Vous êtes sur la page 1sur 9

Avaliao ergonmica do ambiente de...

907

AVALIAO ERGONMICA DO AMBIENTE DE TRABALHO EM MARCENARIAS NO SUL DO ESPRITO SANTO 1


Nilton Cesar Fiedler2, Pompeu Paes Guimares3, Rafael Tonetto Alves3 e Fernando Bonelli Wanderley3
RESUMO Esta pesquisa foi realizada em marcenarias do Sul do Esprito Santo, com o objetivo de avaliar os fatores do ambiente de trabalho. A coleta de dados foi feita de agosto de 2006 a julho de 2007, em trs marcenarias, analisando-se as condies de clima, nveis de rudo, iluminncia, vibrao, gases, fuligens e poeira. Foi aplicado um questionrio semiestruturado para avaliar as condies humanas e de sade do trabalhador, a segurana e as condies gerais de trabalho. Os resultados indicaram que o ndice de Bulbo mido e Termmetro de Globo (IBUTG) estavam de acordo com a Norma Regulamentadora n 15 (atividade moderada), com o mnimo de 25,45 C s 8 h e o mximo de 26,92 C s 10 h. Os maiores nveis de rudo foram encontrados no traador (94,79 dB(A)), na tupia (88,9 dB(A)), na serra circular (88,66 dB(A)), na desempenadeira (88,35 dB(A)) e na desengrossadeira (88,01dB(A)). A iluminncia no estava de acordo com os mnimos necessrios estabelecidos pela NBR 5413/92, com nveis variando de 304,41 a 1.301,19 lux. Atravs dos questionrios, foi unnime o descontentamento dos marceneiros quanto aos riscos a que esto expostos. Palavras-chave: Ambiente de trabalho, Clima, Rudo e iluminncia.

ERGONOMIC ANALYSIS IN JOINERY WORKPLACES IN THE SOUTH OF ESPRITO SANTO


ABSTRACT This research was carried out in joineries in the South of Esprito Santo to evaluate workplace conditions. Data was colleted in three different joineries from August of 2006 to July of 2007, analyzing climate, noise level, light conditions, vibration, gases, soot and dust at the workplace. A questionnaire was given to evaluate workers health conditions, safety and general conditions at work. The results showed that the Index of Humid Bulb and Globe Thermometer (IBUTG) was in accordance with NR 15, with a minimum of 25.45C at 08:00 a.m. and a maximum of 26.92C at 10:00 a.m. The highest noise levels were found for the cutter (94.79 dB(A)), shaper (88.9 dB(A)), buzz saw (88.66 dB(A)), smoother (88.35 dB(A)) and planer (88.01dB(A)). Light conditions were not in accordance with NBR 5413/92, with levels varying from 304.41 to 1301.19 Lux. Through the questionnaire, it was proven that the joinery workers were dissatisfied with the risks which they are exposed to. Key words: Workplace, Climate, Noise and light conditions.

1. INTRODUO
O ambiente de trabalho composto por um conjunto de fatores interdependentes, que atuam direta ou indiretamente na qualidade de vida dos trabalhadores e nos resultados do prprio trabalho. Segundo Iida (2005), grande fonte de tenso no trabalho so as condies ambientais desfavorveis, como excesso de calor, rudos e vibraes. Esses fatores, segundo Fiedler et al. (2006), causam desconforto, aumentam

o risco de acidentes e podem provocar danos considerveis sade. A temperatura e umidade ambiental influem diretamente no desempenho do trabalho humano. O desconforto extremo acaba diminuindo muito o rendimento e aumentando a fadiga, o que leva, muitas vezes, o trabalhador ao estresse. Normalmente, os marceneiros executam sua atividade em ambientes inadequados, expostos a elevados nveis de rudo e vibrao, iluminao deficiente e mal distribuda,

1 2

Recebido em 22.08.2007 e aceito para publicao em 02.03.2010. Universidade Federal do Esprito Santo, UFES, Brasil. E-mail: <fiedler@pesquisador.cnpq.br>. 3 Mestrado em andamento pela Universidade Federal do Esprito Santo, UFES, Brasil. E-mail: <pompeupaes@yahoo.com.br>, <rafatonetto@gmail.com> e <fernandobwef@gmail.com>.

