Vous êtes sur la page 1sur 19

ADVERTNCIAS IMPORTANTES

Utilize o aparelho somente como indicado neste manual. Estas instrues no pretendem abranger todas as condies e situaes possveis. necessrio sempre usar o bom senso e a prudncia na instalao, no funcionamento e na conservao de qualquer eletrodomstico. Este aparelho foi construdo para climatizar os ambientes domsticos e no deve ser utilizado para outros fins. perigoso modificar ou alterar em qualquer modo as caractersticas do aparelho. O aparelho deve ser instalado respeitando as normas nacionais que disciplinam as instalaes eltricas. Para eventuais reparaes, dirija-se sempre e exclusivamente aos Centros de Assistncia Tcnica autorizados pelo fabricante. As reparaes efetuadas por pessoal incompetente podem ser perigosas. Este aparelho deve ser usado exclusivamente por adultos. No permita o uso do aparelho a pessoas (inclusive crianas) com capacidades psicofsicas e sensoriais reduzidas, ou com experincia e conhecimentos insuficientes, a menos que no sejam atentamente vigiadas e instrudas por um responsvel pela sua incolumidade. Vigiar as crianas, assegurando-se de que no brinquem com o aparelho. Este aparelho deve ser ligado a um sistema eficaz de ligao de terra. Solicite que um eletricista qualificado lhe controle a instalao eltrica. Evite a utilizao de extenses para o cabo de alimentao eltrica. Antes de qualquer operao de limpeza ou de manuteno, retire sempre a ficha da tomada de alimentao. No puxe o cabo de alimentao eltrica para deslocar o aparelho. No instale o aparelho em ambientes cujo ar possa conter gases, leos ou enxofre nem prximo a fontes de calor. Manter o aparelho a uma distncia de pelo menos 50 cm de substncias inflamveis (lcool etc.) ou de recipientes sob presso (ex. latas de spray). No coloque objetos pesados ou quentes sobre o aparelho.
116

Limpe os filtros do ar pelo menos uma vez por semana. Evite utilizar aparelhos de aquecimento em proximidade do aparelho de ar condicionado. Em caso de transporte, o aparelho deve permanecer em posio vertical ou ento ser cuidadosamente colocado de lado. Antes de um transporte remova completamente a gua contida no interior do aparelho. Depois de um transporte, espere pelo menos 1 hora antes de acionar o aparelho. No cubra o aparelho com sacos de plstico quando o arrumar. Os materiais utilizados para a embalagem so reciclveis. Aconselha-se, portanto, deposit-los nos respectivos recipientes de recolha seletiva. No fim da sua vida til, deposite o ar condicionado nos centros de recolha especializados. Se o cabo de alimentao estiver danificado, deve ser substitudo pelo fabricante ou pelo seu servio de assistncia tcnica, de modo a prevenir qualquer risco.

Verifique na chapa de caractersticas o tipo de gs refrigerante utilizado no seu aparelho.

Advertncias especficas para aparelho com gs refrigerante R410A

R410 A um gs refrigerante que respeita os regulamentos CE sobre a ecologia. Recomenda-se no perfurar o circuito de refrigerao do aparelho. INFORMAO AMBIENTAL: Esta unidade contm gases fluorados a efeito estufa abrangidos pelo Protocolo de Quioto. As operaes de manuteno e eliminao devem ser realizadas somente por pessoal qualificado (R410A, GWP=1975).

Ler atentamente as advertncias. Para o processo de descongelao e para a limpeza no utilizar instrumentos diversos daqueles recomendados pelo fabricante. O aparelho deve ser posicionado em um ambiente livre de fontes de ignio em funcionamento contnuo (por exemplo: chamas livres, aparelhos a gs ou eltricos em funcionamento). No fure e no queime. Os gases refrigerantes podem ser inodoros. O aparelho deve ser instalado, utilizado e conservado em um ambiente com superfcie

