Vous êtes sur la page 1sur 9

FIEL 2008

Manual de Fiscalizao Eleitoral

Manual de Fiscalizao Eleitoral - FIEL


- para as eleies informatizadas de 2008 -

ndice
1. Apresentao 1.1 Introduo 1.2 O Que e Quando Fiscalizar 1.3 Contedo e Material Complementar 2. Descrio das Equipes de Fiscalizao 2.1 Coordenadoria Municipal de Fiscalizao Eleitoral 2.2 Equipe de Fiscalizao dos Programas de Computador 2.3 Supervisor de Fiscais das Sees Eleitorais 2.4 Fiscais das Sees Eleitorais 2.5 Fiscais da Junta Apuradora 2.6 Fiscais do Teste de Votao Paralela (apenas nas Capitais) 3. Procedimentos especficos 3.1 Gerao de mdias, Carga e Lacrao das Urnas-E e das Mquinas de Totalizao 3.2 Fiscalizao das Sees de Votao 3.3 Fiscalizao das Juntas de Apurao 3.4 Auditoria Estatstica da Totalizao 3.5 Teste de Votao Paralela (apenas nas Capitais) 4. Anexos 4.1 Lista de Tarefas dos Fiscais 4.2 Cronograma de Fiscalizao (Res. TSE 22.579/07)

Crditos
Este Manual de Fiscalizao Eleitoral FIEL 2008, para treinamento da fiscalizao do processo eleitoral eletrnico brasileiro, foi desenvolvido sob coordenao tcnica do engenheiro Amlcar Brunazo Filho e coordenao jurdica da advogada Maria Aparecida da Rocha Cortiz, que desde 2000 acompanham o desenvolvimento dos sistemas eleitorais como representantes de Partidos Polticos junto ao TSE.

Localizao dos Autores


Amlcar Brunazo Filho <amilcar@brunazo.eng.br> - cel: (13) 9783 1480 Maria Aparecida Cortiz <maria.cortiz@uol.com.br> - cel: (11) 8460 0387

CopyLeft - Licena Pblica Creative Commons


A reproduo parcial ou total deste manual permitida sem alterao do seu contedo, exclusivamente para redistribuio gratuita e desde que acompanhada dos crditos contidos nesta pgina e desta referncia Licena Pblica Creative Commons (CCPL), descrita em: http://creativecommons.org

