Vous êtes sur la page 1sur 20

FUNDAO OSWALDO ARANHA CENTRO UNIVERSITRIO DE VOLTA REDONDA PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO EXEMPLO DE UM PROJETO

AMBIENTE URBANO: A formao de profissionais de Engenharia aptos construo de uma sociedade sustentvel tendo as cidades mdias do Estado do Rio de Janeiro como diagnstico.

Aluno Fulano de Tal

ORIENTADOR Prof. D. Sc. Jos Algarves

Volta Redonda, 2012

1 INTRODUO

O processo de urbanizao brasileiro deu-se no Sculo XX, mantendo algumas caractersticas dos perodos colonial e imperial, marcadas pela concentrao de terra, renda e poder; pelo exerccio do coronelismo; pela poltica do favor e pela aplicao arbitrria da legislao e, que apesar dos grandes e importantes plos, que representavam o Brasil urbano at o final do Sculo XIX, a grande maioria da populao vivia no campo, a julgar pelas fontes da poca, que indicavam que a populao urbana totalizava entre 6,8% e 10% (MARICATO, 2003).

Segundo a mesma autora, a sociedade brasileira em peso embriagouse, a partir da Abolio e da Proclamao da Repblica, com as idealizaes sobre progresso e modernizao, parecendo que a salvao estaria nas cidades, onde o futuro j havia chegado. Ento, era s vir para elas e desfrutar das fantasias do emprego pleno, da assistncia social, lazer, oportunidades novas para os filhos, etc. Nada disso aconteceu e, aos poucos, os sonhos viraram pesadelos (apud SANTOS, 1986).

Forma-se ento no cenrio brasileiro uma rede de cidades com caractersticas bastante diferenciadas, mas que apesar de suas

peculiaridades regionais e locais, abrigam com maior ou menor intensidade problemas intra-urbanos que afetam sua sustentabilidade, particularmente s dificuldades de acesso a terra urbanizada, moradias, servios de saneamento ambiental, emprego, violncia e marginalizao social

(ROSSETO, 2006). Esta rede, segundo os autores, tem entendimento que o ambiente urbano uma organizao social complexa regida pela incerteza e possibilidade, construdo atravs do conjunto de relaes que se estabelecem entre suas partes, no se restringindo apenas s relaes

entre suas dimenses e formas, fazendo surgir seu valor ou significado em

funo das relaes que estabelece entre o espao e seus habitantes (apud RHEINGANTZ, 1990).

Contribuindo com este processo, grandes transformaes agrcolas e agrrias ocorreram nas dcadas 60 e 70 do Sc. XX, onde a modernizao agrcola, favorecendo como as culturas destinadas trigo, cana-de-acar e exportao e s a

agroindstrias,

milho,

estimulou

concentrao fundiria e o aumento da mecanizao, resultando no perodo entre 1960 e 1980 na migrao de quase 30 milhes de pessoas do campo s cidades (NAKAGAWARA FERREIRA, 2000), e neste crescente, a populao nas cidades atinge aos 80% da populao do Brasil (IBGE, 2000).

Este entendimento no prprio do Brasil, pois segundo Hough (2004), discorrendo sobre os processos naturais das cidades:
Es que los valores tradicionales de diseno que han conformado El paisaje fsico de nuestras ciudades, han contribudo muy pouco a sua salud medioambiental, y a su concepcion como lugares civilizados y enriquecedores em los que vivir.

Diz ainda que, considerando a paisagem urbana em seu contexto, encontram-se algumas contradies e paradoxos na percepo da cidade e do meio ambiente como um todo:
Em um mundo cada vez ms preocupado por los problemas del deterioro medioambiental, crisis de La energia, contaminacin, desaparicin de vegetacin, de animales y paisajes naturales o productivos, todavia se conserva uma marcada tendncia a evitar el ambiente vital de la mayora de las personas: La prpria ciudad.

Corroborando com tal pensamento e, que nos ltimos anos tem-se testemunhado o carter problemtico que reveste a relao entre sociedade e meio ambiente, marcada pelo conflito, esgotamento e destrutividade que

se expressam nos limites materiais ao crescimento econmico exponencial; na expanso urbana e demogrfica; na tendncia ao esgotamento dos recursos naturais e energticos naturais no renovveis; no crescimento acentuado das desigualdades scio-econmicos, alimentando e tornando crnicos os processos de excluso social; na perda da biodiversidade e na contaminao crescente dos ecossistemas terrestres, apontando para um modelo de sociedade que produz, desproporcionalmente, mais problemas que solues (COSTA LIMA, 1999).