Advertncias especficas para aparelho com gs refrigerante R290

superior a 15 m. Este aparelho contm mais ou menos 300 g. de gs refrigerante R290. R290 um gs refrigerante em conformidade com as diretivas europeias sobre o ambiente. No perfure nenhum dos componentes do circuito de refrigerao. Qualquer local no ventilado em que o aparelho seja instalado, acionado ou conservado deve impedir a acumulao de eventuais perdas de refrigerante com o consequente perigo de incndio ou de exploso, devido ignio do refrigerante provocada por aquecedores eltricos, foges ou outras fontes de ignio. O aparelho deve ser conservado de modo a prevenir as avarias mecnicas. As pessoas que trabalham ou intervm em um circuito de refrigerao devem possuir uma certificao adequada, emitida por uma entidade acreditada, que ateste a competncia para manusear os refrigerantes em conformidade com uma especificao de avaliao reconhecida pelas associaes de setor. As intervenes de reparao devem ser realizadas com base nas recomendaes do fabricante do aparelho. As operaes de manuteno e de reparao que requerem a assistncia de outro pessoal qualificado devem ser realizadas sob a superviso do tcnico especializado no emprego dos refrigerantes inflamveis. Advertncias para a correta eliminao do produto nos termos da diretiva europeia 2002/96/ EC e do Decreto Legislativo n. 151 de 25 de julho de 2005. No fim da sua vida til o produto no deve ser eliminado junto aos resduos urbanos. Pode ser depositado nos centros especializados de recolha diferenciada predispostos pelas autoridades locais, ou nos revendedores que fornecem este servio.Eliminar separadamente um eletrodomstico permite evitar possveis consequncias negativas para o ambiente e para a sade resultantes de uma eliminao inadequada e permite recuperar os materiais de que composto a fim de obter uma importante economia de energia e de recursos. Para assinalar a obrigao de eliminar separadamente os eletrodomsticos, o produto apresenta a marca do contentor de lixo com a cruz por cima. A eliminao abusiva do produto por parte do usurio comporta a aplicao das sanes administrativas previstas pela normativa vigente.
117

Ligao eltrica

Antes de inserir a ficha na tomada de alimentao, necessrio verificar que: a tenso de rede seja conforme ao valor indicado na chapa de caractersticas posta na parte posterior da mquina; a tomada e a linha de alimentao eltrica tenham capacidade para suportar a carga solicitada; a tomada seja adequada ao tipo de ficha; caso contrrio, mande substituir a tomada; a tomada esteja devidamente ligada a terra. O fabricante declina qualquer responsabilidade caso esta norma de preveno contra acidentes no seja respeitada.

Durante o vero, as condies de bem-estar so alcanadas com uma temperatura compreendida entre os 24 e os 27C e com uma humidade relativa em torno a 50%. O aparelho de ar condicionado uma mquina que retira humidade e calor do ambiente em que colocado. Com relao aos modelos de parede, os aparelhos de ar condicionado portteis tm a vantagem de poder ser deslocados de uma diviso outra de uma casa e de ser transferveis de um edifcio a outro. O ar quente da diviso passa atravs de uma bateria arrefecido por um gs refrigerante. Desse modo perde calor e humidade em excesso antes de ser novamente expelido para o ambiente. Nos modelos monobloco uma pequena parte deste ar utilizada para arrefecer o gs refrigerante e, quando se torna quente e hmida, enviada para o exterior. Nos modelos gua/ar, exclusiva DeLonghi, o calor retirado da diviso utilizando o efeito de arrefecimento da gua que, como se pode intuir, muito superior ao do ar. Por isso, tanto o efeito de refrigerao como a eficincia deste condicionador so incomparveis.

O QUE O PINGUINO GUA/AR

DESCRIO DO APARELHO
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V

Grelha de sada do ar Painel de controlo com visor LCD avanado Pega Grelha Rodas Grelha de aspirao do ar com filtro antip Conexo descarga condensao Cabo de alimentao Reservatrio a gaveta Portinhola abertura reservatrio Tubo descarga ar Telecomando Compartimento do tubo de descarga de ar Bocal para janela Filtro ies de prata (apenas em alguns modelos) Filtro eletrosttico (apenas em alguns modelos) Ventosa Calos para as rodas Flange com tampa Travessa extensvel Tubo de drenagem da gua + tampa Faixa reativa

D J I E

K L S T N M R Q P O F

V H
118

Apresentamos, a seguir, todas as indicaes necessrias para preparar, da melhor forma possvel, o funcionamento do seu aparelho de ar condicionado. O aparelho deve ser sempre posto em funcionamento prestando ateno a que no haja obstculos para a aspirao e a sada do ar. Com algumas simples operaes o seu aparelho oferece-lhe as melhores condies de bem-estar: Fixe o tubo de descarga de ar no respectivo compartimento posto na parte posterior do aparelho (fig. 1).

PREPARAO AO USO

3
1

Climatizao sem instalao

Se o desejar, possvel usar o acessrio Travessa extensvel (T). Introduza o bocal para janelas no devido orifcio previsto na travessa (fig. 4).

2 1

Coloque o bocal para janela (N) na extremidade do tubo (K). Aproxime o aparelho de ar condicionado de uma janela ou porta-janela. Estique o tubo o suficiente para chegar janela. Assegure-se de que no obstrui o tubo de descarga de ar. Abra ligeiramente a janela ou porta-janela e posicione o bocal (fig. 2).