- julho de 2008 Fiscalizao Eleitoral - Fiel Brunazo e Cortiz tel: (11) 3242 9191

FIEL 2008

Manual de Fiscalizao Eleitoral

1. Apresentao 1. 1. Introduo
So dois os motivos que levam os Partidos Polticos a dedicarem ateno fiscalizao eleitoral: a finalidade social, porque a Constituio Brasileira e o Cdigo Eleitoral em vigor delegam aos Partidos Polticos a funo de fiscais do processo eleitoral e em defesa prpria, porque h necessidade de proteger seus interesses contra eventual mau uso dos recursos de votao e apurao dos votos. A modernizao das eleies brasileiras, acentuada com o advento das urnas eletrnicas em 1996 pelo TSE, criou a necessidade dos Partidos Polticos tambm modernizarem seus esquemas de fiscalizao do Processo Eleitoral. Antes, fiscais dos partidos, sem necessidade de treinamento especfico, eram enviados s sees eleitorais e s mesas de apurao. Agora, a fiscalizao para determinar a integridade dos programas de computador utilizados nas eleies exige trabalho tcnico e jurdico especializado, pois destes programas de computador depende a confiabilidade do resultado das eleies. O Sistema Informatizado de Eleies de 2008 trs uma alterao positiva que muito vai facilitar a fiscalizao da Totalizao dos Votos. a publicao na Internet dos Boletins de Urna recepcionados pelo sistema totalizador e que vai permitir aos partidos desenvolverem uma Auditoria Estatstica da Totalizao eficiente e de baixo custo. Porm, com relao a apurao dos votos nas urnas eletrnicas, que ocorre antes da emisso dos tais boletins de urna, ainda no h uma forma simples de se proceder uma auditoria eficaz. Resta, ento, aos partidos acompanharem com muita ateno e cuidado todas as etapas de preparao e utilizao das urnas eletrnicas para se evitar que elas possam vir a serem usadas de forma irregular. Esta fiscalizao para garantir a integridades das urnas eletrnicas recorre a conceitos tecnolgicos como assinaturas digitais e testes simulados, tornando-se mais complexa e exigindo uma melhor preparao prvia dos partidos e dos seus fiscais. O primeiro passo que um partido deve tomar para se preparar de forma eficiente para a fiscalizao eleitoral criar uma pequena Equipe de Fiscalizao Eleitoral composta por alguns advogados e tcnicos em informtica que primeiro devero se auto-prepararem para, logo em seguida, passarem a treinar os fiscais de campo que devero atuar mas diversas fases do processo eleitoral eletrnico. Assim, em maro foram definidas as Resolues e Instrues do TSE que permitem a fiscalizao do processo eleitoral de 2008, desde os atos de preparao dos equipamentos eletrnicos antes das eleies at a publicao final dos dados de auditoria, e estas regras foram postas porque real o risco de fraude eleitoral informatizada. Resta aos candidatos se valerem destas regras de fiscalizao, nos momentos oportunos, para se protegerem de eventuais fraudes informatizadas. Como sempre ocorre, mais eficiente e mais econmico para o candidato se prevenir por meio de uma fiscalizao bem organizada do que tentar recuperar as perdas por meio de aes posteriores a eleio.

Fiscalizao Eleitoral - Fiel

Brunazo e Cortiz

tel: (11) 3242 9191

FIEL 2008

Manual de Fiscalizao Eleitoral

1.2 O Que e Quando Fiscalizar


Para se adequar s regras de fiscalizao, os trabalhos de preparao dos partidos devem ser desenvolvidos em duas fases: Fase I - de preparao junto ao TSE em Braslia, entre abril e setembro, para acompanhar o desenvolvimento, analisar, assinar e lacrar todos os programas de computador do sistema eleitoral, bem como obter as cpias oficiais dos dados e programas de auditoria (hashs e logs); Fase II de atuao nos municpios, de agosto a outubro, para promover a fiscalizao dos atos preparatrios das urnas-e (Res. TSE 22.712), do Teste de Votao Paralela (Res. TSE 22.714) e da Totalizao dos Votos e conferncia dos dados. Este Manual de Fiscalizao Eleitoral FIEL 2008 cobre apenas a Fase II e se destina a dar treinamento para fiscalizao aos candidatos a cargos municipais. A Fase I j foi desenvolvida anteriormente pelos coordenadores deste manual como representantes do PDT. Este manual integra um curso de treinamento de fiscais onde se apresenta com detalhes e esclarecimentos o que, onde e quando fiscalizar. Sabendo como fiscalizar cada atividade dos agentes eleitorais, o candidato poder se cercar de segurana suficientemente forte contra as fraudes digitais possveis.

1. 3 Contedo e Material Complementar


Este manual contm instrues para o desenvolvimento de uma srie de atividades sincronizadas de fiscalizao do sistema computacional (urnas-e e computadores) da Justia Eleitoral que cobrem desde a gerao das mdias que carregaro as urnas eletrnicas at a publicao dos resultados, envolvendo: a) b) c) d) montagem de equipes para fiscalizao antes, durante e depois da votao; descrio das tarefas de cada equipe e fiscal; dados e programas de auditoria oficiais do TSE quando estiverem disponveis ; exemplos de peties a serem apresentadas aos juizes eleitorais.

