Vous êtes sur la page 1sur 4

Problemtica Analisar a capacidade da casca de banana como adsorvente na remoo de ons de urnio em efluentes lquidos radioativos.

Viabilizado por seu baixo custo e fcil obteno, bem como sua capacidade de adsoro por metais e materiais orgnicos.

Motivao

Neste trabalho avalia-se o uso da casca de banana como adsorvente de ons de urnio presentes em efluentes lquidos radioativos. Usando este matria como adsorvente, dois problemas so solucionados, a biomassa residual pode ser retirada do local onde depositada e os efluentes podem ser tratados por este material. Trata-se de um processo de adsoro simples, de baixo custo e fcil aplicao. Estudaram-se a influncia do tamanho do material adsorvente e a cintica de adsoro na remoo de urnio. Seguindo os modelos de isoterma de Freundlich e Langmuir, pde-se analisar o comportamento desse tipo de adsoro..

1. INTRODUO Vrios tipos de atividades, principalmente industriais, tm gerado resduos que esto afetando o meio ambiente, de forma negativa. Diversos segmentos industriais bem como usinas de minerao, hospitais e universidades geram volumes considerveis de rejeitos lquidos radioativos.

Para a preservao e manuteno dos recursos naturais foram criados as legislaes ambientais e rgos fiscalizadores.

No entanto, s a fiscalizao torna-se insuficiente para esta problemtica. Alm de evitar que novos contaminantes entrem em contato com o meio ambiente, faz necessrio o desenvolvimento de novas tecnologias para recuperar os recursos j prejudicados.

Para serem viveis, as tecnologias de tratamento de efluentes devem apresentar baixo custo operacional e elevada eficincia na capacidade de remoo dos poluentes. Por este motivo que o estudo envolvendo a biomassa residual para tratar efluentes tem despertado grande interesse nos ltimos anos. Trata-se de um material natural praticamente sem custo, abundante e apresenta capacidades adsortivas por metais e compostos orgnicos.

O uso deste tipo de material reduz o impacto ambiental de duas formas, isto , a biomassa residual que muitas vezes torna-se um poluente pelo acmulo retirada do local onde gerada ou depositada e os efluentes contaminados, por sua vez, podem ser tratados com esta.

Tanto a biomassa quanto os poluentes metlicos adsorvidos podem ser recuperados por processos de dessoro para eventuais reutilizaes.

Estudou-se a eficincia do tamanho do material adsorvente na remoo de urnio, a cintica de adsoro e as isotermas de equilbrio segundo os modelos de Freundlich e Langmuir.

2. MATERIAIS E MTODOS

2.1. Preparo da Casca de Banana como Adsorvente

As cascas da banana sero picadas em pedaos menores e em seguida expostas ao sol. Logo aps ser moda em um processador, as partculas obtidas foram armazenadas para estudos posteriores. 2.2. Mtodo Batch

Os experimentos de adsoro dos ons metlicos sero realizados por mtodo batch. Agita-se mecanicamente uma quantidade (em massa) da casca de banana

com uma quantidade de soluo de urnio, durante um certo intervalo de tempo. Separam-se os flutuantes e realiza-se o controle analtico de ons de urnio remanescente por espectrofotometria. Todos os experimentos sero realizados a temperatura ambiente.

2.3. Espectrofotometria

O controle analtico de ons U (VI) ser realizado no espectrofotmetro de UV visvel, mod. B582, Micronal, utilizando o mtodo de Arsenazo III. Uma alquota de amostra contendo UO22+ ser colocada em um balo de 5 mL. Adiciona-se uma quantidade de arsenazo III a 0,06% e alquotas de cido ntrico 0,5 mol/L para ajustar o pH final no intervalo de 1 a 2. Prepara-se o branco nas mesmas condies, entretanto, sem a alquota de amostra. Realiza-se a leitura de absorbncia do complexo UO22+/arsenazo (III) no comprimento de onda igual a 650nm. Os resultados obtidos so a mdia de anlises realizadas em triplicata de cada amostra. Atravs da curva de calibrao para o urnio, sero obtidos os valores do metal em massa.

2.4. Porcentagem de Adsoro (% ads)

O percentual de adsoro ser calculado pela equao (1): % ads = (Ci Cf) / Ci x 100 (1) Ci = concentrao inicial de urnio na fase aquosa antes do equilbrio Cf = concentrao final de urnio na fase aquosa aps o equilbrio 2.5. Isotermas: Freundlich e Langmuir

A isoterma de Freundlich supe um nmero quase infinito de stios de adsoro em relao ao nmero de molculas de soluto e baseia-se no conceito que os ons so infinitamente acumulados na superfcie do adsorvente, como descrito pela equao (2).

log qeq = log KF + 1/n log Ceq (2) qeq a quantidade de soluto adsorvido no adsorvente (mg/g) Ceq a concentrao de equilbrio do soluto na fase lquida (mg/L) KF e 1/n so constantes de Freundlich e so indicadores de capacidade de adsoro e intensidade de adsoro, respectivamente. Um valor de 1/n menor do que 1 indica que a adsoro favorvel.

No modelo de Langmuir, a adsoro aumenta linearmente com o aumento de concentrao do soluto e aproxima-se de um valor constante devido ao nmero limitado de stios de adsoro. O modelo descrito pela equao (3).

Ceq / qeq = 1/Q KL + Ceq / Q (3) Q a capacidade mxima de adsoro (mg/g), KL a constante de Langmuir relacionada a energia de adsoro.

Vous aimerez peut-être aussi