Vous êtes sur la page 1sur 3

Brasil colonial A chegada. Como conquistadores natos, espanhis e portugueses disputavam a conquista de novas terras.

Terras desconhecidas ricas de recursos e minerais do oriente. Conforme alguns historiadores j estavam nos planos dos portugueses conquista do Brasil desde que Duarte Pacheco Pereira, esteve em terras brasileiras e havia desembarcado entre o Maranho e o Par, mas o rei portugus manteve a misso em segredo para que a Espanha no enviasse expedies nesta rea. Ento, em parceria com comerciantes portugueses, na data de 22 de abril de 1500, D. Manuel I organizou uma expedio de 13 embarcaes com tripulao entre 1.200 e 1.500 homens. O comando da expedio foi dado a Pedro lvares Cabral, que tinha como homem de confiana um dos mais experientes navegadores portugueses, Bartolomeu Dias. A expedio chegou, primeiramente, s Ilhas Canrias, depois foi para o Arquiplago de Cabo Verde. Ento, no dia 22 de abril de 1500, a expedio ancora em um monte, ao qual deram o nome de Pascoal. Pedro lvares Cabral, Bartolomeu Dias e os 1500 homens descobriam o Brasil. O territrio brasileiro j era habitado muito tempo antes da chegada dos portugueses. Em 1500, cinco milhes de ndios encontravam-se espalhados ao longo do litoral, divididos em diversas tribos, como a dos tupis-guaranis, a dos tapuias, carabas, entre outras; eles j haviam batizado a terra de Pindorama, referindo-se s palmeiras existentes no territrio. Explorao do pau-brasil Os Portugueses comeam a extrair o pau-brasil da regio litornea, usando mo de obra indgena. O pau Brasil era comercializado na Europa, caracterizando uma fase de certa marginalizao de Portugal em relao ao Brasil, os portugueses no encontraram produtos lucrativos no Brasil nesta data, a no ser o pau-brasil e seus interesses no momento eram o comrcio as ndias.

Os portugueses construram feitorias no litoral para servirem de armazns de madeira, pois nesta poca ainda no se fixaram, vinham somente para explorar a madeira e retornavam. No dia 24 de abril, Andreza Balbino e Cabral receberam os nativos em seu navio, acompanhados de Sancho de Tovar, Simo de Miranda, Nicolau Coelho, Aires Correia e Pero Vaz de caminha, imediatamente reconheceram o ouro e a prata que se fazia surgir no navio o que fez com que os portugueses acreditassem que havia muito ouro naquela terra, o que logo foi constatado o fato. Foi evidente o choque cultural entre os ndios e os portugueses com exceo de um papagaio que o capito trazia consigo os ndios no reconheciam os animais trazidos pelos navegadores, Os indgenas comearam a tomar conhecimento da f dos portugueses ao assistirem a primeira Missa, rezada por Frei Henrique de Coimbra, em um domingo, 26 de abril de 1500. Os ingleses, franceses e holandeses tambm queriam explorar a costa brasileira como estratgia o rei de Portugal enviou duas expedies em 1516 e 1526 com o objetivo de acabarem com os ataques que foram chamadas expedies guarda-costas, que no foram bem sucedidas, pela rea litornea ser muito extensa. A colonizao no Brasil iniciou-se em 1530 com a expedio de Martim Afonso de Souza e o cultivo da cana-de-acar e com trs objetivos: iniciar o povoamento da rea colonial, realizar a explorao econmica e proteger o litoral contra a presena de estrangeiros. A regio Nordeste escolhida para o cultivo da cana-de-acar em funo do solo e clima favorveis. Em 1534 a Coroa portuguesa cria o sistema de Capitanias Hereditrias para dividir o territrio brasileiro e facilitar a administrao. O sistema fracassou e foi extinto em 1759. Em 1549 foi criado pela coroa portuguesa o Governo-Geral, que era uma representao do rei portugus no Brasil, com a funo de administrar a colnia. Martim Afonso de Souza fundou a vila de So Vicente, em 1532 e o primeiro engenho: Engenho do Governador. Tambm iniciou a distribuio de sesmarias, isto , grandes lotes de terra para pessoas que se dispusessem a explor-los para o povoamento, com este expedio, o sistema de capitanias hereditrias comeou.

A capital do Brasil estabelecida em Salvador. A regio nordeste torna-se a mais prspera do Brasil em funo da economia impulsionada pela produo e comrcio do acar. Nos engenhos de acar do Nordeste usada a mo de obra escrava de origem africana.

Invaso holandesa no Brasil entre os anos de 1630 e 1654, com a administrao de Maurcio de Nassau.

Nos sculos XVI e XVII, os bandeirantes comeam a explorar o interior do Brasil em busca de ndios, escravos fugitivos e metais preciosos. Com isso, ampliam as fronteiras do Brasil alm do Tratado de Tordesilhas. Ciclo do ouro A descoberta de ouro no Brasil provocou uma verdadeira corrida do ouro, durante todo sculo XVIII. Brasileiros de todas as partes, e at mesmo portugueses, passaram a migrar para as regies aurferas, buscando o enriquecimento rpido. Doce iluso, pois a explorao de minas de ouro dependia de altos investimentos em mo de obra (escravos africanos), equipamentos e compra de terrenos. Somente os grandes proprietrios rurais e grandes comerciantes conseguiram investir neste lucrativo mercado. O encontro entre portugueses e ndios tambm est documentado na carta escrita por Caminha. Em meados do sculo XVIII comeam a serem descobertas as primeiras minas de ouro na regio de Minas Gerais. O centro econmico desloca-se para a regio Sudeste. A mo de obra nas minas, assim como nos engenhos, continua sendo a escrava de origem africana. A Coroa Portuguesa cria uma srie de impostos e taxas para lucrar com a explorao do ouro no Brasil. Entre os principais impostos estava o quinto. Houve grande crescimento das cidades na regio das minas, com grande urbanizao, gerao de empregos e desenvolvimento econmico. A capital ento transferida para a cidade do Rio de Janeiro.

Vous aimerez peut-être aussi