Como material complementar a este manual fundamental se ter disponveis cpias das leis que regem o processo eleitoral e das normas legais seguintes: a) b) c) d) e) Lei 4.737/65 Cdigo Eleitoral Lei 9.504/97 Resoluo TSE 22.579/07 com o Calendrio Eleitoral Resoluo TSE 22.712/08 (Instruo 114) sobre atos preparatrios Resolues TSE 22.714/08 e 22.850/08 (Instruo 117) sobre teste de votao paralela e sobre verificao de assinatura digital f) Resoluo TSE 22.770/08 sobre os Registros Digitais dos Votos - RDV g) outras resolues do TSE retificadoras ou complementares das instrues acima. Cpias destas resolues podem ser obtidas a partir de:
http://www.tse.jus.br/servicos_online/catalogo_publicacoes/45_instrucoes_eleicoes_2008.htm

Tambm complementam este manual, 8 vdeos especialmente desenvolvidos em 2004 pelo TSE para treinamento do uso dos diversos sistemas e programas computacionais.

Fiscalizao Eleitoral - Fiel

Brunazo e Cortiz

tel: (11) 3242 9191

FIEL 2008

Manual de Fiscalizao Eleitoral

2. Descrio das Equipes de Fiscalizao


A fiscalizao do processo eleitoral informatizado deve se iniciar bem antes do dia da votao e se prolonga por alguns dias depois dela. Antes das eleies importante: a) credenciar os representantes do partido no Comit Interpartidrio; b) no caso das capitais: credenciar os representantes na Comisso de Auditoria da Votao Paralela; c) Fiscalizar as cerimnias oficiais de Gerao de Mdias, de Carga e Lacrao das Urnas Eletrnicas e de Preparao do Sistema de Totalizao; No dia da votao se deve enviar representantes s sees eleitorais para fiscalizarem os trabalhos dos mesrios e para, principalmente, coletar as cpias impressas dos Boletins de Urna que serviro para a Auditoria Estatstica da Totalizao dos Votos. Aps a votao se deve requisitar cpias de todos os dados de controle gerados pelo sistema informatizado de eleies da Justia Eleitoral para se proceder a conferncia a totalizao dos votos, visando se assegurar que os votos computados eram os verdadeiros e que vieram das urnas eletrnicas que deveriam vir. Apresenta-se a seguir quais as principais equipes de fiscais que deveriam ser montadas para propiciar uma fiscalizao efetiva do voto eletrnico.

2.1 Coordenadoria Municipal de Fiscalizao Eleitoral


Composio: ao menos um advogado e um tcnico em informtica. Perodo de atuao: incio em agosto at o final da proclamao dos resultados. Resumo das Atribuies: providenciar o seu prprio credenciamento e de seus auxiliares junto aos Cartrios Eleitorais do municpio; coletar junto aos Cartrios Eleitorais as informaes relativas aos atos e documentos especificados no cronograma de fiscalizao; apresentar junto aos Cartrios Eleitorais e junto ao TRE as impugnaes que se fizerem necessrias; determinar junto a Justia Eleitoral os locais de gerao de mdias, carga dos programas de computador nas urnas eletrnicas e nos computadores de Totalizao; montar e treinar as Equipes de Fiscalizao da Carga e Lacrao das Urnas Eletrnicas, inclusive dando suporte tcnico e jurdico a elas. coordenar a instalao das diversas equipes de fiscalizao das sees eleitorais, da junta apuradora e do Teste de Votao Paralela (no caso das Capitais), inclusive dando treinamento e suporte tcnico e jurdico a elas; organizar a Auditoria Estatstica da Totalizao (ver item 3.4); coletar os dados colhidos pelas equipes de fiscalizao, tabul-los e analis-los, dando o andamento adequado. Brunazo e Cortiz tel: (11) 3242 9191

Fiscalizao Eleitoral - Fiel

FIEL 2008

Manual de Fiscalizao Eleitoral

2.2 Equipe de Fiscalizao dos Programas de Computador


Grau de Importncia: ALTO Composio: um advogado e um tcnico em informtica. Local: Perodo: uma equipe para cada local de gerao de mdias e carga de programas. em torno de 10 dias antes da eleio, durante 2 a 3 dias.