Posicione a travessa sobre o peitoril e estique-a ao longo das calhas da persiana; se o desejar possvel bloquear a medida com um pino fornecido, depois abaixe a persiana (fig. 5).

5
2 1

Se tiver uma janela de duas folhas, utilize a ventosa (Q) fornecida para manter os vidros encostados (fig. 3).
119

Aplique o tubo de ar na extremidade do bocal. Aproxime o aparelho de ar condicionado da janela ou porta-janela e ligue a outra extremidade do tubo (fig. 7). Tire a tampa situada na parte posterior do aparelho (G) e substitua-a com o tubo de drenagem mais tampa (U) como indicado na figura 6. Este cuidado permitir desenvolver com maior simplicidade a descarga da condensao a ser efetuada no fim da estao. Veja captulo OPERAES DE FIM DE ESTAO.

10
5 inch 134

1 no vidro da janela

11
2 Limitar o mais possvel o comprimento e as curvas do tubo de ar evitando torc-lo. Se o desejar, o aparelho pode ser instalado no modo semipermanente (Fig. 8). Neste caso ser necessrio: Realizar um furo (dimetro 134 mm) em uma parede comunicante com o exterior ou atravs do vidro de uma janela respeitando as alturas indicadas na fig. 9.

Climatizao com instalao

no rodap de madeira da porta-janela

12

na parede: aconselhamos isolar a seo da parede com um material isolante adequado

Fixe o tubo de descarga do ar (K) no respectivo compartimento posto na parte posterior do aparelho (fig. 1).
12 inch 30 cm 12 inch 30 cm

Introduza no furo o acessrio flange (S) fornecido, seguindo as indicaes das fig. 10, 11 e 12.
MAX 39 inch

Aplique a extremidade do tubo flange (S). Se o tubo no estiver encaixado, o furo pode ser fechado com a tampa da flange. Tire a tampa situada na parte posterior da mquina (G) e substitua-a com o tubo de drenagem mais tampa (U) como indicado na figura 6. Esta providncia permitir desenvolver com maior simplicidade a descarga de condensao a ser efetuada no fim de estao. Veja captulo OPERAES DE FIM DE ESTAO. Limitar o mais possvel o comprimento e as curvas do tubo de ar evitando torc-lo.

MIN 14 inch

Quando fizer uma instalao de tipo semipermanente, deixe uma porta ligeiramente aberta, mesmo que seja apenas 1 cm, para garantir uma ventilao correta.
120

Uma vez instalado, o aparelho est pronto para o uso. possvel, porm, aumentar a sua eficcia utilizando o funcionamento a gua, exclusivo DeLonghi. De fato, a gua contida no reservatrio aumenta a potncia de arrefecimento do seu Pinguino reduzindo, ao mesmo tempo, o rudo e o consumo eltrico. A gua abaixa a temperatura do circuito refrigerante muito mais que o ar e em seguida expulsa ao exterior pelo tubo de sada do ar, sob forma de vapor. Lembre-se de que: necessrio usar gua limpa da rede de abastecimento de gua que no contenha sais. A durao de uma carga de gua depende muito das condies ambientais como a temperatura, humidade, isolamento, exposio da diviso, nmero de pessoas presentes etc. A durao de funcionamento de mais ou menos 6 horas. A funo BOOST (veja pg. 120) diminui a durao de funcionamento at mais ou menos 4 horas, mas a potncia de refrigerao e a eficincia aumentaro. Uma vez terminada a gua no reservatrio, o aparelho assinala a falta da gua com o acendimento da respectiva luz piloto no painel de controlo, enquanto o funcionamento automaticamente comutado de gua para ar: no mesmo instante aumenta a quantidade de ar expulsa pelo tubo posterior. Este aparelho tem um filtro anticalcrio base de resinas que permite utilizar gua normal de torneira. As resinas empregadas reduzem a dureza da gua e, portanto, prolongam a vida do aparelho. O visor visualiza CF toda vez que for necessrio substituir o filtro anticalcrio. A eficcia do filtro depende da dureza da gua. aconselhvel substitu-lo a cada 5 anos.

PREPARAO AO USO COM FUNCIONAMENTO A GUA

Extraia a faixa da gua e balance-a ligeiramente. Depois de mais ou menos um minuto formamse 1, 2, 3, 4 ou 5 quadrados de cor vermelha, de acordo com a dureza da gua. O aparelho permite programar 3 nveis diversos de dureza da gua: mole (H1), mdia (H2) e dura (H3). Determinar o nvel de dureza da gua que vai usar confrontando os quadrados de cor vermelha da faixa reativa com a tabela abaixo.
Tipo de gua utilizada 19 Mole Nvel

H1

20

Mdia

H2
Dura

H3

Para programar o nvel de dureza da gua faa como segue: 1. Ponha o aparelho em stand-by. 2. Mantenha premido o boto FAN do painel de controlo por 10 segundos. O aparelho emitir um sinal acstico e o visor visualizar H1, H2 ou H3. 3. Com os botes + o -, programe o nvel de dureza determinado com a tabela precedente. Espere alguns segundos a fim de que a programao seja adquirida; o aparelho emitir outro sinal acstico e se posicionar novamente em stand-by A mquina pr-programada em fbrica em um nvel de dureza mdia (H2).

