Vous êtes sur la page 1sur 44

Bblia

O QUE A

DIZ sOBRE:
O amor de Deus, sucesso, medo, morte, vida eterna, esperana, salvao, corrupo, sexo, dor, paz, depresso, aborto, casamento, dinheiro, f e outros.

EstE LIVREtO nO pODE sER VEnDIDO

H esperana para o teu futuro, diz o senhor.


Jeremias 31.17

Jesus te Ama. nele,

A importncia da Bblia
pois toda a Escritura sagrada (Bblia) inspirada por Deus e til para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas aes.
2 Timteo 3.16-17

na verdade, fez Jesus diante dos discpulos muitos outros sinais que no esto escritos neste livro. Estes, porm, foram registrados para que creiais que Jesus o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
Joo 20.30-31

Quem Jesus e o que Ele fez


Ento Jesus afirmou: - Eu sou a ressurreio e a vida. Quem cr em mim, ainda que morra, viver; e todo o que vive e cr em mim no morrer, eternamente. Crs isto?
Joo 11.25-26

Ele quem perdoa todas as tuas iniqidades; quem sara todas as tuas enfermidades.
Salmos 103.3

...Ele (Jesus) acabou com o poder da morte e, por meio do evangelho, revelou a vida que dura para sempre.
2 Timteo 1.10

O grande amor de Deus


porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo o que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna.
Joo 3.16

...Deus ofereceu Cristo como sacrifcio para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdo dos seus pecados, pela f nele...
Romanos 3.25-26

O que separa o homem de Deus


Mas as vossas iniqidades fazem separao entre vs e o vosso Deus; e os vossos pecados
6

encobrem o seu rosto de vs, para que vos no oua.


Isaas 59.2

A adorao ao dinheiro
Jesus disse: prestem ateno! tenham cuidado com todo tipo de avareza (apego excessivo) porque a verdadeira vida de uma pessoa no depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas.
Lucas 12.15

Coisas que Deus detesta


Existem sete coisas que o sEnHOR Deus detesta e que no pode tolerar: o olhar orgulhoso, a lngua mentirosa, mos que matam gente inocente, a mente que faz planos
7

perversos, ps que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.
Provrbios 6.16-19

A condio do homem sem Deus


todos pecaram e esto afastados da presena gloriosa de Deus.
Romanos 3.23

Pessoas que abandonaram a Deus


Lembra-te, pois, de onde caste, arrependete e volta prtica das primeiras obras; e, se no, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso no te arrependas.
Apocalipse 2.5

Quem tenta esconder os seus pecados no ter sucesso na vida, mas Deus tem misericrdia de quem confessa os seus pecados e os abandona.
Provrbios 28.13

Corrupo e injustia
portanto, respeitem a Deus e tenham cuidado com o que vo fazer, pois o sEnHOR, nosso Deus, no tolera os que cometem injustia, nem os que usam dois pesos e duas medidas nos julgamentos, nem os que aceitam dinheiro para torcer a justia.
2 Crnicas 19:7

Eu sei das muitas maldades e dos graves pecados que vocs cometem. Vocs maltratam as pessoas honestas, aceitam dinheiro para torcer a justia e no respeitam os direitos dos pobres.
Ams 5.12

Mentira
Mas fora da cidade esto os que cometem pecados nojentos, os feiticeiros, os imorais e os assassinos, os que adoram dolos e os que gostam de mentir por palavras e aes.
Apocalipse 22.15

10

Relaes sexuais
nenhum homem dever ter relaes com outro homem; Deus detesta isso.
Levtico 18.22

por causa das coisas que essas pessoas fazem, Deus as entregou a paixes vergonhosas. pois at as mulheres trocam as relaes naturais pelas que so contra a natureza. E tambm os homens deixam as relaes naturais com as mulheres e se queimam de paixo uns pelos outros. Homens tm relaes vergonhosas uns com os outros e por isso recebem em si mesmos o castigo que merecem por causa dos seus erros... Eles sabem que o mandamento de Deus diz que aqueles que fazem essas coisas merecem a morte. Mas mesmo assim continuam a faz-las e, pior ainda, aprovam os que fazem as mesmas coisas que eles fazem. Romanos 1.26,27e32
11