Obs.: o local e data exatos sero determinados pelo Juzo Eleitoral responsvel pela carga das urnas e dos computadores de totalizao. Resumo das Atribuies: providenciar o seu prprio credenciamento junto ao Juzo Eleitoral responsvel pelas cerimnias gerao de mdias, carga das Urnas-E e dos Computadores da Justia Eleitoral; determinar o local e data onde se daro as cerimnias de: 1) Gerao dos Flashes de Carga; 2) Carga, Teste e Lacrao das urnas eletrnicas; e 3) Carga e Teste do Sistema de Totalizao; comparecer a estas trs cerimnias para fiscalizar sua realizao, seguindo orientao do manual especfico (ver item 3.1); verificar se a lista de candidatos do partido est completa nas urnas eletrnicas; Apor sua assinatura nos lacres utilizados; apresentar junto ao Juzo Eleitoral as impugnaes que se fizerem necessrias; coletar os dados solicitados no manual e repass-los ao coordenador.

2.3 Supervisor de Fiscais das Sees Eleitorais


Grau de Importncia: ALTO Qualificao: grau de instruo mdio e conhecimento bsico da Internet. Equipamento: telefone celular prprio. Quantidade: um supervisor para cada local de votao (grupo de sees eleitorais). Perodo: no dia da eleio, das 7h s 17:30h (ou at o final dos trabalhos na seo). No dia seguinte a eleio, at s 12 h. Resumo das Atribuies: apresentar-se ao local de votao designado s 7h; organizar a distribuio dos fiscais de seo eleitoral, planejando o revezamento e substituies necessrios; supervisionar os fiscais, inclusive quando a apresentao de impugnaes; manter contato com os coordenadores municipais para mant-los informados dos problemas encontrados. coletar o maior nmero possvel de cpias dos Boletins de Urna BU devidamente assinados pelos mesrios e impetrar impugnaes nas sees eleitorais que se recusem a entregar cpia do BU; No dia seguinte, conferir os BU impressos com os BU publicados na Internet pelo TSE; remeter ao coordenador relatrio com os BU e cpia das impugnaes impetradas.

Fiscalizao Eleitoral - Fiel

Brunazo e Cortiz

tel: (11) 3242 9191

FIEL 2008

Manual de Fiscalizao Eleitoral

2.4 Fiscais das Sees Eleitorais


Grau de Importncia: MEDIO Qualificao: voluntrio motivado, com grau de instruo mdio sempre que possvel. Quantidade: um fiscal para cada local seo eleitoral. Deve haver fiscais de reserva para cobrirem o revezamento e substituies necessrias. Perodo: no dia da eleio, das 7h s 17:30h (ou at o final dos trabalhos na seo). Resumo das Atribuies: apresentar-se seo eleitoral designada s 7h, identificar-se ao presidente da mesa e acompanhar o incio dos trabalhos; conferir a numerao dos lacres e a presena da assinatura do fiscal do partido nos lacres das urnas eletrnicas; conferir o contedo da zersima, verificando se todos os candidatos do partido esto apresentados; fiscalizar a atuao dos mesrios dando especial ateno aos procedimentos que possam induzir o voto do eleitor ou at votar por eleitores ausentes. no abandonar o local. Solicitar um substituto sempre que necessrio se ausentar temporariamente; apresentar junto ao Presidente da Mesa Eleitoral as impugnaes e ressalvas que se fizerem necessrias, orientando-se com o supervisor e pelo manual especfico (ver tambm o item 3.2); coletar uma cpia do Boletim de Urna BU devidamente assinado pelo Presidente da Mesa, e entreg-lo ao supervisor do local ou impetrar impugnao quando houver recusa em entregar a cpia do BU;

