Vous êtes sur la page 1sur 5

BACIA HIDRGRAFICA JUARA SILVA, Augusto Barbosa da; COELHO, Guilherme de Oliveira; SILVA, Karla da; PAULA, Heber

Martins de4;1

Palavra-chave: Bacia Hidrogrfica

INTRODUO Antes de se determinar um valor em si para a precipitao mdia em uma bacia necessrio o devido esclarecimento do conceito prprio de precipitao, sendo que ela tem sua ocorrncia quando o vapor de gua contida na atmosfera se condensa, formando as nuvens e por seguinte dando possibilidades de ocorrncias das chuvas, neve, granizo e orvalho (Mattos, 1975). As principais problemticas estudadas por pesquisadores da rea de recursos hdricos so as chuvas de grande intensidade por perodos longos de tempo e tambm por longos perodos de estiagem. Fazendo uma anlise do volume de controle, observa-se que a nica fonte de entrada de gua por meio da precipitao, esta provocando infiltrao e por consequncia gerando tanto escoamento superficial quanto escoamento por galerias fluviais. A quantificao da precipitao efetuada atravs de instrumentos auxiliares tais como pluvimetro e pluvigrafo, esses instrumentos tm dimenses, intervalos de coleta dos dados determinados por normas. Portanto, o estudo das precipitaes mdias de suma importncia para que se realize um projeto envolvendo os recursos hdricos daquela bacia. A regio de Jussara um municipio do estado de Gois, a qual tem uma populao de aproximadamente 19.153 habitantes, segundo dados do IBGE de 2010. Tem como divisa os municipios de Britnia, Fazenda Nova, Novo Brasil, Itapirapu e Montes Claros. O trabalho consiste em realizar a delimitao de uma bacia na regio de Jussara aonde ir se retirar e determinar dados necessrios para o clculo da
1

Universidade Federal de Gois - e-mail: augusto0412@hotmail.com Universidade Federal de Gois e-mail:guilherme_walden@hotmail.com Universidade Federal de Gois e-mail: kar_linha07@hotmail.com 4.1 Universidade Federal de Gois e Doutorando UNICAMP e-mail: heberdepaula@hotmail.com

precipitao mdia sobre a microbacia hidrogrfica num perodo de 1961 1990, sendo que estas precipitaes mdias foram retiradas do site:

www.tempoagora.com.br, importante ressaltar que a ordem do rio principal da bacia em questo seja 4.

METODOLOGIA

Para calcular a rea da bacia em questo primeiramente foi utilizada uma carta onde delimitou-se a bacia atravs das curvas de nvel, se fazendo o clculo da rea por meio da utilizao de papel milimetrado e para obter o permetro fez-se uso de um barbante, encontarndo-se assim todos os dados necessrios para o clculo das caracterisiticas da bacia, sendo que para o cculo da precipitao mdia utilizou-se como fonte o site www.tempoagora.com.br, onde foram retirados os valores das precipitaes das cidades tidas como postos.

Fator de Forma e ndice de Gravelius. 2

A relao usada para o clculo do Fator de forma dada por: =

onde A: rea da bacia; L: maior curso dgua. O ndice de Gravelius ou coeficiente de compacidade se d pela frmula: = 0,28

onde: P e A so respectivamente permetro em Km e rea de bacia em Km.

Densidade de drenagem Relaciona o comprimento total do curso dgua de uma bacia com a rea da

mesma, assim como consta na frmula: =

Onde L: o comprimento do rio principal; A: rea da bacia.

Inclinao da bacia A inclinao da bacia se d pela frmula:

2 1

Onde Z2: cota do exutrio; Z1: cota do inicio do canal Clculo da precipitao mdia e efetiva

A precipitao mdia pelo mtodo aritmtico se d pela frmula: =


=1

Onde representa a precipitao mdia na bacia, a altura pluviomtrica em cada estao (posto) e o nmero de postos na bacia hidrogrfica. Este o mtodo aritmtico, o mais simplificado para o clculo de precipitao mdia numa bacia, tal mtodo apresenta bons resultados caso os equipamentos estejam uniformemente distribudos e a rea sendo devidamente plana ou de relevo extremamente suave. Alm do que, a medida de precipitao obtida em cada aparelho no deve apresentar grande variao em relao mdia. Nessa situao, basta executar-se, de posse dos dados de cada estao (posto, cidades mais prximas), o clculo de (altura pluviomtrica mdia), anual.

