Vous êtes sur la page 1sur 36

guia

Ano 6 - no 22

Transformao
O mundo muda, voc muda e a sua vida fica cada vez melhor.

Redes sociais A ferramenta para fazer e encontrar amigos. Consumo consciente Mude a sua relao com o meio ambiente. Smbolo renovado Imagem que representa a terceira idade pode mudar.

Editorial

O mundo muda e, por isso, ns tambm mudamos para ficar mais prximo de voc. A partir de agora, o Clube A passar a se chamar Ita Viver Mais. Mudamos porque essa transformao ser positiva j que, para ns, viver mais no est relacionado somente ao tempo de vida. Est relacionado principalmente a viver melhor, com mais sade, com mais disposio e em boa companhia. dar ao idoso a oportunidade de transformar sua prpria vida para melhor, assumindo, assim, um novo papel na sociedade. Acreditamos nesse propsito e, por isso, o nosso guia tambm

mudou. O Guia Gente Grande acaba de ganhar outro nome, aquele que traduz a maneira como vemos nosso dia a dia e a forma como ele pode ser muito melhor. Apresentamos o Guia Ita Viver Mais. Essa edio do Guia Ita Viver Mais est recheada de reportagens que destacam como a transformao est presente no tempo e como as mudanas nos ajudam a viver, conviver e reviver melhor cada momento. So reportagens inspiradoras para voc colocar em prtica todos os pilares que tornaro a sua vida cada vez mais saudvel, divertida e feliz. Boa leitura!

Guia Ita Viver Mais

O Ita Viver Mais possui na sua base trs pilares simples, aquilo que acreditamos ser fundamental para uma vida melhor. O primeiro VIVER. Viver com independncia, sade, disposio, diverso, felicidade, tudo para estar de bem com a vida e com a autoestima fortalecida. O segundo ConVIVER. Porque somente ao fazer parte de um grupo, conhecer gente nova, fazer amigos e compartilhar experincias possvel ter uma vida mais feliz e saudvel. E, por ltimo, mas no menos importante, a forma como voc conquistar tudo isso. E a palavrachave REVIVER. Afinal, nada melhor do que continuar fazendo o que nos d alegria. importante continuar a brincar, arriscar, aprender, viajar, conhecer lugares novos e possuir muita disposio. Ento, nada melhor do que viver novamente tudo aquilo que um dia j lhe fez feliz.

Helena Fernandes, participante Ita Viver Mais.

onde nos encontrar:


So Paulo Shopping Eldorado: (ramal 7843 ou 7847) Central Plaza Shopping: Walmart Vila Guilherme: Walmart Indianpolis: Shopping Penha: Santana Parque Shopping: Continental Shopping: Shopping Taboo da Serra: RIo dE JanEIRo Center Shopping Rio: Norte Shopping: Recreio Shopping: Walmart Tijuca: Fonseca Atltico Clube Niteri: So Gonalo Shopping: Botafogo Praia Shopping: PoRTo alEGRE Moinhos Shopping: Clube Caixeiros Viajantes: Sociedade Gandoleiros: Clube de Mes Vila Assuno:

(11) 2197-7800 (11) 2066-4422 (11) 2191-4550 (11) 2191-4550 (11) 2095-8222 (11) 2238-3002 (11) 3769-3769 (11) 2699-4000 (21) 3312-5001 (21) 2178-4400 (21) 2138-9888 (21) 3216-1500 (21) 2625-3675 (21) 3513-7200 (21) 3171-9872 (51) 2123-2000 (51) 3328-1476 (51) 3328-1476 (51) 3328-1476

ExPEdIEnTE: Guia Ita Viver Mais uma publicao do Ita Viver Mais, editada pela Sunset Relationship Branding. Jornalista Responsvel: Mariliz Pereira Jorge. MTB 3190/12/15 SP.

Guia Ita Viver Mais

Sumrio

destaque da edio
Dicas das redes sociais >p. 26

06

Espao do leitor

08

Smbolo renovado

10

Crebro afiado
Manter-se motivado o segredo para ter a cabea sempre jovem.

As histrias dos participantes do Ita Viver Mais.

Imagem que representa a terceira idade pode mudar.

14

desafio
58 anos X A maior prova de resistncia do mundo.

18

Entrevista

21

Comear de novo
Nunca tarde para se especializar e realizar um sonho.

