Vous êtes sur la page 1sur 8

PROTECO OCUPACIONAL

SADE OCUPACIONAL

PROTECO INCNDIOS

INSTALAES FIXAS INCNDIO

DETECO GASES & ALCOOLMIA

RESGATE & SALVAMENTO

EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

FORMAO & CONSULTORIA

Microtector II G450

Instrumento 4 canais deteco com teste desempenho aprovado: Detector gases multi-canais, com teste desempenho aprovado (290 g). Alarme acstico de alta intensidade, 103 dB (A), para ganhos de segurana pessoal. Sistema ptico de alarme inovador, visor semafrico. Desempenho testado para segurana mxima.

DESCRIO DO EQUIPAMENTO O Microtector II G450 um instrumento extremamente compacto que foi desenvolvido especialmente para segurana pessoal contra gases perigosos. A sua concepo robusta permite a sua utilizao em quase todos os ambientes industriais, como p.e. siderurgias e refinarias, petroqumicas, limpeza de contentores, construo, bem assim Corporaes de Bombeiros. Permite a deteco simultnea de oxignio (O2), sulfdrico (H2S) monxido carbono (CO) e gases combustveis, existentes na atmosfera, com o objectivo de monitorizar a segurana dos locais de trabalho. Teste de desempenho para segurana mxima Para medies em espaos confinados onde possam estar presentes gases combustveis e/ou gases txicos assim como o teor de oxignio, as regras vigentes nos pases europeus obrigam a que os instrumentos disponham desta funcionalidade. O G450 encontra-se aprovado de acordo com a Norma EN 60079-29-1 (desempenho para gases combustveis), EN 50104 (oxignio) e EN 45544 (gases txicos). O uso de instrumentos dotados com a funcionalidade destinada a avaliar o seu desempenho garante ao portador que o instrumento responder de forma correcta, mesmo em condies extremas, em ambientes agressivos ou aplicaes muito exigentes. A aprovao do teste de desempenho intrnseco ao instrumento G450 foi conferida por duas entidades distintas, nomeadamente a DEKRA e EXAM, que correspondem a corpos certificados Europeus de primeiro plano e ainda por outros organismos certificados e independentes autorizados para procederem certificao de acordo com a Directiva Europeia ATEX CE/94/9, bem assim para efectuarem os testes de desempenho de acordo com as Normas Europeia que so exigidas na Directiva ATEX. O utilizador deste tipo de instrumentos pode estar seguro de que se encontra protegido contra todos os gases combustveis que possam ser encontrados. Isto resulta em maior proteco e segurana acrescida. Visor grande com funo zoom O visor grfico de grandes dimenses fcil de ler e pode ser rodado 180 premindo apenas duas teclas, o que permite a leitura da informao recebida mesmo que o instrumento seja transportado no cinto. Premindo-se qualquer boto tem como efeito activar a luz de fundo do visor por 10 segundos, antes de esta se apagar automaticamente para poupar energia. A funo zoom facilita a leitura de valores singelos e permite ainda mostrar informao suplementar para o canal seleccionado.

TECNIQUITEL
Z.I. Abrunheira - R. Thilo Krassman, N 2 - 2710-141 SINTRA - PORTUGAL Tel.: +351 219 154 600 Fax: +351 219 154 609 e-mail:geral@tecniquitel.pt

www.tecniquitel.pt

PROTECO OCUPACIONAL

SADE OCUPACIONAL

PROTECO INCNDIOS

INSTALAES FIXAS INCNDIO

DETECO GASES & ALCOOLMIA

RESGATE & SALVAMENTO

EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

FORMAO & CONSULTORIA

Desenho premiado O G450 no apenas um instrumento extremamente inovador e com grande potncia, como tambm um instrumento premiado devido sua aparncia, dimenses e facilidade no seu uso. Este prmio foi concedido pelo Centro Design NRW o que lhe confere o direito de usar o ponto vermelho de prmio de design, dadas as suas espantosas potencialidades.