Como encher o reservatrio

Programao da dureza da gua

Para determinar a dureza da gua, utilize a faixa reativa fornecida. Tire da sua embalagem a faixa reativa (V). Mergulhe completamente a faixa em um copo de gua por mais ou menos um segundo.
121

O reservatrio da gua posicionado na parte baixa da mquina. Extraia o reservatrio, introduzindo a mo atravs da adequada portinhola acima da escrita PULL (fig. 13) e puxe para si o reservatrio at o fim de curso. A este ponto tire a tampa e deite a gua utilizando um recipiente a sua escolha (gar-

rafa, jarra, regador) (fig. 14/15). Atravs do furo de enchimento possvel ver quando o reservatrio est cheio, lembre-se de que a capacidade mxima de 10 l.

Quando a gua tiver alcanado o nvel do furo, no acrescente outra gua para evitar aborrecidos transbordamentos: o reservatrio no prev nenhum sistema contra transbordamento. Desligue o aparelho e desconecte a ficha. Assegure-se de que no haja presena de gua na mquina esvaziando o reservatrio e o recipiente interno como indicado no pargrafo Operaes de fim de estao. Deite o aparelho sobre a parte posterior como representado na figura 17 pondo-o sobre uma toalha ou um papelo para evitar que se possa ralar ou arruinar. Remova a tampa do filtro desparafusando os 4 parafusos (fig.17). Remova delicadamente o filtro e folgue as duas faixas prestando ateno a que os dois tubos de ligao do filtro no deslizem no interior da mquina. Ento, aplique o novo filtro realizando a operao ao contrrio (fig.17/18). No filtro presente um pestilo (veja figura 16) que indica a sua orientao correta. Acertar-se de que este esteja sempre voltado para o interior da mquina e que o ponto A seja voltado para o alto.

13

Substituio do filtro anticalcrio

14

2
15

16

Recoloque a tampa corretamente na sua sede e feche o reservatrio assegurando-se de que alcanou o fim de curso. O furo do reservatrio dotado de um filtro a rede necessrio para impedir a acidental introduo de corpos estranhos; este filtro se necessrio pode ser removido desparafusando-o para ser limpo sob um jato dgua corrente. Para usufruir do funcionamento a gua, no necessrio encher completamente o reservatrio; neste caso, porm, a durao do funcionamento a gua ser inferior.

Durante as operaes de substituio do filtro anticalcrio, pode haver uma sada de gua, por este motivo efetue a substituio em um lugar adequado. Uma vez substitudo o filtro espere pelo menos uma hora antes de reiniciar o aparelho. Uma vez efetuada a substituio do filtro necessrio desativar o alarme premindo por 10 segundos a tecla ON/STAND-BY (15). O aparelho emitir um sinal acstico.

122

17

14 Tecla de aumento (+) e diminuio (-) da temperatura 15 Tecla ON/Stand-by 16 Tecla MODE (seleo das modos) 17 Receptor de sinal do telecomando
1 2 6 7 8 5

Filtro resinas

Tampa
3 4 12 17 16 14 13 9 10 11

18

15

19

O painel de comandos permite gerir as principais funes do aparelho. Para tirar o mximo partido de todas as potencialidades do aparelho necessrio utilizar o telecomando.

FUNCIONAMENTO DO PAINEL DE CONTROLO

DESCRIO DO PAINEL DO CONTROLO COM VISOR LCD AVANADO


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Smbolo de ar condicionado Smbolo de desumidificao Smbolo de ventilao Smbolo da funo SMART Smbolo da funo BOOST Smbolo da funo SLEEP Smbolo de alarme Indicador de temperatura Smbolo de falta de gua Smbolo de temporizador Indicador de velocidade do ventilador Indicador AUTOFAN Tecla FAN
123

Introduza a ficha na tomada de alimentao. No visor aparecem dois traos que indicam que o aparelho est em stand-by (fig. 20). Prima, ento, a tecla at ligar o aparelho, aparecer a ltima funo ativa quando o aparelho foi desligado. Nunca desligue o condicionador retirando diretamente a ficha da tomada, mas prima a tecla e aguarde alguns minutos antes de retirar a ficha da tomada: somente assim o aparelho poder efetuar os controlos que verificam o seu estado de funcionamento.