Neide Vieira Lapastina, A Mais Bela Idosa de So Paulo.

23

Consumo consciente
Saiba como mudar a sua relao com o meio ambiente.

26
Redes sociais internet
Como usar essa ferramenta e fazer parte de um mundo novo.

Momento consumidor
Empresas criam produtos especficos para a terceira idade.

31

34 Passatempo
5

Guia Ita Viver Mais

Espao do leitor

Eu e minha mulher conhecemos o projeto por meio de uma divulgao feita no shopping. Fizemos a inscrio e comeamos a participar dos encontros e foi alm do que espervamos, principalmente a qualidade dos professores. Eles nos apresentaram a dana, uma atividade da qual nunca pensei que iria gostar tanto. Tnhamos um pouco de preconceito e, s vezes, ficvamos parados. Mas com o incentivo dos professores, ficamos to entusiasmados que no vemos a hora de comear logo as aulas para podermos nos divertir danando. Nossa vida era muito montona, fazamos algumas caminhadas, mas no havia uma frequncia. 6
Guia Ita Viver Mais

Depois que entramos no Ita Viver Mais e conhecemos os benefcios da dana, transformamos nossa vida, que ganhou qualidade. E, alm de perder peso, nos divertimos muito! O projeto muito importante pra ns, assim como para muitas pessoas que tm uma certa idade e se tornam depressivas pela falta de uma atividade fsica. Ele transformou nossas vidas, nos mostrou que podemos aprender muita coisa, descobrir atividades que nunca pensamos que poderamos, fazer novas amizades e conhecer novas possibilidades.
Srgio leito Santana Parque Shopping

Minha vida antes do projeto era apenas trabalhar o tempo todo

Conhecemos o projeto, eu e minha esposa, por meio de uma amiga que nos levou at l, e gostamos muito. J faz um ano e meio e, desde ento, comeamos a praticar caminhada, ioga, dana e outras atividades que se tornaram muito importantes para ns. O Ita Viver Mais me proporcionou experincias incrveis, me ajudou a descobrir coisas que nunca pensei que poderia fazer, como a ioga. uma atividade que requer grande flexibilidade e agilidade, que no imaginava ser possvel adquirir nessa fase da vida. Os benefcios so inmeros: me livrei do sedentarismo, minha sade est melhor, e ainda fiz novos amigos. Minha vida antes do projeto era apenas trabalhar o tempo todo, no havia tempo para mim nem para praticar atividades fsicas. Gosto muito dos professores, sinto a dedicao deles, e essa uma das razes que nos mantm ativos no projeto. Hoje, me sinto muito bem e posso resumir tudo isso em uma frase: uma vida melhor!.
nelson de laurentis Shopping Taboo Guia Ita Viver Mais

Imagem renovada

um novo smbolo
Campanha pretende mudar a forma como as pessoas com mais de 60 anos so representadas em locais pblicos.

Guia Ita Viver Mais

Voc se enxerga assim aos 60 anos de idade? Nem a gente. Por isso, achamos muito interessante uma campanha promovida pela agncia Garage IM, que pretende mudar a forma como os idosos so representados em lugares

H um bom tempo, a terceira idade deixou de ser sinnimo de improdutividade


pblicos, como restaurantes, teatros, cinemas e academias. De acordo com o presidente da agncia, Max Petrucci, o objetivo conscientizar as

pessoas sobre a nova cara do idoso brasileiro. H um bom tempo, a terceira idade deixou de ser sinnimo de improdutividade, diz Petrucci. Temos que nos habituar a tratar o idoso como algum ativo e operante. A primeira fase da campanha convocou os internautas cadastrados numa rede social a criar novos smbolos para a terceira idade. Os dez melhores levaram R$ 500,00 cada um. O objetivo era dar a chance ao pblico em geral de enviar suas sugestes para que um novo smbolo fosse escolhido at o fim do ano. Pretendemos espalhar a nova imagem por mais de 600 estabelecimentos no Brasil todo, conta Petrucci.

Veja os smbolos escolhidos, acessando a pgina da campanha no Facebook, em www.facebook.com.br/nova3idade

Guia Ita Viver Mais

Crebro afiado

Mente jovem

Aproveite as mudanas tpicas da terceira idade e encontre um novo sentido para continuar na ativa.