ponto vermelho prmio design


Manuseamento intuitivo O visor grfico de grandes dimenses permite a leitura de todos os dados. Com apenas trs soft-keys o G450 permite a navegao atravs do seu menu. As configuraes e funes mais sensveis do instrumento esto protegidas contra o uso no autorizado. Memria dados Uma memria standard integrada no instrumento, regista as concentraes dos gases e alarmes associados. Se o intervalo entre registos for definido para 1 minuto, so registadas as ltimas 30 horas. Os dados podem ser analisados e visualizados num PC atravs de uma aplicao informtica da GfG. Permite memorizar at 1800 medies por gs. Os intervalos para registo e modos (mdio, pico e valores correntes) podem ser definidos e ajustados manualmente. Sistema inovador de alarme Todas as situaes de alarme so notificadas com sinais sonoros distintos de multi-frequncias e emitidos com uma presso de rudo de 103 dB(A) o mais elevado de todo o mercado. O alarme visual semafrico exclusivo dos instrumentos G450/460, permite ao utilizador perceber de forma fcil e rpida o estado dos alarmes. Em estado de alarme, todo o visor muda de cor como mostrado aqui: ainda possvel um alarme vibratrio opcional, aumentando assim a possibilidade do alarme ser reconhecido pelo utilizador. Valores Limite para Alarme Cada canal (gases inflamveis, oxignio e gases txicos) dispe de trs valores de alarme programveis. Para alm disso o Valor Limite de Exposio Ocupacional (LEO), o Valor Mdio Ponderado (TMP) e o valor Limite de Exposio de Curta Durao (LECD) so monitorizados automaticamente e memorizados. Todos os patamares para alarme so protegidos por palavra-chave de tal forma que s podem ser alterados e definidos por pessoas autorizadas. Vermelho Alarme alto ALERTA VEMELHO!

Amarelo/Laranja Alarme Baixo CUIDADO!

Verde Todos os valores medidos para os gases esto dentro da banda normal

Intrinsecamente Seguro e Prova de gua A envolvente do G450 construda em borracha extremamente robusta com elevada resistncia aos choques mecnicos e gua, com um grau de resistncia mecnica IP 67. Estao Docagem DS400 A Estao Docagem DS400 corresponde a um sistema inovador para gesto de instrumentos, podendo ser usada para aferir e calibrar automaticamente os detectores produzidos pela GfG. O teste reaco (Bump Test) dos instrumentos pode ser feito ou estes calibrados de forma muito rpida nesta Estao, permitindo assim reduzir-se de forma substancial os tempos de gesto e custos associados. Os instrumentos so disponibilizados para uso sem perda tempo. A Estao DS400 funciona autonomamente no requerendo qualquer PC e permite a sua interligao em mltiplos.

TECNIQUITEL
Z.I. Abrunheira - R. Thilo Krassman, N 2 - 2710-141 SINTRA - PORTUGAL Tel.: +351 219 154 600 Fax: +351 219 154 609 e-mail:geral@tecniquitel.pt

www.tecniquitel.pt

PROTECO OCUPACIONAL

SADE OCUPACIONAL

PROTECO INCNDIOS

INSTALAES FIXAS INCNDIO

DETECO GASES & ALCOOLMIA

RESGATE & SALVAMENTO

EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

FORMAO & CONSULTORIA

Acessrios para Todas as Aplicaes


Quando comparando com o exerccio de fazer os "testes reaco" (Bump Test) e calibrao por mtodos manuais, os tempos e o gs padro consumido reduzem-se para cerca de 50%, permitindo assim redues de custos apreciveis. O estado do "teste reaco" (Bump Test) e calibrao so facilmente perceptveis e completamente prova de erros. Depois de cada teste evidenciado inequivocamente o resultado atravs de uma mensagem de OK ou ERRO, graas ao conceito semafrico do visor, onde verde significa PASSA e vermelho significa REJEITADO. Os dados adquiridos e residentes nos instrumentos podem tambm ser transferido para um carto SD na DS400 ou para um PC.