Revista rvore, Viosa-MG, v.34, n.5, p.907-915, 2010

908
condies climticas desfavorveis (temperatura, umidade relativa, direo e intensidade do vento) e elevados nveis de gases de exausto, fuligens e poeiras. Esses fatores influenciam, de forma direta, no desempenho, segurana e sade dos trabalhadores O clima desfavorvel provoca indisposio e fadiga, extenuaes fsicas e nervosas, diminuio do rendimento, aumento dos erros e risco de acidentes, alm de expor organismos a doenas. A exposio dos operadores sem a devida proteo a gases, poeiras e fuligens dificulta a visibilidade e provoca o ressecamento das vias respiratrias, facilitando, assim, o aparecimento de doenas. O rudo excessivo pode causar diminuio ou perda da capacidade auditiva quando o tempo de exposio for muito longo. A legislao brasileira NR 15-Anexo 1 (Segurana e Medicina do Trabalho, 2006) especificou um tempo de exposio mximo permitido para cada nvel de rudo. Alm disso, os nveis de rudo so aditivos, ou seja, duas mquinas juntas podem produzir um som mais alto do que cada mquina trabalhando isoladamente. A iluminao eficiente no ambiente de trabalho essencial para evitar problemas de fadiga visual, incidncia de erros, queda do rendimento e ocorrncia de acidentes. Segundo Iida (2005), a luz primordial no local de trabalho, no bastando intensidade adequada, mas tambm contraste luminoso ajustado, com ausncia de brilho que ofusque. O objetivo desta pesquisa foi analisar a exposio dos trabalhadores de marcenarias no Sul do Esprito Santo aos fatores ambientais clima, nveis de rudos, vibrao, iluminao, gases, poeira e fuligem e, dessa forma, fornecer subsdios para uma organizao ou reorganizao ergonmica do trabalho, visando melhoria da qualidade do trabalho.

FIEDLER, N.C. et. al.

caracterizada por uma topografia muito acidentada, com variaes considerveis de altitude e reduzidas reas planas.

2.2. Perfil das empresas


A caracterizao das trs empresas foi realizada a partir da aplicao de um questionrio, em forma de entrevista diretamente com os proprietrios. Esse questionrio objetivou avaliar as peculiaridades de cada empresa. As questes abordadas abrangeram a classificao das empresas em relao ao nmero de funcionrios, as principais mquinas envolvidas no processo produtivo da fabricao de mveis e sua sequncia lgica de produo.

2.3. Perfil dos trabalhadores


O perfil dos trabalhadores foi caracterizado atravs de um questionrio semiestruturado, aplicado em forma de entrevista individual no prprio local de trabalho com todos os marceneiros (23 pessoas). As entrevistas permitiram conhecer os fatores humanos do trabalhador (tempo na empresa, tempo na funo, idade, estatura, peso e escolaridade), as condies gerais de trabalho (atividades dirias extras, adicionais de produtividade, atividades extras no fim de semana, os tipos de pausas do trabalho, as preferncias e o ndice de faltas mensais), as condies de sade (problemas de sade originados do trabalho, afastamentos por motivo de doenas, as horas de sono dirias e a incidncia de cansao ao iniciar a jornada de trabalho) e o treinamento, bem como a segurana no trabalho (uso de EPIs, acidentes ocorridos e a parte do corpo atingida, inexistncia de acidentes devido proteo pelos EPIs e operao ou situao de maior perigo).

2. MATERIAL E MTODOS 2.1. Regio de estudo


O estudo foi desenvolvido em duas marcenarias no Municpio de Jernimo Monteiro e em uma no Municpio de Alegre, no perodo de agosto de 2006 a julho de 2007. As empresas foram selecionadas por apresentarem fluxo contnuo de produo. Segundo Mendona et al. (2006), o clima da regio enquadra-se no tipo Cwa (clima de inverno seco e vero chuvoso), de acordo com a classificao de Kppen. A regio

2.4. Postos de trabalho avaliados nas marcenarias


As avaliaes nos postos de trabalho foram realizadas em trs empresas, tendo sido analisadas oito mquinas comuns a todas as empresas e por serem as principais mquinas envolvidas no processo de produo, que so a serra circular, a tupia, a desempenadeira, a desengrossadeira, a furadeira horizontal, a lixadeira de cinta, a serra fita e o traador. A Tabela 1 refere-se descrio tcnica das mquinas avaliadas, e a Figura 1 mostra um desenho ilustrativo das mquinas.

