Vous êtes sur la page 1sur 21

CENTRO TECNOLGICO DEPARTAMENTO DE INFORMTICA DISCIPLINA: ENGENHARIA DE SOFTWARE PROFESSOR(A): MONALESSA PERINI BARCELLOS

CDIGO: INF02810 EMAIL: MONALESSA@INF.UFES.BR

Realizao de Estimativas utilizando Anlise de Pontos de Funo


Este documento apresenta os passos necessrios para realizar estimativas utilizando a tcnica Anlise de Pontos de Funo e um exemplo de sua utilizao.

1. O Processo de Contagem de Pontos de Funo O processo de contagem dos pontos de funo pode ser dividido em sete etapas: (i) determinar tipo de contagem; (ii) identificar a fronteira da aplicao; (iii) contar as funes tipo dados; (iv) contar as funes tipo transao; (v) calcular pontos de funo no ajustados (com base nos resultados obtidos em (iii) e (iv)); (vi) calcular o valor do fator de ajuste; e (vii) calcular os pontos de funo ajustados (com base nos resultados obtidos em (v) e (vi)) , como mostra a figura A1.1. A execuo dessas etapas descrita a seguir.
Contar Funes Tipo Dados

Determinar tipo de contagem

Identificar a fronteira da aplicao

Contar Funes Tipo Transao

Calcular pontos de funo no ajustados Calcular nmero de pontos de funo ajustados

Calcular valor do fator de ajuste

Figura 1 Viso Geral do Processo de Anlise de Pontos de Funo (GARMUS e HERRON, 2001)

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________

(i) Determinar o Tipo de Contagem Para realizar a contagem dos pontos de funo de um projeto, inicialmente, preciso determinar o tipo de contagem a ser realizada, podendo esta ser: Projeto de Desenvolvimento: mede a funcionalidade fornecida aos usurios finais do software para a primeira instalao da aplicao. Inclui asfuncionalidades da contagem inicial da aplicao e as funcionalidades requeridas para converso de dados. Projeto de Manuteno: mede as modificaes realizadas para aplicaes existentes. Inclui as funcionalidades fornecidas aos usurios atravs de adio, modificao ou excluso de funes na aplicao. As funcionalidades de converso de dados tambm devem ser consideradas, caso existam. Aps a manuteno, a contagem da aplicao deve ser refeita para refletir as alteraes realizadas. Aplicao: mede uma aplicao instalada. tambm referenciada como contagem de linha de base ou contagem instalada e avalia as funcionalidades correntes providas aos usurios finais da aplicao.

(ii) Identificar a Fronteira da Aplicao Aps determinado o tipo de contagem, a fronteira da aplicao deve ser identificada. Ela indica a separao entre o projeto que est sendo medido e as aplicaes externas ao domnio do usurio. atravs dela que torna-se possvel definir quais funcionalidades sero includas no processo de contagem dos pontos de funo.

(iii) Contar Funes Tipo Dados Nesta etapa as funcionalidades da aplicao comeam a ser identificadas e contadas. A funcionalidade da aplicao avaliada em termos do qu fornecido pela mesma, no do como fornecido. Apenas componentes definidos e solicitados pelo usurio devem ser contados (GARMUS e HERRON, 2001).

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________

As Funes Tipo Dados representam as funcionalidades fornecidas pelo sistema ao usurio, para atender s necessidades referentes aos dados que o sistema ir manipular. Essas funes podem ser: 1) Arquivo Lgico Interno (ALI) : grupo logicamente relacionado de dados ou informaes de controle, identificvel pelo usurio, mantido dentro da fronteira da aplicao que est sendo controlada. Por exemplo: as tabelas ou classes do sistema. 2) Arquivo de Interface Externa (AIE): grupo logicamente relacionado de dados ou informaes de controle, referenciado pela aplicao, identificvel pelo usurio, mantido fora da fronteira da aplicao que est sendo controlada. Por exemplo: as tabelas acessadas em um outro sistema. A diferena bsica entre um ALI e um AIE que o ltimo no mantido pela aplicao que est sendo contada. Um AIE contado para uma aplicao sempre ser contado como um ALI em sua aplicao de origem. Nas definies de ALI e AIE foram utilizados alguns termos e expresses que merecem esclarecimento. So elas: Informaes de Controle: so dados utilizados pela aplicao para garantir aderncia com os requisitos funcionais especificados pelo usurio. Por exemplo: datas e horas so utilizadas pelos usurios para estabelecer a sequncia ou o momento de eventos. Assim, datas e horas so informaes de controle. Identificvel pelo Usurio: refere-se aos requisitos especficos que um usurio ou grupo de usurios seria capaz de definir para a aplicao. Mantido: refere-se ao fato de que o dado pode ser modificado atravs de um processo elementar da aplicao. Um processo elementar a menor atividade capaz de produzir resultados significativos para o usurio. Por exemplo: incluir, alterar e excluir. Cada Arquivo Lgico Interno e cada Arquivo de Interface Externa possui dois tipos de elementos que devem ser contados para cada funo identificada: Tipos de Elementos de Dados (TED): campo nico, reconhecido pelo usurio, no recursivo. Por exemplo: campos das tabelas.