Detalha ainda o mesmo autor que a primeira constatao relevante entre educao e meio ambiente de que no h uma educao para o ambiente mas, mltiplas propostas, proporcionais, em nmero e, variedade, s tantas concepes de mundo, sociedade, e de questo ambiental existentes.

Discorrendo sobre propostas educacionais voltadas ao meio ambiente, em especial a corrente da economia ecolgica cujo desdobramento tem na sociedade sustentvel, que embora de aspecto reciclado, defende uma sociedade mais justa, igualitria e ecologicamente preservada. Essa estratgia de sustentabilidade elege a sociedade civil como sujeito privilegiado da ao e gesto do processo de desenvolvimento (apud SORRENTINO, 1995).

Dentre as crticas s propostas educacionais ao ambiente, Costa Lima (1999) cita a tendncia reducionista da questo ambiental a um problema estritamente ecolgico: Tal tendncia, limitante e enganadora por um lado, retira da questo ambiental, uma das suas caractersticas significativas que a de unir realidades, articular e relacionar dimenses complementares que constituem uma complexidade maior.

Complementa ainda que: a sociedade brasileira protelou longamente as providncias dos problemas urbanos, dos quais a questo fundiria/imobiliria citada central, mas no a nica. Medauar et al (2002) ao apresentar o Estatuto da Cidade diz: perceber a importncia de uma Lei que delineia instrumentos adequados ao tratamento dos problemas das cidades, instrumentos que podero ser acionados pelos Municpios, ao concretizarem a linhas de suas polticas urbanas, esperando que tal instrumento seja divulgado, estudado, discutido e sobretudo aplicado para as solues do caos urbano e suas graves conseqncias.

Segundo o IBGE (2007), dos 5.564 municpios do Brasil, 217 (3,9% do total) possuem populaes entre 100 mil e 500 mil habitantes, concentrando 24,37% da totalidade da populao do Pas, sendo que na Regio Sudeste pouco mais da metade destes municpios (51%) abrigam 52% do universo populacional, das consideradas cidades mdias (NAKAGAWARA

FERREIRA, 2000). pacfico entre vrios autores que no s o contingente populacional define as cidades mdias, mas tambm suas caractersticas funcionais; seu papel como elos de ligaes entre centros locais, regionais e globais, funcionando como ns articuladores entre cidades menores e metrpoles, localizadas em sua rea de influncia, caracterizadas por patamar populacional, econmico e de qualidade de vida (CASTELO BRANCO, 2006).

No Estado do Rio de Janeiro, com 92 municpios, 19 esto situados no intervalo populacional que caracterizam as cidades mdias (CIDE,2007) onde, extrados os 8 que se localizam na rea de influncia da regio metropolitana, resultam nos 11 municpios que sero estudados no presente trabalho.

Qualquer anlise das cidades mdias brasileiras revela a relao direta entre moradia pobre e a degradao ambiental, onde populaes socialmente marginais, sem ao de polticas pblicas slidas, ocuparam e continuam ocupando reas s margens de crregos, reas de mangues, encostas e, principalmente, reas de preservao ambiental, longe das reas urbanizadas reservadas ao mercado imobilirio, aos donos do poder (MARICATO, 2003). Um dos desafios da atualidade na comunidade acadmica e, particularmente nesta abordagem a formao de profissionais de engenharia - compreender os diversos caminhos para a construo do conhecimento, eixo de todas as experincias, que devero ser

fundamentadas pela teoria e relacionadas constantemente com a prtica, em busca de uma viso crtico-reflexiva tanto do saber como do fazer, a fim de se atingir uma prxis educativa efetiva (TEIXEIRA, 2007). Aduz ainda que: uma universidade desconectada do dinamismo da cincia e da velocidade das informaes sucumbir. H que se conectar universidade e

conhecimento, pois a primeira deve ter o papel de produzir um saber contextualizado e social.

2 JUSTIFICATIVA
Dentro do contexto apresentado que foi escolhida a abordagem sobre um tema que inicialmente pode remeter s especificidades da arquitetura e/ou da engenharia urbana, mas que analisada sob a tica da realidade contempornea transversal s mais diversas reas do conhecimento, pois quando se tem um ambiente enfermo, ter-se-, indubitavelmente, uma cidade no sadia. Ao deparar-se com as desigualdades de oportunidades, com certeza deparar-se- com uma sociedade gravemente doente.