Bomba Inteligente G400-MP2 A bomba inteligente de alto desempenho G400-MP2 permite recolher amostras do ar ambiente at 100 metros de distncia para anlise no instrumento. Esta bomba de ltima gerao comunica com os instrumentos das sries G450/G460 e permite emitir a informao de avaria atravs do visor do instrumento. Esta uma soluo de eleio para uso na avaliao dos ambientes contidos em espaos confinados, depsitos, caves ou valas. A bomba G400-MP2 a nica existente no mercado acoplvel que permite ser mantida no instrumento de forma a conferir a este uma grande flexibilidade. Quando a bomba ligada os orifcios de entrada de gases por difuso so fechados, de tal forma que os resultados obtidos no so afectados por correntes de ar ambientais. Um sistema de filtragem adicional, intercalado na linha de aspirao, protege a bomba e os sensores contra poeiras e humidades. Quando a bomba desligada o instrumento passa a funcionar normalmente, ou seja por difuso, pois os orifcios para a difuso dos gases passam a permitir que estes entrem na cmara dos sensores. A bomba G400-MP2 alimentada por uma fonte de alimentao prpria, independente da fonte de alimentao dos instrumentos, ou seja o uso da bomba no afecta a autonomia dos instrumentos e dispe de autonomia para pelo menos 10 horas de funcionamento.

Fonte iluminao integrada O G450 equipado com uma fonte de iluminao com aprovao ATEX, de grande utilidade quando se trabalha no escuro em espaos confinados. Tambm quando o instrumento tenha que ser baixado no interior de um tanque ou sistema de esgoto, etc., para se poder verificar a atmosfera existente antes de proceder entrada, esta fonte iluminao pode ser usada para iluminar a superfcie da gua e assim evitar que o instrumento seja mergulhado em lquidos ou qumicos agressivos, potencialmente destruidores do instrumento. A bateria do instrumento G450 pode ser substituda, se tal for necessrio, por uma unidade de alimentao integral, garantindo-se desta forma um upgrade completo.

Fonte Alimentao Flexvel As Fontes de Alimentao das bombas so completamente intermutveis com as usadas pelos instrumentos, o que permite ainda maior flexibilidade. As baterias de NiMH permitem autonomias at 30 horas (dependendo apenas da configurao dos sensores no instrumento), mas no mnimo 8 a 9 horas de funcionamento. Quando a carga da bateria est baixa gerado um alarme.

TECNIQUITEL
Z.I. Abrunheira - R. Thilo Krassman, N 2 - 2710-141 SINTRA - PORTUGAL Tel.: +351 219 154 600 Fax: +351 219 154 609 e-mail:geral@tecniquitel.pt

www.tecniquitel.pt

PROTECO OCUPACIONAL

SADE OCUPACIONAL

PROTECO INCNDIOS

INSTALAES FIXAS INCNDIO

DETECO GASES & ALCOOLMIA

RESGATE & SALVAMENTO

EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

FORMAO & CONSULTORIA

Carregador drop-in Com tecnologia de carga inteligente consegue determinar o estado das baterias, o que permite aumentar o seu tempo de vida mximo graas a esta proteco. O carregador drop-in comunica com os detectores de gases identificando carregamentos frequentes por forma a no sobrecarregar desnecessariamente as baterias. Para instrumentos que tenham acoplada uma bomba inteligente G400-MP2, est disponvel um segundo carregador, o qual permite o carregamento simultneo da bomba e do instrumento.

Opes para fixao O G450 pode ser transportado de forma segura pelo utilizador usando para o efeito uma garra tipo boca-crocodilo, ou um clipe em ao para transporte no cinto, para permitir o seu uso em mos-livres em espaos confinados.

Duas tampas inteligentes Para calibrao manual usada uma tampa. Est tambm disponvel uma tampa azul que permite as seguintes funes: Gs calibrao Carregador independente local Ligao a uma alimentao de 230Vac ou Ligao a uma alimentao 12/24 Vdc de uma viatura ou Ligao a um cabo para transmisso de dados

Carregamento em viaturas 12/24 Vdc O G450 pode ser carregado atravs da tampa inteligente de carga, que deve ser aparafusada no instrumento e liga atravs de uma tomada de 12 Vdc ou de uma tomada para isqueiro na viatura. Baterias e packs de bateria com funes adicionais Encontra-se disponvel um pack de pilhas alcalinas para usar com o G450, para assegurar que o instrumento pode ser explorado de forma continuada, mesmo que o utilizador se tenha esquecido de carregar a fonte de alimentao. O pack de baterias para o G450 pode tambm ser fornecido com um alarme de vibrao ou ainda uma fonte de iluminao ATEX se tal for requerido.

