Vous êtes sur la page 1sur 2

2011

Sumrio Tcnico

IAS 29 Relatrio Financeiro em Economias Hiperinflacionrias


emitido at 1 Janeiro 2011. Inclui os IFRSs com data de vigncia a paritr de 1 de janeiro de 2011, porm no inclui os IFRSs que sero substitudos.
Este documento foi preparado pela equipe da Fundao IFRS e no foi submetido aprovao do IASB. Com relao aos requerimentos, deve-se consultar as Normas Internacionais de Relatrio Financeiro.

Esta Norma deve ser aplicada s demonstraes financeiras, inclusive as demonstraes financeiras consolidadas, de qualquer entidade cuja moeda funcional seja a moeda de uma economia hiperinflacionria. Esta Norma no estabelece uma taxa absoluta em que se considere o surgimento da hiperinflao. A ocasio em que a atualizao monetria das demonstraes financeiras de acordo com esta Norma se torna necessria uma questo de julgamento. A hiperinflao indicada pelas caractersticas do ambiente econmico de um pas que incluem, entre outras, o seguinte: (a) a populao em geral prefere manter sua riqueza em ativos no-monetrios ou em uma moeda estrangeira relativamente estvel. Os valores em moeda local detidos so imediatamente investidos para manter o poder aquisitivo. (b) a populao em geral considera os valores monetrios no em termos de moeda local, mas em termos de uma moeda estrangeira relativamente estvel. Os preos podem ser cotados nessa moeda; (c) as compras e as vendas a crdito ocorrem a preos que compensam a perda esperada do poder aquisitivo durante o perodo do crdito, ainda que esse perodo seja curto; (d) as taxas de juros, salrios e preos so atrelados a um ndice de preos; e (e) a taxa de inflao acumulada no trinio se aproxima de, ou excede, 100%. As demonstraes financeiras de uma entidade cuja moeda funcional a moeda de uma economia hiperinflacionria sero atualizadas em termos de unidade de medida corrente no final do perodo de relatrio. Os valores correspondentes para o perodo anterior exigidos pela IAS 1 Apresentao de Demonstraes Financeiras e quaisquer informaes referentes aos perodos anteriores tambm sero atualizados em termos da unidade de medida corrente no final do perodo de relatrio. Para fins de apresentao de valores comparativos em uma moeda de apresentao diferente, os pargrafos 42(b) e 43 da IAS 21 Os Efeitos das Mudanas nas Taxas de Cmbio (tal como revisada em 2003) so aplicveis.

A atualizao monetria das demonstraes financeiras de acordo com esta Norma exige a aplicao de certos procedimentos, assim como julgamento. A aplicao consistente desses procedimentos e julgamentos, de perodo a perodo, mais importante do que a preciso exata dos valores resultantes includos nas demonstraes financeiras atualizadas monetariamente. A atualizao monetria das demonstraes financeiras de acordo com esta Norma exige o uso de um ndice geral de preos que reflita as mudanas no poder aquisitivo geral. prefervel que todas as entidades que reportam na moeda da mesma economia utilizem o mesmo ndice. Quando uma economia deixa de ser hiperinflacionria e descontinua a elaborao e apresentao de demonstraes financeiras de acordo com esta Norma, ela tratar os valores expressos na unidade de medida corrente no final do perodo de relatrio anterior como base para os valores contbeis em suas demonstraes financeiras subseqentes.

Vous aimerez peut-être aussi