Vous êtes sur la page 1sur 3

LGICA SEQUENCIAL

1- Desenhar o diagrama Grafcet e programa do PLC para um sistema de reservatrio composto de uma vlvula de entrada P, duas bombas (acionadas por M1 e M2), um alarme AL e quatro sensores de nvel a,b,c,d. As condies de funcionamento so as seguintes: se o nvel for a (100%), ento fecha-se a vlvula P. No esvaziamento a vlvula P permanece fechada at esvaziar e no enchimento aberta at encher. Acima de b(75%), M1 e M2 bombeiam. Abaixo de b(75%), somente M1 bombeia. Abaixo de c(50%), soa o alarme AL. Em d(25%), nenhuma das bombas dever funcionar.

2- Desenvolver um programa em grafcet e ladder que: ao pressionar um boto B1 a lmpada L4 acenda. Aps L4 estar acesa se o boto B3 for pressionado a lmpada L1 dever acender. Ao soltar B1, L4 e L1 devero continuar acesos e L2 dever acender. Ao soltar B3, L4, L1 e L2 devero apagar.

3- Desenvolver um programa de um ladder que ao pressionar B4, L4 acenda e permanea aceso mesmo aps B4 ter sido solto. Aps L4 estar acesa e B4 solto, se B3 for pressionado L3 dever acender e dever permanecer aceso mesmo aps B3 ser solta. Aps L3 estar acesa e B3 estar solto, se B2 for pressionado L4 dever apagar e L3 dever permanecer acesa, e L2 dever acender e dever continuar acesa mesmo aps B2 ser solta. Aps L2 estar acesa e B2 solto, se B1 for pressionado L3 e L2 devero apagar, e devero continuar apagados mesmo aps B1 ser solta.

4- Utilizando-se dos recursos de contagem em um PLC, elabore um programa capaz de acionar uma lmpada sinalizadora sempre que o nmero de pulsos recebidos em sua entrada for mltiplo de 5. Assim, no entendimento do quinto pulso a lmpada acende, desligando-se no sexto; novamente acende no dcimo e desliga no dcimo primeiro e assim sucessivamente.

5- Elaborar um diagrama grafcet e programa PLC capaz de interromper automaticamente o funcionamento de uma esteira transportadora de peas. A parada se realiza sempre que um sensor ptico no detectar a passagem de uma nova pea num intervalo de menor do que 5 segundos. O religamento da esteira se d pelo comando do operador em uma botoeira.

6- Desenvolva um programa em Ladder e grafcet para automatizar o dispositivo abaixo baseado no avano de um atuador de dupla ao que coloca tampas em latas. O avano do atuador ocorre atravs do acionamento de duas botoeiras opcionais (B1 ou B2) e com condies de existncia de pea (SP). Aps o acionamento o atuador deve permanecer por 7 segundos pressionando a tampa. O retorno poder ser feito depois disso e pelo acionamento de uma outra botoeira (B3), mas somente se o atuador estiver totalmente avanado.

Nome do arquivo: Pasta: Modelo:

exerccios trojan lgica sequencial.doc C:\Notebook_HP\COELE_2012_1\Provas

C:\Users\FTrojan\AppData\Roaming\Microsoft\Modelos\Nor mal.dot Ttulo: 1Assunto: Autor: Isaias Palavras-chave: Comentrios: Data de criao: 05/06/2012 19:43:00 Nmero de alteraes: 6 ltima gravao: 16/10/2012 10:32:00 Salvo por: FTrojan Tempo total de edio: 26 Minutos ltima impresso: 16/10/2012 10:32:00 Como a ltima impresso Nmero de pginas: 2 Nmero de palavras: 414 (aprox.) Nmero de caracteres: 2.241 (aprox.)

Vous aimerez peut-être aussi