2.5 Fiscais da Junta Apuradora


Grau de Importncia: BAIXO Qualificao: um advogado e um tcnico em informtica. Quantidade: um par de fiscais em cada Junta Apuradora e fiscais de reserva em prontido. Perodo: Atribuies: Apresentarem-se ao Juiz Eleitoral responsvel pela apurao dos votos; Acompanhar a chegada dos documentos das sees eleitorais e o seu andamento, em especial dos disquetes de apurao, orientando-se pelo manual especfico (ver item 3.3); Ficar atento lista de Sees Pendentes e acompanhar todos os procedimentos de Apurao de Voto Cantado que forem acontecer; apresentar junto ao Juzo Eleitoral as impugnaes que se fizerem necessrias; coletar os dados solicitados no manual e repass-los ao coordenador; requisitar resultados do dia (BU) fornecendo o meio digital adequado; requisitar cpia do Relatrio de Pendncias e BU rejeitados. no dia da eleio, aps as 17:00h at o final dos trabalhos na ZE.

Fiscalizao Eleitoral - Fiel

Brunazo e Cortiz

tel: (11) 3242 9191

FIEL 2008

Manual de Fiscalizao Eleitoral

2.6 Fiscais do Teste de Votao Paralela (apenas nas Capitais)


Grau de Importncia: BAIXO Qualificao: nvel mdio de instruo, com experincia bsica no uso de computadores Quantidade: dois, para revezarem-se durante o teste. Local: no TRE. Perodo: na vspera da eleio para acompanhar o sorteio e no dia da eleio, das 7h s 17:30h, para acompanhar o teste propriamente dito.

Resumo das Atribuies: 20 dias antes da eleio, providenciar o respectivo credenciamento junto a Comisso do Teste. Determinar hora e local da cerimnia de sorteio e do prprio teste. Comparecerem aos locais e horas determinados para acompanhar os procedimentos, orientando-se pelo manual especfico (ver tambm o item 3.5); apresentar as impugnaes que se fizerem necessrias; coletar os dados solicitados no manual e repass-los ao coordenador.

3. Procedimentos especficos 3.1 Carga e Lacrao das Urnas Eletrnicas e das Mquinas de Totalizao
Segundo o Art.12 da Instruo 85 do TSE, a preparao dos computadores da Justia Eleitoral utilizados na votao e apurao passar por trs cerimnias de devero ocorrer seqencialmente alguns dias antes da eleio: 1) A Cerimnia de Gerao de Mdias onde sero geradas as Memrias Flash* de Carga (FC); os Flashs de Votao (FV) e os Disquetes de Aplicativos nos computadores da Justia Eleitoral, que dever terminar com a assinatura e lacrao destes equipamentos de memria em meio inviolvel, para uso posterior; 2) A Cerimnia de Carga, Teste e Lacrao das Urnas Eletrnicas. 3) A Cerimnia de Carga e Teste dos Computadores de Totalizao. * Obs.: Memria Flash so dispositivos de memria eletrnicos utilizados pelas urnas eletrnicas em lugar dos conhecidos discos rgidos ou hardisk. No possuem partes mveis e tem dimenses reduzidas, aproximadamente: 3 cm x 3 cm x 0,5 cm. A importncia da fiscalizao destas cerimnias porque o momento da preparao dos programas sempre um ponto muito vulnervel para a insero de fraudes por troca dos programas. Nas trs cerimnias ser permitido aos fiscais a verificao da integridades de todos os softwares utilizados por meio de assinaturas digitais chamadas de HASH. Um vdeo ilustrativo e instrutivo dos procedimentos para verificao da assinatura digital distribudo junto a este manual durante o curso para monitores. Nestas cerimnias de preparao so gerados vrios documentos digitais oficiais que tambm devem ser verificados pelos fiscais como a Tabela de Correspondncias Esperadas (que estabelece a relao entre o nmero da urna-e e o nmero da seo eleitoral), que permitir futura deteco de fraude do uso de urnas clones. Outro ponto importante a ser verificado pelos fiscais se todos os candidatos do partido aparecem na lista chamada Zersima, que emitida durante o teste das urnas j carregadas. Por estes motivos, os dois componentes da equipe de fiscalizao destas cerimnias tero grande responsabilidade principalmente assinando os lacres utilizados e somente os utilizados - e registrando as impugnaes que forem necessrias caso alguma irregularidade nos procedimentos for constatada, repassando estas informaes ao seu coordenador.