Revista rvore, Viosa-MG, v.34, n.5, p.907-915, 2010

Avaliao ergonmica do ambiente de...

909

Tabela 1 Descrio tcnica das mquinas avaliadas. Table 1 Technical description of the analyzed machines.
Mquinas Serra Circular Tupia Descrio Utilizada para serrar madeira ou derivados em cortes retos, por meio de uma serra circular dentada acoplada em uma mesa de corpo fixo. Utilizada para fazer molduras, rebaixamentos, ranhuras, perfis e canais. Composta por uma base de ferro na qual se apia um tampo, no centro do qual se encontra um eixo onde se prende as ferramentas de corte, as quais giram em alta velocidade (4000 a 8000rpm) Utilizada para nivelar a superfcie da pea Visa dimensionar a espessura das peas. Utilizada tambm para aplainar superfcies, tornandoas uniformes. constituda por navalhas e dois rolos de alimentao, que funcionam automaticamente. Ao nvel da mesa esto dispostos outros dois rolos lisos que servem para o desliza da madeira Utilizada para fazer furos e cavas, em peas de madeira, e encaixes de espigas ou cavilhas. Acabamentos de superfcies planas ou curvas. Elimina imperfeies e asperezas para que a pea possa receber o acabamento final. Compe-se de duas colunas ligadas entre si por uma cinta de lixa, entre as quais existe uma mesa fixa onde apoiada a pea de madeira. Possui uma versatilidade de trabalho muito grande, podendo realizar quaisquer tipos de cortes retos ou irregulares, tais como, crculos, ondulaes, etc. Tambm podemos utiliz-la para o corte de materiais muito espessos, difceis de serem cortados na serra circular. Utilizada para destopar e esquadrilhar madeira.

Desempenadeira Desengrossadeira

Furadeira Horizontal Lixadeira

Serra Fita

Traador

n>

t2 * s2 e2

em que:
A B C D

n = nmero de amostras ou pessoas necessrias; t = valor tabelado a 5% de probabilidade (distribuio t, de Student); s = desvio-padro da amostra; e e = erro admissvel a 5%.

Uma amostragem-piloto foi realizada para determinar o nmero mnimo de amostras em cada fase de estudo para um porcentual de erro de 5% em torno da mdia.

Figura 1 Mquinas utilizadas no ciclo de trabalho nas marcenarias (A: serra circular; B: tupia; C: desempenadeira; D: desengrossadeira; E: furadeira horizontal; F: lixadeira; G: serra de fita; e H: traador). Figure 1 Machines used in works cycle in joineries (A: Buzz saw, B: shaper, C: smoother, D: planer, E: horizontal wimble, F: sander, G: tape saw, and H: cutter).

2.6. Caracterizao do ambiente de trabalho


O ambiente de trabalho foi caracterizado a partir de medies de clima, nveis de rudo, iluminncia, vibrao e gases, poeiras e fuligens.

2.6.1. Condies climticas


As condies climticas do ambiente de trabalho foram avaliadas com o uso de um termmetro digital de ndice de Bulbo mido Termmetro de Globo (IBUTG), da marca Metrosonics, modelo HS - 3600. As leituras foram feitas de hora em hora, durante a jornada de trabalho em cada empresa, sendo a primeira leitura feita s 8 h e a ltima s 17 h.

2.5. Populao e amostragem


O tamanho de amostras de trabalhadores e o nmero mnimo de repeties utilizados em cada fase deste estudo foram estabelecidos com o uso da seguinte frmula, proposta por Conaw (1977):

Revista rvore, Viosa-MG, v.34, n.5, p.907-915, 2010

910
2.6.2. Nveis de rudo
O rudo foi medido com o uso de um decibelmetro digital de marca Instrutherm, modelo DEC 460, com sensor posicionado prximo ao nvel do ouvido do trabalhador enquanto operava a mquina, conforme a Norma NR15 (SEGURANA e MEDICINA DO TRABALHO, 2006). Visando estabelecer o nmero mnimo de amostras necessrias, os dados foram coletados em intervalos de 20 em 20 seg durante toda a realizao da atividade especfica em cada mquina, sendo os valores (dB(A)) lidos e anotados para posteriormente ser feita uma mdia do nvel de rudo no ambiente de trabalho da respectiva mquina.

