Vous êtes sur la page 1sur 12

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PARAN

Fevereiro/2012

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Tcnico Judicirio rea Administrativa


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova F06, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Bsicos Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc ter 3 horas e 30 minutos para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver o Caderno de Questes e a sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova F06, Tipo 001


1. CONHECIMENTOS BSICOS Portugus Ateno: As questes de nmeros 1 a 6 baseiam-se no texto seguinte. A afirmativa que inicia o texto encaminha para (A) uma contradio tese corrente de que o tempo flui e instvel no seu movimento, e no s na poltica. crtica relativa aos problemas surgidos com o drama cotidiano da lentido da justia. o reconhecimento de que preciso parar para pensar a vertiginosa instantaneidade dos tempos e os problemas da sua sincronizao. a ideia de que os polticos no tm o apropriado discernimento do momento oportuno. a constatao de que difcil perceber a durao do tempo vivido, que perdura na conscincia. O tempo no perdoa o que se faz sem ele ...

O tempo no perdoa o que se faz sem ele, costumava dizer Ulysses Guimares, citando Joaquim Nabuco. Desse modo ensinava a importncia na poltica do apropriado discernimento do momento oportuno. No fcil a identificao desse momento, pois, entre outras coisas, requer conjugar o tempo individual de um ator poltico com o tempo coletivo de um sistema poltico e de uma sociedade. Alm disso, o tempo flui e instvel no seu movimento, e no s na poltica. o caso do tempo na meteorologia, cada vez menos previsvel por obra das mudanas climticas provocadas pela ao humana. A vasta reflexo dos pensadores, dos poetas e cientistas sobre o estatuto do tempo e seu entendimento aponta para uma complexidade que carrega no seu bojo o desafio de mltiplos

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

2.

Com a expresso o desafio de mltiplos significados o (2 pargrafo), o autor (A) caracteriza a oposio frequente que se faz entre o tempo de cada indivduo e aquele que diz respeito a toda a sociedade. duvida de uma possvel concordncia entre representantes de diferentes reas do conhecimento a respeito do tempo.

(B) significados, cabendo lembrar que a funo da orientao inerente busca do saber a respeito do tempo. Assim, uma coisa conhecer o tempo do relgio, que molda o mensurvel de uma jornada de trabalho. Outra coisa lidar com a no mensurvel durao do tempo vivido, que perdura na conscincia, e no se confunde, por sua vez, com o tempo do Direito, que o tempo normatizado dos prazos, dos recursos, da prescrio, da coisa julgada, da vigncia das leis e do drama cotidiano da lentido da Justia. A busca do saber sobre o tempo tem, como mencionei, uma funo de orientao. Neste sculo XXI, preciso parar para pensar a vertiginosa instantaneidade dos tempos e os (A) problemas da sua sincronizao, que a revoluo digital vem intensificando. (B) A tradicional sabedoria dos provrbios portugueses diferencia o tempo do falco e o tempo da coruja. O tempo do falco o da rapidez e da violncia. este o tempo que nos cerca. O tempo da coruja o da sabedoria a sabedoria que nos falta para lidar com a estrutura de possibilidades do tempo no mundo em que estamos inseridos.
(Celso Lafer. Trecho, com adaptaes, de artigo publicado em O Estado de S. Paulo, 20 de novembro de 2011. A2, Espao Aberto)

(C)

questiona os meios at agora utilizados para calcular o transcorrer do tempo, que sempre mutvel.

(D)

esclarece seu emprego ao se referir necessria sabedoria para equacionar, no momento mais adequado, os problemas que surgem. refere-se s diversas possibilidades de percepo da passagem do tempo e de seu sentido.
o

(E)

_________________________________________________________

3.

A afirmativa, no 1 pargrafo, de que o tempo flui e instvel no seu movimento vem a ser comprovada, em seguida, pelo exemplo tomado ao tempo na meteorologia. constitui oposio ideia de que no fcil a identificao do momento oportuno. reala a percepo das consequncias advindas das mudanas climticas provocadas pela ao humana. baseia-se na vasta reflexo dos pensadores, dos poetas e cientistas sobre o estatuto do tempo. exalta a sabedoria contida nos provrbios, como, por exemplo, a diferenciao entre o tempo do falco e o tempo da coruja.
TREPR-Conhecimentos Bsicos2

(C)

(D)

(E)

Caderno de Prova F06, Tipo 001


4. A vasta reflexo dos pensadores, dos poetas e cientistas sobre o estatuto do tempo e seu entendimento aponta para uma complexidade ... Nas frases seguintes, considere o emprego do verbo grifado acima: Ateno: As questes de nmeros 7 a 13 baseiam-se no texto seguinte.

Um conjunto recente de pesquisas na rea da neurocincia sugere uma reflexo acerca dos efeitos devastadores do computador sobre a tradio da escrita em papel. Por meio da

I. O assessor encarregado pelo Ministro de analisar o


processo apontou-lhe as dificuldades em conseguir um acordo satisfatrio entre as partes.

observao do crebro de crianas e adultos, verificou-se de forma bastante clara que a escrita de prprio punho provoca, na regio dedicada ao processamento das informaes armazenadas na memria, uma atividade significativamente mais intensa do que a da digitao, o que tem conexo direta com a elaborao e a expresso de ideias. Est provado tambm que o ato de escrever desencadeia ligaes entre os neurnios naquela parte do crebro que faz o reconhecimento visual das

II. O desempenho de um dos membros do Conselho


Administrativo levou os demais a apontarem-no, de forma unnime, para dirigir a empresa.

