Vous êtes sur la page 1sur 4

O que comunicao? Segundo Haroldo Pereira, no livro: Curso Bsico de Teoria da Comunicao.

A comunicao pode ser considerada o processo social bsico, primrio, porque ela que torna possvel a prpria vida em sociedade. Vida em sociedade significa intercmbio. E todo intercmbio entre os seres humanos s se realiza por meio da comunicao. A comunicao preside, rege, todas as relaes humanas. O que produzido e vendido pela comunicao? Uma mercadoria cada vez mais valiosa, apesar de imaterial: informao, ou seja, notcias, dados, idias, conhecimento, fico, cultura, arte. O Conceito uma dessas coisas que todo mundo sabe o que , mas ningum consegue definir com preciso. Ato de comunicar algo ou de comunicar-se (com algum). O verbo vem do latim communicare, que significa participar, fazer, saber, tornar comum. Quando eu comunico alguma coisa a algum essa coisa se torna comum a ambos. Quando se publica uma notcia ela passa a fazer parte da comunidade. Comunicao, comunho, comunidade so palavras que tm a mesma raiz e esto relacionadas mesma idia de algo compartilhado. A etimologia da palavra sugere que se trate de um conceito eminentemente social na sua origem. Assim sendo, em primeiro lugar diz respeito ao homem. Em segundo lugar, tratase de um fenmeno concreto, objetivo, que ocorre quando um ser A transfere uma informao a um ser B. Em terceiro lugar, a comunicao seria um processo ativo, ou seja, envolve na sua essncia um propsito, que o de se influenciar outro ser, modificar seu comportamento, obter uma resposta. Em quarto lugar, a tendncia da relao comunicativa a se fechar em crculo, ou mais propriamente a evoluir segundo um espiral de influncias. Mas o termo comunicao, com o tempo, perdeu toda a nitidez conceitual e adquiriu significados muito amplos e variados. Pode se aplicar o termo hoje a tudo o que signifique contato, ligao, relao, unio, passagem, alm de dilogo, entendimento, contgio e convvio. Chamar o elevador comunicao? Fazer contas na mquina de calcular comunicao? Ser que nos comunicamos com o computador e ele conosco? Bom, a comunicao se realiza em trs etapas: EMISSO TRANSMISSO RECEPO

COMUNICAO E INTERPRETAO Parte-se da premissa de que nem tudo comunicao. Em funo deste critrio, importante, logo de incio, distinguir comunicao de falsas situaes de comunicao. Exemplo: Um menino perdido na floresta. De repente ele v o cu escurecer, relmpagos, troves, e conclui que vai cair um tor na sua cabea. Essa mudana meteorolgica a que ele assiste uma situao de comunicao? Se for, quem seria o emissor? A natureza? No! A natureza no tem um propsito, para a racionalidade do homem, de ter o propsito de passar uma informao. Agora suponhamos que o menino chega diante de um vale e v fumaa de uma chamin ao longe, concluindo que est salvo: tambm no se trata de comunicao, pelo mesmo motivo. Pessoas cozinhando o almoo na sua casa no podem ser consideradas emissores e alguma mensagem endereada ao garoto perdido. Suponhamos agora que o menino faa uma fogueira para sinalizar sua presena. Isso comunicao? Neste caso temos o emissor e a mensagem, mas falta ainda o receptor. Depende, pois, de que a fumaa seja vista e interpretada como pedido de socorro, porque se um helicptero da polcia sobrevoar o local e seus ocupantes acharem que se trata apenas de mais um foco de incndio, no se efetivou a comunicao. O exemplo anterior o contrrio de placas que limitam a velocidade, por exemplo, que indicam curvas direita ou esquerda e alertam para a proximidade de um posto de pedgio exemplos claros de comunicao visual. difcil saber se o comportamento humano intencional ou no, mesmo que, segundo a psicanlise, existem as intenes inconscientes. Por isso preciso classificar tudo o que o homem faz em sociedade. At mesmo o silncio, comunicao. Pode significar concordncia, indiferena, desprezo, etc. MODELOS DE COMUNICAO O modelos mais geral e mais simples de comunicao seria: EMISSOR > MENSAGEM > RECEPTOR EMISSOR qualquer ser capaz de produzir e transmitir uma mensagem. MENSAGEM qualquer coisa que o emissor envie com a finalidade de passar informaes RECEPTOR qualquer ser capaz de receber e interpretar essa mensagem. Toda comunicao contm esses trs elementos. Se falta o emissor ou o receptor, pode-se pelo menos questionar se estamos diante de um legtimo processo de comunicao.