FIEDLER, N.C. et. al.

produtivo. Todas as empresas utilizavam cavaletes para organizar e empilhar as tbuas e facilitar a trabalhabilidade e manuseio da madeira. A sequncia de trabalho na fabricao de mveis era basicamente usando traador, serra circular, desempenadeira, desengrossadeira, serra-fita, tupia, furadeira horizontal e lixadeira.

3.2. Perfil dos trabalhadores


Todos os trabalhadores consideraram os trabalhos realizados nas marcenarias como perigosos e de elevados riscos. O tempo de trabalho dos funcionrios nas empresas variou de 6 a 20 anos, sendo em mdia 8,4 anos. Do total de trabalhadores, 66% possuam o ensino fundamental incompleto e o restante, ensino mdio completo. Os trabalhadores mostraram gostar da profisso (45%), sendo esse o principal motivo que os levaram a exerc-la, seguido de nica funo que sabem executar (18%), melhor salrio (18%), trabalho mais fcil (9%) e falta de oportunidade (9%). A jornada de trabalho diria era de 9 h, de segunda a sexta-feira, em todas as marcenarias visitadas. As pausas em todas as marcenarias no so programadas, sendo feitas a gosto do trabalhador, e as nicas pausas na hora do almoo (das 11 s 12 h) e s 15 h eram quando eles paravam para o caf durante aproximadamente 15 min. Muitos trabalhadores relataram ter algum problema de sade advindo da sua atividade (60%). Os problemas mais citados foram dificuldades de enxergar fora do ambiente de trabalho, devido ao excesso ou falta de luz no ambiente e grande quantidade de poeira. Outros problemas tambm citados foram dores auditivas e problemas respiratrios. As partes do corpo mais atingidas por dores eram os braos, mos, coluna, joelhos e pernas. A mdia diria de sono foi de sete horas. A grande maioria (83%) afirmou que o perodo de repouso era suficiente para o descanso. No entanto, o recomendado por pesquisadores da rea de sade de no mnimo 8 h de sono (IIDA, 2005). A maioria das empresas no possua locais apropriados para as refeies, por isso estas eram consumidas no prprio local de trabalho. Assim, no estavam devidamente limpos. O consumo dirio de gua durante a jornada de trabalho foi de 3,5 L para 50% dos trabalhadores e de 2 L para os demais. Todos os trabalhadores consideram importante o treinamento para exercer sua profisso. No entanto, apenas 50% deles receberam treinamento, sendo todos

2.6.3. Iluminncia
A iluminncia foi medida com um luxmetro digital porttil de marca TES, modelo TES1332A, sendo as leituras feitas sistematicamente a cada 15 min, segundo a NBR 5413/92, na altura da bancada onde cada mquina era manuseada e utilizando a metodologia proposta por Venturoli (2002).

2.6.4. Vibrao, gases, poeiras e fuligens


As avaliaes de vibrao, gases, poeiras e fuligens foram feitas de forma qualitativa, por meio de entrevista individual aos operadores.

2.7. Procedimento estatstico


Os resultados obtidos dos nveis de rudo e iluminncia foram submetidos a uma anlise de varincia no delineamento inteiramente casualizado. As mdias das mquinas foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade, quando essas apresentaram diferenas estatsticas significativas.

3. RESULTADOS E DISCUSSES 3.1. Perfil das empresas


As trs marcenarias avaliadas possuam trabalhadores com idades variando entre 23 e 55 anos. As empresas analisadas se enquadraram como pequenas e microempresas possuindo menos de 20 funcionrios por empresa. Quanto matria-prima, essas organizaes utilizavam madeira macia de espcies diversas e MDF (mdium density fiberboard). Todas as empresas trabalhavam sob a forma de encomenda. O transporte de madeiras dentro da marcenaria era feito manualmente pelos prprios trabalhadores durante o processo

Revista rvore, Viosa-MG, v.34, n.5, p.907-915, 2010

Avaliao ergonmica do ambiente de...