III. O Presidente, diante da insatisfao gerada por


medidas impopulares, apontou frente dos manifestantes, tentando acalmar os nimos. Est correta a regncia do verbo apontar em (A) (B) (C) (D) (E)

palavras, contribuindo assim para a fluidez da leitura. Com a digitao, essa rea fica inativa. Na Antiguidade, os egpcios tinham nas letras um objeto sagrado, inventado pelos deuses. Sinnimo de status, a caligrafia irretocvel foi por sculos na China um pr-requisito para ingressar na prestigiada carreira pblica. No Brasil, a caligrafia constava entre as habilidades avaliadas nos exames de admisso do antigo ginsio at a dcada de 70, e era ensinada com esmero na sala de aula. O hbito da escrita vem caindo em desuso medida que o computador se dissemina. At aqui a palavra foi eternizada em papel (ou pedra, pergaminho, papiro), que se encarregou de registrar a histria da humanidade. O computador traz nova dimenso aquisio de conhecimentos e interao entre as geraes que chegam aos bancos escolares. Para elas, escrever mo corre o risco de se tornar apenas mais um registro do passado guardado em arquivo digital.
(Lus Guilherme Barrucho. Veja, 27 de julho de 2011. p. 94, com adaptaes)

II, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, II e III.

_________________________________________________________

5.

... para lidar com a estrutura de possibilidades do tempo no mundo em que estamos inseridos. A lacuna que dever ser preenchida pela expresso grifada acima est em: (A) A sabedoria ...... necessitamos para solucionar problemas cotidianos dever ser buscada sempre. As medidas a serem tomadas ...... se chegue soluo dos conflitos sero anunciadas no momento oportuno. As expectativas da sociedade nem sempre se realizam diante das dificuldades mais amplas ...... se defrontam os governantes. A poca ...... vivemos, assolada pela revoluo tecnolgica, embaralha a sincronizao dos fatos. A concluso ...... podemos chegar, diante da instabilidade poltica em algumas regies, a de que falta sabedoria aos governantes.

(B)

(C)

(D)

(E)

7.

O autor (A) defende a substituio da escrita manual, em vista da ampla disseminao do computador e da facilidade decorrente da digitao de textos. critica a atual tendncia a abandonar a escrita manual, ainda que reconhea a maior legibilidade dos textos digitados. expe uma situao atual, com exemplos e dados de pesquisas, referente ao uso do computador e s consequncias para o funcionamento do crebro. relata, com exemplos, como a escrita se tornou o instrumento fundamental, durante sculos, para o desenvolvimento humano. recria, com base na histria, fatos marcantes que demonstram a superioridade da escrita manual sobre a digitao feita no computador. 3

_________________________________________________________

6.

Considere: As decises referentes ...... medidas que dizem respeito ...... toda a sociedade devem ser tomadas com sabedoria, cada uma ...... seu tempo. As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas, respectivamente, por:

(B)

(C)

(D) (A) (B) (C) (D) (E) as s s s as a a a - - a - a - -

(E)

TREPR-Conhecimentos Bsicos2

Caderno de Prova F06, Tipo 001


8. O teor do 2 pargrafo constitui (A) justificativa, com base em argumentos, da perda do valor tradicional da escrita manual.
o

11.

At aqui a palavra foi eternizada em papel (ou pedra, pergaminho, papiro), que se encarregou de registrar a histria da humanidade. No segmento isolado pelos parnteses identifica-se

(B)

proposta, a partir da importncia da caligrafia, de sua manuteno, apesar da concorrncia do computador.

(A)

srie de alternativas que indicam meios utilizados para registrar a histria da humanidade em diferentes pocas. enumerao de registros legados por diversas civilizaes como testemunhos de seu desenvolvimento. gradao marcada pela sequncia de elementos, de acordo com sua importncia na histria da humanidade. restrio feita constatao de que o papel foi o elemento mais notvel na histria de algumas civilizaes. rol das conquistas obtidas por alguns povos, principalmente em pocas mais antigas, que testemunharam seu grau de cultura.

(C)

verificao prtica da superioridade atual da digitao sobre a escrita manual.

(B)

(D)

demonstrao, com informaes histricas, da importncia social atribuda caligrafia.

(C)

(E)

histrico das condies determinantes da opo pela escrita manual em antigas civilizaes.

(D)

_________________________________________________________

9.

Identifica-se no texto correlao imediata entre (E) (A) abandono da escrita manual e disseminao do uso do computador.

_________________________________________________________

12. (B) preferncia atual pelo uso do computador e pesquisas cientficas.

Na Antiguidade, os egpcios tinham nas letras um objeto sagrado, inventado pelos deuses. O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima est em: (A) Por meio da observao do crebro de crianas e adultos, verificou-se de forma bastante clara ... ... que o ato de escrever desencadeia ligaes entre os neurnios ... Com a digitao, essa rea fica inativa. ... a caligrafia constava entre as habilidades avaliadas nos exames de admisso do antigo ginsio at a dcada de 70 ... ... entre as geraes que chegam aos bancos escolares.

(C)

as pesquisas na rea da neurocincia e a importncia da caligrafia.

(D)

o ensino da escrita manual nas escolas e o aumento da digitao no computador.

(B)

(E)

opo pela escrita em papel e registros da histria da humanidade.

(C) (D)

_________________________________________________________

10.

... o que tem conexo direta com a elaborao e a o expresso de ideias. (1 pargrafo) No contexto, o pronome grifado acima substitui, especificamente: (A) um conjunto recente de pesquisas na rea da neurocincia. (E)

_________________________________________________________

13.

