Vous êtes sur la page 1sur 5

Na figura abaixo apresentado um circuito que embora simples, pode ter muita utilidade, principalmente para usurios que

e no sabem utilizar um multmetro e ainda por cima tem medo de eletricidade. O circuito simples, no prottipo foram utilizados resistores de 5 watts, pois aquecem um pouco, o diodo zener deve ser para 15 volts e ter 1 watt de dissipao, o diodo 1N4007 comum e pode ser substitudo por qualquer diodo retificador. A indicao feita atravs de dois LEDs, se for ligado em 110 volts, apenas um LED acender, se for ligado em 220 volts os dois LEDs acendero, para quem for mais detalhista, pode colocar dois LEDs de cores diferentes, tipo um LED vermelho e um LED verde, e fazer uma indicao de qual LED acende se for 110 volts. Mesmo o circuito sendo simples, pode servir de base para fazer com que o aparelho no ligue se for plugado numa rede onde a tenso de alimentao seja diferente da tenso requerida pelo aparelho, dessa forma proteger o aparelho de danos causados por ser ligado em rede de tenso no recomendada para o aparelho, bem, isso tema para outro circuito.

Uma das coisas mais interessantes sobre aquelas armas futuristas que eram usadas na srie jornada na estrelas (voc viu?) era o modo como deixavam zonzos os atingidos pelos disparos dessas armas. As coisas sempre estavam a ponto de ficar fora de controle e ento a tripulao da Enterprise sempre deixava seus adversrios temporariamente inconscientes ao invs de mat-los. Vai demorar algum tempo para essas armas futursticas estarem no mercado e poderem ser utilizadas pela populao, e outro dia assisti aquela reportagem sobre a arma da dor, tambm um pouco distante para a populao, pelo menos por enquanto, mas o que j existe de fato so policiais, soldados e cidados comuns que j utilizam na vida real armas de choque para proteo contra ataques pessoais. Igualzinho a aquelas armas fictcias da srie, essas armas de choque so projetados para deixar imobilizada temporariamente uma pessoa, e sem causar nenhum dano fsico na pessoa, mas temos que saber que apesar dessas armas no serem infalveis, elas podem salvar vidas em determinadas situaes. Quando se pensa em eletricidade, logo se pensa como uma fora nociva para nosso corpo, e de fato , pois se um raio nos atingir ou se a gente colocar um dedo em uma tomada eltrica, a corrente pode mutilar ou mesmo matar. Mas em doses menores, a eletricidade inofensiva, na verdade, ela um dos elementos essenciais para o nosso corpo, a eletricidade necessria para fazermos praticamente tudo, em qualquer movimento que fazemos, o crebro envia eletricidade para uma clula nervosa, em direo aos msculos da face e dos lbios, o sinal eltrico informa clula nervosa para liberar um neurotransmissor (uma comunicao qumica) para as clulas musculares, e isso informa aos msculos para contrarem ou expandirem do jeito certo para mover os lbios. Quando voc pega algum objeto, as clulas nervosas sensitivas em sua mo enviam uma mensagem eltrica para o crebro, informando o crebro qual a sensao. Existe atualmente uma grande variedade de armas de choque em uso, mas as armas de choque mais populares so as armas de choque de mo padro, e como sabemos que as diferentes partes do nosso corpo usam eletricidade para se comunicarem entre si, ao aplicar pequenos choques, interferimos na comunicao, e isso que deixa a pessoa sem movimento ou com movimentos desordenados. Pois da mesma forma que um sistema telefnico ou ou sistema que utilize a

eletricidade, padres especficos de eletricidade so transmitidos por meio de linhas para fornecer mensagens que sero reconhecidas pelo sistema. Nesse projeto experimental, vamos utilizar justamente a sensibilidade do corpo, portanto, o circuito descrito no ir gerar fascas muito grandes, o nosso objetivo outro. Obs.: No faa brincadeiras com esse circuito em pessoas que possam ter problemas cardacos, pode no matar de choques mas podem ficar muito assustados e ter arritmia (acelerao cardaca). O circuito proposto muito simples e tem como base o conhecido CI 555 como oscilador, a sinal gerado pelo oscilador aplicado ao Gate do transistor do tipo MOSFET que juntamente com o transformador transforma em aproximadamente 350 volts, na verdade, a tenso dever ser bem maior, e se voc desejar medir o nvel da tenso gerada, coloque um resistor de 220 ohms nos dois eletrodos, se voc medir a sada direto sem carga alguma seu multmetro pode estar fazendo sua ltima medio. Apesar de ter alta tenso, a corrente ser da ordem dos miliampres, mas ser o suficiente para voc saber o que sente algum que leva choques. Os componentes so todos comuns, segue a lista: CI1 = Circuito integrado LM 555. C1 = 150K pF. C2 = 820K pF. P1 = Potencimetro ou trimpot de 150K cuja finalidade ajustar a frequncia de oscilaa do circuito e com isso tambm a intensidade do choque. R1 = 1K8 ohms. R2 = 1K5 ohms. S1 = Chave para simular o gatilho. Q1 = 2N3796 ou equivalente. T1 = Transformador com entrada de 220 volts e sada de 6 volts por 250 miliampres.

Como detalhe, o transformador ligado de forma invertida, assim, observe que em condies normais, entrariam 220 volts e sairam 6 volts, como ele ser ligado ao contrrio e com alimentao de 9 volts, imagino de deva ter como saida 330 volts mais os picos da oscilao gerada pelo cicuito, choque na certa, por isso cuidado. O capacitor C1 tem importncia na gerao da frequncia deste circuito, pois ele quem determina a freqncia do choque que vai ser gerado e de certa forma tambm a intensidade do choque, por isso, se ao montar o aparelho e deixar P1 fechado, ao ligar voc pode ouvir um zunido no transformador, o melhor que se oua um ruido mais prximo dos 60 hertz, pois quanto mais baixa a frequncia, mas terrvel o choque, e se saltarem fascas, mais fortes essas fascas sero, experimente o capacitor que melhor se adapta ao circuito e as suas pretenses, eu experimentei esse componente com valores de 150K pF a 820K pF, o que mudou foi essencialmente a frequncia e a intensidade do choque. Depois de montado o circuito, confira todas as ligaes e alimente o circuito, a partir da, cuidado com os fios do transformador, e se voc for sair do local onde o aparelho estiver ligado, tenha o cuidado para que ningum v mexer no aparelho, por motivos bvios. Para que outros faam testes de funcionamento, bom botar uma plaquinha para curiosos levar choques colocando a mo nos eletrodos, basta escrever: NO MEXA ou CIRCUITO ELETRIZANTE.

Vous aimerez peut-être aussi