911
mais perigosa (83%) e a que causa maior medo na sua operao (66%), seguida de desempenadeira (17%) e serra circular (17%).

durante o tempo de permanncia na empresa. Foi de consenso a vontade de receber mais instrues e aperfeioamentos e, por no terem conhecimento de instituies que prestem esse servio, no se atualizam. O uso de EPIs foi considerado importante pelos trabalhadores (100%). No entanto, 67% das empresas disponibilizavam EPIs, mas nenhuma exigia seu uso. A totalidade dos operadores indicou o protetor auricular e os culos como importantes e renunciaram a luva e a mscara por causarem desconfortos. Os acidentes j vitimaram 66% dos trabalhadores nas empresas. Os dedos foram as regies do corpo mais afetadas, sendo tupia, serra circular e desempenadeira, as mquinas em que houve os acidentes. O tempo de recuperao das vtimas destes variou de acordo com a gravidade do acidente, sendo relatado de quatro dias a dois meses de recuperao. A Figura 2 mostra os principais motivos que levaram aos acidentes, segundo os operadores. Os maiores percentuais de respostas quanto aos motivos que levaram aos acidentes foram o descuido por parte do operador durante a execuo do trabalho (27%), falta de EPIs (27%) e exigncia para maior produo (19%). A tupia foi considerada unanimemente a mquina
9%

3.3. Amostragem estatstica


O nmero mnimo de amostras de nveis de rudo (dB(A)) necessrio para melhor intensidade amostral foi calculado em cada mquina analisada e apresenta-se no Tabela 2. Em relao iluminncia e s condies ambientais (IBUTG), no se calculou um nmero mnimo de amostras devido ocorrncia de uma variao brusca nas reas onde as mquinas estavam dispostas e at mesmo sujeitas incidncia direta do sol.

3.4. Condies climticas


A Figura 3 mostra os resultados do IBUTG mdio nas marcenarias, com incio s 8 h e trmino s 17 h. A mdia do IBUTG encontrada foi de 26,38 C. Segundo a NR 15 (SEGURANA e MEDICINA DO TRABALHO, 2006), essa condio climtica perfeitamente tolerada pelo organismo humano para a realizao das tarefas de fabricao de mveis, para esse tipo de atividade considerada moderada, permitindo um trabalho contnuo para uma jornada de 8 h de trabalho dirias.
27,5 26,92 26,62 26,5 26 25,5 25 24,5 08:00 09:00 10:00 11:00 12:00 13:00 14:00 15:00 16:00 17:00 25,45 26,00 26,57

Medidas em C

9% 9%

27%

27

26,70 26,37

26,57 26,17 26,10

19% 27%

Descuido durante a execuo do trabalho Falta de EPI's Presso para produo Excessos de resduos no local de trabalho Problemas de funcionamento das mquinas Falta de ferramentas adequadas

Horrios

Figura 2 Motivos principais dos acidentes. Figure 2 Principal motives of acidents.

Figura 3 IBUTG mdio durante a jornada de trabalho. Figure 3 Average IBUTG during working hours.

Tabela 2 Nmero mnimo de repeties segundo a amostragem estatstica dos nveis de rudo dB(A). Table 2 Minimum number of repetitions according to statistical sampling for the noise level dB(A).
Serra de destopo Serra circular Desempenadeira Desengrossadeira Serra de fita Tupia Lixadeira de cinta Furadeira horizontal Respigadeira Ttab 2,021 1,960 1,960 1,960 2,042 1,980 1,960 2,000 2,042 Desvio padro 3,608 5,689 3,132 4,232 6,508 4,833 2,720 2,769 5,110 Mdia (dB(A)) 94,790 88,713 88,354 87,427 80,068 88,900 85,825 81,104 88,438 n coletado 42,000 520,000 614,000 327,000 31,000 129,000 691,000 53,000 34,000 n min 2,367 6,319 1,931 3,600 11,020 4,636 1,544 1,865 5,567

Obs.: Ttab t tabelado segundo a tabela de Student; n coletado nmero de amostras coletadas; e n min nmero mnimo de amostras necessrias. Obs.: Ttab t tabelado segundo a tabela de Student; n coletado nmero de amostras coletadas; e n min nmero mnimo de amostras necessrias.