Ligao do aparelho

20

4 12

10 11

10 11 17 ideal para reduzir a humidade dos ambientes (estaes intermdias, locais hmidos, perodos de chuva etc.). Para este tipo de utilizao, o apare13 lho deve ser predisposto no mesmo modo previsto para o modo condicionamento, ou seja, com o tubo de descarga do ar aplicado ao aparelho de modo a permitir a descarga da humidade para o exterior. Para programar corretamente este modo: Per impostare correttamente questa modalit: Prima repetidamente a tecla MODE at que aparea o smbolo desumidificao.
Modo de desumidificao (fig. 22)

15

Com este modo no possvel selecionar a 11 14 velocidade de ventilao que automaticamente Velocidade Mxima: para atingir o mais 17 15 escolhida pelo aparelho. velozmente possvel a temperatura desejada 16 22 Velocidade Mdia: se desejar conter o nnvel de conforto 18 ximo silncio 24 vel de rudo mantendo, de qualquer forma, um bom Velocidade Baixa: quando desejar o m-

17 ideal para os perodos quentes e abafados durante os quais sentimos necessidade de refrescar e, ao mesmo tempo, desumidificar o ambiente. 13 Para programar corretamente este modo: 16 Prima repetidamente a tecla MODE at que aparea o smbolo de ar condicionado. 6 Selecione a temperatura a atingir premindo a 5 14 tecla ou a tecla at aparecer o valor 7 desejado. 8 Selecione a velocidade de ventilao desejada 9 premindo a tecla . As velocidades dispo- 10 13 nveis so 4: 12 15

1 condicionado (fig. 21) 4 Modo de ar2 3

19 20 1 2 3 4

AUTOFAN: a mquina escolhe automatica- 21 mente a melhor velocidade de ventilao, em fun23 o da temperatura programada no visor

22

As temperaturas mais adequadas ao ambiente no vero variam entre 24 e 27 C. Em todo o caso, desaconselhvel programar a temperatura para nveis muito inferiores aos do meio exterior.

21

14 Velocidade Mxima: para obter a mxi- 11 ma potncia de ventilao. 17 15 Velocidade Mdia: se desejar conter o n16 18
vel de rudo mantendo, de qualquer forma, uma boa capacidade de ventilao.

Utilizando este modo, no necessrio aplicar o tubo de descarga de ar no aparelho. 5 6 Para programar corretamente este modo: Prima repetidamente a tecla MODE at que 7 aparea o smbolo ventilao. 8 Selecione a velocidade de ventilao desejada 9 premindo a tecla . 10 13 As velocidades disponveis so 3: 12

Modo ventilao (fig. 23)

19

Velocidade Mnima: quando desejar o 20 mximo silncio.

24 este modo no possvel selecionar a veloCom 21 cidade AUTO. 124 23

23

O modo SMART procura recriar no ambiente as condies ideais de bem-estar. O aparelho estabelecer automaticamente se deve funcionar no modo de ar condicionado, ventilao ou permanecer inativo de acordo com as condies ambientais identificadas. Para programar este modo: Prima repetidamente a tecla MODE at que aparea o smbolo SMART. Selecione a velocidade de ventilao desejada. 24

Modo SMART (fig. 24)

12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

Smbolo OFF TEMPORIZADOR Relgio Tecla ON/Stand-by Tecla FAN Tecla aumento (+) e diminuio (-) Tecla MODE (seleo modo) Tecla Reset (retorno s programaes originais) Tecla OK Tecla OFF TEMPORIZADOR Tecla de seleo C o F Tecla da funo sleep Tecla do funo boost Tecla ON TEMPORIZADOR

1 2 3

6 7 9 13 14 17 18

5 8 10 12 11 15 16 19 20 21 22

DESCRIO DO TELECOMANDO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Smbolo de ar condicionado Smbolo de desumidificao Smbolo de ventilao Smbolo da funo SMART Indicador da escala de temperatura selecionada Transmisso do sinal Smbolo da funo boost Smbolo da funo sleep Indicador AUTOFAN Indicador da velocidade de ventilao Smbolo ON TEMPORIZADOR
125

24 23

UTILIZAO DO TELECOMANDO

Direcione o telecomando para o receptor de sinal do aparelho. A distncia operativa mxima entre o telecomando e o aparelho de 7 metros (sem nenhum obstculo entre o telecomando e o receptor). O telecomando deve ser manuseado com extremo cuidado; no o deixe cair nem o exponha luz direta do sol ou a fontes de calor.

Para anular a programao do telecomando e retornar s programaes originais, prima ligeiramente, com a ponta de um lpis ou de uma caneta, o boto .

