Vous êtes sur la page 1sur 6

Difinio de Corrente Eletrica Origem: http://www.mundovestibular.com.br/articles/757/1/CORRENTEELETRICA/Paacutegina1.html.

A corrente eltrica o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferena de potencial eltrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilbrio desfeito pela ao de um campo eltrico ou outros meios (reao qumica, atrito, luz, etc.) Sabe-se que, microscopicamente, as cargas livres esto em movimento aleatrio devido agitao trmica. Apesar desse movimento desordenado, ao estabelecermos um campo eltrico na regio das cargas, verifica-se um movimento ordenado que se apresenta superposto ao primeiro. Esse movimento recebe o nome de movimento de deriva das cargas livres. A unidade padro para medida de intensidade de corrente o ampre (A). Conceito de corrente eltrica Denominamos corrente eltrica a todo movimento ordenado de partculas eletrizadas. Para que esses movimentos ocorram necessrio haver tais partculas ons ou eltrons livres no interior dos corpos. Corpos que possuem partculas eletrizadas livres em quantidades razoveis so denominados condutores, pois essa caracterstica permite estabelecer corrente eltrica em seu interior. Nos metais existe grande quantidade de eltrons livres, em movimento desordenado. Quando se cria, de alguma maneira, um campo eltrico no interior de um corpo metlico, esses movimentos passam a ser ordenados no sentido oposto ao do vetor campo eltrico constituindo a corrente eltrica. Nas solues eletrolticas existe grande quantidade de ctions e nions livres, em movimento desordenado. Quando se cria, de alguma maneira, um campo eltrico no interior de uma soluo eletroltica, esses movimentos passam a ser ordenados: o movimento dos ctions, no sentido do vetor campo eltrico, e o dos nions, no sentido oposto. Essa ordenao constitui a corrente eltrica. Nos gases ionizados existe grande quantidade de ctions e eltrons livres, em movimento desordenado. Quando se cria, de alguma maneira, um campo eltrico ( ) no interior de um gs ionizado, esses movimentos passam a ser ordenados: o movimento dos ctions, no sentido do vetor campo eltrico ( ), e o dos eltrons, no sentido oposto. Essa ordenao constitui a corrente eltrica. Com a finalidade de facilitar o estudo das leis que regem os fenmenos ligados s correntes eltricas, costumamos adotar um sentido convencional para a corrente eltrica, coincidente com o sentido do vetor campo eltrico ( ) que a produziu.

Consequentemente, esse sentido ser o mesmo do movimento das partculas eletrizadas positivamente e oposto ao das partculas eletrizadas negativamente. Conceito A corrente eltrica consiste no movimento ordenado de cargas eltricas, atravs de um condutor eltrico. A corrente eltrica definida como corrente eltrica real (sentido do movimento dos eltrons) e corrente eltrica convencional (consiste no movimento de cargas positivas). Condutor todo material que permite a mobilidade fcil dos eltrons, sendo os melhores condutores os metais. Quando o material no permite essa mobilidade dos eltrons , ele dito isolante, por exemplo madeira. H dois tipos de corrente eltrica: corrente contnua - gerada por pilhas e baterias e corrente alternada - gerada por usinas que transformam qualquer tipo de energia em eltrica, a qual chega at nossas casas. A corrente eltrica que circula atravs dos resistores, pode transformar energia eltrica em energia trmica, sob efeito joule.

Eletricidade Eletrnica

| |

Definio de Corrente Eltrica e Definio de Diferena de Potencial Corrente Eltrica (i) Definio

