Vous êtes sur la page 1sur 11

PREVENO E CONTROLE DA HANSENASE

A hansenase uma doena infecto-contagiosa, de evoluo lenta, que se manifesta principalmente atravs de sinais e sintomas dermatoneurolgicos. O AGENTE ETIOLGICO o Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que um parasita intracelular obrigatrio, com afinidade por clulas cutneas e por clulas dos nervos perifricos, que se instala no organismo da pessoa infectada, podendo se multiplicar.

MODO DE TRANSMISSO O homem considerado a nica fonte de infeco. A principal via de eliminao do bacilo so as vias areas superiores, o trato respiratrio. Para que a transmisso do bacilo ocorra, necessrio um contato direto com a pessoa doente no tratada.

CASO DE HANSENASE
Um caso de hansenase uma pessoa que apresenta uma ou mais de uma das seguintes caractersticas e que requer quimioterapia: leso (es) de pele com alterao de sensibilidade; acometimento de nervo(s) com espessamento neural; baciloscopia positiva.

DIAGNSTICO CLNICO
1 Anamnese; 2 Avaliao dermatolgica; 3 Avaliao neurolgica; 4 Diagnstico dos estados reacionais; 5 Diagnstico diferencial; 6 Classificao do grau de incapacidade fsica.

1 ANAMNESE
Questionar sobre os sinais e sintomas da doena e possveis vnculos epidemiolgicos; fundamental que sejam identificadas as seguintes questes: 1. Alguma alterao na sua pele; 2. alteraes de sensibilidade em alguma rea do seu corpo; 3. Presena de dores nos nervos, ou fraqueza nas mos e nos ps; 4. Uso de algum medicamento para tais problemas e qual o resultado. 5. Com quem morou nos ltimos 5 anos.

Tipos de Leses

2 AVALIAO DERMATOLGICA
Devem ser

realizadas as seguintes pesquisas de sensibilidade nas leses de pele: trmica, dolorosa e ttil.

3 AVALIAO NEUROLGICA
Sem tratamento adequado frequentemente, as leses tornamse crnicas e evoluem, passando a evidenciar o comprometimento dos nervos perifricos: - perda da capacidade de suar (anidrose); - perda de pelos (alopecia); - perda das sensibilidades trmica, dolorosa, ttil; - paralisia muscular. Nas etapas 4 Diagnstico dos estados reacionais e 6 Classificao do grau de incapacidade fsica. Devemos realizar os testes a seguir Inspeo dos Olhos:

PALPAO DOS TRONCOS NERVOSOS PERIFRICOS

Avaliao

da Fora Muscular

5 Diagnstico diferencial (laboratorial): A baciloscopia o exame microscpico onde se observa Mycobacterium leprae, diretamente nos esfregaos de raspados intradrmicos das leses hansnicas ou de outros locais de coleta selecionados: lbulos auriculares e/ou cotovelos, e leso.

Formas Clnicas Leses cutneas


Manchas(leses planas) Ppulas(leses elevadas) Ndulos(caroos) Infiltraes(espessamento difuso)

Hansenase Hansenase Paucibacilar(PB) Multibacilar(MB)


Formas Indeterminada e Tuberculode Formas Dimorfa e Virchowiana

De 1 a 5 leses

Mais de 5 leses

Leses neurais
Perda de sensibilidade ou da fora muscular na rea correspondente o nervo afetado

S um tronco nervoso afetado

Mais de um tronco nervoso afetado

ESQUEMA PAUCIBACILAR (PB)


Rifampicina: uma dose mensal de 600 mg (2 cpsulas de 300 mg) com administrao supervisionada. Dapsona: uma dose mensal de 100mg supervisionada e uma dose diria autoadministrada. Durao do tratamento: 6 doses mensais supervisionadas de rifampicina. Critrio de alta: 6 doses supervisionadas em at 9 meses.

Esquema Multibacilar-MB:

Rifampicina: uma dose mensal de 600 mg (2 cpsulas de 300 mg) com administrao supervisionada; Clofazimina: uma dose mensal de 300 mg (3 cpsulas de 100 mg) com administrao supervisionada e uma dose diria de 50mg autoadministrada; e Dapsona: uma dose mensal de 100mg supervisionada e uma dose diria auto-administrada; Durao do tratamento: 12 doses mensais supervisionadas rifampicina; Critrio de alta: 12 doses supervisionadas em at 18 meses.

de

Vous aimerez peut-être aussi