MX. 7 metros

A primeira parte dos comandos disponveis no telecomando corresponde exatamente ao painel de controlo do aparelho (fig. 26). Consulte as instrues fornecidas no captulo FUNCIONAMENTO DA PAINEL DE CONTROLO para: ligar ou desligar o aparelho selecionar o modo de funcionamento (ar condicionado, desumidificao, ventilao ou smart) e a velocidade de ventilao. programar a temperatura desejada. Na seo que segue, sero ilustradas as funes adicionais, relativas aos comandos postos na parte inferior do telecomando.

FUNCIONAMENTO COM TELECOMANDO

Remova a tampa situada na parte posterior do telecomando (fig. 25); Introduza duas pilhas R03 AAA 1,5V na posio correta (ver indicaes no interior do compartimento das pilhas); Introduza novamente a tampa Tanto no caso de substituio como de eliminao do telecomando, as pilhas devem ser removidas e eliminadas segundo a legislao vigente, dado que so prejudiciais ao meio ambiente.

Introduo ou substituio das pilhas


26

25

Depois de ter inserido as pilhas, o relgio do visor pisca enquanto no for programada a hora exata. Proceda, ento, como segue: Prima a tecla ou a tecla at atingir a hora exata. Mantendo premida a tecla, ativa-se a sucesso automtica, primeiro dos minutos, depois das dezenas de minutos. Alcanado o horrio correto, solte esta tecla e prima a tecla OK para confirmar.
126

Programar a hora exata

ideal nos perodos de vero para refrescar rapidamente a diviso. Ativa-se simplesmente premindo a tecla . O aparelho funciona no modo de ar condicionado mxima velocidade de ventilao e mxima potncia; enquanto este modo estiver selecionado no possvel programar a temperatura ou modificar a velocidade de ventilao.

Funo BOOST (fig.27)

27

Funo SLEEP (fig. 29) Este modo de funcionamento til nas horas noturnas, porque reduz progressivamente o funcionamento do aparelho at deslig-lo completamente depois de 8 horas. Para programar corretamente este modo: Selecione o modo de funcionamento (ar condicionado, desumidificao, smart) como ilustrado anteriormente. Prima a tecla . O aparelho funciona com o modo precedentemente selecionado e a velocidade de ventilao mais baixa possvel. A velocidade de ventilao est sempre no mnimo, enquanto a temperatura do ambiente ou a taxa de humidade variam gradualmente seguindo as exigncias de bem-estar. No modo de ar condicionado, a temperatura aumenta de 1C depois de 60 minutos e de 2C depois de 2 horas. No modo de desumidificao, a capacidade desumidificante do aparelho parcialmente reduzida a cada hora por 2 vezes

Com a funo BOOST ativa, a durao da carga de gua pode resultar inferior com relao ao modo de ar Condicionado. Por outro lado, a potncia de arrefecimento e a eficincia do aparelho so maiores.

29

Seleo da escala de temperatura (fig.28)


Premindo a tecla , o aparelho comuta a visualizao da temperatura de C para F e vice-versa.

28

127

A programao do temporizador permite-lhe programar os horrios de funcionamento que pretende para o aparelho.

PROGRAMAR O TEMPORIZADOR

32

33

Programar a ativao

Prima a tecla . No visor do telecomando piscam o horrio de ligao e o smbolo (fig. 30). Prima as teclas ou para programar o horrio de ligao desejado. Uma vez atingido o horrio desejado, prima a tecla OK para confirm-lo (fig. 31): no visor do telecomando permanece aceso o smbolo enquanto no visor do aparelho aparece o smbolo a indicar que o funcionamento com temporizador est ativo.

Programar a desativao

Caso seja necessrio desativar antecipadamente a programao do temporizador para ativao ou desativao, prima 2 vezes a tecla ou respectivamente.

Prima a tecla . No visor do telecomando piscam o horrio de desativao e o smbolo (fig. 32). Prima as teclas ou para programar o horrio de desativao desejado. Uma vez atingido o horrio desejado, prima a tecla OK para confirm-lo (fig. 33): no visor do telecomando permanece aceso o smbolo enquanto no visor do aparelho aparece o smbolo a indicar que o funcionamento com temporizador est ativo.

30

31

128

AUTODIAGNSTICO

O aparelho dotado de um sistema de autodiagnstico que identifica algumas anomalias de funcionamento. As mensagens de erro aparecem no visor do aparelho..

SE NO VISOR APARECE

O QUE FAZER?
O aparelho possui um dispositivo de descongelao que evita a excessiva formao de gelo. O aparelho recomea a funcionar automaticamente uma vez terminado o processo de descongelao.