Corrente eltrica o movimento de cargas eltricas dentro de uma passagem fechada, atravs de um condutor, quando em suas pontas existir uma diferena que chamada tenso, isso forma um circuito eltrico. A facilidade ou dificuldade com que a corrente eltrica atravessa um condutor conhecida como resistncia. Esses conceitos esto relacionados entre si, de maneira que tendo dois deles, podemos calcular o terceiro atravs da lei de Ohm. Corrente Eltrica A Corrente eltrica o movimento de cargas eltricas dentro de uma passagem fechada, que chamada de circuito eltrico. A medio da corrente eltrica feita atravs da quantidade de cargas eltricas que passam pelo condutor em determinado tempo. A corrente eltrica corresponde ao deslocamento dos eltrons das cargas deslocando do positivo ao negativo, chamado sentido convencional da corrente. descobrir-se que na verdade, ocorre o contrrio, o deslocamento de cargas deslocando-se do negativo ao positivo que chamado sentido real da corrente. representao esquemtica: positivas, Apesar de negativas, Observe a

Os Elementos bsicos de um circuito eltrico so: Um gerador de corrente eltrica (bateria, pilha ou algo do gnero.), um consumidor de energia eltrica (lmpada, eletrodomsticos ou

algo do gnero.) e um elemento condutor que os liga (fio de cobre, cabos de alta tenso). Elementos que usaremos como base em nossa experincia.

Intensidade de Corrente Eltrica A intensidade de uma corrente eltrica determinada com a passagem da carga eltrica por uma regio. O smbolo convencional para representar a intensidade de corrente eltrica (I), a quantidade de carga (Q) que passa por unidade de tempo (t) igual a (I). A intensidade da corrente eltrica pode ser conseguida, pela variao de cargas eltricas com variao do tempo.

Potncia Eltrica Potncia eltrica (P) a quantia de tarefas realizadas em um determinado espao de tempo. Na corrente eltrica, necessrio um trabalho para conduzir as cargas eltricas de um ponto a outro dentro de uma rede. A tarefa das cargas eltricas pode ser determinada em idia da diferena de potencial entre dois pontos e a carga transportada. Diferena de potencial Definio Quando um corpo fica eletrizado porque captou ou cedeu eltrons. Se captou eltrons, ficou carregado negativamente e se, pelo contrrio, perdeu eltrons, ficou carregado positivamente. Diz-se, ento, que cada um desses corpos se encontra a um dado potencial eltrico. O plo negativo e o plo positivo esto em desequilbrio eltrico, assim as cargas eltricas tendem a se movimentar entre eles para restabelecer o equilbrio eltrico. Quanto maior for a diferena de potencial eltrico, maior a energia produzida pelo movimento das cargas.

Energia potencial eltrica Um corpo eletrizado distante de outro corpo tambm eletrizado. Se as cargas forem opostas, eles tendem a ir um de encontro ao outro. Se forem iguais, eles tendem a se afastar. Quanto mais intensa for a carga, mais forte a trao ou repulso entre eles. Assim, se tivermos dois corpos que no estejam igualmente carregados, dizemos que entre eles existe uma dada diferena de potencial (d.d.p.). Como conseqncia, se ligarmos esses dois corpos atravs de um fio de material bom condutor haver uma corrente eltrica no sentido do corpo que possui mais eltrons (potencial negativo) para o que possui menos (potencial positivo).

O nome da unidade SI de diferena de potencial o volt e surgiu em homenagem ao fsico italiano Alessandro Volta (1745-1827). Esta unidade relativamente pequena, isto , vulgarmente trabalha-se com diferenas de potencial muito maiores que 1 V. Assim, necessrio ter em ateno alguns mltiplos dessa unidade, como o caso do quilovolt (kV) e do megavolt (MV). A Lei de Ohm descreve a relao entre a intensidade e a tenso em uma corrente eltrica: a diferena de potencial eltrico diretamente proporcional intensidade de corrente e resistncia eltrica. A Lei de Ohm expressa matematicamente assim: U=R x I Onde: U = Diferena de potencial eltrico ( V - Volts ) I = Corrente eltrica ( i Amperes ) R = Resistncia ( - Ohms ) Resistncia eltrica Definio a capacidade de um corpo qualquer se opor passagem de corrente eltrica mesmo quando existe uma diferena de potencial aplicada. Seu clculo dado pela Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), medida em ohms. Quando uma corrente eltrica estabelecida em um condutor metlico, um nmero muito elevado de eltrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os eltrons colidem entre si e tambm contra os tomos que constituem o metal. Portanto, os eltrons encontram certa dificuldade para se deslocar, isto , existe uma resistncia passagem da corrente no condutor. Para medir essa resistncia, os cientistas definiram uma grandeza que denominaram resistividade eltrica. Fatores que influenciam na resistividade de um material:

