Vous êtes sur la page 1sur 26

ABPC ASSOCIAO BRASILEIRA DE PSICANLISE CONTEMPORNEA

ELISABETH FERREIRA GODOY

A TEORIA PSICANALTICA FUNCIONA NUM CAMPO DE HIPTESES

Piracicaba 2012

ELISABETH FERREIRA GODOY

A TEORIA PSICANALTICA FUNCIONA NUM CAMPO DE HIPTESES

Trabalho apresentado no encerramento do Curso de Formao em Psicanlise da Associao Brasileira de Psicanlise Contempornea de Piracicaba, como requisito obteno de Certificao e Habilitao como Psicanalista. Orientadora: Dra. Clia Gevartoski

Piracicaba 2012

DEDICATRIA

Aos meus queridos pais Joo e Maria por me darem a vida e o amor incondicional. Ao meu marido e companheiro Clovis pelo amor, carinho e confiana me apoiando em todos os momentos. s minhas filhas Prscilla e Samara pelo amor, carinho e estmulo.

AGRADECIMENTOS

Deus por estar ao meu lado sempre, me guiando. Aos meus professores orientadores e amigos do curso de formao em psicanlise da ABPC: Dr. Dcio Gilberto Natrielli, Dra. Celia Gervastoski e Dr. Sebastio Vidigal, obrigada pelos ensinamentos, incentivo e o carinho que sempre nos dedicaram. professora de metodologia Alexandra Fabri, pelas orientaes. Aos colegas do curso, pela amizade companheirismo e boa convivncia.

GODOY, Elisabeth Ferreira. A teoria psicanaltica funciona num campo de hipteses. 2012. 26 f. Monografia (Formao em Psicanlise) Associao Brasileira de Psicanlise Contempornea. Piracicaba. 2011.

RESUMO

A presente monografia aborda a importncia do instinto que um esquema de comportamento herdado da espcie animal que pouco varia de indivduo para outro e tem como finalidade a satisfao. Como a sexualidade segue um percurso natural, os desejos no tem uma maneira nica para buscar satisfao. O que gera insatisfao um desvio que na psicanlise Freudiana fala se em pulso sexual que formada de experincia inconsciente. Para Freud as pulses estariam localizadas entre o corpo e o psiquismo. A pulso nos remete a ideia de impulso, ao que nos leva em direo de algo atravs das infinitas possibilidades de se representar o desejo e como isso influencia a sade mental do indivduo. Palavras-chave: Instinto. Pulso. Freud. Metapsicologia.

GODOY, Elisabeth Ferreira. The psychoanalytic theory works in a field of hypotheses. 2012. 26 f. Monograph (Training in Psychoanalysis) Brazilian Association of Contemporary Psychoanalysis. Piracicaba. 2011.

ABSTRACT

This monograph discusses the importance of instinct that is a scheme inherited behavior of animal species that varies little from person to person and is intended to satisfy. As sexuality follows a natural course, the wishes do not have a unique way to get satisfaction. What upsets is a detour that speaks in Freudian psychoanalysis in the sexual instinct which is formed of unconscious experience. For Freud the drives would be located between the body and psyche. The drive takes us to the idea of momentum, action that leads us toward something through the infinite possibilities of representing the desire and how it influences the individual's mental health. Key words: Instinct. Drive. Freud. Metapsychology.

SUMRIO

1 INTRODUO

08

2 DEFINIES DE INSTINTO E PULSO 2.1 O afeto 2.2 Objetivos da pulso 3 HISTRICO TEORIA 3.1 Mecanismos de defesa 3.2 Fases de desenvolvimento psicossexual da teoria Freudiana 3.3 Complexo de dipo 3.4 Estgios do desenvolvimento de Erikson e Freud 3.5 Sade mental e desenvolvimento psicossexual 3.6 Contribuies

