Vous êtes sur la page 1sur 9

UNIVERSIDADE DA INTEGRAO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS

CHARLES ALVES MONTEIRO

RELATRIO DE QUMICA PRTICA DE LABORATRIO IDENTIFICAO DE SUBSTNCIAS

REDENO-CE 2012

SUMRIO

1. 2. 3. 3.1

INTRODUO ................................................................................................. 3 OBJETIVOS ..................................................................................................... 3 IDENTIFICAO DE SUBSTNCIAS: PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL . 4 Parte A Determinao de densidade de slidos (alguns metais) por leitura Parte B Determinao de densidade de uma amostra solida por leitura Parte C Identificao de ctions metlicos pelo teste de chama ................... 6 Parte D Verificao de Propriedades Magnticas ......................................... 7 CONCLUSO ................................................................................................... 8 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................................ 9

indireta de volume ......................................................................................................... 4 3.2

direta de volume ............................................................................................................ 5 3.3 3.4 4. 5.

1.

INTRODUO

Para terceira aula da pratica de laboratrio, era necessrio conhecer algumas das propriedades fsicas e qumicas, j que o processo envolvia: densidade, teste de chama e propriedades magnticas.

Densidade - tambm conhecida como a massa volumtrica de um corpo, a densidade mede o grau de concentrao de massa em determinado volume ( ). Teste de chama - tambm conhecido como prova da chama, o teste de chama um procedimento utilizado em Qumica para detectar a presena de alguns ons metlicos, baseado no espectro de emisso caracterstico para cada elemento. Propriedades Magnticas o magnetismo a denominao associada ao fenmeno ou conjunto de fenmenos naturais relacionados atrao ou repulso observada entre determinados objetos materiais.

No passo seguinte, escolheram-se dois metais para realizao do experimento. Na escolha dos metais, os escolhidos foram: alumnio e ferro. Aps a escolha dos mesmos, foram feitos os procedimentos, para obteno da densidade, atravs da leitura indireta (Parte A pgina: 4) e direta (Parte B pgina: 5). Prosseguindo o manual, o prximo experimento, seria a identificao de ctions metlicos atravs dos testes de chama, mas, como o mesmo j estava ocupado, pulou-se para o prximo experimento que seria a verificao de propriedades magnticas.

2.

OBJETIVOS

Determinar densidade de amostras slidas; Identificar ctions metlicos atravs do teste de chama; Verificar propriedades magnticas de metais.

3.

IDENTIFICAO DE SUBSTNCIAS: PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Parte A Determinao de densidade de slidos (alguns metais) por

3.1

leitura indireta de volume.

A leitura indireta de volume feita com a ajuda da balana analtica, observando a massa correspondente ao volume colocado no recipiente. Para comear o procedimento foi preciso limpar e secar o erlenmeyers com papel toalha. Logo aps enxugar o recipiente, pesou-se o mesmo com a tampa, para obteno da massa (m1), depois de anotado a massa do erlenmeyers seco, foi pesada novamente o erlenmeyers cheio com H2O (m2) at a superfcie.

102,25g

220,7g

Depois de pesar o erlenmeyers (seco e cheio), foi esvaziado o mesmo para uma nova medida com dois slidos (alumnio e ferro). Com a amostra de alumnio, pesou-se 52,86g (m3) e com a de ferro, pesou-se 52,75g (m3). Transferindo o metal (alumnio) para o erlenmeyers e enchendo-o com H2O (m4) at transbordar, inclinou-se o mesmo de forma a garantir a ausncia de bolhas de ar presas entre as peas de alumnios. Aps concluir este processo, enxugou-se o recipiente para que no houvesse alterao na hora da medio. Com o erlenmeyers enxuto, zerou-se a balana para uma nova medida, obtendo o valor da massa do metal + H2O + erlenmeyers (m4). Chegando ao final da Parte A, repetiu-se novamente o mesmo processo para outra amostra de metal (ferro).

Tabela 3.1 Metal 1 Alumnio Massa erlenmeyers seco (m1) Massa erlenmeyers cheio com H2O (m2) Volume do erlenmeyers (m2-m1) = VE Massa do metal (m3) Massa do metal + H2O + erlenmeyers (m4) Volume de H2O (m4-m1-m3) = V1 Volume do metal (VE V1) Densidade do metal = 102,25 220,70 118,45 52,86 253,95 98,84 19,61 2,70 Metal 2 Ferro 102,25 220,70 118,45 52,75 266,41 111,41 7,04 7,49

3.2

Parte B Determinao de densidade de uma amostra slida por leitura

direta de volume.