Divrcio e adultrio
pois o sEnHOR todo-poderoso de Israel diz: Eu odeio o divrcio; eu odeio o homem que faz uma coisa to cruel assim. portanto, tenham cuidado, e que ningum seja infiel sua mulher.
Malaquias 2.16

O que adultera com uma mulher est fora de si; s mesmo quem quer arruinar-se que pratica tal coisa.
Provrbios 6.32

Sexo antes do casamento


Fujam da imoralidade sexual! Qualquer outro pecado que algum comete no afeta o corpo, mas a pessoa que comete imoralidade sexual peca contra o seu prprio corpo.
1 Corntios 6.18
12

Os lbios da mulher imoral podem ser to doces como o mel, e os seus beijos, to suaves como o azeite; porm, quando tudo termina, o que resta amargura e sofrimento... Afaste-se desse tipo de mulher. no chegue nem perto da porta da sua casa!
Provrbios 5.3-4 e 8

O aborto intencional (provocado)


tu (Deus) viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha me, crescendo ali em segredo, tu me viste antes de eu ter nascido.
Salmos 139.15-16

13

O senhor o que tira a vida e a d; faz descer sepultura e faz tornar a subir dela.
1 Samuel 2.6

no matars.

xodo 20.13

Suicdio
Certamente vocs sabem que so o templo de Deus e que o Esprito de Deus vive em vocs. Assim, se algum destruir o templo de Deus, Deus destruir essa pessoa. pois o templo de Deus santo, e vocs so o seu templo.
1 Corntios 3.16-17

O caminho para Deus


Jesus respondeu: - Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ningum pode chegar at o pai a no ser por mim.
Joo 14.6
14

Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e cr naquele que me enviou tem a vida eterna, no entra em juzo, mas passou da morte para a vida.
Joo 5.24

A necessidade de arrependimento
...Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho.
Marcos 1.15

Como buscar a Deus


procurem a ajuda de Deus enquanto podem ach-lo; orem ao sEnHOR enquanto ele est perto. Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! Voltem para o sEnHOR,
15

nosso Deus, pois ele tem compaixo e perdoa completamente.


Isaas 55.6-7

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso corao.


Jeremias 29:13

A beno e a maldio de Deus


Eis que, hoje, eu ponho diante de vs a bno e a maldio: a bno, quando cumprirdes os mandamentos do sEnHOR, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldio, se no cumprirdes os mandamentos do sEnHOR, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que no conhecestes.
Deuteronmio 11.26-28
16

Como obter libertao


se, pois, o Filho (Jesus) vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Joo 8.36

...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar.


Joo 8.32

Entrega o teu caminho ao senhor, confia nele, e o mais ele far.


Salmos 37.5

A pessoa que insiste no erro


pois, se continuarmos a pecar de propsito, depois de conhecer a verdade, j no h mais sacrifcio que possa tirar os nossos pe17

cados. pelo contrrio, resta apenas o medo do que acontecer: medo do Julgamento e do fogo violento que destruir os que so contra Deus.
Hebreus 10.26-27

A pessoa que despreza o Evangelho


por isso quem cr no Filho tem a vida eterna; porm quem desobedece ao Filho nunca ter a vida eterna, mas sofrer para sempre o castigo de Deus.
Joo 3.36

Ansiedade e depresso
Deus o nosso refgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulao.
Salmos 46.1
18

na minha angstia clamo ao senhor, e ele me ouve.


Salmos 120.1

no andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porm, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas peties, pela orao e pela splica, com aes de graas.
Filipenses 4.6

A pessoa que acha que no tem mais jeito, sem esperana


Venham a mim (Jesus), todos vocs que esto cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.
Mateus 11.28

19

A pessoa que est esgotada sem foras


... o sEnHOR... Faz forte ao cansado e multiplica as foras ao que no tem nenhum vigor. ...mas os que esperam no sEnHOR renovam as suas foras, sobem com asas como guias, correm e no se cansam, caminham e no se fatigam.
Isaas 40.28-31

