Vous êtes sur la page 1sur 5

GOMES, P. C. C. A Condio Urbana: Ensaios de geopoltica da cidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2002, 304 p.

William Papi* O livro A Condio Urbana, de Paulo Csar da Costa Gomes, est dividido em duas partes. Na primeira parte, com cinco captulos, explicita suas matrizes epistemolgicas para nos cinco captulos posteriores analisar algumas questes relativas a regionalismos, movimentos sociais e disputas territoriais a partir deste ferramental terico-metodolgico, fechando com algumas consideraes finais acerca do trabalho. O autor constri a obra a partir de alguns pressupostos, sendo dois deles importantes de ser destacados. O primeiro diz respeito s diferentes organizaes, fenmenos e movimentos sociais que, segundo Gomes, apresentam em comum a ligao com dinmicas espaciais e com disputas territoriais. Este pressuposto, inclusive, d origem ao nome da obra A Condio Urbana, que se refere a um estatuto dado a um adensamento populacional, dotado de formas estritamente relacionados organizao urbana (...) Indissocivel destas formas era a estrutura de poder, e as cidades constituam simultaneamente sua sede, sua representao e a condio para seu exerccio. A concepo romana do poder o associava necessariamente a uma extenso fsica, um territrio, sobre a qual ele se organizava e se exprimia (p.11). O segundo pressuposto est relacionado s estratgias mobilizadas no controle e disputas territoriais: uma relativa ao territrio enquanto limites determinados mediante regramento (leis) e adeses contratuais, caracterizada como nomoespao; a outra relativa a dinmicas espaciais que obedecem a laos familiares e de vizinhana, e que atravs de identidades culturais comunitrias estabelecem vnculos territoriais, caracterizada como genoespao. A partir dos pressupostos acima explicitados, o autor toma como objetivo utilizar, as matrizes metodolgicas de nomoespao e genoespao na compreenso de certas dinmicas nas quais o espao fundamental, abrindo novos campos de pesquisa para a Geografia (p. 83), assim como, trazendo o elemento espacial para o centro das questes relativas cidadania e democracia. importante reforar a idia de que o autor no entende as categorias nomoespao e genoespao como estados antitticos do espao, mas sim como

Mestrando do Programa de Ps-graduao em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

estratgias mobilizadas em momentos diversos e contextos diferentes, que nos ajudam a compreender certos processos socioespaciais(p. 118). Caracterstico de organizaes territoriais como a cidade romana, as cidades-estado e o Estado Moderno, o nomoespao definido como um tipo de relao social com o territrio, entendido como uma extenso fsica, limitada, instituda e regida por lei. Desta forma caracterizado como um espao definido por uma associao de indivduos, unidos pelos laos de solidariedade de interesses comuns e prprios, e pela aceitao e aplicao de certos princpios logicamente justificados (p. 37). Partindo da idia de contratos entre indivduos, Gomes percebe o nomoespao no somente atravs da idia de isonomia, sob o ponto de vista do direito, entre os diferentes integrantes do territrio. Por se caracterizar por contratos entre diferentes, o nomoespao se constitui enquanto espao hierarquizado e que possibilita, dentro e atravs de seus marcos normativos, garantir e reafirmar privilgios de determinados grupos sobre outros. Sendo, portanto, um espao formal, a identidade territorial se d atravs da livre adeso s normas e contratos formais, opondo-se assim, outra matriz espacial denominada genoespao. Apresentando como principal exemplo a cidade medieval, Gomes define o genoespao a partir de comunidades ou grupos, que buscam na diferenciao, ou seja, na sua singularizao em relao a outros grupos, a legitimao do domnio e controle de determinados territrios. Sendo assim, as disputas territoriais no possuem nunca um carter cosmopolita, no sendo a dinmica dessas lutas inclusiva, visto que se define pela diferenciao ontolgica... (p.61). A comunidade ou grupo territorial caracterizado a partir de laos tnicos, culturais, religiosos, de parentesco entre outros. Sob esta perspectiva, a identidade se forja no pela livre adeso a contratos, mas pelo sentimento de pertencimento, onde o coletivo tem absoluta preeminncia sobre o indivduo, e a construo de uma identidade se faz dentro do coletivo por contraste com o outro (p. 60). Para Gomes, este tipo de identidade comunitria corresponde a uma identidade territorial, onde a diviso espacial est intimamente ligada histria de uma origem comum. Por isso, suas fronteiras so menos ntidas, sendo seus limites identificados no por linhas precisas, mas sim atravs da lngua, costumes, religio e gneros de vida (p.63). A fragmentao territorial percebida tambm na ausncia de um direito territorial, tendo as tradies um papel substitutivo das leis caractersticas do nomoespao.