A leitura direta de volume feita observando o volume deslocado, quando se colocado alguma massa no recipiente. Para comear a Parte B, foi preciso escolher os mesmos metais do procedimento anterior (Parte A). Com os metais (alumnio e ferro) separados, pesouse novamente as amostras, obtendo 22,95g para alumnio e 22,81g para o ferro. Abastecendo a proveta com certa quantidade de agua (H2O), transferiu-se cuidadosamente o metal (alumnio) para o recipiente. Observando o deslocamento da agua, identificou-se que com o alumnio, o deslocamento foi 8,5 ml e repetindo o mesmo processo o deslocamento do ferro foi de 3 ml.

Tabela 3.2 Metal 1 Alumnio


Massa do metal Volume de H2O inicial na proveta Volume de H2O deslocado Densidade do metal

Metal 2 Ferro 22,81 30 ml 3 ml 7,6 g/cm3

22,95 30 ml 8,5 ml 2,7 g/cm3

3.3

Parte C Identificao de ctions metlicos pelo teste de chama.

Para fazer a etapa de Identificao de ctions metlicos, mergulhou-se a ala de metal no HCL (acido clordrico) e depois colocou-se o mesmo sobre a chama do bico de Bunsen, que utilizado para efetuar o aquecimento de solues, podendo chegar a uma temperatura de 1600 C (segundo o site: o

http://www.infoescola.com/materiais-de-laboratorio/bico-de-bunsen).

Repetindo

processo, at que no houve-se mais mudana de cor, mergulhou-se o mesmo nas solues aquosa de sais: K (potssio), Cu (cobre), Ba (brio), Ca (clcio), Na (sdio) e Li (ltio).

Obs.: aps mergulhar a ala metlica na soluo aquosa de sais, era efetuado o processo de limpeza para usar o mesmo com outros sais.

Tabela 3.3 Amostras K Cu Ba Ca Na Li Desconhecidas A = Li Cor da chama Lils Verde Amarelo queimado Laranja Amarelo Vermelho Vermelho B=K Lils

Obs.: O teste de chama deve ser observado atravs de um vidro de cobalto azul, para filtrar o amarelo produzido pelo sdio e permitir a visualizao de cores produzidas por outros ons metlicos.

A alta temperatura do bico de Bunsen faz com que ocorra excitao dos eltrons de certos elementos que emitem luz. Atravs desta teoria observou-se que alguns elementos emitiram uma cor diferente do esperado, como: Ba - que emitiu a cor amarelo queimado, sendo que era a cor verde; Ca que emitiu a cor laranja, sendo que era a cor vermelho tijolo.

3.4

Parte D Verificao de propriedades Magnticas.

Os matrias disponveis para esta etapa foram um im e 4 amostras, as quais contea: moeda, alumnio, clip e bronze. Para a identificao das amostras, utilizou-se um im, verificando uma a uma, at encontrar as propriedades ferromagnticas.

Tabela 3.4 Amostras Amostra 1 Amostra 2 Amostra 3 Amostra 4 moeda alumnio clip bronze X Ferromagnticas X

Obs.: As amostras que tiverem marcadas com um X so ferromagnticas.

4.

CONCLUSO

A determinao da densidade dos slidos, o uso do teste de chamas na identificao de ctions e a de propriedades ferromagnticas consistem em praticas bsicas de laboratrio, mas muito perigosas quando no se manuseia os instrumentos corretamente. Apesar dos perigos que mesmo apresenta, pde-se chegar a resultados esperados, alguns exatos e outros precisos, como na identificao de ctions metlicos quando comparados a outros resultados existentes.

5.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Manual de laboratrio:

Qumica geral para engenharia. Equipe de elaborao: Eliana Maria Romero Teixeira, Judith P. de Andrade Feitosa e Regina Clia Monteiro de Paula. Universidade Federal do Cear. 2012.

Sites:

Wikipdia, a enciclopdia livre. Balana (Instrumento) Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Balana_(instrumento)>. Acesso em: 29 de abril. 2012

Wikipdia, a enciclopdia livre. Teste da chama Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_da_chama>. Acesso em: 29 de abril. 2012

Wikipdia, a enciclopdia livre. Densidade Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Densidade>. Acesso em: 29 de abril. 2012

Wikipdia, a enciclopdia livre. Bico de Bunsen Disponvel em: <http://www.infoescola.com/materiais-de-laboratorio/bico-de-bunsen/>. Acesso em: 29 de abril. 2012

Wikipdia, a enciclopdia livre. Magnetismo Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Magnetismo>. Acesso em: 29 de abril. 2012

Vous aimerez peut-être aussi