Vous êtes sur la page 1sur 90

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

FUNDAO FRANCISCO MASCARENHAS ESCOLA DE CINCIAS DA SADE ECISA PATOS PB CURSO TCNICO DE ENFERMAGEM

DOCENTE:

ARETUSA DELFINO DE MEDEIROS

PATOS PB 2012

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

SUMRIO

UNIDADE 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

ASSUNTO Introduo a Enfermagem Peditrica Cuidados de Enfermagem ao Recm Nascido Teste de PKU Programa Nacional de Imunizao Assistncia de Enfermagem no Crescimento e Desenvolvimento da Criana Ateno Integrada as Doenas Prevalentes na Infncia -AIDIPI Infeces Respiratrias Agudas Diarria Aguda Desnutrio Desidratao Necessidades Bsicas da Criana Hospital Peditrico Humanizao da Assistncia a Criana Hospitalizada Admisso e Alta da criana Cuidados de Enfermagem no Pr, trans e ps operatrio da criana Assistncia de enfermagem a Criana Terminal Tcnicas Peditricas Anexos Referncias Bibliogrficas

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

UNIDADE 1 INTRODUO ENFERMAGEM PEDITRICA O significado social e a existncia de um grande nmero de crianas em qualquer populao so marcas de enfermagem peditrica. Esta se caracteriza pela ateno a um grupo de pessoas que est em constante crescimento e desenvolvimento e pela abordagem de aes preventivas em seu cotidiano de assistncia. O aparecimento da Pediatria como especialidade ocorreu na Europa, quando alguns mdicos comearam a observar e a estudar as diferenas das doenas ocorridas em adultos e em crianas. Antes disso, o fato no tinha o menor significado tanto para mdicos quanto para enfermeiras. O aparecimento do primeiro departamento de Pediatria na Universidade de Havard se deu em 1888. H algum tempo, a assistncia de enfermagem criana hospitalizada seguia condutas e procedimentos extremamente rgidos. A ausncia de medicamentos antibiticos, os altssimos ndices de infeco, o grande nmero de crianas doentes e o prprio despreparo de profissionais levavam ao estabelecimento de regras de isolamento e repouso muitas vezes absurdas, como o uso de camisas - de - fora. Preocupados com o risco de infeco cruzada e despreparados para atender as necessidades individuais da criana e dos pais, os profissionais de sade as mantinham isoladas, tanto uma das outras como da me e do restante da famlia. Com os avanos na rea de sade, houve mudanas nos mtodos de assistncia criana.O advento da Psicologia, os estudos de Freud e de outros sobre o comportamento humano deram incio a uma abordagem mais integral criana, possibilitando a compreenso das suas necessidades emocionais,em suas diversas fases de crescimento e desenvolvimento. 1.0 CONCEITOS BSICOS NA ASSISTNCIA SADE DA CRIANA: 1.1Enfermagem Peditrica: um campo de estudo e de prtica da enfermagem dirigida assistncia criana at a adolescncia. Ou, ainda, um campo da enfermagem que se dedica ao cuidado do ser humano em crescimento e desenvolvimento, desde o nascimento at a adolescncia. Pediatria: o campo da Medicina que se dedica assistncia ao ser humano em crescimento e desenvolvimento, desde a fecundao at a adolescncia. Neonatologia: o ramo da Pediatria que atende o recm-nascido, desde a data do nascimento at completar 28 dias; Puericultura: tambm denominada de Pediatria Preventiva, o ramo da Pediatria que cuida da manuteno da sade da criana e do acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento. Hebiatria: o ramo da Pediatria que atende as necessidades de sade do adolescente. Classificao da infncia em grupos etrios:

1.21.31.4-

1.51.6-

LACTENTE: Neonatal: 0 28 dias / Lactente: 1-12 meses 1 INFNCIA: Todller : 2anos e 11 meses/ Pr-escolar: 3 5 anos e 11 meses 2 INFNCIA: Escolar: 6 anos e 11 meses a 11 anos e 11 meses

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

INFNCIA TARDIA: Adolescente: a partir dos 12 anos 2.0. DIREITOS DA CRIANA: 2.1- DECLARAO DOS DIREITOS HUMANOS: Em 1924, os direitos da criana foram declarados pela ONU, mas o reconhecimento da Declarao Universal dos Direitos Humanos aconteceu em 1959. Objetivando afirmar que toda criana merece uma infncia feliz e que possa gozar de direitos e liberdades, essa declarao enunciou os seguintes princpios: Toda criana gozar de todos os direitos enunciados na Declarao : A criana gozar de proteo especial e ser-lhe-o proporcionadas oportunidade e facilidade, a fim de facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social de forma sadia e normal e em condies de dignidade. Toda criana ter direito a nome e nacionalidade, desde o nascimento; A criana gozar os benefcios da previdncia social,a criana ter direito alimentao, habitao, recreao e assistncia mdica adequadas; criana incapacitada fsica ou mentalmente, sero proporcionados o tratamento, a educao e os cuidados especiais; Para o desenvolvimento completo e harmonioso da sua personalidade, a criana precisa de amor e de compreenso. A criana ter direito a receber educao, que ser gratuita e obrigatria, pelo menos no grau primrio; A criana figurar, em qualquer circunstncia, entre os primeiros a receber proteo e socorro; A criana deve ser protegida contra quaisquer formas de negligncia, crueldade e explorao; A criana gozar de proteo contra atos que possam suscitar discriminao racial, religiosa ou de qualquer outra natureza ( ONU, 1959). 3.0. ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE: O Estatuto da criana e do adolescente foi legalizado em 1990, pela Lei Federal n 8.069. Ao prestar sua assistncia, os tcnicos e os auxiliares de enfermagem, assim como os demais profissionais de sade, devero considerar os direitos prescritos por esse Estatuto, sob pena de serem acionados judicialmente. No Brasil, com relao sade, as crianas e os adolescentes tm os seguintes direitos: Art.7. A criana e o adolescente tm direito proteo, vida e a sade, mediante a efetivao de polticas sociais pblicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condies dignas de existncia. Art. 8. assegurado gestante, atravs do SUS, o atendimento pr e perinatal. Art 9. O Poder pblico, as instituies e os empregadores propiciaro condies adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mes submetidas a medida privativa de liberdade.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Art 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de ateno sade de gestantes, pblicos e particulares, so obrigados a: Imanter registro das atividades desenvolvidas pelo prazo de 18 anos; IIIdentificar o recm-nascido; IIIProceder a exames visando ao diagnstico e teraputica de anormalidades no metabolismo do recm-nascido, bem como, a orientao aos pais; IVFornecer declarao de nascimento onde constem as intercorrncias do parto e do desenvolvimento de neonato. Art 11. assegurado atendimento mdico criana e ao adolescente, atravs do SUS, garantindo o acesso universal e igualitrio s aes e servios para a promoo, proteo e recuperao da sade. Art 12. Os estabelecimentos de atendimentos sade devero proporcionar condies para a permanncia em tempo integral de um dos pais ou responsvel, nos casos de internao de criana ou adolescente. Art 13. Os casos de suspeita ou maus tratos contra criana ou adolescente sero obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade. Art 14. O SUS promover programas de assistncia mdica e odontolgica para a preveno das enfermidades que ordinariamente afetam a populao infantil, e campanhas de educao sanitria para pais, educadores e alunos. Pargrafo nico: obrigatria a vacinao das crianas nos casos recomendados pelas autoridades sanitria. ( MS, 2001)

UNIDADE 2 CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO RECM - NASCIDO 1. CONCEITO E CLASSIFICAO DO RN (RECM-NASCIDO) QUANTO: 1.1. Idade Gestacional: RN TERMO OU NORMAL: toda criana nascida de uma gestao entre 38 a 42 semanas de gestao. (280 dias/ Dando margem de 15 dias antes ou aps o parto). RN PREMATURO: toda criana nascida de uma gestao entre 28 a 37 semanas de gestao. RN POSMATURO: toda criana nascida de uma gestao com mais de 42 semanas de gestao. 1.2. Peso Ao Nascer A.I.G (Adequado para a Idade Gestacional): todo RN que nasce com peso > 2,5 a 4 kg entre percentis 10 e 90.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

P.I.G (Pequeno para a Idade Gestacional): todo RN que nasce com peso igual ou inferior a 2,5 kg, abaixo do percentil 10. G.I.G (Grande para a Idade Gestacional): todo RN que nasce com peso igual ou superior a 4 kg acima do percentil 10. RN DE ALTO RISCO: o produto de uma gestao de alto risco, onde as intercorrncias patolgicas e/ou sociais representam fatores de agresso ao binmio me-filho, determinando morbi-mortalidade perinatal, que pode perdurar at 28 dias ps-parto.

RN PREMATURO
1.CONCEITO: toda criana nascida de uma gestao entre 28 a 37 semanas e 6 dias, com peso igual ou inferior a 2,5 kg e estatura igual ou inferior a 45 cm. 2.CLASSIFICAO: Prematuro Limtrofe: gestao entre 36 a 37 semanas e 6 dias. Moderadamente prematuro: gestao entre 31 a 35 semanas e 6 dias Extremamente prematuro: gestao entre 28 a 30 semanas e 6 dias. 3.ETIOLOGIA: Gravidez precoce, fumo, lcool, doenas cardacas, desnutrio materna, gravidez gemelar, placenta prvia (PP), descolamento prematuro da placenta(DPP), placenta normalmente inserida (DPPNI): doena auto-imune, onde a me sempre morre por hemorragia. 4.INCIDNCIA: Classe social mais baixa. 5.CARACTERSTICAS ANATMICAS Postura: Inativo/ flcido e relaxado, com as extremidades mantidas em extenso. Permanecem em qualquer posio que se coloca. Cabea: grande, desproporcional, achatada nos lados e longa da frente para trs, desprovida de convexidade usual nas reas temporais e parietais. Face: senil, envelhecida. Cabelos: finos, ralos como lanugem. Olhos: fechados, grandes em relao a face e proeminentes. Pescoo: curtssimo, o mento repousa sobre a caixa torcica. Cartilagem da orelha: mal desenvolvida, malevel, macia. Fontanelas: amplas PC: 25/32 cm PT: 23/30 cm Caractersticas Gerais: Peso: Depende do grau de imaturidade, varia de > 500 g 2,5 kg. Extremamente baixo: 500 g a 1 kg Muito baixo: 1 kg a 1,5 kg Baixo: 1,5 kg a 2,5 kg

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Estatura: 45 cm Caixa torcica: deprimida / Abdmen: distendido Tnus Muscular: diminudo / Ausncia de sulcos plantares Pele: tecido subcutneo delgado, colorao plida, coberta por lanugem. Mos e ps: poucos sulcos, aspecto liso; Unha: no atinge a polpa digital Genitais: Masculino: Saco escrotal subdesenvolvido; podendo est retido na cavidade abdominal. Feminino: Grandes lbios pouco evidentes; clitris proeminente. 6.CARACTERSTICAS FISIOLGICAS APARELHO RESPIRATRIO: Imaturo, devido ao desenvolvimento incompleto dos alvolos e capilares. Tecido pulmonar e centro regulador imaturos. Respirao: peridica; hipoventilao; episdios freqentes de apnia. APARELHO TERMO REGULADOR: Precrio e imaturo. Incapacidade da manuteno da temperatura corprea, por no possuir gordura de isolamento trmico. APARELHO DIGESTIVO: Deficiente. Dificuldade de absoro. Quanto mais intensa a prematuridade, mais ausentes esto os reflexos de suco e deglutio. H trs tipos de prematuro:

1.O que suga e deglute (uso de mamadeira) 2.O que no suga e deglute (uso de conta-gotas) 3.O que no suga e no deglute (gavagem/sonda) ATIVIDADE REFLEXA: Diminuda /Sinais neurolgicos: ausentes. COMPLICAES: Hiperbilirrubinemia/ Hipoglicemia/ Distrbios Hidroeletrolticos.

PS MATURO

1.CONCEITO: toda criana nascida de uma gestao com mais de 42 semanas. 2.CAUSAS: A maioria desconhecida, porm se atribui a: Hereditariedade Primiparidade com mais de 28 anos Repouso excessivo Distrbio endcrino 3.CARACTERSTICAS GERAIS Peso: O RN pode nascer com perda de peso. A placenta ao envelhecer perde sua funo, no conseguindo manter os nutrientes para o feto. Tecido adiposo diminudo, depleo da gordura subcutnea, aspecto fsico comprometido, refletindo o desprovimento intrauterino, apresentando um aspecto delgado e alongado.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Estatura: cerca de 3 a 4 cm maior que o normal. Pele: macerada, enrugada, sem lanugem, sem vernix caseoso, apresentando dobras, rachaduras, manchas enegridas, apergaminhada Unhas: ultrapassam a polpa digital, sujas de mecnio.Sulcos palmares profundos. Mos: secas e descamadas. COMPLICAES: Aspirao de mecnio: provocada pela hipxia intrauterina, associada com a acidose. O RN aspira o lquido amnitico que contm mecnio. (A hipxia provoca relaxamento do esfncter anal). Hipoglicemia: provocada pelo estoque de gordura. O glicognio do fgado logo escasseado, necessitando, portanto de reservas energticas. Policitemia: aumento dos eritrcitos, elevando a viscosidade do sangue. A circulao se torna lenta e obstruda sobretudo nos capilares, assim o sangue no chega a circulao perifrica. RN DE ALTO RISCO 1.CONCEITO: o produto de uma gestao de alto risco, onde as intercorrncias patolgicas e/ou sociais representam fatores de agresso ao binmio me-filho, determinando morbi-mortalidade perinatal, que pode perdurar at 28 dias ps-parto. 2.CLASSIFICAO: De acordo com o peso do nascimento; Idade Gestacional; Problema fisiopatolgico predominante. 3.RN CONSIDERADOS DE ALTO RISCO: Prematuro Ps- maturo Anxia perinatal Macrossomia Gemelaridade Rh negativo Anomalias congnitas Desnutrio Diabetes materna Mes com AIDS Mes com DSTs

4.GESTAO DE ALTO RISCO: Idade materna menor de 16 anos ou maior de 35 anos Insuficincia Placentria

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Diabetes Hemorragia Hipertenso Crnica Nefropatia Cardiopatia Placenta Prvia Descolamento da Placenta Normalmente Inserida

Cuidados aps o Nascimento: A transio bem-sucedida de um feto (imerso no lquido amnitico e totalmente dependente da placenta para obter nutrientes e oxignio) at o seu nascimento, respirando e chorando vigorosamente, algo sempre maravilhoso. Os recm-nascidos saudveis necessitam de um bom cuidado para garantir seu desenvolvimento normal e uma boa sade. Imediatamente aps um nascimento normal, a equipe da sala de parto ajuda a me a segurar o seu filho. A amamentao geralmente pode ser iniciada neste momento caso a me assim o desejar. O pai tambm encorajado a segurar o seu filho e a compartilhar esses momentos. Alguns especialistas acreditam que o contato fsico imediato com a criana ajuda a estabelecer vnculos afetivos. Contudo, os pais podem estabelecer bons vnculos afetivos com seus filhos inclusive quando no passam as primeiras horas juntos. 1.CUIDADOS IMEDIATOS AO RN: So aqueles prestados ainda na sala de parto. 1.1. Desobstruo das VASS: Objetivos: Promover limpeza das VASS e a instalao imediata e posterior manuteno da respirao. Impedir tamponamento dos espaos bronco-alveolares. Impedir anxia. OBS: 1 se aspira a boca, depois o nariz. Avaliao das condies vitais do RN, atravs da Escala de Apgar. ESCALA DE APGAR SINAIS Freqncia das pulsaes Esforo respiratrio Tnus muscular Irritabilidade reflexa Cor da pele ESCORE O Ausente Ausente Atonia/Hipotonia Ausente Cianose/Palidez ESCORE 1 Menos de 100 Superficial Ligeira flexo Careta Cianose de extremidades ESCORE 3 Acima de 100 Choro forte Movimentos ativos Espirro/tosse Rsea

1.3. Pinamento e seco do cordo umbilical 1.4. OBS: Realiza-se aps a cessao dos batimentos

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

1.3. Aspirao do suco gstrico 1.4. Credeizao /Mtodo de Cred: Instila-se 1 gota de Nitrato de Prata a 1% nos olhos, na vagina e/ou pnis do RN a fim de evitar oftalmia gonoccica, transmitida verticalmente. 1.5. Identificao do RN (Nome da gestante, data e hora do nascimento): Identificar o recmnascido com pulseira prpria ou feita com esparadrapo e colocada no antebrao e tornozelo. 2.CUIDADOS MEDIATOS AO RN: So aqueles prestados na Unidade de Internao Peditrica. 2.1.Higiene: O Banho realizado aproximadamente 6 horas ou mais aps o nascimento. Tenta-se no retirar o material gorduroso esbranquiado (verniz caseoso) que recobre a maior parte da pele do recm-nascido, pois ele ajuda a proteg-lo contra a infeco. 2.2.Administrao de Vitamina K. Como todos os conceptos nascem com concentrao baixa de vitamina K, o enfermeiro ou o tcnico de enfermagem administra 1mg por via IM desta vitamina para evitar a ocorrncia de sangramentos (doena hemorrgica do recmnascido) Objetivo: Catalisar a sntese da protrombina no fgado. 2.3.Curativo do Coto Umbilical: Higiene do Coto Umbilical em geral, uma soluo antissptica ( lcool a 70%) aplicada no cordo umbilical recm-seccionado, para ajudar a evitar a infeco e o ttano neonatal. O clipe plstico do cordo umbilical removido 24 horas aps o nascimento. O coto remanescente deve ser umedecido diariamente com uma soluo alcolica. Este processo acelera a secagem e reduz a possibilidade de infeco do coto. O coto umbilical cair por si mesmo, geralmente entre o 5 e o 12 dia. Um retardo maior na queda no dever ser motivo de preocupao. 2.4.Medidas Antropomtricas: Peso: Balana adequada, protegida com fralda. Comprimento: Utilizao da Mesa antropomtrica. 2.5. Aquecimento: Manter RN aquecido, no bero (conforme rotina do hospital) e manter observao rigorosa (cianose; vmito; tremores; respirao). fundamental que o recmnascido seja mantido aquecido. Assim que possvel, ele deve ser enrolado em panos leves (cueiros) e a sua cabea coberta, para reduzir a perda do calor corpreo. Enfermagem cabe: Registrar, na ficha do recm-nascido, sua impresso plantar e digital do polegar direito da me; Em partos mltiplos a ordem de nascimento dever ser especificada nas pulseiras atravs de nmeros (1, 2, 3, 4 etc.) aps o nome da me; Preencher a ficha do recm-nascido com os dados referentes s condies de nascimento, hora e data do parto.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Primeiros Dias do RN Durante os primeiros dias aps o nascimento, os pais aprendem a alimentar, a banhar e a vestir a criana, familiarizando-se com suas atividades e sons. A primeira urina produzida por um recm-nascido concentrada e, freqentemente, contm substncias qumicas denominadas uratos, que podem dar s fraldas uma colorao rosa,que no deve ser confundida com sangue A primeira evacuao consiste no mecnio (substncia negro-esverdeada e viscosa), que contedo do intestino formado durante a gestao por secrees digestivas do fgado, pncreas e intestino fetal, lquido amnitico deglutido e clulas intestinais Todo recmnascido deve eliminar o mecnio nas primeiras 24 horas aps o nascimento. Aps 2 a 3 dias do nascimento surgem as chamadas "fezes de transio". Durante os primeiros dias de vida, o recm-nascido normalmente perde 5 a 10% de seu peso ao nascimento. Este peso rapidamente recuperado medida que ele comea a se alimentar. ANAMNESE E EXAME FSICO DO RECM-NASCIDO Nome da me, procedncia, instruo, estado civil, residncia. Registro materno e do recm-nascido quando usado a ficha de internao neonatal. O primeiro exame fsico do recm-nascido tem como objetivo: Detectar a presena de malformaes congnitas Avaliar a capacidade de adaptao do recm-nascido vida extra-uterina. O exame fsico deve ser realizado com a criana despida, mas em condies tcnicas satisfatrias. EXAME NEUROLGICO: O exame neurolgico compreende a observao da atitude, reatividade, choro, tnus,movimentos e reflexos do recm-nascidos. Deve-se pesquisar os reflexos de Moro,suco, busca, preenso palmar e plantar, tnus do pescoo, extenso cruzada dos membros inferiores, endireitamento do tronco e marcha automtica. Reflexos do Recm-nascido Reflexo De Moro Descrio Quando o recm-nascido se assusta, seus membros superiores e inferiores balanam para fora e para frente, num movimento lento, com os dedos esticados Quando qualquer um dos extremos da boca de recmnascido tocado, ele vira a cabea para esse lado. Este reflexo permite que o recm-nascido encontre o mamilo Quando um objeto colocado na boca do recmnascido, ele comea a sugar imediatamente

De Busca

De suco

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

UNIDADE 3 TESTE DE PKU ( TESTE DO PEZINHO) Nome popular para a Triagem Neonatal, o teste do pezinho gratuito e deve ser feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recm-nascido. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguneos, o material pode ser colhido em uma nica puno, rpida e quase indolor para o beb. No teste, o sangue da criana coletado em papel filtro especial. As amostras de sangue obtidas so secas e posteriormente enviadas ao laboratrio para o processamento dos exames.

Em sua verso mais simples, o teste do pezinho foi introduzido no Brasil na dcada de 70 para identificar duas doenas (chamadas pelos especialistas de "anomalias congnitas", porque se apresentam no nascimento): a fenilcetonria e o hipotireoidismo. Ambas, se no tratadas a tempo, podem levar deficincia mental. A identificao precoce de qualquer dessas doenas permite evitar o aparecimento dos sintomas, atravs do tratamento apropriado. Por isso, recomenda-se realizar o teste idealmente no 5 dia de vida do beb. Antes disso, os resultados no so muito precisos ou confiveis. A partir desse dia, importante que toda me leve seu filho para fazer o exame. Assim o tratamento, se for o caso, ser mais eficaz. Por meio de lei federal, o teste se tornou obrigatrio em todo o Pas, em 1992, embora ainda no alcance a totalidade dos recm-nascidos. A portaria de nmero 822, de 6 de junho de 2001, assinada pelo ex-ministro Jos Serra, criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) com o objetivo de atender a todos os recm-natos em territrio brasileiro. Atualmente, j existe uma verso ampliada, que permite identificar mais de 30 doenas antes que seus sintomas se manifestem. Trata-se, no entanto, de um recurso sofisticado e ainda bastante caro, no disponvel na rede pblica de sade.