... do antigo ginsio at a dcada de 70, e era ensinada o com esmero na sala de aula. (final do 2 pargrafo) A forma verbal que mantm o sentido e a correo da que est grifada acima : (A) ensinavam. se ensinava. foi se ensinando. tinham-se ensinado. teria sido ensinado.
TREPR-Conhecimentos Bsicos2

(B)

uma reflexo acerca dos efeitos devastadores do computador.

(C)

a tradio da escrita em papel. (B)

(D)

a observao do crebro de crianas e adultos.

(C) (D) (E)

(E)

a escrita de prprio punho provoca (...) uma atividade significativamente mais intensa do que a da digitao.

Caderno de Prova F06, Tipo 001


Ateno: As questes de nmeros 14 a 19 baseiam-se no texto seguinte. 15. A maioria desses usos nobre, j que eles aumentam o nosso conforto, o nosso bem-estar, a nossa sade. Considere as afirmativas seguintes sobre o emprego das vrgulas no segmento acima.

No incio, o uso em larga escala do petrleo teve um impacto ambiental positivo. Quando o querosene se mostrou mais eficiente e barato para a iluminao, a matana de baleias, que forneciam o leo dos lampies e lamparinas, caiu drasticamente. Desde ento, descobriram-se mil e uma utilidades para o petrleo. Um site dos EUA chegou a listar quase dois mil produtos de uso cotidiano que no poderiam ser feitos ou teriam

I. A vrgula colocada aps nobre pode ser retirada,


sem prejuzo da correo.

II. A vrgula que separa as expresses o nosso bemestar, a nossa sade pode ser corretamente substituda por um e.

III. A vrgula aps a expresso o nosso conforto pode


ser substituda por dois-pontos, sem prejuzo da correo e do sentido original. Est correto o que se afirma APENAS em

custos proibitivos sem o petrleo. Entre eles a aspirina, o (A) capacete de motociclista e o paraquedas. Portanto, a era do petrleo est ainda muito longe de ser completamente substituda por aquilo que se convencionou chamar de Era do Verde. Em vez de acabar, a cada dia se descobrem novos usos para as fibras sintticas oriundas do petrleo, novos usos para seus mltiplos elementos qumicos, que tm as molculas quebradas pelo calor para dar origem a outro elemento, a outro produto. A maioria desses usos nobre, j que eles aumentam o nosso conforto, o nosso bem-estar, a nossa sade. O grande problema da indstria petroqumica ter como insumo bsico um bem finito, o petrleo, fato que a torna insustentvel no tempo. Alm disso, altamente poluente.
(Manuel Lume. CartaCapital, 27 de abril de 2011. p.52-55, com adaptaes)

(B) (C) (D) (E) 16.

I. II. III. I e II. I e III.

_________________________________________________________

A maioria desses usos nobre, j que eles aumentam o nosso conforto, o nosso bem-estar, a nossa sade. O grande problema da indstria petroqumica ter como insumo bsico um bem finito, o petrleo, fato que a torna insustentvel no tempo. A 2 frase apresenta, com relao 1 , noo de (A) (B) (C) (D) (E) consequncia. finalidade. ressalva. proporcionalidade. temporalidade.
a a

_________________________________________________________

17.

... que forneciam o leo dos lampies e lamparinas, caiu o drasticamente. (1 pargrafo) O emprego das formas verbais grifadas acima indica, respectivamente,

14.

O autor (A) defende um maior controle no uso do petrleo, embora ele tenha propiciado um grande avano tecnolgico com a obteno de produtos diversos, utilizados na rotina diria. indica os diversos benefcios trazidos sade humana pelo petrleo, especialmente devido s pesquisas destinadas produo de medicamentos novos e mais eficazes. analisa, com base em exemplos e observaes, a importncia do petrleo no mundo moderno, conquanto se trate de um produto no renovvel e bastante poluidor. assinala a tendncia atual de substituio do petrleo por produtos ecolgicos, por serem estes no poluentes e, ainda, respeitarem o meio ambiente. discute a necessidade de substituio do petrleo por fontes alternativas, voltadas para a preservao do ambiente e, ao mesmo tempo, para a sade humana.

(A) (B) (C) (D) (E) 18.

ao contnua no passado e fato consumado. hiptese que pode ser comprovada e declarao prolongada no tempo. ideia aproximada e fato que acontece habitualmente. fato anterior a outro tambm passado e ao repetida. fato terminado e declarao enftica de um fato.

(B)

_________________________________________________________

(C)

O segmento grifado est sendo substitudo pelo pronome de modo INCORRETO em: (A) (B) (C) (D) (E) teve um impacto ambiental positivo = teve-o que forneciam o leo dos lampies e lamparinas = que o forneciam teriam custos proibitivos = t-los-iam que tm as molculas = que tm-las j que eles aumentam, o nosso conforto = j que eles o aumentam 5

(D)

(E)

TREPR-Conhecimentos Bsicos2

Caderno de Prova F06, Tipo 001


19. A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta em: (A) O mundo moderno, apesar das pesquisas que se desenvolve atualmente, ainda dependem dos derivados de petrleo. sabido de todos as situaes que resulta em desastre para o meio ambiente do uso excessivo de pesticidas agrcolas. Tem sido feito, em todo o planeta, esforos no sentido de preservar os recursos naturais, muitos dos quais j vem se esgotando. A gua, um dos recursos naturais essenciais vida no planeta, j se mostram escassos em regies bastante populosas. A garantia de sobrevivncia de nossa espcie dever basear-se na conscientizao sobre a necessria preservao dos recursos naturais. 21. Noes de Informtica No Windows XP, com a utilizao do Windows Explorer, possvel definir qual aplicao padro ir abrir um determinado arquivo caso o usurio efetue um duplo clique sobre o mesmo, ou ao clicar com o boto direito do mouse e escolher a opo Abrir. Para alterar a aplicao padro de um arquivo, necessrio entrar no menu (A) (C) Arquivo, clicar em Propriedades e em seguida clicar em Alterar. Ferramentas, clicar em Opes de Pasta e em seguida Programas Padro. Visualizar, clicar em Opes e em seguida Opes de Abertura. Editar, clicar em Programas Padro e escolher a aplicao na listagem. Visualizar, clicar em Programas Padro e em seguida Opes de Abertura.