10 10 12

13 16 17 18 19 20 22

4 CONCLUSO

24

REFERNCIAS

26

8 1 INTRODUO

Para Freud o homem no apenas um ser racional, h influencias irracionais atuando na psique, e toda forma de buscar prazer est presente desde o nascimento e atravs do inconsciente que estes impulsos se manifestam. A mente foi feita para atender instinto de sobrevivncia do corpo por mais que a mente evolua e at alcance a sua autonomia, jamais renuncia a est funo primordial atender o corpo eliminar a fonte de estmulos. Assim, este trabalho tem como objetivo entender as diferenas existentes entre instinto e pulso, bem como suas influencias na sade mental do indivduo. No primeiro captulo, sero abordadas algumas definies de pulso, tendo como embasamento terico autores como Freud e Lacan. J no segundo captulo definiremos instinto, e qual sua relao com a pulso entender o que instinto de vida e instinto de morte e qual sua relao com sentimentos e bem estar do indivduo. Conceituar pulso como uma fora que tende a um objetivo. Elucidar o afeto como energia que no pode ser recalcada e como isso influencia o ser humano; segundo a teoria Freudiana, com embasamentos tericos de autores como Garcia-Roza e Zimerman. No terceiro captulo veremos a parte terica e mostraremos que a psicanlise funciona no campo de hipteses e que h influencia do inconsciente controlando a mente; a trajetria do impulso instintivo desde sua origem at suas manifestaes no organismo e sua relao com as doenas psicossomticas Enfatizaremos a metapsicologia e como Freud organizou: dividindo a mente em sistemas consciente inconsciente e pr- consciente e instancias id, ego e superego e a importncia do determinismo psquico pela busca do prazer e as frustraes pelo desprazer. Descrever os diversos mecanismos de defesa modo os quais as pessoas inconscientemente lidam com a ansiedade distorcendo a realidade com embasamento terico de Ogden.

9 Baseado em Freud descrever as fases da sexualidade e como a criana se comporta em cada etapa do desenvolvimento. Elucidar o complexo de dipo e porque a castrao se faz necessrio, para que o indivduo chegue fase adulta sem conflitos, com embasamentos de autores como Tallaferro, Ogden, Ferro e Lacan. Mostrar a importncia da sade mental que segue um padro de desenvolvimento psicossexual com embasamento terico, Ferro, Gardner, Hall e Lindzey. Dessa forma, acredita-se que essa pesquisa, deve auxiliar a demonstrar conceitos importantes existentes na psicanlise.

10 2 DEFINIES DE PULSO E INSTINTO

Freud (1916) define pulso como sendo um conceito situado na fronteira entre o mental e o somtico, como o representante psquico dos estmulos que se originam no corpo - dentro do organismo - e alcana a mente, como uma medida da exigncia feita mente no sentido de trabalhar em consequncia, de sua ligao com o corpo. Freud (1916) fala que no existe um caminho natural para a sexualidade humana. No h uma maneira nica de satisfazer o desejo, o que confere ao humano a sina de estar sempre insatisfeito frente a este. em nome desses desvios que Freud fala em pulso sexual (Trieb) e no em instinto (Instinkt), que um padro de comportamento, hereditariamente fixado e que possui um objeto especifico, enquanto a Trieb no implica nem comportamento pr-formado, nem objeto especifico. Para Lacan (1998), a pulso, tal como construda por Freud a partir da experincia do inconsciente, probe ao pensamento psicologizante esse recurso ao instinto com ele mascara sua ignorncia, atravs de uma suposio de uma moral na natureza. J Freud (1915) fala que a anttese entre consciente e inconsciente no se aplica s pulses; se a pulso no se prendeu a uma ideia ou no se manifestou como um estado afetivo, nada poderemos saber sobre ela. A pulso nunca se d por si mesma, nem a nvel consciente, nem a nvel inconsciente; ela s conhecida pelos seus representantes: o representante ideativo (vorstellung) e o afeto (affekt).

2.1 O afeto

O afeto a expresso qualitativa da quantidade de energia pulsional. Afetos correspondem a processos de descarga, cujas manifestaes finais so