* A resistividade de um condutor tanto maior quanto maior for seu comprimento. * A resistividade de um condutor tanto maior quanto menor for a rea de sua seo transversal, isto , quanto mais fino for o condutor. * A resistividade de um condutor depende do material de que ele feito. * A resistividade de um condutor depende da temperatura na qual ele se encontra.

Efeito Joule

Definio Um condutor metlico, ao ser percorrido por uma corrente eltrica, se aquece. Num ferro de passar roupa, num secador de cabelos ou numa estufa eltrica, o calor produzido pela corrente que atravessa um fio metlico. Esse fenmeno, chamado efeito Joule, deve-se aos choques dos eltrons contra os tomos do condutor. Em decorrncia desses choques dos eltrons contra os tomos do retculo cristalino, a energia cintica mdia de oscilao de todos os tomos aumenta. Isso se manifesta como um aumento da temperatura do condutor. O efeito Joule a transformao de energia eltrica em energia trmica.

Associao de resistores em srie O resistor equivalente calculado pela frmula Rt= R1 + R2 + ... (est formula s valida para associao de resistncias em srie) trocando em midos o valor da resistncia equivalente a soma dos valores da resistncia. Num circuito onde tenhamos duas resistncias sendo R1 com valor de 100 Ohms e R2 com valor de 20 Ohms, portanto o valor da resistncia total de 120 Ohms, utilizando a formula teremos Rt= 100 + 20 Caso haja mais de dois resistores em srie basta acrescentar os demais na frmula e atravs de uma simples soma obtemos o valor da resistncia equivalente: Req = R1 + R2 + ... + Rn Vale a pena lembrar que a corrente eltrica (I) permanece a mesma em todo o circuito, no variando seu valor nas extremidades dos resistores, mas isso vlido apenas para o circuito em srie, no circuito em paralelo a corrente (I)diminui, porm a tenso ou ddp (V) permanece a mesma para todos os resistores. Associao de resistores em paralelo Os resistores podem ser combinados basicamente em trs tipos de associaes: em srie, em paralelo ou ainda em associao mista, que uma combinao das duas formas anteriores. Qualquer que seja o tipo da associao, esta sempre resultar numa nica resistncia total, normalmente designada como resistncia equivalente - e sua forma abreviada de escrita Req ou Rt. Caractersticas fundamentais de uma associao em paralelo de resistores: * H mais de um caminho para a corrente eltrica; * A corrente eltrica se distribui entre os componentes do circuito; * A corrente total que circula na associao o somatrio da corrente de cada resistor; * O funcionamento de cada resistor independente dos demais; * A diferena de potencial (tenso eltrica) a mesma em todos os resistores; * O resistor de menor resistncia ser aquele que dissipa maior potncia.

A frmula para o calculo de qualquer circuito paralelo com qualquer quantia de resistores e qualquer valor a que se segue abaixo: Caso os valores dos resistores sejam iguais, a resistncia equivalente igual ao valor de uma das resistncias dividido pelo nmero de resistores utilizados R.eq. = R / N onde N = Nmero de resistores, em outras palavras, A Resistncia Equivalente com dois resistores de valores diferentes pode ser definido da seguinte forma: Para mais de dois resistores associados em paralelo deve-se aplicar a seguinte equao: REFERENCIAS: Livros: Fsica Cincia e Tecnologia Autor: Paulo Cesar M. Penteado e Carlos Magno A. Torres V. 3 Sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_el%C3%A9trica http://www.mundovestibular.com.br http://fisicomaluco.com/experimentos http://www.mundoeducacao.com.br/fisica

Vous aimerez peut-être aussi