10

Guia Ita Viver Mais

epois de uma vida inteira de lutas e conquistas, natural que as mudanas tpicas da terceira idade possam trazer desafios at ento desconhecidos. Na iminncia da aposentadoria, o que farei durante os dias em que costumava trabalhar? Meus filhos e netos se tornaram independentes, e agora? Essas so apenas algumas das situaes a que todos

ns estamos sujeitos ao longo da vida. De acordo com o psiclogo e gerontlogo Wallace Hetmanek dos Santos, da Universidade Aberta da Terceira Idade da UERJ, a maneira como tratamos esses assuntos pode determinar nosso modo de viver. importante que os idosos encarem a terceira idade como um momento de colocar em prtica tudo aquilo que ficava de lado por falta de tempo, afirma Hetmanek.

Participantes Ita Viver Mais Da esquerda para direita, Eunice Alcntara, Ivone Gomes e Dbora Rocha.

Guia Ita Viver Mais

11

Crebro af iado

O teatro tem ajudado a manter meu esprito jovem

Veja o caso da aposentada Fanny Ojevan Presto, de 64 anos, moradora de So Paulo. H seis anos, ela deixou de trabalhar como revisora de livros infantis para ajudar a cuidar dos netos. Com o tempo livre, Fanny realizou um desejo antigo: estudar teatro. Ela uma das alunas do curso de dramaturgia do Ita Viver Mais do Shopping Continental, na zona oeste de So Paulo. Um dos meus maiores dolos o Paulo Autran, eu sempre me emocionava quando o via em cena, diz Fanny. Nas aulas de teatro, Fanny faz exerccios de voz, respirao e postura. At o fim do ano, vamos comear a ensaiar a primeira pea. O teatro tem me ajudado a manter meu esprito jovem e a me sentir muito bem.

12

Guia Ita Viver Mais

Conhea algumas dicas bsicas e genricas para manter o ritmo do seu dia a dia prazeroso e depender menos da rotina construda ao longo da vida.
4) Cometa erros, mas assuma consequncias: A experincia no nos protege 100% contra os erros mas ningum melhor do que ela para nos mostrar que ns mesmos somos capazes de consert-los. 5) Valorize-se e mantenha o foco: Voc tem muitas qualidades e, como todo mundo, gostaria de desenvolver outros aspectos. Assuma suas vontades e persiga seus objetivos para melhorar sempre. 6) Seja socivel: Procure reencontrar amigos com frequncia e fazer novos sempre que for possvel. Conviver com outras pessoas e ter gente para compartilhar as boas experincias transforma qualquer momento para melhor.

1) Reencontre-se: Busque dentro de si aquelas paixes antigas, o que te deixa mais realizado. E, mais importante, reviva essas experincias positivas. 2) Planeje-se: Para poder fazer tudo aquilo que sempre sonhou, mas nunca teve tempo ou recursos, trace um plano bem definido. Cumpri-lo far voc se sentir realizado e vitorioso. 3) Estique a mente e o corpo: To importante quanto manter a sade em dia tambm ocupar a cabea com novas aptides. Quem sabe no hora de investir naquele curso de idiomas que voc sempre quis?

Guia Ita Viver Mais

13

desaf io

14

Guia Ita Viver Mais

Gerao sade
Aos 58 anos, engenheiro catarinense treina forte para realizar seu mais novo sonho: participar da maior competio de resistncia do mundo.

Guia Ita Viver Mais

15

desafio

Nunca me senti to jovem como agora


J virou rotina para o engenheiro catarinense Jorge Herbert Mayerle, de 58 anos, correr 10 quilmetros pelas ruas de Joinville dia sim, dia no. H pelo menos um ano e meio, Mayerle treina forte para alcanar seu maior objetivo participar do Ironman, uma das maiores competies de resistncia do mundo, que envolve provas de corrida, natao e ciclismo. Sempre que possvel, vou treinar natao na praia e, em breve, devo comear uma srie de exerccios com a bicicleta, diz Mayerle. Dono de um escritrio de engenharia, ele trabalha h 35 anos projetando estruturas para prdios e nunca levou to a srio a prtica do esporte. Atividade fsica sempre foi um prazer, mas comecei a participar de competies com mais frequncia depois dos 50 anos, diz ele. Divorciado e pai de dois filhos, Mayerle dono de um currculo de esportista profissional. J fez trilhas no Tibete e no Nepal e participou de torneios de natao na Costa Rica e em Honduras. J conheci mais de 50 pases por meio do esporte, afirma Mayerle. Histrias como a dele so um exemplo de como o exerccio fsico pode abrir novas perspectivas de lazer para quem j passou dos 50 anos. Nunca me senti to jovem como agora, diz Mayerle.