11 percebidas como sentimentos. Os destinos do afeto e do representante ideativo so diferentes. Os afetos no podem ser recalcados. Portanto no se pode falar em afeto inconsciente; os afetos so sentidos a nvel consciente, embora no possamos determinar a origem do afeto ao sentir suas manifestaes. Os representantes ideativos so catexias, de traos de memria (FREUD, 1915). O afeto no pode ser recalcado (no pertence ao sistema inconsciente), mas ele sofre as vicissitudes do recalque: o afeto pode permanecer; e ser transformado (principalmente em angstia); ou suprimido. Freud (1915) fala que suprimir o desenvolvimento do afeto constitui a verdadeira finalidade do recalque e que seu trabalho ficar incompleto se essa finalidade no for alcanada. O controle do consciente sobre a motilidade voluntria se acha firmemente enraizada, suporta regularmente a investida da neurose e s cessa na psicose. O controle do consciente sobre o desenvolvimento dos afetos menos seguro. O recalcamento provoca uma ruptura entre o afeto e a ideia a qual ele pertence, e cada um deles passa por vicissitudes diversas. Mas Freud (1915) diz acreditar que de modo geral, o afeto no se apresenta at que o irromper de uma nova apresentao do sistema consciente tenha sido alcanada com xito. Garcia-Roza (2005) diz ser a pulso o instinto que se desnaturalizou , desvia de suas fontes e de seus objetos especficos; ela o efeito marginal desse apoio-desvio. A pulso se apoia no instinto, mas no se reduz a ele. Zimerman (1999) diz que o apoio marca no a continuidade entre o instinto e a pulso, mas a descontinuidade entre ambos, transformando o somtico em psquico, com as respectivas sensaes das experincias emocionais primitivas, o indivduo vai construindo o seu mundo interno de representaes. Em o Instinto e suas vicissitudes, Freud (1915) localiza a pulso como tendo uma presso; uma finalidade ou objetivo; seu objeto e sua fonte.

12 2.2 Objetivos da pulso

Conceituar pulso como uma fora que faz o organismo tender para um objetivo. Segundo Freud (1915), uma pulso tem a sua fonte numa excitao corporal (estado de tenso) o seu objetivo suprir o estado de tenso que reina na fonte pulsional: e graas a ele a pulso pode atingir sua meta; e como isso pode influenciar a sade mental ao longo da vida.

13 3 HISTRICO TEORIA

A teoria psicanaltica funciona num campo de hipteses: Freud (1915) d nfase no funcionamento mental tanto normal como patolgico. Em seus estudos verificou que a mente humana funciona de maneira racional e h influencia de impulsos irracionais que se manifestam atravs do inconsciente. Freud (1915) denominou de inconsciente a poro maior da psique uma energia e uma parte muito frgil da estrutura mental. Segundo a metapsicologia Freudiana o aparelho psquico e composto de trs sistemas e trs instancia: Sistemas: consciente, pr-consciente e inconsciente; Instncias: Id, ego, superego como se fosse iceberg a ponta da geleira que visvel seria o consciente e a parte maior que fica submersa seria o inconsciente. A memria onde ficam as lembranas fica no consciente onde aparece o contedo latente. O sistema inconsciente permite demonstrar que os atos mentais e sociais tm uma causa definida, obedece a um propsito e so emocionalmente lgicas. Os atos mentais e sociais com causa definida devido ao determinismo psquico, o qual entendido que todo ato mental ter uma causa mesmo que no seja consciente em relao lgica emocional do inconsciente. O sentido no t evidente ou explicito do ponto de vista racional, no fcil entender o sentido, propsito: obter ou evitar o desprazer. As principais caractersticas do modo de funcionamento do sistema inconsciente denominado processo primrio tm ausncia de cronologia, ausncia de conceito de contradio, linguagem simblica, equivalncia entre a realidade interna e externa, predomnio do princpio do prazer (TALLAFERRO, 2004). A localizao do sistema pr-consciente fica entre o inconsciente e o consciente, e o contedo desse sistema so elementos em trnsitos do consciente para o inconsciente e vice versa construdos basicamente em expresses verbais