Os dez mandamentos
Deus falou, e foi isto o que ele disse: ...-no adore outros deuses; adore somente a mim. -no faa imagens de nenhuma coisa que h l em cima no cu, ou aqui embaixo na terra,
20

ou nas guas debaixo da terra. no se ajoelhe diante de dolos, nem os adore, pois eu, o Eterno, sou o seu Deus e no tolero outros deuses.... -no use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o Eterno, o Deus de vocs, castigo aqueles que desrespeitam o meu nome. -Guarde o sbado, que um dia santo. Faa todo o seu trabalho durante seis dias da semana; mas o stimo dia o dia de descanso, dedicado a mim, o seu Deus... -Respeite o seu pai e a sua me, para que voc viva muito tempo na terra que estou lhe dando. -no mate. -no cometa adultrio. -no roube. -no d falso testemunho contra ningum. -no cobice a casa de outro homem. no cobice a sua mulher, os seus escravos, o seu gado, os seus jumentos ou qualquer outra coisa que seja dele.
xodo 20.1-17

21

Reencarnao
Cada pessoa tem de morrer uma vez s e depois ser julgada por Deus. Assim tambm Cristo foi oferecido uma s vez em sacrifcio, para tirar os pecados de muitas pessoas. Depois ele aparecer pela segunda vez, no para tirar pecados, mas para salvar as pessoas que esto esperando por ele.
Hebreus 9.27-28

Ressurreio
Haver ressurreio, tanto de justos como de injustos.
Atos 24.15b

22

A vida eterna
Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e cr naquele que me enviou tem a vida eterna, no entra em juzo, mas passou da morte para a vida.
Joo 5.24

O mrito da salvao
pois pela graa de Deus vocs so salvos por meio da f. Isso no vem de vocs, mas um presente dado por Deus. A salvao no o resultado dos esforos de vocs; portanto, ningum pode se orgulhar de t-la.
Efsios 2.8-9

23

A pessoa que acha que pode escolher a hora de ser salvo


terei misericrdia de quem me aprouver ter misericrdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixo. Assim, pois, no depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericrdia.
Romanos 9.15-16

A dvida se todos os caminhos levam a Deus


A salvao s pode ser conseguida por meio dele (Jesus). pois no h no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos.
Atos 4.12
24

H um s Deus e um s Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.


1 Timteo 2.5

A necessidade de abandonar a vida errada


...por isso paremos de fazer o que pertence escurido e peguemos as armas espirituais para lutar na luz. Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecncia, nem brigas ou cimes. Mas tenham as qualidades que o senhor Jesus Cristo tem e no procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocs.
Romanos 13.12-14

25

F
sem f ningum pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhec-lo melhor.
Hebreus 11.6

A pessoa que realmente conhece a Deus


se algum diz: Eu o conheo, mas no obedece aos seus mandamentos, mentiroso, e no h verdade nele. porm, se obedecemos aos ensinamentos de Deus, sabemos que amamos a Deus de todo o nosso corao. assim que podemos ter certeza de que estamos vivendo unidos com Deus: Quem diz
26

que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu.
I Joo 2.4-6

Um novo estilo de vida


...em nome do senhor eu digo: no vivam mais como os pagos, pois os pensamentos deles no tem valor, e a mente deles est na escurido...so ignorantes e teimosos... perderam toda vergonha e se entregaram aos vcios...e fazem todo tipo de coisas indecentes... Abandonem a velha natureza de vocs, que fazia com que vocs vivessem uma vida de pecados...
Efsios 4.17-22

27

Honrar pai e me
Respeite o seu pai e a sua me, para que voc viva muito tempo na terra que estou lhe dando.
xodo 20.12

A importncia do casamento
Que o casamento seja respeitado por todos, e que os maridos e as esposas sejam fiis um ao outro. Deus julgar os imorais e os que cometem adultrio.
Hebreus 13.4

28

Como devemos amar a Deus e ao prximo


...Ame o senhor, seu Deus, com todo o corao, com toda a alma, com todas as foras e com toda a mente. E ame o seu prximo como voc ama a voc mesmo.
Lucas 10.27

A beno da aceitao do Evangelho


Mas, a todos quantos o receberam (Jesus), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crem no seu nome;
Joo 1.12

29

A proteo de Deus aos fiis


Deus diz: Eu salvarei aqueles que me amam e protegerei os que reconhecem que eu sou Deus, o sEnHOR. Quando eles me chamarem, eu responderei e estarei com eles nas horas de aflio. Eu os livrarei e farei com que sejam respeitados.
Salmos 91.14-15