(B)

(B)

(D)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

(E)

20.

A extenso do rio Paran lhe rendeu o posto de o nono rio mais longo do mundo. A extenso do rio tambm foi responsvel pelo nome, de origem tupi. Paran significa gua grande. O rio Paran tem sofrido profundos impactos na rea ambiental, como a prpria navegao, a pesca predatria e a construo de grandes barragens. As informaes acima se reproduzem em um s perodo, com respeito ao sentido original, clareza, correo e lgica, em: (A) A extenso do rio Paran tambm foi responsvel pelo nome que tem, de origem tupi, j que Paran significa gua grande, e o nono rio mais extenso do mundo, mas o rio tem sofrido profundos impactos na rea ambiental, visto que a prpria navegao, a pesca predatria e a construo de grandes barragens. O rio Paran, cuja extenso lhe rendeu o posto de o nono rio mais longo do mundo e tambm responsvel pelo nome, de origem tupi, que significa gua grande, tem sofrido profundos impactos na rea ambiental, em razo da prpria navegao, da pesca predatria e da construo de grandes barragens. O rio Paran que significa gua grande, de origem tupi, tem sofrido profundos impactos na rea ambiental, como a prpria navegao, a pesca predatria, e a construo de grandes barragens que lhe rendeu o posto de o nono rio mais extenso do mundo. A extenso do rio Paran, onde lhe rendeu o posto de o nono rio mais longo do mundo, tambm responsvel pelo nome, de origem tupi, em que Paran significa gua grande, ele tem sofrido profundos impactos na rea ambiental, como a prpria navegao, a pesca predatria e a construo de grandes barragens. O rio Paran, cuja a extenso rendeu o posto de o nono mais extenso do mundo, tambm foi responsvel pelo nome que, sendo de origem tupi, Paran significa gua grande, e tem sofrido profundos impactos na rea ambiental, como a prpria navegao, a pesca predatria e a construo de grandes barragens.

_________________________________________________________

22.

Uma barreira protetora que monitora e restringe as informaes passadas entre o seu computador e uma rede ou a Internet, fornece uma defesa por software contra pessoas que podem tentar acessar seu computador de fora sem a sua permisso chamada de (A) (B) (C) (D) (E) ActiveX. Roteador. Chaves pblicas. Criptografia. Firewall.

_________________________________________________________

23.

(B)

Devido ao modo de armazenamento do histrico de acesso em navegadores, possvel para diferentes usurios acessando um mesmo computador visualizar e at utilizar informaes de outro usurio deste histrico ou arquivos armazenados pelos navegadores (Cookies). No Internet Explorer 8, possvel navegar de forma privada onde no ser mantido o histrico de navegao. Este recurso chamado de (A) (B) (C) (D) (E) Trabalhar Offline. InPrivate. Modo de compatibilidade. Gerenciador de Favoritos. Incognito.

(C)

(D)

_________________________________________________________

24.

No Windows XP, com a utilizao do Windows Explorer, possvel associar uma pasta compartilhada em uma rede a uma letra de unidade no computador. Para efetuar esse procedimento, necessrio escolher no menu Ferramentas a opo (A) (B) (C) (D) (E) Criar Atalho de rede. Inserir compartilhamento. Mapear unidade de rede. Adicionar Drive Remoto. Novo atalho de Rede.
TREPR-Conhecimentos Bsicos2

(E)

Caderno de Prova F06, Tipo 001


25. Sobre o utilitrio Writer do pacote BR Office, considere:

I. possvel definir o idioma para a verificao ortogrfica individualmente do texto selecionado, do pargrafo ou de todo o
texto.

II. Uma das opes do menu Ferramentas, permite ao usurio exibir rapidamente o nmero de palavras e caracteres
presentes no texto, tanto do texto selecionado para o pargrafo ou de todo o texto.

III. Uma opo do menu Tabela permite que o texto selecionado seja convertido em tabelas, utilizando tabulaes como
possveis separadores entre as colunas. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II, apenas. I, II e III. II e III, apenas. I e III, apenas. III, apenas.


Noes de Arquivologia

26.

A classificao arquivstica prioriza, como critrio de arranjo, (A) (B) (C) (D) (E) as funes e atividades do rgo de origem. as patentes e os ttulos dos signatrios dos documentos. o grau de sigilo imposto pelas autoridades do rgo. o estado de conservao dos suportes fsicos. as dimenses e os formatos dos documentos.

27.

Quando os documentos repousam em posio perpendicular da prateleira de uma estante, tem-se o chamado armazenamento (A) (B) (C) (D) (E) descontnuo. proporcional. transversal. compacto. vertical.

28.

Receber, registrar, distribuir e controlar a tramitao de documentos so encargos do (A) (B) (C) (D) (E) arquivo corrente. setor de reprografia. setor de protocolo. centro de processamento de dados. arquivo intermedirio.