14 conceitos abstratos. O sistema pr-consciente cumpre as funes de elaborar uma cronologia das representaes, estabelecem correlaes lgicas entre eventos, preencher lacunas entre ideias isoladas, introduzir o fator causal etc. Durante o sonho essa tarefa se cumpre no pr-consciente, tal como acontece no estado de viglia em que essa atividade constitui o ato de pensar; durante o sono a elaborao das representaes ocorrer durante os sonhos. A trajetria de um impulso instintivo desde sua a origem at sua manifestao no meio externo so: o instinto gerado por excitaes orgnica que gera equivalentes psquicos penetram no sistema pr- consciente, onde se ligam s representaes e exercem uma presso para que o ego atue a fim de obter a satisfao psicossexual. Tais excitaes mecnicas e bioqumicas geram uma energia, pulso que penetra no sistema pr-consciente ligando a representaes do meio onde o consciente sacia a necessidade. Para Freud (1916, apud TALLAFERRO, 2004), o instinto um excitante interno continuo que produz quando respondido de forma adequada um gozo especfico Na infncia toda libido do beb est voltada para si mesma (narcisismo primrio). A medida que cresce passa a ter parte da libido voltada para outras coisas (objetos pessoas), se houver algum problema essa libido voltar para si mesma (narcisismo secundrio). Segundo Freud (1916), sempre pensou o funcionamento da mente como resultado do embate entre foras opostas. Sua ltima concepo a esse respeito expressa em Alm do principio do prazer, foi a oposio entre instinto (ou a pulso) de vida e instinto (ou pulso) de morte. O instinto de vida (pulso) agrupa tudo que promove a vida: tendncia a reunio, integrao, fuso, conservao e criao de novas vidas. J o instinto de morte refere se a tudo aquilo relacionado destruio, aniquilao, envelhecimento e morte. Os equivalentes psquicos do instinto so excitaes, tendncia, desejos, representaes, fantasias que associados chegam ao pr-consciente sob a forma de matria pr-consciente e incitam ao ego para atuar e ser descarregado,

15 obtendo a satisfao que a descarga produz. Fonte de origem: Setor ou rgo do organismo; Impulso: Fora, energia do instinto; Objetivo: Algo ou algum que serve para descarga do instinto; Fim: Satisfazer o instinto, descarga que vai trazer o prazer para chegar ao equilbrio tensional. O significado de libido em psicanlise quer dizer intensidade da energia dinmica do instinto sexual. A quantidade de libido pode ser influenciada por fatores intra psquicos como sonhos e fantasias e extra psquicos: objeto viso, somticopuberdade (TALLAFERRO, 2004). O conceito de instintos parciais so instintos sexuais que no incio de desenvolvimento psicossexual atuam independentemente uns dos outros e depois evoluem para uma sntese sob a primazia genital. Ex: exibicionismo, voyeurismo, instintos orais. O conceito de perverso, de acordo com a teoria dos instintos parciais, explicam-se como manifestaes de instinto parcial que se libertam da primazia genital e se lanaram por conta prpria na busca do prazer tal como o fez em fases precoces do desenvolvimento da libido. Para Freud (1915), o ego uma parte do id modificado pelo impacto ou inteirao das pulses internas e dos estmulos externos. O ego se situa entre o mundo interno e externo numa posio que se comporta como receptor dos estmulos internos e externos. O ego opera em nvel consciente, pr-consciente, inconsciente. A funo homeosttica do ego para manter o equilbrio psicofsico segundo Alexander : Percepo das condies externas das quais depende a gratificao e; Percepo interna das necessidades instintivas. Coordenar as funes e impulsos internos e fazer com que o mesmo passe a expressar se no mundo exterior sem conflitos. As funes mais elevadas do ego so perceber o meio interno e

16 externo, adaptar se as exigncias da realidade e atuar ( o senhor da motilidade). Uma das funes mais importante do ego e o exame de teste de realidade que a capacidade do ego de distinguir se as percepes que tem, provm do meio interno ou externo. O ser humano movido pelo princpio do prazer, que esto ligados a pulso de vida, sujeitos a afetos conflitantes permanentes que podem ser reprimidos no inconsciente que aparece sobre a forma de sintomas. Princpio da realidade que coloca limites internos e externos fazendo compreender que nem tudo permitido. Segundo Freud (1915), um processo longo e complexo at chegar a sexualidade adulta que o complexo de dipo que marca as trs fases da sexualidade.

3.1 Mecanismos de defesa

O modo de atuar deve ser considerado os seguintes mecanismos: deslocamento, condensao, projeo, identificao: a) Deslocamento: mecanismo pelo qual a energia psquica pode deslizar de uma representao inconsciente para outra, qual esteja ligada por vnculo associativo; b) Condensao: a operao psquica pela qual muitas imagens e representaes so fundidas numa nica, de modo que serve para censura; c) Projeo: operao pela qual o sujeito expulsa de si e localiza no outro, qualidades, sentimentos e desejos que ele desconhece ou recusa em si. Ex. paranoia; d) Identificao: processo pela qual o sujeito assimila um aspecto, uma propriedade, um atributo do outro e se transforma, total ou parcialmente segundo o modelo desse outro (OGDEN, 2010). driblar a

