Vous êtes sur la page 1sur 23

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE TECNOLOGIA FASES DOS SOLOS - NDICES FSICOS

NDICES FSICOS, RELAES VOLUMTRICAS E GRAVIMTRICAS NOS SOLOS O comportamento de um solo depende da quantidade relativa de cada uma de suas trs fases:

fase slida, fase lquida, fase gasosa.

NDICES FSICOS, RELAES VOLUMTRICAS E GRAVIMTRICAS NOS SOLOS

Para estimativa de todos os ndices fsicos de um determinado solo normalmente efetuam-se as seguintes determinaes: Umidade (w) Peso especfico do solo () Peso especfico das partculas slidas (s)
3

NDICES FSICOS, RELAES VOLUMTRICAS E GRAVIMTRICAS NOS SOLOS

Representao esquemtica das trs fases constituintes dos solos (PINTO,2002).

NDICES FSICOS, RELAES VOLUMTRICAS E GRAVIMTRICAS NOS SOLOS

Representao esquemtica das trs fases constituintes dos solos (PINTO, 2002).
5

PESO ESPECFICO NATURAL Para identificar o estado de um solo, empregam-se ndices que correlacionam os pesos e os volumes das trs fases: Peso especfico natural: ou peso especfico de um solo a relao entre o seu peso total e o seu volume total., incluindose a o peso da gua existente em seus vazios e o volume de vazios do solo.

Pt = Vt
6

ndices fsicos, relaes volumtricas e gravimtricas nos solos: peso especfico natural Para sua determinao, molda-se um cilindro do solo cujas dimenses conhecidas permitem calcular o volume. O peso total dividido pelo volume o peso especfico natural. O peso especfico tambm pode ser determinado a partir de corpos irregulares, obtendo-se o volume por meio do peso imerso em gua. Para tal, o corpo eleve ser previamente envolto por parafina. O peso especfico natural no varia muito entre os diferentes solos. Situa-se entre: 19 a 20 kN/m3 e, por isto, quando no conhecido, estimado como 20 kN/m3. Casos especiais, como as argila s orgnicas moles, podem apresentar pesos especficos ele 14 kN/m3.

PESO ESPECFICO DAS PARTCULAS SLIDAS (s) Peso especfico das partculas slidas (ou dos gros): uma caracterstica dos slidos e calculado pela relao entre o peso das partculas slidas (no considerando-se o peso da gua) pelo volume ocupado pelas partculas slidas (sem a considerao do volume ocupado pelos vazios do solo). o maior valor de peso especfico que um solo pode ter, j que as outras duas fases que compe o solo so menos densas que as partculas slidas.

Ps s = Vs
8

PESO ESPECFICO DAS PARTCULAS SLIDAS (s)


determinado em laboratrio para cada solo colocando-se o peso seco conhecido do solo num picnmetro e, completando-se com gua, determina-se o peso total. O peso do picnmetro completado s com gua, mais o peso do solo, menos o peso do picnmetro com solo e gua, o peso da gua que foi substituda pelo solo. Deste peso, calcula-se o volume de gua que foi substitudo pelo solo e que o volume do solo. Com o peso e o volume, tem-se o peso especfico. O peso especfico dos gros dos solos varia pouco de solo para solo e, por si, no permite identificar o solo em questo, mas necessrio para clculos de outros ndices. Os valores situam-se em torno de 27 kN/m sendo este valor adotado quando no se dispe do valor especfico para o solo em estudo, gros de quartzo (areia) costumam apresentar pesos especficos de 26,5 kN/m3 e argilas laterticas, em virtude ela deposio de sais de ferro, valores at 30 kN/m3.

UMIDADE (w)
A umidade definida como a relao entre o peso da gua e o peso dos slidos em uma poro do solo, sendo expressa em percentagem.

Pw 100 w= ps

10

POROSIDADE (n) Porosidade: definida como a relao entre o volume de vazios e o volume total. O intervalo de variao da porosidade est compreendido entre 0 e 1.