Revista rvore, Viosa-MG, v.34, n.5, p.907-915, 2010

912
3.5. Nveis de rudo
Segundo a NR 15 para 8 h de trabalhos dirios sem a utilizao de protetor auricular, permitido um mximo de exposio de 85 dB(A). A cada 5 dB(A) a mais de exposio diria sua jornada de trabalho deve ser reduzida metade. A Tabela 3 mostra o resultado das anlises dos nveis mdios de rudo nas diferentes mquinas. Pela Tabela 3, verifica-se que o operador fica submetido a um nvel geral mdio de rudo de 87,02 dB(A). De acordo com a legislao brasileira, esse operador pode ficar exposto a esses nveis no mximo 6 h e 23 min. A mquina de maior rudo produzido foi o traador, com 94,79 dB(A), podendo suportar esse nvel de rudo por 2 h e 5 min. A serra-fita e a furadeira horizontal foram as mquinas que se enquadraram dentro do limite permitido pela legislao brasileira, que de 85 dB(A) para uma jornada de trabalho de 8 h dirias. Os rudos intensos tendem a prejudicar a concentrao mental e certas tarefas que exigem ateno ou velocidade e preciso de movimentos. Os nveis mdios de rudo encontrados so mostrados na Figura 4. Os resultados da anlise de varincia para o delineamento inteiramente casualizado do nvel de rudo so apresentados na Tabela 4. Foram verificadas diferenas significativas no nvel de 5% de significncia entre as mquinas, realizando o teste de Tukey a 5% de significncia.
Tabela 3 Atividades da jornada de trabalho com nvel mdio de rudo produzido por mquina e mxima exposio diria permitida. Table 3 Activities of the working hours with the average level of noise produced per machine and maximum daily exposition allowed.
Mquina Traador Tupia Serra circular Desenpenadeira Desengrossadeira Lixadeira Furadeira Serra fita Nvel de Rudo dB(A) 94,79 88,9 88,66 88,35 88,01 86,28 81,10 80,06 Mxima Exposio Diria Permitida 2h 5min 4h 52min 5h 4min 5h 19min 5h 35min 6h 58min 8h 8h
dB (A)

FIEDLER, N.C. et. al.

100 95 90 85 80 75 70

94,79 88,90 88,66 88,35 88,01 86,28 81,10 81,06

de ira

ra

ra

i ra de Fu ra Se

Tu pi a

ul a

ad

Ci rc

sa d

xa d

Tr

rra

pe

Figura 4 Nveis mdios de rudo nas marcenarias durante a jornada de trabalho. Figure 4 Average joinery noise level during working hours. Tabela 4 Resultados da anlise de varincia de rudo. Table 4 Results of the analysis of variance for the noise levels.
FV Mquina Resduo Total GL 7 2400 2407 SQ 8561,40 39047,22 47608,63 QM 1223,05 16,26 F 75,17*

* Significativo a 5%. * Significant at 5%.

Os resultados do teste de Tukey nos nveis de rudo nas empresas so apresentados na Tabela 5, que mostra que os nveis de rudo no diferiram estatisticamente, como o caso da tupia, serra circular, desempenadeira, desengrossadeira, furadeira e serrafita. J o traador e a lixadeira diferiram estatisticamente das demais mquinas. A mquina que apresentou o maior nvel de rudo foi o traador, enquanto os menores nveis de rudo foram demonstrados pela furadeira e serra-fita. Segundo
Tabela 5 Resultados do teste de comparaes de mdias de Tukey dos nveis de rudo gerados pelas mquinas nas empresas estudadas. Table 5 Results of the comparisons of averages Tukey test for the levels of noise generated for the machines in the studied companies.
Mquina Traador Tupia Serra circular Desenpenadeira Desengrossadeira Lixadeira Furadeira Serra fita Mdia dB(A) 94,79 88,90 88,66 88,35 88,01 86,28 81,10 80,06 a b b b b c d d

Revista rvore, Viosa-MG, v.34, n.5, p.907-915, 2010

es en gr

Se

es

em

Mquinas

os

Li

r ra

na

Fi ta

or

ei

ei

Avaliao ergonmica do ambiente de...