Low Temperature (antigelo)


Esvaziar o recipiente interno de segurana seguindo as indicaes fornecidas no pargrafo Operaes de fim de estao. Se a anomalia persistir, dirija-se ao centro de assistncia autorizado mais prximo.

High Level (Recipiente interno cheio)


Esta mensagem assinala a necessidade de substituir o filtro de gua como descrito no pargrafo Substituio do filtro anticalcrio.

Change filter (troca filtro) SE NO VISOR APARECE O QUE FAZER?


Se esta mensagem aparecer, dirija-se ao centro de assistncia autorizado mais prximo.

Probe Failure (sonda danificada)


Na presena do alarme F1 o aparelho continua a funcionar normalmente no modo ar-ar. Para fazer o reset do alarme, desligue e volte a ligar a ficha do aparelho. Caso o alarme se repita frequentemente, contacte o centro de assistncia.

Failure1

129

CONSELHOS PARA UMA UTILIZAO CORRETA

36

Existem algumas indicaes a seguir para obter o mximo rendimento do aparelho de ar condicionado: feche as portas e as janelas do ambiente que deseja climatizar (fig. 34). No caso de instalao semipermanente, porm, aconselhamos deixar uma porta ligeiramente aberta, mesmo que seja apenas 1 cm para garantir uma ventilao correta;

34

no cobrir

Certifique-se de que o aparelho de ar condicionado est numa superfcie plana. Introduza, se necessrio, os calos acessrios sob as rodas anteriores.

feche janelas e portas proteja a diviso das exposies diretas do sol, fechando as cortinas e/ou abaixando parcialmente as persianas de modo a obter um funcionamento extremamente econmico (fig. 35);

Este aparelho dotado de dois filtros antip para preservar a eficincia da mquina. O primeiro est situado na parte posterior em correspondncia da grelha de aspirao, o segundo est situado no lado (fig. 37-38).

FILTROS DE PURIFICAO DO AR

37

35

feche as cortinas no pouse objetos sobre o aparelho de ar condicionado; no obstrua a aspirao e a sada de ar (fig. 36) deixando livres ambas as grelhas; assegure-se de que no haja fontes de calor na diviso; no utilize o aparelho em ambientes com alta taxa de humidade (como lavanderia); no utilize o aparelho ao exterior;
130

38

Alguns modelos na grelha posterior preveem a utilizao de um filtro antip a ies de prata e de um filtro suplementar eletrosttico.

Este filtro antip tratado com ies de prata que alm de reter as partculas de p desempenha uma eficaz ao antibacteriana.

Filtro a ies de prata

Antes de cada operao de limpeza ou de manuteno, desligue o aparelho premindo a tecla no painel de controlo ou no telecomando, espere alguns segundos e, ento, retire a ficha da tomada de alimentao.

LIMPEZA

O filtro eletrosttico retm partculas de p mais finas potenciando assim a capacidade de filtrao do aparelho.

Filtro eletrosttico

Limpe o aparelho com um pano ligeiramente humedecido e seque-o com um pano seco. No lave o aparelho de ar condicionado com gua: poderia ser perigoso. No use gasolina, lcool ou solventes para a limpeza. No pulverize lquido inseticida ou produtos semelhantes.

Limpeza do mvel externo

O aparelho pode ser utilizado com os filtros antip j inseridos nas grelhas. Para utilizar o filtro eletrosttico (se fornecido com o modelo em seu poder), retire-o da embalagem e encaixe-o ao filtro antip enfiando-o sob os respectivos ganchos (fig. 39). Caso decida no o utilizar, aconselhvel conservar o filtro sigilado na embalagem.

Aplicar os filtros grelha

Para manter inalterada a eficincia do seu aparelho de ar condicionado aconselhamos que limpe os filtros antip a cada semana de funcionamento.

Limpeza dos filtros de ar

Cada filtro situado em correspondncia da grelha de aspirao e a grelha , por seu turno, o compartimento do prprio filtro. Para a limpeza do filtro necessrio: Remover a grelha de aspirao, puxando-a para fora (fig. 37). Remover o filtro antip desencaixando-o da grelha (fig. 38). Para tirar o p depositado no filtro use um aspirador. Se estiver muito sujo, mergulhe-o em gua morna e enxgue-o vrias vezes. Depois da lavagem, deixe secar bem o filtro. Para reinseri-lo, coloque novamente o filtro na grelha de aspirao e, depois, volte a encaixar esta ltima na mquina. Filtro ies de prata Filtro eletrosttico

Limpeza dos filtros antip fornecido com todos os modelos

39

131

Quando tiver de limpar o filtro a ies de prata, o filtro eletrosttico deve ser temporariamente removido. Para a limpeza dos filtros, utilizar um aspirador a potncia intermdia. O filtro a ies de prata pode ser lavado com gua morna: deixe-o secar bem antes de reinseri-lo. O filtro eletrosttico no lavvel, mas aconselhvel, de qualquer forma, substitu-lo pelo menos a cada 2 estaes. O filtro eletrosttico podem ser adquirido tanto nas lojas que vendem acessrios DeLonghi quanto nos Centros de Assistncia Autorizados.