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________

Tipos de Elementos de Registros (TER): subgrupo de dados, reconhecido pelo usurio. Por exemplo: generalizao/especializao de classes.

Ao final dessa etapa devem estar identificados quantos Arquivos Lgicos Internos e Arquivos de Interface Externa o sistema possui e para eles, quantos so os Tipos de Elementos de Dados e os Tipos de Registros encontrados.

(iv) Contar Funes Tipo Transao As Funes Tipo Transao representam as funcionalidades de processamento dos dados fornecidas pelo sistema ao usurio. Essas funes podem ser: 1) Entrada Externa (EE): processo elementar da aplicao que processa dados ou informaes de controle que vm de fora da fronteira da aplicao que est sendo controlada. Exemplos: validaes, frmulas e clculos matemticos cujos parmetros vm de fora da fronteira da aplicao. 2) Sada Externa (SE): processo elementar da aplicao que gera dados ou informaes de controle que so enviados para fora da fronteira da aplicao que est sendo controlada. Exemplos: relatrios e grficos. 3) Consulta Externa (CE): processo elementar da aplicao que representa uma combinao de entrada (solicitao de informao) e sada (recuperao de informao). Exemplos: consultas implcitas, verificao de senhas e recuperao de dados com base em parmetros. Cada Entrada Externa, Sada Externa e Consulta Externa possui dois tipos de elementos que devem ser contados para cada funo identificada: Tipos de Elementos de Dados (TED): campo nico, reconhecido pelo usurio, no recursivo. Por exemplo: campos das tabelas. Tipos de Arquivos Referenciados ou Arquivos Referenciados (TAR): arquivos lgicos utilizados para processar a entrada e/ou sada. o total de ALI e AIE utilizados pela transao. Ao final dessa etapa devem estar identificadas quantas Entradas Externas, Sadas Externas e Consultas Externas o sistema possui e, para elas, quantos so os Tipos de Elementos de Dados e os Arquivos Referenciados encontrados.

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________

(v) Calcular os Pontos de Funo No Ajustados Aps serem contadas todas as Funes Tipo Dados e as Funes Tipo Transao e seus elementos, preciso calcular os pontos de funo no ajustados, que refletem especificamente as funcionalidades fornecidas ao usurio pelo produto. Para isso, preciso identificar a complexidade e a contribuio, em pontos por funo, de cada uma das funes e elementos contados. Para determinar a complexidade e contribuio das funes e seus elementos, necessrio utilizar as relaes dos valores de complexidade e contribuio fornecidas pela tcnica. A seguir so apresentadas tabelas que indicam a complexidade e contribuio das funes e seus elementos em um sistema, de acordo com a contagem estabelecida nas etapas (iii) e (iv). A tabela 1 indica a complexidade de um Arquivo Lgico Interno ou Arquivo de Interface Externa de acordo com o nmero de Tipos de Elementos de Dados e de Tipos de Elementos de Registros identificados para ele.
Tipos de Elementos de Dados 1 a 19
de Registros Elementos

20 a 50 BAIXA MDIA ALTA

51
MDIA ALTA ALTA

1 2a5

BAIXA BAIXA MDIA

Tipos de

Tabela 1 Complexidade de Arquivos Lgicos Internos e Arquivos de Interface Externa

A tabela 2 indica a complexidade de uma Entrada Externa de acordo com o nmero de Tipos de Elementos de Dados e de Arquivos Referenciados identificados para ela. Tambm utilizada para determinar a complexidade das entradas de uma Consulta Externa.