TECNIQUITEL
Z.I. Abrunheira - R. Thilo Krassman, N 2 - 2710-141 SINTRA - PORTUGAL Tel.: +351 219 154 600 Fax: +351 219 154 609 e-mail:geral@tecniquitel.pt

www.tecniquitel.pt

PROTECO OCUPACIONAL

SADE OCUPACIONAL

PROTECO INCNDIOS

INSTALAES FIXAS INCNDIO

DETECO GASES & ALCOOLMIA

RESGATE & SALVAMENTO

EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

FORMAO & CONSULTORIA

DADOS TCNICOS CH4 / C3H8 O2 H2S CO Gases txicos e oxignio Gases e vapores combustveis (at 100% LIE) At 5 anos, dependendo do tipo de sensor Difuso ou atravs de bomba elctrica acoplvel com autonomia at 10 horas em operao contnua e capaz de aspirar amostras de ar at 100 metros distncia 0,50 lpm @ 0 bar (0 mmca) 0,25 lpm @ 0,06 bar (600 mmca) 0,00 lpm @ 0,13 bar (1.300 mmca) LCD, grfico, retro iluminado, com comutao de cores em caso de alarme, tamanho ajustvel automaticamente para optimizao da leitura, funo zoom para facilitar a leitura, concentrao de gs instantnea e nvel picos, indicador da capacidade da bateria e relgio em tempo real Dependendo do tipo de gs, 3 alarmes instantneos e 2 alarmes de exposio calculados, alarme bateria Colorao do visor dependendo da condio do alarme no instruo mento verde/laranja/vermelho), LED vermelho circulante a 360 103 dB(A), podendo ser reduzido para 90 db(A) Alarme vibrao opcional, a preo extra Trabalho: Armazenagem:
o o -20 C a +55 C o -25 C a +55 oC

Sensores e bandas deteco

0-100% LIE 0-25% p.v. 0-100 ppm 0-500 ppm

Principio deteco Electroqumica (EQ) Combusto cataltica (CC) Vida expectvel dos sensores Exposio aos gases para anlise e medio

Prestaes da bomba

Visor

Alarmes

Alarmes pticos

Alarmes acsticos Vibrao Temperaturas

Humidade Presso Ponto zero / Calibrao com ajuste

Operao e armazenagem Operao e armazenagem:

5 95% H.R. 700 1300 hPa

Amiga do utilizador, calibrao via funo AutoCal (programvel via menu SW), programao manual via menu servio (necessrio cdigo acesso) 1. Mdulo bateria : 2. Mdulos pilhas alcalinas: NiMH Recarregvel, cor preta Cor cinza, no recarregveis, 2 x tipo AA 1,5 V, Duracell Procel MNI 1500 LR6 AA

Fonte alimentao

TECNIQUITEL
Z.I. Abrunheira - R. Thilo Krassman, N 2 - 2710-141 SINTRA - PORTUGAL Tel.: +351 219 154 600 Fax: +351 219 154 609 e-mail:geral@tecniquitel.pt

www.tecniquitel.pt

PROTECO OCUPACIONAL

SADE OCUPACIONAL

PROTECO INCNDIOS

INSTALAES FIXAS INCNDIO

DETECO GASES & ALCOOLMIA

RESGATE & SALVAMENTO

EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

FORMAO & CONSULTORIA

Autonomia

Com mdulo baterias NiMH: Com mdulo pilhas alcalinas:

Aprox. 130 horas 4x EQ Aprox. 20 horas EQ+CCCH4 Aprox. 11 horas EQ+CC Aprox. 170 horas 4x EQ Aprox. 14 horas EQ+CCCH4 Aprox. 8 horas EQ+CC

Consumidores de alta energia

O tempo de operao varia de acordo com o uso e os equipamentos configurados nos instrumentos. Os factores seguintes influenciam a autonomia: 1. 2. 3. 4. 5. Sensor CC Alarme 3 (intensidade mxima do alarme, 10x alarmes por LED, Iluminao do Visor; bloqueios alarme) Alarme 2 (aumento da intensidade do besouro, 10x alarmes por LED, Iluminao do Visor; bloqueios alarme) Alarme 1 (intensidade normal do besouro, 16x Alarme por LED, Iluminao do Visor; alarmes no bloqueados) Iluminao do visor (sempre que 6 alarmes por LED sejam activados por 12 segundos)

