Vous êtes sur la page 1sur 4

LINGUAGEM

Damos o nome de linguagem a todo sistema de sinais convencionais que nos permite realizar atos de comunicao. Voc j deve ter percebido que existem inmeras linguagens: a linguagem dos surdos-mudos (LIBRAS), a linguagem das bandeiras em corridas de automveis, a linguagem dos sinais de transito, etc. De acordo com o sistema de sinais que utiliza, costuma-se dividir a linguagem em:

a) verbal: aquela cujos sinais utilizados para atos de comunicao so as palavras. A linguagem verbal pode ser ainda falada ou escrita. b) no-verbal: aquela que utiliza para atos de comunicao outros sinais que no as palavras. Exemplos: gestos, figuras, fotos, sinais (sonoros, coloridos ou de fumaa).

NVEIS DE LINGUAGEM

Existem basicamente dois nveis de linguagem:

Linguagem culta ou formal -> caracterizada pela correo gramatical, ausncia de termos regionais ou grias, bem como pela riqueza de vocabulrio e frases bem elaboradas. Salvo raras excees, a linguagem dos livros, jornais, revistas e, claro, a linguagem que voc dever empregar em sua prova.

Linguagem coloquial -> aquela que usamos no dia-adia, nas conversas informais com amigos, no bate-papo e no bilhete para a empregada ou para o filho que ir chegar, com as instrues para o jantar. Descontrada, dispensa formalidades e aceita grias, diminutivos afetivos e termos regionais. Norma culta: A norma culta, forma lingustica que todo povo civilizado possui, a que assegura a unidade da lngua nacional. justamente em nome dessa unidade, to importante do ponto de vista polticocultural, que ensinada nas escolas e difundida nas gramticas. Sendo mais espontnea e criativa, a linguagem popular se afigura mais expressiva e dinmica. Temos, assim, guisa de exemplificao: Estou preocupado. (norma culta) T preocupado. (lngua popular) T grilado. (gria, limite da lngua popular)

O conceito de erro em lngua: Em rigor, ningum comete erro em lngua, exceto nos casos de ortografia. O que normalmente se comete so transgresses da norma culta. De fato, aquele que, num momento ntimo do discurso, diz: "Ningum deixou ele falar", no comete propriamente erro. Na verdade, transgride a norma culta. Um reprter, ao cometer uma transgresso em sua fala, transgride tanto quanto um indivduo que comparece a um casamento trajando bermudas ou quanto um banhista, numa praia, vestido de fraque e cartola. Releva considerar, assim, o momento do discurso, que pode ser ntimo, neutro ou solene.

O momento ntimo o da liberdade da fala. No recesso do lar, na fala entre amigos, parentes, namorados, etc. Portanto, so consideradas perfeitamente normais construes do tipo: Eu no vi ela hoje. Ningum deixou ele falar. Deixe eu ver isso! Eu te amo, sim, mas no abuse! No assisti o filme nem vou assisti-lo. Sou teu pai, por isso vou perdo-lo. Nesse momento, a informalidade prevalece sobre a norma culta, deixando mais livres os interlocutores. O momento neutro o do uso da lngua-padro, que a lngua da Nao. Como forma de respeito, tomam-se por base aqui as normas estabelecidas na gramtica, ou seja, a norma culta. Assim, aquelas mesmas construes se alteram: Eu no a vi hoje. Ningum o deixou falar. Deixe-me ver isso! Eu te amo, sim, mas no abuses! No assisti ao filme nem vou assistir a ele. Sou seu pai, por isso vou perdoar-lhe. Considera-se momento neutro o utilizado nos veculos de comunicao de massa (rdio, televiso, jornal, revista, etc.). Da o fato de no se admitirem deslizes ou transgresses da norma culta na pena ou na boca de jornalistas, quando no exerccio do trabalho, que deve refletir servio causa do ensino, e no o contrrio. O momento solene, acessvel a poucos, o da arte potica, caracterizado por construes de rara beleza. Vale lembrar, finalmente, que a lngua um costume. Como tal, qualquer transgresso, ou chamado erro, deixa de s-lo no exato instante em que a maioria absoluta o comete, passando, assim, a constituir ato lingstico, registro de linguagem definitivamente consagrado pelo uso, ainda que no tenha amparo gramatical.

Exemplos: Olha eu aqui! (Substituiu: Olha-me aqui!) Vamos nos reunir. (Substituiu: Vamo-nos reunir.) No vamos nos dispersar. (Substituiu: No nos vamos dispersar e No vamos dispersar-nos.) Tenho que sair daqui depressinha. (Substituiu: Tenho de sair daqui bem depressa.) O soldado est a postos. (Substituiu: O soldado est no seu posto.) Em vista do exposto, ser til eliminar do vocabulrio escolar palavras como corrigir e correto, quando nos referimos a frases. "Corrija estas frases" uma expresso que deve dar lugar a esta, por exemplo: "Converta estas frases da lngua popular para a lngua culta". Uma frase correta no aquela que se contrape a uma frase "errada"; , na verdade, uma frase elaborada conforme as normas gramaticais; em suma, conforme a norma culta. A gria: Ao contrrio do que muitos pensam, a gria no constitui um flagelo da linguagem. Quem, um dia, j no a usou? O mal maior da gria reside na sua adoo como forma permanente de comunicao, desencadeando um processo no s de esquecimento, como de desprezo do vocabulrio oficial. Usada no momento certo, porm, a gria um elemento de linguagem que denota expressividade e revela grande criatividade, desde que, naturalmente, adequada mensagem, ao meio e ao receptor. Ainda que criativa e expressiva, a gria s admitida na linguagem falada. A linguagem escrita no a tolera, a no ser na reproduo da fala de determinado meio ou poca, com a visvel inteno de documentar o fato, ou em casos especiais de comunicao entre amigos, familiares, namorados, etc., caracterizada pela linguagem informal.

Vous aimerez peut-être aussi