17 3.2 Fases de desenvolvimento psicossexual da teoria Freudiana

Fase psicossexual oral (idade do nascimento a 1 ano): Descrio: o instinto sexual concentra-se na boca, j que os bebs obtm prazer de atividades orais como sugar, mastigar e morder. As atividades de alimentao so extremamente importantes, por exemplo, um beb desmamado precocemente ou de modo abrupto pode mais tarde necessitar de contato ntimo e se tornar super dependente de seu cnjuge. Fase psicossexual anal (idade de 1 ano a 3 anos): Descrio: urinar e defecar voluntariamente tornam-se os meios primrios de gratificao para a pulso sexual. O treinamento para o uso do banheiro produz grandes conflitos entre a criana e os pais. O ambiente emocional criado pelos pais pode produzir efeitos duradouros. Por exemplo, crianas castigadas por terem acidentes nas funes de eliminao podem se tornar inibidas, bagunceiras ou perdulrias. Fase psicossexual flica (idade de 3 anos a 6 anos): Descrio: o prazer agora vem da estimulao genital. A criana desenvolve um desejo incestuoso por um dos pais do sexo oposto (complexo de dipo para os meninos e complexo de Electra para as meninas). A ansiedade consequente desse conflito permite que a criana internalize as caractersticas de papis sexuais e padres morais de um dos pais do mesmo sexo. Fase psicossexual latncia (idade de 6 anos a 11 anos): Descrio: traumas da fase flica causam conflitos sexuais reprimidos e as pulses sexuais so redirecionadas a trabalhos escolares e jogos vigorosos. O ego e o superego continuam a se desenvolver medida que a criana adquire mais habilidades de resoluo de problemas na escola e internaliza valores sociais. Fase psicossexual genital (idade de 12 anos em diante): Descrio: a puberdade desperta novamente as pulses sexuais. O adolescente deve agora aprender a expressar essas pulses de maneiras socialmente aceitveis. Se o desenvolvimento ocorreu de modo saudvel, a pulso

18 sexual madura se satisfaz por meio do casamento e na criao dos filhos (FREUD, 1916).

3.3 - Complexo de dipo

Complexo de dipo incio das relaes vinculares que vai marcar as relaes que o individuo ter na vida adulta vindas dos desejos sexuais em relao a seus genitores do sexo oposto. Tem incio entre 5 a 6 anos de idade. O complexo de dipo se manifesta no menino desejando a me e querendo eliminar o pai, seu concorrente. O medo de castrao por parte do pai faz que renuncie ao desejo incestuoso e aceite as regras a lei da cultura. Na menina se manifesta pelo fato de descobrir que no tm o pnis (falo), e com isso sente se prejudicada tm inveja do pnis. Ao perceber que a me tambm no tm passa a desvalorizar e nessa medida, se dirige a figura do pai, dotado de falo e, portanto, cheio de poder e fascinao. Mas apesar do menino abandonar o desejo pela me por medo da castrao, ela no deixa de acontecer para ambos os sexos e de forma simblica e de acordo com a interpretao de Lacan (1998). Castrao no sentido simblico significa a impossibilidade do retorno ao estado narcsico do qual fomos expulsos ao nosso nascimento (FERRO, 2011). Castrao significa a perda, a falta, o limite imposto onipotncia do desejo. um processo que j acontece desde o corte do cordo umbilical. A rigor quem castra a me. Se a me permitir independncia da criana, negar um todo narcsico com ela castra. A castrao um evento absolutamente progressista na vida o que torna possvel a vida em sociedade e a nossa autonomia. A castrao nos faz sentir como seres incompletos e carentes. Mostra-se que da brecha entre tudo o que se quer e aquilo que se pode (princpio da realidade) que nascem as possibilidades de movimentos do desejo. Mas seu exagero pode trazer consequncias negativas como as neuroses (LACAN, 1998).

