Vous êtes sur la page 1sur 24

Regulamentao [Licitao (procurement)]

Ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efectivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes.

Regulamentao [Licitao (procurement)]

As obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes, concesses, permisses e locaes da Administrao Pblica, quando contratadas com terceiros, sero necessariamente precedidas de licitao, ressalvadas as hipteses previstas na Lei. Para os fins da Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre rgos ou entidades da Administrao Pblica e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formao de vnculo e a estipulao de obrigaes recprocas, seja qual for a denominao utilizada.

Regulamentao [Licitao (procurement)] A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da economia e a seleccionar a proposta mais vantajosa para a Administrao e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da clarividncia administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objectivo e dos que lhe so correlatos.

Regulamentao [Licitao (procurement)]

vedado aos agentes pblicos: Admitir, prever, incluir ou tolerar, nos actos de convocao, clusulas ou condies que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu carcter competitivo e estabeleam preferncias ou distines em razo da naturalidade, da sede ou domiclio dos licitantes ou de qualquer outra circunstncia impertinente ou irrelevante para o especfico objecto do contrato.

Regulamentao [Licitao (procurement)]

A definio precisa e suficiente do objecto licitado constitui regra indispensvel da competio, at mesmo como pressuposto do postulado de igualdade entre os licitantes, do qual subsidirio o princpio da publicidade, que envolve o conhecimento, pelos concorrentes potenciais das condies bsicas da licitao, constituindo, na hiptese particular da licitao para compra, a quantidade demandada uma das especificaes mnimas e essenciais definio do objecto do anncio

Regulamentao [Licitao (procurement)] O resultado do procedimento licitatrio deve ser o mesmo independentemente de quem Avalia.

So modalidades de licitao: I-concorrncia; II-tomada de preos; III-convite; IV-concurso; V-leilo. + Prego (Lei ....)

Regulamentao [Licitao (procurement)]

Concorrncia a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objecto.

Regulamentao [Licitao (procurement)]

Tomada de preos a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao.

Regulamentao [Licitao (procurement)]

Convite a modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objecto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 (trs)pelo rgo administrativo, o qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro)horas da apresentao das propostas.

Regulamentao [Licitao (procurement)]

Concurso a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 (quarenta e cinco)dias (Conforme os casos).

Regulamentao [Licitao (procurement)]

Leilo a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienao de bens imveis prevista na lei, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao.

Regulamentao [Licitao (procurement)]


Para aquisio de bens e servios comuns, poder ser adoptada a licitao na modalidade de prego, que ser regida por Lei. Pargrafo nico. Consideram-se bens e servios comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objectivamente definidos pelo edital, por meio de especificaes usuais no mercado

Regulamentao [FIDIC]

Introduo s formas contratuais FIDIC O que a FIDIC? Fdration Internacionale des IngnieursConseils Natureza de pessoa colectiva de direito privado Fundada em 1913 representa 75 membros

Regulamentao [FIDIC]

O que a FIDIC? Publica minutas recomendadas para: Contratos de empreitada Contratos de consultoria Procedimentos de aquisio

Regulamentao [FIDIC]

O que uma minuta? Forma contratual tipo, preparada de forma antecipada para ser adoptada pelas partes numa relao contratual; Exige adaptao ao caso concreto; Implica opes a nvel de distribuio de risco e de obrigaes contratual.

Regulamentao [FIDIC]

O que uma minuta? Pode obrigar a uma adaptao s normas nacionais, em particular no que se refere ao contrato de empreitada de obra pblica A verso autntica dos textos a de lngua inglesa

Regulamentao [FIDIC]

O que uma minuta? Contm clusulas gerais e clusulas particulares As clusulas particulares devem ser completadas Algumas das clusulas gerais podem no ser aplicveis na falta de estipulao particular.

Regulamentao [FIDIC]

Tipos de contratos FIDIC Condies contratuais para trabalhos de construo livro vermelho Projecto do Dono de obra ou seu representante. Pode incluir alguns trabalhos de construo projectados pelo empreiteiro

Regulamentao [FIDIC] Tipos de contratos FIDIC Condies contratuais para Instalaes e Concepo Construo livro amarelo O empreiteiro projecta e executa de acordo com os requisitos do dono de obra. Instalaes elctricas ou mecnicas e para a concepo e execuo de trabalhos de construo ou de engenharia

Regulamentao [FIDIC]

Tipos de contratos FIDIC Condies Contratuais para projectos chave na mo livro prateado EPC engineering, procurement and construction Maior certeza quanto a preo e prazos de execuo. Inteira responsabilidade do empreiteiro sem grande envolvimento do dono de obra.

Regulamentao [FIDIC]

Tipos de contratos FIDIC Modelo simplificado de contrato livro verde Trabalhos de concepo e construo de valor reduzido. Projecto entregue pelo dono de obra ou seu representante.

Regulamentao [FIDIC]

O contrato FIDIC para construo Edio de 1987 (com alteraes em 1988 e 1992) Edio de 1999 (com traduo em Portugus) Edio de 2006 Multilateral Development Bank Harmonized Edition

Regulamentao [Fiscalizao]

actividade que envolve o controle e a inspeco sistemtica da obra ou servio com a finalidade de examinar ou verificar se a sua execuo obedece s especificaes e prazos estabelecidos e ao projecto.

Vous aimerez peut-être aussi