RESULTADOS E DISCUSSES

Utilizando dos mtodos dispostos chegou-se aos seguintes dados: rea da bacia (A) = 163,55 Km; comprimento do maior curso dgua (L)= 25,9 Km, com esses dados obteve-se o valor do fator de forma ( )= 0244. Fazendo-se uso do barbante verificou que o permetro da bacia foi de 70,1 Km, sendo assim temos que = 1,53 (ndice de Gravelius). Para o valor da densidade de drenagem da bacia foi necessrio o valor do comprimento do rio principal (L) e da rea da bacia, chegando no sehuinte valor: =0,91. A inclinao mdia da bacia encontrada pela diferena de nvel, em relao ao seu comprimento. O estudo da inclinao da bacia ajuda a analisar a velocidade com que o escoamento ocorre e com isso a probabilidade de enchentes em pequenos intervalos de tempo. Para a inclinao da bacia, como 2 =424 m, 1 =334 m e L= 25,9 Km, logo: = 0,35% Seguindo a tabela:

Postos (cidades) Jussara Britnia Itapirapu Gois

Precipitao (mm) 1683,10 1662,70 1702,60 1785,60

Tabela 01- relao de precipitao e postos

Logo temos: = 1683,10 + 1662,70 + 1702,60 + 1785,60 = 1708,5 4

Analisando os resultados: Coeficiente de compacidade(Kc)

Feito os clculos: Kc = 1,53 Neste resultado observou-se que a bacia no est propensa enchentes, j que seu ndice est 53% a mais do valor ideal de enchente. Fator de forma(Kf)

Kf = 0,244 Com este resultado observou-se mais uma vez a no propenso da bacia enchentes, j que seu valor distanciou-se de 1(valor ideal de enchente). Densidade de drenagem(Dd)

Dd = 0,91 Com tal valor, observou-se que se trata de uma bacia pobre, j que est dentro do intervalo: (Pobre) 0,5D3,5 (Rica) Mtodo da Mdia Aritmtica()

Atravs do Mtodo da Mdia Aritmetica, obteve-se o valor das precipitaes anuais. Sendo o resultado: = 1708,5 /

O mtodo aritmtico um valor bem geral, uma mdia comum, mas que pode ser usada desde que a finalidade no exija critrios tcnicos. Por limitaes de ferramentas no foi possivel a realizao do mtodo de Thiessen.

CONCLUSO

Feitos tais estudos e clculos, percebeu-se que bacia apresenta um baixo volume de chuvas nesta regio, apesar de que o resultado no bastante preciso devido o fato de ter-se usado o mtodo da mdia aritmtica que serve geralmente para possiveis comparaes. Percebe-se tambm que a bacia no est suscetvel a enchentes, alm de ser uma bacia pobre em drenagem.

REFERNCIAS

PINTO, N. L. S.; HOLTZ, A. C. T.; MARTINS, J. A.; GOMIDE, F. L. Hidrologia Bsica. So Paulo: Edgard Blucher, 1976. VILLELA, S. M.; MATTOS, A. Hidrologia Aplicada. McGraw-Hill, 1975. GARCEZ, L. N.; ALVAREZ, G. A. Hidrologia. So Paulo: Edgard Blucher, 1999. COLLISCHONN, W.; TASSI, R. Introduzindo Hidrologia. Porto Alegre: IPH UFRGS, 2008. PAULA, M. Heber. (UFG notas de aula Hidrologia Engenharia Civil) RODRIGUES, C. ; ADAMI, S. . Tcnicas fundamentais para o estudo de bacias hidrogrficas. In: VENTURI, L. A. B.. (Org.). Praticando a Geografia: tcnicas de campo e laboratrio. So Paulo: Oficina de Textos, 2005, v. , p. 147-148. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Precipitao. Disponvel no site:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABBnwAD/precipitacao. Acesso em 08 de maio. 2012.

Vous aimerez peut-être aussi