Vous êtes sur la page 1sur 6

COLGIO SANTA MARIA - Curso Tcnico em Qumica 2012 Em busca do BEM VIVER atravs da F e do AMOR Tcnicas Bsicas de Laboratrio.

Professor: Andr Medeiros Alunos:....................................................n...................data:.. .........

PREPARAO DA SOLUO NaOH 0,1 mol/L O hidrxido de sdio impuro e higroscpico; contm sempre carbonato e gua. (M.M.NaOH = 40) 1. Pesar, aproximadamente, 4,2 g de NaOH p.a. e dissolver em 400 mL de gua destilada fria, previamente fervida. Transferir para um cilindro de 1000 mL. 2. Completar o volume de 1000 mL com gua destilada fervida e fria. Homogeneizar a soluo com um basto de vidro. 3. Guardar a soluo em frasco plstico limpo e lavado com pequenas pores da soluo preparada. Rotular. PADRONIZAO DA SOLUO DE NaOH COM BIFTALATO DE POTSSIO KHC8H4O4 O biftalato de potssio um padro primrio. (P.M.KHC8H4O4 = 204) 1. Pesar, exatamente, de 0,5000g a 0,6000g de biftalato de potssio, seco em estufa a 120oC durante 30 minutos e transferir para um erlenmeyer de 250 mL. 2. Dissolver em 25 mL de gua destilada e adicionar 2 a 3 gotas do indicador fenolftalena. 3. Lavar a bureta 3 vezes com pores de 5 mL da soluo de NaOH preparada. Encher a bureta at 1 a 2 cm acima do zero e ajustar o volume a 0 mL.

COLGIO SANTA MARIA - Curso Tcnico em Qumica 2012 Em busca do BEM VIVER atravs da F e do AMOR Tcnicas Bsicas de Laboratrio.

4. Titular com a soluo de NaOH 0,1M at viragem do indicador de incolor para rosa. 5. Repetir a padronizao com outra poro de biftalato de potssio. Observao: As determinaes devem ser efetuadas em triplicata. A titulao deve ser conduzida lentamente, controlando o fluxo do titulante contido na bureta com a mo esquerda. CLCULO 1. 2. A partir da massa de biftalato de potssio e do volume gasto na titulao, calcular a molaridade exata da soluo. Ajustar a molaridade, se necessrio.

DETERMINAO DA ACIDEZ DO VINAGRE OBJETIVO a porcentagem (teor) de cido actico no vinagre, realizando a titulao de Determinar um cido fraco com uma base forte. INTRODUCO O vinagre, produto resultante da fermentao de certas bebidas alcolicas, particularmente do vinho. Na fermentao do vinho, microorganismos da espcie Mycoderrna aceti transformam o lcool etlico em cido actico. Aps a fermentao, o vinho fica com cerca de 4 a 5% de cido actico, recebendo ento o nome vinagre (vinho azedo). O teor de CH3COOH no vinagre determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade de vinagre com uma soluo padro de hidrxido de sdio 0,100 N ou de normalidade prxima a 0,1 N, conhecida em trs casas decimais.

COLGIO SANTA MARIA - Curso Tcnico em Qumica 2012 Em busca do BEM VIVER atravs da F e do AMOR Tcnicas Bsicas de Laboratrio.

Usa-se uma soluo de fenolftalena como indicador, a de se ver o fim da reao.

MATEIRAIS: Suporte universal Garra de bureta ou garra e mufa Bquer de 100 mL Funil Pisseta Bureta de 50 mL Proveta de 50 mL Proveta de 250 mL Erlenmeyer de 250 mL Pipeta graduada de 5 mL ou volumtrica de 2 mL Densmetro de 1,000 a 1,200 (optativo)

REAGENTES: Soluo de fenolftalena Vinagre Soluo padro de hidrxido de sdio, NaOH, 0,1 N METODOLOGIA 1 Coloque cerca de 230 mL de vinagre em uma proveta de 250 mL e, com um densmetro de 1,000 a 2,000, mea sua densidade......................................d = ____ g/mL

COLGIO SANTA MARIA - Curso Tcnico em Qumica 2012 Em busca do BEM VIVER atravs da F e do AMOR Tcnicas Bsicas de Laboratrio.

