Vous êtes sur la page 1sur 10

Casa dos 12 Horrores

Herana

Casa dos 12 horrores

Herana

Captulo 1
1922

Finalmente algo parecia estar ganhando algum intuito em sua vida. Estava se retirando da empresa com louvores e ganhara uma bonificao to absurdamente alta que se sentia o homem mais rico da cidade. Foi um dos scios-fundadores da empresa Jngers, e fecharam um negcio bilionrio graas a ele que, aps retirar sua gorda comisso, estava em estado euforia. Depois dessas novidades, recebeu ainda um telefonema de seu advogado dizendo que seu primo Henry morrera h algumas semanas e requisitara um pedido expresso para que ficasse com uma poro de terras que ele ganhara no Brasil. Henry desconfiava da fidelidade de sua esposa, e suspeitava-se que ela o havia envenenado aps saber que ele fizera os arranjos necessrios para que ela no herdasse vintm algum dele. Apesar do luto que sentiu por Henry, no podia negar que eram tempos difceis, e aquela terra viria bem a calhar. Ao chegar sua casa, Aurel Eckhart encontrou sua esposa segurando seu filho de trs anos no colo e ensinando-o a ler. Que mulher fantasticamente linda era aquela? Fechou a porta com o mais absoluto silncio, depositou o casaco e o chapu no cabideiro e tirou cuidadosamente os sapatos, pondo-os de lado. Com as meias para abafar o som dos passos, aproximou-se sorrateiramente de sua esposa. Brunhilde1 Eckhart, um nome curioso mesmo para sua origem germnica, sentiu logo o cheiro do marido: uma mistura peculiar de perfume francs e tabaco. O homem era dado ao fumo e s usava perfumes por capricho seu, pois caso contrrio andaria mesmo com seu cheiro prprio. - Est feliz hoje, no? Sem sequer haver olhado ela percebera sua aproximao. Estava sentada numa cadeira de balano de frente para a janela panormica da sala de estar. Ouviu um alto som de exasperao e o marido bufou. - Como voc sempre sabe que estou chegando? - O corao sempre bate mais forte, no importa se te vi ou no, eu te senti. Levantando-se, ps Cord ao cho e correu para aproveitar o seu marido. Noivaram jovens: ele com 24 anos, ela com 20. A princpio, verdade, Brunhilde casou-se por um arranjo do pai, que queria v-la casada com um promissor empresrio Aurel Eckhart e ter um futuro de abundncia. Seus primeiros encontros no foram dos mais romnticos, mas ela por fim viu nele uma beleza nica que a arrebatou de vez. Amavam-se, sem dvidas.

L-se br-ilde.

|
Danilo Campos

Casa dos 12 horrores

Herana

- Ento me amar ainda mais quando souber que j arranjei minha partida da empresa. Continuarei recebendo algum quinho vez ou outra, mas fiz um bom acordo com Hnrich. Agora poderemos ir para a casa que sempre sonhamos. - Oh, querido, que notcia maravilhosa! Jogou-se em seus braos e ele a rodou por instantes. Eles haviam brigado no dia anterior graas a uma estupidez: Estava tarde e Cord no queria dormir. A me achou melhor lev-lo cama e ficar com ele at que atingisse o sono. Aurel preferia deixar o menino para dormir s, pois gostaria de aproveitar seus mritos matrimoniais. Discutiram. No dia seguinte, ele voltou de bom humor pelo sucesso nos negcios, e ela por haver recebido um cumprimento indecente de um rapaz na rua. Mesmo sabendo que no deveria, quem poderia culp-la por sentir-se bem ao receber um elogio aps tantos anos de casamento? Era mulher e gostava de saber que ainda era bonita. - E, tambm somos donos de um pedao de terras no Brasil o qual pretendo vender o quanto ant... - Brasil? Voc fala srio, Brasil? - Sim, Henry me deixou... - No, no, no, no o venda! No entende, querido, essa a chance que estvamos esperando! Queramos uma casa para ns dois num lugar ao ar livre e pelo que li o Brasil um paraso na Terra! Abigail estava comentando que o marido dela passou um ms l e disse que seus olhos nunca viram tamanha beleza! Por favor, querido, vamos at l! - Sim, sim, a natureza deve ser exuberante e cheio dessas doenas tropicais esquisitas. Ningum tambm te conta que existem mosquitos l que podem te fazer vomitar seus rgos. - Ora, isso deve ser histria! Voc nem conhece o lugar! - No, e nem quero. Vou vend-lo e ponto final. J estvamos com todos os planos certos para nos mudarmos, Brun, no venha mud-los agora. - Ento faamos um acordo: Vamos at l, conhecemos um pouco do lugar. Se gostarmos, veremos o que fazemos. Caso contrrio, voltamos. Voc vender as terras e nunca mais falaremos sobre isso. Anda, no custa nada! - Bom, custar sim uns bons trocados! - Mas uma aventura para se contar! Dez anos de casados e no temos muita histria para contar. Ele sentiu-se realmente inclinado a ir. Estava ficando velho, inegavelmente. Tinha tido apenas um filho e jamais se aventurara a este ponto. Por outro lado, tinha medo de partir assim s cegas para uma terra que no se houve falar muito daquele lado da Alemanha. verdade que a famlia de seu primo possua aquelas terras desde sempre e seria realmente uma desonra repass-las sem ao menos t-las visto ele mesmo.