DOENAS DIAGNOSTICADAS

1.FENILCETONRIA: uma doena gentica, de carter autossmico recessivo decorrente da deficincia da enzima fenilalanina-hidroxilase. Em conseqncia a fenilalanina acumula-se no sangue do RN, com efeitos txicos do sistema nervoso central, podendo causar at a deficincia mental severa.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Conseqncias Deficincia mental irreversvel. Convulses, problemas de pele e cabelo. Problemas de urina e at invalidez permanente. Tratamento: Controle alimentar com dieta especial base de leite e alimentos que no contenham fenilalanina, sob rigorosa orientao mdica, para que o beb fique bom e leve uma vida normal. 2.HIPOTIREOIDISMO CONGNITO hereditrio, causado pela falta de uma enzima, impossibilitando que o organismo forme o T4, hormnio tireoidiano, impedindo o crescimento e desenvolvimento de todo o organismo inclusive o crebro, sendo a deficincia mental uma de suas manifestaes mais importantes. Conseqncias Deficincia mental irreversvel, convulses, problemas de pele e cabelo, problemas de urina e at invalidez permanente. Tratamento Administrao de hormnio tireoidiano, sob rigoroso controle mdico, para que o beb fique bom e tenha uma vida normal. 3.HEMOGLOBINOPATIAS: So doenas que acometem a estrutura ou/e a taxa de produo da molcula de hemoglobina, presente nos glbulos vermelhos e responsvel pelo transporte de oxignio para os tecidos. A anemia falciforme (AF) a hemoglobinopatia mais freqente no nosso pas, atingindo cerca de 0,1-0,3% da populao de negros. 4.FIBROSE CSTICA: a doena autossmica recessiva de elevada prevalncia nas populaes de origem europia, caracterizada por uma disfuno crnica e grave dos pulmes e trato gastrointestinal devido a um distrbio no transporte de cloreto pelas membranas epiteliais. A freqncia dessa patologia na populao do sul do Brasil de 1 para 2.500 nascidos vivos. MTODO DE COLETA: Colher a partir de 72 h de vida ou entre o 3 e 30 dias de vida. Preencher o carto com os dados da criana e assinalar os exames a serem feitos. Aquecer o local com bolsa de gua morna, 44 por 5 min. Assepsia com lcool 70% e deixar secar. Usar uma lanceta fina e puncionar a face lateral do calcanhar, com movimento firme e nico, seguido por movimento de rotao bilateral.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Desprezar a primeira gota com gaze ou algodo seco. Formar uma gota grande e encostar o papel filtro deixando saturar os crculos at enche-los e vazar no verso. Secar em temperatura ambiente por 3 h na horizontal sem que o sangue encoste na superfcie ou objetos Enviar ao laboratrio em envelope prprio ou papel alumnio. UNIDADE 4 CALENDRIO BSICO DE VACINAO DA CRIANA NO PRIMEIRO ANO DE VIDA As vacinas (cujo nome advm de vaccinia, o agente infeccioso da varola bovina, que, quando injetado no organismo humano, proporciona imunidade varola no ser humano) so substncias txicas, que ao serem introduzidas no organismo de um animal, suscitam uma reao do sistema imunolgico semelhante que ocorreria no caso de uma infeco por um determinado agente patognico, por forma a tornar o organismo imune a esse agente (e s doenas por ele provocadas).So, geralmente, produzidas a partir de agentes patognicos (vrus ou bactrias), ou ainda de venenos, previamente enfraquecidos. Por inserir no organismo esse tipo de substncias, os efeitos colaterais podem ser adversos, correspondendo ao esforo que nosso corpo est fazendo para controlar as substncias. A descoberta da vacina se deve s pesquisas de Louis Pasteur, que em seu leito de morte, disse: "O vrus no nada, o terreno tudo", com isso ele estava explicando que os vrus s se multiplicam sem controle (gerando doenas) em um organismo, se encontrarem terreno favorvel para isso. Mas a vacina j era usada anteriormente, na forma de medicina popular, pelos chineses e povos do mediterrneo. Pasteur, entretanto, formalizou seu uso com o rigor cientfico.

Calendrio Bsico de Vacinao da Criana 2012

Nota: Mantida a nomenclatura do Programa Nacional de Imunizao e inserida a nomenclatura segundo a Resoluo de Diretoria Colegiada RDC n 61 de 25 de agosto de 2008 Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

BCG Composio: Bacilo Calmette-Gurin liofilizado, obtido por atenuao do M. bovis, cepa Mooron-Rio. Idade: a partir do nascimento e revacinao quando no houver cicatriz vacinal. Indicao: em especial nas crianas menores de 5 anos e preferencialmente nos menores de 1 ano. O mais precocemente em crianas HIV positivas assintonticas. Dosagem e via de administrao: 0,1ml ID na insero inferior do deltide. Agulha: 13x3,8 Tempo de validade aps aberto o frasco: 06 horas.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Eventos adversos: formao de abscesso e/ou ulcerao (axilar). Contra-indicao: imunodeficincia congnita ou adquirida; HIV sintomtico; < 2000g, afeces dermatolgicas extensas (escabiose, impetigo= adiamento). Conservao: +2 + 8C inativada quando exposta luz artificial. HEPATITE B Composio: H 2 tipos : 1 partcula viral tratada com formol (2 recombinao do RNA viral atravs de engenharia gentica). Idade: nas primeiras 12 horas de vida. Esquema: 0,1,6 meses 1 dose para 2 dose intervalo de 30 dias e da 1 dose para 3 dose um intervalo de 6 meses. Dosagem e via de administrao: 0,5 ml ou de acordo com o fabricante, IM profunda no Vasto Lateral da Coxa (VLC) em crianas at 2 anos e deltide em crianas maiores. Agulha: 20x5,5 (menores de 2 anos) 25x6 ou 25x7 (maiores de 2 anos). Tempo de validade aps aberto o frasco: at o final do frasco. Eventos adversos: dor no local da injeo e febre baixa. Contra-indicao: reao anafiltica sistmica na dose anterior. Conservao: + 2+ 8, congelamento inativa. POLIOMIELITE ORAL ( VOP ) Composio: vrus vivo atenuado em cultura de clulas. Idade: a partir dos 2 meses at 4 anos 11 meses e 29 dias. Esquema: 3 doses a partir dos 2 meses de idade, com intervalos de 60 dias e no mnimo 30 dias; dose de reforo aos 15 meses. Dosagem e via de administrao: 2 gotas oral. Tempo de validade aps aberto o frasco: 05 dias. Contra-indicao: crianas com imunodeficincia (congnita ou adquirida); pessoas submetidas a transplante de medula; crianas HIV+ sintomticas (AIDS). Conservao:geladeira, +2+8C. Observao: Retornar ao refrigerador ou isopor imediatamente aps a vacinao. TETRAVALENTE Composio: vacina que contm toxidide diftrico, tetnico e Bordetella pertussis, alm de polissacardeo capsulares (Poliribosol-ribtol-fosfato- PRP) do Haemophilus influenza conjugada com uma protena carreadora tetnica.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Idade: at 11 meses e 29 dias. Via de administrao: IM ou VLC. Esquema: 3 doses de 0,5ml a partir dos 2 meses de idade, com intervalo entre as doses de 60 dias e no mnimo 30 dias. Agulha: 20x5,5. Tempo de validade aps aberto o frasco: 05 dias. OBS: No administrar em crianas maiores de 1 ano. Caso, o esquema no esteja completo, completar com DTP. Eventos adversos: dor, vermelhido, febre, mal-estar e irritabilidade nas 24-48h. Contra-indicao: crinaas que desencadeiam reao anafiltica no administrar dose seguinte. Conservao: +2 +8C. TRPLICE BACTERIANA DTP Composio: a vacina trplice DTP contm toxide diftrico, toxide tetnico e Bordetella pertussis inativada em suspenso, tendo como adjuvante hidxido ou fosfato de alumnio. Idade: 1 primeiro reforo aos 15 meses e o 2 reforo entre 4-6 anos. Idade mnima aos 12 meses. Esquema: 2 doses de 0,5 mal a partir dos 15 meses de idade. Via de administrao: IM profunda no VLC e em crianas maiores de 2 anos administrar no deltide. Agulha: 20x5,5 (menores de 2 anos) 25x6 ou 27x7 (maiores de 2 anos). Tempo de validade aps aberto o frasco: at o final do frasco. Evento adversos: dor, vermelhido, febre, mal-estar geral e irritabilidade nas primeiras 24 a 48 horas. Contra-indicaes: a aplicao da vacina trplice DTP contra-indicada em crianas que tenham apresentado aps a aplicao da dose anterior reao anafiltica. TRPLICE VIRAL Composio: vacina combinada do vrus vivo atenuado, liofilizado contra sarampo a rubola e caxumba. Idade: a partir dos 12 meses de idade, recomenda-se aos 15 meses para coincidir com o reforo da DTP e plio. Via de administrao: SC. Esquema: 0,5 ml dose nica e reforo entre 4 6 anos de idade. Agulha: 13x4,5 . Tempo de validade aps aberto o frasco: 8 horas. Efeitos adversos: febre e erupes de curta durao, entre o 5 e o 10 dia de ps-vacina, artralgia e artrite, mais freqentemente em mulheres adultas.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Contra-indicao: reao sistmica ao ovo de galinha (urticria, edema da glote, dificuldade respiratria, hipotenso ou choque), gravidez. Conservao: +2+8C. FEBRE AMARELA Composio: vacina derivada da cepa 17, vrus da febre amarela, Sacarose 8 mg e 3 mg de glutamato de sdio. Idade: a partir dos 9 meses. Indicao: contra a febre amarela. Via de administrao: SC no deltide. Esquema: 1 dose aos 9 meses e reforo a cada 10 anos. Agulha: 13x 4,5. Tempo de validade aps aberto o frasco: 4 horas. Eventos adversos: dor local, cefalia e febre. Contra-indicao: crianas menores de 6 meses; portadores de imunodeficincia (congnita ou adquirida), neoplasias malignas e pacientes HIV+ sintomticos; uso de corticoesterides em doses elevadas; pessoas com histria de reao anafiltica aps consumo de ovo. Conservao: +2+8C, quando congelada inativa. ROTAVRUS Composio: uma vacina elaborada com vrus isolados de humanos e atenuados para manter a capacidade imunognica, porm no patognica. Idade: mnima 1 m e 15 dias e idade mxima 5 meses 15 dias. Indicao: gastroenterite provocada pelo vrus rotavrus. Vias de administrao: Cada dose corresponde a 1 ml (exclusivamente oral). Tempo de validade aps aberto o frasco: 24 horas aps a preparao da vacina. Esquema: 2 doses; 2 meses e 4 meses, com intervalo entre as doses de 60 dias e no mnimo 30 dias. Eventos adversos: reao sistmica grave at 2 h aps a administrao; presena de sangue nas fezes at 42 dias aps vacinao; internao por abdome agudo at 42 aps a dose da vacina. Justificativas para a sua incluso no calendrio vacinal infantil: 1.Os rotavrus constituem a principal causa de gastroenterites em crianas, sendo responsvel por mais de 400.000 bitos por ano em pases em desenvolvimento. 2.A maior incidncia das infeces por rotavrus se concentra na faixa etria de 6 a 24 meses, com o quadro clnico clssico caracterizado-se por diarria precedida de febre e vmitos, evoluindo rapidamente para desidratao.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

VACINA DUPLA BACTERIANA dT Composio: toxide diftrico+tetnica com hidrxido de alumnio ou fosfato de alumnio como adjuvante. Idade: dT administrar em crianas maiores de 7 anos e adultos. Dosagem e via de administrao: 0,5 ml IM profunda no deltide. Esquema: 3 doses com intervalo entre as doses de 60 dias e no mnimo 30 dias. O reforo aplicado a cada 10 anos. Agulha: 25x6 ou 25x7. Tempo de validade aps aberto o frasco: at o final do frasco
VACINA PENTAVALENTE Composio: so compostas por toxides de difteria e ttano, suspenso celular inativada de Bordetella pertussis, antgeno de superfcie de hepatite B (HBs-Ag), oligossacardeos conjugados de Haemophilus influenzae do tipo b) Idade: indicada para imunizao ativa de crianas a partir de doismeses de idade contra difteria, ttano, coqueluche, hepatite B e doenas causadas porHaemophilus influenzae tipo b. Esquema: A vacinao bsica consiste na aplicao de 3 doses, com intervalo de 60 dias (mnimo de 30 dias), a partir de 2 meses de idade.Os dois reforos necessrios sero realizados com a vacina DTP (difteria, ttano e pertussis). O primeiro reforo aos de 15 meses de e o segundo reforo aos 4 anos. A idade mxima para aplicao da DTP de 6 anos 11meses e 29 dias.Ressalta-se tambm que far parte deste esquema, para os recm-nascidos, a primeira dose nas primeiras 24 horas, preferencialmente nas primeiras 12 horas, com a vacina hepatite B(recombinante). Dose e Via de Administrao: Administrar dose de 0,5 mL da vacina DTP/HB/Hib por via intramuscular, no vasto lateral da coxa, em crianas menores de 2 anos de idade e na regio deltide nas crianas acima de dois anos de idade. VACINA MENINGOCCICA Composio: As vacinas meningoccicas disponveis contra os diversos sorogrupos, incluindo o sorogrupo C podem ser divididas em duas categorias: as que contm polissacardeos e as conjugadas. As de polissacardeos da cpsula da bactria conferem proteo por tempo limitado (3-5 anos) e exclusivamente para os sorogrupos contidos na vacina, com reduzida

eficcia em crianas de baixa idade (particularmente abaixo de 2 anos).


Via de Administrao : A vacina deve ser administrada exclusivamente pela via intramuscular profunda, de preferncia na rea ntero-lateral da coxa direita da criana Esquema vacinal : O esquema de vacinao primrio consiste na aplicao de duas doses, em crianas menores de um ano de idade, com intervalo de 2 meses entre as doses (mnimo de 30 dias), aos 3 e 5 meses de idade. Um nico reforo recomendado aos 12 meses de idade, respeitando-se o intervalo mnimo de 2 meses, aps a aplicao da ltima dose.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

POLIOMIELITE INATIVADA ( VIP) Composio : A vacina inativada poliomielite (VIP) foi desenvolvida em 1955 pelo Dr. Jonas Salk. Tambm chamado de "vacina Salk", a VIP constituda por cepas inativadas (mortas) dos trs tipos (1, 2 e 3) de poliovrus e produz anticorpos contra todos eles. Esquema Vacinal : O esquema vacinal ser sequencial (VIP/VOP) de quatro doses para crianas menores de 1 ano de idade que estiverem iniciando o esquema vacinal. A VIP dever ser administrada aos 2 meses (1 dose) e 4 meses (2 dose) de idade, e a VOP aos 6 meses (3 dose) e 15 meses de idade (reforo). A preferncia para a administrao da VIP aos 2 e 4 meses de idade tem a finalidade de evitar o risco, que rarssimo, de evento adverso ps-vacinao. Dose e via de administrao: A via de administrao preferencial da VIP a intramuscular, entretanto, a via subcutnea tambm pode ser usada, mas em situaes especiais (casos de discrasias sanguneas). O local de aplicao preferencial para injeo intramuscular em bebs o msculo vasto-lateral da coxa ou regio ventrogltea e para crianas maiores o msculo deltide.

UNIDADE 5 A ENFERMAGEM, O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANA O Crescimento ( C ) e o desenvolvimento ( D ) , so indicadores da sade das crianas; por essa razo o acompanhamento desses processos se constitui na ao eixo da assistncia sade da criana.As equipes de enfermagem e de sade devem estar alertas para intervir no processo de CD, quando necessrio, da maneira mais precoce possvel. No Brasil, o MS (1984) preconiza que a ateno infncia deve se estruturar a partir do acompanhamento do CD. O crescimento e desenvolvimento so o que caracteriza a criana, dessa forma , a ateno a criana existe para promover o C e o D.

DEFINIES: CRESCIMENTO: Constitui as alteraes biolgicas que implicam em aumento corporal da criana, manifestadas pelo aumento do tamanho das clulas (Hipertrofia), e pelo aumento do nmero de clulas (Hiperplasia). um quantitativo. Referencia-se por: Peso Estatura Permetro ceflico Permetro torcico

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Alterao das fontanelas Dentio Alteraes na proporo corporal e tecidos corporais DESENVOLVIMENTO: o aumento da capacidade do indivduo na realizao de funes cada vez mais complexas. A criana desenvolve controle neuro-muscular, destreza e traos de carter, funes que s podem ser medidas por meio de provas funcionais. Habilidades motoras grossas Habilidades motoras finas Desenvolvimento da linguagem Desenvolvimento congnitivo Desenvolvimento social e afetivo

FATORES QUE INFLUENCIAM O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO: O crescimento um processo biolgico, de multiplicao e aumento do tamanho celular, expresso pelo aumento do tamanho corporal.Todo indivduo nasce com um potencial gentico de crescimento, que poder ou no ser atingido, dependendo das condies de vida a que esteja submetido desde a concepo at a idade adulta. Portanto, pode-se dizer que o crescimento sofre influncias de fatores intrnsecos (genticos, metablicos e malformaes, muitas vezes correlacionados, ou seja, podem ser geneticamente determinadas) e de fatores extrnsecos, dentre os quais destacam-se a alimentao, a sade, a higiene, a habitao e os cuidados gerais com a criana Como conseqncia, as condies em que ocorre o crescimento, em cada momento da vida da criana, incluindo o perodo intra-uterino, determinam as suas possibilidades de atingir ou no seu potencial mximo de crescimento, dotado por sua carga gentica.

1.0 AVALIAO DO CRESCIMENTO : O crescimento pode ser avaliado mediante o controle de peso, estatura e permetro ceflico, com auxlio de parmetros de normalidade definidos atravs de frmulas e das curvas de peso. As medidas fsicas refletem a taxa de crescimento da criana e qualquer alterao no padro das mesmas, pode indicar problemas srios.A tcnica deve ser rigorosa, os dados corretos e o registro e interpretaes exatos; mais importante que os valores deve ser a observao das tendncias, diferenas sbitas e os graves desvios do padro normal. . 1.1 PESO ( P ): O peso um excelente indicador das condies de sade e da nutrio da criana,suas variaes na infncia so rpidas e importantes.As maiores informaes no so obtidas, porm, com o peso de um momento preciso, mas na sua evoluo no tempo (curva de peso),

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

na variao entre duas pesagens sucessivas.O mtodo de pesagem, por sua vez, deve ser preciso para no oferecer dados incorretos. A criana dobra de peso aos 5 meses e triplica aos 12 meses. No primeiro ano, a criana cresce, em estatura, cerca de 50% da estatura do nascimento. Ganho ponderal mensal nos dois primeiros anos de vida 750 a 900 gramas At 3 meses por ms 600 gramas por De 3 a 6 meses ms De 5 meses a 1 300 a 400 gramas por ms ano 200 a 300 gramas De 1 a 2 anos por ms

PESANDO A CRIANA

1.2. ESTATURA : A estatura uma medida fiel do crescimento de uma criana.Sua curva espelha a vida anterior e torna visvel toda a histria do crescimento.Com efeito, a desnutrio s se retrata tardiamente sobre a altura do corpo da criana;uma lentido no crescimento da estatura indica o comeo de uma desnutrio dois a trs meses antes.Ao contrrio do peso que pode variar muito e rapidamente; a estatura uma medida estvel e regular.porm mais difcil de medir do que o peso.At a idade de dois anos, a criana medida deitada e so necessrias duas pessoas para tomar essa medida. A criana deve ser medida uma vez ao ms ou a cada consulta de puericultura.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

MEDINDO A CRIANA

Parmetros normais: Nascimento: +_ 50 cm; 1 trimestre: 9 cm; 2 trimestre: 7 cm; 3 trimestre: 5 cm; 4 trimestre: 3 cm Aos 23 meses: +_ 74 cm. Para crianas acima de dois anos, teremos a seguinte frmula: ESTATURA = IDADE X 5 + 80. 1.3. PERMETRO CEFLICO (PC): a circunferncia do crnio. A circunferncia da cabea aumenta rapidamente no primeiro ano de vida, a fim de adaptar-se ao crescimento do crebro. Essa medida permite identificar alteraes. Essa medida dever ser verificada a cada consulta ambulatorial, mensalmente.Se h indicaes de anormalidades, dever ser verificada diariamente. Valores normais:

IDADE Nascimento 3 meses 6 meses 9 meses 1 ano 1 ano e 6 meses 2 anos 3 anos 4 anos 5 anos

PC/ Cm 35,0 40,4 43,4 45,5 46,6 47,9 48,9 49,2 50,4 50,8

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

1.4. PERMETRO TORCICO (PT): Medida da circunferncia do trax, importante para detectar algumas doenas. A caracterstica dessa medida consiste na mudana de sua relao com o permetro craniano (PC). A relao entre Pc e Pt - At 6 meses: Pc superior a Pt - Cerca de 6 meses: Pc igual a Pt - Cerca de 9 meses: Pc inferior a PT 1.5 DENTIO: A idade mdia normal para o nascimento dos primeiros dentes de leite por volta de 6 meses de idade. Um atraso pode ser considerado normal em torno de mais de 6 ou 8 meses. Pode acontecer de dentes de leite que erupcionan (nascem) antes do prazo normal, ou seja, logo aps o nascimento, so chamados de "dente natal", ou por volta de 2 a 3 meses de idade, "dente neonatal ". Se isso ocorrer, procure imediatamente um odontopediatra, pois isso atrapalha a amamentao. A me muito prejudicada durante o aleitamento materno, com ferimentos no "bico do seio", induzindo a me a intervir com mamadeira, o que no adequado para um bom crescimento e desenvolvimento da criana. Durante o nascimento dos dentes do beb, podero ocorrer alguns sintomas, como coceira e abaulamento da gengiva, com aumento da salivao, estado febril, e at as fezes podem ficar mais lquidas. Para ajudar o rompimento dos dentinhos e melhorar esse desconforto, devemos oferecer ao beb, alimentos mais duros e mordedores de borracha para massagear a gengiva.