19 3.4 Estgios do desenvolvimento de Erikson e Freud

Estgio de Erikson ou crise psicossexual confiana bsica versus desconfiana (idade aproximada do nascimento at 1 ano): Ponto de vista de Erikson: eventos significativos e influncias sociais o beb deve aprender a confiar em outros para suprir suas necessidades bsicas. Se seu cuidador rejeit-lo ou for inconstante, a criana pode ver o mundo como um lugar ameaador, cheio de pessoas no confiveis. O agente social principal aqui o cuidador primrio. Estgio de Erikson ou crise psicossexual autonomia versus vergonha e dvida / Estgio correspondente na teoria freudiana oral (idade aproximada de 1 ano aos 3 anos). Ponto de vista de Erikson: eventos significativos e influncias sociais as crianas devem aprender a ser autnomas a se alimentar e se vestir sozinhas ,a cuidar da prpria higiene e assim por diante. Falha em alcanar essa independncia pode forar a criana a duvidar de suas prprias habilidades e se sentir envergonhada. Os pais so os principais agentes sociais. Estgio de Erikson ou crise psicossexual iniciativa versus culpa / Estgio correspondente na teoria freudiana anal (idade aproximada de 3 anos aos 6 anos): Ponto de vista de Erikson: eventos significativos e influncias sociais as crianas tentam agir como adultas e tentam aceitar responsabilidades maiores que sua capacidade. Algumas vezes, assumem objetivos ou atividades que conflitam com aquelas dos pais ou outros membros da famlia e esses conflitos podem fazer que se sentissem culpadas. A resoluo adequada dessa crise requer um equilbrio: a criana deve manter o senso de iniciativa; mas aprender a respeitar os direito privilgios e objetivos dos outros. A famlia o principal agente social. Estagio de Erikson ou crise psicossexual onde entra diligncia (produtividade) versus inferioridade / Estgio correspondente na teoria freudiana flica: Ponto de vista: espera que a criana j possa estar apta para se

20 virar, mas, se numa escola a criana no produz habilidades com os outros, acaba criando um sentimento de inferioridade. uma idade de competio, comparao um ao outro. Ou sentimentos de superioridade quando conseguem se sobre sair. Agentes sociais: significativos so os professores e os pais. a fase de latncia citada por Freud.

3.5-Sade mental e o desenvolvimento psicossexual

Para Gevartoski (2011), que se baseou nas obras de Freud, a sade mental, depende de um padro de desenvolvimento psicossexual do indivduo que se divide em quatro fases: Fase oral: onde a zona ergena de prazer a boca atravs da amamentao para a satisfao do instinto de fome; mas quando o beb chupa a chupeta est satisfazendo o instinto sexual e no o instinto de fome. Se houver satisfao adequada: indivduos otimistas e seguros; se houver represso oral podendo ocorrer futuramente indivduos pessimistas, depressivos distrbios do comer como (anorexia) nervosa ou vmitos histricos (bulimia), distrbios da fala, doenas da boca e do aparelho digestivo, etc. a) Fase oral (suco) do ventre da me at seis meses desejos de sugar objeto o prprio corpo, seio, mamadeira; b) Fase sdica oral ou canibalsta o objeto do mundo exterior e a fantasia engolir, introjetar, destruir, ser engolido, comido, ambivalncia que vai dos 6 meses aos final do segundo ano de vida. Fase anal: a libido desloca da boca para o nus que passa a ser zona ergena primria. Vai do incio do terceiro ano at o quarto ano de vida. a) Primeira fase anal ou de expulso prazer passagem das fezes atravs do nus. Os objetivos queridos do mundo so os excrementos, primeira produo pessoal que pode presentear o mundo em troca de compensao afetiva; b) Fase anal secundria ou retentiva; o prazer reteno das fezes, com distenso da ampola retal.

21 Desejo, fantasia desta fase sadismo. Masoquismo busca instintiva de prazer na dor fsica ou moral. Fixao homossexualismo, avareza, prazeres anais na velhice depois da perda da potncia sexual. Fase genital: inicia no quarto ano de vida e vai at o fim da puberdade, zona ergena os genitais. Nos meninos o prazer focado no pnis ou falo, prazer frico. Nas meninas o prazer focado no clitris e lbios, prazer nas manipulaes. Nesta fase o pnis tm um grande valor psicolgico e objetal. Nas meninas sentimentos de castrao. Nos meninos o medo da castrao. A fase genital se d em 2 fases: a) Latncia: incio dos 12 aos 14 anos da puberdade: Diminuio da vida imaginativa da criana, que esto centradas no sentimento de culpa pela masturbao que gera ansiedade. Nesta fase tenta-se reprimir a curiosidade em relao ao sexo. b) Flica. Como consideraes gerais sobre as trs primeiras fases, vemos que o predomnio de uma zona ergena sobe as demais, no absoluto, pois persiste a influncia de zonas atinentes a fases anteriores e a antecipao do prazer, que poder advir, das posteriores. A intensidade do impulso, em qualquer uma dessas fases. Pode ser avaliada pelo empenho da criana, em superar os obstculo, que se opem satisfao. A intensidade dos impulsos depende dos fatores orgnicos herdados e reforo ambiental. Tudo que ocorre nesta fase determinado em partes por fatores externos, e por internos; que pode ter tanto um efeito libertador como cerceador. Se for excessivo a intensidade do impulso, em dada fase e o indivduo tiver dificuldade em control-lo, este impulso acabar por transformar-se, em um sintoma neurtico; ao mesmo tempo que, o indivduo fixa-se em uma determinada fase. Na fase oral, a estimulao na cavidade bucal que coincide com a apario dos dentes; so os prottipos dos traos de carter que mais tarde pode