913
oscilaes de luminosidade no mesmo ambiente de trabalho e, ou, ocorrncia de sombras na superfcie de trabalho, exigindo maior esforo visual do operador. Esse fato leva a uma baixa qualidade de trabalho, baixa produtividade, esforo visual, fadiga e propicia acidentes, j que os olhos humanos precisam de um tempo de recuperao e adaptao ao passarem de um ambiente mais escuro para um mais claro ou vice-versa. Os resultados da anlise de varincia para o delineamento inteiramente casualizado dos nveis de iluminncia so apresentados na Tabela 7. Foram verificadas diferenas significativas no nvel de 5% de probabilidade entre as mquinas, realizando o teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os resultados do teste de Tukey dos nveis de iluminncia nas empresas so apresentados na Tabela 8. O teste de comparaes de mdias serviu para mostrar diferenas estatsticas entre as mquinas e verificar, tambm, que os nveis de iluminncia podem no diferir estatisticamente, como o caso da serra circular e desengrossadeira; desengrossadeira e traador; traador e furadeira; e furadeira, serra-fita, desempenadeira, lixadeira e tupia.
Tabela 7 Resultados da anlise de varincia dos nveis de iluminncia. Table 7 Analysis of variance Results for the illumination levels.
FV Mquina Resduo Total GL 7 1655 1662 SQ 245735033,9 1795117929 2040852963 QM 35105004,84 1084663,401 FCAL 32,36*

Vieira (1997), a maneira mais frequente de solucionar esse problema a conscientizao da necessidade do uso de protetores auriculares e do fornecimento pelos proprietrios de modelo adequado.

3.6. Iluminncia
De acordo com a NBR 5413/92 (iluminao geral para reas de trabalho onde exige tarefa com requisitos visuais limitados), em trabalho bruto de maquinarias e auditrio, a iluminncia mnima recomendada deve ser de 500 lux (VENTUROLI, 2002). A iluminncia mdia encontrada nas empresas foi de 793,66 lux, estando dentro dos limites mnimos recomendados. Segundo Palmer (1976), existem dois fatores importantes na iluminao que so a luz suficiente no posto de trabalho e a eliminao completa de qualquer brilho que provoque ofuscamento. No controle da iluminao deve ser levada em considerao a necessidade de evitar a distrao visual, a fadiga e o desconforto de viso (IIDA e WIERZZBICKI, 1978). A Tabela 6 indica a iluminncia mdia encontrada em cada uma das mquinas pesquisadas nas marcenarias. A tupia (304,41 lux), a lixadeira (405,49 lux) e a desempenadeira (440,81 lux) apresentaram mdias abaixo do limite recomendado. Essas mquinas estavam localizadas no centro dos galpes, fato preocupante, pois esto ligadas a acabamentos finais e demandam alta preciso de movimentos. Uma quantidade de luz abaixo do necessrio induz a fadiga visual e provoca esforo excessivo para visualizao das peas. interessante ressaltar tambm que a tupia foi classificada pelos operadores como a mquina mais perigosa (83%) e a que causa maior medo (66%). O fato de ocorrerem variaes muito altas entre as iluminaes dentro do galpo de mquinas muito preocupante, pois evidencia
Tabela 6 Iluminncia mdia por mquina da serraria. Table 6 Average Light for joinery machinery.
Mquina Serra Circular Desengrossadeira Traador Furadeira Serra fita Desempenadeira Lixadeira Tupia Mdia Lux 1301,19 1267,72 933,34 615,24 507,69 440,81 405,49 304,41

* Significativo a 5%. * Significant at 5%. Tabela 8 Resultados do teste de comparaes de mdias de Tukey dos nveis de iluminncia. Table 8 Results of the comparison of averages Tukey test for illumination levels.
Mquina Serra Circular Desengrossadeira Traador Furadeira Serra fita Desempenadeira Lixadeira Tupia Mdia Lux 1301,197 1267,728 933,3497 615,2492 507,6911 440,8196 405,4911 304,4185 a a b b

c c

d d d d d

Revista rvore, Viosa-MG, v.34, n.5, p.907-915, 2010

914
As mquinas que apresentaram as maiores mdias dos nveis de iluminncia foram serra circular e desengrossadeira, e as menores foram furadeira, serra-fita, desempenadeira, lixadeira e tupia. Segundo Fiedler (1998), o importante que a iluminao seja distribuda de forma uniforme, geral e difusa, evitando ofuscamento, reflexos incmodos, sombras e contrastes excessivos.

FIEDLER, N.C. et. al.

A iluminao mostrou-se deficiente na tupia (304,41 lux), lixadeira (405,49 lux) e desempenadeira (440,81 lux). H necessidade de introduo de mais aberturas laterais para privilegiar a iluminao natural ou instalao de lmpadas direcionadas para essas mquinas, uma vez que, pela sequncia do processo produtivo de mveis, essas mquinas se encontram num mesmo ambiente.