Fiscalizao Eleitoral - Fiel

Brunazo e Cortiz

tel: (11) 3242 9191

FIEL 2008

Manual de Fiscalizao Eleitoral

3.2 Fiscalizao das Sees de Votao


Os fiscais de seo eleitoral sero responsveis, no dia da eleio, por verificar se os mesrios de cada seo eleitoral, esto realizando os procedimentos regulares, ficando muito atentos contra induo do eleitor pelo mesrio e tambm contra tentativas de votao por eleitores fantasmas ou ausentes. Cabe tambm a estes fiscais conferirem os lacres das urnas e analisarem o contedo da lista chamada de zersima para verificar se todos os nomes dos candidatos do partidos esto disponveis para votao. A funo mais importante destes fiscais recolher uma cpia da BU impressa e assinada para encaminhamento ao supervisor e dar entrada a impugnaes que se fizerem necessrias.

3.3 Fiscalizao das Juntas de Apurao


A fiscalizao junto as Juntas de Apurao tornou-se menos importante depois a deciso do TSE de publicar os BU na Internet, viabilizando o desenvolvimento de uma Auditoria Estatstica da Totalizao (ver item abaixo) que mais fcil e eficaz como defesa contra fraudes por troca dos resultados (BU) de urnas vlidas pelos resultados de urnas clones, previamente preparados, ou ainda pela insero de votos por meio do sistema de Voto Cantado. Os fiscais devem ficar atentos a todos os procedimentos de manipulao e transporte dos disquetes amarelos que contm os BU, registrando impugnao sempre que lhes for impedido acompanhar o seu trnsito. Aps chegarem Zona de Totalizao dos Votos, estes disquetes so introduzidos nos computadores da Justia Eleitoral gerando, ento, a verso eletrnica do BU que ser utilizada na contagem final dos votos. Neste momento de criao do BU eletrnico nos computadores de totalizao podem ocorrer vrios eventos que geram erros e, nestes casos, o BU eletrnico no transmitido para a totalizao indo parar numa lista chamada de BU Pendentes, a partir da qual a Junta Eleitoral dever tomar decises sobre como resolver o problema encontrado. Todas estas decises devem ser acompanhadas pelos fiscais, pois envolvem possibilidade de manipulao dos votos. Em especial, o uso do Sistema de Voto Cantado, para a contagem de votos manuais e para recuperao de BU de uma urna, deve ser fiscalizado com muita ateno pois se trata de um sistema que permite a troca dos resultados legtimos vindos das urnas verdadeiras.

3.4 Auditoria Estatstica da Totalizao


A Auditoria Estatstica da Totalizao um ponto de fiscalizao das eleies informatizadas da mais alta importncia que, se bem feita, d boa garantia de que no houve desvio de votos durante a totalizao nos computadores centrais da Justia Eleitoral. O responsvel por seu planejamento e realizao deve ser o Coordenador Tcnico Municipal. Esta auditoria consiste nos dois passos bsicos, mas que devem ser efetuados com todo o rigor possvel, seguinte: 1) verificar se os dados de votao contidos nos Boletins de Urna emitidos nas sees eleitorais os BU impressos - so os mesmos que foram recepcionados no sistema de totalizao os BU eletrnicos que sero publicados na Internet pelo TSE; verificar se a soma dos BU eletrnicos recepcionados pelo sistema igual ao resultado publicado da eleio.

