Vous êtes sur la page 1sur 6

RESOLUO N 3.972 Dispe sobre cheques, devoluo e oposio ao seu pagamento. O Banco Central do Brasil, na forma do art.

9 da Lei n 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna pblico que o Conselho Monetrio Nacional, em sesso realizada em 28 de abril de 2011, com base nos arts. 3, inciso V, e 4, inciso VIII, da referida lei, e 69 da Lei n 7.357, de 2 de setembro de 1985, RESOLVEU: Art. 1 As instituies financeiras mantenedoras de contas de depsitos vista devem aprimorar e explicitar a disciplina adotada para o uso do cheque por parte de seus correntistas, estabelecendo critrios objetivos e transparentes, de natureza operacional, para o fornecimento de folhas de cheque, que contemple as disposies legais e regulamentares sobre a matria. 1 Cabe s instituies financeiras manter os correntistas orientados sobre: I - a disciplina estabelecida para o uso do cheque; II - as prticas incompatveis com a disciplina adotada, bem como com as disposies legais e regulamentares sobre a matria; III - as prticas que podem caracterizar abuso do direito de impedir o curso normal dos cheques; e IV - as cominaes legais e regulamentares e as medidas cabveis, no caso de descumprimento da regulamentao e da disciplina estabelecida. 2 Com vistas adoo dos procedimentos de que trata este artigo, a instituio financeira deve: I - adequar seus sistemas de controle e de acompanhamento de contas de depsitos vista, objetivando monitorar comportamento incompatvel com a disciplina estabelecida; e II - adotar, nos casos considerados incompatveis com a disciplina estabelecida, as seguintes medidas: a) orientao; b) notificao formal; c) suspenso do fornecimento de folhas de cheques; ou d) encerramento da conta. Resoluo n 3.972, de 28 de abril de 2011.

Art. 2 As instituies financeiras devem incluir nos contratos de abertura e manuteno de contas de depsitos vista movimentveis por meio de cheques, entre outras, clusulas prevendo: I - as regras de natureza operacional para o fornecimento de folhas de cheques; II - a possibilidade de no fornecimento ou de interrupo do fornecimento de folhas de cheques; III - as cominaes legais e regulamentares e as medidas de que trata o art. 1; e IV - a gratuidade do fornecimento de at dez folhas de cheques por ms, desde que o correntista rena os requisitos necessrios utilizao de cheques, de acordo com a regulamentao em vigor e as condies pactuadas, nos termos do art. 2 da Resoluo n 3.919, de 25 de novembro de 2010. Pargrafo nico. As regras para o fornecimento de folhas de cheques ao correntista devem ser estabelecidas com base, entre outros, nos seguintes critrios: I - saldo suficiente para o pagamento de cheques; II - restries cadastrais; III - histrico de prticas e ocorrncias na utilizao de cheques; IV - estoque de folhas de cheque em poder do correntista; V - registro no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF); e VI - regularidade dos dados e dos documentos de identificao do correntista. Art. 3 As folhas de cheques fornecidas pelas instituies financeiras devem trazer impressas as seguintes informaes na rea destinada identificao do titular ou titulares de contas de depsitos vista: I - o nome do correntista e o respectivo nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ); II - o nmero, o rgo expedidor e a sigla da Unidade da Federao referentes ao documento de identidade constante do contrato de abertura e manuteno de conta de depsitos vista, no caso de pessoas naturais; III - a data de incio de relacionamento contratual do correntista com instituies financeiras, na forma estabelecida na Resoluo n 3.279, de 29 de abril de 2005, e regulamentao complementar; e

Resoluo n 3.972, de 28 de abril de 2011.