ERUPO(nascimento) DENTES SUPERIORES DENTES INFERIORES Incisivos Centrais 8 meses 6 meses Incisivos Laterais 10 meses 9 meses Caninos 20 meses 18 meses 1 Molar 16 meses 16 meses 2 Molar 29 meses 27 meses ESFOLIAO (queda) DENTES SUPERIORES DENTES INFERIORES Incisivos Centrais 7 a 8 anos 6 a 7 anos Incisivos Laterais 8 a 9 anos 7 a 8 anos Caninos 11 a 12 anos 9 a 10 anos 1 Molar 10 a 11 anos 10 a 11 anos 2 Molar 11 a 12 anos 11 a 12 anos Importncia dos da dentio: - Importante para a sade geral, crescimento e desenvolvimento; - Atuam na mastigao, facilitando a digesto;

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

- So elementos fundamentais para a pronncia das palavras (fonao); - Grande influncia na esttica. 2.0- AVALIAO DO DESENVOLVIMENTO: O desenvolvimento depende da maturao mielinizao do sistema nervoso. A seqncia de desenvolvimento igual para todas as crianas, mas a velocidade varia de criana para criana. A direo do desenvolvimento cfalo- caudal e proximal distal ou seja da cabea para os ps e dos ombros para as mos. O primeiro passo para a locomoo a aquisio do controle da cabea, envolvendo a musculatura do pescoo. Mais tarde os msculos espinhais desenvolvem coordenao permitindo que a criana fique apta para sentar com as costas retas, engatinhar, ficar em p e andar .O desenvolvimento integral da criana pode representar uma oportunidade importante para aproximao de uma concepo positiva da sade, que se efetiva atravs do acompanhamento da criana sadia.Os profissionais de sade devem conversar com as mes sobre as aquisies da criana,valorizando suas conquistas, potencializando sua capacidade em reconhecer o valor da relao com seus filhos. Observar o comportamento espontneo da criana, escutar as dvidas e apreenses das mes, procurar estabelecer uma relao de confiana com as mesmas e destas com seus filhos so caminhos para aprofundar as relaes, conhec-las melhor e poder apoiar,orientar e intervir, caso necessrio. Avalia-se o desenvolvimento, testando as aquisies neuro psicomotoras e atravs de testes ou provas, sob quatro aspectos interdependentes que se processam, normalmente, no mesmo ritmo: Desenvolvimento motor: Para que um organismo se desenvolva, ele precisa funcionar A criana brinca de repetir sem cessar os mesmos gestos e aes que lhes permitem as aquisies que as amadurecem progressivamente. No nascimento, os movimentos do beb no so coordenados. Do nascimento aos dois anos a criana adquire duas possibilidades motoras importantes: caminhar e pegar objetos entre o polegar e indicador e, o controle neuro motor: coordenao da viso e da preenso. Linguagem: As crianas nascem com o mecanismo e a capacidade de desenvolver a fala e as habilidades de linguagem. Entretanto elas falaro de forma expontnea. A fala requer a estrutura e a funo fisiolgica ntegras, incluindo a respiratria, a auditiva e a cerebral, alm da inteligncia e da necessidade de estimulao. O gesto procede a fala, e dessa maneira uma pequena criana comunica-se de modo satisfatrio. Em todos os estgios do desenvolvimento da linguagem, a compreenso do vocabulrio por parte das crianas maior do que a expresso. Desenvolvimento cognitivo: A criana tem necessidade de agir para aprender, como no possui experincia do adulto, para ela tudo est para descobrir.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

brincando que a criana elabora os esquemas mentais, isto , as imagens mentais conduziro aos conceitos. As imagens de objetos percebidas, muitas vezes se fixam na memria a conceituao. A inteligncia da criana a primeira prtica: a criana elabora esquemas de ao, de espao e de casualidade. O beb incapaz de representar mentalmente os objetos. preciso que ele os veja e os apalpe. Quando os objetos desaparecem do campo de viso, e da preenso, eles deixam de existir para ele. O pensamento da criana se estrutura a partir de experincias que ela interioriza, pela repetio frequente e por suas semelhanas. A criana modifica seu comportamento face aos novos objetos e a novas situaes Desenvolvimento social e afetivo: No comeo da vida, a criana brinca com os MMSS e MMII, boca e com todo o corpo. No decurso das experincias cotidianas, a criana descobre o prazer de se comunicar com os outros. Para o desenvolvimento adequado, necessrio que a criana tenha oportunidade de fazer sozinha tudo que capaz. E a cada idade, tem um comportamento esperado

Caractersticas das crianas em suas diferentes etapas de vida: 1.0 - Recm nascido ( 0 a 28 dias) e lactente ( 29 dias a 2 anos): O RN no tem sua personalidade organizada e interage com o meio apenas em funo de suas necessidades fisiolgicas como fome, sede, frio, etc. O id (inconsciente) refere-se s reaes instintivas que podem ser percebidas por atos reflexos diante das sensaes de prazer ou de desprazer. As emoes da criana so expressas atravs do choro, grito ( desprazer) ou sono tranqilo e fcies de bem estar ( prazer). No recm nascido o reflexo de suco, a sensibilidade para movimentos, para o som e o tato so bem desenvolvidas.A suco basicamente a principal forma dele relacionar-se com o meio que o cerca. A criana que no tem atendidas essas necessidades pode vir a desenvolver a chamada Carncia Afetiva. A criana com carncia afetiva apresenta e agarra-se a quem cuida dela. # Inicialmente torna-se chorona, exigente e agarra-se a quem cuida dela;Mais tarde os choros transformam-se em gritos, ela perde peso e seu desenvolvimento motor estaciona. # A seguir, passa a maior parte do tempo deitada de bruos, tem insnia, continua a perda de peso, tem facilidade para adoecer, a atraso do desenvolvimento motor se generaliza; # se no for tratada, o choro transforma-se em gemidos, o retardo aumenta e se converte em letargia. A idade em que a criana mais sensvel a separao da me entre os 6 meses e dois anos de vida.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

2.0 Pr Escolar ( 2 a 7 anos): Desenvolve a linguagem, observador e faz perguntas. Fica inseguro quando seus hbitos e rotinas sofrem alguma modificao; Movimenta-se muito ( anda, corre, sobe, desce,pula). Seu pensamento orienta-se pela imaginao e pela fantasia. Para o pr-escolar, a me a fonte de segurana, proteo e ajuda, frente s situaes que possam causar angstia ou qualquer tipo de sofrimento. 3.0 Escolar ( 7 a 10 anos) : Nesta etapa, a criana adquire grande independncia fsica e psicolgica. Criatividade e aprendizagem so caractersticas marcantes. Tem noo de tempo e espao.Gosta de correr, pular, perseguir, fugir, participar das tarefas dos adultos. Embora apresente um grau avanado de independncia em todos os aspectos, ainda necessita de carcias fsicas e afeto. Necessita de respeito sua individualidade, privacidade e sexualidade. 4.0- Adolescente ( de 10 a 20 anos) : Fase de autodefinio e identificao de seu papel.imita as pessoas ou dolos que admira; Embora esteja em fase de amadurecimento emocional, apresenta, muitas vezes, grande instabilidade. ansioso e deprime-se com facilidade; Gosta de quebrar regras sociais e de contrariara opinies; Valoriza , de forma mais acentuada, a imagem corporal, a sexualidade, a privacidade e a autonomia.

AS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANA DE UM MS A CINCO ANOS Quadro I As etapas do desenvolvimento da criana de um ms a cinco anos: Desenvolvimento Motor Dorme quase todo o tempo. Aprende a levantar a cabea e depois a mant-la direita. Afina e adapta seus reflexos primrios, tais 1 ms a como a preenso; 3 guarda dentro da meses mo, involuntariamente, o objeto que ali se colocar. Idade Desenvolvimento Cognitivo Reflexo de suco; Chupa seu polegar ou seus dedos; brinca com sua lngua; Reproduz sons por prazer; Olha suas mos; Segue com os olhos uma pessoa ou um objeto que se desloca; Leva objetos boca (A boca um meio de conhecimento importante para a criana lactente); Morde um pedao de Desenvolvimento Social Cessa de chorar chegada de sua me ou ao escut-lo; Pequenos rudos guturais; Sorri ao ouvir a voz humana; Se imobiliza ao ouvir uma voz familiar que fala; Reconhece sua me e seu pai, pela vista, mas, sobretudo, pelo olfato, pelo ouvido e talvez por suas outras percepes

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

po.

difceis de definir; Balbucia espontaneamente e como resposta. Sorri a toda pessoa que se aproxime dela sorrindo; Comunicao com a mo baseada no olhar; Comea a diferenciar dia e noite; Canta com a ajuda de outra pessoa mais fica passiva; Ri s gargalhadas; Reage ao chamado por seu nome, virando a cabea. Grande riqueza de emisses vocais (balbucios, vocalizaes prolongadas); Ri e vocaliza brincando; Comea a utilizar os contatos fsicos (apalpar) para se comunicar com as outras. capaz de rastejar para aproximar-se de um objeto ou de uma pessoa; Comeo da socializao; Vocaliza vrias slabas que tendem a limitar-se aos sons que ouve na lngua materna; Reconhece os rostos familiares e pode ter medo de rostos estranhos; Comea a participar de jogos de relao

Procura alargar o campo de sua viso, apoiando-se, por ex. sobre o antebrao se estiver de bruos, levantando a cabea e as espduas se estiver de costas; Mantm a cabea erguida e pode ficar uns instantes sentado com apoio; Comea a pegar 3a6 voluntariamente um Ver item anterior. meses objeto ao alcance da mo e estender a mo para um objeto que se lhe oferce; Leva objetos boca; Segura pequenos objetos com a palma e os quatro dedos.

Deitado de costas se vira para se colocar sobre o ventre; Comea a ficar de p com apoio; Pega objetos entre o polegar e o indicador; 6a9 Mantm-se meses assentado s, durante um momento; Comea a engatinhar.

Toca-se um espelho e sorri; Age sobre objetos, bate sobre eles, contra a borda de um leito; Passa um objeto de uma a outra mo; Segura um objeto dentro de cada mo; Descobre um objeto escondido, se uma parte dele fica visvel; Se diverte a lanar objetos; Chama atenao sobre si, por exemplo: desperto s chra ou

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

grita quando ouve sua me levantar-se.

9 a 12 meses

12 a 18 meses

capaz de pr-se a de p sozinha apoiando-se em alguma coisa ou em algum, e de caminhar segurando com as duas mos ou apoiando-se em algum mvel; Rasteja-se ou engatinha; Comeo do andar; Sabe largar um objeto sob pedido; Consegue segurar os objetos entre o polegar e o indicador. Caminha sozinha e explora casas e arredores; Ajoelha-se sozinho; Sobe as escadarias usando as mos.

Age intencionalmente: retira o cobertor para pegar o brinquedo que se enfiou por baixo; Imita um rudo, por exemplo: batendo um objeto contra o outro; Comeo do jogo de embutir.

social (bater palmas, jogo de esconder); Gosta de morder; Reconhece quando se dirigem a ela; Imita gestos e brincadeiras; Faz gestos com a mo e a cabea (tchau, no, bate palmas). Repete o som que ouviu. Aprende a pronunciar duas ou trs palavras; Compreende uma proibio ou ordem simples; Manifesta grande interesse em explorar o mundo, ver tudo, tocar em tudo e levar tudo boca; Colabora em brinquedos com adultos.

Sobe e desce uma escada agarrando-se num corrimo; Aprende a comer 18 sozinho; meses Comea a ter a2 controle dos anos esfncteres durante o dia (fezes e depois urina); Inicio do danar ao

Empilha-se dois a trs Era de cubos; sociabilizao; Enche um recipiente; Manifesta cime capaz de amassar. (gestos de raiva e choro) reaes de rivalidade nas brincadeiras com os irmos maiores ou pessoas de convivncia. Empilha cubos; Associa duas Mostra seus olhos e palavras e enriquece nariz; seu vocabulrio; Imita um trao sobre o Manifesta muito papel ou na areia; interesse por outras Faz caretas de forma crianas e procura espontnea; brincar com elas, Coordenao mais mas de modo muito complexa: pode agir a pessoal (pegando distncia, ex: objetos, por utilizando um pau para exemplo).

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

som de msica.

2a3 anos

Aprende a pular sobre uma perna; Corre e chuta na bola sem perder o equilibrio; Pode levar um copo cheio de gua sem derramar; Comeo do controle do esfincter vesical noturno; Participa ativamente no vestir-se; Dana ao som da msica.

3a4 anos

capaz de andar sobre a ponta dos ps; Aprende a vestir-se e despir-se sozinho; Adquire o controle do esfinceter vesical noturno; capaz de realizar

aproximar um objeto ou puxando o cobertor sobre o qual est brincando; Estuda os efeitos produzidos ao longo de sua atividade: varia a maneira de deixar cair os objetos pra ver Amontoa objetos em Desenvolve equilbrio; consideravelmente a Pode reproduzir um lnguagem, utiliza crculo sobre o papel eu, mim, ou na areia; comea a perguntar, Comea a brincar compreende a maior realmente com outras parte das palavras e crianas e a frases que lhe so compreender que h dirigidas (cerca de gente fora do meio 300 palavras); familiar; Participa na Se reconhece no arrumao de suas espelho. coisas; Comeo da utilizao sistemtica do no (maneira de afirmarse, opondo-se ao meio); Comunica-se com gestos, posturas, mmicas, sobretudo com outras crianas at cinco anos; Teatraliza rituais de cozinha, de arrumao de cama e de banho (brinquedos como a boneca, com cozinha em miniaturas, etc.). Imita uma cruz; Passeia sozinha, Desenha uma pessoa visita vizinhos; com cabea, tronco e Fala de modo s vezes com outras inteligvel mas partes do corpo; guarda um linguajar Reconhece trs cores; infantil; Reconhece o alto e o Compreende cerca baixo, atrs e diante; de 1000 palavras; Se interessa pelo Diz seu nome, sexo,

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

tarefas simples; Anda de bicicleta de trs rodas; Agarra uma bola a um metro de distncia.

nome dos objetos.

4a5 anos

Salta-se; Desenha um homem Balana-se; com os principais Desce as escadarias, membros do corpo; pondo de um p s Copia um quadrado, em cada degrau. um tringulo; Sabe contar nos dedos; Pode reconhecer quatro cores; Pode apreciar o tamanho e a forma, distinguir o grosso e o fino; Sabe dizer sua idade.

idade; Interessa-se por atividades de casa; Pergunta muito; Escuta as histrias e pede para repetir as que gosta; Brinca com outras crianas e comea a partilhar; Manifesta afeio por seus irmos e irms; Crise de personalidade: opese vigorosamente a outrem para afirmarse; Pergunta pelo nome dos objetos; Comeo da utilizao do pronome pessoal e do advrbio de lugar. Fala de modo inteligvel; Escuta uma histria e pode repetir os fatos; Protesta energicamente quando impedido de fazer o que quer; Mostra interesse pelas atividades dos adultos; Aparecem os medos infantis; Conhece uma quinzena de verbos de ao.

UNIDADE 6

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

ATENO INTEGRADA S DOENAS PREVALENTES NA INFNCIA - AIDPI Objetivos:

Contribuir para a reduo da morbidade e mortalidade associada s principais causas de


doena na criana Introduzir medidas de promoo e preveno na rotina de atendimento das crianas Acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criana Principais componentes: Acolhimento Melhoria no manejo e tratamento de casos

Identificao de sinais clnicos que permitem a avaliao e classificao adequada do


quadro, triando rapidamente a situao de risco: Manejo da criana doente: Avaliar a criana Verificar sinais de perigo Tosse / dificuldade para respirar Diarria Febre Problema de ouvido Anemia e desnutrio Estado de vacinao Aconselhar a me ou acompanhante Alimentao da criana Administrao de lquidos Cuidados gerais com a criana Quando retornar imediatamente Quando retornar para seguimento Cuidados sobre sua prpria sade

UNIDADE 7 INFECES RESPIRATRIAS AGUDAS IRA As infeces respiratrias agudas so as infeces do aparelho respiratrio que afetam o nariz, a garganta, os ouvidos, a laringe, os brnquios e os pulmes, causando inflamao, sinusite, bronquite, asma e pneumonia. A criana com infeco respiratria aguda pode ter tosse, nariz escorrendo, dor de ouvido, dor de garganta, chiado no peito, dificuldade para respirar, febre ou temperatura muito baixa. Alm disso, a criana perde o apetite, pode ficar muito irritada e chorosa. Algumas ficam com os olhos vermelhos e lacrimejando. As crianas maiores reclamam de dor de cabea e dores no corpo.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

As infeces respiratrias agudas, principalmente a pneumonia, podem trazer risco de vida quando no tratadas. Toda a criana que apresenta um destes sinais, por at 7 dias sem melhorar, deve ser levada ao servio de sade Cuidados para crianas com IRA - Infeco Respiratria Aguda NARIZ ENTUPIDO Lavar com soro fisiolgico cada narina, sempre que necessrio. Este soro pode ser preparado em casa, misturando 1 colher pequena de sal com um litro de gua fervida e deve ser preparado todos os dias. TOSSE Dar bastante lquido (chs caseiros ou gua). Evitar dar xaropes contra a tosse. A tosse ajuda a eliminar o catarro. Quando a criana est com dificuldade de eliminar o catarro, fazer tapotagem: deitar a criana de bruos, no colo, e bater com as mos em concha nas suas costas. FEBRE Dar banho morno e aplicar compressas midas s com gua na testa, nuca e virilha. Na febre alta, usar anti-trmico e procurar atendimento mdico. Deitar a criana com a cabea e os ombros mais altos do que o resto do corpo. Fazer vaporizao na criana, usando um vaporizador ou uma chaleira ou bule com gua fervendo, apenas nos casos de tosse rouca. Onde o clima seco, colocar uma vasilha com gua e panos molhados perto da criana. Mantenha a alimentao normal da criana, em pequenas quantidades e intervalos menores oferecendo vrias vezes durante o dia, sem forar, evitando assim que a criana engasgue ou vomite. Lembrar que durante o perodo de doenas infecciosas a criana precisa de mais calorias atravs dos alimentos As vacinas que protegem contra a coqueluche e a difteria (DPT), contra as formas graves de tuberculose (BCG) e contra o sarampo, ajudam a prevenir as doenas respiratrias. Por isso, todas as crianas da famlia precisam estar vacinadas ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM CRIANA COM DISTRBIOS RESPIRATRIOS

1.OTITE MDIA: Classifica-se em Otite Mdia Aguda,Otite Mdia Supurativa,Otite Mdia Supurativa Crnica

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

ETIOLOGIA: Streptococus pneumoniae; Haemophilus influenza. No infecciosa, em conseqncia do bloqueio por edema das trompas de Eustrquio. Rinite alrgica. MANIFESTAES CLNICAS: Otalgia, febre, secreo auditiva de caracterstica purulenta. TRATAMENTO: Antibioticoterapia, analgsico, antitrmico, cirrgico (casos graves). ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM OBJETIVO: Diminuir a dor e orientar para evitar recidivas *Aplicar calor com compressa morna no local; *Manter os cuidados com a higiene do ouvido; *Orientar sobre perdas temporrias da audio; *Cuidado com gua no canal auditivo; *Observar sinais de hipertermia 2.AMIGDALITE: uma inflamao das amgdalas, que geralmente ocorre associada faringite. ETIOLOGIA: Agentes virais;Agentes bacterinaos (Streptococus). MANIFESTAES CLNICAS: Hipertermia, anorexia, halitose, respirao pela boca com sensao de irritao da mucosa, orofaringe hiperemiada, exsudato. TRATAMENTO: Analgsico, antitrmico, antibioticoterapia, cirurgias (amidalectomia) ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM *Cuidados visam o conforto do paciente; *Minimizar as manifestaes clnicas; *Administrar NBZ; *Manuteno hdrica adequada; *Uso de analgsicos e antitrmicos 3.FARINGITE: a inflamao da faringe, e tem seu agente etiolgico como um dos causadores de seqelas graves.

ETIOLOGIA: Espretococcus beta-hemoltico do grupo A e seqelas; Febre reumtica; Glomerulonefrite aguda MANIFESTAES CLNICAS: Cefalia, mal-estar, anorexia, rouquido, tosse, dor abdominal, vmito, inflamao com exsudato. TRATAMENTO: Antibioticoterapia (penicilina), analgsico, antitrmico. ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM Aliviar sintomas Aplicar compressas mornas

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Manter ingesta hdrica adequada Dieta branda e lquida 4.LARINGITE: Infeco da laringe causada por agentes virais. MANIFESTAES CLNICAS: Odinofagia, indisposio, febre, congesto nasal, rouquido, cefalia, coriza. TRATAMENTO: Lquidos e ar umidificado

5.GRIPE: Infeco causada geralmente por vrus de diferentes tipos, que sofrem alteraessignificativas no tempo. MANIFESTAES CLNICAS: Mucosa e faringe seca, rouquido, febre, mialgia, calafrios, fotofobia, prstrao. TRATAMENTO: Sintomtico 6. BRONQUITE: Inflamao das grandes vias areas, estando invariavelmente associado a uma IRA. ETIOLOGIA: Agentes virais, sendo muito comum o Mycoplasma pneumoniae. MANIFESTAES CLNICAS:Tosse seca, metlica e improdutiva, respirao ruidosa, dor torcica, falta de ar, vmito e febre. TRATAMENTO:Diminuir temperatura, dor e umidificar secrees.