22 aparecer. Para Campbell, Hall e Lindzey (2010), na fase anal, a me que d um tratamento muito rigoroso para seu filho pode gerar na criana a reteno das fezes e adquirir um carter retentivo podendo se tornar obstinada e avarenta. Na fase flica no mesmo tempo que ocorrem sensaes, nota se que h maior nvel de agressividade associada ao funcionamento dos rgos. Nessa fase ocorre a masturbao. Depois de passar os trs perodos; vem a latncia, onde ocorre uma luta contra a masturbao e a fantasia liga se a ele causando culpa (CAMPBELL; HALL; LINDZEY, 2010).

3.6 Contribuies

Lacan (1998), psicanalista francs, repensou o sistema Freudiano e criou a teoria de que o inconsciente estruturado como linguagem atribuindo ao significante uma posio que predomina o significado. Deu status psicanlise quando fez uso da matemtica como cincias e da lgica da teoria dos conjuntos topologia. Para Lacan (1998), o beb reage de uma forma reflexa porque ainda no faz uso da linguagem que o situar como sujeito. O complexo de dipo ser um perodo fundamental para a estruturao do psiquismo; que tm como tarefa transformar o organismo biolgico (beb) em sujeito (corpo ergeno) e a partir da, o beb vai situar o outro que far com que o beb direcione suas aes de forma intencional, no mais como uma resposta instintiva. A criana ser tomada por uma relao com a me que Lacan (1998) chamou de alienao que o primeiro tempo do processo de estruturao ou seja uma ligao ntima entre o outro (me) e o sujeito (criana) onde haver um processo de identificao chamado estdio do espelho. Esse momento marcado por trs etapas: Primeira etapa: a criana percebe a imagem real do outro que a

23 (me), mas no interioriza como imagem. Segunda etapa: percebe a me como imagem real. Terceira etapa: ocorre o primeiro tempo do complexo de dipo onde a criana se identifica com a me que a partir da ser sua imagem. A me funciona como se fosse espelho para o beb, que d inicio a uma relao simbitica que todo desejo da me est voltado para o beb que o toma como aquilo que lhe falta (o falo). No segundo tempo o beb se identificar com o falo materno, isto ele se identifica com o objeto de desejo do outro que preenchedor da falta (falo). Esse outro que seria a me que supriria todas as suas necessidade infantis. A criana como sujeito s sair dessa posio de alienao quando se situar na estrutura edpica (pai-me-filho), registro da castrao o beb perceber que a me no o pertence totalmente com o aparecimento do pai como outro isso vai gerar um vazio, uma falta desse desejo materno (separao) onde este desejo o levar a subjetividade a lei do pai ser visto como rival como objeto flico e o v como objeto de desejo da me . A criana descobre que o desejo da me esta submetida a lei do pai e se d conta que seus desejos dependem do objeto que o outro reconhecendo a lei do pai, restaurando o beb como sujeito. Este sujeito sempre marcado pelo outro ele precisa se responsabilizar-se pelo seu desejo. Aquilo que causa o desejo chamado de objeto que seria a falta um resto pulsiona e tem a ver com a pulso de morte. Essa falta nunca totalmente preenchida ficando um resto de insatisfao. Esse sujeito busca satisfao realizar o desejo atravs do deslocamento metonmia porque torna o objeto substitutivo como se fosse o original perdido nessa busca incessante que o sujeito faz o sintoma. E atravs dessa falta que se da os primeiros sinais da formao do ego. Esta fase do espelho antecipa o simblico onde surge o EU estabelecendo a relao organismo com a realidade. Esta realidade foi denominada imaginria porque a estruturao psquica se dar com a simbolizao (LACAN, 1998).