29.

Acrdos e resolues, documentos tpicos dos tribunais brasileiros, constituem exemplos de (A) (B) (C) (D) (E) formato. espcie. fundo. invlucro. suporte.

30.

No processo de avaliao, o instrumento que determina prazos para transferncia, recolhimento, eliminao e mudana de suporte de documentos chama-se (A) (B) (C) (D) (E) quadro de arranjo. organograma. princpio da provenincia. tabela de temporalidade. teoria das trs idades. 7

TREPR-Conhecimentos Bsicos2

Caderno de Prova F06, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Noes de Direito Constitucional 31. A Constituio da Repblica assegura a todos, independentemente do pagamento de taxas, (A) (B) o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder. a obteno de certides em reparties pblicas e estabelecimentos privados, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal. o registro civil de nascimento, a certido de casamento e a certido de bito. as aes de habeas corpus, habeas data e o mandado de segurana. a prestao de assistncia jurdica integral pelo Estado. 34. A Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos, assinada por Estados do continente africano em 1981, enuncia, em seu artigo 20, que todo povo tem um direito imprescritvel e inalienvel, pelo qual determina livremente seu estatuto poltico e garante seu desenvolvimento econmico e social pelo caminho que livremente escolheu. Na Constituio da Repblica Federativa do Brasil, o teor de referido enunciado encontra equivalncia no princpio de regncia das relaes internacionais de (A) (B) (C) (D) (E) repdio ao terrorismo e ao racismo. construo de uma sociedade livre, justa e solidria. erradicao da pobreza e da marginalizao. autodeterminao dos povos. concesso de asilo poltico.

(C) (D) (E) 32.

_________________________________________________________

No curso de investigaes sobre suposta prtica de crime de corrupo envolvendo um servidor pblico estadual, a autoridade policial competente descobre indcios de que o investigado utilizava-se de um nmero de telefone para receber os supostos pedidos de favorecimento ilcito, bem como que mantinha, em sua casa, documentos relacionados aos atos que praticava. A fim de colher as provas necessrias para processar o caso, a autoridade policial entende ser necessrio ter registro das conversas telefnicas mantidas pelo servidor e os originais dos documentos em questo. Nesse caso, a autoridade policial (A) poder entrar na casa do servidor para buscar os documentos, a qualquer hora, por se tratar de flagrante delito, mas depender de autorizao judicial para realizar a interceptao telefnica. poder instalar escutas telefnicas, independentemente de autorizao judicial, mas depender desta para efetuar a busca de documentos na casa do servidor, em que poder entrar a qualquer hora, desde que munido da devida autorizao judicial. poder instalar escutas telefnicas e entrar na casa do servidor para efetuar a busca de documentos, independentemente de autorizao judicial, em virtude de j existir uma investigao criminal em curso. no poder produzir as provas pretendidas, nem mesmo com autorizao judicial, porque os atos para tanto necessrios violam os direitos fundamentais do investigado inviolabilidade de domiclio e ao sigilo das comunicaes telefnicas. depender de autorizao judicial para realizar a interceptao telefnica, bem como para buscar os documentos na casa do servidor, em que somente poder entrar durante o dia, munido da devida autorizao judicial.

_________________________________________________________

35.

Um Deputado Estadual do Paran, no exerccio de seu segundo mandato consecutivo, com 31 anos de idade completados em novembro de 2011, casado com Senadora eleita por aquele Estado, pretende concorrer, nas eleies gerais de 2014, a um dos seguintes cargos: Senador, Deputado Federal, Governador do Estado ou Deputado Estadual. Nessa hiptese, consideradas as condies de elegibilidade estabelecidas na Constituio da Repblica, poderia o interessado concorrer a (A) (B) qualquer dos cargos referidos. Deputado Federal, Governador do Estado ou Deputado Estadual, apenas. Senador ou Deputado Federal, apenas. Deputado Federal, apenas, desde que renuncie ao mandato at seis meses antes do pleito. Deputado Estadual, apenas, desde que renuncie ao mandato at seis meses antes do pleito.

(B)

(C) (D)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

36.

Considere as seguintes afirmaes a respeito dos direitos e garantias fundamentais expressos na Constituio da Repblica:

(E)

I. No haver penas de morte ou de carter perptuo,


salvo em caso de guerra declarada.

II. assegurado o direito de resposta, proporcional ao


agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem.

_________________________________________________________

33.

Nos termos da Constituio da Repblica, os Tribunais Regionais Eleitorais (A) sero compostos de, no mnimo, sete membros, havendo um Tribunal na Capital de cada Estado e no Distrito Federal. elegero seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os membros do Superior Tribunal de Justia que os compem. possuiro dois juzes, nomeados pelo Presidente da Repblica, dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justia. no podem ter suas decises questionadas por meio de recurso, salvo as que contrariarem a Constituio e as denegatrias de habeas corpus ou mandado de segurana. so rgos da Justia Eleitoral, juntamente com as juntas eleitorais, os juzes eleitorais e o Superior Tribunal de Justia.

III. A lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio


leso ou ameaa a direito.

(B)

IV. As associaes somente podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial transitada em julgado. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

(C)

I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.


TREPR-Tec.Jud-Administrativa-F06

(D)

(E)

Caderno de Prova F06, Tipo 001


37. Em 15 de dezembro de 2011, foi publicado no Dirio Oficial da Unio Decreto por meio do qual a Presidente da Repblica resolve nomear Rosa Maria Weber Candiota da Rosa para exercer o cargo de Ministra do Supremo Tribunal Federal, na vaga decorrente da aposentadoria da Ministra Ellen Gracie Northfleet. A esse respeito, diante do procedimento estabelecido na Constituio, relativamente composio do Supremo Tribunal Federal, considere as seguintes afirmaes: 40. Considere:

I. Expedir diploma aos eleitos para cargos municipais. II. Processar e julgar originariamente os crimes eleitorais cometidos pelos Juizes Eleitorais.