Tipos de Elementos de Dados


Tipos de Arquivos Referenciados

1a4 0 a1 2 BAIXA BAIXA MDIA

5 a 15 BAIXA MDIA ALTA

16
MDIA ALTA ALTA

Tabela 2 Complexidade de Entradas Externas e Entradas das Consultas Externas

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________

A tabela 3 indica a complexidade de uma Sada Externa de acordo com o nmero de Tipos de Elementos de Dados e de Arquivos Referenciados identificados para ela. Tambm utilizada para determinar a complexidade das sadas de uma Consulta Externa.

Tipos de Elementos de Dados


Tipos de Arquivos Referenciados

1a5 0 a1 2a3 BAIXA BAIXA MDIA

6 a 19 BAIXA MDIA ALTA

20
MDIA ALTA ALTA

Tabela 3 - Complexidade de Sadas Externas e Sadas das Consultas Externas

A tabela 4 indica as contribuies (pesos) obtidas atravs das complexidades calculadas para as funes identificadas.
Contribuies (pesos) Complexidades ALI BAIXA MDIA ALTA 7 10 15 AIE 5 7 10 EE 3 4 6 SE 4 5 7 CE 3 4 6

Tabela 4 - Contribuies (pesos) das complexidades

Para calcular os pontos de funo no ajustados, multiplica-se o nmero de funes identificadas para uma determinada complexidade por sua contribuio. Ao final, soma-se todos os pontos de funo encontrados. A seguir apresentado um exemplo para o clculo dos pontos de funo no ajustados (PFNA) gerados pelos ALI de um sistema hipottico. O mesmo deve ser feito para a outras funes do sistema (AIE, EE, SE e CE).

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________ Itens Contados Funo por Complexidade 1 Baixa ALI 2 Mdia 1 Alta x 7 x 10 x 15 7 20 15 42 Contribuio Total por Complexidade Total de PFNA da Funo

Tabela 5 Exemplo de clculo dos pontos de funo no ajustados

(vi) Calcular Valor do Fator de Ajuste O nmero de pontos de funo no ajustados de um sistema reflete a funcionalidade que o sistema fornecer ao usurio, sem considerar as especificidades do sistema. Por exemplo, um mesmo sistema pode ser implementado para operar stand alone para um cliente e em arquitetura cliente servidor para outro. As funcionalidades seriam as mesmas, o que resultaria na mesma contagem de pontos de funo no ajustados, mas quando considera-se as caractersticas do sistema para cada cliente, observa-se que os pontos de funo devem ser ajustados para refletir a maior complexidade do sistema na arquitetura cliente servidor. Para ajustar os pontos de funo encontrados na etapa (v) devem ser levadas em considerao 14 (quatorze) caractersticas do sistema que sero analisadas e fornecero o valor do fator de ajuste. So elas: Comunicao de Dados, Processamento Distribudo, Performance, Configurao Altamente Utilizada, Taxa de Transaes, Entrada de Dados On-Line, Eficincia do Usurio Final, Atualizao On-Line, Processamento Complexo, Reutilizao, Facilidade de Operao, Facilidade de Instalao, Mltiplos Locais e Modificaes Facilitadas. Para cada caracterstica deve ser atribudo um nvel de influncia de 0 (zero) a 5 (cinco), onde 0 (zero) indica nenhuma influncia, 1 (um) influncia mnima, 2 (dois) influncia moderada, 3 (trs) influncia mdia, 4 (quatro) influncia significativa e 5 (cinco) grande influncia. Para calcular o valor do fator de ajuste deve-se seguir a relao VFA = (GIT * 0,01) + 0,65

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________

Onde

VFA o valor do fator de ajuste GIT o grau de influncia total (soma de todos os valores dos nveis de influncia).