7. BRONQUIOLITE: Infeco viral aguda dos bronquolos, que ocorre principalmente no inverno. ETIOLOGIA: Adenovrus,Influenza MANIFESTAES CLNICAS: Obstruo das VA, faringite, tosse, sibilncia, febre, taquipnia, cianose, agitao, dispnia, fome de ar intensa, batimento da aleta nasal. TRATAMENTO:Tratar com ar oxigenioterapia e terapia venosa umidificado,Aumentar a ingesta hdrica, Graves:

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM Observar oxigenioterapia e terapia endovenosa Verificar SSVV Elevar decbito Observar permeabilidade das VA Estimular espirometria de incentivo 8.PNEUMONIA: a inflamao do parnquima pulmonar, dificultando as trocas gasosas.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

FATORES DE RISCO: Idade < 6 anos Estado imunolgico Situao econmica precria Poluio ambiental Pais fumantes Baixo peso Desmame CLASSIFICAO CLNICA: Pneumonia viral: tosse, febre, taquipnia, cianose, fadiga, prostrao, presena de rudos respiratrios e estridores. TRATAMENTO: Sintomtico, oxignio, fisioterapia respiratria e lquidos Pneumonia Bacteriana (pneumococos): tosse, indisposio, respirao rpida e superficial, dor torcica, batimento da aleta nasal, cianose, palidez agitao e letargia. CRIANAS MAIORES: antibiticos, antitrmicos, sedativos para tosse, repouso e lquidos. CRIANAS MENORES: mesmo das crianas maiores, com lquido endovenoso e oxigenioterapia. ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM Avaliar respirao Administar oxigenioterapia Controlar SSVV Elevar decbito Estimular drenagem postural Aspirar secrees quando necessria Aliviar desconforto Pneumonia Aspirativa: Aspirao de lquidos ou alimentos, provocado pela dificuldade de deglutir em funo de paralisias, debilidade, ausncia do reflexo da tosse. ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM Os mesmos da pneumonia bacteriana. Orientao aos pais quanto a preveno desse tipo de pneumonia

9. ASMA :Obstruo das VA por edema e/ou muco, desencadeada por diversos estmulos. ETIOLOGIA: Duvidosa, pode ter relao com fatores bioqumicos, imunolgicos, alrgicos, climtico, psicolgico, fsicos. MANIFESTAES CLNICAS: Tosse, irritabilidade, falta de ar, sibilncia audvel, rubor, lbios avermelhados escuro, progredindo para cianose, sudorese, diafragma deprimido. TRATAMENTO: Uso de corticoesteride, antiinflamatrio, broncodilatores.Realizao de exerccios atravs da fisioterapia respiratria.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM Identificar e eliminar fatores irritantes e alrgicos. Orientar os pais sobre a doena e no reconhecimento de sinais agudos. Controle rigoroso da terapia endovenosa. Administrar oxigenioterapia. Oferecer lquidos(controle). Elevar decbito. Controlar SSVV Estimular participao dos pais nos cuidados. UNIDADE 8 DIARRIA AGUDA A diarria aguda uma doena caracterizada pela perda de gua e outros componentes qumicos fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Resulta do aumento do volume e freqncia da evacuao e da diminuio da consistncia das fezes, que podem se apresentar lquidas e, algumas vezes, conter muco e sangue, como acontece nas disenterias. A maioria das diarrias agudas provocada por um agente infeccioso - vrus ou bactria , e geralmente dura menos de duas semanas. Mais de cinco evacuaes dirias, lquidas ou pastosas caracterizam esta doena, que na maior parte das vezes causada pela contaminao da gua ou dos alimentos. Embora se possa ter diarria em qualquer idade, as crianas so suas maiores vtimas. Tanto assim que a diarria aguda a maior causa da internao de crianas de at cinco anos e a desidratao, sua pior conseqncia, uma das principais responsveis pelas altas taxas de mortalidade infantil em nosso pas. Principais causas da diarria aguda 1. 2. Falta de higiene tanto pessoal como no ambiente domiciliar e sua proximidade; Ingesto de alimentos contaminados: mal lavados, mal conservados ou lavados ou cozidos em gua contaminada; Desmame precoce: pelo risco de a mamadeira ser mal lavada ou feita com gua contaminada; Falta de saneamento bsico: moradias sem rede de esgoto, com crregos ou rios contaminados, prximas a esgotos correndo a cu aberto

3.

4.

1.0-Diagnstico: Nos servios de sade, os profissionais ficam atentos aos sintomas que se referem diarria e desidratao, preocupando-se igualmente com alguma outra doena que possa estar associada.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Em geral, o quadro clnico de uma diarria aguda, principalmente na infncia, apresenta maior ou menor importncia dependendo da gravidade da perda de gua e de outros elementos qumicos importantes, pelas fezes, vmito ou febre. Noutras palavras, uma diarria aguda to mais grave quanto maior a desidratao que vier a causar. Por outro lado, nas diarrias crnicas predominam os sinais de desnutrio - cujo sintoma mais evidente o emagrecimento.A partir desses conhecimentos, pode-se concluir que as diarrias podem vir a afetar o estado geral do paciente - principalmente se crianas - de modo mais ou menos severo, dependendo da intensidade do quadro. Devemos, portanto, estar atentos aos sinais e sintomas da desidratao: 1 Depresso na fontanela ou moleira dos bebs 2 Olhos encovados e sem brilho 3 Expresso lnguida no rosto 4 Lbios ressequidos 5 Lngua esbranquiada e grossa 6 Pulso fraco 7 Pouca urina 8 Prostrao ou torpor 9 Ocorrncia ou no de febre 2.0 - Tratamento da diarria aguda O tratamento ser determinado em funo do quadro apresentado. Como as crianas so os pacientes preferenciais dessa doena, veremos a seguir as possibilidades mais freqentes: I - A criana com diarria, mas sem sinais de desidratao:Os familiares devem ser orientados sobre a doena, o risco de complicaes e a adotar seguinte conduta: 1. Procurar o servio de sade;

2. Dar mais lquidos criana, preparados com ingredientes disponveis em casa, como o soro caseiro, chs, gua de cozimento de cereais como o arroz e o milho, sopas e sucos; 3. Dar lquidos aps cada evacuao;

4. Manter a alimentao habitual, em especial o leite materno, aumentando a freqncia das mamadas; 5. No mudar o tipo e quantidade dos alimentos que a criana come.

II - A criana com diarria e sinais de desidratao (mesmo grave)

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

A reidratao oral com soro o tratamento ideal. A quantidade de soluo a ser ingerida variar em funo da perda de lquidos apresentada pela criana. Suas principais recomendaes so: 1. Continuar a oferecer o leite materno, junto com o soro, aos bebs. Com relao s crianas maiores, enquanto mantiverem os sinais de desidratao devero receber apenas o soro, com freqncia. 2.Se o paciente vomitar, o volume administrado de soro deve ser reduzido; e a freqncia da administrao, aumentada (menos quantidade de soro, oferecido mais vexes durante o dia). 3.Na medida em que a criana se reidrata a febre causada pela desidratao geralmente cede. O uso de antitrmicos, nesta fase, deve ser evitado. 4. A famlia deve estar atenta aos sinais de piora e, caso ocorram, proceder a administrao do soro de reidratao oral e levar a criana imediatamente ao servio de sade. Principais sinais de piora: sede intensa, vmitos freqentes,piora da diarria , irritabilidade , prostrao , choque. 3.0 - Preveno da diarria aguda As seguintes e simples medidas podem ser adotadas para evitar a ocorrncia das diarrias agudas: 1. Manter uma boa higiene pessoal, tanto corporal como da moradia;

2. Lavar as mos com sabo aps limpar uma criana que acaba de evacuar; aps a prpria evacuao; antes de preparar a comida; antes de comer e antes de alimentar as crianas. 3. Na falta de gua tratada, ferver a gua e filtrar, tanto para o cozimento quanto para a ingesto; 4. Lavar, com gua fervida, os utenslios utilizados no preparo dos alimentos;

5. No ingerir alimentos contaminados, mal conservados ou mal acondicionados; dar preferncia aos alimentos saudveis e preparados na hora; 6. Guardar, limpas, secas e em sacos plsticos, as verduras, legumes e frutas na parte de baixo da geladeira ou em local fresco, utilizando-as logo que possvel; 7. Verificar o prazo de fabricao e validade dos produtos adquiridos em supermercados. Caso estejam vencidos, pressionar para que sejam retirados das prateleiras; 8. Manter o aleitamento materno exclusivo recomendado para bebs at 6 meses de vida;

9. Seguir o esquema bsico de vacinao preconizado pelo Ministrio da Sade, uma vez que as doenas infecciosas agridem o organismo, diminuindo a resistncia da criana e, assim,

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

tornando-a mais vulnervel diarria. A imunizao contra o sarampo, por exemplo, reduz a mortalidade por diarria e dever ser feita a partir dos 9 meses; 10. A disponibilidade de gua encanada nas moradias o fator mais eficaz para o controle das diarrias infecciosas. Onde no houver saneamento bsico, as pessoas devem acondicionar a gua - tanto para uso domstico como para ingesto - em depsito limpo e tampado; 11. Dar destinao correta ao lixo domstico e construir fossas domiciliares, evitando, desse modo, a contaminao ambiental e alimentar pelo lixo e/ou fezes.

UNIDADE 9 DESNUTRIO A alimentao constitui requisitos bsicos para a promoo, proteo e recuperao da sade, e o controle das principais deficincias nutricionais. A erradicao completa das defcincias nutricionais depende da prpria erradicao dos contrastes econmicos e sociais, gerados e mantidos pelo processo de produo e distribuio de bens e servios. Dentre os problemas inerentes alimentao e a nutrio no nosso pas em termos de sade coletiva, destaca-se a desnutrio energtica protica (DEP) e as anemias. Releva-se essas deficincias nutricionais por alcanar importncia epidemiolgica na infncia, em funo da velocidade do processo de crescimento e desenvolvimento e na associao com o processo sade-doena. 2. Definio:

Trata-se de um grupo de condies patolgicas, resultante da falta concomitante de calorias e protenas em propores variveis, que acomete, com maior freqncia os lactentes e pr-escolares e, freqentemente associada a carncia de vitaminas e minerais. 3.Epidemiologia: A DEP constitui um dos problemas que mais afetam a criana, seja de uma forma aguda ou lenta e silenciosa, com efeitos negativos a longo prazo sobre o seu crescimento e desenvolvimento neurolgico. Suas razes se encontram na pobreza e tem como causa as condies scio-econmicas precrias. A Organizao Mundial da Sade (OMS) estima que um tero das crianas do mundo sofrem de desnutrio e que a metade de todas as mortes est relacionada desnutrio. A desigualdade social o principal fator na diferena entre a mortalidade infantil em pases desenvolvidos e em desenvolvimento.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

4.Etilogia: A desnutrio pode ser considerada primria ou secundria: Primria (Nutricional): conseqente desequilibrada ou incompleta de nutrientes. ingesto insuficiente, inadequada,

Secundria (Infeces repetidas): conseqente de alteraes fisiopatolgicas pr-existentes que interferem em qualquer ponto do processo de nutrio (anorexia, acelerao o metabolismo e/ou aumento de perdas nutricionais). A desnutrio pode ser classificada em LEVE, MODERADA E GRAVE. A classificao da intensidade est baseada no dficit de peso em relao idade, e a altura assim como na altura em relao a idade adotando-se como base uma curva do crescimento.

QUADRO I: Classificao da desnutrio segundo a tabela de crescimento do NCHS: LEVE MODERADA GRAVE Peso/Idade Dficit de 10 a 25% Dficit de 26 a 40% Dficit > 40% Peso/Altura Dficit de 10 a 20% Dficit de 21 a 30% Dficit > 30% Altura/Idade Dficit de 5 a 10% Dficit de 11 a 15% Dficit > 15% OBS: importante observar que toda criana desnutrida com edema, independentemente do seu dficit de peso considerada como desnutrido grave. SINAIS CLNICOS DOS CASOS GRAVES DE DESNUTRIO Trata-se de um grupo de condies patolgicas, resultante da falta concomitante de calorias e protenas em propores variveis, que acomete, com maior freqncia os lactentes e pr-escolares e, freqentemente associada a carncia de vitaminas e minerais. As formas graves de desnutrio . o marasmo, o kwashiokor e as formas mistas . se manifestam clinicamente de maneira tpica, conforme relacionado abaixo, e devem ser reconhecidas pelos profissionais de sade para referncia imediata a um servio de maior complexidade onde estejam disponveis recursos e condutas adequadas para a recuperao nutricional. MARASMO Magreza extrema e atrofia muscular. Perda intensa de tecido subcutneo. Abdmen proeminente devido magreza. Aspecto simiesco. Pele frouxa, sobretudo nas ndegas. Peso para idade sempre inferior ao percentil 3. Irritabilidade. Apetite preservado na maioria dos casos. KWASHIORKOR Edema geralmente generalizado. Perda moderada de tecido subcutneo. Hepatomegalia. Cabelo fraco, seco e descolorido. Alteraes cutneas so freqentes. Peso para idade muito abaixo do percentil 3. Apatia. Anorexia.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

KWASHIORKOR MARASMTICO Caractersticas de marasmo com edema ou sinais de kwashiorkor em crianas com perda intensa de tecido subcutneo e peso para idade inferior ao percentil 3. Depois de curto perodo de tratamento, com o desaparecimento do edema, apresentam caractersticas tpicas de marasmo.

UNIDADE 10 DESIDRATAO 1. Definio: a deficncia de gua e eletrlitos corpreos por perdas superiores ingesta devido a anorexia, restrio hdrica, por perdas aumentadas gastrintestinais (vmito e diarria), perda urinria (diurese osmtica, administrao de diurticos, insuficincia renal crnica), e perdas cutneas e respiratrias (queimaduras e exposio ao calor). 2. Causas: A mais freqente decorre de perdas gastrintestinais. A diarria portanto a causa mais importante e responsvel por bitos em crianas menores que 5 anos, podendo evoluir de modo mais prolongado e desfavorvel em crianas sem aleitamento materno, desnutridas, imunodeprimidas ou em doenas crnicas. Alm do que a incidncia maior nas populaes de baixo nvel socioeconmico. 3. Diagnstico: Segundo a estratgia do AIDPI, as crianas precisam ser avaliadas at os 5 anos obedecendo o seguinte critrio: Avaliao da sua condio geral, pesadas sem roupas e verificar se h sinais de alerta. PERGUNTAR 1. A criana consegue beber ou mamar no peito? 2. A criana vomita tudo o que ingere? 3. A criana apresentou convulso? OBSERVAR Verifica se a criana est letrgica ou comatosa.

A perda de peso aguda o melhor indicador de desidratao. A classificao pode ser basear no quadro clnico dividido em trs grupos: Quadro I: Classificao da desidratao. Dados clnicos Classificao Sem desidratao Alerta

Desidratao leve Irritado com sede

Aspecto* Circulao ou fluxo perifrico (rubor palmar/palmar Pulso

Desidratao grave Letrgico inconsciente (comatoso) Mais de 8 seg. Muito fino ou

Menor que 3 seg. Cheio

3-8 seg. Fino

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

impalpvel Elasticidade da pele* (sinal de prega) Olhos* Fontanela Mucosas Sede* Normal Diminuda Muito diminuda

Normais Fundos Muito fundos Normal Funda ou deprimida Funda ou deprimida midas Secas Secas Bebe normalmente Bebe avidamente ou No consegue beber ou sem sede com sede ou bebe muito mal

Os quatro sinais (*) so fundamentais, de acordo com a estratgia da Ateno Integrada s doenas Prevalentes na Infncia (AIDPI). 4. TRATAMENTO: DEPENDE DO GRAU DA DESIDRATAO 4.1.CRIANAS SEM DESIDRATAO: Se aleitamento materno exclusivo, aumentar a frequencia e o tempo, e oferecer soro de reidratao oral (SRO) com colher ou copo. Se o aleitamento no for exclusivo mant-lo e oferecer a dieta habitual e lquido a vontade (SRO, liquido caseiro do tipo: caldo, gua de arroz, suco, chs). Recomendar me ou o cuidador das crianas a ofertar freqentemente lquido com colher toda vez que evacuar na seguinte quantidade: At 01 ano: 50 100ml depois de cada evacuao aquosa. Um ano ou mais: 100 200ml aps cada evacuao aquosa. Caso ocorram vmitos, aguardar 10 minutos e depois continuar, porm mais lentamente. Continuar dando lquidos vontade at a diarria parar e no suspender a dieta habitual. Esclarecer quanto aos sinais de gravidade ou risco, procurar o servio mdico, quando a criana no conseguir beber ou mamar no peito, quando houver piora do estado geral, aparecimento ou piora da febre, aparecimento de sangue nas fezes. 4.2.CRIANA COM DESIDRATAO: Considerar desidratada as crianas que apresentarem dois sinais que seguem: Inquieta, irritada; Olhos fundos; bebe avidamente, com sede; Sinal de prega: a pele volta lentamente ao estado anterior. Reiniciar a reidratao com SRO. Pesar a criana sem roupa no incio da reidratao e a cada hora.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Oferecer a criana o SRO toda vez que a criana deseja, no volume que aceitar de preferncia com uma colher para manter volume constante e evitar vmito, toda vez que a criana evacuar. Em caso de vmitos aguardar 10 minutos e reinicar o mesmo procedimento porm mais lentamente. Como orientao inicial, a criana poder receber SRO no volume de 50 100 ml/.kg, pelo perodo mximo de 4 a 6 horas, aps esse perodo, iniciar teraputica endovenosa. Se a reteno de lquido for maior do que 20%, mantm-se essa terapia. Caso seja menor na primeira hora observa-se mais uma hora e caso mantenha baixa optar pela sonda nasogstrica, utilizando-se SRO, na quantidade e velocidade de 30 ml/kg/hora nos primeiros 10 a 15 minutos, podendo aumentar para 60 ml/kg/hora, quando bem tolerado. A reidratao oral deve ser suspensa quando houver vmitos persistentes, convulso, alterao do nvel de conscincia, leo paraltico, ausncia de ganho de peso aps 2 horas da instalao da teraputica.

O ganho de peso um excelente critrio de sucesso da reidratao 4.3. CRIANA COM DESIDRATAO GRAVE: Considera-se quando: comatosa, pulso fino impalpvel, sinal da prega muito diminudo (mais de 2 seg) olhos muito fundos, fontanela funda ou deprimida, mucosa seca, no consegue beber ou bebe muito mal. Inicia-se terapia endovenosa em trs fases: expanso, manuteno e reposio. Fase de expanso: Pesar a criana sem roupa Iniciar a infuso de: Soro a 5% e soro fisiolgico a 0,9%, 1:1 com volume de 100ml/kg e velocidade de 50ml/kg/hora. Obs. Caso a criana se mantenha desidratada deve-se prescrever outra fase igual, modificando apenas o volume: 50ml/kg, na velocidade de 25ml/kg/hora. A fase da expanso termina quando a criana clinicamente estiver hidratada, com duas mices claras, densidade urinria menor que 1010, associada ao bom ganho de peso sem roupa. Fase de manuteno: Visa repor perdas normais de gua e eletrlitos que no proporcionais atividade metablica. Inicia-se com Soro Glicosado 5% - 80% (80%) mais Soro Fisiolgico 0,9% (20%) Entre 10 a 20kg = 1.000ml+50ml/kg por cada quilo que passe, at (10 quilos). Acima de 20kg = 1.500 = 20ml/kg que passe. Fase da reposio: Visa repor as perdas anormais no caso de diarria, a reposio deve cobrir perdas fecais de gua e eletrlitos.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Repor: 50ml/kg em partes iguais de Soro Glicosado 5% e Soro Fisiolgico a 0,9%. Pode ser aumentado para 100, 150 ou at 200ml/kg. Quando a criana necessitar de grandes volumes de lquidos. ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NAS DOENAS PREVALENTES NA INFNCIA 1. ESCABIOSE (SARNA) A escabiose ou sarna uma doena parasitria, causada pelo caro Sarcoptes scabiei. uma doena contagiosa transmitida pelo contato direto interpessoal ou atravs do uso de roupas contaminadas. O parasita escava tneis sob a pele onde a fmea deposita seus ovos que eclodiro em cerca de 7 a 10 dias dando origem a novos parasitas.

Manifestaes clnicas

A doena tem como caracterstica principal o prurido intenso que, geralmente, piora durante a noite. A leso tpica da sarna um pequeno trajeto linear pouco elevado, da cor da pele ou ligeiramente avermelhado e que corresponde aos tneis sob a pele. Esta leso dificilmente encontrada, pois a escoriao causada pelo ato do prurido a torna irreconhecvel. O que se encontra, na maioria dos casos, so pequenos pontos escoriados ou recobertos por crostas em conseqncia do prurido. possvel a infeco secundria destas leses com surgimento de pstulas e crostas amareladas. As leses atingem principalmente os seguintes locais: abdmen, flancos, baixo ventre, umbigo, pregas das axilas, cotovelos, punhos, espaos entre os dedos das mos e sulco entre as ndegas. A escabiose, raramente, atinge a pelo do pescoo e da face, exceto nas crianas, em quem estas regies podem tambm ser afetadas. Tratamento O tratamento da sarna consiste na aplicao de medicamentos sob a forma de loes na pele do corpo todo, do pescoo para baixo, mesmo nos locais onde no aparecem leses ou coceira. Aps terminada a primeira srie do tratamento, este deve ser repetido uma semana apes, para atingir os parasitas que estaro deixando os ovos. Medicamentos para o alvio da coceira devem ser utilizados, porm no so responsveis pela cura. O tratamento tambm pode ser realizado via oral, sob a forma de comprimidos tomados em dose nica. Pode ser necessria a repetio aps 1 semana. Em casos resistentes ao tratamento, pode-se associar os tratamentos oral e local. As roupas de uso dirio e as roupas de cama devem ser trocadas todos os dias, colocadas para lavar e passar a ferro. Todas as pessoas da casa que tiverem qualquer tipo de coceira devem se tratar ao mesmo tempo, para evitar a recontaminao. As unhas devem ser escovadas com sabonetes apropriados para a retirada de parasitas ali depositados pelo ato de coar. Para evitar a doena no use roupas pessoais, roupas de cama ou toalhas emprestadas, evite aglomeraes ou contato ntimo com pessoas de hbitos higinicos duvidosos.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Em pessoas com bons hbitos higinicos, a sarna pode ser confundida com outras doenas que causam coceira, devendo o diagnstico correto ser realizado por um mdico dermatologista que indicar o tratamento ideal para cada caso. 2. PEDICULOSE DA CABEA (PIOLHOS) A pediculose da cabea uma doena parasitria, causada pelo Pediculus humanus varcapitis, vulgarmente chamdado de piolho. Atinge principalmente crianas em idade escolar e mulheres e transmitida pelo contato direto interpessoal ou pelo uso de utenslios como bons, escovas ou pentes de pessoas contaminadas.

Manifestaes clnicas

A doena tem como caracterstica principal caracterstica o prurido intenso no couro cabeludo, principalmente na parte de trs da cabea e que pode atingir tambm o pescoo e a regio superior do tronco, onde se observam pontos avermelhados semelhantes a picadas de mosquitos. Com o prurido das leses pode ocorrer a infeco secundria por bactrias, levando inclusive ao surgimento de glnglios no pescoo. Geralmente a doena causada por poucos parasitas, o que torna difcil encontr-los, mas em alguns casos, principalmente em pessoas com maus hbitos higinicos, a infestao ocorre em grande quantidade. Achado comum que fecha o diagnstico de pediculose so as lndeas, ovos de cor esbranquiada depositados pelas fmeas nos fios de cabelo. Tratamento

O tratamento da pediculose da cabea consiste na aplicao nos cabelos de medicamentos especficos para o extermnio dos parasitas e deve ser repetido aps 7 dias. Existe tambm um tratamento atravs de medicao via oral, sob a forma de comprimidos tomados em dose nica. Em casos de difcil tratamento, os melhores resultados so obtidos com a associao dos tratamentos oral e local. A lavagem da cabea e utilizao de pente fino ajuda na retirada dos piolhos. As lndeas devem ser retiradas uma a uma, j que os medicamentos muitas vezes no eliminam os ovos. Para facilitar a retirada das lndeas, pode ser usada uma mistura de vinagre e gua em partes iguais, embebendo os cabelos por meia hora antes de proceder a retirada. Em crianas que freqentemente aparecem com piolhos, recomenda-se manter os cabelos curtos e examinar a cabea em busca de parasitas, usando o pente fino sempre que chegarem da escola que , geralmente, o principal foco da infeco. As meninas de cabelos compridos devem ir aula com os cabelos presos. A escola deve ser comunicada quando a criana apresentar a doena para que os outros pais verifiquem a cabea de seus filhos, de modo que todos sejam tratados ao mesmo tempo, interrompendo assim o ciclo de recontaminao. 3. IMPETIGO

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

uma infeco de pele e que tambm tem os nomes de piodermite, pereba ou broto. causada pela penetrao de micrbios na pele aberta por machucados, feridas, coceiras ou picadas de inseto. Essas infeces podem comear como um pontinho de pus ou uma feridinha avermelhada, que aumenta de tamanho, fica um pouco inchada e dolorosa e que tem a tendncia a formar crostas. s vezes a infeco bem superficial, deixando a pele descamada, mida e vermelha, parecendo que foi queimada com um toque de cigarro aceso ou fogo. s vezes a infeco mais pronfunda, dolorosa e quente, como nos furnculos. O tratamento as infeces de pele feita com a limpeza das feridas, remoo as cascas e secrees com gua fervida morna, na qual pode ser dissolvido um desinfetante, como o permanganato de potssio (dissolve-se um pacotinho ou um comprimido em um litro de gua gua fica arroxeada). Pode ser usado depois um creme ou pomada de antibitico creme . Quando as infeces so mais profundas, tipo furnculo, a aplicao de compressas quentes e midas facilita a cura. Quando as infeces so muitas, quando continuam a aparecer apesar do tratamento ou quando h nguas, geralmente h necessidade de usar antibitico por via oral ou injetvel, que ser receitado no centro de sade, geralmente um tipo de penicilina. Um tipo especial de infeco de pele a das plpebras, chamada terol ou hordolo, conhecida popularmente com o nome de bonitinha. Deve ser tratatada com um creme especial que possa ser usado nos olhos, com orientao do Centro de Sade. (Leia tambm terol).