Outro relevante aspecto que diferencia o genoespao diz respeito sua hierarquizao. Segundo Gomes, o genoespao apresenta uma simplificao na hierarquia territorial, dividida em lderes e os demais integrantes. Apesar de ter caracterizado a cidade medieval como um exemplo tpico de genoespao, o autor discorda das anlises que o vinculam a sociedades primitivas ou, na atualidade, a um modelo que foge s sociedades ocidentais. Para Gomes, genoespao e nomoespao apresentam evolues diferentes, sendo o espao, no primeiro, uma condio formal responsvel pela classificao das coisas e das aes que nele se passam; no segundo, estabelece-se uma relao ontolgica entre um grupo e o local, ou melhor, uma identidade ontologicamente fundada em um local. Ainda dentro de uma discusso terico-metodolgica, o autor passa a analisar como as estratgias territoriais de nomoespao e genoespao podem ser utilizadas como matrizes metodolgicas na compreenso do processo de constituio e caracterizao de modelos polticos e sociolgicos, Dentro dos modelos polticos, Gomes discute as categorias Estado, nao e Estadonao. Segundo o autor o Estado est vinculado idia de nomoespao, ou seja, a limites territoriais definidos e regrados por lei. J a nao caracteriza-se pelo sentimento de pertencimento de seus integrantes, ou seja, pela identidade nacional, muito relacionada com o genoespao. O Estado-nao forma-se, assim, pela tentativa de unir, num mesmo territrio, as projees obtidas a partir das leis que fundam o Estado e seu limites, e a imagem de um sentimento de pertencimento a uma comunidade identitria (p.88). Desta forma o sentido da nacionalidade, a partir do surgimento do Estado-nao, ganha novos contornos e levanta alguns problemas. A tentativa de igualar os conceitos de Estado e nao leva muitas vezes a definir os limites do Estado Moderno como artificiais e causa de guerras e disputas tnicas territoriais. Entretanto, o autor traz importantes elementos para compreender como a vinculao do territrio a uma etnia desencadeou uma srie de sangrentos processos de disputas territoriais e de xenofobia aps a Primeira Guerra Mundial, assim como busca ressaltar o papel libertador de alguns processos de independncia que se caracterizam pela constituio do Estado-nao. Esta constatao leva Gomes a levantar crticas ao multiculturalismo, ao destacar seu carter particularista e fragmentrio atravs da diferenciao de outros grupos, assim como, pelas dificuldades que se apresentam na delimitao territorial de culturas.

Em relao aos modelos sociolgicos, busca contrapor, a partir do dilogo com inmeros autores, o espao da civilizao do territrio da cultura. Em meio a esta discusso, Gomes contrape a formao do Estado alemo, vinculado idia de cultura local, do Estado francs, fundado sob princpios universalistas de liberdade e igualdade. Sob a perspectiva iluminista francesa a ser o lcus da temperana, do controle das pulses individuais sobre bases racionais e lgicas (p.109). Aps a discusso metodolgica o autor traz questes atuais relativas a dinmicas scio-espaciais e disputas territoriais que, sob um olhar geogrfico, demonstra a centralidade do espao na anlise destes processos. Desta forma, a cidadania, palavra derivada de cidade, passa pela anlise da constituio e regresso fsica do espao pblico. Para o autor o espao pblico se diferencia do conceito de esfera pblica, muito estudada pelos cientistas sociais, por trazer exatamente a dimenso espacial para o centro da questo. Na percepo do autor, atualmente pode-se perceber uma regresso dos espaos pblicos que corresponde a um recuo da cidadania devido crescente apropriao privada dos espaos comuns, progresso das identidades territoriais, emuralhamento da vida social e crescimento de ilhas utpicas. Nos trs ltimos captulos, o autor analisa fatos concretos onde ocorrem disputas territoriais identitrias sob diversos objetivos. Essas anlises passam pelos arrastes ocorridos nas praias do Rio de Janeiro, questes relativas s partidas de futebol e suas disputas territoriais via grupos de torcedores e pelas contradies existentes na disputa entre grupos que reivindicam a emancipao da Provncia de Quebec, Canad, e aqueles contrrios sua autonomizao. O livro traz, portanto, algumas importantes contribuies para o debate atual sobre o urbano e a cidade na geografia e nas cincias sociais. A primeira diz respeito analise que, sob uma perspectiva geogrfica, trouxe a centralidade da dimenso territorial nas questes relativas cidadania e democracia. A segunda s matrizes espaciais nomoespao e genoespao, importantes na anlise das dinmicas territoriais. E, por fim, a importncia da pesquisa e anlise cientfica atravs de diversas escalas, como forma de compreender os processos scio-espaciais.

GOMES, P. C. C. A Condio Urbana: Ensaios de geopoltica da cidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2002, 304 p. William Papi Rua Zeferino Dias, 171/307, Bloco 2 Sarandi. Porto Alegre/RS CEP: 91130-480 wspapi@yahoo.com.br / wspapi@bol.com.br Celular: 51 84553928 / 51 84553925 Recado: 51 33442850

Vous aimerez peut-être aussi