(vii) Calcular Pontos de Funo Ajustados Aps calculado o valor do fator de ajuste, os pontos de funo no ajustados sero ajustados, multiplicando-se o valor dos pontos de funo no ajustados (PFNA), obtidos em (v), pelo valor do fator de ajuste (VFA),obtido em (vi). Assim, PFA = PFNA x VFA

O nmero de pontos de funo encontrado representa o tamanho da aplicao de acordo com sua funcionalidade. Para calcular as estimativas de esforo, prazo e custos para a aplicao necessrio conhecer valores como o custo de um ponto de funo (por exemplo R$200,00) e o tempo necessrio para realizar um ponto de funo (por exemplo 2,5 h), ou o esforo para realizar um ponto de funo (por exemplo 14 pessoas/ms) e o custo do esforo. Com esses valores possvel calcular as estimativas para o projeto atravs das relaes entre o nmero total de pontos de funo do sistema e os valores de um ponto de funo. Para determinar os valores de um ponto de funo, a organizao pode realizar medies em projetos anteriores e obter um valor mdio para o ponto de funo. Caso no existam projetos anteriores podem ser consultadas tabelas disponibilizadas pelo IFPUG (Institute Function Point Users Group) e por seus rgos representantes em cada pas.

2. Exemplo de Contagem utilizando Anlise de Pontos de Funo1 Para exemplificar a utilizao da tcnica Anlise de Pontos de Funo, consideremos um pequeno sistema hipottico desenvolvido para uma academia de

O exemplo aqui apresentado foi extrado de WEBER et. al (2001)

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________

ginstica, com o objetivo de cadastrar os alunos matriculadose emitir um relatrio gerencial que apresente o nmero de alunos matriculados totalizados por ms. Considere o diagrama abaixo como representao do sistema hipottico. O arquivo (tabela) Alunos possui 10 atributos.
SECRETRIA
Dados dos alunos

ALUNOS SISTEMA COORDENADOR


Relatrio Gerencial Figura 2 Diagrama de Contexto do sistema hipottico. Dados dos alunos

Passos: (i) Determinar o Tipo de Contagem O tipo de contagem para um Projeto de Desenvolvimento, uma vez que se trata de um sistema a ser desenvolvido e no de manuteno ou de medio em aplicao instalada.

(ii) Identificar a Fronteira da Aplicao No h interao com outros sistemas.

(iii)

Contar Funes Tipo Dados

O nmero de Arquivos Lgicos Internos 1 pois s h manipulao do arquivo Alunos. O nmero de Elementos de Dados 10, que so os atributos do arquivo Alunos. S h um Tipo de Registro em Alunos, pois no h especializao deste arquivo. No h Arquivos de Interface Externa, uma vez que no h interao com outros sistemas.
Arquivos Lgicos Internos 1 (Alunos) Arquivos de Interface Externa 0 (no h interao com outros sistemas) Tabela 6 Exemplo de Contagem de Funes Tipo Dados 9 Tipos de Elementos de Dados 10 (atributos de Alunos) Tipos de Elementos de Dados 0 Tipos de Elementos de Registros 1 Tipos de Elementos de Registros 0

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________

(iv)

Contar Funes Tipo Transao

Existem trs Entradas Externas: incluso, alterao e excluso de alunos. Para as duas primeiras existem 10 Elementos de Dados, que so os atributos que so fornecidos como entrada para incluso ou os atributos que podem ser modificados em uma alterao. Para a excluso, apenas um Elemento de Dados considerado, que o cdigo do aluno que ser excludo. Em todas as entradas h apenas um arquivo referenciado: Alunos. Supondo que o sistema possui uma consulta aos dados cadastrais, a funo Consultas Externas apresenta contagem 1. Todos os atributos do arquivo Alunos so exibidos, totalizando 10 Elementos de Dados. Apenas o arquivo Alunos utilizado, ento Arquivos Referenciados igual a 1. A nica Sada Externa o Relatrio Gerencial. Supondo que ele apresente: o cdigo do aluno, nome do aluno, ms da matrcula, totalizador de alunos matriculados por ms e totalizador de alunos matriculados no ano, temos 5 Elementos de Dados. Apenas o arquivo Alunos utilizado, ento Arquivos Referenciados igual a 1.