4. DERMATITE SEBORRICA Afeco crnica e recorrente no contagiosa comum nos dois ou trs meses de vida, caracterizando-se pelo acmulo de escamas seborricas e crostas amareladas descamativas e oleosas no couro cabeludo. Pode afetar plpebras, canal auditivo externo, pregas nasolabiais e regio inguinal. Etiologia

obscura. Acredita-se que exista uma predisposio constitucional para a doena (metablica, nutricional e endcrinas). Medidas teraputicas e conduta de enfermagem Remoo das crostas com leo. Lavar a cabea com mais freqncia a fim de evitar o acmulo, repetir o procedimento at resolver o problema. 5. CANDIDASE (MONILASE ORAL OU SAPINHO) uma infeco causada por fungo do gnero cndida, geralmente, Cndida albicans. Se a pele do beb ficar mida por muito tempo, ela estar suscetvel a assaduras causadas por lvedo, o tipo de assadura mais persistente. Grandes quantidades de antibitico podem

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

causar diarria, o que pode dar incio s assaduras causadas por lvedo. Este tipo de assadura pode ser identificado pelas feridas intumescidas, rosadas ou com pus branco ao redor de uma mancha vermelha na rea coberta pela fralda. O beb pode ter as manchas na boca tambm e pode ser que seus seios fiquem sensveis caso esteja amamentando. Se esta condio persistir, consulte o pediatra assim que possvel para comear um tratamento antigngico. Etiologia

A contaminao pode ocorrer durante a passagem da criana pelo canal de parto. Pelo contato direto com outras crianas contaminadas ou com pessoas que cuidam da criana. Por m nutrio. Durante o uso de corticides Antibiticos Diabetes Neoplasias Manifestaes Clnicas

Placas brancas, semelhante a cogulo de leite na mucosa da boca, de gengivas e da lngua. Mucosa vermelha. Tratamento

Aplicar fungicida na cavidade oral, gerlamente Nistatina 1 ml 4 x ao dia de 6/6 horas. Pincelar a rea com violeta de genciana. Anfotericina B, clotrimazol, fluconazol ou Miconazol. Condutas de enfermagem Lavar as mos ao manusear a criana. Higienizar chupetas, bicos de mamadeiras, seio materno. Realizar higiene oral (gua boricada 1 colher de sopa de bicarbonato/ 1 litro de gua) Remover as placas por meio da higiene oral. Alimentar adequadamente a criana. Administrar medicamentos conforme prescrio mdica

6. GLOMERULONEFRITE DIFUSA AGUDA (GNDA) Glomerulonefrites ou glomerulopatias so afeces que acometem o glomrulo, estrutura microscpica formada por um emaranhado de capilares semelhantes a um novelo de l. a principal estrutura renal responsvel pela filtrao do sangue. Causas As doenas glomerulares so conseqncia de uma ampla variedade de fatores: distrbios imunolgicos, doenas vasculares, doenas metablicas e algumas entidades hereditrias. As glomerulopatias que aparecem isoladamente so classificadas como primrias, e quando esto associadas a doenas sistmicas (Lupus, diabetes, etc.) so classificadas como secundrias.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Classificao Histologicamente, classificamos em vrias entidades, mas uma mesma glomerulonefrite pode ter diversas apresentaes clnicas. Raramente essas patologias evoluem para insuficincia renal terminal em questo de semanas; geralmente sua evoluo mais lenta. Quando ocorre piora rpida da funo renal, elas so classificadas como glomerulonefrites rapidamente progressivas, independentemente do tipo histolgico Quadro Clnico As conseqncias da agresso glomerular so basicamente: proteinria, hematria, queda da filtrao glomerular, reteno de sdio e hipertenso. Dependendo da intensidade e do tipo da agresso, pode haver predomnio de um sinal sobre outro, dando origem a diferentes apresentaes clnicas: sndrome nefrtica, sndrome nefrtica, no-nefrtica e nonefrtica. A sndrome nefrtica definida como o aparecimento de edema, hipertenso arterial e hematria (geralmente macroscpica). Sndrome nefrtica caracterizada por proteinria de 24 horas maior que 3,5 gramas, edema, hipoalbuminemia e hipercolesterolemia. A glomerulonefrite ps-estreptoccica uma glomerulonefrite difusa aguda (GNDA) que se desenvolve aps uma infeco por Streptococcus. Em geral, 1 a 3 semanas aps uma infeco de garganta ou de pele, o indivduo comea a apresentar urina escura (cor de ch), inchao e diminuio do volume urinrio. Ao ser examinado, freqente constatar-se hipertenso arterial sistmica e os exames de laboratrio nessa ocasio revelam hematria. Proteinria varivel e dficit de funo renal comum. Quando constatadas as primeiras manifestaes renais, comumente a infeco que a antecedeu no mais est presente. O tratamento desta glomerulonefrite eminentemente sintomtico, pois seu curso de um modo geral auto-limitado, e corresponde a cuidados com a reteno excessiva de lquidos pelo corpo, que leva a inchao, hipertenso arterial e eventuais outras complicaes. Esta glomerulonefrite usualmente tem boa evoluo, em geral no evolui para insuficincia

7. CRISE CONVULSIVA Convulso: Descarga bio-energtica emitida pelo crebro que provoca contraces musculares gerais e generalizadas. Ataque episdico, que resulta da alterao fisiolgica cerebral e que clinicamente se manifesta por movimentos rtmicos involuntrios e anormais, que so acompanhados de alteraes do tnus muscular, esfncteres e comportamento. Crise convulsiva:

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Termo usado para designar um episdio isolado. Crise convulsiva um quadro caracterizado pela contratura involuntria da musculatura com movimentos desordenados, generalizados ou localizados, acompanhada de perda dos sentidos. Distrbio convulsivo: um distrbio crnico e recorrente.(epilepsia). Fisiopatologia Das Convulses Seja qual for a causa, ou o tipo de crise convulsiva, o mecanismo bsico o mesmo. H descargas eltricas: - De origem nas reas centrais do crebro (afetam imediatamente a conscincia); - De origem numa rea do crtex cerebral (produzem caractersticas do foro anatmico em particular); - Com incio numa rea localizada do crtex cerebral e alastrando-se a outras pores do crebro. - Manifestaes Clnicas Esto relacionadas com o tipo de convulso, e iro ser abordadas ao longo do trabalho. - Avaliao De Diagnstico O diagnstico tem dois objetivos principais que so: - Definir o tipo de crise convulsiva; - Compreender a causa. O diagnstico das convulses faz-se atravs de: - Histria completa; - Exame fsico e neurolgico completo; -Exames laboratoriais ( hemograma completo, glicemia, clcio, uria, liquido cefaloraquidiano, etc.); - E.E.G - Cintigrafia cerebral; - T.A.C.; - Ressonncia magntica; 1.0. Convulses Neonatais INCIDNCIA Existem numerosas manifestaes clnicas, que podem ser equivalentes a convulses, no entanto, no so reconhecidas como tal. 0,2 a 0,8% das convulses aparecem nos dez primeiros dias de vida, sendo a sua maioria na primeira semana (29 e 32 dia de vida).

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

SINTOMATOLOGIA de difcil observao, resumindo-se s vezes, a apenas um piscar de olhos, uma recusa alimentar, alteraes do tnus, apnia ou espasmos dispnicos. Assim, as crises tnicoclnicas so raras no Recm Nascido, sendo mais frequentes as manifestaes tnicas ou clnicas isoladas. Sinais de crise no Recm Nascido: Movimentos de rotao da cabea, olhar fixo e respirao irregular; Espasmos tnicos das extremidades; Tremores, finos e prolongados das extremidades; Movimentos de pedalagem dos membros; Perodos de hipotonia acentuada em fase ps critica; Hiperatividade e alteraes do sono; Reflexo de moro expontneo; Alteraes da respirao; Alteraes da deglutio;

ETIOLOGIA As causas so mltiplas. Cerca de 90% das convulses no Recm Nascido so devidas a: - Hipoglicemia - nas primeiras 48 horas de vida; - Hipoxia - nas primeiras 48 horas de vida; - Traumatismos de parto - nas primeiras 48 horas vida; - Hipocaliemia ou hipomagnesemia - nas primeiras 72 horas de vida; Depois da primeira semana de vida as infeces e problemas genticos so as principais causas de convulso. TRATAMENTO O tratamento, baseia-se essencialmente na correo da perturbao causal, e secundariamente na administrao de anticonvulsivantes. 2.0 - Crises No Epiltpicas Esto relacionadas com certas situaes - sindromes especiais. 2.1 - Convulses febris So distrbios transitrios associados febre. - Afetam 3 a 5% das crianas;

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

- Afeta normalmente crianas entre os 6 meses e os 5 anos; - Suposta predisposio familiar; - Na maioria dos casos acontece quando h uma elevao rpida da temperatura acima dos 38,9C; - Apenas 25% das crianas voltam a ter uma futura convulso febril; - Normalmente no h compromisso neurolgico. O tratamento faz-se atravs do controle da febre (antipirticos), da convulso (diazepam ou fenobarbital), e posteriormente faz-se o tratamento das infeces. 2.2 - Episdios de suspenso da respirao mais frequente em crianas com idades compreendidas entre os 6 e 18 meses. Precipita-se por medo, frustrao ou raiva, e caracteriza-se por choro violento e cessao da respirao.

3.0. Convulses Generalizadas Estas convulses ocorrem em qualquer idade, em qualquer momento. O intervalo entre as crises varia bastante. 3-1 - Convulses de grande mal (motoras principais) : Caracterizam-se por duas fases completamente distintas. Fase Clnica: - Reviramento ocular; - Perda imediata de conscincia; - Contrao generalizada e simtrica de toda a musculatura corporal; - Braos fletidos; - Pernas, cabea e pescoo estendidos; - Poder emitir um grito; - Dura aproximadamente 10 a 20 segundos; - A criana apneica pode tornar-se ciantica. Fase Tnica: - Movimentos violentos, rtmicos e involuntrios; - Pode espumar pela boca; - Incontinncia urinria. medida que a crise vai cedendo, os movimentos tornam-se menos intensos e com intervalos maiores. D-se um relaxamento corporal e segue-se uma fase de sonolncia. 3.2 - Pequeno mal: Caracteriza-se por uma perda breve de conscincia. Podem passar despercebidas, o comportamento sofre poucas alteraes. frequente entre os 5 e os 9 anos de idade. Pode

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

haver alterao do tnus muscular, e a criana deixa cair pequenos objetos, no entanto raramente cai. No ha incontinncia. 4- AES DE ENFERMAGEM : A enfermagem tem que ser capaz de atuar rapidamente, no entanto, tem que ser um bom observador. Pois esta observao poder ser inicio de um diagnstico correto. H aes que devem serem feitas imediatamente, tais como: - Proteger a criana durante a convulso: - Deitar a criana (caso ela esteja de p ou sentada); - Afrouxar roupas apertadas; - Remover objetos; - Sustentar com delicadeza a criana. - Manter vias areas desobstrudas: - Aspirar secrees se necessrio; - Administrar teraputica anti-convulsivante e chamar mdico de servio; - Observar crise convulsiva; - Descrever e registrar todas as observadas, tais como: - Sequncia dos acontecimentos; - Incio da crise; - Durao da crise; - Eventos significativos anteriores crise; - Verificar se h incontinncia urinria ou fecal; - Verificar se h fase clnica ou tnica. - Observar aps a crise, - Descrever e registrar: . Forma de cessao da crise; - Nvel de conscincia; - Orientao; - Capacidade motora; - Fala. - Promover repouso; - Deixar a criana confortvel; - Permitir que a criana repouse aps a crise; - Reduzir estimulao sensorial ( luzes, barulho, etc. ); - Reduzir ansiedade dos pais: - Promover atmosfera calma; - Explicar propsitos de enfermagem; -Oferecer apoio emociona 8.SEPTICEMIA Definio: A septicemia a presena de bactrias no sangue (bacteremia) e associada a doena grave.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Causas, incidncia e fatores de risco: A septicemia uma infeco grave, com progresso rpida e de alto risco que pode aparecer secundria a infeces localizadas do trato respiratrio, genitourinrio e gastrointestinal ou da pele. Pode preceder ou coincidir com infeces do osso (osteomielite), do sistema nervoso central (meningite) ou outros tecidos. A septicemia pode conduzir rapidamente a um choque sptico e morte. O incio da septicemia marcado por febre forte e calafrios, respirao e freqncia cardaca aceleradas, aparncia externa de estar seriamente doente (txico) e uma sensao eminente de morte. Estes sintomas progridem rapidamente para choque com diminuio da temperatura corporal (hipotermia), queda na presso sangnea, confuso ou outras alteraes no estado mental e anormalidades na coagulao evidenciadas por leses hemorrgicas na pele (petquia e equimose). Sintomas:

febre (incio repentino, normalmente com picos) calafrios aparncia txica (aparncia de gravemente doente) alteraes no estado mental o irritvel o letrgico o ansioso o agitado o indiferente o comatoso choque o frio o viscoso o plido o ciantico (azul) o indiferente sinais na pele associados a anormalidades de coagulao o petquias o equimose (normalmente leses grandes, planas, de colorao roxa que no clareiam quando pressionadas) o gangrena (alteraes iniciais nas extremidades que sugerem a diminuio ou ausncia de fluxo sangneo) reduo ou ausncia da produo de urina

Sinais e exames: Um exame fsico pode demonstrar:


presso sangnea baixa (hipotenso) temperatura corporal baixa (hipotermia) sinais de doena associada (meningite, epiglotite, pneumonia, celulite ou outros)

Os exames que confirmam a infeco incluem:

hemocultura

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

cultura de urina cultura de LCR cultura de qualquer leso cutnea suspeita hemograma completo contagem plaquetria estudos de coagulao o TP o TTP o nveis de fibrinognio gases sangneos

Tratamento: Esta doena deve ser tratada em hospital, normalmente com admisso em uma unidade de terapia intensiva. So administrados lquidos intravenosos (IV) para manter a presso sangnea. Medicamentos fortes via IV, denominados simpatomimticos, normalmente so necessrios para manter a presso sangnea. Uma terapia com oxignio iniciada para manter a saturao de oxignio. A infeco tratada com antibiticos de amplo espectro (aqueles que so eficientes contra uma grande quantidade de microorganismos) antes de o microoorganismo a ser identificado. Uma vez que as culturas tenham identificado o microoorganismo especfico responsvel pela infeco, inicia-se o tratamento com os antibiticos especficos para o tratamento daquele organismo. O plasma ou outro tratamento pode ser necessrio para a correo das anormalidades de coagulao. Expectativas (prognstico): O choque sptico tem uma taxa de mortalidade alta dependendo do tipo de organismo, chegando a ultrapassar os 50%. O organismo envolvido e a hospitalizao imediata determinaro a recuperao. Complicaes:

choque irreversvel sndrome de Waterhouse-Friderichsen sndrome da angstia respiratria adulta (SARA)

Solicitao de assistncia mdica: A septicemia no comum mas devastadora, e o diagnstico logo no incio pode prevenir a progresso para choque.

uma criana com febre, calafrios com tremores e com uma aparncia gravemente doente deve ser imediatamente tratada como uma emergncia

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

uma criana com evidncia de sangramento na pele deve ser imediatamente tratada como uma emergncia uma criana que esteja doente e tenha alteraes no estado mental deve ser imediatamente tratada como emergncia

Solicite assistncia mdica se a criana no estiver em dia com a vacinao ou no tiver sido imunizada contra a Haemophilus influenza B, normalmente chamada de vacina HIB. Se a criana tiver um bao danificado devido a um processo de doena ou se o bao tiver sido removido, marque uma consulta para imunizao contra a doena pneumoccica. Preveno: O tratamento apropriado das infeces localizadas pode prevenir a septicemia. A vacina HIB em crianas j reduziu a incidncia de septicemia por Haemophilus (e meningite por Haemophilus, de epiglotite e celulite periorbital) e uma parte da rotina do programa de vacinao infantil recomendado. Crianas que tm os baos removidos ou que apresentem doenas que danifiquem o bao (como anemia de clulas falciformes) devem receber a vacina pneumoccica. A vacina pneumoccica no parte do programa de vacinao infantil de rotina. Os contatos prximos (pais, irmos, amigos) de crianas spticas com determinados organismos, como pneumococos, menigococos e Haemophilus, podem precisar de terapia preventiva com antibiticos, que ser prescrita pelo mdico; o tipo de antibitico ser determinado pelo organismo envolvido

UNIDADE 11 NECESSIDADES BSICAS DA CRIANA HOSPITALIZADA Ao lidar com crianas necessrio considerar as necessidades biolgicas fundamentais: sede, desejo de urinar, respirar, evacuar, movimentar-se ou no, de sentir um desconforto trmico, alm de considerar tambm as necessidades afetivas. Dentre as necessidades bsicas da criana hospitalizada podemos encontrar: higiene; sono e repouso; eliminaes; hidratao;alimentao; medidas de segurana e proteo (fsica, teraputica e psicolgica) e recreao. 1.0.HIGIENE: Desde pequena, a criana sente conforto ao ter seu corpo limpo. De 2 a 6 anos a criana desenvolve a capacidade de controlar os esfncteres, o que deve ser ensinado com carinho e sem castigo, alm de ser estimulada a lavar as mos antes e aps as refeies e escovar os dentes. O banho um procedimento exclusivo da enfermagem, devendo o enfermeiro prescrev-lo, indicando o tipo de banho e o melhor horrio de acordo com o estado geral da criana e , sempre que possvel, respeitando os hbitos e costumes da mesma.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Na higienizao da criana, o tcnico de enfermagem deve seguir os seguintes procedimentos: 1. Respeitar sua individualidade, procurando realizar a higiene da criana maior em ambiente privado. 2. Cortar as unhas da criana sempre que necessrio ( para evitar leses de pele) 3. Lavar os cabelos da criana em dias alternados de acordo com as condies higinicas do couro cabeludo. 4. Fechar a porta ou as janelas durante o banho, evitando-se correntes de ar. 5. Sempre que possvel deixar a me ou acompanhante participar dos cuidados de higiene do seu filho. Objetivo: promover e proteger a sade da criana. TIPOS DE HIGIENE: Banho : um procedimento de rotina no momento da admisso, diariamente e sempre que necessrio. O banho dirio indispensvel a sade, proporciona bem-estar, estimula a circulao sangunea e protege a pele contra diversas doenas. O momento do banho deve ser aproveitado para estimular a criana com ( ou atravs de ) estmulos psico-emocionais ( acariciar), auditivos ( conversar e cantar) e psicomotores ( inclusive movimentos ativos com os membros) Tipos de Banho: Banho de chuveiro: Normalmente indicado para crianas na faixa etria prescolar, escolar e adolescente, que consigam deambular, sem exceder sua capacidade em situao de dor. - Incentivar a criana a banhar-se sob superviso ou, em caso de adolescente, que queiram privacidade, permitir que tome banho sozinho. - Quando for possvel, ao trmino, verificar a limpeza da regio atrs do pavilho auditivo,mos, ps e genitais. Banho de imerso ( banheira) : indicado para lactentes e pr-escolares que estejam impossibilitados de ir ao banheiro. Sua escolha depender do estado geral da criana. - No caso de crianas em uso de oxignio, verificar a possibilidade de outro profissional para segurar a fonte de oxignio durante o banho. - Sempre que possvel estimular a me ou acompanhante a participar do procedimento. - necessrio que durante o procedimento se converse e explique para a criana, independentemente da faixa etria, tudo o que est sendo feito, em tom de voz baixo e tranqilo. Banho no Leito: Refere-se ao banho da criana acamada( escolar e adolescente), sem condies de receber o banho de imerso, seguindo todos os procedimentos anteriores. -Deve-se lavar os cabelos antes de lavar o corpo ( evita que a criana fique com corpo exposto durante muito tempo). Banho Medicamentoso: usado para limpeza de pele, servindo tambm para alvio do prurido que acompanha algumas dermatites ( banho com permanganato de potssio, banho de luz, banho de sol etc.) Banho do Couro Cabeludo : Deve ser feita de preferncia durante o banho, em dias alternados, e de acordo com as condies de higiene da criana. - Lavar o couro cabeludo com as pontas dos dedos e no com as unhas, para evitar machucar a criana, massageando delicadamente.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

