximo da haste (veja a figura).

FSICA
QUESTO 01 Um atleta corre durante duas horas seguidas com um aparelho que registra o nmero de seus batimentos cardacos por minuto, mas sem registrar a distncia percorrida. O aparelho registrou 100 batimentos por minuto durante a primeira meia hora, 120 batimentos por minuto na hora seguinte e, finalmente, 145 batimentos por minuto na meia hora final. A relao entre a freqncia cardaca e a velocidade desse atleta conhecida e dada no grfico seguinte.
(min -1 )
N de batimentos por unidade de tempo

a) Determine o mesmo valor possvel de d para que nenhum fio se rompa. b) Calcule o valor das tenses T1 e T2 nos dois fios que mantm a haste suspensa quando d = 40cm, sendo T1 a tenso no fio mais prximo do ponto de suspenso do bloco e T2a tenso no fio mais distante desse ponto de suspenso. QUESTO 03 a) Um pequeno bloco de massa m = 1,0kg abandonado no instante to, a partir do repouso, de um ponto na beirada da superfcie interna de um hemisfrio de raio R = 1,0m, como ilustra a figura.
P 5

145

5
120 100 90

Ele oscila algumas vezes e sua velocidade no ponto mais baixo da trajetria menor a cada oscilao, devido existncia de atrito. Ao passar pelo ponto mais baixo, num certo instante t1, sua velocidade tem mdulo v = 4,0 m/s. a) Calcule o trabalho realizado pelo atrito desde o instante inicial to at o instante t1. b) Calcule a direo, o sentido e o mdulo da fora normal que a superfcie do hemisfrio exerce sobre o bloco no instante t1.

Determine a distncia percorrida pelo atleta durante as duas horas de treinamento.

Y(km/h)

14

2004-2
QUESTO 04 Uma barra retilnea de comprimento l = 1,0m tem um tero de seu comprimento constitudo por um material cujo coeficiente de dilatao linear = 1,0 x 10-5 (oC)-1 e os outros dois teros, de um material cujo coeficiente de dilatao linear = 2 . Determine de quanto varia o comprimento da barra quando a temperatura aumenta de 10 oC? QUESTO 05 Considere um prisma transparente issceles cujo ngulo entre as faces iguais vale = 30o. Um raio luminoso, vindo da esquerda, incide sobre uma dessas faces com um ngulo de incidncia 1 e, aps se refratar duas vezes, emerge na outra face, do lado direito do prisma, como indica a figura. Verifica-se que o raio luminoso dentro do prisma tem direo paralela base do prisma e ainda que o raio emergente ( direita do prisma) perpendicular ao raio incidente. QUESTO 01 No sculo XVIII, Jean Senebier demonstrou que a fotossntese no dependia de folhas ntegras, j que mesmo fragmentos de folhas eram capazes de liberar oxignio quando iluminados. Posteriormente foi demonstrado que tampouco clulas ntegras eram essenciais para a fotossntese, pois esta acontecia normalmente tambm quando as clulas de plantas eram rompidas. Explique porque possvel a ocorrncia de fotossntese mesmo em clulas vegetais rompidas. QUESTO 02 A seleo natural consegue eliminar todos os genes letais dominantes em uma nica gerao, mas no os genes letais recessivos. Justifique essa afirmao. QUESTO 03 Nos animais de reproduo sexual existem trs mecanismos que promovem o aumento da variabilidade gentica. Quais so esses mecanismos? QUESTO 04 Uma dada caracterstica comportamental dita familiar quando todos os indivduos de uma famlia apresentam essa caracterstica. Uma caracterstica familiar sempre uma caracterstica hereditria? Justifique sua resposta. QUESTO 05

BIOLOGIA

a) Determine o ngulo entre o raio luminoso que se propaga dentro do prisma e a normal na primeira face, ou seja, determine o ngulo de refrao na primeira face. b) Determine o ngulo de incidncia q1.

As regies que apresentam os rios mais poludos so aquelas que apresentam o maior consumo de energia por indivduo.
Apresente as razes que justifiquem essa afirmativa.

15

Vous aimerez peut-être aussi