Vous êtes sur la page 1sur 6

Diagrama de Atividade

um diagramas que exibe o fluxo seqencial das atividades, geralmente utilizado para demonstrar as atividades executadas por uma operao especfica do sistema, como por exemplo seleo de um item do menu principal. Consistem em estados de ao, que contm a especificao de uma atividade a ser desempenhada por uma operao do sistema. Decises e condies, como execuo paralela, tambm podem ser mostrados na diagrama de atividade. O diagrama tambm pode conter especificaes de mensagens enviadas e recebidas como partes de aes executadas. Diagramas de atividade capturam aes e seus resultados. Eles focam o trabalho executado na implementao de uma operao (mtodo), e suas atividades numa instncia de um objeto. O diagrama de atividade uma variao do diagrama de estado e possui um propsito um pouco diferente do diagrama de estado, que o de capturar aes (trabalho e atividades que sero executados) e seus resultados em termos das mudanas de estados dos objetos.

Os estados no diagrama de atividade mudam para um prximo estgio quando uma ao executada (sem ser necessrio especificar nenhum evento como no diagrama de estado). Outra diferena entre o diagrama de atividade e o de estado que podem ser colocadas como swimlanes (raias). Uma swimlane agrupa atividades, com respeito a quem responsvel e onde estas atividades residem na organizao, e representada por retngulos que englobam todos os objetos que esto ligados a ela (swimlane). Um diagrama de atividade uma maneira alternativa de se mostrar interaes, com a possibilidade de expressar como as aes so executadas, o que elas fazem (mudanas dos estados dos objetos), quando elas so executadas (seqncia das aes), e onde elas acontecem (swimlanes). Um diagrama de atividade pode ser usado com diferentes propsitos inclusive: ara capturar os trabalhos que sero executados quando uma operao disparada (aes). Este o uso mais comum para o diagrama de atividade. ara capturar o trabalho interno em um objeto. ara mostrar como um grupo de aes relacionadas podem ser executadas, e como elas vo afetar os objetos em torno delas. ara mostrar como uma instance pode ser executada em termos de aes e objetos. ara mostrar como um negcio funciona em termos de trabalhadores (atores), fluxos de trabalho, organizao, e objetos (fatores fsicos e intelectuais usados no negcio). Enfim o diagrama de atividade mostra o fluxo seqencial das atividades, normalmente utilizado para demonstrar as atividades executadas por uma operao especfica do sistema. Consistem em estados de ao, que contm a especificao de uma atividade a ser desempenhada por uma operao do sistema. Decises e condies, como execuo paralela, tambm podem ser mostrados na diagrama de atividade. O diagrama tambm pode conter especificaes de mensagens enviadas e recebidas como partes de aes executadas.

Diagrama de estados
- A UML no inventou o diagrama de estado; foi David Harel em 1987; - til para a modelagem de classes cujos objetos tm um atributo de estado com estas duas propriedades: (1) o atributo pode assumir um pequeno nmero de valores e (2) as transies permitidas entre esses valores so restritas. Notao (reviso) 1) Estado simples, Estado composto Estado composto por regies (cada regio separada por uma linha pontilhada, vertical ou horizontal, dentro do estado e cada regio pode ter vrios estados funcionando independentemente = estado concorrente. 2) Estado inicial, final, estado 3) Estado escolha (crculo simples ou losango) = deciso, ponto de juno 4) Fork (desencadea 1+ estados concorrentes), Join. 5) Transio de estados, ponto de entrada (entry action), exit action, do action 6) Estado = dois compartimentos (nome + aes internas )

Diagrama de pacotes
acote: agrupamento para organizar as Classes em grupos. Esta abordagem facilita a anlise medida que o nmero de Classes cresce num cenrio. O tipo de relacionamento linha pontilhada com uma seta que indica dependncia. ode-se usar a estrutura de pacotes para criar coeso entre as classes que tem objetivo comum. or exemplo, pode-se colocar em nico pacote todas as classes que se referem a regras de negcios.

Fisicamente os pacotes tm a estrutura de diretrio e subdiretrio, isto que dizer que a Aplicao ter o seguinte formato:

Quando iniciar a incluso das classes em pacotes? Ao terminar a anlise de um subsistema de Caso de Uso. O empacotamento DEVE SER FEITO SEMRE. Como escolher as classes que pertencem a um pacote?
1) Classes que estejam numa mesma rvore de herana 2) Classes que estejam num mesmo jogo de agregao/composio 3) Classes que estejam aparecendo num mesmo diagrama de sequencia com muitas colaboraes (ALTO ACOPLAMENTO) 4) acote utilitrio (classes sem afinidade direta com o domnio do problema, porm necessrias) 5) Classes estereotipadas (ex. GUI)

Vous aimerez peut-être aussi