Vous êtes sur la page 1sur 30

Fabrcio Santos; Irene Soares; Janio Arruda; Jos de Queiroz; Paulo Mateus e Valter Neri

Santa Maria da Vitria Outubro de 2012

Sweet Grape

A Sakata Seed Corporation uma empresa multinacional de gentica e produo de sementes, com sede na cidade de Yokohama, Japo, fundada em 1913.

Sweet Grape
A empresa consolidou sua presena no Brasil em 1994, com a aquisio da Sementes Agroflora S.A., tradicional no segmento de gentica de sementes de hortalias no Pas. Criou, assim, a base de sua expanso para todo o territrio da Amrica do Sul.

Sweet Grape

a Sakata investiu em estaes de pesquisa e em escritrios de vendas localizados em pontos estratgicos de todo o mundo, atendendo, atualmente, a mais de 130 pases.

Sweet Grape
possui um portflio de mais de 140 cultivares de hortalias e de cerca de 500 de flores, no qual busca incorporar atributos e padres das mais altas qualidades gentica, patolgica, fsica e fisiolgica, e que lhe garantiram, em 2009, um faturamento mundial da ordem de US$ 500 milhes.

Sweet Grape
Produzido no Brasil desde 1998, o tomate-uva tem muitos desafios para enfrentar. Ele resultado de vrios cruzamentos. Do cultivo comercializao, tudo padronizado.

Sweet Grape
O grande diferencial do tomate-uva ser um fruto muito saboroso e adocicado, a ponto de ser consumido como fruta ou como tira-gosto.

Sweet Grape
Pequeno tamanho e formato alongado (oblongo), uniforme e bem definido; Colorao vermelho intenso, tanto da casca quanto da polpa do fruto;
Baixo ndice de acidez; Casca lisa e fina; Peso mdio entre 10 e 20g;

Sweet Grape
Cachos grandes, bastante produtivos; Teor de acar elevado (mnimo de 6 Brix); Grande versatilidade culinria.

Sweet Grape
Enquanto o tomate tradicional possui grau Brix entre 4 e 6, as variedades uva possuem doura suficiente para chegar entre 9 e 12 graus. Isso faz toda a diferena! e, pelo mundo, esse tomatinho passou a ser consumido como uvas, alm de tambm enfeitar e dar um toque de classe nas saladas.
que indica a concentrao de slidos solveis totais, principalmente os acares

Sweet Grape

Sweet Grape

Plantio em vaso

Irrigao por gotejamento:

Sweet Grape
O sistema mescla conceitos, arranjos e procedimentos de dois modelos j consagrados no agronegcio brasileiro: o de integrao e o de franquia. A empresa garante aos produtores estabilidade nas pocas de baixo mercado. Com a condio de plantarem somente Sweet Grape, se dedicando conquista de excelncia e altos padres exigidos pelo projeto.

Sweet Grape
Integrao e franquia O sistema mescla conceitos, arranjos e procedimentos de dois modelos j consagrados no agronegcio brasileiro: o adeses ao sistema ainda esto sendo Novas de integrao e o de franquia. consideradas, desde que os produtores apresentem o perfil empresarial adequado ao projeto, o que checado A empresa garante aos produtores estabilidade dos atravs de avaliao pela prpria Sakata* ou por umnas distribuidores da Com a pocas de baixo mercado. empresa. condio de plantarem somente Sweet Grape, se dedicando conquista de excelncia e altos padres exigidos pelo projeto.

Sweet Grape
Produo/demanda:
2010 Projeo para 2013

3 mil toneladas

8,9 mil toneladas


A empresa lder do mercado produziu 3,5 mil toneladas em 2011 e a projeo que colha 30% a mais este ano, mas ainda no consegue atender demanda.

O consumo cresce quase 40% ao ano.

O estado de So Paulo representa cerca de 1/3 de toda a demanda potencial para o produto. O setor supermercadista absorve 89% do total de produtos comercializados pelas distribuidoras.

Sweet Grape
No Brasil foram realizados focus groups com mulheres na faixa de 30 a 40 anos de diferentes classes sociais.

Inicialmente optou por um visual tradicional, buscando transmitir Confiabilidade, segurana das coisa antigas alimentos naturais e saudveis. Adotou o mesmo nome do produto comercializado no mercado norte americano Sweet Hearts

Sweet Grape
O pblico brasileiro no aceitou bem os conceitos visuais tradicionais e associados s embalagens de apresentao do produto, sob a alegao de que o tomate-uva era algo essencialmente inovador, nunca antes visto ou experimentado, que traduzia conceitos de modernidade, dinamismo e atualidade.
Muito distantes, portanto, da imagem do meio rural pacato, antigo, atrasado de antes.