16

Guia Ita Viver Mais

Os participantes do Ita Viver Mais tambm podem usufruir dos benefcios do exerccio fsico por meio das atividades do programa. Um exemplo a dona de casa Setsuko Kuwano, moradora de Taboo da Serra. Todos os dias da semana, dona Setsuko chega cedo ao Shopping Taboo, onde faz sesses de caminhada, ioga e musculao. Fao isso h quase trs anos, diz ela. Tamanho esforo tem surtido um efeito ti-

mo: dona Setsuko emagreceu dez quilos desde que comeou a frequentar o Ita Viver Mais alm do grande aumento de sua disposio e busca em ultrapassar obstculos. No ano passado, a jovem senhora participou da maratona So Silvestre e completou a prova. Meu marido e meus filhos dizem que tenho rodinhas nos ps, brinca.

alguns cuidados
Nunca faa atividades fsicas intensas sem antes consultar um mdico. Prefira atividades em grupo, que estimulem a convivncia com amigos e familiares. Escolha um esporte adequado para a sua condio fsica: esforo demais pode ser to perigoso quanto o sedentarismo. Converse com um especialista, como um educador fsico, para pedir dicas de exerccios que aperfeioem o equilbrio e a flexibilidade. Ateno com cuidados essenciais; por exemplo, evite tomar sol entre 10h e 15h, e prefira alimentos leves antes da atividade fsica.

Fonte: Portal da Terceira Idade

Guia Ita Viver Mais

17

Entrevista

Entrevista

Neide Vieira Lapastina, 69 anos, comerciante aposentada, mora na Vila Carro, na zona leste de So Paulo.

18

Guia Ita Viver Mais

Quando o marido da comerciante aposentada Neide Vieira Lapastina chegou em casa com um jornal onde se anunciava o incio das inscries para o concurso A Mais Bela Idosa de So Paulo, ela no teve dvidas: era a sua chance de fazer bonito numa passarela. E ela fez. Aos 68 anos, Neide venceu 24 concorrentes e foi aplaudida por cerca de 300 espectadores ao final do evento, que aconteceu em maio de 2012. Vencer o concurso foi uma transformao em minha vida, diz Neide. Passei a dar entrevistas e tirar muitas fotos, mas o mais importante que, como nunca antes, me senti uma mulher realizada. A poucos dias de completar 69 anos de idade, Neide concedeu, de sua casa, a seguinte entrevista ao Ita Viver Mais: Ita Viver Mais: Como foi a reao da sua famlia? neide: Meu marido, meus dois filhos e meus quatro netos ficaram orgulhosssimos. Eles j conhecem a minha personalidade e sabem que sou uma mulher de esprito jovem. Mas acho que, assim como eu, ficaram um tanto surpresos com o ttulo. Dediquei

minha famlia aquele momento de alegria. Ita Viver Mais: Como a sua rotina hoje em dia? neide: Eu me aposentei h nove anos. Trabalhava administrando uma papelaria. Atualmente, vendo cosmticos em casa e cuido da minha famlia. O bom de estar aposentada que posso fazer coisas que antes no conseguia por falta de tempo. Ita Viver Mais: Que atividades lhe do mais prazer? neide: Sempre arranjo tempo para fazer tudo aquilo que me d prazer. Fao ginstica, alongamento e hidroginstica toda semana. Sempre que posso, viajo para lugares prximos a So Paulo ou saio para danar com meu marido em festas onde encontro muitos amigos ativos, assim como eu. Ultimamente, tenho trabalhado com algumas aes voluntrias, como passar o dia em creches do meu bairro ou fazer refeies para quem mora na rua. Ita Viver Mais: Como a senhora lida com as transformaes negativas ao longo da sua vida?
Guia Ita Viver Mais

