Vous êtes sur la page 1sur 3

5 .

R E U NI O E AE 2 1 / 1 0 / 2 0 1 2

ENCONTRO EAE
TEMA: REFORMA NTIMA
BASEADO NO VDEO DO EDUARDO MIASHIRO

Objetivo do Encontro
Assuntos
1 2 3 4 5
Objetivo do Encontro Frases do Vdeo Desafio mais profundo

O objetivo deste encontro discutirmos como estamos encarando o processo de Reforma ntima e como estamos levando este assunto para os alunos.

Frases do Vdeo
- Nenhum de ns tem condies de ter a matria (sobre Reforma ntima) fechada. - Estamos em constante aperfeioamento. - Em termos de RI nunca sabemos tudo o que falamos, pois um desafio constante. - Haver sempre inmeros aspectos a considerar. - Haver sempre um universo desconhecido no interior de cada ser. - Um grande nmero de possibilidades a desenvolver nas relaes

Nova Perspectiva
Reflexes

O termo Reforma ntima no pode ser encarado como um chavo.

humanas. - Precisam (estas relaes) ser exploradas, conhecidas, melhoradas. - Tendemos fazer a avaliao da conscincia, encontrar aquilo que consideramos certo ou errado, segundo um padro de valores morais que assumimos dentro de ns mesmos e a partir da continuarmos nossas vidas... Talvez isso no seja fazer RI. Talvez seja simplesmente atender um padro de comportamento convencionado em um ambiente onde o assunto desenvolvimento espiritual... - O que existe ainda a ser experimentado, descoberto, avaliado nas questes de RI?

PGINA 2

ENCONTRO EAE - TEMA: REFORMA NTIMA

- Ver a Histria: - Caderneta Pessoal: foi uma novidade inspirada nos Essnios Livro Harpas Eternas. - um desafio no campo de mapeamento do mundo interior. - Conceito que precisa ser mais elaborado e um desafio Rotular ou carimbar um sentimento talvez no seja fazer a Reforma ntima. constante e tem muito a ser assimilado. - Caravanas: Uma descoberta do mundo interior. - Oportunidade para conhecermos as nossas reaes, como se considera, como se valoriza, o que considera certo ou errado, o que considera o estranho, o prximo e o irmo. Qual o espao do outro e qual o nosso. - Vida Plena: Experincias do C.V.V. sobre a psicologia da Carl Rogers. Busca o auto esclarecimento do mundo sobre o interno, numa prtica em grupo que facilita, que clarifica o mundo interior atravs da verbalizao dos sentimentos e experincias e profunda ateno nas experincias dos irmos.

Desafios mais profundos


- Quando damos nome a um sentimento, pode ser muito prejudicial para o processo de autoconhecimento, pois praticamente faz com Melhor seria descrevermos nosso mundo interno e no rotularmos nosso sentimento. que paremos de desenvolvermos, pois chegamos onde queramos chegar (descobrir o sentimento). - Melhor seria descrevermos o nosso mundo interior e no rotularmos os sentimentos. - Identificar o sentimento no por uma palavra, mas por uma frase ou uma definio interna. - Que a gente encontre as nossas palavras para descrever o nosso mundo interno e precisamos comear a partir da e no terminar a partir da.

ENCONTRO EAE - TEMA: REFORMA NTIMA

PGINA 3

Nova Perspectiva do Conceito de RI


Perceber: - Se o CORPO tem reaes que so as psicossomticas. - Se a MEMRIA, levada aos fatos do passado, nas questes de relatividade do tempo no mundo interior. - Se as RELAES so novamente questionadas que o caso dos vrios comeos de vida que temos. Observaes no campo profissional podem levantar reaes semelhantes no campo familiar ou no trabalho voluntrio. - Se a PERSPECTIVA DA VIDA comigo e meus deveres para consigo mesmo, no tempo est de acordo com a fase da vida que esta vivendo. De acordo com a eternidade. O que fazer com esse achado? Com esta descoberta? O processo de Reforma ntima no chegar a um resultado e sim viver este processo.

- No Estamos acostumados a avaliar os processos e sim os resultados. - Temos que comear a avaliar processos atravs da anlise de si mesmo. - PERCEBER sinais de mudana nas reaes corporais, nas palavras, no modo de olhar, no tempo que a gente se dedica a vrias coisas.

POSTURA / DISCIPLINA / ENERGIA para o auto conhecimento.

Reflexes
Em termos de Autoconhecimento, estamos parados ou em evoluo? Se estivermos fazendo da mesma forma que indicado h 50 anos, estamos evoluindo? Enxergamos certa ociosidade? Como transmitimos aos alunos o conceito de RI? Qual a percepo de vocs dos alunos, sobre o que eles entenderam do conceito de RI?

Vous aimerez peut-être aussi