Vous êtes sur la page 1sur 8

Colgio Teresopolitano

Aluno: Yan Cesar Moreira Turma: 1 Ano Disciplina: Educao Fsica

Musculao

ndice
1. 2. 3. 4. 5. 6. Introduo O que a musculao? Equipamentos utilizados Benefcios Cuidados Concluso

Introduo

A musculao ou treinamento com pesos uma forma de exerccio resistido, para o aumento dos msculos esquelticos. Ela utiliza a fora da gravidade (na forma de barras, halteres ou pilhas de peso) para opor a fora gerada pelo msculo por meio da contrao concntrica ou excntrica. Na musculao usa-se uma variedade de equipamentos especializados para grupos musculares especficos e tipos de movimento.

O que musculao?

A musculao ou treinamento com pesos uma modalidade que est na moda, baseada no fisiculturismo. Sendo que a diferena entre a musculao e o fisiculturismo o fato desse ser um esporte e aquele um exerccio. As variveis de carga, amplitude, tempo de contrao e velocidade controlveis apresentadas na musculao, proporcionam a sua prtica por pessoas de vrias idades e com diferentes objetivos. A musculao diminui o percentual de gordura, deixando o corpo bonito e harmonioso, treina o corao para esforos mais intensos, aumenta a fora, melhora os aspectos cognitivos, aumenta a resistncia do sistema imunolgico, melhora a postura, a flexibilidade e auto-estima. Os resultados obtidos com a musculao no dependem somente da maneira, tipo, ordem, freqncia e intensidade dos exerccios, outros fatores como flexibilidade, tipo de alimentao, hereditariedade e condicionamento cardiorespiratrio prvio so importantes.

Equipamentos utilizados
Haltere: um equipamento usado para realizar exerccios em treinamento com pesos e utilizado para aumentar a massa muscular e por alguns profissionais como educadores fsicos e fisioterapeutas como forma tambm de tratamento de problemas que acometem os msculos. Anilhas: so crculos de ferro com pesos variados que se encaixam nas extremidades de uma barra de ferro para a realizao de diferentes exerccios.

Benefcios

Melhora a parte esttica. Faz com que o seu percentual de gordura diminua. Enquanto a quantidade de gordura corporal diminui, ocorre tambm um aumento de massa muscular. bom para quem quer emagrecer e, principalmente, para quem quer ganhar peso. Musculao torna o corao mais saudvel. A musculao treina o corao para esforos intensos. Quando a pessoa fortalece os msculos, a freqncia cardaca e a presso arterial sobem menos com o esforo. Aumenta a fora, gera um aumento de peso e de massa muscular. Com isso os msculos comeam a aparecer mais, esculpindo e dando uma maior definio ao corpo. Melhoria dos aspectos cognitivos (ateno, concentrao, memria e aprendizagem). Aumento da resistncia do sistema imunolgico, diminuindo o risco de infeces. Melhora a postura e a flexibilidade. Melhora a auto-estima. A musculao pode ser feita em conjunto com outros esportes, com o intuito de fortalecer os msculos, para auxiliar na preparao e treinamento de outras modalidades.

Riscos/cuidados

O exerccio deve ser feito com acompanhamento mdico e/ou de um especialista. Os exerccios devem ser feitos de forma correta ou podero ocorrer rompimentos dos ossos, msculos ou ligamentos, alm de dores na coluna e desvio na postura. Adolescentes podem ter seu crescimento afetado. essencial que o praticante de musculao faa um aquecimento e um alongamento assim que chegar academia e depois que terminar de malhar

Concluso
Quando se pensa em uma atividade fsica para melhorar a esttica e a qualidade de vida, a primeira coisa que vem mente a musculao. As pessoas procuram uma academia de musculao simplesmente para melhorar o condicionamento e o porte fsico. Adequando as cargas e as intensidades dos exerccios para cada pessoa, com base na idade, peso, sexo e passado atltico, no h muitas restries para a prtica da musculao. A musculao uma atividade anaerbica, que significa uma atividade de alta intensidade e curta durao. A pessoa que procura uma academia para fazer musculao geralmente tem em mente um objetivo: ganhar massa muscular; reduzir a quantidade de gordura corporal, definir e delinear o corpo, ganhar ou perder peso. Para cada objetivo existe um tipo de treinamento especfico, inclusive na alimentao. A ingesto de nutrientes essencial para fornecer energia, aumentar massa muscular, reduzir gordura, ajudar na manuteno do sistema imunolgico e definir o corpo. Nem sempre os alimentos vo conter toda a quantidade de nutrientes necessria para o corpo. Por isso, importante suprir essas necessidades com a suplementao.

Vous aimerez peut-être aussi