19

Entrevista
neide: Prestes a completar 69 anos, j vi muitas coisas ruins acontecerem nessa vida, desde a perda de algum amigo ou parente ou alguma situao que me deixou triste, desapontada. Aprendi ao longo dos anos que no adianta se deixar abater. Ns somos responsveis pelo nosso prprio bem-estar e no podemos projetar sempre no outro a nossa felicidade. Pensando dessa forma, sempre consigo tirar o melhor proveito mesmo das situaes difceis. Ita Viver Mais: Qual o maior ensinamento que a senhora tenta repassar a seus amigos e parentes no dia a dia? neide: Sempre repito que a mente nunca deve ficar desocupada. Temos que nos sentir vivos todos os dias, sair para a rua, aproveitar a vida. Fazer o bem aos outros uma tima maneira de se sentir recompensado. Acredito que as energias ruins so como uma doena silenciosa, que tira um pouquinho da gente todos os dias. Peo sempre que as pessoas ao meu redor se libertem de tudo o que pode prejudic-los.
Fotos: William Pereira (Secretria da Sade de So Paulo)

Me sinto uma supermulher

20

Guia Ita Viver Mais

Comear de novo

de volta aos bancos escolares


Conhea a histria de Emlia Odashima, participante do projeto Ita Viver Mais e exemplo de fora de vontade e persistncia.

Guia Ita Viver Mais

21

Comear de novo

Meus dois filhos e esposo esto muito orgulhosos de mim


A participante Emlia, de 55 anos, moradora da cidade de So Paulo, frequentadora assdua das aulas de dana, na unidade do Shopping Penha, e se tornou um exemplo para quem gosta de desafiar aqueles que pensam que os 50 anos so um marco, no qual tudo fica mais difcil de conseguir e conquistar. Aps uma vida inteira dedicada famlia e ao trabalho, a vontade de expandir seus conhecimentos, alcanar novos objetivos e concluir seus estudos se tornou cada vez mais forte. Com sonho grande e perseverana, Dona Emlia retomou os estudos e concluiu o Ensino Mdio em 2011 pelo EJA (Educao para jovens e adultos). Mas essa foi s a primeira de muitas etapas que estavam por vir. Com o trmino das aulas no EJA, a jo22
Guia Ita Viver Mais

vem senhora prestou Enem e o vestibular para o curso de Matemtica no Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia, vislumbrando dar continuidade essa nova fase de sua vida. A surpresa veio quando as listas foram divulgadas e o nome de Dona Emlia estava entre os aprovados. As aulas comearam no inicio de julho, estou gostando e aprendendo muito, diz. Alm da graduao no perodo matutino, Dona Emlia ainda faz cursos de contabilidade todas as noites e espanhol aos sbados. Decidi voltar a estudar para no ficar parada, pois parei de trabalhar h dois anos. Para mim, entrar na faculdade com 55 anos foi um grande desafio, me esforcei muito e sou muito feliz por ter obtido sucesso. Meus dois filhos e esposo esto muito orgulhosos de mim e me apoiaram muito na deciso de voltar a estudar.

Mundo verde

Consumo consciente
Saiba como mudar a sua relao com o meio ambiente.

Guia Ita Viver Mais

23

Mundo verde

Quando o assunto sustentabilidade, voc j deve ter ouvido falar bastante sobre hbitos ecologicamente corretos, no mesmo? Muitos dos conselhos envolvem mudanas no dia a dia, como separar o lixo e andar menos de carro. O que poucos param para pensar que a maneira como nos relacionamos com o dinheiro tem muito a ver com sustentabilidade. Faze-

mos as escolhas certas antes de comprar? Somos consumidores conscientes? Um ambiente mais equilibrado deixou de ser a preocupao dos estudiosos e passou a ser uma causa a ser perseguida por todos e uma avaliao sobre esses hbitos pode revelar maneiras muito mais eficazes de proteger o ambiente.

24

Guia Ita Viver Mais

Veja algumas dicas de especialistas para melhorar a sua relao com o meio ambiente.

Planeje as compras: Faa uma lista de compras para no comprar muito mais do que precisa e no disperdiar. Quem planeja antes compra menos e gasta s o estritamente necessrio. Pense bem Emprstimo: Avalie cuidadosamente o motivo pelo qual voc quer tomar um crdito. Ser que voc precisa disso j? Fiscalize as empresas: D preferncia s companhias que tm modelos de produo que respeitam o equilbrio ambiental e social. Envie crticas e sugestes para prestigiar o trabalho daquelas que fazem um trabalho srio.