Entradas Externas 1 (Incluso) 1 (Alterao) 1 (Excluso) Consultas Externas 1 (Consulta aos dados cadastrais) Sadas Externas 1 (Relatrio Gerencial)

Tipos de Elementos de Dados 10 (atributos de Alunos) 10 (atributos de Alunos) 1 (cdigo do aluno) Tipos de Elementos de Dados 10 (atributos de Alunos) Tipos de Elementos de Dados 5 (informaes apresentadas no relatrio)

Arquivos Referenciados 1 (Alunos) 1 (Alunos) 1 (Alunos) Arquivos Referenciados 1 (Alunos) Arquivos Referenciados 1 (Alunos)

Tabela 7 Exemplo de Contagem de Funes Tipo Transao

(v) Calcular os Pontos de Funo No Ajustados Analisando os valores obtidos no passos acima e as tabelas 1 a 4 chegamos aos seguintes valores:

10

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________ Itens Contados Funo por Complexidade 1 Baixa ALI 0 Mdia 0 Alta 0 Baixa AIE 0 Mdia 0 Alta 3 Baixa EE 0 Mdia 0 Alta 1 Baixa CE 0 Mdia 0 Alta 1 Baixa SE 0 Mdia 0 Alta x 7 x 10 x 15 x 5 x7 x 10 x 3 x4 x6 x 3 x4 x6 x 4 x5 x7 7 0 0 0 0 0 9 0 0 3 0 0 4 0 0 4 3 9 0 7 Contribuio Total por Complexidade Total de PFNA da Funo

Total de Pontos de Funo No Ajustados: 23 Tabela 8 Exemplo de clculo dos pontos de funo no ajustados

(v)

Calcular Valor do Fator de Ajuste

Para calcular o fator de ajuste, as 14 caractersticas foram consideradas, obtendo-se os seguintes valores:

11

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________ Caractersticas Gerais do Sistema Nvel de Influncia Comunicao de Dados 0 O sistema opera em micro stand-alone, portanto, no possui comunicao de dados. Processamento Distribudo Performance 0 1 O sistema opera em micro stand-alone. Requisitos de performance foram estabelecidos, mas nenhuma ao especial foi necessria. Configurao altamente utilizada Volume de Transaes Entrada de dados on-line Eficincia do usurio final Atualizao on-line Processamento complexo 0 0 5 3 3 0 No h restries operacionais. Nenhum perodo de pico de transaes esperado. Sistema on-line. Sistema desenvolvido com interface grfica. Sistema on-line, sem proteo para perda de dados. O sistema no executa processamento matemtico ou de segurana. Reusabilidade 1 O sistema foi desenvolvido levando-se em conta reuso de rotinas. Facilidade de instalao 4 Utilizao de ferramenta automtica para implantao do sistema. Facilidade de Operao Mltiplos locais 2 0 Sistema on-line. Nenhuma solicitao do usurio para implantar a aplicao em mais de um local.. Modificao facilitada 0 Nenhuma solicitao do usurio para projetar a aplicao visando minimizar ou facilitar mudanas. Grau de Influncia Total = 19 VFA = (GIT * 0,01) + 0,65 = 0,84 Tabela 9 Exemplo de clculo dos fator de ajuste Justificativa

(vi)

Calcular Pontos de Funo Ajustados

Para ajustar os pontos de funo do sistema, basta multiplicar os pontos de funo no ajustados pelo valor do fator de ajuste, como apresentado abaixo: PFA = 23 * 0,84 = 19,32 Sendo assim, o sistema hipottico possui 19 pontos de funo.

12

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________

3. As 14 Caractersticas Gerais e seus Graus de Influncia (Dias, 2004)


Grau Descrio 0 Nenhuma influncia 1 Influncia mnima 2 Influncia moderada 3 Influncia mdia 4 Influncia significante 5 Influncia forte Tabela 10 Graus de influncia.

1. Comunicao de dados: os aspectos relacionados aos recursos utilizados para a comunicao de dados do sistema devero ser descritos de forma global. Descrever se a aplicao utiliza protocolos2 diferentes para recebimento/envio das informaes do sistema. 0. Aplicao batch ou funciona stand-alone; 1. Aplicao batch, mas utiliza entrada de dados ou impresso remota; 2. Aplicao batch, mas utiliza entrada de dados e impresso remota; 3. Aplicao com entrada de dados on-line para alimentar processamento batch ou sistema de consulta; 4. Aplicao com entrada de dados on-line, mas suporta apenas um tipo de protocolo de comunicao; 5. Aplicao com entrada de dados on-line e suporta mais de um tipo de protocolo de comunicao.

