Vous êtes sur la page 1sur 3

O QUE MUSICALIZAO?

Por Leila Sugahara

H alguns anos atrs, o termo musicalizao era quase desconhecido, estando q uase sempre associado apenas ao processo de iniciao musical de crianas. Hoje, o con ceito tornou-se mais amplo, em relao aos seus objetivos e ao mesmo tempo, perdido em meio diversidade de prticas e metodologias adotadas, muitas vezes desvinculada s de seus fins e objetivos, ou na ao descontextualizada do meio em que se esta prti ca encontra-se inserida. Em primeiro lugar, precisamos saber se o trabalho ser realizado em uma escola de msica ou em uma escola de ensino regular. Se as aulas so de um instrume nto musical especfico ou se sero aulas de musicalizao. E ainda, se as aulas so indivi duais ou em grupo. Cada situao requer uma abordagem diferenciada e especfica, mesmo que o objetivo maior em todos os casos seja a aprendizagem de msica.

De acordo com SWANWICK (2003), um dos objetivos do professor de msica t razer a conscincia musical do ltimo para o primeiro plano, isto , trazer tona a perc epo da msica assim que ela tocada, bem como a sua compreenso a partir da intencional idade de quem a faz. Dessa maneira, afirma que: o mtodo especfico de ensino no to imp ortante quanto nossa percepo do que a msica ou do que ela faz.

GAINZA (1982) tambm confirma a importncia de se ter clareza do que se p retende com a educao musical, afirmando que o objetivo especfico da educao musical mu icalizar, ou seja, tornar um indivduo sensvel e receptivo ao fenmeno sonoro, promov endo nele, ao mesmo tempo, respostas de ndole musical.

A partir da fica claro que a educao musical, a exemplo do que j vem ocorr endo h vrias dcadas, em vrias reas do conhecimento, passa por um amplo processo de tr ansformaes, privilegiando o educando, ao invs da disciplina musical.

A contribuio trazida por pesquisadores do processo de desenvolvimento e aprendizagem humana permitiu uma mudana tambm na concepo do ensino de msica. A educao musical, antes restrita ao aprendizado de um determinado instrumento musical ou ao canto, visando formao do msico, passou a levar em considerao o potencial educativo da msica para a formao integral da pessoa. Muitas pessoas ainda acreditam que aprender msica privilgio daqueles que possuem a lguma aptido ou para os economicamente privilegiados. Demonstrando que ainda h muito que fazer para se desmistificar e democratizar o acesso educao musical. O profess or de msica tem papel fundamental nesse processo. As escolas de msica tambm precisa m buscar novos modelos de gesto baseados na formao de currculos de msica que atendam s novas necessidades. Portanto, precisamos saber como fazer o diagnstico para dete rminar quais so essas necessidades e a partir da, traar os objetivos que nortearo a prtica educativa musical da escola e dos professores.

Algumas dicas para se fazer o diagnstico em escolas de msica:

Fazer o levantamento do perfil dos alunos e dos professores da sua escol a de msica 1. Quem so esses alunos, de onde vem, o que conhecem sobre msica, quais so suas preferncias musicais, se possuem ou no instrumentos musicais prprios, quanto tempo dedicam aos estudos, etc. 2. Quem so os professores, suas formaes e suas concepes sobre educao;

Procurar saber com os professores e alunos, quais as dificuldades encont radas no cotidiano escolar; Esclarecer se os cursos que a escola oferece possuem a estrutura curricu lar adequada e se atendem s necessidades dos alunos; Fazer um levantamento da estrutura da escola, se possui instalaes adequada s, instrumentos musicais em nmero e qualidade suficientes para atender a demanda da escola; Verificar a adequao do espao fsico da escola e da disponibilidade de materia is pedaggicos e outros recursos, entre outras questes.

O ideal seria se as escolas de msica adotassem o modelo de gesto democrtica, a exem plo de algumas escolas de ensino regular, ou mesmo a sua estrutura, j que as aula s de musicalizao infantil e das aulas em grupo, requerem um modelo mais participat ivo de educao, para que tenham uma boa qualidade de ensino musical, compreendendo o fazer musical como desenvolvimento de uma capacidade exclusivamente humana e q ue requer condies para a sua plena realizao. Os professores de msica tambm poderiam, antes de traar as metas e objeti vos das suas aulas, refletir sobre as necessidades de seus alunos, as dificuldad es e principalmente, sobre que tipo de ser humano queremos formar, afinal, educa r musicalmente educar o ser humano como um todo. Feito o diagnstico inicial que nos oferece um panorama da situao atual, partiremos para os objetivos e metas, tendo em vista o que pretendemos com a edu cao musical, para que ensinamos msica e onde queremos chegar com o ensino de msica. O ideal que essa reflexo seja feita pelos professores em conjunto, e tambm nos mbit os da coordenao pedaggica e do setor administrativo da escola, possibilitando uma v iso mais abrangente da realidade da escola, do que necessrio ser mudado. S ento pode mos prosseguir com o planejamento das aes necessrias para alcanarmos os objetivos de terminados a partir do diagnstico. nesse momento que comearemos a pensar na escolh a das estratgias de ensino, que envolvem a metodologia a ser utilizada e a definio do repertrio a ser trabalhado, bem como das avaliaes.

Referncias Bibliogrficas

SWANWICK, K. Ensinando msica musicalmente.So Paulo: Moderna, 2003. GAINZA, V.H. DE. Estudos de psicopedagogia musical. So Paulo: Summus, 1988.

(Artigo publicado na Revista Cenrio Musical n.2/2005- Ed.HMP)

Vous aimerez peut-être aussi