Consumo avalie o impacto: Antes de consumir, procure saber de onde vem e em que condies aquele produto foi fabricado. Sempre reflita sobre seus hbitos de consumo e maneiras de torn-los mais sustentveis. use o mximo possvel: Sabe aquela roupa que voc comprou e no usa mais? Que tal dar a alguma instituio de assistncia social ou amigo em vez de jog-la fora? no compre produtos piratas ou contrabandeados: Comprando na ilegalidade, voc perpetua o ciclo do trabalho informal e da violncia. divulgue o consumo consciente: Por que no fazer uma bela pesquisa sobre hbitos sustentveis e preparar uma palestra para a escola do seu neto?

Fonte: Blog Ecucao Ambiental Instituto Akatu e Planeta Sustentvel

Guia Ita Viver Mais

25

Redes sociais

Facebook
Saiba como usar essa ferramenta para reencontrar amigos e fazer parte de um mundo novo.

26

Guia Ita Viver Mais

Participante Ita Viver Mais Osmar Marcelino

Guia Ita Viver Mais

27

Redes sociais
Voc j ouviu falar do Facebook? Provavelmente, seus filhos, netos e alguns amigos at j falaram a respeito dele. O Facebook a maior rede social do mundo, com mais de 900 milhes de cadastrados. L, voc pode reencontrar amigos e parentes que moram longe com apenas alguns cliques! Como acontece com todas as ferramentas tecnolgicas, no comeo, preciso um pouco de dedicao para aprender todas as funes do Facebook. A consultora de mdias sociais Bruna Martinho aconselha que o seu perfil seja criado na companhia de algum amigo ou parente que j utilize a ferramenta. O Facebook uma plataforma moderna e cheia de informaes, diz Bruna. Ita Viver Mais est no Facebook. Temos uma pgina prpria para atualizar voc sobre as novidades do projeto. L, voc poder ver a programao para os prximos meses, interagir com os professores e marcar encontros com os seus colegas de atividade. Voc no pode ficar fora dessa, por isso, o Ita Viver Mais preparou um passo a passo para criar o seu perfil:

Criando seu perfil


1 Acesse a pgina www.facebook.com 2 Cadastro Preencha os campos do formulrio direita da tela (nome, e-mail, senha, gnero e data do aniversrio)
Pronto, voc j est cadastrado! A partir de agora, voc j pode comear a interagir com os usurios.

28

Guia Ita Viver Mais

adicionando foto ao perfil Levar o mouse at o rostinho azul e clicar em Editar imagem do perfil. L, voc poder escolher uma das imagens armazenadas em seu computador. Ela ser a sua cara no Facebook.

atualizando o perfil

Escreva o que voc deseja na caixa de texto no centro da tela e clique em Publicar. Geralmente, as pessoas compartilham textos e imagens que acham interessantes, ou comentam notcias do dia a dia.

Formando uma rede de amigos

Para adicionar amigos e conhecidos ao seu crculo de contatos, procure pelo nome deles na caixa de busca logo acima da tela. Quando encontr-los, apenas clique em Adicionar aos amigos. Essas pessoas podero ver todos os comentrios que voc postar no Facebook.

Guia Ita Viver Mais

29

Redes sociais

Curtindo o Facebook

Curtir

Essa mesma caixa de busca na parte superior serve para que voc possa seguir pginas com temas de seu interesse. Tente, por exemplo, digitar Ita Viver Mais e logo vai aparecer a nossa pgina no Facebook. Para ficar por dentro de todas as novidades do programa, s clicar em Curtir. Isso significa que a cada vez que escrevermos alguma novidade em nosso perfil, voc vai ficar sabendo e poder compartilh-la com seus amigos.

Cuidados na rede social


Saiba o que voc deve evitar para no ter problemas na internet. 1) Evite publicar informaes pessoais ou que voc no daria a qualquer pessoa fora da internet, como endereo e nmeros de telefone. 2) No clique em links publicados por desconhecidos e suspeite de mensagens que prometem benefcios, como carregue seu celular de graa. 3) No canto superior direito da pgina, programe suas configuraes de privacidade de modo a permitir apenas que seus amigos possam ler o que voc publica. 4) Evite aceitar desconhecidos em sua rede de amigos.