2. Processamento de Dados Distribudo: Esta caracterstica refere-se a sistemas que utilizam dados ou processamento distribudo, valendo-se de diversas CPUs. 0. Aplicao no auxilia na transferncia de dados ou funes entre os processadores da empresa; 1. Aplicao prepara dados para o usurio final utilizar em outro processador (do usurio final), tal como planilhas; 2. Aplicao prepara dados para transferncia, transfere-os para serem processados em outro equipamento da empresa (no pelo usurio final); 3. Processamento distribudo e a transferncia de dados on-line e apenas em uma direo;
2

Protocolo um conjunto de informaes que reconhecem e traduzem para um determinado padro, informaes entre dois sistemas ou perifricos, permitindo intercmbio das informaes. 13

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________

4. Processamento distribudo e a transferncia de dados on-line e em ambas as direes; 5. As funes de processamento so dinamicamente executadas no equipamento (CPU) mais apropriada;

3. Desempenho: Trata-se de parmetros estabelecidos pelo usurio como aceitveis, relativos a tempo de resposta. 0. Nenhum requisito especial de desempenho foi solicitado pelo usurio; 1. Requisitos de desempenho foram estabelecidos e revistos, mas nenhuma ao especial foi requerida; 2. Tempo de resposta e volume de processamento so itens crticos durante horrios de pico de processamento. Nenhuma determinao especial para a utilizao do processador foi estabelecida. A data limite para a disponibilidade de processamento sempre o prximo dia til; 3. Tempo de resposta e volume de processamento so itens crticos durante todo o horrio comercial. Nenhuma determinao especial para a utilizao do processador foi estabelecida. A data-limite necessria para a comunicao com outros sistemas limitante. 4. Os requisitos de desempenho estabelecidos requerem tarefas de anlise de desempenho na fase de planejamento e anlise da aplicao. 5. Alm do descrito no item anterior, ferramentas de anlise de desempenho foram usadas nas fases de planejamento, desenvolvimento e/ou implementao para atingir os requisitos de desempenho estabelecidos pelos usurios.

4. Utilizao do Equipamento: Trata-se de observaes quanto ao nvel de utilizao de equipamentos requerido para a execuo do sistema. Este aspecto observado com vista a planejamento de capacidades e custos. 0. Nenhuma restrio operacional explcita ou mesmo implcita foi includa. 1. Existem restries operacionais leves. No necessrio esforo especial para atender s restries. 2. Algumas consideraes de ajuste de desempenho e segurana so necessrias.
14

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________

3. So necessrias especificaes especiais de processador para um mdulo especfico da aplicao. 4. Restries operacionais requerem cuidados especiais no processador central ou no processador dedicado para executar a aplicao. 5. Alm das caractersticas do item anterior, h consideraes especiais que exigem utilizao de ferramentas de anlise de desempenho, para a distribuio do sistema e seus componentes, nas unidades processadoras.

5. Volume de transaes: Consiste na avaliao do nvel de influncia do volume de transaes no projeto, desenvolvimento, implantao e manuteno do sistema. 0. No esto previstos perodos de picos de volume de transao. 1. Esto previstos picos de transaes mensalmente, trimestralmente, anualmente ou em certo perodo do ano. 2. So previstos picos semanais. 3. So previstos picos dirios. 4. Alto volume de transaes foi estabelecido pelo usurio, ou o tempo de resposta necessrio atinge nvel alto o suficiente para requerer anlise de desempenho na fase de projeto. 5. Alm do descrito no item anterior, necessrio utilizar ferramentas de anlise de desempenho nas fases de projeto, desenvolvimento e/ou implantao.

6. Entrada de dados on-line: A anlise desta caracterstica permite quantificar o nvel de influncia exercida pela utilizao de entrada de dados no modo on-line no sistema. 0. Todas as transaes so processadas em modo batch. 1. De 1% a 7% das transaes so entradas de dados on-line. 2. De 8% a 15% das transaes so entradas de dados on-line. 3. De 16% a 23% das transaes so entradas de dados on-line. 4. De 24% a 30% das transaes so entradas de dados on-line. 5. Mais de 30% das transaes so entradas de dados on-line.