3.7. Vibrao, gases, poeiras e fuligens


A vibrao, gases, poeiras e fuligens foram analisadas qualitativamente por meio de questionrios semiestruturados aplicados de forma individual. Quando questionados se existe alguma vibrao decorrente do uso de alguma mquina ou ferramentas, 64% afirmaram que sim, 47% consideraram excessivas e ainda citaram a tupia, a serra circular, a desengrossadeira e a desempenadeira como as mquinas que geram maiores vibraes. De todos os entrevistados, 32% indicaram que o local de trabalho no mantido livre de serragem, sujeiras e resduos em geral. Essa situao atrapalha o caminhamento dentro do galpo de produo, transporte manual de tbuas e ripas e operao de mquinas. Todos apontaram tambm a presena de poeira no ambiente de trabalho (63% consideraram excessivas e 16% sentiam-se incomodados com a poeira por causar problemas respiratrios). Esses problemas so agravados pela pouca ventilao e presena de odores fortes (67% dos trabalhadores).

5. AGRADECIMENTOS
Universidade Federal do Esprito Santo, pela oportunidade e estrutura fsica; ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq), pelo auxlio financeiro e pelas bolsas; Petrobrs, pela concesso de bolsas de iniciao cientfica; s empresas que permitiram o desenvolvimento do projeto, por autorizarem a coleta de dados em suas instalaes; a Isabela B. B. A. de Arajo e Rmulo Mora, pelos auxlios prestados durante o projeto.

6. REFERNCIAS
CONAW, P. L. Estatstica. So Paulo: Edgard Blucher, 1977. 264p. FIEDLER, N. C. et al. Avaliao da carga fsica de trabalho exigida em operaes de colheita florestal. Revista rvore, v.22, p.535-543, 1998. FIEDLER, N. C.; RODRIGUES, T. O.; MEDEIROS, M. B. Avaliao das condies de trabalho, treinamento, sade e segurana de brigadistas de combate a incndios florestais em unidades de conservao do DF. Revista rvore, v.30, n.1, p.55-63, 2006. IIDA, I. Ergonomia: projeto e produo. 2.ed. So Paulo: Edgard Blucher, 2005. 360p. IIDA, I.;WIERZZBICKI, H. A. J. Ergonomia; notas de aula. So Paulo: EPUSP, 1978. 292p. MENDONA, G. S. et al. Proposta para construo de aceiro no Horto Florestal em Alegre ES. In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAO CIENTFICA, 10.; ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PS-GRADUAO, 6., 2006, So Jos dos Campos. Anais... So Jos dos Campos: Universidade do Vale do Paraba, 2006. 1074p. PALMER, C. F. Ergonomia. Rio de janeiro: FGV, 1976. 207p.

4. CONCLUSES
O tempo de trabalho dos funcionrios nas empresas variou de 6 a 20 anos, sendo em mdia 8,4 anos. Pelos critrios de avaliao foi unnime o descontentamento dos marceneiros quanto aos riscos a que esto expostos, existncia de vibrao contnua nas mquinas e presena de poeira no local de trabalho. Quanto ao clima no local de trabalho, o valor de IBUTG mdio foi de 26,38 C, sendo perfeitamente tolerado por um trabalhador durante as 8 h de jornada de trabalho para essa atividade moderada, segundo a NR 15. Todas as mquinas, exceto serra-fita e furadeira, apresentaram nveis de rudos acima do permitido pela legislao brasileira, que de 85 dB(A). A mquina de maior rudo produzido foi o traador com 94,79 dB(A), permitindo uma exposio diria de apenas 2 h e 5 min.

Revista rvore, Viosa-MG, v.34, n.5, p.907-915, 2010

Avaliao ergonmica do ambiente de...

915
VIEIRA, S.D.G. Anlise ergonmica do trabalho em uma empresa de fabricao de mveis tubulares. Estudo de casos. 1997. 56f. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 1997.

SEGURANA E MEDICINA DO TRABALHO. 56.ed. So Paulo: Atlas, 2006. 771p. (Manuais de Legislao Atlas, 16). VENTUROLI, F. Anlise ergonmica do ambiente de trabalho em marcenarias do Distrito Federal. 2002. 55f. Dissertao (Mestrado) Universidade de Braslia, Braslia, 2002.

Revista rvore, Viosa-MG, v.34, n.5, p.907-915, 2010

Vous aimerez peut-être aussi