Danilo Campos

Casa dos 12 horrores

Herana

- Tudo bem, Brun, me d um tempo e eu pensarei nisso. Por ora, contento-me em beijar seu corpo. Comeou a alisar suas costas devagar, desceu um pouco at sentir o ondular de suas ndegas. Subiu novamente as mos e comeou a abrir o zper do vestido que ela usava. - Aurel! Cord est bem aqui. D-me um tempo para arranjar que ele brinque no quarto. No demorou muito para que ela ocupasse o filho com qualquer coisa que ele tivesse. A verdade era que ela desejava o marido tanto quanto ele a desejava. De fato, um casal feliz. Talvez tenha sido mesmo suas prprias ponderaes ou a forma como fizeram amor naquele dia, mas Aurel aceitou a proposta de sua esposa de irem terra tropical do Brasil. Alguns meses mais tarde, a famlia Eckhart aportava no Rio de Janeiro e depois dirigiam-se cidade de Florianpolis. A recepo no podia ter sido melhor. O primo de Aurel conhecia bastante gente e era famoso na cidade, seja por sua vida bomia ou por suas doaes s instituies de sade. Aurel havia mandado da Alemanha um telegrama para um contato que o primo sempre mencionara de nome Raimundo, amigo dele na poca de estudos da medicina. Raimundo se prontificara de bom grado a gui-los pela cidade e inclusive deix-los na Ilha das Coroas, atualmente conhecida como ilha do Campeche2. Alm disso, o amigo de Henry tambm se comprometera a dar-lhes aulas de Portugus e tambm lhes indicar um tradutor, enquanto no aprendiam a lngua. Encantaram-se logo com as belezas do lugar, que apesar de no ficar propriamente na maior parte de Florianpolis, no distava muito. Com alguns minutos de balsa e j estavam l. Para encant-los ainda mais, o primo possua uma fazenda de imensa extenso na ilha, e l mesmo encontraram um comrcio prprio e vrias outras casas, mas nenhuma propriedade tinha a extenso daquela na qual se instalaram. Por dias renderam-se aos encantos tropicais, aproveitando as praias e todas as outras belezas e maravilhas que a ilha tinha a oferecer. Outra coisa que os arrebatou mais ainda que a temperatura l no era to conflitante com aquela qual estavam acostumados, o que facilitou ainda mais sua adaptao. E nesse cenrio idlico nasceu uma idia na mente de Aurel Eckhart que ecoou por tempos e geraes depois dele. Se, talvez, ele jamais tivesse posto os ps naquele pas, muita coisa teria sido evitada. Contudo, as coisas so como so, e o rico empresrio Alemo, seduzido pelo lugar, confessou esposa: - Voc tinha razo, Brun, este lugar perfeito! To perfeito que decidi aceitar sua proposta. Ficamos! Este lugar to imenso que eu pensei at em mil maneiras de vivermos aqui. Podamos contratar algumas pessoas e abrir um hotel aqui mesmo! Convidaramos nossos amigos e talvez mais europeus quisessem vir ver estas maravilhas! Seremos ricos e felizes, Brun! Vai ser como planejamos! Brunhilde, contudo, no parecia to contente como ele esperara. Havia algo em seu sorriso que poderia sugerir que ela estava, no havia como naquele paraso, assustada. O marido logo notou.

Nota do autor: Apesar de a ilha de fato existir, as informaes sobre ela apresentadas ao longo da estria so meramente fictcias.

Danilo Campos

Casa dos 12 horrores - O que foi, Hilde? Algo de errado? No era isso que voc queria? - Sim, amor, claro, s que...