E, pelo vis da educao a partir da realidade das cidades mdias brasileiras, com foco na Regio Sudeste e mais especificamente no Estado do Rio de Janeiro, vislumbra-se o estudo de suas degradaes pelo forte e rpido processo de adensamento populacional, pelas ocupaes desordenadas e, pelo seu ambiente urbano - verdadeiro laboratrio vivo, real e tangvel - a formao de uma gerao de acadmicos, futuros profissionais, cada vez mais crticos e conectados com a ambincia regional e local, sendo crvel, a priori, que s assim atingir-se- a efetiva construo de uma sociedade sustentvel.

3 OBJETIVOS

3.1 GERAL

Contribuir atravs de pesquisas e da anlise dos indicadoresdiagnsticos de cidades mdias brasileiras, em especial da Regio Sudeste e especificamente do Estado do Rio de Janeiro, por amostragem, com uma via de compreenso e abordagem para um ensino universitrio conectando a academia realidade urbana e social.

3.2 ESPECFICOS

3.2.1 Identificar dentre as cidades mdias do universo estudado, atravs de seus indicadores, independente de regies e peculiaridades, as principais impedncias urbanas comuns, que devem merecer a ateno acadmica, observando os presentes objetivos;

3.2.2 Estabelecer uma relao, a partir de uma abordagem histrica da formao das cidades, sua segregao social da populao com acesso a oportunidades e a populao desvalida dos servios urbanos;

3.2.3 Identificar o comportamento cognitivo entre o aprender; o aprender - fazendo e o aprender - construindo uma sociedade sustentvel.

4 METODOLOGIA

Na consecuo do trabalho ora proposto, vislumbra-se a adoo da seguinte metodologia:

a) Em se tratando da abordagem sobre o trip educao, cidade e ambiente, proceder pesquisa de indicadores junto a organismos oficiais sobre os trs temas e, atravs de tabulao dos resultados, estabelecer quantitativamente, uma srie de anlises da interseo desses dados que venham a contribuir com os objetivos pretensos;

b) Pesquisar atravs de bibliografia, da busca em stios eletrnicos especializados e de indicadores publicados por organismos oficiais, tabulando os resultados e promovendo a anlise para a compreenso da sociedade das cidades estudadas, principalmente nos aspectos de sua excluso a maiores oportunidades;

c) Verificar,

atravs

de

pesquisa,

experincias

em pases

mais

avanados, da forma como superaram ou tratam do tema da incluso urbana em cidades com as caractersticas das abordadas;

d) A partir da anlise dos resultados obtidos em pesquisa, elaborar a metodologia para que uma comunidade acadmica, especificamente de engenharia, possa compreender a diversidade existente nos

diversos nichos urbanos e promover um plano de ao especfico para sua rea de atuao ou expertise.

e) Promover a produo de documento, com a descrio de todos os passos do processo de abordagem do Tema proposto, desde a

concepo, aos resultados obtidos e das concluses alcanadas.

5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ANOS/MESES (*) ATIVIDADES ITEM
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

2007

2008

2009

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Cumprimento Programa

das disciplinas do

Elaborao/reviso do anteprojeto Reviso de Literatura Elaborao do Projeto Levantamento de dados - pesquisa Anlise dos dados obtidos Elaborao de resumos Exame de Qualificao Concluso Dissertao Defesa da Dissertao

(*) MS 01 CONSIDERADO - SETEMBRO/2007

6 PLANILHA DE CUSTOS

PLANILHA DE CUSTOS
ITEM ATIVIDADE CUSTO CUSTO QUANTIDADE UNITRIO GLOBAL
6 60,00 360,00

DESEMBOLSO NOS TRIMESTRES (R$) 1 2 3 4 5 6 7 8

Aquisio de livros Insumos de Impresso - cartuchos

180,00 180,00

8 4 20

60,00 20,00 2,00

480,00 80,00 40,00

60,00 20,00 5,00

60,00

60,00 20,00

60,00

60,00 20,00

60,00

60,00 20,00

60,00

2 - papel (resma) encadernaes Aquisio de Mdia 3 - pen drive - Compact Disck (caixa) Translados e alimentao 4 - translados - alimentao 5 Material de pesquisa 8 8 vb 80,00 30,00 100,00 640,00 240,00 100,00 160,00 160,00 160,00 160,00 60,00 50,00 60,00 60,00 60,00 50,00 1 2 100,00 25,00 100,00 50,00 100,00 25,00 25,00

5,00

5,00

5,00

5,00

5,00

5,00

5,00

complementar TOTAL PERCENTUAIS 2.090,00 100,00 390,00 245,00 355,00 285,00 305,00 310,00 135,00 65,00 18,7 11,7 17,0 13,6 14,6 14,8 6,5 3,1