Sweet Grape
expresso idiomtica Sweet Hearts no produziu associao ou empatia imediata e desejada. O nome finalmente adotado, Sweet Grape, embora tambm em ingls, produz melhor resultado, associando-se mais prontamente com a ideia da uva, principalmente porque o produto lembra o bago da uva rubi, de presena j mais tradicional junto ao pblico brasileiro de classes mdia e alta.

Sweet Grape
Com base nestas constataes de recusas, o produto ganhou embalagens e apresentaes de linhagem mais contemporneas, arrojadas, com destaque para as transparncias, cores leves e recortes que sugerem movimento e modernidade.

Sweet Grape
Detalhes das embalagens individuais e display especialmente desenvolvidos para o tomate Sweet Grape no varejo brasileiro. (Projeto lanado no mercado em 2010).

Sweet Grape
Destaque no posicionamento de mercado
NICO no mercado com o padro de qualidade no atributo sabor e doura dos frutos; Ele resiste trs vezes mais tempo fora da geladeira; at quatro vezes mais produtivo que o principal concorrente, o tomate cereja. O ciclo de produo dura sete meses e a colheita semanal.

Sweet Grape
Em um mercado altamente competitivo, a comercializao exclusiva de semente melhorada geneticamente, duram pouco tempo, bem como os modelos bem sucedidos de inovao e gesto de cadeia de suprimentos so rapidamente copiados, apropriados e at mesmo melhorados pela concorrncia. Para enfrentar a concorrncia e se fixar no mercado brasileiro:
a) Agregar valor ao produto; (comoddities) b) Tornar o produto verstil; c) Destacar o produto nos pontos de vendas; d) Disponibilizar o produto em mltiplas embalagens e formas de apresentao; e) Valorizar a tradio; f) Saudabilidade e valor nutricional;

Sweet Grape

Tomate convencional. Sweet Grape A produo no chega a ser orgnica, mas usa o mnimo de defensivos agrcolas. Chega a ficar Uma plantao de tomate em campo aberto pulverizada, em mdia, trs vezes

dois meses sem receber aplicaes.

por semana.

Sweet Grape
Depois da colheita, o tomate passa por uma anlise de qualidade. lavado, escovado e selecionado por tamanho. Embalado em caixa especial com espao para o tomate respirar garantindo uma durabilidade maior do fruto.

Sweet Grape
Desde a sua estruturao geral at a execuo da primeira fase em campo, o Sistema Integrado de Produo e Distribuio de Sweet Grape contou com a participao, envolvimento e integrao de diferentes empresas, segundo suas respectivas reas diversificadas de competncias, vocaes e de interesses comerciais.

Sweet Grape
Os princpios da organizao e gesto do Sistema Integrado de Produo e Comercializao:

Garantia, a esses olericultores acesso a exclusivos recursos especiais ( Sementes e mudas) . Compromisso de cultivo e de cumprimento de metas de produo. Benefcios de ps colheita, acondicionamento e embalagem dos produtos nos packing-houses

Sweet Grape
Os princpios da organizao e gesto do Sistema Integrado de Produo e Comercializao:

Garantia aos produtores acesso a exclusivos recursos especiais ( Sementes e mudas) . Compromisso de cultivo e de cumprimento de metas de produo. Benefcios de ps colheita, acondicionamento e embalagem dos produtos nos packing-houses

Sweet Grape

Atualmente, existem 250 produtores integrados ao sistema no Brasil, alm de dez distribuidores, que so os agentes que respondem simultaneamente pela venda de sementes e pela assistncia tcnica aos produtores.

Vdeo Sweet Grape

Sweet Grape
Referncias bibliogrficas: http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI168657-18287,00JEITO+DE+UVA+GOSTO+DE+TOMATE.html http://www.caminhosdaroca.tv.br/NOT,0,0,392764,Producao+brasileira+de+tomat e-uva+nao+atende+a+demanda.aspx

Sweet Grape
Obrigado pela ateno!

Fabrcio dos Santos Silva Irene Soares Jnio Oliveira de Arruda Jos de Queiroz Monteiro Sobrinho Paulo Mateus Valter Nri Gomes.

Vous aimerez peut-être aussi