Herana

- O que houve? Anda, eu sei que houve alguma coisa! Ela o olhou exitante. Por fim, confessou: - Por favor, no ria de mim, sim? Esperou por um sinal positivo do marido antes de continuar. Respirou fundo e narrou: Ontem noite, enquanto eu dava comida a Cord no quarto dele eu ouvi um som estranho. Parecia...parecia algum agonizando. Vinha do jardim, e como o quarto fica ao lado do nosso, no primeiro andar, eu fui at a janela olhar. Eu juro, eu sei que pode ser fruto do cansao, mas eu juro que vi uma pessoa se contorcendo de dor no jardim. Eu me assustei, claro, mas voc estava no banho e me apiedei do pobre coitado. Desci correndo at o jardim, mas quando cheguei l, no havia ningum. Simplesmente havia sumido! - Voc est falando srio? Conseguiu ver para onde ele foi? - Esse o problema! Quando procurei por ele ao redor, no encontrei nada! Exceto... Olha, no tire sarro de mim, eu juro que verdade! - Certo, desembuche de uma vez, mulher! - Eu vi dois olhos vermelhos, Aur! Vermelhos como chamas! Foi bem ali, olhe! Pegou o marido pela mo e o levou janela do quarto do casal. Apesar de a vista ser um pouco diferente e no dar para visualizar perfeitamente o local, ela o encontrou e apontou. Bem ali, olha, entre aquelas duas rvores. E me encaravam, querido, me encaravam como se quisessem me expulsar daqui! Foi to assustador! Corri para dentro e tranquei a porta. - Ora, mulher, se recomponha! Nem parece uma mulher crescida, uma me! Provavelmente o que voc ouviu foi alguma embarcao aqui perto e voc tomou como um grito. E quanto ao que viu, deve ter sido um efeito da nvoa que cobre a ilha noite, por causa do mar. Anda, tenha calma. Abraou a esposa ternamente. Internamente, alimentou duas dvidas, uma to terrvel quanto a outra: Ou sua esposa estava apresentando sinais de problemas mentais, ou pior, falava toda a verdade e algo esquisito rondava aquelas terras. , de fato, uma pena que nos deixamos levar sempre pelo lado racional, pois muitas histrias como essa poderiam ser evitadas pelo simples fato de duvidar dos meros sentidos. Foi o que ele fez. Brunhilde logo tomou o conselho do marido e relaxou, e vez ou outra pegava-o olhando para ela como para se certificar de que no estava mesmo louca. Ela esqueceu do fato quase por completo, mas sempre se manteve irrequieta quanto a deixar a manso pela noite. Os Eckhart, posteriormente arrumaram construtores dispostos a transformar aquela manso rstica num hotel luxuoso. E em 1924, nascia ento o Hotel Paraso de Alm Mar.

Danilo Campos

Casa dos 12 horrores

Herana

Atualmente

s oito e meia da manh, as duas irms desembarcavam no Aeroporto Internacional Herclio Luiz. Ficou combinado que Alice iria frente para organizar a chegada de todos, enquanto Gustavo ficaria para resolver os ltimos assuntos, como mudana, os procedimentos na empresa, a solicitao de transferncia para os meninos e alguns outros problemas. Aline disse que iria acompanhar a irm para assisti-la, e qualquer ajuda que Alice pudesse conseguir seria muito bem-vinda. - E agora? - De acordo com Nbia, a gente deveria alugar um carro e comprar um mapa. Bom, j tenho uma noo da cidade, passei os ltimos dias memorizando o mapa pela internet. - Hmm, que chique voc! Fez ccegas na irm e comearam a rir juntas. Ento vamos comear a luta? - Peito pra cima que a gravidade j puxa pra baixo! Vamos luta! Atestou a outra. - Sabe, mana, eu tenho a impresso que vamos ter uma vida inesquecvel aqui! E como ela estava correta. Depois de muito pedir informao, de entrarem em quinze ruas erradas, duas paradas para reabastecer, elas chegaram balsa. Era mais de meio-dia, o que levou ambas a se lembrarem de um bom ditado materno: Saco vazio vira sacola de lixo. - Seu mapinha a no diz nada sobre restaurantes aqui ou na ilha? - Tem alguns, mas a barca sai daqui a pouco. Acho melhor a gente esperar. - Ai, nossa, voc no gosta mesmo de comer, hein? Aline era claramente mais rechonchuda que Alice, e tinha razo: O que ela tinha de atrao comida, Alice tinha de repulso. Comia por necessidade, a mais nova, e isso quando era lembrada. - Calma, criatura, pra que a pressa? Se a gente perder essa balsa s tem uma daqui a duas horas. Da tu no queres rodar a cidade toa, n, tch? A fome tornara Aline meio resmungona: - No s gacho que fala isso? - Ai, sei l, no vou sair perguntando, n? - Ei, vocs duas. Vocs tambm to indo para ilha? Olharam bem o sujeito que falava com elas. Ele usava um colete salva vidas, uma cala jeans surrada e uma camisa branca simples. Um chapu inegvel de pescador chamava mais ateno