7 REFERNCIAS

AMORIM, Ana Adelaide Moutinho de; GOMES, Cybele Silva. Didtica para o Ensino Superior: Uma proposta em sintonia com a perspectiva de educao para a totalidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Gama Filho, 1999. 232 p. ISBN 8585093-63-3.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Informaes e documentao - Citaes em documentos - Apresentao: NBR10520:2002. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Informaes e documentao - Artigo em publicao peridica cientfica impressa Apresentao: NBR6022:2003. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Informaes e documentao - Referncias - Elaborao: NBR6023:2005. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Informaes e documentao - Trabalhos acadmicos - Apresentao: NBR14724:2005. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

BORGES, Regina Maria Rabelo. Cientificidade e educao em Cincias. 2. ed. Porto Alegre:EDIPUCRS, 2007. 118 p. ISBN 978-85-7430-690-2.

BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado Federal, 1988.

CARVALHO, Jos Murilo. D. Pedro II: Ser ou no ser. So Paulo: Companhia das letras, 2007. 276 p. ISBN 978-85-359-0969-2.

CASTELLO BRANCO, Maria Luisa. Cidades mdias no Brasil. In: SPOSITO, Elizeu Savrio et al (org.). Cidades Mdias: Produo do Espao. So Paulo: Expresso Popular, 2006. parte III, p.245-277. ISBN 978-85-7743-020-8.

CENTRO DE INFORMAES E DADOS DO RIO DE JANEIRO. Anurio Estatstico do Estado do Rio de Janeiro 2007. Rio de Janeiro: CIDE, 2007. 1 CD-ROM.

CENTRO DE INFORMAES E DADOS DO RIO DE JANEIRO. Indice de Qualidade dos Municpios: IQM Verde II. Rio de Janeiro: CIDE, 2003. 1 CDROM.

CENTRO DE INFORMAES E DADOS DO RIO DE JANEIRO. Indice de Qualidade dos Municpios: Potencial para o Desenvolvimento II. Rio de Janeiro: CIDE, 2006. 1 CD-ROM.

CERVO, Amado L.; Bervian, Pedro A. METODOLOGIA CIENTFICA. 5 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002. 228 p. ISBN 85-87918-15-X.

CHOAY, Franoise. O Urbanismo: Utopias e realidades, uma antologia. [traduo de Dafne Nascimento Rodrigues]. 6. ed.So Paulo: Perspectiva, 2005. 350p. ISBN 85-273-0163-6

COSTA LIMA, Gustavo. Questo ambiental e educao:contribuies para o debate. Ambiente & Sociedade, v.5, p.2-17, n.5, Campinas, jul/dez.1999.

DAGNINO, Renato. Cincia e Tecnologia no Brasil: o processo decisrio e a comunidade de pesquisa.Campinas: UNICAMP, 2007. 215 p. ISBN 978-85268-0750-1

DAVIDSON, Forbes. Densidade Urbana:um instrumento de planejamento e gesto urbana; traduo de Cludio Acioly. Rio de Janeiro: Mauad, 1998. 103p. ISBN 85-85756-68-3.

DIAS, Genebaldo Freire.Educao Ambiental: Princpios e Prticas. 9 ed.; 1 reimpresso. So Paulo: 2006. 550p. ISBN 85-85351-09-8.

FRANKENBERG, Cludio Luis Crescente et al(Coord.). GESTO A,BIENTAL URBANA E INDUSTRIAL. Seleo de Artigos do III Simpsio de Qualidade Ambiental, realizado em Porto Alegre no perodo de 20 a 22 de maio de 2002. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. 418p. ISBN 85-7430-399-2.

GENESTRA, Marcelo et al (org). Manual UniFOA para elaborao de trabalhos Acadmicos. Volta Redonda: FOA, 2008. ISBN 978-85-60144-11-2.

HOUGH, Michael. Natureza Y Ciudad. 2 ed. Barcelona:Gilli,2004. ISBN 84252-1632-X

IBGEINSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICAS. Disponvel em <http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp?z=cd&o=3&i=P>. Acesso em: 3 out.2007.

Jezzini, Nader Ali. A Globalizao e seus Impactos Sociais. 1. ed.; 3 tiragem. Curitiba: Juru, 2005. 264p. ISBN 85-7394275-4.

KREUTZ, Estanislau A., Misses Jesutico-Guaranis: Sntese Histrica. 2.ed.Santo ngelo: EDIURI, 2007. 136 p. ISBN 978-7223-142-8.

LEFF, Henrique (Coord.) et al. A Complexidade Ambiental. [trad. De Eliete Wolff]. So Paulo: Cortez, 2003.342 p. ISBN 85-249-0976-5. LEITE, Bazilisso. Generalidades da Misses Jesuticas. 8.ed. Santo ngelo: Santo ngelo, 2006.116 p.