TIPOS DE COMUNICAO HUMANA

Classificao 1
Existe a comunicao do dia-a-dia, a comunicao ESPONTNEA informal entre as pessoas, atravs da fala, do gesto, do telefonema, da carta. E existe a comunicao PROFISSIONAL. A atividade do jornalista, do publicitrio, do desenhista, escritor, fotgrafo. A diferena que a LTIMA exige aprendizado tcnico e terico. H 4 formas distintas de comunicao PROFISSIONAL no mercado. Elas se distinguem pela finalidade, pelos objetivos. - Comunicao persuasiva representada pela propaganda, pela publicidade, pelo discurso poltico. Seu objetivo persuadir, convencer, vender uma idia. - Comunicao artstico-cultural representada pelo cinema, teatro, novela, rdio, show, circo, folclore. O objetivo o entretenimento, a cultura e a arte. Literatura, poesia, pintura, escultura e todas as artes tradicionais. - Comunicao Jornalstica representada pelo jornal, revista, TV, rdio, pelas agncias de notcias. O objetivo informar o que acontece, de acordo com o critrio pblico do fato. - Comunicao educativa representada pelos livros didticos, pelos telecursos, pelas aulas, palestras, cursos de lnguas. O objetivo ensinar, transmitir conhecimento.

Classificao 2
Segundo o rgo sensorial usado pelo receptor para capturar a mensagem, existe, naturalmente, 5 categorias de comunicao humana: Comunicao visual sinalizao de trnsito, rodoviria, ferroviria, martima, aeroviria, escrita, gestos, desenho, propaganda, fotografia, pintura, escultura. Comunicao sonora (ou auditiva) fala, msica, cornetas, apitos, sinos, buzinas, alarmes, aplausos, gritos, vaias. Comunicao ttil escrita braile, aperto de mos, abraos, beijos. Comunicao olfativa odores (perfume) na funo de mensagens. mais usada pelos animais. Comunicao gustativa sabores como mensagens (oferecer namorada bombons de chocolate prediletos). A SONORA a mais prtica, econmica e fcil. Especialmente por meio da fala, que no requer instrumento artificial algum, utiliza apenas o aparelho vocal humano. Mas vantajosa mesmo, no entanto, a combinao da visual com a sonora, para forma a poderosa comunicao audiovisual (cinema, TV, show).

Classificao 3
Segundo a quantidade de pessoas envolvidas no processo da comunicao, desde a menor at a maior, a comunicao humana pode ser: Intrapessoal quando uma pessoa se comunica consigo mesma (agenda, dirio, lembrete na porta do quarto). Interpessoal quando a pessoa se comunica com outra (conversa entre dois colegas). Intergrupal quando as mensagens circulam entre grupos (turmas de alunos, bancadas de partidos, naes). Intragrupal quando as mensagens circulam dentro de um grupo (alunos elegendo o representante de turma). COMUNICAO DE MASSA quando as mensagens so dirigidas ao grande pblico por meio do rdio, TV, cinema, jornal, revista. a mais ampla porque pode atingir simultaneamente at bilhes de pessoas nos mais diferentes pontos do Mundo ( nas Olimpadas, Copa do Mundo).

Classificao 4
A comunicao humana pode ser direta emissor e receptor de frente um para o outro e indireta, quando o emissor est distante do receptor e precisa usar um meio artificial (carta, telefone, e-mail, rdio, televiso) para alcan-lo.

Classificao 5
Para que haja comunicao, evidentemente no preciso que o receptor responda ao emissor, ou seja, que exista uma troca de mensagens. Voc pode mandar uma carta, um e-mail, e no obter resposta. Quando a comunicao de mo nica, ou pelo menos quando o emissor emite muito mais do que recebe (um general falando tropa) temos a comunicao unidirecional. Pelo contrrio, a comunicao bidirecional aquela de mo dupla, em que a participao do emissor e do receptor mais ou menos equivalente (conversa, reunio, debate).

Classificao 6
A comunicao humana pode ser dividida em particular ou fechada (entre namorados, por exemplo), e pblica, ou aberta (comcio na praa, televiso).

Vous aimerez peut-être aussi