Danilo Campos

Casa dos 12 horrores

Herana

que qualquer outra coisa que ele usasse. Tinha cerca de cinqenta anos e era daquelas pessoas que gostavam de tirar proveito de turistas. Para o azar dele, elas sabiam disso. - Sim, vamos! Eu e minha esposa viemos pra tirar umas frias l. verdade que existem praias de nudismo l? Aline olhou para a irm rapidamente e ps o brao em torno do pescoo dela. Ambas se seguraram ao mximo para no rir. O homem ficou meio desconcertado, olhando incrdulo para as duas. Coou um pouco a cabea e falou: - Olha, no sei dessas coisas no, pergunte ao povo de l. Eu s levo e trago gente. A passagem 60 reais com o carro. - Mas ns j pagamos naquele balco ali Aline apontou para o guich de vendas. T aqui, . O homem a olhou com uma raiva contida. Seu golpe nos turistas tinha falhado. Vocs tem comida nessa banheira? - No. Falou ranzinza. Podem subir com o carro. Perfurou os bilhetes e as entregou a contragosto. Quando ele deu s costas e subiu no barco, caram na gargalhada. - Alice, voc uma louca! Ai, a fome passou, mas a barriga agora di de tanto rir. Entraram novamente no carro e subiram a bordo. Logo estariam na ilha do Campeche e conheceriam a casa na qual morariam a partir de agora. Nbia deixara o nmero de alguns contatos que poderiam ajud-las na reforma e com assuntos em geral. Tambm marcara com um arquiteto para que as encontrasse no dia em que chegassem. Queria no apenas que ele as instrusse sobre a casa, como as ajudasse a se ajustar na cidade. Quando chegaram ao casaro, deixaram-se aproveitar o momento. J tinham estado l para o casamento do Tio, mas tinha sido tudo diferente. Em primeiro lugar, foram guiadas desde o comeo. Depois, a casa no era delas ainda, e s puderam ver uma pequena parte dela. Como marcado, o arquiteto s esperava na porta. Tinha um jeito de rapaz bem educado, vestia-se muito bem e ao reconhecer nelas a face de novas e estupefatas proprietrias, foi-se apresentando: - Ol, eu sou Marcos, o arquiteto. Nbia me ligou, so vocs Alice e Aline? - As nicas. - Como foi a viagem? Boa, eu espero. - tima! Tirando o caf da manh que serviram, no podia ser melhor. Aline se pronunciou logo. - Ah, timo! Tm certeza de que desejam tratar disso agora? No preferem descansar antes? - No, claro que no. Descansamos na viagem de avio e um pouco agora na balsa. Estamos bem. Alice tomou a frente. No sabia se a irm preferia descansar, mas j havia sido uma

Danilo Campos

Casa dos 12 horrores

Herana

bondade do arquiteto ir at ali. Ela no podia simplesmente dispens-lo. Nbia o contratou porque ele a havia ajudado com a reforma anterior e a separar a casa da parte que era usada para aluguis. - No sei se sabem, mas esta manso j foi um hotel bastante famoso por uns anos na dcada de vinte, mas depois no deu muito sucesso. Passou por muitas reformas desde l, mas a essncia foi conservada. tudo muito rico em detalhe e o construtor original, idealizador de tudo, foi um alemo milionrio. Bom, no vou abusar vocs com lies de histria. O que basta saber que vocs tm um timo imvel em mos e... Alice parou de escut-lo um pouco. Um som na varanda, que ficava a uns bons dez metros do porto de entrada, chamou sua ateno. Havia uma inclinao no terreno, que fazia com que a entrada lembrasse um pequeno morro circular, e mesmo da entrada no era possvel ver a varanda com perfeio. Ouviu novamente. Olhou na direo e viu de vislumbre um homem numa roupa meio antiquada, balanando-se numa cadeira antiga de madeira. O som era o choque entre uma parte da cadeira e a parede. Para ter certeza do que via, esticou um pouco o pescoo, ficou na ponta dos ps e teve uma viso melhor. Havia se confundido. Apenas o vento balanava a cadeira. No havia ningum l. De fato seria improvvel, visto que a casa estava fechada desde a morte do tio. O sepultamento, como ele prprio havia solicitado, foi feito em sua cidade natal, a quilmetros e quilmetros de distncia. - Alice? Algum problema? O arquiteto parara a explicao e olhava rapidamente na mesma direo que a moa. Ao no ver nada, olhou para ela com desconfiana. - No, eu s pensei ter visto algum ali. Mas foi s impresso mesmo. - Pode ter sido. A propriedade guardada por um caseiro contratado do seu tio. Uma casa deste tamanho precisa de olhos atentos o tempo todo. - Sim, sim, verdade. Ento, voc tem uma planta do lugar para darmos uma olhada no que podemos fazer? - De fato, eu as tenho aqui na minha pasta. Podemos entrar e conferir isso l dentro? No tinha notado o quanto havia sido rude deixando a todos plantados do lado de fora. Desculpou-se o mais que pode e entraram todos. Tanto o carro do arquiteto quanto o alugado pelas moas havia ficado do lado de fora, por hora. Ao chegarem varanda, Alice no se conteve e deu mais uma conferida no local. Havia a cadeira de balano a qual havia visto, de madeira pintada de branco, do lado tinha um balano, tambm de madeira pintada, e uma pequena mesinha utilizada para tomar ch de mesma cor. Tudo bastante conservado, mas via-se que eram to antigos quanto a prpria casa. O vento balanava a cadeira, empurrando-a contra a parede. Alm disso, sentiu um leve cheiro de tabaco no ar. Distrada, no notou que novamente deixara a todos esperando que abrisse a porta. Aline sacudiu a irm de forma brusca. - Alice, anda! Eu t com uma mala aqui e louca por um banho! Acelera, querida! - Ai, mil desculpas de novo. Eu t muito distrada hoje, n?