Carregamento

Carga normal e carregamento em tampo atravs do Carregador Inteligente, Tampa Carga, carregador drop-in e Estao Docagem 75 x 110 x 36 mm (L x A x P) 290 g ~ 350 g dependendo da configurao dos sensores Policarbonato emborrachado IP 67 Mostrada quando o instrumento activado 30 horas (intervalos registo de 1 minuto) 1.800 valores medidos por cada tipo de gs, intervalos registo ajustveis de 1s a 60 minutos, registo dos picos, valores mdios ou valores instantneos, seleccionveis Ex II 2G Ex ia de IIC T4 o o -20 C Ta +50 C, com mdulo bateria NiMH (preto) Ex II 2G Ex ia de IIC T4/T3 -20 oC Ta +45 oC/+50 oC, com mdulo pilhas alcalinas (cinza) BVS 06 ATEX E 017 X PFG 09 G 001 EN 60079-29-1 (gases combustveis) EN 40104 (oxignio) EN 45544 (gases txicos) DIN EN 50270: Blindagem rdio: Resistncia Interferncias: GfG / Alemanha 1999 Classe tipo I Classe tipo II

Dimenses Peso Caixa (envolvente) Grau Proteco Mecnica Data inspeco Memria Dados

Aprovaes

Certificado Exame Tipo CE / Aprovao Teste Desempenho CEE

Compatibilidade electromagntica

Fabricante / Origem

TECNIQUITEL
Z.I. Abrunheira - R. Thilo Krassman, N 2 - 2710-141 SINTRA - PORTUGAL Tel.: +351 219 154 600 Fax: +351 219 154 609 e-mail:geral@tecniquitel.pt

www.tecniquitel.pt

PROTECO OCUPACIONAL

SADE OCUPACIONAL

PROTECO INCNDIOS

INSTALAES FIXAS INCNDIO

DETECO GASES & ALCOOLMIA

RESGATE & SALVAMENTO

EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

FORMAO & CONSULTORIA

CDIGOS ENCOMENDA

Instrumentos
Com fonte alimentao por pilhas alcalinas descartveis Instrumento G450, 2 canais, LIE, O2 Instrumento G450, 2 canais, O2, CO Instrumento G450, 2 canais, O2, H2 Instrumento G450, 2 canais, CO, H2S Instrumento G450, 3 canais, O2, LIE, CO Instrumento G450, 3 canais, O2, LEL, H2S Instrumento G450, 3 canais, O2, CO, H2S Instrumento G450, 4 canais, LIE, O2, CO, H2S Com acumulador NiMH recarregvel e sem fonte iluminao Instrumento G450, 2 canais, LIE, O2 Instrumento G450, 2 canais, O2, CO Instrumento G450, 2 canais, O2, H2 Instrumento G450, 2 canais, CO, H2S Instrumento G450, 3 canais, O2, LIE, CO Instrumento G450, 3 canais, O2, LEL, H2S Instrumento G450, 3 canais, O2, CO, H2S Instrumento G450, 4 canais, LIE, O2, CO, H2S Com acumulador NiMH recarregvel e fonte iluminao Instrumento G450, 2 canais, LIE, O2 Instrumento G450, 2 canais, O2, CO Instrumento G450, 2 canais, O2, H2 Instrumento G450, 2 canais, CO, H2S Instrumento G450, 3 canais, O2, LIE, CO Instrumento G450, 3 canais, O2, LEL, H2S Instrumento G450, 3 canais, O2, CO, H2S Instrumento G450, 4 canais, LIE, O2, CO, H2S 1450020 1450023 1450024 1450025 1450030 1450031 1450032 1450040

1452020 1452023 1452024 1452025 1452030 1452031 1452032 1452040

1453020 1453023 1453024 1453025 1453030 1453031 1453032 1453040

Fontes Alimentao e Carregadores


Fonte Alimentao pilhas alcalinas (pilhas excludas), cinza Fonte Alimentao pilhas alcalinas com alarme vibrao (pilhas excludas), cinza Pilha alcalina (cx .10 unidades) Fonte Alimentao NiMH, recarregvel, com alarme vibrao, preta Fonte Alimentao NiMH, recarregvel, com alarme vibrao e Fonte Iluminao, preta Tampa carregamento inteligente Fonte Alimentao para carregador Bero carga, simples, com grampo (fonte alimentao excluda), DIC-1 Bero carga, duplo, drop-in, para carregamento G450/G460 e bomba simultaneamente com grampo (fonte alimentao excluda), DIC-2 Carregador mltiplo 5 vias, incluindo Fonte Alimentao Fonte Alimentao para carregador 12/24 Vdc (tipo isqueiro viatura) 1450200 1450202 1450204 1450207 1450209 1450215 1450216-EU 1450220 1450224 1450-500E 67838201