Vv n = 100 Vt
11

GRAU DE SATURAO (Sr) Saturao: os vazios do solo podem estar apenas parcialmente ocupados por gua. A relao entre o volume de gua e o volume dos vazios definida como o grau de saturao, expresso em percentagem e com variao de 0 (solo sco) a 100% (solo saturado).

Vw S r = 100 Vv
12

NDICE DE VAZIOS (e) ndice de vazios: definido como a relao entre o volume de vazios e o volume das partculas slidas, expresso em termos absolutos, podendo ser maior do que a unidade. Sua variao de 0 a .

Vv e= Vs
13

PESO ESPECFICO DO SOLO SECO (d) Peso especfico do solo seco: corresponde a um caso particular do peso especfico do solo, obtido para Sr = 0.

Ps d = Vt
14

PESO ESPECFICO DO SOLO SATURADO (sat) Peso especfico do solo saturado: o peso especfico do solo quando todos os seus vazios esto ocupados pela gua. numericamente dado pelo peso das partculas slidas dividido pelo volume total do solo.

sat

Pt = Vt
15

PESO ESPECFICO DO SOLO SUBMERSO (sub) Peso especfico do solo submerso: neste caso, considera-se a existncia do empuxo de gua no solo. Logo, o peso especfico do solo submerso ser equivalente ao o peso especfico do solo menos o peso especfico da gua.

sub = sat w
16

Clculo dos ndices de estado


Dos ndices vistos, s trs so determinados diretamente em laboratrio: a umidade, o peso especfico das partculas slidas e o peso especfico natural e o peso especfico da gua adotado. Os outros so calculados a partir dos determinados. Dividindo os volumes de gua, ar e slidos, por um determinado fator, conservado constante para todas as fases, de modo que o volume de slidos se torne unitrio, e utilizando-se as relaes entre volumes e entre pesos e volumes, definidas anteriormente, temos:

Relaes entre volumes e entre pesos e volumes adotando-se um volume de slidos unitrio (PINTO, 2002). 17

Clculo dos ndices de estado


Da mesma forma fazendo o volume total unitrio teremos:

Relaes entre volumes e entre pesos e volumes adotando-se um volume total de solo unitrio (PINTO, 2002).
18

Clculo dos ndices de estado Com estes esquemas as correlaes so facilmente obtidas, sendo que algumas delas resultam diretamente da definio dos ndices:

e n= 1+ e

s (1 + w)
1+ e

d=

s
1+ e

sat =

s + e. w
1+ e

19

Clculo dos ndices de estado


A seqncia natural dos clculos, a partir de valores determinados em laboratrio ou estimados seria:

d =

n
1+ w

s e= 1 d
w s Sr = e w
20

Frmulas de correlao para os ndices fsicos

0 < S r < 100%

sat
S r = 100%

d
S r = 0%

sub
S r = 100%

Sr

s + S r .e. w
1+ e

s + e. w
1+ e

s
1+ e

s w
1+ e

d (1 + e)

w s e w

s 1 d

e 1+ e

S r .e. w

s ( s + Sr . w )n

s ( s w )n

(1 n) s

(1 n)( s w )

d
1 n

1 n w s n w

n 1 n

d s

n Sr w (1 n) s

d (1 + w)

s (1 + w)
1+ e

s (e w)

(1 + e)e

S r .e. w w

s d w w ( s w )

s w Sr w

s w S r w ( s d ) Sr w + s w
s d

(BUENO; VILAR, 1998) (BUENO; VILAR, 1998)

21

ndices Fsicos: Valores Tpicos

Segundo Lambe e Whitman (1969), s geralmente se encontra no intervalo de 22 a 29 kN/m3 em funo dos minerais constituintes do solo. bastante comum se encontrar valores de kN/m3

entre 25 a 28
22

OBRIGADO PELA ATENO.


Leitura: Captulo 2 de PINTO, C. de S. (2002). ou Captulo 4 de MACHADO, S. L.; MACHADO M. F. Pesquisas adicionais: Internet Site: www.periodicos.capes.gov.br www.asce.org Bibliotecas, etc.
23

Vous aimerez peut-être aussi