Danilo Campos

Casa dos 12 horrores

Herana

- No tem problema, voc acabou de chegar; normal que fique admirando a propriedade. Muitas pessoas passam um bom tempo admirando essa casa. - Como assim? - Ah, nada, s mais histria chata. Riu, um pouco desconfortvel. Entremos, sim? Os aposentos eram gigantescos. Lustres belssimos com peas que poderia muito bem ser cristais, uma tapearia impecvel tranada com vivos tons de vermelho e toda a decorao num estilo antigo. Nbia tinha um timo gosto. - Olha, gente, volto j. Vou tomar um banho e, Alice, no pense nem por um segundo que esqueci do almoo. Ah, Marcos, voc conhece algum restaurante que ainda esteja entregando comida? - Bom, tenho alguns nmeros, podemos fazer algumas ligaes e tentar. - timo. Cuidem disso enquanto eu cuido dessa maravilha de 65 quilos aqui. - Voc sabe onde fica o banheiro? Marcos estranhou. - Sim, ficamos hospedadas aqui na poca do casamento, ainda lembro de algumas coisas. Ao chegar l em cima, gritou: Ai, meu Deus, eu me sinto Maria Antonieta! Alice riu um pouco. Estava acostumada com as loucuras da irm. Advertiu ao arquiteto que seria melhor providenciar primeiramente essa comida para evitar resmungos posteriores. Prontamente ele foi buscar o celular no carro para arrumar alguns nmeros de restaurantes, mas deixou com ela um carto de um restaurante que por sorte tinha guardado de seu prprio almoo. Deixou-a sozinha no aposento. Alice discou o nmero no carto e obteve uma resposta mais rpido do que esperava. - Boa tarde, eu gostaria de saber se vocs ainda esto fazendo entrega. Isso. Uhum. Quais as opes? Enquanto ouvia o cardpio, sentiu a irm chegando silenciosamente. Ela ps uma mo no ombro dela, como de costume. Alice retribuiu pondo sua mo sobre a dela. Certo, deixa eu confirmar com minha irm por um instante. Olhou para trs j falando: Ento, Aline, eles oferecem... No chegou a terminar a frase. No havia absolutamente ningum l. A prpria mo pousava sobre seu ombro, mas no havia nenhuma outra. Ficou paralisada um instante tentando avaliar o que acabara de acontecer. Marcos entrou no recinto mexendo no celular, provavelmente em busca dos nmeros. - Ento, conseguiu alguma resposta? Quando tirou os olhos do celular e encarou a moa, encontrou-a estupefata. O telefone jazia pendurado sobre um ombro enquanto ela olhava fixamente para o outro. O que houve? A pessoa no telefone chamava por algum ouvinte. Alice ignorou-a. Ao invs disso olhou fixamente para o arquiteto e disse: - Acho que est na hora de ouvir um pouco dessa histria chata.

Danilo Campos

Casa dos 12 horrores

Herana

Ele no chegou a falar nada, pois do primeiro andar, um grito feminino ressoou. No havia dvidas: era Aline. O som ainda estava em seus ouvidos quando um frio glido preencheu a sala, impregnando o ambiente com um ar perigosamente mrbido.

Danilo Campos

Vous aimerez peut-être aussi