IV - a data de confeco da folha de cheque, no formato "Confeco: ms/ano", na parte inferior da rea destinada identificao da instituio financeira, no anverso do cheque. Pargrafo nico. Com relao ao disposto nos incisos I a III do caput, deve ser observado que: I - no caso de conta de titularidade de menor ou de incapaz, devem constar, no mnimo, os dados de identificao do responsvel que o represente ou assista; II - no caso de conta de titularidade de pessoa economicamente dependente, devem constar, no mnimo, os dados de identificao do responsvel; e III - no caso de conta conjunta, devem constar, no mnimo, os dados de identificao de dois titulares, intercalados pelos termos "e" ou "ou", conforme o caso, e a indicao da eventual existncia de outros titulares mediante a utilizao dos termos "e outros" ou "ou outros". Art. 4 permitida a prestao de servio de entrega de folhas de cheques em domiclio em favor de titulares de contas de depsitos vista, por meio de empresas de correio ou de malotes, ou de servio prprio da instituio financeira, mediante autorizao formal do correntista. 1 No caso de conta conjunta, o servio somente pode ser prestado mediante autorizao de todos os titulares da conta. 2 A instituio financeira deve disponibilizar as informaes, nos termos do art. 9, sobre as folhas de cheques transferidas ao servio de entregas e ainda no desbloqueadas pelo correntista. 3 Consideram-se desbloqueadas as folhas de cheques pelo correntista quando: I - houver comunicao formalizada por assinatura, admitido o emprego de transao ou comunicao eletrnica, mediante senha ou qualquer procedimento apto produo de prova para fins legais; ou II - for apresentado ao banco sacado, para pagamento, cheque emitido em folha ainda bloqueada, com assinatura autntica. Art. 5 As instituies financeiras devem exigir, para a efetivao de sustao ou revogao de cheque, solicitao formalizada pelo interessado, no cabendo julgamento sobre o mrito ou a relevncia do motivo apresentado, conforme dispem os arts. 35 e 36 da Lei n 7.357, de 2 de setembro de 1985, admitido o emprego de transao ou comunicao eletrnica, mediante senha ou qualquer procedimento apto produo de prova para fins legais. 1 No caso de solicitao de sustao ou revogao por motivo de furto, roubo ou extravio de cheque emitido pelo correntista, ou de folhas de cheque em branco, conforme o caso, deve ser apresentado pelo solicitante o respectivo boletim de ocorrncia policial. Resoluo n 3.972, de 28 de abril de 2011.

2 Devem ser aceitas solicitaes de sustao ou revogao em carter provisrio, mediante qualquer meio de comunicao, observado que referida solicitao deve ser confirmada, nas condies previstas neste artigo, at o encerramento do expediente ao pblico do segundo dia til seguinte ao do registro da solicitao, excludo o prprio dia da comunicao, sendo, em caso contrrio, considerada inexistente pela instituio financeira. 3 Os cheques devolvidos pelos motivos especficos relativos sustao ou revogao decorrente de furto, roubo ou extravio, efetivada nos termos do 1, no podero ser objeto de anulao da respectiva sustao ou revogao. Art. 6 A instituio financeira sacada obrigada a fornecer, mediante solicitao formal do interessado, as informaes adiante especificadas, conforme os casos indicados: I - nome completo e endereos residencial e comercial do emitente, no caso de cheque devolvido por: a) insuficincia de fundos; b) motivos que ensejam registro de ocorrncia no CCF; c) sustao ou revogao devidamente confirmada, no motivada por furto, roubo ou extravio; d) divergncia, insuficincia ou ausncia de assinatura; ou e) erro formal de preenchimento; II - alm das informaes estabelecidas no inciso I: a) cpia da solicitao formal de sustao ou revogao, ou reproduo impressa dos respectivos termos, na hiptese de ter sido solicitada e confirmada por meio de transao eletrnica, contendo a razo alegada pelo emitente ou pelo beneficirio, no caso de cheque devolvido por sustao ou revogao no motivada por furto, roubo ou extravio; e b) nome completo, endereos residencial e comercial, nmero do documento de identidade e nmero de inscrio no CPF, do emitente, no caso de cheque devolvido por qualquer dos casos includos no inciso I, emitido por titular de conta conjunta cujos dados de identificao no constem do cheque; III - declarao sobre a autenticidade ou no da assinatura do emitente, mediante exame equivalente ao que seria realizado em procedimento de pagamento de cheque apresentado ao caixa, em se tratando de cheque devolvido por sustao ou revogao motivada por furto, roubo ou extravio de folha de cheque em branco. Pargrafo nico. As informaes referidas neste artigo: I - devem ser prestadas em documento timbrado da instituio financeira, firmado por seu preposto; e Resoluo n 3.972, de 28 de abril de 2011.