III. Processar e julgar os habeas corpus em matria


eleitoral relativos a atos dos Ministros de Estado. Inclui-se na competncia dos Tribunais Regionais Eleitorais a situao indicada APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 41.

I. A nomeao da Ministra para o Supremo Tribunal


Federal pressupe o preenchimento de requisitos estabelecidos pela Constituio, relativos sua idade, saber jurdico e reputao.

II. O ato da Presidente da Repblica acima referido d


incio a um procedimento complexo, previsto para a nomeao de membros do Supremo Tribunal Federal.

II. III. I e II. I e III. II e III.

_________________________________________________________

A respeito dos rgos da Justia Eleitoral, correto afirmar que (A) (B) o Supremo Tribunal Federal um dos rgos da Justia Eleitoral. integram os Tribunais Regionais Eleitorais dois advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral escolhidos pelo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. os juzes dos Tribunais Eleitorais, salvo motivo justificado, serviro por dois anos no mnimo. os ministros do Superior Tribunal de Justia que integram o Tribunal Superior Eleitoral so escolhidos pelo Presidente da Repblica. o Corregedor-Geral Eleitoral ser escolhido pelo Presidente da Repblica dentre os membros do Ministrio Pblico Federal.

III. A nomeao da Ministra para exercer cargo no Supremo Tribunal Federal deve ter sido precedida de aprovao pela maioria absoluta do Senado Federal. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

I, apenas. II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.


Noes de Direito Eleitoral

(C) (D)

_________________________________________________________

(E)

38.

Processar e julgar originariamente o registro e a cassao de registro de candidato a Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual compete (A) (B) aos Tribunais Regionais Eleitorais. ao Tribunal Superior Eleitoral, ao Tribunal Superior Eleitoral e aos Tribunais Regionais Eleitorais, respectivamente. ao Tribunal Superior Eleitoral, aos Tribunais Regionais Eleitorais e ao Tribunal Superior Eleitoral, respectivamente. ao Tribunal Superior Eleitoral. aos Tribunais Regionais Eleitorais, ao Tribunal Superior Eleitoral e aos Tribunais Regionais Eleitorais, respectivamente.

_________________________________________________________

42.

Compete s Juntas Eleitorais (A) (B) dirigir os processos eleitorais e determinar a inscrio e a excluso de eleitores. resolver as impugnaes e demais incidentes verificados durante os trabalhos da contagem e da apurao. providenciar a soluo para as ocorrncias que se verificarem nas Mesas Receptoras. dividir a Zona em Sees Eleitorais, expedir ttulos eleitorais e conceder transferncia de eleitores. fornecer aos que no votaram por motivo justificado um certificado que os isente das sanes legais.

(C)

(C) (D) (E)

(D) (E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

39.

O rgo de direo Estadual do Partido Poltico Beta tem fundadas dvidas a respeito de matria eleitoral. Nesse caso, poder formular consulta, em tese, que ser respondida (A) (B) (C) (D) (E) pelo Juiz Eleitoral da Zona Eleitoral em que estiver localizado o rgo de direo do Partido. pelo Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado ou pelo Tribunal Superior Eleitoral. pelo Tribunal Superior Eleitoral. pelo Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado. por qualquer Juiz Eleitoral em exerccio no respectivo Estado.

43.

Considere:

I. Conflitos de jurisdio entre Juzes Eleitorais de um


mesmo Estado.

II. Conflitos de jurisdio entre Tribunais Regionais


Eleitorais.

III. Conflitos de jurisdio entre Juzes Eleitorais de


Estados diferentes. Compete ao Tribunal Superior Eleitoral processar e julgar originariamente os conflitos de jurisdio indicados APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I. II. I e II. I e III. II e III.


9

TREPR-Tec.Jud-Administrativa-F06

Caderno de Prova F06, Tipo 001


44. Compete ao Tribunal Superior Eleitoral (A) julgar os recursos interpostos das decises dos Juzes Eleitorais que concederem ou negarem habeas corpus. elaborar o regimento interno dos Tribunais Regionais Eleitorais. expedir instrues aos rgos do Ministrio Pblico junto aos Tribunais Regionais Eleitorais. processar e julgar originariamente a suspeio ou impedimento aos seus prprios membros. constituir as Juntas Eleitorais bem como designar a respectiva sede e jurisdio. Noes de Direito Administrativo 45. A literatura jurdica apresenta mais de um conceito para o ato jurdico, variando os critrios de acordo com as definies escolhidas. Afastando-se a conceituao meramente subjetiva, pode-se identificar, como componente da definio de ato administrativo, a caracterstica de (A) (B) (C) somente poder ser editado por rgo integrante do Poder Executivo. abranger atos legislativos, mesmo os proferidos pelo Poder Executivo. poder ser editado por rgo integrante do Poder Executivo, do Poder Legislativo e do Poder Judicirio. sujeitar-se regime jurdico administrativo prprio, no se submetendo lei. no admitir qualquer controle judicial. 48. A Secretaria da Cultura de determinado Estado pretende promover um evento de grandes propores para angariar fundos para auxiliar as vtimas das enchentes que assolaram determinada regio. O artista convidado, consagrado pela crtica especializada, apresentou proposta de oramento bastante reduzido (R$ 15.000,00) em razo da natureza do evento. De acordo com a Lei no 8.666/93, a contratao (A) (B) (C) (D) (E) dever ser precedida de licitao, na medida em que no se trata de servio singular. poder ser feita com inexigibilidade de licitao. poder ser feita independentemente de licitao em razo da natureza beneficente do evento. dever ser precedida de concurso, em razo da natureza artstica da contratao. dever ser feita com dispensa de licitao, apenas se comprovando a notria especializao.