LIMA, Antonio Jesuta de (Org). CIDADES BRASILEIRAS: atores, processos e gesto pblica. Belo Horizonte: Autntica, 2007. 288p. ISBN 978-85-7526-2580.

LOPES, Rodrigo. A Cidade Intencional: O Planejamento Estratgico de Cidades. 2. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998. 181 p. ISBN85-85756-81-0.

MAGALHES, Gildo. INTRODUO METODOLOGIA DA PESQUISA: Caminhos da Cincia e Tecnologia. So Paulo: tica, 2005. 252 p. ISBN 85-0809777-8.

MARICATO, Ermnia. Metrpole, Legislao e Desigualdade. Estudos Avanados, v.17, n.48, p.1-22, So Paulo, mai/ago. 2003.

MEDAUAR, Odete et al. Estatuto da Cidade Lei 10.257 de 10.07.2001 comentrios. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.ISBN 85-203-2159-3.

MICROSOFT Excel for Windows 2007. Office 2007: Microsoft Corporation, 2007. 1 CD-ROM.

MORHY, Lauro (Org). UNIVERSIDADE NO MUNDO: Universidade em Questo. V.2. Braslia: UNB Ed., 2004. 608p. ISBN 85-230-0799-7.

MOTTA, Ronaldo Seroa da. ECONOMIA AMBIENTAL. Rio de Janeiro: FGV, 2006. 228 p. ISBN 85-225-0544-6.

NAKAGAWARA FERREIRA, Yoshia. Metrpole Sustentvel? No uma questo urbana. So Paulo em Perspectiva, v.14, n.4, p.2-19, So Paulo, out/dez. 2000.

OSBORNE, Richard. Filosofia para principiantes. [traduo de Adalgisa Campos da Silva]. 4. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998. 190 p. ISBN 85-7302166-7.

PASSET, Ren. A Iluso Neoliberal. [Traduo de Clvis Marques].Rio de Janeiro: Record, 2002. 364 p. ISBN 85-01-06107-7.

PESTANA, Fbio Ramos. Por mares nunca dantes navegados: a aventura dos Descobrimentos. So Paulo: Contexto, 2008. 219 p. ISBN 978-85-7244412-5.

ROSSETTO, Adriana Marques et al. Gesto ambiental integrada ao desenvolvimento sustentvel: um estudo de caso em Passo Fundo (RS). Revista da Administrao Pblica, v.40, n.5, p.1-21, Rio de Janeiro, set/out. 2006.

SARAIVA, Mrcio. A Cidade e o Trfego: Uma Abordagem Estratgica. Recife: UFPE, 2000. 213 p.

SECCHI, Bernardo. Primeira Lio de Urbanismo. [trad. De Marisa Barda e Pedro M.R. Sales]. So Paulo: Perspectiva, 2006. 207p. ISBN 85-273-0773-1.

SERPA, ngelo. O espao pblico na cidade contempornea. So Paulo: Contexto, 2007.205 p. ISBN 85-7244-349-5.

SOJA, Edward W. Geografias Ps-Modernas: A reafirmao do Espao na Teoria Social Crtica; traduo [da 2 ed. Inglesa], Vera Ribeiro; Reviso Tcnica, Bertha Becker, Lia Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. 324 p. ISBN 85-7110-259-7.

SPOSITO, Elizeu Savrio et al (org.). Cidades Mdias: Produo do Espao. So Paulo: Expresso Popular, 2006. 376 p. ISBN 978-85-7743-020-8.

SPOSITO, Maria Encarnao Beltro. Capitalismo e Urbanizao. 15. ed.; 1 reimpresso. So Paulo: Contexto, 2008. 80 p. ISBN 85-85134-27-5.

STEINBERGER, Marlia (Org.). Territrio, ambiente e polticas pblicas espaciais. Braslia: Paralelo 15/LGE, 2006. 408 p. ISBN 85-86315-56-7/ 85-7238-249-6.

TEIXEIRA, Elizabeth. As Trs Metodologias. Acadmica, da Cincia e da Pesquisa. 4. ed. Petrpolis: Vozes, 2007. ISBN 978-85-326-3193-0.

VELHO, Gilberto; Kuschnir, Karina (Org.). Pesquisas Urbanas:Desafios do trabalho antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. 235 p. ISBN 857110-719-X.

ZAGURY, Tania. O Professor Refm. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006. 301 p. ISBN 85-01-07465-9.

Vous aimerez peut-être aussi