Vous êtes sur la page 1sur 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

RITA DE CSSIA ALMEIDA

SNTESE DO CAPTULO A MONTAGEM DA TIPOGRAFIA

PROFa. JACQUELINE DE ARAJO CUNHA

NATAL/RN 2012.2

RITA DE CSSIA ALMEIDA

SNTESE DO CAPTULO A MONTAGEM DA TIPOGRAFIA

Trabalho apresentado Disciplina Histria do Livro e das Bibliotecas, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ministrada pela Profa. Jacqueline de Arajo Cunha, para fins parciais de avaliao.

NATAL/RN 2012.2

McMURTRIE, Douglas C. A montagem da tipografia. In.: ___. O livro. 3.ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1997.

A convergncia de todos os elementos sociais, econmicos, fsicos, culturais, religiosos e artsticos anteriores impresso e a oportuna interveno de Johannes Gutenberg (1398/1468) culminaram no processo de impresso com tipos mveis, ou a tipografia, mtodo desenvolvido na produo de tipos rigorosamente proporcionais, abarcando as vrias operaes relativas impresso de textos, desde a criao dos caracteres sua composio e impresso, de modo que resulte em produto ao mesmo tempo adequado, legvel e satisfatrio. Embora a poca da impresso da 1 obra europeia (1454) se afigure historicamente soturna, o oposto se apresenta leitura mais ampla. Paulatinamente instigados pela aquisio de novos conhecimentos, os eruditos principiaram a leitura dos clssicos latinos pagos. O Grande Cisma (1318/1417) deu origem degenerao (moral, disciplinar e motivacional) da Igreja ortodoxa, atingindo as igrejas, conventos e escolas. Entretanto, aps os Conclios de Pisa, Constana e Basilia (1409/ 14141431/1439), ao resgatar a piedade e consequente renovao da energia eclesistica, simultaneamente ocorreu forte influencia nas atividades de escrita e encadernao de livros manuscritos. A contribuio de Gerard Groote1, na produo e divulgao da literatura da poca foi a fundao da Ordem Irmandade da Vida Comum em 1378 e a Congregao de Windesheim dos Cnegos Regulares, fundada por seu discpulo Florentius Radewyns, no somente conhecidos por seus esforos educacionais, mas pela nfase nos estudos bblicos e nas verses vernculas das Escrituras. A primeira, elaborando livros de orao, compndios escolares e manuais para o povo e a segunda, a composio de obras eruditas. O relato dos fatores que favoreceram o desenvolvimento inicial da arte tipogrfica imprescindvel, como a disponibilidade abundante de papel, a produo adequada de tinta para impresso com tipos mveis, adaptando as tintas descritas e utilizadas
1

Informaes complementares sobre Gerard Groote disponveis em: <http:/biography.youdictionary.com/gerard-groote> Acesso em 22 de setembro de 2012.

por artistas medievais como Jan van Eyck, Cennino Cennini, Alberti e outros desde o incio do sculo XIV, o principio da prensa j ser utilizado para esmagar azeitonas e uvas, na impresso de desenhos em tecidos, para expelir a gua das folhas midas na fabricao do papel e a compresso das capas dos livros manuscritos na etapa de encadernao. Outras formas de impresso anteriores prensa de Gutenberg j eram conhecidas como os tipos separados, utilizados para imprimir letras do alfabeto ou compor palavras e frases, as letras impressas pelos encadernadores de manuscritos, sendo a nica diferena dos encadernadores modernos que os primeiros o faziam em alto relevo e os atuais em baixo relevo. Os antigos tecidos estampados em pranchas de madeira, citados em diversos manuscritos encontrados, entre eles o tecido de Sio, um dos mais importantes tecidos antigos estampados, localizado no Museu Histrico da Basilia na Sua e datado do sculo XIV, podem ser considerados exemplos de impresso. So citados, ainda, os fundidores de metal que usavam caracteres simples gravados em relevo, em metal ou madeira para moldarem na areia em que se vazava o metal derretido as letras de uma inscrio, destinadas a aparecer na fundio final e ainda os processos de fundio conhecidos pelos medalhistas e ourives da poca, elevando a arte perfeio e tambm na confeco de moedas de ouro e prata. Surge ainda a expresso ciripagus, artfice que gravava com perfeio estampas e textos em lato, ferro ou madeira, posteriormente impressos em papel, descrita em um manuscrito sobre artes industriais, entre 1459 e 1463, pelo historiador e msico tcheco Paulus Paulirinus. Para Murtrie (1997), o fato de Gutenberg ter acesso a diversos elementos que favoreceram a impresso, anteriores inveno da tipografia, absolutamente no o desmerece nem a genialidade de sua contribuio deveria ser subestimada, ao criar primeiramente o mtodo satisfatrio, porm de forma alguma rudimentar, para produzir tipos separados de quadratura to exata que pudessem ser unidos facilmente e se mantivessem seguros para impresses consecutivas, com comodidade e rapidez razoveis, Em segundo lugar, o mtodo de combinar os tipos de maneira que uma srie deles se aglomerasse para reproduzirem as letras de um texto ao mesmo tempo, imprimir em conjunto na mesma impresso e depois desta, se distribussem e, em qualquer altura, dispusessem de novo por outra ordem, ou seja, o movimento dos tipos.

Em contrapartida, o autor afirma que o poder do esprito humano de concatenar observaes de fatos similares e aproveit-los, utilizando para outras aplicaes vindouras, define uma das mais complexas e valiosas faculdades mentais, concluindo que todas as situaes e acontecimentos favorveis poca de Gutenberg apenas aguardavam pelo fecundo e verdadeiro esprito criador.

Vous aimerez peut-être aussi