(B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

49.

O servidor que praticar ato de improbidade estar sujeito s (A) cominaes estabelecidas na Lei de Improbidade (Lei no 8.429/92), que, por mais graves, afastam a aplicao de outras sanes penais ou civis. cominaes estabelecidas na Lei de Improbidade (Lei no 8.429/92) e s sanes penais cabveis, excluindo-se a incidncia de outras sanes de natureza civil ou administrativa. sanes administrativas, no que concerne s infraes disciplinares, e s cominaes previstas na Lei de Improbidade, afastando-se apenas a aplicao de sanes penais e civis, para evitar duplicidade de penalizao pelo mesmo fato. sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao e s cominaes previstas na Lei de Improbidade, isolada ou cumulativamente. sanes penais, civis, administrativas ou s cominaes previstas na Lei de Improbidade, isoladamente e nessa ordem de preferncia, como critrio de gravidade.

(D) (E)

(B)

_________________________________________________________

46.

Quando se est diante de uma situao concreta que enseja a edio de um ato administrativo vinculado, significa que ao particular titular do interesse jurdico em questo cabe (A) exigir da autoridade, judicialmente se for necessrio, a edio do ato determinado, desde que tenha preenchido os requisitos legais para tanto. a prerrogativa da autoexecutoriedade, na medida em que pode dispensar a edio concreta do ato, presumindo sua existncia. apenas aguardar a edio do ato, no podendo ingressar com nenhuma medida judicial para tanto, uma vez que o Poder Judicirio no pode suprir a vontade da administrao. ajuizar ao judicial de perdas e danos, exclusivamente, uma vez que o Poder Judicirio no pode suprir a vontade da administrao. requerer administrativamente a edio do ato, sob pena de ajuizamento de ao judicial para suprir o juzo de convenincia e oportunidade da administrao pblica.

(C)

(B)

(D)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

50.

(E)

A Administrao Pblica decidiu realizar licitao para aquisio de material de informtica. A modalidade escolhida foi prego, que apresenta, como caracterstica a possibilidade de (A) disputa verbal entre todos os participantes, independentemente do nmero, aps a apresentao do menor lance. disputa verbal entre o licitante que apresentar o menor lance e os autores das ofertas com preo at 10% (dez por cento) superiores quela. incluso de novos participantes aps o incio da sesso, caso a menor proposta apresentada seja superior pesquisa de mercado feita pela Administrao Pblica. aditamento das propostas apresentadas, mediante suspenso da sesso por 48 horas, reiniciando-se o procedimento aps o decurso desse prazo. aditamento das propostas apresentadas aps o julgamento das ofertas, de modo a reduzir o valor dos lances o mximo possvel, atendendo ao critrio de menor preo.
TREPR-Tec.Jud-Administrativa-F06

_________________________________________________________

47.

O julgamento das propostas apresentadas em regular procedimento de concorrncia deve ser feito (A) (B) de acordo com os critrios, subjetivos e objetivos, constantes do edital publicado. objetivamente, sendo possvel a desconsiderao parcial dos critrios constantes no edital caso necessrio para contratao da proposta de menor preo. preliminarmente de acordo com os requisitos constantes do edital, facultando-se aos competidores, antes do julgamento definitivo, a reduo de sua proposta. observando-se os critrios objetivos constantes do edital e de seus anexos, ainda que publicados aps o prazo para apresentao das propostas. objetivamente, observando-se os critrios fixados no edital, que no poder ser alterado para adequao das propostas. (B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

10

Caderno de Prova F06, Tipo 001


Noes de Normas Aplicveis aos Servidores Pblicos Federais 51. De acordo com a Lei Federal no 8.112/90, aos deficientes fsicos assegurado o direito (A) subjetivo nomeao para cargo efetivo na administrao pblica, ainda que no sejam nomeados os demais aprovados no concurso do qual participaram. a participar de concurso pblico para provimento de cargo efetivo, reservando-se s pessoas nessas condies prioridade em relao aprovao de todos os demais participantes, em percentual de 10% das vagas. nomeao para emprego pblico, independentemente da participao em concurso pblico de provas e ttulos, em percentual de 5% das vagas no ocupadas. de se inscreverem em concurso pblico para provimento de cargo, cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadores, devendo ser reservado para pessoas nessas condies 20% das vagas oferecidas no concurso. nomeao para 20% das vagas oferecidas no concurso pblico, independentemente da nomeao dos demais aprovados e da deficincia apresentada. 54. No curso do processo disciplinar, a autoridade poder determinar, com fundamento na Lei no 8.112/90, (A) a disponibilidade do servidor, mantida sua remunerao at o final do processo. o afastamento do servidor, a fim de que no venha a influir na apurao da irregularidade. a suspenso do servidor, com prejuzo de sua remunerao, que poder ser paga caso a deciso seja favorvel ao servidor. a transferncia do servidor para outra unidade, a fim de que no interfira na apurao dos fatos. o licenciamento do servidor, mantida sua remunerao at o final do processo, caso no se trate de infrao de natureza grave.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(E)

(D)

_________________________________________________________

55.

