Vous êtes sur la page 1sur 5

Direito vida

Artigo 5 da CF, caput: TTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes [...] Artigo 1 inciso III Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: III - a dignidade da pessoa humana; Artigo 170 ( Ordem econmica e financeira destinada a manter a existncia digna da pessoa humana) Art. 170. A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios:

I - soberania nacional;

II - propriedade privada;

III - funo social da propriedade;

IV - livre concorrncia;

V - defesa do consumidor;

VI - defesa do meio ambiente;

VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e servios e de seus processos de elaborao e prestao; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003)

VII - reduo das desigualdades regionais e sociais;

VIII - busca do pleno emprego;

IX - tratamento favorecido para as empresas brasileiras de capital nacional de pequeno porte.

IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administrao no Pas. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 6, de 1995)

Pargrafo nico. assegurado a todos o livre exerccio de qualquer atividade econmica, independentemente de autorizao de rgos pblicos, salvo nos casos previstos em lei.

A dignidade da pessoa humana no um direito porque no so as normas, em especial a constituio, que nos fornece a dignidade. Todos, independentemente de sua condio, possui dignidade, a constituio consagra a proteo dela e dos meios para que ela possa existir

A constituio no d dignidade a ningum, apenas a protege e promove. Direitos fundamentais em sua maioria se expressam atravs de princpios e no de regras jurdicas. Por isso no existem respostas prontas e sim critrios para analisar os direitos fundamentais.

Aspecto negativo da dignidade da pessoa humana: (Kant) A dignidade da pessoa humana, segundo ele, a caracterstica que difere o ser humano dos demais seres racionais, ou dos demais seres da natureza. Enquanto as coisas tem um preo, o ser humano tem dignidade, a dignidade impede que o ser humano seja tratado como objeto, como instrumento, como um meio. O ser humano sempre deve ser tratado como o fim em si mesmo. Essa teoria ficou conhecida como frmula do objeto. Muito trabalhado no direito alemo por conta do nazismo. Aspecto (Positivo) mais importante da dignidade da pessoa humana no Brasil: Est relacionado ao mnimo existencial, ou seja, para que um indivduo possua uma vida digna, cabe ao Estado a responsabilidade de fornecer assistncia nos requisitos mnimos e indispensveis essa existncia digna.

Consideraes especficas sobre a inviolabilidade da existncia humana

1.1 Inviolabilidade e irrenunciabilidade seriam termos sinnimos? Ser que o Direito vida, um Direito absoluto? Ou ser que em outros casos o Direito vida pode ser afastado para que outros Direitos prevalecessem?

1.2 Diferena entre a irrenunciabilidade e Inviolabilidade do Direito vida: Est expressamente prevista no Artigo 5 da CF em seu caput. A inviolabilidade protege o Direito vida contra terceiros, ou seja, uma proteo assegurada pela constituio ao Direito vida contra a sua violao por parte de terceiros. Entretanto, a irrenunciabilidade no est expressamente prevista no texto constitucional, mas tem uma caracterstica que todos os direitos fundamentais possuem: Os Direitos fundamentais so direitos considerados irrenunciveis. Voc pode at no exercer esses direitos por algum tempo, mas de maneira alguma abrir mo deles, ou seja, a irrenunciabilidade protege o Direito vida contra o seu prprio titular. 1.3 Questes relacionadas irrenunciabilidade do Direito vida: A questo da eutansia. A eutansia no Brasil admitida? Se uma pessoa est com uma doena gravssima e pede a algum que abrevie o seu sofrimento? No, aqui no Brasil ela considerada crime de homicdio privilegiado. O Direito vida est acima dos demais direitos porque sem ele no possvel o cumprimento dos demais Direitos fundamentais. Alm disso, o auxlio ao suicdio tratado com crime pelo cdigo penal artigo 122: Art. 122 - Induzir ou instigar algum a suicidar-se ou prestar-lhe auxlio para que o faa: Pena - recluso, de dois a seis anos, se o suicdio se consuma; ou recluso, de um a trs anos, se da tentativa de suicdio resulta leso corporal de natureza grave. Pargrafo nico - A pena duplicada: Aumento de pena I - se o crime praticado por motivo egostico; II - se a vtima menor ou tem diminuda, por qualquer causa, a capacidade de resistncia. Infanticdio Caso das testemunhas de jeov: Se recusar a uma transfuso de sangue um direito? No caso, se o paciente for incapaz ou capaz mas em estado de inconscincia mesmo eixado algum documento escrito pedindo pra no

receber a transfuso no havendo tratamento alternativo, deve prevalecer o Direito inviolabilidade da vida humana. Sendo ela absolutamente capaz e estando consciente, haver coliso de direitos fundamentais: Inviolabilidade da vida contra a autonomia da vontade e da liberdade religiosa. Sendo que desta coliso deve prevalecer. 1.4 Inviolabilidade do Direito vida: No um princpio absoluto, pois se considerarmos algum princpio absoluto, quando houver coliso com outro princpio tambm considerado absoluto, no haver maneira de solucionar esta coliso. Por que o Direito vida no pode ser absoluto: 1 O direito a vida titularizado por uma pessoa em coliso com um semelhante. Ex: excludente de antijuridicidade pelo cdigo penal a legtima defesa, o Estado de necessidade que so hipteses onde temos o direito vida de duas pessoas em coliso. 2 Caso de aborto necessrio (artigo 128 inciso I d cdigo penal)

Vous aimerez peut-être aussi