2)

Fiscalizao Eleitoral - Fiel

Brunazo e Cortiz

tel: (11) 3242 9191

FIEL 2008

Manual de Fiscalizao Eleitoral

Para executar estes dois passos se recorrer ao trabalho de membros de vrias equipes: Os Fiscais de Seo Eleitoral recolhero os BU impressos, NO MOMENTO EM QUE SO EMITIDOS ao final da votao (no adianta recolh-los posteriormente na zona de apurao), exigindo que o presidente da mesa nele aponha sua assinatura. Quanto mais BU forem coletados, melhor, mas no h problema se alguns forem perdidos. Os BU impressos devero sero entregues ao Supervisor de Local de Votao que, no dia seguinte, conferir os BU impressos com os publicados na Internet. No caso de encontrarem diferenas devero comunic-las imediatamente ao Coordenador Tcnico Municipal. O Coordenador Tcnico Estadual, para desenvolver estudos estatsticos de distribuio dos votos, poder ainda obter junto s Juntas Apuradoras, os CDROM com a relao dos BU aceitos pelo Sistema de Totalizao que obrigatoriamente devem ser produzidos; O Coordenador Tcnico Estadual dever desenvolver programa de computador para conferir se a soma dos BU eletrnicos publicados na Internet ou presentes na CD-ROM equivale ao resultado geral das eleies.

Todo este trabalho dever ser feito com a mxima presteza pois o Partido tem apenas 72 horas para impugnar o resultado eleitoral baseado na descoberta de erros nos BU publicados.

3.5 Teste de Votao Paralela (apenas nas Capitais)


Este teste ser executado durante o dia da eleio, nas dependncias do TRE, e tem por finalidade demonstrar que os programas das urnas no desviam votos. Este teste NO TEM EFEITO sobre o resultado da eleio, pois se trata de uma votao simulada cujos resultados no sero utilizado na totalizao dos votos. Trata-se de um teste trabalhoso, regulamentado pela Resoluo 22.714/08 do TSE, que ser feito apenas sobre umas poucas urnas eletrnicas em cada Estado da Federao que sero sorteadas na vspera do dia da eleio. O motivo deste teste custoso ser posto em prtica para a Justia Eleitoral poder anunciar a confiabilidade do seu sistema de apurao eletrnica dos votos. Assim, cabe aos fiscais dos partidos verificarem se o teste foi desenvolvido de forma correta e adequada para poder ser anunciado como um certificado da legitimidade do resultado de todas as demais urnas do pas. O teste consiste em utilizar-se uma urna eletrnica preparada para a votao, EM CONDIES IDNTICAS ao dia da votao, para nela depositar votos conhecidos e verificar-se, no final, se o resultado impresso pela urna, o Boletim de Urna, coincide com a soma dos votos depositados. Para se evitar erros de digitao durante o teste, toda uma srie de cuidados ser tomada, como a digitao prvia do voto em um computador auxiliar que gerar um voto impresso padro a ser digitado, ento, nas duas urnas sob teste. Durante todo o desenvolvimento do teste, ao longo de 11 horas ininterruptas, as trs mquinas (duas urnas e um computador auxiliar) estaro sendo filmadas. Caber aos fiscais verificar se algum procedimento adotado durante o teste FOGE DOS PADRES COMUNS de uma votao normal, pois qualquer desvio do padro mdio de uma eleio normal tornar o teste invlido. Assim, o fiscal dever pedir para que conste da ata da cerimnia qualquer problema que constatar. A lista dos pontos que o fiscal dever ficar atento e reportar esto definidos no seu manual especfico anexo a este manual geral.

Fiscalizao Eleitoral - Fiel

Brunazo e Cortiz

tel: (11) 3242 9191

Vous aimerez peut-être aussi