30

Guia Ita Viver Mais

Fonte: Consultoria Directa Click

Momento consumidor

Momento consumidor
Empresas esto cada vez mais atentas e produzem produtos especficos para a terceira idade.

Guia Ita Viver Mais

31

Momento Consumidor
H cada vez mais empresas atentas ao potencial de consumo da terceira idade. E no por acaso: s neste ano, os brasileiros com mais de 60 anos devem movimentar 400 bilhes de reais! Voc deve conhecer muito bem essa situao: depois que os filhos crescem e passam a ganhar seu prprio dinheiro, comum que sobre um pouquinho a mais no fim do ms. Por isso, cada vez mais empresas tm investido em produtos especializados para a melhor idade. D para ver nas prateleiras das lojas o nmero cada vez maior de produtos adaptados. Esses clientes costumam ser consumidores fiis dos produtos que lhe oferecem certa comodidade, diz Marcella Lara, dona de uma loja virtual de artigos de tecnologia e de sade. Veja abaixo alguns produtos que se propem a facilitar as atividades do dia a dia.

1 Celular com teclas grandes


Trata-se de um aparelho celular adaptado para quem tem parte da viso comprometida. Com teclas maiores e visor ampliado e iluminado, o celular de manuseio simples e tem bateria com durao de dez dias.

2 Teclado com letras ampliadas


Ele possui teclas desenhadas para pessoas com baixa viso. Letras maiores do que os teclados tradicionais e botes para acesso direto internet, o que facilita o acesso ao computador.

32

Guia Ita Viver Mais

3 leitor de textos em voz alta


uma espcie de scanner de leitura automtica. Ao aproximar o texto do leitor, um programa l o texto e o reproduz em voz alta, facilitando a compreenso de livros, revistas e jornais.

4 Exercitador de pernas e braos


um aparelho utilizado para o fortalecimento de msculos e ativao da circulao. Com pedais parecidos com os de uma bicicleta, pode ser ajustado ao cho (para exercitar as pernas) ou a uma mesa (para os braos).

5 almofadas trmicas
Esse tipo de produto geralmente utilizado para aumentar a sensao de conforto, j que as almofadas quentinhas, que podem ser levadas ao micro-ondas, ajudam a aliviar sintomas de artrite e artrose.

Guia Ita Viver Mais

33

www.coquetel.com.br
Dois pases sul-americanos Anotar em documento Comunicado; avisado Passo de bal Lustrar (sapato)

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS


Pequena quedad'gua Aquele que fica "em cima do muro" Suplemento de jornal Agente de Grito de polcia lutas (gria) marciais

Revistas COQUETEL 2012


Cilindro para esticar massa

" melhor (?) que receber" (dito)

(?) Nio: alterou o clima da Terra (?) Popular, grupo de pagode Estrutura colorida da flor Destruidora; devastadora

Estado menos povoado dos EUA Ferramenta auxiliar do gari

3a vogal Agasalho feito de malha de l Dirigente da faculdade

A parte anterior da embarcao

Descamao do couro cabeludo O que transporta presos o camburo Atrao do jardim zoolgico Pingo Claridade antes de o Sol nascer Quadril; cadeira (bras.) Ponto cardeal oposto ao sul Banho-(?): processo de cozimento do pudim

Senhor (abrev.)

Eduardo Suplicy, senador paulista

Associao Crist Partido; de Moos passado (sigla)

Fazer ingressar em instituio de ensino

Pequeno vidro que contm vacina


5

34

Guia Ita Viver Mais

B R E A N S G P I R A L A E X P A C A R R A N G O A U R M A T I E

U S

G U

R E I T O R

M A R I A

I N D E C I S O

CA C S T R A C I A D A R E T A R A A N P R O U E T E T S C A S P A L E A N C A I C U L A M P O L

A R R A S A DO R A

R O L O

4/proa. 6/alasca ampola aurora. 7/pirueta.

BANCO

Soluo

S o Ita d descontos para voc, cliente aposentado ou pensionista do INSS.

60%
de desconto na compra de medicamentos.

Ganhe at

Se voc recebe seu benefcio em uma conta-corrente do Ita, basta apresentar seu CPF ao balconista da farmcia.

Para mais informaes, v a uma agncia do Ita.

Vous aimerez peut-être aussi