15

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________

7. Usabilidade: a anlise desta caracterstica permite quantificar o grau de influncia relativo aos recursos implementados com vista a tornar o sistema amigvel, permitindo incrementos na eficincia e satisfao do usurio final, tais como: Auxlio navegao (teclas de funo, acesso direto e menus dinmicos) Menus Documentao e help on-line Movimento automtico do cursor. Movimento horizontal e vertical de tela. Impresso remota (via transaes on-line) Teclas de funo preestabelecidas. Processos batch submetidos a partir de transaes on-line Utilizao intensa de campos com vdeo reverso, intensificados, sublinhados, coloridos e outros indicadores. Impresso da documentao das transaes on-line atravs de hard copy Utilizao de mouse Menus pop-up O menor nmero possvel de telas para executar as funes de negcio. Suporte bilinge (contar como 4 itens) Suporte multilnge. (contar como 6 itens)

Pontuao: 0. Nenhum dos itens descritos. 1. De um a trs itens descritos. 2. De quatro a cinco dos itens descritos. 3. Mais de cinco dos itens descritos, mas no h requisitos especficos do usurio quanto a usabilidade do sistema. 4. Mais de cinco dos itens descritos e foram estabelecidos requisitos quanto usabilidade fortes o suficiente para gerarem atividades especficas envolvendo fatores, tais como minimizao da digitao, para mostrar inicialmente os valores utilizados com mais freqncia.

16

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________

5. Mais de cinco dos itens descritos e foram estabelecidos requisitos quanto usabilidade fortes o suficiente para requerer ferramentas e processos especiais para demonstrar antecipadamente que os objetivos foram alcanados.

8. Atualizaes on-line: Mede a influncia no desenvolvimento do sistema face utilizao de recursos que visem a atualizao dos Arquivos Lgicos Internos, no modo online. 0. Nenhuma. 1. Atualizao on-line de um a trs arquivos lgicos internos. O volume de atualizao baixo e a recuperao de dados simples. 2. Atualizao on-line de mais de trs arquivos lgicos internos. O volume de atualizao baixo e a recuperao dos dados simples. 3. Atualizao on-line da maioria dos arquivos lgicos internos. 4. Em adio ao item anterior, necessrio proteo contra perdas de dados que foi projetada e programada no sistema. 5. Alm do item anterior, altos volumes trazem consideraes de custo no processo de recuperao. Processos para automatizar a recuperao foram includos minimizando a interveno do operador.

9. Processamento complexo: a complexidade de processamento influencia no dimensionamento do sistema, e, portanto, deve ser quantificado o seu grau de influncia, com base nas seguintes categorias: Processamento especial de auditoria e/ou processamento especial de segurana foram considerados na aplicao; Processamento lgico extensivo; Processamento matemtico extensivo; Processamento gerando muitas excees, resultando em transaes incompletas que devem ser processadas novamente. Exemplo: transaes de autoatendimento bancrio interrompidas por problemas de comunicao ou com dados incompletos;

17

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________

Processamento

complexo

para

manusear

mltiplas

possibilidades

de

entrada/sada. Exemplo: multimdia.

Pontuao 0. Nenhum dos itens descritos. 1. Apenas um dos itens descritos. 2. Dois dos itens descritos. 3. Trs dos itens descritos. 4. Quatro dos itens descritos. 5. Todos os cinco itens descritos.

10. Reusabilidade: a preocupao com o reaproveitamento de parte dos programas de uma aplicao em outras aplicaes implica em cuidados com padronizao. O grau de influncia no dimensionamento do sistema quantificado observando-se os seguintes aspectos:

0. Nenhuma preocupao com reutilizao de cdigo. 1. Cdigo reutilizado foi usado somente dentro da aplicao. 2. Menos de 10% da aplicao foi projetada prevendo utilizao posterior do cdigo por outra aplicao. 3. 10% ou mais da aplicao foi projetada prevendo utilizao posterior do cdigo por outra aplicao. 4. A aplicao foi especificamente projetada e/ou documentada para ter seu cdigo reutilizado por outra aplicao e a aplicao customizada pelo usurio em nvel de cdigo -fonte. 5. A aplicao foi especificamente projetada e/ou documentada para ter seu cdigo facilmente reutilizado por outra aplicao e a aplicao customizada para uso atravs de parmetros que podem ser alterados pelo usurio.

18

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________

11. Facilidade de implantao: a quantificao do grau de influncia desta caracterstica feita, observando-se o plano de converso e implantao e/ou ferramentas utilizadas durante a fase de testes do sistema. 0. Nenhuma considerao especial foi estabelecida pelo usurio e nenhum procedimento especial requerido na implantao. 1. Nenhuma considerao especial foi estabelecida pelo usurio, mas

procedimentos especiais so necessrios na implementao. 2. Requisitos de converso e implantao foram estabelecidos pelo usurio e roteiro de converso e implantao foram providos e testados. O impacto da converso no projeto no considerado importante. 3. Requisitos de converso e implantao foram estabelecidos pelo usurio e roteiro de converso e implantao foram providos e testados. O impacto da converso no projeto considerado importante. 4. Alm do item 2, converso automtica e ferramentas de implantao foram providas e testadas. 5. Alm do item 3, converso automtica e ferramentas de implantao foram providas e testadas.