- Alm da lavagem do couro cabeludo com gua e sabo, importante pentear os cabelos, o que dar melhor aspecto criana, sendo tambm uma oportunidade para detectar leses ou presena de pediculose. Higiene das mos: Muitas infeces e doenas so transmitidas atravs das mos, mas o ciclo pode ser facilmente interrompido pela higiene adequada tanto das pessoas que cuidam das crianas, quanto delas prprias, alm de lembrar o indispensvel cuidado com as unhas que devem ser mantidas curtas ( diminuem o risco de leses de pele) Higiene Oral: a limpeza adequada da boca da criana, tendo como objetivo obter uma dentio permanente, equilibrada e intacta. indicada nas crianas menores e/ou nas que apresentam leses da mucosa oral, aps vmitos, crianas com sonda nasogstrica (SNG) ou em jejum. -Nos lactentes sem dentes, deve ser realizada a limpeza da gengiva e da lngua uma vez por dia, com gua filtrada e gaze. -Nos lactentes com dentes, pr-escolares, escolares e adolescentes, dever ser realizada com auxlio de dentifrcio ( preparado que serve para limpar os dentes) com flor e escova com cerdas macias, realizando movimentos circulares em todos os dentes, individualmente, e por ltimo a lngua, em movimento nico de dentro para fora. Higiene do Coto Umbilical: Tem como objetivo prevenir infeces e hemorragias, alm de acelerar o processo de cicatrizao. -Manter o coto posicionado para cima, evitando contato com fezes e urina; efetuar higiene na insero e em toda extenso do coto umbilical, evitando que o excesso de lcool escorra pelo abdmen. -Fazer curativo com lcool a 70% at a queda do coto umbilical ou de acordo coma rotina da unidade. -Observar e registrar as condies do coto ( presena de secreo ou sangramento) e regio periumbilical ( hiperemia e calor)

Higiene Perineal: um procedimento importante que permite observar o aspecto e a consistncia das eliminaes da criana e as condies da pele da criana. A criana hospitalizada necessita, na maioria das vezes, de controle de diurese, sendo assim, a fralda descartvel tem maior utilidade, pois alm de oferecer menos riscos de assadura, mais fidedigno, porque a urina fica armazenada, ocorrendo menos vazamento. - Para trocar a criana aps evacuao, necessrio lavar a regio gltea ( anal) com gua e sabonete com PH neutro. Obs 1: nas meninas deve-se afastar os grandes lbios e limpar com movimentos longitudinais nicos e sentido ntero-posterior. Obs2: nos meninos, quando for possvel, deve-se retrair a glande delicadamente. Obs3: importante que depois da limpeza a criana esteja com os glteos, a virilha e os genitais externos secos para colocao da fralda limpa. - O uso de hidratante aconselhado para manter a resistncia da pele. -Quando a criana pode deambular, supervisionar a higienizao dos genitais e regio anal aps mico e evacuao. - A criana acamada com controle esficteriano deve ser orientada quanto ao uso de papagaio e/ou comadre. Higiene Nasal :

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

a remoo de muco acumulado nas narinas com o objetivo de facilitar a respirao da criana. -Fazer higiene com cotonete embebido em SF 0,9% ou gua destilada, observar e registrar o aspecto de secreo retirada. Higiene Auricular: a remoo de excesso de secreo (cermen) do conduto auditivo externo e a remoo da sujeira do pavilho auricular. - Fazer higiene com cotonete embebido em SF 0,9% ou gua destilada, observar e registrar o aspecto da secreo retirada. Higiene Ocular: a retirada de secrees localizadas na face interna do globo ocular. -Fazer higiene ocular com SF 0,9 % ou gua destilada, observar e registrar o aspecto da secreo retirada. -Proceder a limpeza do ngulo interno do olho ao externo, utilizando o lado do cotonete somente uma vez. Vesturio: Fazer uma seleo da roupa adequada temperatura ambiente, evitando frio, superaquecimento ou sudorese excessiva. A mesma no deve provocar irritaes cutneas. 2.0.SONO E REPOUSO: O sono e repouso consiste no tempo de recuperao e de reconstruo necessrios a cada indivduo, para que se sinta bem. Durante a hospitalizao, comum que a criana saia da sua rotina de repouso devido a mudana de ambiente, agitao da unidade de internao ou constantes manipulaes. importante que o enfermeiro pergunte a me e/ou responsvel todos os hbitos da criana, inclusive os de sono e repouso ( escrever na ficha de admisso para que todos tenham acesso). Durante o sono, ocorre aumento da secreo do hormnio de crescimento e por isso a criana precisa dormir o necessrio para ter um desenvolvimento adequado. Ritmo e durao do sono: O sono se estrutura progressivamente de acordo com a faixa etria. Os sinais de apelo do sono so: bocejos, queda das plpebras, relaxamento do pescoo, diminuio da vigilncia e busca de posio confortvel. Para despertar uma criana, quando necessrio, acaricia-la e/ou cantar para ela em tom suave. IDADE DURAO TOTAL NOTURNO DIURNO Nascimento 15 a 19 horas 10 horas 6 a 7 horas Um ms 15 a 17 horas 9 a 10 horas 3 horas 6 meses +/- 14 horas 10 horas 2 horas 1 ano +/- 13 horas 10 horas 1 hora 2 anos 12 a 13 horas 10 horas 1 hora 3 a 5 anos 12 horas 10 horas 6 a 9 anos 11 a 13 horas 11 horas 10 a 14 anos 9 a 10 horas 9 horas 15 anos 8 a 9 horas 8 horas Assistncia de Enfermagem; O sono no deve ser associado a idias negativas como castigo; Promover a companhia do familiar, oferecendo apoio, carinho e calor humano, para facilitar o adormecer;

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Procurar fazer com que a criana encontre a sua posio de nidao (posio confortvel para dormir) Respeitar o despertar natural e calmo da criana; Quando a necessidade de sono e repouso no for satisfeita, procurar investigar suas causas para corrigi-las. Os distrbios mais freqentes so: dificuldade de adormecer, sono agitado ou intranqilo, sono excessivo ou insuficiente, pesadelos, terror noturno, sonambulismo, bruxismo, falar durante o sono ( siniloquia) 3.0.ALIMENTAO: A alimentao consiste na ingesto de substncias minerais e orgnicas destinadas formao e reparao dos tecidos do organismo. A alimentao a condio essencial sade, crescimento e desenvolvimento da criana. A alimentao natural de muita importncia para a vida das crianas, pois alm de atender as necessidades nutritivas e energticas, auxiliam no desenvolvimento sadio de uma personalidade. Alimentao natural: O leite materno o alimento mais perfeito e ideal para o RN, tanto do ponto de vista nutritivo quanto afetivo e imunolgico. Contm as quantidades suficientes de todos os componentes essenciais para sua alimentao ( gua, protenas totais, casena, aminocidos, lactoalbumina, gorduras, sais minerais e vitaminas). O aleitamento materno previne o aparecimento de vrias doenas na vida adulta. Vantagens da Amamentao: - Mais cmodo - Menos trabalhosa; -Mais econmico -Temperatura adequada; -Fcil digesto; - Maior aproximao entre me e filho; -Maior imunidade - Mais inteligncia; -Sem risco de infeco ou contaminao para criana; Colostro: Leite materno que contm clulas linfides vivas e funcionais, com capacidade imunolgica e de produo de anticorpos e de colonializao adequada, evitando invaso de bactrias, como a Escherischia coli. Assistncia de Enfermagem: - Orientar a me a lavar as mos antes de amamentar e lavar as mamas somente durante o banho; - Orientar a me a fazer uma dieta balanceada ( sobre a orientao do nutricionista) para evitar que o beb apresente clicas; - Amamentar em local calmo e agradvel; - A criana deve estar acordada, limpa e vestida de modo adequado, antes de iniciar a amamentao; - Deixar a criana mamar at sentir-se satisfeita; - Orientar a me para fazer a criana eructar durante e aps as mamadas; Aps a mamada deitar a criana em decbito lateral direito e um pouco elevado ( facilitando o esvaziamento do estmago e diminuindo o risco de regurgitao)

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

- Orientar a me a oferecer as duas mamas em cada mamada. S passar para a seguinte quando a primeira estiver vazia, e que sempre deve-se comear pela ltima mama que foi oferecida na mamada anterior ( permite maior produo d leite e a criana recebe a quantidade adequada de gorduras em todas as mamadas) Alimentao Especial: a) Nutrio enteral : Consiste na administrao de vrios tipos teraputicos nutricional, utilizando o trato gastrintestinal como via de entrada introduzindo-se uma sonda pela boca ou narina da criana, passando pela faringe e pelo esfago, at os estmago, duodeno ou jejuno, atravs da prpria locao da sonda ou por movimentos peristlticos. Indicaes: Insuficincia respiratria, prematuridade, desnutrio grave, diarrias crnicas, doenas inflamatrias do trato gastrintestinal e comas. Vias mais utilizadas: Oral, naso ou orogstrica, nasojejunal ou nasoduodenal e gastrostomia.

b) Nutrio Parenteral ( NP): Consiste na infuso endovenosa de nutrientes ( aminocidos, carboidratos, vitaminas, eletrlitos etc), necessrios nos processos metablicos que ocorrem normalmente no organismo. Indicaes: Nos casos em que a via digestiva se encontra parcial ou totalmente interditada em decorrncia de doenas locais ou generalizadas ( diarrias prolongadas, fstulas, peritonites, desnutrio, neoplasias, coma e outras). 4.0.HIDRATAO o estado de se ter um contedo lquido adequado ao corpo. A gua o principal componente do corpo humano, papel fundamental nos processos metablicos por ser o substrato de todas as solues orgnicas. Vias de eliminao da gua: A eliminao da gua no organismo humano se faz atravs dos rins, pele, intestinos, secreo lacrimal e glndulas mamrias ( lactao) Tipos de Hidratao: a) Oral: ( boca, sonda nasogtrica (SNG), sonda orogstrica(SOG). a via prefervel nos casos de desidratao leve. TRO ( terapia de reidratao oral) Objetivos; Reduzir a morbidade e a mortalidade pela diarria; Reduzir custos das hidrataes em massa; Reduzir as internaes; Corrigir as perdas de guas e eletrlitos. b) Parenteral : Via utilizada nas doenas severas com vmitos graves, diarria, desidratao grave, perda de sangue e perda da conscincia.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Assistncia de Enfermagem no controle da hidratao da criana: * Certificar-se dos lquidos prescritos para serem administrados pelas vias oral e parenteral; * Orientar a me ou acompanhante para oferecer lquidos prescritos ( gua ou ch) a criana nos intervalos da alimentao; *Administrar os lquidos via parenteral no tempo prescrito; * Controlar rigorosamente o gotejamento do soro; * Anotar toda a administrao de lquidos pelas vias parenteral e oral; * Anotar as eliminaes de urina, fezes, vmitos, drenagens etc, descrevendo a quantidade e o aspecto. 5.0.ELIMINAES: As eliminaes so feitas atravs da pele( suor), pulmes (ar) e principalmente atravs dos aparelhos urinrios ( urina) e intestinal ( fezes). O controle das eliminaes um cuidado importante de enfermagem indica o funcionamento dos sistemas excretores da criana e auxiliam no seu diagnstico. Objetivos: Livrar o organismo dos restos de materiais em excesso para as necessidades orgnicas e eliminar os resduos de substncias txicas do corpo para manter seu funcionamento normal - Eliminao Urinria: O sistema urinrio desempenha papel importante na eliminao de resduos e no equilbrio hidroeletroltico do organismo. Algumas doenas de baixo volume urinrio ( oligria) deixam a urina mais concentrada e de cor mais escura. Algumas medicaes e o aumento da ingesta lquida provocam o maior volume de urina tornando-a mais lquida e clara. Alguns alimentos e drogas alteram o odor e o aspecto da urina. - Eliminao Instestinal: O aparelho intestinal elimina as substncias , que no so mais aproveitadas pelo organismo atravs das fezes que so compostas, principalmente, por resduos alimentares e gua ( 60 a 80%). - Caractersticas das fezes: Mecnio : Primeiras fezes ( produto da degradao do lquido aminitico e bile); de cor verde escuro, quase preto, pegajosa e inodoro ( desaparece aproximadamente no 3 dia de vida) Fezes lcteas: so caracterizadas pelo tipo de leite que a criana ingere. -Leite Materno : as fezes so lquido-pastosas, de cor amarelo-ouro ( eliminadas de 2 a 5 vezes por dia) -Leite Artificial: so caracterizadas por fezes endurecidas, mais claras excretadas com menos freqncia ( eliminadas entre 2 a 3 vezes ao dia) A medida que a criana cresce as caractersticas das fezes so mais semelhantes as do adulto, tornando-se de consistncia pastosa e cor marrom ou castanho. So esverdeadas quando o peristaltismo ativo. So amareladas quando o alimento permanece por mais tempo no intestino - Vmitos:

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

a eliminao do contedo gstrico pela boca. muito freqente em crianas, podendo estar ou no associado a doenas. - Caractersticas dos vmitos: As caractersticas dos vmitos so importantes para definir sua causa e auxiliar no diagnstico da criana. Deve-se observar o volume, a freqncia e o tipo de material eliminado. Vmitos com alimentos coagulados e acidificados, indicam que os alimentos permanecem no estmago; Vmitos com alimentos quase ou totalmente inalterados indicam que o alimento no alcanou o estmago e permaneceu pouco tempo no esfago. Vmitos com sangue ( hematmese) : a eliminao de sangue vivo pela boca, que no sofreu ao dos cidos do estmago Vmitos de aspectos de borra de caf: a eliminao de sangue, pela boca, que j sofreu ao dos sucos gstricos no estmago; Vmitos biliosos: a presena de bile nos vmitos Vmitos de aspecto fecalides: a eliminao de fezes pela boca geralmente ocasionada por obstrues intestinais. Assistncia de Enfermagem: * A equipe de enfermagem responsvel direta pela obteno dos dados relacionados s eliminaes. A preciso e objetividade destas informaes. Muitas vezes permitem identificar a causa do choro e da inquietao da criana. * A observao e o registro preciso do aspecto das eliminaes urinrias e intestinais auxiliam a enfermeira a avaliar o funcionamento do aparelho intestinal, assim como ao mdico a formular um diagnstico. * Caso no haja contra-indicaes, o tcnico de enfermagem deve estimular, fornecer e administrar lquidos a criana. * A cada eliminao deve ser feita anotao sobre as caractersticas seja vmito, fezes ou urina. Comunicando as anormalidades e observando as caractersticas. 6.0.MEDIDAS DE SEGURANA E PROTEO: Todos os elementos das equipes de sade e hospitalar ( desde o porteiro, funcionrios da limpeza, copeiros etc) so responsveis pela segurana e bem-estar da criana hospitalizada. Os pequenos acidentes podem ser considerados, at certo ponto, como um acontecimento normal dentro da evoluo da criana. Eles auxiliam no desenvolvimento de sua auto segurana e auto- confiana. So pequenas experincias traumticas que, de alguma forma, tornam a pessoa mais capaz de enfrentar, evitar ou proteger-se dos riscos e dificuldades da vida. Nossa preocupao deve ser, portanto, a de evitar os acidentes maiores e trgicos que colocam em risco a sade e a vida da criana. No hospital, a equipe de enfermagem a maior responsvel por prevenir acidentes criana hospitalizada, pois permanece as 24 horas do dia junto a ela. As repercusses da negligncia na proteo e segurana fsica, teraputica e psicolgica da criana hospitalizada, tem dimenses morais e sociais desastrosas. - Medidas de proteo e segurana fsica: As grades do bero precisam ser mantidas suspensas e seguramente presas em todas as ocasies;

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

O bero deve ficar afastado de unidades de aquecimento ou de cordes pendentes; Quando colocar a criana em cadeirinhas prprias para alimentao ou em assentos de bebs, prender a criana para evitar queda ou deslizamento; Ao ser colocada em balana ou mesa para exames, deve ser constantemente protegida de quedas Os armrios de medicamentos precisam ser mantidos fechados e os remdios no devem ser deixados sobre a mesinha de cabeceiras; As medicaes ou alimentos oferecidos, no devem ser forados quando a criana recusa ( h perigo de aspirao) Os termostatos e interruptores devem permanecer cobertos e longe do alcance da criana; Antes de iniciar o banho, testar a temperatura da gua (evitar queimaduras ou resfriados). - Medidas de proteo e segurana teraputica: - Medicao: Observar e seguir rotinas de preparo, diluio e administrao; Verificar rigorosamente o nome e a dose correta antes de administrar a medicao; Evitar ultrapassar junto criana enquanto ele ingere medicamentos orais; Controlar rigorosamente o gotejamento do soro ( volumes excessivos em curtos perodos podem provocar srios distrbios circulatrios, hepticos e renais) - Procedimentos teraputicos: Oxignio com alta concentrao ao recm-nascido na incubadora por longo tempo pode ocorrer retrofibroplasialental( cegueira) Aspirao naso ou orotraqueal deve ser feita rapidamente e com intervalos ( se demoram provocam obstruo das VVSS) Proteger os olhos da criana nas aplicaes quentes e frias ( ( bolsa revestida com toalha) Uma simples administrao incorreta da mamadeira pode resultar em aspirao, deixando a criana com broncopneumonia (BCP), pneumonia e parada cardiorespiratria. - Exames: Exames em jejum ( choro e desespero) dar cuidado especial como : higiene, segurana, conforto e carinho. - Cirurgias: Nas cirurgias os riscos maiores, podem ocorrer seco de rgo, queimaduras e choques de origens diversas. Medidas de proteo e segurana psicolgica: Vrias situaes ameaam a segurana psicolgica da criana durante a hospitalizao: - Internaes sem acompanhantes; - Horrios rgidos e fixos de visitas; - Sensaes de dor, ansiedade e medo decorrentes da doena e dos procedimentos teraputicos; -Indiferena dos profissionais de sade na assistncia, os quais afetam pais e filhos. Recreao: Recrear utilizar o tempo disponvel da maneira mais agradvel : brincando, lendo, jogando, bordando, ouvindo msica, etc.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

O brinquedo uma necessidade inata da criana. Representa a oportunidade para o aprendizado e desenvolvimento de suas habilidades. A recreao funciona para criana como um apoio em suas novas relaes humanas, alm de ajud-las a lidar com o medo e a ansiedade causados pela hospitalizao. Brinquedos: Os brinquedos no precisam ser caros, devem ser simples, inofensivos, atraentes e durveis; O adulto precisa encarar o brinquedo com simpatia e seriedade A brincadeira no deve ser interrompida at o desinteresse final da criana; Ao trmino, a criana dever ser convidada a ajudar a organizar o ambiente;

UNIDADE 12 O HOSPITAL PEDITRICO 1.0-Definio: o local destinado internao de crianas, cuja idade pode variar de 0 a 15 ano, equipado para atender as necessidades globais do indivduo nas diferentes faixas etrias de crescimento, do nascimento at a adolescncia. 2.0-Objetivos do Hospital Peditrico: Assistir a criana doente, para diagnstico e tratamento; Controlar situaes j diagnosticadas; Fazer acompanhamento ps alta; Servir de centro de pesquisa cientfica na rea de sade; Servir de centro de orientao sanitria; Servir de campo de ensino para diversos profissionais na rea de pediatria.

3.0-Caractersticas do Hospital Peditrico: 3.1-Unidade de Berrio: Definio: Unidade destinada internao de recm nascido de 0 a 28 dias de vida, durante sua permanncia no hospital. Objetivo: Possibilitar a funo respiratria, evitar infeces, ministrar alimentao adequada e manter temperatura. Organizao: Deve ser subdividido em : sala normais , sala de prematuros, sala de infectados e sala de observao ( RN suspeitos de infeco). Normas: Antes de entrar no recinto do berrio, necessrio retirar jias, proceder escovao das mos e vestir o avental de uso exclusivo no berrio. Na sala de isolamento dever ser usado um avental para cada recm-nascido.Essas normas dependem da Comisso de Controle de Infeco Hospitalar (CCIH) de cada instituio. 3.2 Unidade Peditrica: Definio: Local destinado internao, diagnstico e tratamento de crianas, com idade que pode variar de 0 a 15 anos.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Estrutura Fsica: Sala de admisso; enfermarias conforme as patologias e idades; refeitrio e sala de recreao; banheiros com banheira, chuveiro, sanitrios para crianas; posto de enfermagem; isolamento; expurgo e ambiente para mes. OBS: Em comparao com outras unidades, a unidade peditrica possui setores especiais, indispensveis e deve ser equipada adequadamente para atender as diversas faixas etrias. 3.3 Lactrio: Definio: Unidade do hospital destinada ao preparo e distribuio do leite ou qualquer substituto do recm nascido e/ou paciente da pediatria. Localizao: Varia em funo do tipo e tamanho do hospital; evitar proximidade de reas infecto-contagiosas e de circulao de pessoal, pacientes e visitantes; ter maior proteo contra a contaminao do ar; ser o mais prximo possvel do servio de nutrio e diettica, para facilitar a superviso e abastecimento. REQUISITOS BSICOS PARA A ENFERMAGEM PEDITRICA Ter sade fsica e mental; Ter capacidade de observao e pacincia; Saber manter um humor agradvel; Ter noes de higiene para poder transmitir para as crianas; Gostar de crianas; Ter responsabilidade.

4.0 Caractersticas do Hospital Amigo da Criana: O hospital amigo da criana a instituio que segue os dez passos determinados pela UNICEF ( Fundo das Naes Unidas para Infncia): 1) Ter uma norma escrita sobre o aleitamento, que dever ser rotineiramente transmitida a toda a equipe se cuidados de sade. 2) Treinar toda a equipe de cuidados de sade, capacitando-a para implementar esta norma; 3) Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento; 4) Ajudar as mes a iniciar o aleitamento na primeira meia hora aps o nascimento; 5) Mostrar s mes como amamentar e como manter a lactao, mesmo se forem separadas dos filhos; 6) Evitar dar ao recm-nascido nenhum outro alimento o bebida alm do leite materno, a no ser que tal procedimento seja indicado pelo mdico. 7) Praticar o alojamento conjunto permitir que as mes e bebs permaneam juntos 24 horas por dia; 8) Encorajar o aleitamento sob livre demanda; 9) Evitar dar bicos artificiais ou chupetas a crianas amamentadas ao seio; 10) Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mes devero ser encaminhadas, por ocasio da alta do hospital ou ambulatrio. 4.1 Vantagens para um Hospital Amigo da Criana A otimizao das condutas pr aleitamento natural resultar em: - Reduo dos custos com internao, medicamentos, material de consumo hospitalar e pessoal, aumento do espao fsico com a eliminao dos berrios, etc.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

- Reduo em at 90% das infeces clnicas do beb e, consequentemente, dos custos dela decorrentes.