II - somente podem ser fornecidas: a) ao beneficirio, caso esteja indicado no cheque, ou a mandatrio legalmente constitudo; ou b) ao portador, em se tratando de cheque em relao ao qual a legislao em vigor no exija a identificao do beneficirio e que no contenha a referida identificao. Art. 7 A incluso indevida de ocorrncia no CCF, bem como a consequente excluso, no pode gerar cobrana de quaisquer despesas ou tarifas do correntista. Art. 8 A instituio financeira acolhedora de depsitos em cheque deve fornecer, a pedido do emissor de cheque includo no CCF, mediante apresentao de cpia do cheque, o nome completo e endereos residencial e comercial do beneficirio-depositante. Pargrafo nico. O fornecimento dos dados de que trata o caput deve ser autorizado pelo beneficirio-depositante. Art. 9 As instituies financeiras mantenedoras de contas de depsitos vista devem disponibilizar informaes sobre as seguintes ocorrncias relativas a um determinado cheque: I - cheque sustado ou revogado; II - cheque objeto de sustao ou revogao em carter provisrio no expirada e ainda no confirmada; III - cheque enviado ao domiclio do correntista cujo desbloqueio no tenha sido realizado; IV - cheque cancelado pela instituio financeira sacada; V - cheque referente conta de depsitos vista objeto de bloqueio judicial total; VI - cheque furtado, roubado, extraviado ou destrudo durante o processo de compensao; VII - cheque referente conta de depsitos vista mantida em cooperativa de crdito cujo contrato com a instituio financeira prestadora do servio de compensao esteja encerrado, ocorrncia a ser registrada pela cooperativa de crdito; e VIII - cheque referente conta de depsitos vista encerrada. 1 A consulta s informaes de que trata o caput deve ser referente a um cheque especfico e estar disponvel ao interessado, com atualizao no prazo de um dia til aps a comunicao ou constatao da ocorrncia.

Resoluo n 3.972, de 28 de abril de 2011.

2 Considera-se interessado o emitente, o beneficirio nominado, o portador legitimado, o endossante, o endossatrio, o avalista ou qualquer pessoa que pretenda integrar, de qualquer modo, a relao cambial. Art. 10. Esta resoluo entra em vigor na data de sua publicao, ficando estabelecidos os seguintes prazos, contados a partir da referida data: I - seis meses, para os ajustes necessrios implementao do disposto no art. 3, inciso IV; II - doze meses: a) para a disponibilizao das informaes de que trata o art. 9; e b) para os ajustes dos instrumentos contratuais, relativos s contas de depsitos vista, s disposies desta resoluo. Art. 11. Ficam revogados o art. 25 do Regulamento anexo Resoluo n 1.631, de 24 de agosto de 1989, com a redao dada pela Resoluo n 1.682, de 31 de janeiro de 1990, a Resoluo n 2.537, de 26 de agosto de 1998, e os arts. 3 e 4 da Resoluo n 2.747, de 28 de junho de 2000. Braslia, 28 de abril de 2011.

Alexandre Antonio Tombini Presidente Este texto no substitui o publicado no DOU e no Sisbacen.

Resoluo n 3.972, de 28 de abril de 2011.

Vous aimerez peut-être aussi