TECNIQUITEL
Z.I. Abrunheira - R. Thilo Krassman, N 2 - 2710-141 SINTRA - PORTUGAL Tel.: +351 219 154 600 Fax: +351 219 154 609 e-mail:geral@tecniquitel.pt

www.tecniquitel.pt

PROTECO OCUPACIONAL

SADE OCUPACIONAL

PROTECO INCNDIOS

INSTALAES FIXAS INCNDIO

DETECO GASES & ALCOOLMIA

RESGATE & SALVAMENTO

EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

FORMAO & CONSULTORIA

Transferncia Dados e Acessrios


Cabo com interface USB para transferncia dados CD SW transferncia dados Tampa calibrao, incluindo tubo com 0,1 m comprimento Garra tipo crocodilo Clipe em ao para o cinto Bolsa em pele Caixa transporte em alumnio com guarnies 1450232 1450233 1450225-T 1450221 1450222 1450228 460039

Para Colheita Amostras Remotas


Bomba MP2, motorizada, para aspirao amostras, pilhas alcalinas Bomba PMP2, motorizada, para aspirao amostras, pilhas alcalinas, incluindo mangueira 1 metro e sonda Bomba MP2, motorizada, para aspirao amostras, acumulador recarregvel, requer carregador duplo DIC-2 Bomba PMP2, motorizada, para aspirao amostras, acumulador recarregvel, mangueira 1 metro e sonda, requer carregador duplo DIC-2 Sonda ao inox, telescpica, 1,36 m Sonda ao inox, telescpica, 1,92 m Filtro poeiras/gua (cx com 3 un) Mangueira aspirao amostra 3 m, anti-esttica com filtro gua/poeiras Sonda manual inclundo filtro Sonda flutuante Filtro (cx. 10 un) Tampa para filtro (cx. 10un) Pera manual em borracha para aspirao, com mangueira e sonda Mangueira resistente a gases cidos (preo por m linear) 1450252 1450252-P 1450253 1450253-P 1000205 1000206 1000207 1000208 1000214 1000218 1450321 1450322 7711-450 313-9511

Sensores
Sensor EQ O2 G450 (0-25% p.v.) longevidade 3 anos Sensor CC gases combustveis G450 0-100% LIE, longevidade 5 anos Sensor EQ G450 CO, 0-500 ppm longevidade 3 anos Sensor EQ G450 H2S 0-100 ppm longevidade 3 anos 1450707 1450704 1450701 1450705

Estao Docagem
Estao Docagem DS400, para Microtector II G450/G460, com bero DIC 1D para instrumentos sem bomba, incluindo fonte de alimentao, carto memria, cabo interface para PC (USB para RS485) e software Estao Docagem DS400, para Microtector II G450/G460, com bero DIC 2D para instrumentos com bomba, incluindo fonte de alimentao, carto memria, cabo interface para PC (USB para RS485) e software Fonte Alimentao para um mximo de 2 estaes docagem Carto memria SD, capacidade 1GB, para armazenamento de arquivo dados instrumento e testes Cabo interface dados (USB para RS485) Cabo para interligao estaes docagem, 1 m comprimento 1450401 1450402 1450403 1450408 1319221 1319222

Reguladores
Regulador dbito fixo 0,5 lpm Vlvula Reguladora Fluxo para DS400
Microtector II G450, em idioma Portugus Todos os dados aqui contidos podem ser alterados sem aviso prvio, por razes de ordem tcnica ou legal.

9000050 9000051

TECNIQUITEL
Z.I. Abrunheira - R. Thilo Krassman, N 2 - 2710-141 SINTRA - PORTUGAL Tel.: +351 219 154 600 Fax: +351 219 154 609 e-mail:geral@tecniquitel.pt

www.tecniquitel.pt

Vous aimerez peut-être aussi