A HOSPITALIZAO E SEUS EFEITOS SOBRE A CRIANA Normalmente, os problemas que a criana ter de enfrentar ao adoecer e hospitalizar-se so: Perda relativa de autonomia e competncia, percepo de fragilidade e de estar vulnervel; Quanto maior o tempo de hospitalizao, menores as oportunidades de desenvolvimento normal para a criana. Se a hospitalizao implica em separao total ou parcial do familiar significativo para a criana acima de 3 meses, e esta no receber assistncia psico-afetiva adequada, os efeitos nocivos da hospitalizao podero ser severos, e acima de cinco meses irreversveis. RECM NASCIDOS E LACTENTES: Estes apresentam aparncia geral de infelicidade, apetite indiferente e dificuldade de ganhar peso, choro freqente, apatia, respostas fracas aos estmulos, acelerao do trnsito intestinal e sono agitado ( hospitalismo). Assistncia de enfermagem: - Incluir e estimular a me nos cuidados com a criana; - Evitar permitir que a criana chore por perodos prolongados sem providenciar conforto e tentar satisfazer suas necessidades; - Desenvolver relacionamento com a criana e com a me para evitar que a mesma no tenha a sensao de abandono ou solido; OBS: a idade em que a hospitalizao provoca maior sofrimento para criana entre 18 meses e 5 anos CRIANAS DE DOIS A CINCO ANOS: Para criana separadas total ou parcialmente, do familiar significativo, comum a reao de separao constituda de trs fases ( vivenciadas no todo ou em parte). 1) Angstia ou protesto: O sintoma dominante desta fase a ansiedade aberta. A criana se apresenta inquieta, recusa alimentao ou aceita com avidez e vomita, chora muito, pede pela me, tem dificuldade de dormir, aponta para entradas e sadas dos enfermeiros. 2) Resignao ou depresso: Se persistir a privao, a criana se torna mais tranqila aparentemente adaptada situao. Ela j no acredita que possa mudar a situao. Sente que seus esforos so inteis. A expresso pode ser resignada, triste ou indiferente. No expressa medo e carece de vitalidade e energia. Pode demonstrar desespero presena da me ou quando deixada por algum com quem estabeleceu vinculao. 3) Defesa: No rejeita ateno; pode se apegar a algum, mas se ocorre troca constante de pessoal que a assiste, apega-se a brinquedos ou a comida; o desapego reao perda. Aceita sem protesto alimentos e brinquedos. Pode sorrir e ser socivel. Aparentemente vai tudo bem. Quando a me visita reage indiferena ou pode estar aptica, rancorosa e briguenta. Essa maneira de se desligar pode ser indicativo de psicopatias.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Assistncia de enfermagem: - Realizar procedimentos teraputicos em forma de brincadeira ( faz-de-conta) - Incentivar a criana a brincar e expressar sua reao s experincias; - Ordens e restries podem precipitar raiva, rebeldia e agresso. CRIANAS DE SEIS A DEZ ANOS: Podem apresentar reaes de ansiedade da separao, sem as manifestaes de pnico comuns a idade pr-escolar. As fantasias de mutilao, nsias de castrao e preocupaes exageradas com a privacidade, molstia e, com a escola so frequentemente detectadas. Temor de perder habilidades j adquiridas, depresso, apatia e fobia ( medo do escuro, de pessoas e procedimentos teraputicos) Assistncia de enfermagem: - Encorajar a criana a executar as atividades do dia-a-dia e a participar dos procedimentos necessrios ao seu tratamento. - A criana deve ser adequadamente preparada para as experincias teraputicas, de maneira clara e honesta; - De preferncia, crianas do mesmo sexo devem ficar na mesma enfermaria. ADOLESCENTES: As reaes apresentadas nesta faixa etria so ansiedade, insegurana, rejeio dos procedimentos, inclusive os j aceitos, raiva, depresso, rejeio afetiva, inclusive dos pais, masturbao etc. Assistncia de enfermagem: - Proporcionar privacidade; - Tentar desviar construtivamente as manifestaes de rebeldia ou agressividade. - Oferecer , se possvel, alguma forma de terapia ocupacional. ALGUMAS SEQUELAS DA HOSPITALIZAO ( Temporrias e/ou Permanentes) o Deteno ou regresso do desenvolvimento emocional: retorno a dependncia materna, incapacidade de relacionamento; o Distrbios relativos de conduta: hostilidade, agressividade, destrutibilidade, desonestidade, delinqncia, evaso da responsabilidade e passividade; o Comportamentos regressivos: erros de linguagem, perda de controle esfincteriano, principalmente vesical, masturbao, terror noturno, chupar dedo e roer unha. Comportamentos apresentados pela criana internada sem a me: 1) Pertubaes no relacionamento com a me: Exagerado apego me; Agressiva com a me; Rejeita os cuidados com a me; No atende ordens dos pais; Apresenta-se exigente e ressentida 2) Regresso Chupa o dedo; Alimenta-se com mamadeira ( quando antes j havia deixado) Enurese ( urina na cama) Perturbao da fala e da alimentao

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

3) Dependncia Dorme com os pais Quer colo Quer ser vestida e higienizada OS PAIS DA CRIANA HOSPITALIZADA Medo do realstico ou irrealstico da doena e do desconhecido; Sentimentos de culpa e/ou de ambivalncia para com a criana. Insegurana e ausncia de controle sobre o ambiente hospitalar, pessoas, rotinas, procedimentos e equipamentos; Medo de perder o afeto do filho; Padres comportamentais solicitados aos pais, diferentes dos habituais. Desta forma, trabalhar com crianas implica em trabalhar com seus pais, especialmente com sentimentos e atitudes. A EQUIPE ASSISTENCIAL HOSPITALAR: Trabalhar com a criana e seus pais no uma tarefa fcil. Vrios so os problemas que a equipe tende a enfrentar; - Ansiedade dos pais, que os torna inseguros, agressivos, exigentes, com dificuldades de compreenso e memorizao. - Ansiedade da criana, que se mostra revoltada ou infeliz, tem dificuldade de cooperar com o tratamento, responde mal teraputica. - Atitudes dos familiares : desconfiana, agressividade direta, ameaas veladas, cobranas, resolues imediatas. Estes problemas e reaes so previsveis. A equipe deve estar preparada e estruturada para tratar com os pais e crianas, realizando um trabalho educativo, de apoio e curativo. UNIDADE 13 HUMANIZAO DA ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NA HOSPITALIZAO DA CRIANA O QUE HUMANIZAO? Humanizar no tcnica, nenhuma arte e muito menos um artifcio, e sim um processo vivencial que permeia toda a atividade do local e das pessoas que ali trabalham, procurando realiz-lo e dando ao paciente o tratamento que merece como pessoa humana, dentro das circunstncias peculiares que se encontrarem cada momento do hospital. Assistncia De Enfermagem Humanizada: - Quando separao dos pais for inevitvel, procurar faz-la de modo gradual para minimizar suas conseqncias; - Quando a criana estiver sem acompanhante, convidar e estimular as outras mes que esto na enfermaria a dar carinho e ateno a esta criana;

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

- Dar carinho e ateno a todas as crianas, principalmente as que correm maior risco de carncia afetiva: as desacompanhadas, as com doena grave, as inconscientes, as que esto em isolamento, etc. - Quando se observar que a me ou pessoa significativa rejeita a criana, tentar ajuda-la atravs de sugestes ou encaminhamentos.Nunca deve hospitalizar a me, pois geralmente ela est emocionalmente sobrecarregada e as crticas e acusaes s vo agravar ainda mais a situao; - Evitar que a criana oua mensagens ou termos que, por sua imaturidade, incapaz de compreender o significado, podendo sentir medo ou angstia; - Evitar restries, proibies, padronizao de cuidados; - Evitar mentir para criana sobre a dor e o medo, nem pedir para que aceite passivamente aquilo que teme. Ex : No chore porque no vai doer nada . - Criar oportunidades de brincadeiras e explorar a capacidade da criana. So desaconselhveis atividades passivas, como assistir TV e o excesso de atividades. Direitos da Criana e do Adolescente Hospitalizados 1) Direito proteo, vida e a sade com absoluta prioridade e sem qualquer forma de descriminao; 2) Direito a ser hospitalizado quando for necessrio ao seu tratamento, sem distino de classe social, condio econmica, raa ou crena religiosa. 3) Direito de no ser ou permanecer hospitalizado desnecessariamente por qualquer razo alheia ao melhor tratamento da sua enfermidade. 4) Direito a ser acompanhado por sua me, pais ou responsveis, durante todo o perodo de hospitalizao, bem como receber visitar. 5) Direito de no ser separada de sua me ao nascer. 6) Direito de receber aleitamento materno sem restries. 7) Direito de no sentir dor, quando exitiam meios para evit-los. 8) Direito de ter conhecimento adequado de sua enfermidade, dos cuidados teraputicos e diagnsticos, a serem utilizados, do prognstico, respeitando sua fase cognitiva, alm de receber amparo psicolgico quando se fizer necessrio.. 9) Direito de desfrutar de alguma forma de recreao, programas de educao para a sade, acompanhamento do currculo escolar durante sua permanncia hospitalar; 10) Direito a que seus pais ou responsveis participem ativamente do seu diagnstico, tratamento e prognstico, recebendo informaes sobre os procedimentos a que ser submetido. 11) Direito de receber apoio espiritual/religioso, conforme a prtica de sua famlia. 12) Direito de no ser objeto de ensaio clnico, provas diagnsticas e teraputicas, sem o consentimento informado de seus pais ou responsveis e o seu prprio, quando tiver discernimento para tal; 13) Direito de receber todos os recursos teraputicos disponveis para sua cura, reabilitao e/ou preveno secundria e terciria. 14) Direito proteo contra qualquer forma de discriminao, negligncia ou maustratos; 15) Direito ao respeito sua integridade fsica, psquica e moral; 16) Direito preservao de sua imagem, identidade, autonomia de valores, dos espaos e objetos pessoais; 17) Direito de no ser utilizado pelos meios de comunicao de massa, sem expressa vontade de seus pais ou responsveis ou a sua prpria vontade, resguardando-se a tica.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

18) Direito confidncia dos seus dados clnicos, bem como direito de tomar conhecimentos dos mesmos, arquivados na instituio pelo prazo estipulado em lei. 19) Direito de ter seus direitos constitucionais e os contidos no Estatuto da Criana e do Adolescente respeitados pelos hospitais integralmente. 20) Direito de ter morte digna, junto a seus familiares, quando esgotados todos os recursos teraputicos disponveis. UNIDADE 14 ADMISSO E ALTA DACRIANA ADMISSO: A admisso da criana na unidade de internao peditrica um dos momentos mais crticos na hospitalizao, pois, pode ser considerada como uma experincia traumtica e geralmente estressante para as crianas e seus pais, na maioria das vezes causando ruptura nos vnculos afetivos entre crianas e pais, e at com o prprio meio em que vive. A criana pode perceber a hospitalizao como um abandono por parte dos pais ou uma punio pelos seus erros , e tambm apresenta medos e fantasias relacionados ao hospital, gerando ansiedade, e manifestando reaes emocionais e comportamentais regressivos. Considerando a admisso uma atividade complexa que requer conhecimentos cientficos relativos s necessidades decorrentes do processo de crescimento e desenvolvimento da criana, a dinmica familiar e ao prprio processo da admisso,alm de capacitar para o processo do diagnstico de enfermagem, a prtica da admisso deve ser realizado pelo enfermeiro. O tcnico de enfermagem entrevista a me ou a pessoa responsvel pela criana, procurando obter o maior nmero possvel de informaes que possam auxiliar na sua adaptao e tratamento. A criana e a me bem recebidos e orientados tero mais facilidade para aceitar e colaborar com as condutas e procedimentos diagnsticos e teraputicos. importante salientar a necessidade de se ter para com a criana uma atitude maternal e gentil, sem, entretanto, mima-la em excesso, assim como mentir para criana. PROCEDIMENTOS: 1- RECEBER a criana e a me gentilmente, identificando-se e permitindo que elas se identifiquem. 2- APRESENTAR os profissionais da equipe que estiverem presentes no momento; aos companheiros da unidade; toda a rea fsica, orientando quais os locais em que podero transitar e as reas reservadas apenas para os profissionais; a unidade da criana, inclusive banheiros e instalaes sanitrias. 3- EXPLICAR a me e a criana sobre as rotinas da unidade; horrios; vesturio;ordem e higiene da unidade;higiene da criana;higiene do acompanhante;proibio de fumar; alimentao;recreao;uso do telefone;visitas e reunies educativas. 4- ORIENTAR sobre a importncia da presena da me ou pessoa significativa para a criana durante a hospitalizao. 5- ESTIMULAR a participao e colaborao da me na assistncia criana 6- IDENTIFICAR com o carto no bero, nome e todos os dados da criana.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

7- VERIFICAR e anotar no relatrio de enfermagem o nome da criana, idade, sexo, procedncia, nome da me e endereo, queixa principal, peso, estatura, permetro ceflico (PC), permetro torcico(PT) e permetro abdominal( Pabd),hiptese diagnstica, outros dados que achar importante ( feridas, escabiose, pediculose, sangramento, higiene, etc) e anotar os procedimentos realizados ( ex: coletor de urina, coleta de exames, soro oral, medicao administrada, aspirao, higiene, etc). 8- ENCAMINHAR a criana ao banho acompanhado da me. 9- ORIENTAR a me a quem dever dirigir-se em caso de dvidas ou outros problemas de ordem social chocante para criana qualquer comentrio sobre sua permanncia no hospital aps a alta, pois ela passa a sentir-se abandonada pela famlia e isso causa insegurana e sofrimento. Porm, h casos de crianas que ficam hospitalizados durante meses e nunca so visitadas pelos familiares; acostumam-se ao hospital e no querem voltar para casa. No entanto, esses devem ser avisadas com antecedncia e preparadas para aceitarem alta e o retorno ao lar. Na comunidade, de maneira geral, desconhece que a hospitalizao devido doena constitui um dos perigos mais comuns e mais graves para a acriana pequena. A criana sentindo-se abandonada pela me, manifesta grande ansiedade e apresenta comportamentos estranhos, mesmo muitos anos aps ter sido hospitalizada. ALTA: A alta da criana, devido a implicaes legais, deve ser dada por escrito pelo mdico. Em geral a criana hospitalizada est sempre ansiosa para voltar para casa, e sua ansiedade aumenta em saber que se aproxima o momento da alta. Da a necessidade de evitar que ela tome conhecimento desse fato, at que se tenha certeza de que a famlia est avisada e vir busc-la. Assistncia de enfermagem na alta hospitalar: Procedimentos: Certificar-se da alta; Administrar medicamentos, se houver; Orientar a me a sobre a continuidade do tratamento e uso de medicamentos, se houver; Registrar a sada da criana no relatrio de enfermagem: horrio, estado da criana, tempo de permanncia no hospital, hipstese diagnstica, pessoa que a acompanhou na sada. MODELO DA EVOLUO DE ADMISSO HOSPITALAR Realizado pelo Tcnico de Enfermagem na ausncia do Enfermeiro DATA HORA OBSERVAO/EVOLUO ASS

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

15/02/08

17:00

Idade : 5 meses Lactente admitido na clnica peditrica procedente da cidade de Teixeira-PB,acompanhado de sua me Maria Dioclcia dos Santos, residente a rua So Domingos,n 86, bairro das Malvinas, com histria de fezes lquidas verde com muco sanguinolento e febre a mais ou menos 3 dias. HD: Diarria + desidratao Conduta: Verificado: Peso: 8kg Estatura: 56 cm PC: 40.7cm PT: 40.6cm Pabd: 51 cm SSVVFC: 96bpm FR: 30irpm T: 36C PA: 70x50mmHg - Realizado higiene corporal e oral; Instalado coletor de urina Instalado venclise perifrica no couro cabeludo Controlado gotejamento em 20 micgts/min. Tec. Enf. AretusaDelfino

DATA 19/02/08

MODELO DA EVOLUO DE ALTA HOSPITALAR pelo Tcnico de Enfermagem na ausncia do Enfermeiro HORA OBSERVAES/EVOLUO ASS 08:00 Idade: 5 meses Lactente em bom estado geral, recebeu alta hospitalar aps 3 dias de internao para tratamento de diarria + desidratao. Saiu acompanhado por sua me Maria Dioclcia dos Santos, a qual foi orientada quanto ao tratamento e uso de medicao. Peso de admisso: 8kg Peso Atual: 7.480kg Diferena:520g Tec. Enf. SSVV: FR: FC: T: PA: AretusaDelfino

VALORES DE REFERNCIA PARA SSVV EM PEDIATRIA FREQUNCIA RESPIRATRIA (FR) Idade Freqncia Respiratria (irpm) 30-60 24-40 22-34 18-30 12-16

RN Lactente Pr-escolar Escolar Adolescente

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Idade RN Lactente Pr-escolar Escolar Adolescente

FREQUNCIA CARDACA (FC) Freqncia Cardaca (bpm) 120-160 90-140 80-110 75-100 60-90 PRESSO ARTERIAL ( PA) Mdia valores Sstole/Distole 75/50 mmHg 85/65 mmHg 85/65 mmHg 90/70 mmHg 90/65 mmHg 95/60 mmHg 95/60 mmHg 95/60 mmHg 100/60 mmHg 105/65 mmHg 110/70 mmHg TEMPERATURA (T) 35,8 - 37,2 C 36,2 C 38 C 35,9 C 36.7 C

Idade 0-3 meses 3 6 meses 6 9 meses 9 12 meses 1 a 3 anos 3 a 5 anos 5 a 7 anos 7 a 9 anos 9 a 11 anos 11 a 13 anos 13 a 14 anos

Oral Retal Axilar

UNIDADE 15 CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA ASSISTNCIA DA CRIANA NO PR TRANS E PS OPERATRIO A cirurgia peditrica , sem dvida alguma, um dos mais importantes campos da medicina, no apenas hoje em dia, mas atravs de toda a histria dessa cincia. Crianas podem ser muito frgeis no que se refere a sua sade, ento a cirurgia peditrica um campo complicado, envolvendo questes que diferem drasticamente da cirurgia em adultos. Como um famoso cirurgio peditrico declarou uma vez, uma criana com uma leso cirrgica no , nem de perto, somente uma pessoa pequena.. A cirurgia peditrica lida com todos os outros campos da cirurgia relacionados com problemas em crianas desde o nascimento at a idade de 21 anos. Voc pode encontrar cirurgies especializados que lidam com os mais variados problemas de sade que ocorrem com crianas, como cirurgia traumtica, oncologia, neurologia e outros problemas menos especficos. Atualmente, a cirurgia peditrica chegou a seu pico de avanos na rea. Ela se tornou uma cincia to avanada que possvel realizar uma cirurgia em uma criana mesmo antes de seu nascimento. Alguns problemas pr-natais que so detectveis atravs de exames

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

detalhados so possveis de serem tratados com complicadas e surpreendentes cirurgias intrauterinas. Problemas de corao so os problemas mais comuns tratados nessas cirurgias. A cirurgia peditrica em neonatais tambm um campo muito desenvolvido, tratando condies que afetam bebs depois do nascimento e graas a essa especialidade mdica no representam problemas para a vida futura do beb. Graas aos avanos feitos nos ltimos 10 anos no campo da cirurgia peditrica, problemas que eram anteriormente uma verdadeira sentena de morte para a criana agora so tratveis, algumas vezes com simples procedimentos cirrgicos. esperado que no futuro, avanos no campo da gentica tornaro possvel diagnosticar problemas at mesmo logo depois da concepo, abrindo muitas portas para a cirurgia peditrica se desenvolver em uma cincia ainda mais importante e complexa. Aps as primeiras consideraes podemos concluir que a criana internada para se submeter a uma cirurgia deve ser vista no seu aspecto global e a equipe de enfermagem cabe a responsabilidade de ampliar a assistncia para alm do fator cirrgico, investigando e cuidando como um todo da criana. 1.0.CUIDADOS PR- OPERACIONAIS O preparado adequado da criana no pr-operatrio considerado como a primeira e a mais importante etapa do tratamento ps-operatrio. Para que esse preparo se torne efetivo e eficaz certos aspectos devero ser considerados no planejamento da assistncia : a) Idade e hbitos da criana; b) Condies psicolgicas frente a hospitalizao c) Condies fsicas para a cirurgia: condies nutricionais, de hidratao, pulmonares,hepticas, cardiovasculares e renais; d) Natureza da cirurgia:emergncia,urgncia, eletiva ou opcional. e) Extenso da cirurgia: depender do grau de espoliao do organismo atravs da leso dos tecidos, e o tempo da anestesia; f) Cuidados necessrios no ps-operatrio g) Tempo de hospitalizao h) Presena ou no de acompanhante e suas condies ficas e psicolgicas; i) Condies socioeconmicas e culturais da famlia. 2.0.CUIDADOS NO PR OPERATRIO MEDIATO: Este perodo poder variar de horas e dias antes da cirurgia, dependendo do preparo necessrio e do tempo que se dispe. Como cuidados mediatos citam-se: Admisso da criana na unidade; Evitar contato com as pessoas portadoras de infeces; Fazer preparo psicolgico Manter jejum; Encaminhar para exames necessrios e/ou colher material para exames laboratoriais; Ensinar a criana a evacuar e urinar na comadre, papagaio, vidro, na posio horizontal ou acamada. Ensinar fisioterapia respiratria; Ensinar exerccios com membros, de extenso e flexo, troca de decbito e deambulao precoce. Orientar e supervisionar repouso relativo; Implementar outros cuidados especficos.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

3.0.CUIDADOS NO PR OPERATRIO IMEDIATO: Considerando que o paciente chamado para o BC uma hora antes da cirurgia, esse perodo dever ser de uma a duas horas antes desse chamado. Observar as condies da criana Estimular eliminaes urinria e intestinal Fazer tricotomia Fazer ou auxiliar na higiene corporal; Fazer ou auxiliar na higiene oral; Pesar a criana Verificar SSVV Observar constantemente se a criana recebeu pr-anestsico Colocar pulseira de identificao Preparar a maca para transportar o paciente para o BC Aguardar o chamado do BC Preparar o leito para o ps-cirrgico CUIDADOS PS-OPERATRIOS NA SALA DE RECUPERAO PSANESTSICA: Ao trmino do ato cirrgico o paciente permanece na sala de recuperao ps anestsica at que esteja em condies para retornar unidade ou transferido logo aps para a unidade de tratamento intensivo, dependendo das suas condies e caractersticas da cirurgia. O perodo de recuperao ps anestsica poder variar em nmero de horas.os objetivos da assistncia, neste perodo, so: prevenir e detectar precocemente os problemas ps-operatrios, bem como auxiliar na recuperao mais rpida da anestesia. Lidar com a criana evitando movimentos bruscos; Posicion-la em decbito horizontal, com a cabea lateralizada. Colocar compressas ou toalhas no leito, junto ao seu rosto Aspirar secrees orais ou orotraqueais Fazer higiene oral Verificar SSVV Observar estado de conscincia Fixar sondas e drenos Controlar drenagens Fazer medicao prescrita e observar seus efeitos colaterais; Contolar fluidoterapia: quantidade, gotejamento e o local da infuso Observar condies do curativo Manter o tubo orofaringiano, que impede a obstruo orofaringeana pela lngua, at que o paciente esteja consciente Fazer troca de decbito de uma em uma hora Estimular os exerccios respiratrios de uma em uma hora Fazer exerccios de flexo e extenso com os membros de uma em uma hora Oferecer gaze umidificada ou umedecer a mucosa oral de uma em uma hora Observar, em todos os momentos, sinais de complicaes ps operatrias: hemorragia e choque, principalmente. Permitir a presena da me ou do acompanhante junto criana to logo seja possvel;orientar acompanhante quanto a conduta que dever manter no ambiente da sala de recuperao e supervisionar