2 Pipete, com a tcnica adequada, 2 mL de vinagre para um erlenmeyer de 250 mL. 3 A esse vinagre, adicione mais ou menos 30 mL de gua (medidos em uma proveta de 50 mL) e 5 a 10 gotas de fenolftalena. 4 Carregue corretamente uma bureta de 50 mL com a soluo de NaOH, enchendo tambm a parte que fica abaixo da torneira. 5 Gota a gota, acrescente essa soluo de NaOH da bureta ao erlenmeye agitando-o constantemente, e feche a torneira da bureta logo que ocorrer a viragem do indicador. Anote o volume da soluo de NaOH que foi gasto...................................................V1 = _____ mL Com a viragem do indicador, a cor do lquido do erlenmeyer mudou de ____________________ para ____________________. 6 Repita essa operao (passos 2, 3, 4 e 5) e anote a medio do volume da soluo de NaOH. V2 = _____ mL Observao: No pode haver muita diferena entre V1 e V2. Se houver, faa uma terceira titulao e despreze o valor discrepante. 7 Calcule o volume mdio de V1 e V2. Vm = ______ mL 8 Nesse processo, reagiram cido actico e hidrxido de sdio, formando acetato de sdio e gua.

9 Os clculos para a obteno do teor de acidez no vinagre so fundamentados no fato de que, quando as substncias reagem, o nmero de equivalentes de da reagente igual ao nmero de equivalentes dos outros participantes da reao. Se reagiram nE equivalentes de NaOH, tambm reagiu o mesmo nmero nE de equivalentes de CH3COOH.

COLGIO SANTA MARIA - Curso Tcnico em Qumica 2012 Em busca do BEM VIVER atravs da F e do AMOR Tcnicas Bsicas de Laboratrio.

nE NaOH = nE CH3COOH = nE 10 J podemos fazer o clculo do nmero de equivalentes de NaOH. Vm = ______ mL = ______ L (do passo 7) N = _______ (a Nr da soluo de NaOH) nE = VmN nE = ___________ 11 Vamos agora ao clculo da massa de cido actico que reagiu. Sabemos nmero de equivalentes-grama do reagente CH3COOH (passo 10) e tambm o seu equivalente-grama. nE = __________ (do passo 10) E = 60 g 12 Substituindo esses dados na frmula: nE = m = nE . E m = _____ g Esse o nmero de gramas de cido actico contido no volume de 2 mL da amostra de vinagre. 13 Para o clculo do teor (massa) de cido actico por litro de vinagre faremos uma regra de trs (cada 2 mL de vinagre contm m (passo 12) de cido actico. 2 mL m 1.000 mL X x = 500 m x = ______ g Isso quer dizer que a acidez do vinagre que utilizamos na experincia ___ g/L. 14 Obteremos a porcentagem de cido actico em massa (gramas de cido actico por 100 g de vinagre) utilizando a definio de densidade. Analisamos 2 mL de vinagre, cuja densidade foi obtida no passo 1: V = 2 mL d = _____ g/mL

COLGIO SANTA MARIA - Curso Tcnico em Qumica 2012 Em busca do BEM VIVER atravs da F e do AMOR Tcnicas Bsicas de Laboratrio.

15 Substituindo esses dados na frmula da densidade: m = dV m = _____ g 16 Sabemos que m (passo 15) de vinagre contm m (passo 12) de cido actico. m - m 100 g y y = ______ % Conclumos que a porcentagem em massa de CH3COOH no vinagre analisado de ______%.

17 Coloque os resultados no

quadro abaixo:

Pesquise e responda: 1) Como obtido o vinagre? 2) Por que o vinagre cido? 3) O vinagre uma substncia ou uma mistura? Por qu? 4) Qual a cor da fenolftalena em meio cido? E em meio bsico? 5) Para que foi usada a fenolftalena nessa anlise? 6) Por que se adicionou cerca de 30 mL de gua destilada antes da titulao? 7) Esse volume de gua precisa ser medido com exatido? Por qu? 8) Se uma pessoa ingere 50 mL de vinagre numa salada, quantos gramas de cido actico a pessoa ingeriu? (Considere: densidade do vinagre = 1,1 g/mL; teor CH3COOH = 5% em massa.) 9) O processo que voc utilizou nesta aula pode ser utilizado em uma fbrica vinagre para se obter a acidez do vinagre que produz? 10) Com base nos resultados obtidos por voc nessa aula prtica, diga o que acha de um vinagre com 20% ou 30% de cido actico.

Vous aimerez peut-être aussi