24 4 CONCLUSO

O homem no apenas um ser racional, e que h influncias inconscientes atuando na psique. Todo mental, tm uma causa inconsciente, e o modo de atuar atravs dos mecanismos e deslocamentos na qual a energia psquica pode deslizar de uma representao inconsciente para outra, a qual esteja ligada por um vnculo associativo. O comportamento mental procura reduzir as tenses a nveis aceitveis graas ao funcionamento feedback (homeostase) do organismo. Mas alguns pensamentos e comportamentos parecem no reduzir, pelo contrrio, aumentam essas tenses. Ento o organismo parte por uma busca por satisfao, que inicialmente instintiva e nos humanos serve apenas para iniciar a ao, mas esta por sua vez no predeterminada pelo biolgico. A finalidade instintiva uma soma das necessidades iniciais mais seus desejos mentais, que podem ser ou no conscientes, e que se une com ideias que vo ocorrendo desde a infncia at a vida adulta. E atravs do inconsciente que alguns impulsos irracionais se manifestam, e toda forma de buscar o prazer est presente desde o nascimento. Conclui-se nesse trabalho que a psicanlise revela que o comportamento humano so interaes de energias, o inconsciente tem um papel fundamental; Freud (1915) prope um modelo da mente que mudou o modo de pensar sobre ns; a linguagem e a cultura tem estreita vinculao com fatores mentais. Ele da ideia de compreenso do funcionamento do aparelho psquico do que normal e o que patolgico atravs do estudo da gnesis e do desenvolvimento das doenas psquicas. A formao da personalidade depende do desenvolvimento psquico desde o nascimento at a idade adulta. As psicopatologias da idade adulta tm suas razes nas primeiras fases do desenvolvimento e a construo do sujeito e sua personalidade dependem de suas relaes objetais de conhecimento. Para Freud (1916) o objeto libidina de

25 prazer ou desprazer. A sua teoria sobre o desenvolvimento da personalidade atribui uma nova importncia s necessidades da criana em diversas fases do desenvolvimento e sobre as consequncias da negligncia dessas necessidades para a formao da personalidade. Este trabalho mostra a importncia do desenvolvimento psquico e que uma parada nesse desenvolvimento vai acarretar a capacidade da criana em simbolizar, e quando no h simbolizao h um impedimento na formao do ego. A doena psicossomtica um mecanismo de defesa, cujo objetivo proteger e preservar a sobrevivncia do beb de acordo com o significado mental das necessidades afetiva de proteo, segurana e ternura. Portanto, a teoria psicanaltica funciona num campo de hipteses, no existem seres humanos iguais, so nicos e impar, cada acontecimento reprimido no inconsciente, acarretar diferentes verses a nvel consciente. Por isso que, para sermos um bom psicanalista, temos que aprender a ler pessoas, alm dos livros. Temos que conseguir simbolizar, sentir e sonhar, para que, nossos pacientes possam gritar sonhar, simbolizar, tudo que ficou interrompido, reprimido, no seu inconsciente, atravs do espelho que somos para eles: Sonhando sonhos no sonhados e gritos interrompidos.

26 REFERNCIAS

CAMPBELL, J. B.; HALL, C. S.; LINDZEY, G. Teorias da personalidade. Porto Alegre: Artmed, 2000.

FREUD, S. (1915). O inconsciente. In: Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. v. 14. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, S. (1916). Instinto e suas vicissitudes. In: Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. v. 14. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FERRO, Antonino. Evitar as emoes, viver as emoes. Porto Alegre: Artmed, 2011.

GEVARTOSKI, Celia. O desenvolvimento psicossexual segundo Freud Disponvel em: <http://www.indicapira.com.br/padrao.aspx?texto.aspx?idcontent=3680&idContentSe ction=1951>. Acesso em: 12 abr. 2012.

LACAN, Jacques Marie-Emilie. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

OGDEN, Thomas H. Esta arte da psicanlise: sonhando sonhos no sonhados e gritos interrompidos. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

TALLAFERRO, Alberto. Curso bsico de psicanlise. So Paulo: Martins Fontes, 2004.

ZIMERMAN, David E. Fundamentos psicanalticos: teoria, tcnica e clnica. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Vous aimerez peut-être aussi