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

O anestesista dar alta da URPA se o paciente estiver apresentando sinais vitais estveis, dbito urinrio satisfatrio, ausncia de sinais de hemorragia ou outros sinais de anormalidade e somente aps ter recuperado a conscincia. 1.0.CUIDADOS NO PS OPERATRIO IMEDIATO Este perodo compreende os primeiros 30 minutos aps a alta da sala de recuperao Pos Anestsica. Transportar o paciente para a unidade de internao Receber o paciente na unidade Posicionar a criana no leito Verificar SSVV Agasalhar a criana aps avaliao da temperatura corporal, conforme necessidade Manter cuba rim e tolha junto ao paciente para o caso de vir apresentar vmito e necessidade de expelir secrees orais Manter aspirador junto cabeceira do paciente Fixar sondas e drenos no leito Trocar roupas da criana caso estejam sujas Fazer anotaes sobre o recebimento do paciente na unidade, constando: nvel de conscincia, queixas, condies do curativo, fluidoterapia,SSVV, drenagens e a conduta imediata. 2.0.CUIDADOS NO PS OPERATRIO MEDIATO Fazer ou auxiliar na higiene oral Oferecer ou auxiliar na alimentao Estimular exerccios respiratrios Estimular e auxiliar na deambulao Fazer ou auxiliar na troca de decbito Fazer ou auxiliar na higiene corporal no leito, at que tenha condies fsicas para ir ao banheiro. Controlar fluidoterapia e restries fsicas periodicamente]estimular recreao atravs de brinquedos no leito, levando outras crianas para conversar ou para joguinhos, leitura, at que possa participar da recreao em grupo. Observar caractersticas do curativo Prestar ateno emocional a criana em todos os momentos Observar sinais de complicaes ps operatrias Preparar para alta hospitalar Encaminhar a famlia para o servio social, psicolgico e outros profissionais disposio da instituio, caso haja necessidade Encaminhar aos servios de sade pblica

UNIDADE 16 ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM A FAMLIA E A CRIANA COM DOENA TERMINAL Definies:

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Tanatologia: palavra que vem do grego ( Thanatos = morte e Logos = tratado ) e significa estudo da morte. Doente Terminal : aquele paciente portador de uma doena incurvel que o levar, num prazo mais ou menos curto, morte. Morte: o fim da vida animal ou vegetal . Cessao da funo cerebral Morrer: perder a vida. o ato atravs do qual ocorre a morte. Muitos so os fatores determinantes da falta de aceitao da morte, produzidos pela nossa cultura, em especial se ocorrida na infncia. Mas a criana, que representa a esperana, o futuro, tambm sofre, adoece e morre. Vrias so as etapas que podem ser vivenciadas pelo indivduo, frente morte. So as seguintes: Negao e isolamento : Neste estgio frases como no, eu no, no pode ser verdade, deve ter havido algum engano, caracterizam o processo vivenciado pelo indivduo, famlia e tambm pelos circundantes ( mdicos, enfermeiros, teens). A negao uma reao de defesa percepo do estado mrbido. Porm temporria, sendo substituda por uma aceitao parcial e isolamento. Raiva ( raiva, revolta, inveja, ressentimento): Nesse perodo as frases caractersticas so : por qu eu ? no poderia ser fulano ?. Nesta fase, mdicos, enfermeiros e familiares so tratados com agressividade, questionados quanto a sua competncia e solidariedade; a teraputica empregada pode ser vista como incorreta e desagradvel. Expressar a raiva racional ou irracional fundamental para uma posterior aceitao da morte Barganha: Neste estgio o indivduo almeja um prolongamento da vida ou dias sem dor ou sem males fsicos. uma tentativa de adiantamento e inclui um prmio e uma promessa de que no se pedir novo adiantamento caso o prmio seja concedido. A maioria das barganhas feita com Deus. Depresso: Ocorre quando o paciente percebe que no pode mais negar sua doena, devido debilitao de seu organismo e a necessidade contnua do tratamento. Nessa fase a raiva e a revolta cessam, dando lugar a um grande sentimento de perda. Aceitao: o perodo em que a famlia necessita de mais ajuda que o prprio paciente.A Aceitao no um estgio de felicidade, mas a fuga de sentimentos. um momento de paz em que as notcias do meio exterior no tem mais importncia, as conversas no so mais desejveis, o silncio exprime os sentimentos de forma mais significativa. H um momento em que a morte nada mais do que um grande alvio, sendo mais fcil morrer quando se ajudado a desapegar-se de todos os relacionamentos importantes da vida. INTERPRETAO DA MORTE SEGUNDO AS FASES EVOLUTIVAS DA CRIANA AT TRS ANOS: Neste perodo a criana no tem desenvolvida a definio de tempo e outros conceitos. Por isso no compreende a relao vida e morte. A morte para ela um fato reversvel e com significado nulo ou escasso. No conceituada nessa etapa, j que a criana se interessa fundamentalmente pelo seu simbolismo verbal e no sobre as razes, causas, motivos, conexes.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Nas brincadeiras as crianas representam morte como um sono, a imobilidade. Se doente, a criana menos de trs anos pode perceber a morte como separao iminente. Seu medo gerado pelo temor de ser separada dos adultos que a protegem e a confortam. DE TRS A SEIS ANOS: Nesta idade a criana possui uma compreenso limitada do significado de morte, pela escassez de conceitos.Pode encar-la como um estgio em que se est menos vivo, ou que algo que acontece com os outros;pode ser temporria, reversvel e o morto pode ter sentimentos e funcionamento biolgico similares aos vivos. H tendncia de personalizar a morte, de que ela vem buscar algum.Tambm pode estar ligada a velhice e ser resultado de agresso, assassinato e doena.Interpreta sua doena como um tipo de punio por erros reais ou imaginrios;os procedimentos dolorosos reforam essa idia. DE SETE A 12 ANOS Compreende a permanncia de morte como um adulto, embora possa no compreendela como um fato que ocorre com pessoas que lhe so queridas.Ela quer viver, encara a morte como sendo um obstculo para realizao de seus objetivos, independncia, sucesso,aprimoramento fsico e auto-imagem.Ela teme morrer antes da realizao.Porm, a morte tida como distante, alm do que o adolescente pode estar ctico quanto a questes como cu,Deus, imortalidade etc. Expresses de medo e ansiedade so , irritao, hostilidade, a apatia, depresso, afastamento de seus companheiros e dos adultos.A solido pode provir do sentimento de no ser compreendido, da rejeio ou fuga percebidos nos circundantes A ansiedade geral da criana no observada muitas vezes pelos circundantes, quando os mesmos esto imersos em seu pesar, receios e conflitos. OS PAIS E A CRIANA TERMINAL A perda de um filhos pode ser uma das mais trgicas e aniquiladoras experincias do ser humano.A maneira pela qual o diagnstico comunicado aos pais tem importncia vital na determinao de suas atitudes posteriores.se informados de forma abrupta ou de modo a eliminar qualquer esperana, podero reagir a vrias situaes com extrema hostilidade.Porm a irritao deve ser sempre esperada, como resultado das defesas paternas. Os sentimentos de culpa reais ou imaginrios quase sempre esto presentes nos pais.Censuram-se por desleixo, omisso ou impotncia.a morte da criana pode ser tambm encarada, pelos pais, como forma de castigo por erros cometidos. Na esfera comportamental os sentimentos de culpa podem ser deslocados para a equipe assistencial, sendo expressos pela irritao, rancor, revolta, etc. A ansiedade e os sentimentos conflituosos dos pais seguramente tm repercusses negativas sobre a criana. no momento em que as relaes necessitam ser saneadas os pais podem estar dominados por sentimentos de impotncia, frustrao, raiva e mgoa.Da seu afastamento, frieza para com a criana, incapacidade de se comunicar ou hipersolicitude.Esta conduz permissidade, gerando condutas inaceitveis da criana e transmitindo-lhe sentimentos de desesperana. ASSSITNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PEDITRICO TERMINAL Prestar ateno a linguagem verbal e no verbal do paciente. Aceitar a negao; atuar dentro de uma esfera realista;no destruir as deesas da criana(nem da famlia)

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Aceitar a raiva e ajudar a criana a exprimi-la atravs de canais positivos. Encorajar a famlia a completar todos os assuntos inacabados com a criana. Ajudar a famlia a criar um contato humano, amoroso e significativo com a criana. Ajudar a famlia a aceitar a criana que no quer falar e que rejeita ajuda, enquanto estiver vivenciando a desiluso, a raiva. Tranqilizar a criana; demonstrar que suas sensaes so compreendidas. Aliviar a presso inbuda nas observaes voc corajoso, um homem no chora etc.isto impede que a criana tenha oportunidade de queixar-se, demonstrar o seu medo e desespero e receber a ajuda adequada. Permitir e orientar que os familiares se revezem e descansem pois a morte no tem hora definida para ocorrer. Impedir o excesso de visitas quando a criana demonstrar sinais de necessidade de isolamento. As necessidades biolgicas devem ser amplamente satisfeitas. necessrio evitar o sofrimento fsico ( sede, frio,fome etc) Deve-se permitir que os irmos da criana terminal o visitem.

UNIDADE 17 TCNICAS PEDITRICAS 1.0-FOTOTERAPIA A fototerapia uma modalidade teraputica empregada para tratamento de vrias dermatoses. O incio de sua utilizao data da Antigidade, e sua classificao feita segundo o tipo de irradiao utilizada (UVA ou UVB), varivel de acordo com os comprimentos de onda. Trata-se de opo teraputica para vrias dermatoses de evoluo crnica, como a psorase, o vitiligo, o linfoma cutneo de clulas T, a parapsorase, os eczemas, entre outras, trazendo resultados muito satisfatrios. Alm disso, a fototerapia pode ser utilizada associada a vrios outros medicamentos sistmicos, como os retinides, o metotrexate, a ciclosporina, visando obteno de rpido controle das dermatoses com doses menores de medicamentos. Assim como qualquer outra modalidade teraputica a fototerapia apresenta limitaes, como o equipamento necessrio, a disponibilidade do paciente em aderir ao tratamento e consideraes clnicas como a dose cumulativa total dos raios UV e suas conseqncias. A fototerapia demanda alguns cuidados e acompanhamento criterioso para que se tenha a resposta teraputica efetiva e no apresente efeitos indesejados que eventualmente possam ocorrer.

2.0-AEROSOLTERAPIA OU NEBULIZAO Conceito: a administrao de pequenas partculas de gua em oxignio ou ar comprimido, com ou sem medicao nas vias areas superiores.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Finalidade: - Alvio de processos inflamatrios, congestivos e obstrutivos; - Umidificao - para tratar ou evitar desidratao excessiva da mucosa das vias areas; - Fluidificao - para facilitar a remoo das secrees viscosas e densas; - Administrao de mucolticos - para obter a atenuao ou resoluo de espasmos brnquicos; - Administrao de corticosterides - ao antiinflamatria e anti-exsudativa; - Administrao dos agentes anti-espumantes - nos casos de edema agudo de pulmo. Indicaes: - Obstruo inflamatria aguda subgltica ou larngea; - Afeces inflamatrias agudas e crnicas das vias areas; - Sinusites, bronquites, asma brnquica, pneumonias, edema agudo de pulmo e outros; - Ps-operatrio. Cuidados na teraputica de nebulizao: - Preparar o material necessrio de forma assptica; - Anotar a freqncia cardaca antes e aps o tratamento (se uso de broncodilatador); - Montar o aparelho regulando o fluxo de O2 ou ar comprimido com 4 a 5 litros por minuto. - Colocar o paciente numa posio confortvel, sentado ou semi - fowler (maior expanso diafragmtica); - Orientar o paciente que inspire lenta e profundamente pela boca; - Checar na papeleta e anotar o procedimento, reaes do paciente e as caractersticas das secrees eliminadas; - Orientar o paciente para manter os olhos fechados durante a nebulizao se em uso de medicamentos; - Orientar o paciente a lavar o rosto aps a nebulizao, SOS; - Providenciar a limpeza e desinfeco dos materiais usados (aparelho); - Usar soluo nebulizadora ou umidificadora estril. Medicao: 1- Berotec - Antiasmtico e broncodilatador - age sobre os receptadores B-2 adrenergticos da musculatura brnquica promovendo efeito broncoespasmoltico rpido e de longa durao; tem como efeitos colaterais tremores dos dedos, inquietao, palpitao. 2- Fluimucil - mucoltico - estimula a secreo de surfactante e transporte mucociliar; pode causar broncoconstrico; as ampolas quebradas s podem ser guardadas no refrigerador por um perodo de 24 horas. 3- Muscosolvan - mucoltico e expectorante - corrige a produo de secrees traqueobrnquicas, reduz sua viscosidade e reativa a funo mucociliar; pode causar broncoconstrico e transtornos gastrintestinais. 3.0-GAVAGEM Conceito: Consistem na introduo de alimentos lquidos no estmago atravs de um tubo de polivinil colocado pelo nariz ou boca; Indicaes:

Idade gestacional < 34 semanas. RN com peso < 2000 g .

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

RN com desconforto respiratrio e FR entre 60 e 80 ipm com esforo respiratrio discreto ou ausente. RN pr-termo que se cansam muito com a suco e requerem uma combinao de suco e gavagem. RN que no sugam devido a encefalopatia, hipotonia ou anormalidades maxilofaciais. Usar sonda naso ou orogstrica longa, fixa e aberta. Esta deve ser trocada a cada 3 dias. A via orogstrica o mtodo preferencial quando o RN apresentar desconforto respiratrio e nos RN < 2000g. A via nasogstrica pode ser utilizada em recm-nascidos sem desconforto respiratrio, quando os mesmos estiverem em fase de treinamento para suco via oral

4.0-BALANO HIDRICO Procedimento: Todo o lquido deve ser medido antes de se oferecer ao paciente e o volume registrado no impresso de controle hdrico, na coluna correspondente a lquidos ingeridos, com o respectivo horrio. As infuses parenterais recebidas pelo paciente devem ser anotadas na coluna correspondente a infuses venosas. Todo lquido eliminado pelo paciente deve ser medido e anotado na coluna correspondente.Os lquidos eliminados correspondem a diurese,vmitos, lquidos de drenagem, diarria. Os fluidos que no puderem ser medidos podero ser avaliados utilizando-se smbolos como: Pequena quantidade + / regular quantidade ++ / grande quantidade +++ Procedimento: O fechamento do BH pode ser parcial,ao final de cada turno de trabalho( 6/6 hs) ou total, ao final de 24 horas. Num primeiro momento deve-se somar todos os volumes administrados e ingeridos(+). Aps somam-se todos os lquidos eliminados(-). Se o volume de lquidos ganhos for maior que as perdas o BH positivo.

5.0-OXIGENOTERAPIA Conceito: Consiste na administrao de oxignio numa concentrao de presso superior encontrada na atmosfera ambiental para corrigir e atenuar deficincia de oxignio ou hipxia. Consideraes Gerais: - O oxignio um gs inodoro, inspido, transparente e ligeiramente mais pesado do que o ar; - O oxignio alimenta a combusto; - O oxignio necessita de um fluxmetro e um regulador de presso para ser liberado; - A determinao de gases arteriais o melhor mtodo para averiguar a necessidade e a eficcia da oxigenoterapia; - podem ou no existir outros sinais de hipxia como a cianose. Avaliao Clnica do Paciente:

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Sinais de hipxia so: - Sinais respiratrios: Taquipnia, respirao laboriosa (retrao intercostal, batimento de asa do nariz), cianose progressiva; - Sinais cardacos: Taquicardia (precoce), bradicardia, hipotenso e parada cardaca (subseqentes ao 1); - Sinais neurolgicos: Inquietao, confuso, prostrao, convulso e coma; - Outros: Palidez.

Mtodos de Administrao de Oxignio: a) cnula nasal - empregado quando o paciente requer uma concentrao mdia ou baixa de O2. relativamente simples e permite que o paciente converse, alimente, sem interrupo de O2. 1- Vantagens: - Conforto maior que no uso do cateter; - Economia, n~]ao necessita ser removida; - Convivncia - pode comer, falar, sem obstculos; - Facilidade de manter em posio. 2- Desvantagens: - No pode ser usada por pacientes com problemas nos condutos nasais; - Concentrao de O2 inspirada desconhecida; - De pouca aceitao por crianas pequenas; - No permite nebulizao. b) Cateter Nasal - Visa administrar concentraes baixas a moderadas de O2. de fcil aplicao, mas nem sempre bem tolerada principalmente por crianas. 1- Vantagens: - Mtodo econmico e que utiliza dispositivos simples; - Facilidade de aplicao. 2- Desvantagens: - Nem sempre bem tolerado em funo do desconforto produzido; - A respirao bucal diminui a frao inspirada de O2; - Irritabilidade tecidual da nasofaringe; - Facilidade no deslocamento do cateter; - No permite nebulizao; - Necessidade de revezamento das narinas a cada 8 horas. c) Mscara de Venturi - Constitui o mtodo mais segurei e exato para liberar a concentrao necessria de oxignio, sem considerar a profundidade ou freqncia da respirao. d) Mscara de Aerosol, Tendas Faciais - So utilizadas com dispositivo de aerosol, que podem ser ajustadas para concentraes que variam de 27% a 100%.

Efeitos Txicos e Colaterais na Administrao de O2 - Em pacientes portadores de DPOC, a administrao de altas concentraes de O2 eliminar o estmulo respiratrio - apnia; - Resseca a mucosa do sistema respiratrio; - Altas concentraes de O2 (acima de 50%) por tempo prolongado ocasionam alteraes pulmonares (atelectasias, hemorragia e outros);

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

- Altas concentraes de O2 (acima de 100%) h ao txica sobre os vasos da retina, determinando a fibroplasia retrolenticular.

Cuidados com o O2 e com sua Administrao - No administr-lo sem o redutor de presso e o fluxmetro; - Colocar umidificador com gua destilada ou esterilizada at o nvel indicado; - Colocar aviso de "No Fumar" na porta do quarto do paciente; - Controlar a quantidade de litros por minutos; - Observar se a mscara ou cateter esto bem adaptados e em bom funcionamento; - Dar apoio psicolgico ao paciente; - Trocar diariamente a cnula, os umidificadores, o tubo e outros equipamentos expostos umidade; - Avaliar o funcionamento do aparelho constantemente observando o volume de gua do umidificador e a quantidade de litros por minuto; - Explicar as condutas e as necessidades da oxigenoterapia ao paciente e acompanhantes e pedir para no fumar; - Observar e palpar o epigstrio para constatar o aparecimento de distenso; - Fazer revezamento das narinas a cada 8 horas (cateter); - Avaliar com freqncia as condies do paciente, sinais de hipxia e anotar e dar assistncia adequada; - Manter vias areas desobstrudas; - Manter os torpedos de O2 na vertical, longe de aparelhos eltricos e de fontes de calor; - Controlar sinais vitais. 6.0-RESTRIO DE MOVIMENTOS Material (restrio mecnica) atadura de crepe; algodo, gaze, compressas cirrgicas; lenis; tala; fita adesiva; braadeiras de conteno. Procedimento proceder a restrio no leito dos segmentos corporais na seguinte ordem: ombros, pulsos e tornozelos, quadril e joelhos; ombros: lencol em diagonal pelas costas, axilas e ombros, cruzando-as na regio cervical; tornozelos e pulsos: proteger com algodo ortopdico, com a atadura de crepe fazer movimento circular, amarrar; quadril: colocar um lenol dobrado sobre o quadril e outro sob a regio lombar, torcer as pontas, amarrar; joelhos: com 02 lenis. Passar a ponta D sobre o joelho D e sob o E e a ponta do lado E sobre o joelho E e sob o D; Observaes no utilizar ataduras de crepe (faixas) menor do que 10 cm; evitar garroteamento dos membros; afrouxar a restrio em casos de edema, leso e palidez; retirar a restrio uma vez ao dia (banho); proceder limpeza e massagem de conforto no local

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

7.0-ADMINISTRAO DE MEDICAMENTOS Uma das principais dificuldades no tratamento da criana doente administrar medicaes, principalmente no que se refere a recusa da criana. Assim, as orientaes devem tambm conter esse aspecto. Alertar que nunca se deve mentir,dizendo que a medicao gostosa.Isso far com que a criana perca a confiana, pois em geral no verdade.Nunca chantage-la nem amea-la. O objetivo deve ser, construir uma situao favorvel cooperao. Para tanto, dizer a ela que precisa tomar o medicamento, mesmo que sja um beb. Explicar segundo sua compreenso, como isso poder ajud-la, dizendo por exemplo: vai diminuir a tosse ou a dor de ouvido e como ela ir sentir, isto , se o remdio amargo ou muito doce. Nunca comparar o medicamento a uma guloseima, mesmo que tenha um sabor agradvel, pois isso pode estimular a ingesto acidental do mesmo pela criana. Oferecer uma escolha possvel como voc quer tomar sozinha ou a titia ajuda?, depois do remdio, voc quer tomar gua ou um pouco de suco? Para crianas pequenas, mais fcil utilizar uma seringa do que um copo ou colher, uma vez que permite uma administrao lenta numa regio lateral da boca, dificultando perdas.

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

ANEXOS

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

Profa Aretusa Delfino de Medeiros

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRANDEN, P. S. Enfermagem materno-infantil. Rio de Janeiro: Reichamn e Affonso editores, 2000 BRASIL. Estatuto da Criana e do Adolescente. Leis Federais n. 8069, 1990, n 8242, 1991 BRASIL. Manual de Ateno Integrada as Doenas Prevalentes na Infncia AIDPI Ministrio da Sade, Brasil - 2002 BRASIL .Manual de Assistncia ao Recm-Nascido Ministrio da Sade 1994 BRASIL. Manual de Sade da Criana Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil , Ministrio da Sade 2002 BRUNNER & SUDDARTH. Tratado de Enfermagem Mdico Cirrgica -10 edio Guanabara Koogan. Rio de janeiro, 2006. LIMA, Idelmira Lopes de . Manual do Auxiliar e Tcnico de Enfermagem 7 edio Goinia : Editora AB , 2006. SCHMITZ, Edilza Maria. A Enfermagem em Pediatria e Puericultura 1 edio So Paulo: Editora Atheneu, 2005. Manual de Normas para Sade da Criana na Ateno Bsica Secretaria do estado do Par 2004 SILVA, A . C. S. ET al. Manual de Urgncias em Pediatria. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003.

WONG, D.L. Enfermagem Peditrica: elementos essenciais interveno efetiva. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

Vous aimerez peut-être aussi