Fatos inesperados ou desconhecidos


A pessoa que procura segurana no Altssimo Deus e se abriga na sombra protetora do todo-poderoso pode dizer a ele: Deus Eterno, tu s o meu defensor e o meu protetor. tu s o meu Deus; eu confio em ti. Deus livrar voc de perigos escondidos e de doen30

as mortais. Ele o cobrir com as suas asas, e debaixo delas voc estar seguro. A fidelidade de Deus o proteger como um escudo. Voc no ter medo dos perigos da noite nem de assaltos durante o dia. no ter medo da peste que se espalha na escurido nem dos males que matam ao meio-dia. Ainda que mil pessoas sejam mortas ao seu lado, e dez mil, ao seu redor, voc no sofrer nada.
Salmos 91.1-7

As pessoas que no entraro no cu


As coisas que a natureza humana produz so bem conhecidas. Elas so: a imoralidade sexual, a impureza, as aes indecentes, a adorao de dolos, as feitiarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambio egosta, a desunio, as di31

vises, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que j disse: Os que fazem essas coisas no recebero o Reino de Deus.
Glatas 5.19-21

O juzo de Deus
porque todos ns temos de nos apresentar diante de Cristo para sermos julgados por ele.
2 Corntios 5.10

O cuidado com as escolhas que fazemos


pois que aproveitar o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dar o homem em troca da sua alma?
Mateus 16.26
32

... o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiam; porm aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre.
1 Joo 2.17

A morada dos incrdulos


... os que rejeitam a Deus e no obedecem ao evangelho do nosso senhor Jesus. Eles sero castigados com a destruio eterna e ficaro longe da presena do senhor e do seu glorioso poder.
2 Tessalonissenses 1.7-9

Os perversos sero lanados no inferno, e todas as naes que se esquecem de Deus.


Salmos 9.17

33

A morada dos salvos


Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse: Agora a morada de Deus est entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles sero os povos dele. O prprio Deus estar com eles e ser o Deus deles. Ele enxugar dos olhos deles todas as lgrimas. no haver mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas j passaram.
Apocalipse 21.3-4

Perseverana
no abandoneis, portanto, a vossa confiana; ela tem grande galardo (recompensa). Com efeito, tendes necessidade de perseverana, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. porque, ainda
34

dentro de pouco tempo, aquele que vem vir e no tardar.


Hebreus 10.35-37

As concluses
Mestre, qual o mais importante de todos os mandamentos da Lei? Jesus respondeu: Ame o senhor, seu Deus, com todo o corao, com toda a alma e com toda a mente. Este o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante parecido com o primeiro: Ame os outros como voc ama a voc mesmo.
Mateus 22.36-39

De tudo o que foi dito, a concluso esta: tema a Deus e obedea aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados.
Eclesiastes 12.13
35

O QUE DEVO FAZER pARA sER sALVO?


Atos 16.30

36

...Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho.


Marcos 1.15

-Creia no senhor Jesus e voc ser salvo -voc e as pessoas da sua casa.
Atos 16.31

...Deus tem misericrdia de quem confessa os seus pecados e os abandona.


Provrbios 28.13

se voc disser com a sua boca: Jesus senhor e no seu corao crer que Deus ressuscitou Jesus, voc ser salvo.
Romanos 10.9
37

Este livreto contm apenas partes da Bblia sagrada. Se voc quiser conhecer mais sobre Jesus Cristo e a Bblia Sagrada, contate-nos:

38

Ano 2009 150 Anos da Igreja presbiteriana no Brasil 39

Congregao Presbiterial da QNR QnR 04, Conjunto E, Lote 03, Ceilndia norte Fone: (61) 8402.0561 Congregao de guas Lindas Qd. 44 lote 16/17, Jardim Braslia, guas Lindas Fone: (61) 3613.1747

Impresso e Acabamento teixeira Grfica e Editora Ltda. - (61) 3336.4040 atendimento@teixeiraeditora.com.br 40

Minhas anotaces:

41

Minhas decises:

42

Jesus te Ama. Nele, H esperana para o teu futuro, diz o Senhor.


Jeremias 31.17

43

Jesus Cristo, Deus Filho salvador.

COnFEDERAO nACIOnAL DE HOMEns pREsBItERIAnOs - CnHp

44

Confiana em Jesus, Entusiasmo na ao, Unio fraternal.

Vous aimerez peut-être aussi