Vous êtes sur la page 1sur 3

Converso de Escalas Termomtricas

Frmulas

Calor e Temperatura
O Calor a energia transferida de um corpo para o outro quando existe diferena de temperatura. J temperatura a medida de agitao das molculas. Por exemplo: ao colocarmos gelo no suco, as molculas do suco esto mais agitadas do que as do gelo. Por isso dizemos que a temperatura do suco maior que a do gelo ou que o suco mais quente que o gelo. Quando colocamos eles em contato ocorre transferncia de energia. Consequentemente, o gelo esquenta e o suco esfria.

Como medir a temperatura


Quando dois ou mais corpos atingem a mesma temperatura dizemos que eles esto em equilbrio trmico. Podemos ento comparar estes objetos para fazer medidas. assim que funciona o termmetro. O lquido dentro dele (geralmente mercrio) entra em equilbrio trmico com o que queremos medir e se dilata. Mas, quais sero as unidades de medida?

A Escala Celsius
A gua o elemento mais importante para a vida na terra. A escala Celsius possui o ponto zero na temperatura que a gua congela e 100 na temperatura que a gua ferve. As medidas ento so feitas em graus Celsius (C).

A Escala Fahrenheit
Daniel Gabriel Fahrenheit escolheu como ponto zero, a temperatura de congelamento de uma mistura de gua e sal e o ponto mximo (96) a temperatura de um homem sadio. Desta forma o congelamento da gua pura ocorre em 32 Fahrenheit (F) e a ebulio em 212F.

A Escala Kelvin
William Tomson (conhecido como Lord Kelvin) estudando o comportamento do gases, descobriu a menor temperatura que um corpo poderia atingir, que seria equivalente a 273C. A partir da determinou o ponto zero de sua escala. Criou assim o que chamamos de escala absoluta, pois utiliza um fenmeno universal como referncia. Nela a gua congela em 273 Kelvin (K) e ferve a 373 K repare que no utilizamos graus, pois esta a escala absoluta e no uma comparao entre fenmenos como as outras escalas.

Converso de Escalas
Celsius para Kelvin, Kelvin para Celsius
A diferena entre as escalas Celsius (C) e Kelvin (K) simplesmente o ponto 0. Assim para fazermos a converso basta somar 273: K = C + 273 Ex.: Converta 37C para a escala Kelvin. K = C + 273 C = 37C K = 37 + 273 K = 310K

Celsius para Fahrenheit, Fahrenheit para Celsius


Observando a figura vemos que a diferena entre os pontos de fuso e de ebulio da gua representam a mesma variao de temperatura. Logo: (C- 0) / (100 0) = (F 32) / (212 32) (C / 100) = (F 32)/180 Simplificando, temos: C / 5 = (F 32) / 9 Ex.: Converta 37C para a escala Farenheit. C/ 5 = (F 32) / 9 C = 37C 37 / 5= (F 32) / 9 7,4 = (F 32) / 9 9 . 7,4 = F 32 F 32 = 66,6 F = 66,6 + 32 F = 98,6F

Kelvin para Fahrenheit, Fahrenheit para Kelvin


Para converter da escala Kelvin para Fahrenheit, podemos converter de Celsius para Kelvin e ento para Farenheit ou usar a frmula C / 5 = (F 32) / 9 C = K 273 (K 273) / 5 = (F 32) / 9

Concluso
Para convertermos valores de tempreraturas de uma escala para outra, basta colocarmos na frmula o valor conhecido e calcularmos a incgnita sabendo que: C = Temperatura em Graus Celsius (C) F = Temperatura em Graus Fahrenheit (F) K = Temperatura em Kelvin (K)

Frmulas de converso de temperatura Celsius


Converso de Grau Celsius Grau Fahrenheit Grau Celsius Kelvin para Grau Fahrenheit Grau Celsius Kelvin Grau Celsius Frmula F = C 1,8 + 32 C = (F 32) / 1,8 K = C + 273 C = K 273

Vous aimerez peut-être aussi