(E)

_________________________________________________________

Na hiptese de determinado partido poltico, cujo filiado concorre s eleies, descumprir deciso proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paran, caber ao partido concorrente apresentar, dentre outras alternativas legalmente previstas, com base no Regimento Interno do Tribunal, (A) (B) reclamao, dirigida ao Presidente do Tribunal. recurso administrativo, dirigido ao Ministrio Pblico junto ao Tribunal. consulta prvia Presidncia do Tribunal, a fim de ser analisada a viabilidade do processamento da insurgncia. mandado de segurana contra ato do presidente do partido poltico. representao dirigida ao Ministrio Pblico da Comarca que, se entender cabvel, encaminhar reclamao Presidncia do Tribunal Regional Eleitoral.

52.

A Administrao Pblica demitiu, sem a observncia de regular processo legal, servidor estvel, ocupante de cargo pblico efetivo, que cometeu infrao disciplinar de natureza grave. Ajuizada ao judicial, obteve o servidor pblico deciso judicial que invalidou a demisso e determinou, com fundamento na Lei Federal no 8.112/90, dentre outras obrigaes, Administrao Pblica, sua (A) reconduo ao cargo, com indenizao de todo o perodo transcorrido desde sua demisso injustificada. reintegrao ao cargo, afastado o recebimento de indenizao pelo perodo anterior em razo da natureza da infrao disciplinar cometida. reconduo ao servio pblico, nomeando-o para cargo existente no quadro da Administrao Pblica, ainda que de nvel superior ao anteriormente ocupado. reintegrao ao cargo anteriormente ocupado, com ressarcimento de todas as vantagens desde a poca da demisso, ainda que o cargo tenha sido extinto. reintegrao ao cargo anteriormente ocupado, mesmo que ocupado por outro servidor pblico, este que poder ser reconduzido ao cargo de origem.

(C)

(B)

(D)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Paran 56. Com relao composio do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paran, a Vice-Presidncia e a Corregedoria-Regional Eleitoral caber (A) a um dos desembargadores do Tribunal de Justia e ao juiz federal escolhido pelo Tribunal Regional Federal, respectivamente. a um dos desembargadores do Tribunal de Justia e a um dos juizes do Tribunal de Justia, respectivamente. a um dos juizes do Tribunal de Justia, cumulativamente. ao juiz federal escolhido pelo Tribunal Regional Federal, cumulativamente. a um dos desembargadores do Tribunal de Justia, cumulativamente. 11

(E)

_________________________________________________________

53.

De acordo com o disposto na Lei no 9.784/99, das decises proferidas em processos administrativos cabe recurso administrativo (A) (B) (C) autoridade superior, no cabendo juzo de reconsiderao pela autoridade que proferiu a deciso. interposto somente pelos titulares de direitos e interesses que forem parte no processo. interposto pelas partes no processo ou por aqueles cujos direitos sejam indiretamente afetados pela deciso recorrida. autoridade que proferiu a deciso, que, se entender cabvel, determinar o encaminhamento autoridade superior. autoridade que proferiu a deciso, quando tiver sido interposto pelo prprio interessado e autoridade superior, quando se tratar de recurso de terceiros.

(B)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

TREPR-Tec.Jud-Administrativa-F06

Caderno de Prova F06, Tipo 001


57. De acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paran, em regra, nenhum juiz poder voltar a integrar o Tribunal na mesma classe ou em classe diversa, aps servir por (A) (B) (C) (D) dois binios consecutivos, salvo se transcorrerem dois anos do trmino do segundo binio. trs binios consecutivos, salvo se transcorrerem um ano do trmino do terceiro binio. dois binios consecutivos, salvo se transcorrerem um ano do trmino do segundo binio. trs binios consecutivos, no havendo mais possibilidade de fazer parte da composio do Tribunal por expressa vedao legal. seis anos, no havendo mais possibilidade de fazer parte da composio do Tribunal por expressa vedao legal.

(E)

_________________________________________________________

58.

De acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paran, a Sigla RE corresponde classificao (A) (B) (C) (D) (E) da Representao. do Recurso em Habeas Corpus. do Recurso Eleitoral. da Reviso de Eleitorado. do Recurso em Mandado de Segurana.

_________________________________________________________

59.

Considere os seguintes feitos:

I. Recurso contra a expedio de diploma. II. Ao de impugnao de mandato eletivo. III. Reviso Criminal. IV. Embargos de Declarao em ao penal relativa
infrao apenada com recluso. De acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paran, sujeitam-se reviso, dentre outros, os feitos indicados APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 60.

I, II e IV. I, II e III. I, III e IV. II e III. I e IV.

_________________________________________________________

Segundo o Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paran, com relao aos Recursos eleitorais correto afirmar: (A) Os recursos parciais, entre os quais se incluem os que versarem matria referente ao registro de candidatos, sero julgados medida que derem entrada na Secretaria. So preclusivos os prazos para interposio de recursos, inclusive quando nestes se discutir matria constitucional. Os recursos eleitorais tero sempre efeito suspensivo em razo da possibilidade de dano irreversvel. Sempre que a lei no fixar prazo especial, o recurso dever ser interposto em trs dias da publicao do ato, resoluo ou deciso. Contra a votao ou a apurao sero admitidos recursos, inclusive se no tiver havido protestos contra as irregularidades ou nulidades arguidas perante as mesas receptoras, no ato da votao.
TREPR-Tec.Jud-Administrativa-F06

(B)

(C) (D)

(E)

12

Vous aimerez peut-être aussi