Limpeza do filtro a ies de prata e do filtro eletrosttico (fornecido apenas em alguns modelos)

41

Esvaziamento recipiente interno

OPERAES DE INCIO DE ESTAO


Verifique que o cabo de alimentao e a tomada estejam perfeitamente ntegros e assegure-se de que a instalao de ligao a terra seja eficiente. Observe escrupulosamente as normas de instalao.

Para simplificar esta operao aconselhvel, no incio da estao, substituir a tampa do bico (G) pelo tubo de drenagem + tampa (U). Posicione prximo ao bico situado na parte posterior da mquina um recipiente (fig. 42) (ex. jarra ou garrafa) tire a tampa e deixe defluir a gua resdua. Ao completar o esvaziamento, reintroduza a tampa na sua sede. ATENO a quantidade de gua a eliminar poderia atingir at 2 l.

OPERAES DE FIM DE ESTAO


Antes de arrumar o aparelho ou caso deva transport-lo a outro lugar, necessrio realizar o esvaziamento da gua resdua presente nos reservatrios.

42

Extraia o reservatrio como indicado no captulo COMO ENCHER O RESERVATRIO, desencaixe o tubo de drenagem posto no lado esquerdo do reservatrio (fig. 40-41), posicione a sua extremidade junto a um recipiente, tire a tampa e deixe defluir completamente a gua resdua.

Esvaziamento reservatrio

40

Depois de ter efetuado as 2 operaes precedentes faa funcionar o aparelho somente em funo ventilao por mais ou menos meia hora. Deste modo, as partes internas do aparelho secam evitando acumulaes de humidade. Desligue o aparelho e retire a ficha da tomada. Tire o tubo de descarga do ar e o de descarga da gua de condensao. Proceda limpeza dos filtros antip. Arrume o aparelho coberto para evitar a entrada de p.

132

CARACTERSTICAS TCNICAS
Tenso de alimentao veja chapa caractersticas

Potncia mxima absorvida no modo de ar condicionado Refrigerante Potncia de refrigerao

Condies limite de funcionamento


Temperatura na diviso no modo de ar condicionado 2135C

GARANTIA
As condies de garantia e de assistncia tcnica so indicadas na documentao fornecida juntamente com o aparelho.

133

SE ALGO NO FUNCIONAR
PROBLEMAS Il climatizzatore non si accende O aparelho de ar condicionado funciona por breve tempo O aparelho de ar condicionado funciona, mas no refresca a diviso CAUSAS
falta a corrente a ficha no est inserida o dispositivo de proteo interno interveio O tubo de descarga do ar est torcido ou dobrado Uma obstruo impede a descarga do ar para o exterior portas, janelas ou cortinas abertas

SOLUES
espere introduza a ficha contate o centro de assistncia posicione corretamente limitando o mais possvel o comprimento e as curvas do tubo de descarga do ar, evitando torc-lo identifique e elimine os obstculos que impeam a descarga do ar para o exterior feche as portas, as janelas e as cortinas, tendo em mente os CONSELHOS PARA UMA CORRETA UTILIZAO fornecidos anteriormente elimine as fontes de calor fixe o tubo de descarga do ar no respectivo orifcio posto na parte posterior do aparelho (fig. 1) proceda limpeza dos filtros como descrito anteriormente

est a funcionar na diviso alguma fonte de calor (forno, secador de cabelo etc.) o tubo de descarga do ar soltou-se do aparelho

filtros antip obstrudos as caractersticas tcnicas do aparelho no so adequadas a climatizar a diviso onde est colocado filtro antip e (nos modelos que o prevejam) filtro eletrosttico obstrudo.

Durante o funcionamento, gera-se um odor desagradvel na diviso O aparelho de ar condicionado no funciona por mais ou menos 3 minutos aps um novo arranque No visor do aparelho aparece o smbolo com uma das seguintes mensagens: LT / HL/CF/PF / FI

proceda limpeza dos filtros como descrito anteriormente

para proteo do compressor, um dispositivo interno retarda a sua ligao por mais ou menos 3 minutos aps um novo arranque.

aguarde; este intervalo de tempo aps um novo arranque normal

O aparelho dotado de um sistema de autodiagnstico que identifica algumas anomalias de funcionamento.

consulte o captulo AUTODIAGNSTICO

134

Vous aimerez peut-être aussi