12. Facilidade operacional: a anlise desta caracterstica permite quantificar o nvel de influncia na aplicao, com relao a procedimentos operacionais automticos que

reduzem os procedimentos manuais, bem como mecanismos de inicializao, salvamento e recuperao, verificados durante os testes do sistema. 0. Nenhuma considerao especial de operao, alm do processo normal de salvamento foi estabelecida pelo usurio. 1-4. Verifique quais das seguintes afirmativas podem ser identificadas na aplicao. Selecione as que forem aplicadas. Cada item vale um ponto, exceto se definido explicitamente: Foram desenvolvidos processos de inicializao, salvamento e recuperao, mas a interveno do operador necessria.

19

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________

Foram

estabelecidos

processos

de

inicializao,

salvamento

recuperao, e nenhuma interveno do operador necessria (conte como dois itens) A aplicao minimiza a necessidade de montar fitas magnticas. A aplicao minimiza a necessidade de manuseio de papel.

5. A aplicao foi desenhada para trabalhar sem operador, nenhuma interveno do operador necessria para operar o sistema alm de executar e encerrar a aplicao. A aplicao possui rotinas automticas para recuperao em caso de erro.

13. Mltiplos Locais e Organizaes do Usurio: consiste na anlise da arquitetura do projeto, observando-se a necessidade de instalao do sistema em diversos lugares. 0. Os requisitos do usurio no consideraram a necessidade de instalao em mais de um local. 1. A necessidade de mltiplos locais foi considerada no projeto e a aplicao foi desenhada para operar apenas em ambientes de software e hardware idnticos. 2. A necessidade de mltiplos locais foi considerada no projeto e a aplicao est preparada para trabalhar apenas em ambientes similares de software e hardware. 3. A necessidade de mltiplos locais foi considerada no projeto e a aplicao est preparada para trabalhar em diferentes ambientes de hardware e/ou software. 4. Plano de documentao e manuteno foram providos e testados para suportar a aplicao em mltiplos locais, alm disso, os itens 1 ou 2 caracterizam a aplicao. 5. Plano de documentao e manuteno foram providos e testados para suportar a aplicao em mltiplos locais, alm disso, o item 3 caracteriza a aplicao.

14. Facilidade de mudanas: focaliza a preocupao com a influencia da manuteno no desenvolvimento do sistema. Esta influncia deve ser quantificada baseando na observao de atributos, tais como: disponibilidade de facilidades como consultas e relatrios flexveis para atender necessidades simples (conte como 1 item);
20

Anlise de Pontos de Funo Notas de Aula Monalessa Perini Barcellos ________________________________________________________________________________________

disponibilidade de facilidades como consultas e relatrios flexveis para atender necessidades de complexidade mdia (conte como 2 itens); disponibilidade de facilidades como consultas e relatrios flexveis para atender necessidades complexas (conte 3 itens); se os dados de controle so armazenados em tabelas que so mantidas pelo usurio atravs de processos on-line, mas mudanas tm efeitos somente no dia seguinte;

se os dados de controle so armazenados em tabelas que so mantidas pelo usurio atravs de processos on-line, as mudanas tm efeito imediatamente (conte como 2 itens).

Pontuao 0. Nenhum dos itens descritos. 1. Um dos itens descritos. 2. Dois dos itens descritos. 3. Trs dos itens descritos. 4. Quatro dos itens descritos. 5. Todos os cinco itens descritos.

Referncias: DIAS, R., 2004, Anlise por Pontos de Funo: Uma Tcnica para Dimensionamento de Sistemas de Informao, on-line. Disponvel em:

www.presidentekennedy.br/resi/edicao03/artigo02.pdf. WEBER, C. K., ROCHA, A. R. C., NASCIMENTO, C. J., 2001, Qualidade e Produtividade em Software, 4 Edio, Ed. Makron Books.

21

Vous aimerez peut-être aussi